Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Novembro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Confesso em público:

 

Eu acompanho o clima pelas máximas. Pronto. FALEI.

se adotarem o mesmo critério [ na verdade não é um critério] que adotam para o "frio" ;

 

Onda calor a vista em Porto Alegre;

 

07/11/2013 29.8ºC

08/11/2013 33.5ºC

 

Vejamos quanto "vai dar hoje"

Q isso?

Não há nada de errado em preferir as "máximas"!

Até o outono/2014 os destakes das msgs serão justamente elas, na falta de mínimas interessantes... AQUI SEMPRE TEM MÍN INTERESSANTES!

(Tá, tbm confesso: eu ri da "capital do Universo"!)

 

Abraços!

 

 

CLIMATERRA @Climaterra agora

 

Na segunda o calor será intenso no leste de SC, entre 33/37°C em vários pontos longe do mar, no litoral sul entre 36/40°C

Link to comment
Share on other sites

Engraçado...sol forte, sensação de calor, etc etc...mas por culpa de um ventinho meio gelado que sopra de meia em meia hora, minha máxima ainda é de amenos 26,1 graus...pensando que havia algum erro na minha estação, resolvi conferir alguns dados hoje...e para minha surpresa minha estação realmente está certa!!!

 

Se vai esquentar mais a tarde, não sei, mas até o momento, minha estação vai mandando bem!!! Cada vez mais convencido de que a Davis é uma baita estação!!!!

 

Máximas de hoje

 

Barueri INMET - 27,0 graus

Assunção PWS - 26,3 graus

Mirante de Santana INMET - 26,7 graus

Parelheiros CGE - 24,3 graus as 11 horas

Riacho Grande PWS - 26,0 graus

 

E opa opa que interessante!!! eu no topo e o Carlos Dias na Baixada e ambos temos apenas 0,3 graus de diferença, desprezível em termos de precisão nas estações!!!

 

Isto quer dizer, William, que há algo errado nas tuas mínimas...espero que entenda no carater científico, não tenho nada contra ti e ao contrário, admiro bastante tua forma de interação, sem querer se bater com outros, mas no teor de quem busca respostas científicas...estamos basicamente na mesma massa de ar...se em outros locais do sudeste as baixadas não estão mais quentes que o topo a esta hora, posso inferir que no máximo as temperaturas mínimas entre baixada e topo são de 1 a 2 graus...não 5!!!!

 

Carlos Dias - minima 14,7

 

Assunção - Mínima 15,8

 

Portanto diferença de 1 grau. Nossa proeminencia é superior a 50 metros e estou em topasso...não tem lógica diferença de mínimas de 5 graus entre tua estação e a do topo!!!! Estou desconfiado que o segredo está na rotação do teu cooler, pode estar acima de 2 m/s, então ao invés de puxar ar de fora, o cooler pode estar resfriando o sensor.

 

Seria interessante Willian, e pena que eu não tenho esta disponibilidade, levar uma Davis ai na tua baixada, deixar uma semana, com o abrigo dela, e calibrarmos tua estação pra que reflita os dados da Davis...não quero dizer com isso que Davis é a melhor do mundo, mas para todos aqui que gastaram MILHARES de reais numa Davis, é porque ela tem boa precisão, creio eu.

 

Desculpe, mas a partir de agora, sou partidário de que se façam aferições em quem tem estação online, assim poderiamos partir para uma rede PWS nossa, do BAZ, com o mesmo grau de precisão. William, por favor, não leve a critica em tom pessoal muito menos desmerecendo tua estação, mas há a necessidade de aferirmos se realmente tuas mínimas estão confiáveis. Olhando os dados de massas de ar, temperaturas e diferenças entre topos e baixadas, não confio nos teus dados de mínimas.

 

Eu sou amigo do Carlos Dias, e nós fizemos aferição das estações, eu fui na casa dele, calibramos a estação dele, e continuamos amigos. O Fernando Troyano foi quem deu o start de aferirmos as duas estações, e hoje tenho certeza que tanto eu como o Carlos temos estações confiáveis. Outra, eu tive o trabalho de ligar para o INMET antes de calibrar minha estação, então sei que meus dados batem com as estações do INMET por termos a mesma calibragem!

Link to comment
Share on other sites

Levando em base as rodadas dos modelos GFS, WRF e MBAR fiz uma análise quanto ao potencial severo amanhã. Ambos modelos sinalizam a formação de tempestades fortes sobre a Argentina e extremo oeste do Rio Grande do Sul amanhã, sobre um cenário de forte instabilidade, ingresso do JBN e divergência em altos níveis. A última rodada do GFS indica CAPE acima dos 3000J/Kg na província argentina de Corrientes e inclusive na fronteira com o estado gaúcho. Além disto todos os modelos citados indicam precipitações acima dos 100mm entre as províncias argentinas de Córdoba e Corrientes, incluindo ainda o oeste uruguaio com o deslocamento do sistema de baixa pressão sobre a região. Em território gaúcho as saídas são mais divergentes, indicando precipitações mais generalizadas entre a noite de domingo e a segunda-feira.

 

1456627_442336275878511_1413657557_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

34,7°C Criciúma/Epagri, 34,0°C Tubarão/Plantar a gronomia

Morei em Tubarão-SC.

Lá e em Criciúma, quando esquenta é calor meeesmo. :heat:

Geralmente abafado, sem vento.

 

------------

Aqui em Sampa, vamos de calor também, com sol e alguns cumulus brancos a cinza-claro.

Sem o menor sinal de chuva, por enquanto.

Ventos de O a NO.

 

Mirante já chegou nos 29,0°C (Cravados), com mínima de 16,9°C na convencional.

O IAG já bateu nos 29,1°C, com mínima de 16,0°C.

 

Se não der 30° hoje, amanhã não escapa.

Esta última noite ainda foi fresca, mas as próximas... não sei não. :heat:

Como já comentado pelo Rodolfo, Daniel, modelos e empresas, o início da próxima semana promete... :heat:

O atual recorde de 2013 no Mirante é 34,0°C (Cravados) em 18 de fevereiro.

Será que manteremos a escrita de recordes de máxima na primavera...?

Link to comment
Share on other sites

Tarde excelente aki no leste do Estado!

Algumas Cirrus no céu,

vento oeste 18 km/h,

1014 hPA,

30% de URA,

28°C...

Que inveja, aumente 4°C aqui e tire esse vento.. E o pior é que essa frente fria poderá novamente chegar fraquissima ao norte do Estado..

 

 

rs..

tá uma delícia a tarde de hj por aki!

esta semana q termina foi cinzenta e houve garoas todos os dias, com máximas baixas (14/16°C).

(eu já estava ficando deprimido)

Agora, finalmente chegou o calor.

Bem mais suave q em Rolândia (e isso é ótimo)

Tenho acompanhado o drama da "pouca chuva" na tua região e creio q só vai cair água pra valer em dez/jan, quando a mTa estiver plenamente estabelecida sobre o Paraná...

Depender só de precipitação frontal não da certo!

 

Abraços

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui já mais "aguentável" (?). 23.7ºC e muitas nuvens, mas muito agradável ao ar livre. Em casa, ainda quente. Prévia do que vem segunda, quando posso chegar na maior temperatura do ano, próximo ao menos dos 35ºC. Ainda bem que vou ficar no ar condicionado da empresa o dia todo, sem gastar conta em casa hehehehe, mas, domingo também deve ser mais quente que hoje.

Link to comment
Share on other sites

É parece que o bicho vai pegar por aqui mesmo...

 

Na segunda pelo calorão. A Climatempo fala em recorde da máxima do ano pra segunda-feira, que atualmente é de 34°C em 18/2 no Mirante.... De fato, pelo que os modelos projetam não dá pra duvidar mesmo... Pré-frontal de novembro é triste...

 

Na terça pelo visto, tá tudo se desenhando pra um caos em São Paulo... Primeiro porque vai tá quente ainda com mais de 30°C, e a tarde terá a chegada da frente fria que vai encontrar JBN de 50km/h, mais CAPE em 1800 Jales, além de -6 de Lifted... O Datena vai adorar isso!!

Link to comment
Share on other sites

Parece que essa baixa atípica, com menos de 1000 hpa no continente, passando do norte da Argentina para o RS, vai possibilitar a ocorrência de ventos quentes para SP, boa parte do sudeste e partes do sul, elevando bastante as temperaturas.

 

Se o ar frio não pegar o "famoso atalho" pelo mar, de modo que o litoral paulista fique com céu nublado, com a frente ainda no Paraná, preparem-se:

o vento NO vai fazer a temperatura disparar no litoral de SP (Pelo menos na "metade" sul) e vale do Ribeira, como já comentado pelo Troyano.

 

Aguardemos...

 

A capital paulista tem uma rara noite estrelada.

Campo de Marte: 22°C

Mirante: 21,8°C

Cumbica: 21°C

Congonhas: 20°C

IAG: 18,8°C

Link to comment
Share on other sites

.A capital paulista tem uma rara noite estrelada.

Campo de Marte: 22°C

Mirante: 21,8°C

Cumbica: 21°C

Congonhas: 20°C

IAG: 18,8°C

 

Aqui no Riacho Grande no ABC paulista tb limpou....tenho 17,6 sem vento..bem agradável. Hoje fiquei entre 14,6 / 26,8.

 

Minha média deste 9 dias de novembro está em 17,0 ...estou tenho um Setembro em Novembro....

Link to comment
Share on other sites

Artur vou pedir pra um técnico da epamig vir aqui verificar , mais olha só que coisa , no momento céu limpo e sem vento , topo mais frio que baixada , 19,8C lá e 20C aqui que coisa hein e o pior Inmet com 18C e aí o que você acha ?

 

 

William, excelente! Vejo que entendeu meu recado para o bem de criarmos uma rede Baziana confiável! Sobre essa diferença de temperatura para mais, convém lembrar que cada estação tem seu grau de sensibilidade para resfriar ou não, nenhuma estação tem a capacidade de resfriar o sensor exatamente igual a outra, fora outros fatores externos, como ter vento em uma estação e não ter em outra.

 

Minha desconfiança vai na linha de se observar o quanto o cooler está puxando de ar frio de fora e o quanto a mais de ar frio ele pode estar jogando para o sensor, mascarando as mínimas. Dentro do abrigo, conforme desenho que vi no manual da Davis, o cooler deve gerar uma pequena turbulencia interna, de forma que o ar de fora atinja o sensor, e a velocidade recomendada é de 2 a 3 m/s. Se passar disso, vai mascarar as mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Para a sorte da agricultura o modelo Europeu veio reduzindo drasticamente a erupção de ar frio que vinha indicando, mostrando que a tendência de frio extremado com potencial histórico estava outiler em relação os demais.

 

Contudo nesta semana e da erupção de ar frio do próximo final de semana as baixadas frias das serras do RS e SC continuarão experimentando noites amenas, com potencial de mínimas próxima dos 5oC em alguns pontos. A partir de quarta o ar seco volta a dominar propiciando a perda de calor por irradiação, e após a passagem da frente entre sexta e sábado a erupção reduzida pelo europeu deverá chegar trazendo um amanhecer ameno já para o domingo.

 

Boa notícia para as culturas afetadas pelo frio deste começo de novembro. Pois o que o modelo Europeu chegou a mostrar era algo absolutamente inusitado para meados de novembro, o que poderia incorrer em graves perdas e geada ampla nos setores mais frios.

Link to comment
Share on other sites

Metade da manhã e já tenho 28,0ºC! A mínima do dia (se não chover mais tarde) também foi a maior do ano com 23,8ºC. Ou seja, condições propícias também para a maior máxima do ano que foi 35,3ºC em 24-01. Alguns aglomerados convectivos começaram a aparecer e na parte da tarde tempestades localizadas podem atingir qualquer região paranaense.

Link to comment
Share on other sites

Metade da manhã e já tenho 28,0ºC! A mínima do dia (se não chover mais tarde) também foi a maior do ano com 23,8ºC. Ou seja, condições propícias também para a maior máxima do ano que foi 35,3ºC em 24-01. Alguns aglomerados convectivos começaram a aparecer e na parte da tarde tempestades localizadas podem atingir qualquer região paranaense.

É Igor, bastante calor hoje, aqui tenho 29°C agora porém já temos nuvens no céu o que pode impedir uma elevação maior da temperatura..

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a imagem do radar de Santiago!!! Nunca tinha visto tantos núcleos atingindo quase o topo da escala!! :shok:

 

Aqui um dia nublado e abafado. A chuva é questão de tempo e deve começar já agora no início da tarde. Não baixei de 21,1° e agora faz 27,1° com 67%. Pressão em apenas 1004,1 mb.

Link to comment
Share on other sites

Esta baixa que atravessa o Cone Sul deverá continuar o seu caminho para o mar, e o seu aprofundamento no oceano resultará na entrada de ar seco continental na retaguarda, sem suporte em altura, mas que deve proporcionar um resfriamento noturno interessante na quarta e na quinta próximas.

 

O GFS 06Z projeta dewpoint de até 0oC para a serra na quinta com ar muito seco. Isso pode surpreender nas baixadas de altitude mesmo próximo ao solstício. Atenção as mínimas de quarta e quinta para alguns pontos localizados. Mesmo sem advecção em altos níveis o ar seco poderá pregar uma peça aos produtores localizados nas baixadas frias.

 

Amanhecer de quinta:

 

KmaZfdi.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.