Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Muito triste, Ronaldo. Tragédia! Mostrando o cuidado que os pais tem que ter com o acesso ao álcool e produtos inflamáveis em casa.

 

Carlão, veja como a média no PNI se elevou em relação ao inverno comparado ao MI. Agora veremos o verão. Visto que o Morro da Igreja consegue por vezes médias baixas mesmo no alto verão. Será que a altitude do PNI e a Zcas será páreo?

Link to comment
Share on other sites

Artur,

O maravilhoso ano de 2012.

Ano que proporcionou a fusão dos fóruns.

O Pacífico Equatorial no meu entendimento só explica de modo confortável aproximadamente 0,6ºC da anomalia de outubro de 2012.

Artur, é interessante olhar para os últimos anos no Mirante de Santana [não sei se já disse a única estação correta do Inmet as outras estão sempre erradas....marcam a mais].

No gráfico abaixo vemos que não só São Paulo.

 

Bom, vamos dar uma olhada em outubro e novembro 2012. Faremos em novembro 2013, pois daqui a algumas horas este tópico será trancado e todo o material aqui presente será jogado na vala comum dos tópicos trancados e serão bits indesejados ocupando espaço em algum HD esperando pela redenção divina quando o filho do homem digitará da glória do seu pc select ALL e na sequência DEL. E assim será.

 

Oras bolas a tão decantada UHI [ilha de calor urbano]

Nem vagamente explica o gráfico abaixo,

A TAXA de aquecimento em São Paulo é rigorosamente a mesma que a de Porto Alegre.

No período onde "cessou" o aquecimento global.

Existe uma lenda urbana que POA é blindada da UHI, uns dizem que a cidade se desenvolve em um sentido preferencial [acho que o Marcos] outros dizem que é cercada de água, uns dizem ventos, outros dizem que novas avenidas [acho perimetral] e expansão imobiliária.etc , etc.

 

Enquanto a extremamente urbana, porém honesta Mirante de Santana.

 

Sinceramente, Eu não repito mais o mantra da ilha de calor urbano.

1rfb6d.png

Link to comment
Share on other sites

Espero nunca mais presenciar uma temperatura dessas, mas a exato um ano; no dia 31 de outubro de 2012, registrei aqui no centro de Taubaté, exatos 38,9°C. Foram 15 dias seguidos com máximas acima dos 30. Que culminou no último dia do mês com aquele absurdo registrado. :heat: :heat: :heat:

 

No momento, céu bem nublado e 19,3°C. Máxima por volta dos 25 ????

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

06,5 - SC / Morro da Igreja

08,0 - RJ / Pq do Itatiaia

08,4 - RS / São José dos Ausentes

11,6 - PR / Ventania

11,6 - MG / Maria da Fé

12,0 - SP / Campos do Jordão

15,4 - ES / Santa Teresa

16,0 - GO / Alto Paraíso de Goiás

16,3 - PE / Garanhuns

16,6 - DF / Brasília

 

17,2 - BA / Piatã

17,8 - CE / Guaramiranga

18,4 - PB / Monteiro

18,5 - AL / Arapiraca

18,6 - SE / Poço Verde

19,5 - MT / Alto Araguaia

19,8 - MS / São Gabriel do Oeste

19,9 - TO / Dianópolis

 

20,9 - RO / Vilhena

20,9 - PI / Esperantina

21,2 - PA / Serra de Carajás

21,4 - MA / Balsas

21,6 - RN / Sta Cruz , Macau

22,1 - AC / Rio Branco

22,1 - AP / Tartarugalzinho

22,4 - AM / Boca do Acre

23,5 - RR / Boa Vista

Link to comment
Share on other sites

[

Calma!

Tenho certeza de e não fui o único q não """entendeu""", então posso te assegurar q não há nada de errado em continuar participando do fórum!

Aliás, como vc msmo diz "Quixeramobim 18°C" é preocupante... principalmente se for no período da tarde...

Seria uma condição gerada pela dona "La Niña/ponto quanto?

O q kero dizer é q qdo a explicação de um determinado assunto (q já é complicado em si) necessita da utilização de números com vários algarismos APÓS a vírgula (depois de vc ter colocado a vírgula), eu já não entendo mais nada!

(se alguém aki consegue seguir esta linha de raciocínio, q se expresse imediatamente ao ler esta msg)

E não é por burrice ou preguiça, não!

(talvez seja...)

Afinal, o q tem q ser discutido (de forma clara, por fv, e sei q isso é possível, e vc tbm sabe) é o pq de a média do Mirante (única confiável, segundo vc diz) apresenta neste outubro uma excelente normalidade de acordo com os 122 anos de médias, enqto outubro/2012 teve forte anomalia positiva (e ambos os outubros em condição de SOI neutra)!

O Aldo citou este detalhe e agora o Artur:

 

Explicações claras, pro amigo aki, q talvez até tenha uma "raíz" alí em Quixeramobim" (nada de q se envergonhar)...

 

Abraços menos complicados!

 

KKKKKKKKKKKKK,

 

Entendi,

 

Os número depois da virgula aparecem naturalmente.

 

Carlos, se você observar os anos escolhidos pelo critério da SOI e depois acrescidos de La Niña / El Niño.

 

Chegará a conclusão que El Niño, La Niña e La Nada não significam quase NADA para São Paulo em outubro.

 

A área de influência do Pacifico Equatorial está além da linha internacional da data.

 

===========

 

Quanto a simplificações,

 

São perniciosas. Explico,

 

Em Junho e Julho é razoável a correlação da Temperatura com La Niña / El Niño no sul do Brasil. Agosto não.

 

Na "primavera" OND é boa a correlação da precipitação no oeste do RS com El Niño/ La Niña.

 

O resultado da simplificação.

 

La Niña é frio e seco e El Niño é quente e úmido.

 

PDO na fase negativa está correlacionado com uma maior frequência de La Niña. [fato e vice-versa].

 

Logo, PDO na fase negativa é frio e seco.

 

SOI está correlacionado com EL Niño. logo...

 

================

Em 2012 a área de influência do Pacífico Equatorial indicava normal/acima da média. para outubro.

Em 2013 a mesma região indicava normal/abaixo da média. para outubro.

 

E como indicado pelo Aldo da SOI em si não se esperava nada, de El Niño eu também não esperava nada.

================

 

Cacá, peço desculpa pelos números. Sou muito ruim com as palavras....sorry.

 

Infelizmente ainda não sei como dizer +1,7ºC acima ou abaixo...

 

E às vezes os erros são grotescos mas é da minha natureza tentar.

 

Não falamos das outras regiões...ainda

 

Abração.

Link to comment
Share on other sites

Para quem viu minha estação hoje cedo e estranhou o fato da mesma estar sem dados, estou fazendo a manutenção da mesma, e testando algumas situações dentro do weatherlink, como por exemplo se ao voltar a estação fará a marcação de hora em hora do que não estava online. A internet em casa está ligada para esta verificação.

 

Quando eu usei o software Cumulus, ao desligar a estação e religar horas após, os dados voltavam de hora em hora (desde que a internet estivesse ligada). Se acontecer a mesma coisa, ficarei muito satisfeito e poderei desligar o equipamento de madrugada, sem correr o risco de perder outra máquina. O modem de internet está isolado da rede, assim pelo menos sem internet em dias de tempestade eu não fico.

 

Mafilão,

 

Sábado (se eu estiver em Sampa e não viajando) vou abrir a estação e te direi como são as saidas para sensores de temperatura separados. Lembra daquele velho assunto, se eram 2 ou tres fios saindo?

 

O resultado postarei aqui.

 

Voltando ao assunto SP: Que interessante, mesma variação positiva de temperatura SP x POA. Considerando os mapas de anomalia, era de se esperar POA esfriando, não esquentando. Se não é UHI, então sobram 200 mil hipóteses, a mais perto da verdade é a SOI. Vou ler uns estudos em Servo-Croata pra ver se consigo traçar a bendita da correlação. Ainda acho que usar POA como parametro, mesmo com fins empíricos práticos, não vai dar certo, já que há variações que em POA não servem para nada em Sampa.

 

Uma coisa que tenho curiosidade: Será possível que a borda sul da grande SP consegue ser mais fria ou igual a região metropolitana de Curitiba, como um todo? Estou falando de MÉDIAS, não de EXTREMOS. A resposta para este ano, se pegarmos os dados por exemplo da Davis do Carlos Dias (calibrada e conferida), me parece que pode ser até mais fria que a RMC.

 

Vale o estudo. Dispenso comentários bairristas sobre este tema.

Link to comment
Share on other sites

 

Uma coisa que tenho curiosidade: Será possível que a borda sul da grande SP consegue ser mais fria ou igual a região metropolitana de Curitiba, como um todo? Estou falando de MÉDIAS, não de EXTREMOS. A resposta para este ano, se pegarmos os dados por exemplo da Davis do Carlos Dias (calibrada e conferida), me parece que pode ser até mais fria que a RMC.

 

Vale o estudo. Dispenso comentários bairristas sobre este tema.

Vou me intrometer aki...

 

A borda sul da grande SP sob determinados aspectos (médias, nebulosidade, ventos...) pode sim ser tão ou mais fria q a RMCuritiba em situações onde não há presença da MP ainda com características continentais.

Curitiba nesta situação é mais fria...

Aki em Piraquara temos áreas (W do município) onde às médias são parecidas com as de Ctba, mas bem próximo à serra faz bem mais frio.

Temos áreas onde raramente eskenta msmo no verão!

Em Roça Nova, por exemplo, nc eskenta pra valer. Fica a 7 km ao leste de Piraquara, cravada entre os paredões úmidos da montanha e sempre esta frio por lá...

Achei interessante teu comentário e inclusive eu próprio já havia percebido a similaridade entre as temperaturas do Riacho com as de Ctba.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje - Estações + frias por Estado:

 

06,5 - SC / Morro da Igreja

08,0 - RJ / Pq do Itatiaia

08,4 - RS / São José dos Ausentes

11,4 - MG / Machado

11,6 - PR / Ventania

12,0 - SP / Campos do Jordão

15,4 - ES / Santa Teresa

16,0 - GO / Alto Paraíso de Goiás

16,1 - PE / Triunfo

16,3 - BA / Morro do Chapéu

16,6 - DF / Brasília

17,4 - AL / Água Branca

17,8 - CE / Guaramiranga

17,8 - PB / Monteiro

18,6 - SE / Poço Verde

18,6 - MS / Ponta Porã

19,5 - MT / Alto Araguaia

19,9 - TO / Dianópolis

 

20,9 - RO / Vilhena

20,9 - PI / Esperantina

21,2 - RN / Ceará Mirim

21,2 - PA / Serra de Carajás

21,4 - MA / Balsas

21,7 - AC / Rio Branco

22,1 - AP / Tartarugalzinho

22,1 - AM / São Gabriel da Cachoeira

23,5 - RR / Boa Vista

Link to comment
Share on other sites

 

Uma coisa que tenho curiosidade: Será possível que a borda sul da grande SP consegue ser mais fria ou igual a região metropolitana de Curitiba, como um todo? Estou falando de MÉDIAS, não de EXTREMOS. A resposta para este ano, se pegarmos os dados por exemplo da Davis do Carlos Dias (calibrada e conferida), me parece que pode ser até mais fria que a RMC.

 

Vale o estudo. Dispenso comentários bairristas sobre este tema.

Vou me intrometer aki...

 

A borda sul da grande SP sob determinados aspectos (médias, nebulosidade, ventos...) pode sim ser tão ou mais fria q a RMCuritiba em situações onde não há presença da MP ainda com características continentais.

Curitiba nesta situação é mais fria...

Aki em Piraquara temos áreas (W do município) onde às médias são parecidas com as de Ctba, mas bem próximo à serra faz bem mais frio.

Temos áreas onde raramente eskenta msmo no verão!

Em Roça Nova, por exemplo, nc eskenta pra valer. Fica a 7 km ao leste de Piraquara, cravada entre os paredões úmidos da montanha e sempre esta frio por lá...

Achei interessante teu comentário e inclusive eu próprio já havia percebido a similaridade entre as temperaturas do Riacho com as de Ctba.

 

Acho que temos uma situação similar. Aqui em São Bernardo, não existe uma borda de planalto sobre a qual a cidade fica. Na verdade, temos picos de montanhas próximos da cidade que beiram os 1000 metros de altitude. Um exemplo é o bairro do Montanhão, em são Bernardo, cujo pico vai a quase 1000 m de altitude, e para quem pega a anchieta, do outro lado da Wolkswagen vê esse paredão cheio de casas, bem na entrada do Rodoanel. Seguindo em direção ao Riacho Grande, muitos picos acima de 800 mts de altitude, são quebrados só pelo próprio Riacho Grande, que forma uma especie de topo plano com relação a represa. Seguindo a anchieta sentido serra, percebe-se muitos topos de montanhas.

 

O planalto em si, como chamam o topo da serra, começa mesmo do Assunção, onde moro, pra SP. Bairros como Rudge Ramos e Taboão tem a geografia menos escarpada e ondulada, semelhante à cidade de SP. Já para os lados de Diadema, regem as falésias. Quem sair do Taboão, e cruzar a Av. do Taboão, perceberá que existe uma falésia abrupta antes de cruzar um rio e chegar aos bairros da av dos Pessegueiros pra lá. Do centro de Diadema em diante, planaltão igual a maioria da cidade de SP.

 

Como do Assunção pro sul São Bernardo está cheio de picos escarpados (ta certo que a serras do PR são mais altas e escarpadas), ficamos num clima que, dependendo do bairro em que se mora, mesmo no verão chega a ser quase impossível passar dos 30 graus. Um desses lugares é o Riacho Grande.

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

obrigado pela paciência e pelo tempo gasto nas explicações!

Assim ficou bem mais fácil de entender...

Neste feriado, pretendo fc em cs bem sossegado e planejo gastar um tempo estudando o assunto!

 

———————————————————

Artur,

reparei q a Grande SP fica muito próxima da costa (em comparação com Curitiba)..

Até brinkei certa vez com o Charles q ele poderia descer ao litoral de asa delta, economizando tempo e combustível!

 

Curitiba está distante do oceano cerca de 100 km... Fica, por assim dizer, numa bacia entre altitudes de 1.200/1.500m à leste e 1.000/1.200m a oeste.

Isto por si só já garante um certo akecimento diurno.

Os ventos úmidos e frios q atingem em cheio o sul da RMSP, por situar-se perto da costa, não exercem o mesmo efeito aki, como ocorre aí...

No nosso caso, esses ventos percorrem 40 ou 50 km de terras baixas (nosso litoral) pra então atingirem a serra (com isso se akecem um pouco, antes do impacto com as montanhas). Então em seguida perdem intensidade e apenas uma parcela do ar frio atinge a capital paranaense.

O msmo não ocorre em SP, q pode-se dizer, não oferece resistência aos ventos...

É um bom assunto para discussões futuras, se é q já não foi discutido no passado (BAZ)

 

———————————————————

 

O mapa do Riacho postado pelo Mafili, lembra um grande parke náutico!

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

COMO É TRISTE LER "DIAS DAS BRUXAS" NO BRASIL, CADA VEZ MAIS ESTAMOS, PAÍS, SEM PERSONALIDADE. ATÉ NO TEMPO FALAM EM DIAS DAS BRUXAS! É AMERICANIZAR D+. PORQUE NÃO FALAM; " MAIS UMA TARDE QUENTE NO DIA DA MULA SEM CABEÇA"....

COMO MARRRFILE GOSTA;

20,3°C E SOL EM S.JOAQUIM.

 

KKKK...

Então, Ronaldo: Como alguém disse um dia desses: Bolo "afrodescendente do sexo feminino com grave distúrbio neuropsicológico".

 

Well, tendências são tendências até que algo mude,

 

Certas coisas podem dizer várias verdades e não revelar a verdade.

 

Para São Paulo [ não se já disse...]

Para OUTUBRO

a- A normal 81/10 apresenta tendência crescente de temperatura.[19,9ºC]

b- O período 81/99 apresenta tendência crescente de temperatura e é o mais frio da série [19,5ºC]

c- Os anos 2000 são o período mais quente da Cidade de São Paulo desde o início das medições [20,8ºC]

d- Os anos 2000 apresentam tendência de queda [decrescente] na temperatura da Cidade de São Paulo indicando um período de não aquecimento.

 

Todas as afirmações são verdadeiras....o futuro....é difícil fazer previsão....especialmente sobre o futuro....minha assinatura.

 

Veremos

 

ngvz9i.png

29yf9c5.png

Link to comment
Share on other sites

COMO É TRISTE LER "DIAS DAS BRUXAS" NO BRASIL, CADA VEZ MAIS ESTAMOS, PAÍS, SEM PERSONALIDADE. ATÉ NO TEMPO FALAM EM DIAS DAS BRUXAS! É AMERICANIZAR D+. PORQUE NÃO FALAM; " MAIS UMA TARDE QUENTE NO DIA DA MULA SEM CABEÇA"....

Totalmente de acordo.

 

Sem xenofobia, claro.

Mas também sem adotar automaticamente coisas que não tem nada a ver conosco.

------

 

Dia nublado em Sampa, com ligeiras aberturas de vez em quando.

 

A automática do Mirante já chegou nos 20,8°C, por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

 

Well, tendências são tendências até que algo mude.

 

Certas coisas podem dizer várias verdades e não revelar a verdade.

 

Para São Paulo [ não se já disse...]

Para OUTUBRO

a- A normal 81/10 apresenta tendência crescente de temperatura.[19,9ºC]

b- O período 81/99 apresenta tendência crescente de temperatura e é o mais frio da série [19,5ºC]

c- Os anos 2000 são o período mais quente da Cidade de São Paulo desde o início das medições [20,8ºC]

d- Os anos 2000 apresentam tendência de queda [decrescente] na temperatura da Cidade de São Paulo indicando um período de não aquecimento.

 

Todas as afirmações são verdadeiras....o futuro....é difícil fazer previsão....especialmente sobre o futuro....minha assinatura.

 

Veremos

 

ngvz9i.png

Porto Alegre SF - (Outubro)

 

1951/1960: 19,1

1961/1970: 19,1

1971/1980: 19,6

1981/1990: 19,9

1991/2000: 19,5

2000/2010: 20,1

 

2011: 19,9

2012: 21,1

2013: 19,5

 

Bom, Srº Prado Coutinho de Ronaldo.

 

Também Porto Alegre possui o mesmo comportamento de São Paulo nos anos 2000 é o período mais quente como o Carlos postou também para os dados do SF.

Oras bolas, Pelos últimos comentários meus parece evidente que ambas as estações apresentam o mesmo comportamento no atacado independentemente da UHI.

 

Entendo argumentos do tipo esquentou e agora teremos um período de resfriamento e o resfriamento não será intenso onde o efeito UHI é proeminente, talvez.

 

A minha intuição [não vale muita coisa] diz;

 

O efeito UHI , é real, mas suponho que aja de forma logarítmica os incrementos iniciais são mais efetivos que os incrementos finais.

 

Hoje eu propus que 1000 pessoas a mais em Urupema provocam muito mais aquecimento de 1000 pessoas em Santana [como estou ouvindo tua risada pela pouca qualidade do argumento] mais 50.000 pessoas em Santana [suponho que lá haja uns 300.000 habitantes].

 

Uma experiencia mental, [para outubro]

 

Se São Paulo e Porto Alegre aqueceram.

Se São Paulo e Porto Alegre nos anos 2000 "chegaram ao máximo" [???]

Se São Paulo e Porto Alegre apresentam as mesmas curvas nas séries posteriores a 1961.

Se São Paulo e Porto Alegre apresentam tendência de queda nos anos 2000.

 

Proponho,

a- Nestas circunstâncias não há motivo para a estação Inmet de São Joaquim não apresentar a mesma tendência.

 

b- A parte que você não vai gostar.

 

Pela evolução das construções visíveis no entorno da estação ClimaTerra,

1- A taxa de resfriamento da estação Climaterra deve ser mais lenta que o INmet.

2- Até 2012 é possível que tenha havido um ligeiro aquecimento na estação Climaterra.

 

Vou pensar....no caso

 

Abraços

1zfq253.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

obrigado pela paciência e pelo tempo gasto nas explicações!

Assim ficou bem mais fácil de entender...

Neste feriado, pretendo fc em cs bem sossegado e planejo gastar um tempo estudando o assunto.

 

———————————————————

 

O mapa do Riacho postado pelo Mafili, lembra um grande parke náutico!

 

Abraços

 

Charles Fildes,

Sobre tempo, no momento tenho muito tempo do pouco tempo que tenho.

Pode ligar. Há vários artigos interessantes sobre os diversos temas abordados.

 

Sobre o Riacho Grande às vezes me pego pensando: Hoje está envolto em uma área de proteção ambiental mas se fosse hoje ninguém deixaria fazer uma obra de transposição como aquela.

 

TEMPOS INTERESSANTES

========================

 

Sobre Quixeramobim.....recebi umas mps engraçadinhas.

 

Aproveitando sobre UHI,

 

:sarcastic: :sarcastic: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :sarcastic: :laugh:

 

2h5tms9.gif

Link to comment
Share on other sites

Moradores antigos do Riacho Grande relatam duas coisas

 

A 1a que antigamente fazia muito mais frio e a 2a que a ocorrencia de neblina era muito maior que hoje...Ou seja ...desmataram lá..

 

Well, parece que o mundo inteiro aqueceu.

 

O desmatamento em si não é um problema. O problema é aquilo que se coloca no lugar do mato.

 

No caso do Riacho Grande, colocaram água no lugar do mato.

 

E água é absorve todo o infravermelho....[os moradores mesmo os mais antigos não são desta época].

 

Se mato abaixasse a temperatura a Manaus seria muito mais fria que Ushuaia.

 

ihTzAYXBitg

Link to comment
Share on other sites

Linda a av. Paulista em 1902!

Parece Caxias do Sul em 1950 ou 60...

(imagino q pareça)

 

Aki temos o q eu chamaria de "tempestade de garoa" no sul e sudeste da RMCtba...

São José dos Pinhais fica bem ao fundo, na imagem, onde ocorre o fenômeno!

 

Venta mto e temos 15°C.

 

Tempo invernal...

5a4e8954ae8ba_2013-10-3118_49_05.jpg.67a71233647b7edb2edf52baa4db7c68.jpg

Link to comment
Share on other sites

Muito bonita a Av. Paulista nestas épocas distantes...e provavelmente fazia um frio danado no inverno.

 

Sérgio, olha a comparação do dia de hoje com 1 ano atrás na minha estação:

 

31/10/2012 - 38,3ºC - 19,7ºC

 

31/10/2013 - 20,6ºC - 16,8ºC

 

Ou seja: A máxima de hoje foi 17,7ºC inferior a de 1 ano atrás :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Então veja - AV Paulista (1902)

[/color][/size]

Em 1902, Sampa tinha cerca de 240 mil habitantes.

Hoje: 11 milhões

 

Sem considerar a região metropolitana.

 

http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/img/mapas/1905.jpg

Clicar no mapa para ampliar.

 

Este não é o ponto Aldo.

 

O ponto é,

 

Coloque 240.000 habitantes [algo parecido com Santana] em Urupema

 

E depois coloque 11.000.000 de habitantes em Urupema.

 

Não há como eu provar [ainda] mas os primeiros 240.000 habitantes farão um estrago muito maior que os 9.6600.000 habitantes posteriores.

 

Pegue séries longas [Lima, Tokyo, NYC, CET (Londres) etc]....

 

Ilha de calor urbano [uHI] muito bom para tucanos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Há um ano terminava uma das mais fortes ondas de calor que São Paulo já viu. Neste mesmo dia, em 2012, a máxima foi de 39,7°C aqui, sendo que no dia anterior fez 40,0°C. O calor persistia até durante a noite, quando a mínima ficou sem baixar dos 22,5°C por longos 5 dias. São Carlos-SP teve o dia mais quente desde 1961 (pelo menos), com 36,9°C e São Paulo teve máxima de 36,6°C. Não vai deixar saudades.

A estação do IAG, em Sampa, bateu seu recorde histórico, desde que foi aberta em nov/1932: 35,9°C em 31/10/2012.

Superou um recorde de quase 72 anos, que era 35,6°C registrados em 07/12/1940.

 

O Mirante ficou a apenas 0,4°C do recorde histórico, que foi 37,0°C em 20/01/1999.

 

Belo Horizonte bateu seu recorde histórico: 37,1°C também em 31/10.

O anterior era 36,9°C em 16/10/1987.

 

E por aí vai...

Link to comment
Share on other sites

Hoje mais um dia de temperatura amena (não passou de 23ºC) em Laje do Muriaé - RJ,de acordo com a previsão do modelo europeu de 12 UTC de ontem,que previa chuvas de garoa começando na madrugada e indo pela manhã.

Em relação a onda de calor do final de outubro de 2012, a cidade de Itaperuna que fica a 22 km em linha reta daqui na direção leste registrou 40,4ºC no dia 31/10/2012 sua máxima absoluta para outubro,perdendo para a maior máxima absoluta por poucos décimos registrada na primeira quinzena de janeiro de 1995 que foi de 41,0ºC, numa sequência de três meses secos, novembro, dezembro de 1994 e janeiro de 1995.

Outras cidades registraram máximas altas em 31 de outubro, Cachoeiro do Itapemerim 43,2ºC (convencional INMET); na automática de Alegre - ES foi de 41,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no ABC paulista rajadas de 18km com 14,6 e chuviscos com neblina fraca...sensação de frio por aqui..ainda mais com 97% de umidade....Hoje 14,1 / 18,0...

 

Igualzinho aqui, de 17.3 a 21,2...

Por falar em comparaçoes, de qto foi sua menor mínima este ano, e em qual data? Aqui tive ridículos 7.4 em julho, e 9,4 em agosto.

Agora, 17.6

Abraços comparativos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.