Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Setembro 2013


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Mafili,

 

falas sério?

 

se falas...concordas comigo, então.

 

Eu vejo os mapas colocando frio nesta primeira quinzena. Acredito que os analiso errado, então.

Não pode uma MP que tem um núcleo de 1030, mesmo estando ao sul da Argentina, havendo um ciclone no costao, querendo ir ara o alto mar, deixar de respingar algo por aqui. É o estado atmosférico tal qual um copo dágua, turbulência interiores a ocorrerem, movimentos, correntes, sobe e desce. uma briga de gigantes do sul e do norte.

 

 

Gamboa, entrando na discussão, olhaste os dados de fluxo do jato polar? Nem adianta ter mais um monstro se ele não puder ser jogado latitude acima. Os hermanos é que terão de encarar o monstro! Enquanto isso, tio Hans somente manda frio mais forte pra SP dia 5 e dia 11, com duas MPS maritimizadas. Prova que o fluxo do jato polar desceu muito após a última MP!

 

Artur,

tem que levar em conta que falo no RS. Evidentemente, em setembro já há uma alteração grande no jato polar. Sol mais forte e outros fatores.

Aqui, sempre há algum "refugo" desse ar que vai para os hermanos. Principalmente, na metade sul do RS. A norte já aquece muito.

Meu comentário foi encima do post do Mafili.

O que coloco é os modelos ainda estarem loucos. De forma natural, estatística, historicidade e outros, setembro já é para ser mais quente. Ausência de Mps fortes, umidade maior e uma frequencia de turbulência. Além das enchentes esporádicas e até frequentes em alguns anos.

Quanto ao sudeste, sim, aí já é totalmente diferente. Embora, muitas vezes, haja um bom resfriamento por efeito de ASAS. Pois, já tive oportunidade de passar frio em SP em outubro/novembro, quando o RS já estava pegando fogo.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 833
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Impressionante como a Primavera instalou-se em Porto Alegre.

Os pássaros já cantam muito. Haviam entrado em 'hibernação" quando da neve.

Já não há necessidade de sairmos com roupas mais quentes. Pois, ao sol já há um desconforto.

Interessante, e sempre me instigou, a confusão sinótica que se estabelece em setembro/outubro ao sul do continente.

Fico a imaginar os meteorologistas debruçados nas cartas analisando previsões, fica difícil. Acredito ser mais fácil fazer previsões no verão e no inverno.

Gostaria até de ter uma idéia melhor dos que estudam meteorologia e possuem suas estatísticas. Aliás, a estatística e o "feeling" ajudam mais nessas horas que , simplesmente, modelos.

 

Aqui 16.3°c, 86% U.R.

ar totalmente primaveril

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

falas sério?

 

se falas...concordas comigo, então.

 

Eu vejo os mapas colocando frio nesta primeira quinzena. Acredito que os analiso errado, então.

Não pode uma MP que tem um núcleo de 1030, mesmo estando ao sul da Argentina, havendo um ciclone no costao, querendo ir ara o alto mar, deixar de respingar algo por aqui. É o estado atmosférico tal qual um copo dágua, turbulência interiores a ocorrerem, movimentos, correntes, sobe e desce. uma briga de gigantes do sul e do norte.

 

 

Gamboa, entrando na discussão, olhaste os dados de fluxo do jato polar? Nem adianta ter mais um monstro se ele não puder ser jogado latitude acima. Os hermanos é que terão de encarar o monstro! Enquanto isso, tio Hans somente manda frio mais forte pra SP dia 5 e dia 11, com duas MPS maritimizadas. Prova que o fluxo do jato polar desceu muito após a última MP!

 

Artur,

tem que levar em conta que falo no RS. Evidentemente, em setembro já há uma alteração grande no jato polar. Sol mais forte e outros fatores.

Aqui, sempre há algum "refugo" desse ar que vai para os hermanos. Principalmente, na metade sul do RS. A norte já aquece muito.

Meu comentário foi encima do post do Mafili.

O que coloco é os modelos ainda estarem loucos. De forma natural, estatística, historicidade e outros, setembro já é para ser mais quente. Ausência de Mps fortes, umidade maior e uma frequencia de turbulência. Além das enchentes esporádicas e até frequentes em alguns anos.

Quanto ao sudeste, sim, aí já é totalmente diferente. Embora, muitas vezes, haja um bom resfriamento por efeito de ASAS. Pois, já tive oportunidade de passar frio em SP em outubro/novembro, quando o RS já estava pegando fogo.

 

 

Gamboa, entendi teu ponto de vista. Mas olhaste, novamente reforço, que somente uma vez o jato polar trará alguma coisa pro RS nos próximos 10 dias? No momento, os pulsos diminuiram e a tendencia é que se concentrem bem abaixo da linha de Buenos aires, desta forma a força das MP's, que continuarão vindo, será bem inferior ao que já vimos este ano.

 

Creio que poderíamos manter esta conversa no fórum de acompanhamento dos índices.

 

abraços!

Link to comment
Share on other sites

Mesmo sem termos os dados do PNI entre 03:30 e 6 da madrugada, tivemos mais uma sub-0 esta noite: -0,2. Desta forma, o PNI está entrando com tudo em Setembro. Concordo com o Carlos, estamos vendo uma estação que atipicamente corre o risco de negativar pelo menos uma vez ao mês, em QUALQUER MÊS do ano, desta forma tornando impares os registros. Resta a questão da internet, temos muita flutuação!

Link to comment
Share on other sites

Setembro começando com -4,5 no PNI...acho que ninguém aqui fazia ideia do potencial de frio desta remota região..!!

 

 

Calma que aqui tem outro baziano que sempre acreditou no potencial do PNI, além de outros como o Ricardo Graça, o Mafili, o Bruno...sabíamos que potencial havia, e há. Porém creio que ainda não vimos tudo o que podemos ter lá em cima em termos de frio...sensação que 2013 o PNI só limpou a garganta...2014 vamos começar a medir e ter parametro de comparações a partir de Julho!

Link to comment
Share on other sites

... estamos vendo uma estação que atipicamente corre o risco de negativar pelo menos uma vez ao mês, em QUALQUER MÊS do ano, desta forma tornando impares os registros. Resta a questão da internet, temos muita flutuação!

Tenho mta curiosidade em saber como ficarão as máximas por lá no trimestre de verão.

Muitos dias chuvosos e forte nebulosidade em praticamente todos os dias...

Em Brasília, por exemplo, as máximas de dez/jan/fev são uma piada! Verão, por lá, só no calendário...

Lembrando q Brasília está situada à quase 1.200m de altitude, já o PNI situa-se acima de 2.400m.

Link to comment
Share on other sites

Lembro que lá atrás, na última página do tópico de agosto, alguém falou que nuvens altas não retém calor.

Então, veja bem: não é que elas não interfiram, mas de fato interferem menos. Lembro da penúltima onda de frio de julho/2007, que tivemos em Curitiba:

- quinta 26/7: parcialmente nublado/muito nublado com nuvens altas: 2/13

- sexta 27/7: poucas nuvens/claro: 1/16

 

Há um tempo atrás, falei que meus 9,4 de 12/8 foram no mesmo dia que Marsila do Amaral teve 1,5. Me enganei: os 1,5 de Marsilac foram em 30/7.

 

Ontem estive fora de casa o dia todo, na Cachu da Pedra Furada, perto da rodo Mogi-Bertioga. Na volta, o busão passou por umas áreas praticamente rurais de Mogi. Interessante observar como, mesmo antes do sol se por, já dava pra sentir o ar resfriado pelo efeito baixada entrano no bus. Tanto que hoje Marsila (outro lugarzinho no meio do nada) cravou 9,0.

 

Sábado, quando Marsila teve 6/26, o dia foi tórrido em Sumber, no bairro Rudge Ramos, 15,4 a 27,2. O detalhe é que meu bairro atual (e temporário!) fica a apenas 4 km da estação paulistana de metrô no bairro Sacomã.

 

OBS: se alguém tiver algum comentário sobre minhas singelas mensagens, favor enviar mp antes pra avisar, pois não tenho tido tempo de olhar todaas as páginas dos tópicos de monitoramento. E com o fim do inverno climático, a paciência tb vai junto.

Link to comment
Share on other sites

Lembro que lá atrás, na última página do tópico de agosto, alguém falou que nuvens altas não retém calor.

Então, veja bem: não é que elas não interfiram, mas de fato interferem menos. Lembro da penúltima onda de frio de julho/2007, que tivemos em Curitiba:

- quinta 26/7: parcialmente nublado/muito nublado com nuvens altas: 2/13

- sexta 27/7: poucas nuvens/claro: 1/16

 

Há um tempo atrás, falei que meus 9,4 de 12/8 foram no mesmo dia que Marsila do Amaral teve 1,5. Me enganei: os 1,5 de Marsilac foram em 30/7.

 

Ontem estive fora de casa o dia todo, na Cachu da Pedra Furada, perto da rodo Mogi-Bertioga. Na volta, o busão passou por umas áreas praticamente rurais de Mogi. Interessante observar como, mesmo antes do sol se por, já dava pra sentir o ar resfriado pelo efeito baixada entrano no bus. Tanto que hoje Marsila (outro lugarzinho no meio do nada) cravou 9,0.

 

Sábado, quando Marsila teve 6/26, o dia foi tórrido em Sumber, no bairro Rudge Ramos, 15,4 a 27,2. O detalhe é que meu bairro atual (e temporário!) fica a apenas 4 km da estação paulistana de metrô no bairro Sacomã.

 

OBS: se alguém tiver algum comentário sobre minhas singelas mensagens, favor enviar mp antes pra avisar, pois não tenho tido tempo de olhar todaas as páginas dos tópicos de monitoramento. E com o fim do inverno climático, a paciência tb vai junto.

 

Onde fica esse distrito de Marsila? Existe estação automática?

Muito interessante estes dados de temperatura!

Link to comment
Share on other sites

Acabei de falar com o PNI..minima de -0,8 lá em cima...nada mal para o começo de setembro..Artur..precisamos resolver este mes a questão do PNI...estou com chance de ir no sabado dia 14...

 

abraço

 

 

Carlos, tenho todos os finais de semana livres, pra mim dia 7 é bom, dia 14 é bom...o dia que vc pudr ir se for dia 14, pra mim está perfeito! Vou levar um notebook com entrada serial e weatherlink instalado, daí baixamos os dados do PNI.

 

-0,8? Que beleeezaaaa! Provavelmente esta mínima foi entre 3 e 6 da manhã, justamente quando os dados pararam de ser reportados para o wunderground!

Link to comment
Share on other sites

Já que estamos na primavera vou aproveitar para rememorar quais as massas de ar que atuam no Brazil,

Então, vou colocar assim: Observando as massas de ar atuantes no Brazil fica claro que o diferencial é a atua da mpa [massa polar atlântica]

Nas estações de transições [outono, primavera] parece óbvio que o "frio" prematuro como o "frio" tardio são tão possíveis que realmente ocorrem.

 

massas-de-ar-brasil.jpg

Link to comment
Share on other sites

Parece que São Bernardo está dominada.

 

Até o Luciano largou a faroeste caboclo para morar nas terras de Dona Lavínia Rudge Ramos [dona da grana] que casou-se com Lauro Gomes o qual reformou o antigo caminho do Mar, rota muito utilizada anteriormente pelo Senador Vergueiro que comercializava escravos.

 

Enfim, nuvens globalmente retém calor. Uma das explicações para os períodos de aquecimento/resfriamento global é a variação da cobertura de nuvens altas efeito conhecido por Íris de Lindzen.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

interessante: querem ter o tópico monitoramento só para monitoramento. Vejo que o pessoal olha mais este tópico.

Quer dizer, criar o hábito de olhar outros tópicos. Senão, não vai funcionar

 

que possa valer para TODOS a remoção de postagems fora do lugar.

 

digo TODOS.

 

Não estou vendo desta maneira.

Link to comment
Share on other sites

interessante: querem ter o tópico monitoramento só para monitoramento. Vejo que o pessoal olha mais este tópico.

Quer dizer, criar o hábito de olhar outros tópicos. Senão, não vai funcionar

 

que possa valer para TODOS a remoção de postagems fora do lugar.

 

digo TODOS.

 

Não estou vendo desta maneira.

 

 

Gamboa, há da parte da equipe de monitoração interesse em melhorar este espaço. Uma das ações adotadas é a equipe de moderação mover as mensagens. O que acontece é que não falo de um, mas muitos usuários começam aqui no monitoramento uma discussão que não tem a ver com o monitoramento em si, muitas vezes sei que sem a intenção de prejudicar, mas isto acontece e com frequencia.

 

Caso tenha alguma sugestão, pode encaminhar a mesma aos moderadores, e sim, tem razão no ponto quando diz que as mensagens de TODOS que postam fora do contexto deveriam ser tratadas da mesma forma. Agora vc vir aqui e reclamar porque eu fiz um comentário sobre mover as mensagens, desculpe, mas não tenho culpa sobre isso, se houve falhas no passado aqui no forum não compete a mim resolvê-las ou questionar estes pontos. Espero ter deixado bem claro o que penso sobre o assunto a você.

 

Saudações sempre cordiais!

Link to comment
Share on other sites

Lembro que lá atrás, na última página do tópico de agosto, alguém falou que nuvens altas não retém calor.

Então, veja bem: não é que elas não interfiram, mas de fato interferem menos. Lembro da penúltima onda de frio de julho/2007, que tivemos em Curitiba:

- quinta 26/7: parcialmente nublado/muito nublado com nuvens altas: 2/13

- sexta 27/7: poucas nuvens/claro: 1/16

 

Há um tempo atrás, falei que meus 9,4 de 12/8 foram no mesmo dia que Marsila do Amaral teve 1,5. Me enganei: os 1,5 de Marsilac foram em 30/7.

 

Ontem estive fora de casa o dia todo, na Cachu da Pedra Furada, perto da rodo Mogi-Bertioga. Na volta, o busão passou por umas áreas praticamente rurais de Mogi. Interessante observar como, mesmo antes do sol se por, já dava pra sentir o ar resfriado pelo efeito baixada entrano no bus. Tanto que hoje Marsila (outro lugarzinho no meio do nada) cravou 9,0.

 

Sábado, quando Marsila teve 6/26, o dia foi tórrido em Sumber, no bairro Rudge Ramos, 15,4 a 27,2. O detalhe é que meu bairro atual (e temporário!) fica a apenas 4 km da estação paulistana de metrô no bairro Sacomã.

 

OBS: se alguém tiver algum comentário sobre minhas singelas mensagens, favor enviar mp antes pra avisar, pois não tenho tido tempo de olhar todaas as páginas dos tópicos de monitoramento. E com o fim do inverno climático, a paciência tb vai junto.

 

Onde fica esse distrito de Marsila? Existe estação automática?

Muito interessante estes dados de temperatura!

 

Ele é uma cidadezinha do interior na prática, embora na teoria seja um bairro (o mais sulista) do município de Sampa.

Tem uma auto do Cptec lá, e este é o link da dta cuja: http://sinda.crn2.inpe.br/PCD/metadados.jsp?id=30890&tipo=AGROMET

Abraços interioranos!

Link to comment
Share on other sites

interessante: querem ter o tópico monitoramento só para monitoramento. Vejo que o pessoal olha mais este tópico.

Quer dizer, criar o hábito de olhar outros tópicos. Senão, não vai funcionar

 

que possa valer para TODOS a remoção de postagems fora do lugar.

 

digo TODOS.

 

Não estou vendo desta maneira.

Creio q concordo contigo,

mas concorda cmg q o tópico está bem mais "leve" q meses atrás?

Tenho postado assuntos "do dia"...

Espero q uma certa pessoa não venha falar em neve, enqto a msma não aparecer!

 

Ontem, como já comentei, choveu pouco na área da minha estação, e meu colega agora me falou q caiu forte granizo no bairro onde mora (perto de cs) ...

Não tirou nem uma fto!

Perdeu mtos pontos cmg, dp dessa!

 

Abraços leves!

Link to comment
Share on other sites

Artur Chiovitti

...desculpe, mas não tenho culpa sobre isso, se houve falhas no passado aqui no forum não compete a mim resolvê-las ou questionar estes pontos. Espero ter deixado bem claro o que penso sobre o assunto a você.

 

Saudações sempre cordiais!

 

Artur

não precisa se desculpar. entendo perfeitamente.

Ficou melhor. Não ficam com frescuras. Ficou mais objetivo.

Somente fiz o comentário par o tratamento ser igualitário a todos.

Pois andei procurando mensagem e não achei. Claro, deveria estar fora do contexto.

Porém, outras , ficaram. Somente isso.

Não me manifesto mais a respeito. PONTO.

 

Quanto ao que interessa. Começo a comprar a idéia de total mudança de padrão para setembro.

está totalmente primaveril e o tempo assim se comporta em Porto Alegre

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos

 

Creio q concordo contigo,

mas concorda cmg q o tópico está bem mais "leve" q meses atrás?

 

com certeza, ficou melhor.

No entanto, participemos mais ativamente dos outros tópicos. Senão, cairão no vazio!

somente esta observação.

 

Quanto a comentar sobre neve. Não há problemas. Alguém pode olhar o modelo e estar vendo a possibilidade do evento, sem fugir do tema.

acredito que os administradores irão concordar.

 

mas, aprovei a mudança.

Link to comment
Share on other sites

Ele é uma cidadezinha do interior na prática, embora na teoria seja um bairro (o mais sulista) do município de Sampa.

Tem uma auto do Cptec lá, e este é o link da dta cuja: http://sinda.crn2.inpe.br/PCD/metadados.jsp?id=30890&tipo=AGROMET

Abraços interioranos!

 

 

Ah entendi, vc está falando da estação de engenheiro Marcilaq, lá to tal do PESM Curucutu. Velha conhecida já! Inclusive tenho a opinião de se tratar de uma das regiões mais frias da Grande SP como um todo, assim como os altos da Cantareira, São Lourenço da Serra e entre outros polos do frio no leste paulista!

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos

 

Creio q concordo contigo,

mas concorda cmg q o tópico está bem mais "leve" q meses atrás?

 

com certeza, ficou melhor.

No entanto, participemos mais ativamente dos outros tópicos. Senão, cairão no vazio!

somente esta observação.

 

Quanto a comentar sobre neve. Não há problemas. Alguém pode olhar o modelo e estar vendo a possibilidade do evento, sem fugir do tema.

acredito que os administradores irão concordar.

 

mas, aprovei a mudança.

Totalmente de acordo!

(vc sabe bem a q tipo de "neve" eu me referi! E a qual "pessoa" ...)

 

Mas, enfim. . Pra mim tá td uma maravilha!

 

Abç

Link to comment
Share on other sites

E a primavera começou! Antes do meio-dia e já sinto certa sensação de calor e abafamento, 26,3ºC e 70% de UR, Dew Point 20,2ºC. Podem vir temporais a tarde com este calor no leste de SC. Índices de instabilidade relativamente altos e atmosfera aquecida. Até que bate uma vontade de ver os índices CAPE, Lifted e os demais para analisarmos onde podem cair os famosos temporais de verão... O problema é depois aguentar o calor de 40ºC e não chover...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

GAMBOA, Realmente ficou mais leve.

 

Eu citei nuvens altas no contexto geral daquilo que eu sei....talvez o tópico correto fosse em climatologia.

 

A conversa sobre São Bernardo e Marsilaq.....talvez o tópico correto fosse em geografia.

 

Enfim, entendo essa fase como transição no nós usuários vamos nos adaptando e a moderação também.

 

No desenho antigo qualquer mensagem movida era sinal de confusão.

 

No desenho atual mensagens movidas é sinal de organização.

 

É natural e saudável que conversas paralelas apareçam.

 

Nestes casos ou os usuários passam para o tópico correto ou a moderação passa para o tópico correto.

 

E sinceramente acho as conversas "paralelas" extremamente interessantes.

 

Não sei se fui claro.

 

Organização demanda abaixar a entropia do sistema e para baixar a entropia um gasto extra de entalpia é necessário,

 

Conforme a segunda lei da termodinâmica.

 

Abraços

 

PS:

Link to comment
Share on other sites

Um CCM precisa ser estudado com cautela tem uma gênesis complicada.

Grande início de primavera.

Um pouco de calma nessa hora podemos chegar a uma conclusão satisfatória.

Abraçoss

Muita interessante essa última rodada do europeu... :biggrin:

 

0voabcA.png

 

Em sintonia com o GFS,

 

Carta 0Z me faz lembrar de certas 'previsões'... :sarcastic:

 

Climatologia não é ciência exata.

 

http://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/pre ... 082800.jpg

 

:laugh: :laugh:

 

Por falar em previsões o GFS vem mandando bem nessa carta sinótica.

 

E por falar em chuvas talvez um irmãozinho deste ou o próprio....estou com saudade de um bom e velho CCM....palpites...apenas palpites.

 

2q80znl.png

Link to comment
Share on other sites

GAMBOA, Realmente ficou mais leve.

 

Eu citei nuvens altas no contexto geral daquilo que eu sei....talvez o tópico correto fosse em climatologia.

 

A conversa sobre São Bernardo e Marsilaq.....talvez o tópico correto fosse em geografia.

 

Enfim, entendo essa fase como transição no nós usuários vamos nos adaptando e a moderação também.

 

No desenho antigo qualquer mensagem movida era sinal de confusão.

 

No desenho atual mensagens movidas é sinal de organização.

 

É natural e saudável que conversas paralelas apareçam.

 

Nestes casos ou os usuários passam para o tópico correto ou a moderação passa para o tópico correto.

 

E sinceramente acho as conversas "paralelas" extremamente interessantes.

 

Não sei se fui claro.

 

Organização demanda abaixar a entropia do sistema e para baixar a entropia um gasto extra de entalpia é necessário,

 

Conforme a segunda lei da termodinâmica.

 

Abraços

 

PS:

 

 

Legal, gostaria agora de ver o resultado de JJA para Porto Alegre! Vai ser muito interessante se vc acertar!!! Rojões preparados!

 

PNI tem agora altos 18,1 graus. Assunção tem a sua máxima do dia, por enquanto: 27,6. Depois de uma mínima de 15,1 graus :heat:

Link to comment
Share on other sites

Mas, algo que deve ser mudada é a referência da previsão tua para Porto Alegre. :laugh:

e não foje do tópico.

 

Agora, setembro, será normal ou...quem sabe?...acima da média.

 

Esperando o Carlos colocar os dados e é claro que não fugirei. E agora tem o tópico certo para postar sobre isto. :heart: :heart:

 

Sobre setembro. Não tem graça fazer previsão setembro 2013 mormente por setembro estar ao alcance dos modelos.

 

Interessante fazer """previsão""" ou projeção para chuvas em novembro e dezembro para Porto Alegre até 15 de setembro.

 

Abração

 

PS: Artur esperando os dados....para fazer uma análise.

Link to comment
Share on other sites

Lindas imagens, Vini!

Seria interessante q houvessem bazianos morando na rota desse monstro (não deixa de ser um ...) pra nos manter informados,

temos aki o Ismar, o Clóvis ..

 

Posso ajudar, Carlos? Muitos raios, chuva fraca a moderada na maior parte do tempo. Destaque para os ventos contínuos de O-NO que chegaram a 58 km/h na estação do Simepar instantes atrás.

Link to comment
Share on other sites

Lindas imagens, Vini!

Seria interessante q houvessem bazianos morando na rota desse monstro (não deixa de ser um ...) pra nos manter informados,

temos aki o Ismar, o Clóvis ..

 

Posso ajudar, Carlos? Muitos raios, chuva fraca a moderada na maior parte do tempo. Destaque para os ventos contínuos de O-NO que chegaram a 58 km/h na estação do Simepar instantes atrás.

Claro q lembrei d vc, Igor!

Só axei q fosse passar de raspão por aí...

(e, até o momento é o q está acontecendo)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Previsão do Tempo - 3 meses

 

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

 

Setembro, Outubro e Novembro de 2013

 

Primavera típica: chuva e temperatura próxima à média climatológica

 

Início da primavera: 22 de setembro às 17h44min

 

Nos meses de setembro, outubro e novembro a previsão é de chuva próxima a ligeiramente abaixo da média climatológica em SC. A primavera é conhecida pelo aumento de eventos de temporais com ventania e granizo no estado, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, bem como períodos de estiagem.

 

Climatologia:

 

Setembro e outubro marcam a transição inverno/verão, dando inicio as chuvas de primavera com totais mensais mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com acumulados de 210 a 280mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180mm em média, no estado.

 

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados a frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão, e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão. Os ciclones extratropicais oferecem perigo às embarcações no Litoral Catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

 

Com relação à temperatura a expectativa é de um final de inverno com temperatura próxima a média climatológica. Especialmente na primeira quinzena de setembro ainda há previsão de chegada de massas de ar frio com formação de geada. No decorrer da primavera o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos.

 

Boletim: Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa (Meteorologistas)

 

Epagri Ciram

Link to comment
Share on other sites

.....Com relação à temperatura a expectativa é de um final de inverno com temperatura próxima a média climatológica. Especialmente na primeira quinzena de setembro ainda há previsão de chegada de massas de ar frio com formação de geada. No decorrer da primavera o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos.[/color]

 

Boletim: Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa (Meteorologistas)

 

Epagri Ciram

 

Interessante....Escreveu....escreveu...escreveu....

 

Ou seja é impossível falsear ou testar.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Carlão,

Pouca coisa sei sobre previsão à longo prazo,

modelos numéricos,

Enso, oscilações térmicas oceânicas...

Enfim..

Mas não sei pq o assunto não me atrai!

Agora, este tipo de previsão trimestral postada acima (pág anterior) poderia ter sido feita por iniciantes com conhecimento básico em meteorologia!

Aliás ela é válida pra qker ano,

qker ano de qker década!

Simepar, com todo o respeito, tbm tem dessas...

É como não kerer arriscar ...

Artigo de wikipedia!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.