Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Novembro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Como Piraquara e sua "convencional camponesa" não ditam tendências,

temos aki algo dentro do contexto,

(e dentro do q foi proposto para novembro)..

Um trabalho artesanal.

 

Uma convencional camponesa bem cuidada é reveladora.

 

lindo trabalho, [ não sei se já disse, mas trabalhos com próprios dados e ideias compartilhadas] fica muito bonito.

 

Ditar tendência......Piraquara´s fashion week.

 

Dentro do contexto [experimentos de novembro de 2013]

 

A coisa vai ino bem,

 

4pe1.png

Link to comment
Share on other sites

Verdade Bruno..merece mesmo. Ele me adiantou que a internet lá está péssima...e a ultima alternativa que sobrou que vai ser feita....Os porteiros noturnos irão lançar os dados diários (min/max), numa planilha em EXCEL...e ao final de cada mês será enviada para nós....

 

Espero que eles saibam usar o Weatherlink. Baixar os dados da estação para o PC. Afinal, se eles

apenas apertarem o botão de máximas e mínimas no console, correm o risco de perder dados.

 

Como é que pode, uma dos parques mais importantes do país ter uma internet assim. Cadê o

investimento?

Link to comment
Share on other sites

A estaçao do PNI nao tinha que ficar mais estavel ? Já esta fora ....

 

 

Não William, a estação não tem que ficar mais estável, não com a estrutura de internet no local. Isto independe da estação. Estava lá com o técnico, tentamos várias saídas, mas a conclusão foi a mesma, a internet não colabora.

Link to comment
Share on other sites

A segunda-feira segue nublada e com temperatura amena por aqui!

 

A previsão dos institutos para o final de semana foi uma catástrofe.

Previram máximas altíssimas e melhoria do tempo a partir de domingo, porém, nada disso se confirmou.

 

Temperaturas neste momento:

 

23,0ºC Santos Dumont

24,0ºC Galeão

21,0ºC F. de Copacabana.

ECD4GC40125.jpg.f09272c67d9ada25f351cbcee3187d9e.jpg

Link to comment
Share on other sites

Sampa com chuva leve/chuviscos intermitentes e momentos/pontos de chuva moderada desde a tarde de ontem.

 

Mirante havia chegado nos 20,8°C até 13h verão (Não atualizou), com mínima de 18,1°C na convencional.

O IAG bateu nos 21,8°C, com mínima de 18,0°C.

 

Como podem ver, amplitudes térmicas pequenas neste dia úmido.

 

Aqui em Sampa, as previsões eram de começo de melhora a partir de hoje, com períodos de sol.

Pelo andar da carruagem, sem chance...

Link to comment
Share on other sites

Quarto dia seguido de tempo fechado e com chuva na capital paulista. Ainda bem que chove, em vez de ficar aquele dia cinza e garoento, devido a pós frontal.

Pelo que percebo, parece que desde ontem, o canal de umidade organizado pela frente fria deslocou maia pra sul, tanto é que o radar da Unesp, capta chuva até em áreas do norte paranaense.

Eu também não acredito que o tempo deva melhorar hoje, talve amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, finalmente chuva de verdade aqui no sul do Estado hoje!

Passei em casa por volta das 16:30h e tinha acumulado 62mm de chuva (entre 22h de ontem até o presente horário)... choveu a madrugada toda, chuva fraca. Se estendeu até a hora do almoço, quando o volume aumentou.

Vim pra Resende e peguei muita água na Dutra, vários pontos com bolsões... agora chove fraco/moderado por aqui!

A mínima foi de 19.6C e a máxima 22.X, quando chegar em casa posto o valor certo e a atualização da chuva!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba, Sol entre nuvens...

Ventos soprando do leste e 19°C de temperatura.

Alguns núcleos de nebulosidade com potencial para chuvas se formaram sobre áreas do norte da RMCtba.

(de um modo geral o o tempo varia de nublado a parcialmente nubl com Sol e nublado novamente... Tem sido assim, dsd não sei qdo)

5a4e89561d9a7_2013-11-2517_28_46.jpg.404415003984c9448b80533c15625e7d.jpg

Link to comment
Share on other sites

Da-lhe chuva. Não para.

A máxima hoje deve ter ficado na casa dos 15/16°C.

Olhando as imagens do radar, deve continuar chovendo noite/madrugada adentro.

Para ficar parecido com o clima irlandês/escocês do Carlos Dias, falta a neblina. :good2:

Na Irlanda e Escócia dificilmente ultrapassa os 30°C no verão e as madrugadas oscilam entre 12° e 16°C, fazendo até menos de 10°C. comparação exagerada, só se for com o PNI.

Link to comment
Share on other sites

Garoou o dia todo na empresa, mas chego em casa com sol entre nuvens. Distância é de 12 km, sem ser em linha reta, mas acredito ser 7 km de distância em linha reta! Mais estranho foi perguntar para meus filhos como foi a chuva por aqui, e disseram que nada choveu! Já imaginava pois saí de manhã com sol, cheguei no trabalho com garoa e frio, a la Riacho Grande, só faltou a famosa neblina....

Link to comment
Share on other sites

Saí de Ctba sexta a tarde com chuvisco e 19C, chego em POA com MUITO sol e 24C.

 

Passo o fim-de-semana em Gramado com muito sol, banho de piscina nas tardes que bateram quase 30C, frio noturno e torrão nas costas.

 

Saio hj de manhã de POA com 19C, SEM NENHUMA nuvem no céu, BKN total, e chego de volta aqui à CTBA com chuva e frio de 16C. Definitivamente a dinâmica do RS é muito diferente do leste do PR. Aqui em Ctba já há efeito do ZCAS, algo frequente aqui, mas que em POA dificilmente se observa.

 

Climas interessantes (by Mafili)

 

Exatamente. Até eu estive pensando se estamos sob ZCAS, pois desde 6ª feira até hoje chove inipterruptamente em Sampa, segurando as máximas. Do centro-sul de SC para baixo a dinâmica muda completamente, com verão com bastante sol e tempo mais seco. Já o Norte se SC (Joinville) já há grande semelhança na dinâmica com Curitiba e São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

115mm até agora... e a chuva continua! :shok:

Agora faz 18.5C.

A mínima do dia foi 18.4C (agora há pouco) e a máxima de 23.3C.

Sds.,

Muita chuva aqui também, desde sábado à noite até hoje às 23h choveu 114 mm no INMET e 160 mm em casa.

Agora faz 18ºC e o céu está nublado.

Link to comment
Share on other sites

115mm até agora... e a chuva continua! :shok:

Agora faz 18.5C.

A mínima do dia foi 18.4C (agora há pouco) e a máxima de 23.3C.

Sds.,

 

Olá, Ricardo. Muito fora de tópico, mas achei interessante. Vai "chover dinheiro" aí em Itatiaia. O seu município foi escolhido para a produção da Land Rover no Brasil. Abraço.

 

17,5º agora em Jundi City.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 3 min

 

Sol e poucas nuvens em S.Joaquim, agora está 14,9°C na Cidade/Climaterra. Ontem a máxima em SC foi em Itapiranga /Sr. Wolfgang com 33,3°C.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 2 min

 

Hoje a mínima foi no Morro da Igreja/Inmet com 10,9°C, em S.Joaquim/Inmet 13,1°C e 13,5°C/Climaterra, 13,1°C B.Jardim/Epagri.

Link to comment
Share on other sites

Exatamente. Até eu estive pensando se estamos sob ZCAS, pois desde 6ª feira até hoje chove inipterruptamente em Sampa, segurando as máximas. Do centro-sul de SC para baixo a dinâmica muda completamente, com verão com bastante sol e tempo mais seco. Já o Norte se SC (Joinville) já há grande semelhança na dinâmica com Curitiba e São Paulo.

 

Caco, é mais ou menos por aí...única ressalva é que esse tempo nhaca ora fica restrito do PR para cima, ora chega até perto de Florianópolis...esse fds e este início de semana o tempo está um saco em todo o litoral central e norte de SC, bem como vale do Itajaí e Planalto Norte...

 

O Sul de SC já se assemelha mais ao comportamento de POA....

Link to comment
Share on other sites

Como Piraquara e sua "convencional camponesa" não ditam tendências,

temos aki algo dentro do contexto,

(e dentro do q foi proposto para novembro)..

Um trabalho artesanal.

 

Uma convencional camponesa bem cuidada é reveladora.

 

lindo trabalho, [ não sei se já disse, mas trabalhos com próprios dados e ideias compartilhadas] fica muito bonito.

 

Ditar tendência......Piraquara´s fashion week.

Revendo algumas idéias, acho q da pra dizer q Piracity dita as tendências do Atlantico (ao menos é o q parece, neste novembro)

 

Idéias compartilhadas naturalmente trazem satisfação e tornam os TEMPOS INTERESSANTES...

 

ABRAÇOS COMPARTILHADOS!

Link to comment
Share on other sites

115mm até agora... e a chuva continua! :shok:

Agora faz 18.5C.

A mínima do dia foi 18.4C (agora há pouco) e a máxima de 23.3C.

Sds.,

Muita chuva aqui também, desde sábado à noite até hoje às 23h choveu 114 mm no INMET e 160 mm em casa.

Agora faz 18ºC e o céu está nublado.

 

Blz Felipe...

A chuva continuou madrugada a dentro, parou agora há pouco. Sai de casa às 7:00h e já tinha acumulado 30mm. Parou de chover faz uns 15 minutos... vamos ver se vem mais...rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

115mm até agora... e a chuva continua! :shok:

Agora faz 18.5C.

A mínima do dia foi 18.4C (agora há pouco) e a máxima de 23.3C.

Sds.,

 

Olá, Ricardo. Muito fora de tópico, mas achei interessante. Vai "chover dinheiro" aí em Itatiaia. O seu município foi escolhido para a produção da Land Rover no Brasil. Abraço.

 

17,5º agora em Jundi City.

 

Bom dia Melo, tudo bem?

Então, fiquei sabendo ontem... Acho que vai chover grana no bolso do prefeito... as coisas aqui são muito estranhas. Já temos um polo industrial com várias gigantes, inclusive a Hyundai... porém até agora nada de melhoria para a cidade e para o funcionalismo público (inclusive para mim, que sou concursado da prefeitura)... só me resta torcer para roubarem menos.

Abração.

Link to comment
Share on other sites

Exatamente. Até eu estive pensando se estamos sob ZCAS, pois desde 6ª feira até hoje chove inipterruptamente em Sampa, segurando as máximas. Do centro-sul de SC para baixo a dinâmica muda completamente, com verão com bastante sol e tempo mais seco. Já o Norte se SC (Joinville) já há grande semelhança na dinâmica com Curitiba e São Paulo.

 

Caco, é mais ou menos por aí...única ressalva é que esse tempo nhaca ora fica restrito do PR para cima, ora chega até perto de Florianópolis...esse fds e este início de semana o tempo está um saco em todo o litoral central e norte de SC, bem como vale do Itajaí e Planalto Norte...

 

O Sul de SC já se assemelha mais ao comportamento de POA....

O "desenho" do nosso litoral, combinado com o relevo de serras próximas do oceano não ajudam em nada!

O q temos, é isso aí msmo...

Além disso, a tendência dos deslocamentos frontais de SW para NE dão o toke final!

Nuvens baixas, garoa, vento chato etc...

Link to comment
Share on other sites

...115mm até agora... e a chuva continua! :shok:

.....

Bom dia Melo, tudo bem?

Então, fiquei sabendo ontem... Acho que vai chover grana no bolso do prefeito... as coisas aqui são muito estranhas. Já temos um polo industrial com várias gigantes, inclusive a Hyundai... porém até agora nada de melhoria para a cidade e para o funcionalismo público (inclusive para mim, que sou concursado da prefeitura)... só me resta torcer para roubarem menos.

Abração.

 

Ricardito, Os volumes acumulados até o momento no eixo Itatiaia/Petrópolis são relativamente grandes e olhando os modelos estes colocam volumes apreciáveis nos próximos 7 dias acumulados gigantescos nos próximos 15 dias.

 

Isto se confirmando ao menos parcialmente coloca o eixo Itatiaia/Petrópolis já na primeira quinzena de dezembro de 2013 numa espécie de pole position para tragédias.

 

Pergunto,

 

Por conta do teu trabalho você observa alguma evolução na tua cidade para tratar da tragédia que fatalmente se repetirá? [senão em 2013, 2014,2015..etc] mas que acontecerá é certeza absoluta .

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

115mm até agora... e a chuva continua! :shok:

Agora faz 18.5C.

A mínima do dia foi 18.4C (agora há pouco) e a máxima de 23.3C.

Sds.,

 

Olá, Ricardo. Muito fora de tópico, mas achei interessante. Vai "chover dinheiro" aí em Itatiaia. O seu município foi escolhido para a produção da Land Rover no Brasil. Abraço.

 

17,5º agora em Jundi City.

 

Bom dia Melo, tudo bem?

Então, fiquei sabendo ontem... Acho que vai chover grana no bolso do prefeito... as coisas aqui são muito estranhas. Já temos um polo industrial com várias gigantes, inclusive a Hyundai... porém até agora nada de melhoria para a cidade e para o funcionalismo público (inclusive para mim, que sou concursado da prefeitura)... só me resta torcer para roubarem menos.

Abração.

 

Ah, meu amigo...Em termos de administração pública eu não esperaria nada, você está certo nisso. Mas no que se refere ao setor privado aí, as mudanças deverão acontecer. Um investimento da ordem de 1 bilhão como esse vai gerar centenas de empregos diretos. Somados aos indiretos, serão milhares de novas vagas. Com a possibilidade de ocorrer a atração de fornecedoras também. Com certeza o setor de serviços vai "bombar" na esteira disso. Tudo isso vai ter reflexos importantes no aumento populacional e também na arrecadação. Daqui a alguns anos o município será "outro". A administração, aí ninguém sabe, hehehe... Olho vivo.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

De acordo com o que disse Mafili, a mera aproximação do verão - para quem sabe - é também a aproximação de eventos catastróficos. Que não são "naturais", mas decorrentes da falta de planejamento da ocupação do solo. É uma lástima que o Estado no Brasil não tenha cumprido o seu dever no planejamento urbano. Que foi substituído pela "lógica" do mercado imobiliário e da exclusão social. Vamos colher os resultados disso nesse ano e nos próximos.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Caro Mafili, bom dia!

Estou por essas bandas há quase 10 anos, neste tempo, tivemos alguns transtornos causados por temporais de verão... principalmente no que se refere a alagamentos por transbordamento de alguns rios que cortam o município. Há cerca de 5 anos houve muitos destelhamentos por conta de granizo e vendaval... o centro da cidade e bairros periféricos tiveram ruas alagadas pela cheia dos Rios. Motivo: Falta de dragagem!

Em relação a deslizamentos/escorregamentos não temos muitos problemas, a região central e os bairros periféricos são planos. Os locais com desníveis maiores ficam do lado do PNI, com poucas casas, bem construídas, muito verde e com a mantiqueira ao fundo.

Após esses incidentes que relatei o governo começou a se preocupar um pouco mais... construiu algumas casas populares, removeu algumas famílias (poucas) e as dragagens nos rios são mais frequentes, principalmente nessa época do ano.

Quanto ao crescimento da cidade, pouca coisa mudou... mão de obra qualificada está vindo de fora... a cidade está lotada de Coreanos... emprego pra população só como peão mesmo... falta qualificar... não temos escolas técnicas, muito menos faculdade. Tudo é feito em Resende, que também não tem escola técnica ainda... apenas o Senai.

Como funcionário público municipal não vi melhora alguma, salário defasado... muitos cargos comissionados, funcionários fantasmas... etc. O que aumentou foi a especulação imobiliária (aluguel e comprar casa própria estão impraticáveis neste momento)... só quem vem de fora é quem consegue comprar.

Espero que as mudanças possam ocorrer daqui há algum tempo, como o Melo disse. Acho que só com muita incompetência do governo para que isso não ocorra!

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Será mesmo William ??

Hoje de manhã, escutei a Laura Ferreira da Somar dizer que entre quinta e sexta chega uma nova FF mas, que o fim de semana tende a ser mais ensolarado.

Enfim, vamos acompanhando.

 

Nesse momento, aqui em Campos continua caindo uma garoa. O digital da esquina marca 16°C.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATEMPO

 

Vitória: mais de 50% da chuva do mês em 24h

 

Grandes áreas de instabilidade que já estavam sobre o Sudeste do Brasil desde o fim de semana se intensificaram sobre o Espírito Santo de ontem para hoje provocando muita chuva sobre o estado.

 

Na Grande Vitória, a chuva começou na tarde de segunda-feira, constante e até as 11 horas desta terça-feira ainda não dava sinais de trégua. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 10 horas do dia 25 e 10 horas de 26 de novembro de 2013, Vitória acumulou 90 mm de chuva. A média normal para novembro é de 170 mm. Em 24 horas, a capital capixaba acumulou 53% da chuva de novembro.

 

Ainda segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 10 horas de segunda e 10 horas desta terça-feira, em São Mateus e em Presidente Kennedy choveu 47 mm e Alfredo Chaves acumulou quase 44 mm.

 

Animação de imagens de satélite mostra nuvens carregadas avançando sobre o Espírito Santo.

ieNnlJX.gif

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

12,2 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

12,9 - São José dos Ausentes RS (PWS)

13,1 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

13,1 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

13,1 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

13,1 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

13,2 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

13,2 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

13,3 - Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa)

13,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

13,5 - São Joaquim SC (Climaterra)

13,6 - São Joaquim SC (Chapada Bonita)

13,7 - Maria da Fé MG (PWS - Toatoa)

13,7 - Monte Verde MG (Inmet)

13,8 - Painel SC (Epagri)

13,9 - Urupema SC (Epagri)

14,2 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

14,3 - São Joaquim SC (Bentinho)

14,5 - Água Doce SC (Epagri)

14,5 - Inacio Martins PR (Inmet)

14,7 - Canela RS (PWS - Castelinho)

14,9 - Lages SC (Inmet)

14,9 - Três Barras SC (Epagri)

14,9 - Vacaria RS (Corede)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.