Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Internacional - Anual 2013


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 469
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Snow Coverage Percentages on Dec. 11

 

Year-Percentage Covered

 

2013- 62.1%

2012- 31.4%

2011- 27.7%

2010- 33.1%

2009- 50.8%

2008- 29.5%

 

A cobertura de neve nos EUA esse ano é exatamente o dobro do que era ano passado nessa data. Impressionante!!!!!

 

Fonte: Accuweather

 

Seria interessante saber dos outros anos, pois está me parecendo ser algo histórico o que estamos vendo no momento!

Link to comment
Share on other sites

Nem so dos Estados Unidos vive o mundo.... :lazy:

 

 

Grande nevasca historica atinge Oriente Medio

Grande parte da Siria, Libano e Jordania se cobrem em um manto branco.

Israel, Palestina e Sinai no Egito tb registram muita neve.

Suburbios do Cairo veem flocos pela primeira vez em mais de 100 anos. :shok:

 

http://www.washingtonpost.com/blogs/worldviews/wp/2013/12/12/23-photos-of-the-middle-east-blanketed-in-snow/

 

e

http://www.businessinsider.com/cairo-snow-2013-12

 

"In Cairo, where local news reports said the last recorded snowfall was more than 100 years ago, children in outlying districts capered in white-covered streets,

and adults marveled at the sight, tweeting pictures of snow-dusted parks and squares. In other parts of the city, rain and hail rocketed down. :shok:

 

http://www.latimes.com/world/worldnow/la-fg-wn-snow-israel-egypt-20131213,0,1691393.story#ixzz2nM2pmCCX

 

http://www.latimes.com/world/worldnow/la-fg-wn-snow-israel-egypt-20131213,0,1691393.story#axzz2nM1t73QC

 

http://www.wunderground.com/news/rare-snow-egypt-cairo-20131213

Link to comment
Share on other sites

É mais facil nevar no Cairo ou no Sudeste do Brasil ? Pergunta tosca mais é isso

Pior que pensei quase a mesma coisa hoje. Penso que é mais fácil nevar em São Paulo do que no Cairo. São Paulo tem relato de neve em 1918, e há relato no séc. XIX em Ouro Preto. Em 1879 também houve grande nevada com acumulação no Litoral Sul do RS, Lagoa dos Patos e POA. Provavelmente houve outras nevadas no Sudeste nos últimos 400 anos, período em que o Cairo teve 3 nevadas.

 

Mas nunca é demais lembrar: neve no Cairo é INACREDITÁVEL!!!

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

É mais facil nevar no Cairo ou no Sudeste do Brasil ? Pergunta tosca mais é isso

Pior que pensei quase a mesma coisa hoje. Penso que é mais fácil nevar em São Paulo do que no Cairo. São Paulo tem relato de neve em 1918, e há relato no séc. XIX em Ouro Preto. Em 1879 também houve grande nevada com acumulação no Litoral Sul do RS, Lagoa dos Patos e POA. Provavelmente houve outras nevadas no Sudeste nos últimos 400 anos, período em que o Cairo teve 3 nevadas.

 

Mas nunca é demais lembrar: neve no Cairo é INACREDITÁVEL!!!

 

Abraços históricos!

 

Aquecimento Global!!!

Link to comment
Share on other sites

É mais facil nevar no Cairo ou no Sudeste do Brasil ? Pergunta tosca mais é isso

 

Não é uma pergunta tosca hahaha... É interessante!

 

E duma forma superficial dá pra dizer que a neve no Cairo é um evento extremamente raro, de forma histórica, pelos seguintes fatores:

 

1) Embora em termos de latitude, Cairo esteja parelha ao RS por exemplo, diferentemente do Sul/Sudeste, o Egito possui um Clima Desertico, o que normalmente dificulta e muito os níveis de precipitação além de não favorecer a incursão de cavados associados as MP's ao longo do inverno, responsáveis por precipitações invernais na maioria dos casos.

 

2) Por conta do clima desertíco, chove quase nada ao longo do ano. Por exemplo, em Dezembro, a média de precipitação é de apenas 5,9mm (No ano é de 24,7mm)... Ou seja em média ocorre apenas 2 dias de precipitação em dezembro. Logo a chance em termos de climatologia, de chover é remota ao longo do mês, quissá essa chuva "coiencidentemente" vir em forma de precipitação invernal.

 

3) Diferentemente das principais cidades gaúchas, catarinenses que tem neve em latitude parecida, Cairo não está sobre uma serra. Oficialmente, Cairo está a apenas 23m de altitude, o que dificulta mais ainda a aparição de uma precipitação invernal.

 

Por isso, a neve no Cairo é um evento histórico talvez sem precedentes, como seria no Sudeste em baixa altitude, respeitando obviamente as peculiaridades entre lá e aqui.

Link to comment
Share on other sites

Tive procurando algo a respeito desse Lake Effect , entendi em partes como funciona , alguem poderia me explicar como é ? E algo como a umidade dos lagos sobe e faz nevar mais nas areas mais perto dele ?

 

LAKEFORM.gif

 

Bem por aí William!

 

Na verdade o que ocorre, é que o ar polar vindo da MP (sem necessariamente conter umidade), encontra as águas quentes do Grandes Lagos. O contraste térmico entre as águas quentes que se evaporam do lago, e o ar polar, deixam o ar instável, o que forma nuvens e provocam precipitação.... e como o ar está congelado, a precipitação vem em forma de neve somente em torno dos lagos (local do contraste), daí o nome Lake Effect Snow...

 

Espero ter ajudado a esclarecer,

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Amigos...

 

Indescritível

Monumental

Apoteótica

Fenomenal

Trancendental

Mítica

Histórica

Fabulosa

Inspiradora

 

Vejam a foto que peguei do twitter agora!!! Créditos de @pourmecoffee

 

iLoqFEP.png

 

Não tenho vocabulários mais para definir esta pintura de Dali, ou Afresco de Michelangelo, ou arte barroca de Aleijadinho.

Link to comment
Share on other sites

Tem que verificar direito o histórico da neve em Cairo. Para mim, é impossível nunca ter nevado em Cairo, depois de ver estas fotos. Não acredito em episódios "inéditos" da natureza. Acho que, "se aconteceu", "novamente acontecerá, um dia, ou outro, mesmo que demore".

 

Ao contrário de São Paulo, que, se já nevou (não estou convencido ainda), deve ter sido uma bela paraguaia.

 

E no caso de POA, acredito que nunca houve um evento como o de Cairo, e, por consequência, nunca há de haver.

 

Espero estar redondamente equivocado com meu ceticismo.

Link to comment
Share on other sites

Eu achei aquele relevo atras da esfinge meio estranho.....acabei por encontrar esse site que fala que a foto e' FAKE.

Tb acho.

 

aqui uma foto da miniatura (com os veiculos/pessoas no mesmo lugar), porem em um dia "sem neve".

 

http://i.imgur.com/VUTjp8e.jpg

 

:laugh:

 

 

 

Amigos...

 

Indescritível

Monumental

Apoteótica

Fenomenal

Trancendental

Mítica

Histórica

Fabulosa

Inspiradora

 

Vejam a foto que peguei do twitter agora!!! Créditos de @pourmecoffee

 

iLoqFEP.png

 

Não tenho vocabulários mais para definir esta pintura de Dali, ou Afresco de Michelangelo, ou arte barroca de Aleijadinho.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gerson, conhece as extremas oficiais do dia da nevada no Cairo?
Mínima de 5ºC e máxima de 8,3ºC.

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=62366&ano=2013&mes=12&day=13&hora=18&min=0&ndays=30

Obrigado, FF!

Exatamente as extremas do dia 23/7/2013 na capital paulista, porém sem neve...

Creio q a secura atmosférica tenha contribuído para nevar no Cairo com temperatura elevada..

 

Um grande abraço !

Link to comment
Share on other sites

No Cairo a neve é raríssima mas em Jerusalém é razoavelmente comum.

Se não me engano, em 2011 nevou bem em Jerusalém.

 

Em Damasco (Síria) e Amman (Jordânia) não sei.

Mas as 2 cidades têm médias de inverno inferiores a São Joaquim (INMET), Bom Jesus e Campos do Jordão.

 

Médias:

 

Amman

Dez: 5,2/14,4

Jan: 3,6/12,3

Fev: 4,2/13,7

 

Damasco

Dez: 1,3/14,2

Jan: 0,4/12,6

Fev: 1,3/14,8

Link to comment
Share on other sites

Mas as 2 cidades têm médias de inverno inferiores a São Joaquim (INMET), Bom Jesus e Campos do Jordão.

 

Médias:

 

Amman

Dez: 5,2/14,4

Jan: 3,6/12,3

Fev: 4,2/13,7

 

Damasco

Dez: 1,3/14,2

Jan: 0,4/12,6

Fev: 1,3/14,8

 

Belas médias de inverno, não sabia que fazia tanto frio nestas cidades. Realmente, acho que pra rivalizar com elas

só Urupema mesmo, heim?

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

É bom dizer que a gente (creio) desconhece com precisão os dados sobre neve de Cairo; e eu até que gostaria de saber. Por exemplo: nos últimos 100 anos, quantas vezes nevou com esta intensidade? Neva todo ano (paraguaia) na cidade? E uma neve "mais ou menos"; qual a frequência? (anual, cada 5 anos? 10 anos? 20 anos?), etc, etc, etc

 

O que eu estou tentando dizer é que eu acho que este tipo de evento (com tal magnitude) já ocorreu por lá há pelo menos 120 anos e que em São Paulo nunca ocorreu (e nunca ocorrerá); e tenho 95% de certeza que nunca ocorreu em Porto Alegre e, portanto, nunca há de ocorrer.

Link to comment
Share on other sites

Amigos...

 

Indescritível

Monumental

Apoteótica

Fenomenal

Trancendental

Mítica

Histórica

Fabulosa

Inspiradora

 

Vejam a foto que peguei do twitter agora!!! Créditos de @pourmecoffee

 

iLoqFEP.png

 

Não tenho vocabulários mais para definir esta pintura de Dali, ou Afresco de Michelangelo, ou arte barroca de Aleijadinho.

 

Uma rápida pesquisa no google bastaria pra ver que essa foto é falsa. O relevo ao local da esfinge original é bem mais plano.

 

Chuto ser em algum lugar dos EUA.

Link to comment
Share on other sites

Hummmmm.......acho que de fato somente a ultima imagem foi no Egito. As outras devem ser de Jerusalem, Siria ou Libia.

Tirando as montanhas da peninsula do Sinai, aonde teve uma boa acumulacao, a neve caiu de forma esparsa e fraca na parte norte do pais.

 

 

Aqui tem um link com fotos do Egito...bem mais realisticas.

http://www.buzzfeed.com/sheerafrenkel/its-snowing-in-cairo-for-the-first-time-in-112-years

 

 

:good:

 

=========

 

Nesse link da pra reparar nas "fakes" das Piramides na nova "Era Glacial"..... :negative:

http://www.datehookup.com/Thread-1277753.htm

 

Nevou pouco no Egito

 

1-Egito-Cairo-13-12-13-Reuters.jpeg

 

2-Egito-Cairo-13-12-13-Reuters.jpg

 

3-Egito-Cairo-13-12-13-Reuters.jpeg

 

4-Egito-Cairo-13-12-13-Reuters.jpg

 

5-Egito-Cairo-13-12-13-Reuters.jpg

Link to comment
Share on other sites

Belas imagens da grande nevasca do Oriente Medio:

 

link:

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2523259/Historic-snow-fall-turns-Holy-Land-scenes-Christmas-cards.html

 

stCatherine.jpg

Monasterio de St.Catarina(1600m) rodeado de montanhas com ate 2400m na Peninsula do Sinai.

Nessa regiao neva com relativa frequencia.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.