Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO (Acompanhamento) 2013-2016


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mafili

teus comentários minimizam a influência ou a tendência que o PDO exerce no todo.

Lembro, em discussões antigas no forum, onde o PDO era dado como um índice confiável para tendências de frio ou calor.

Agora, estamos dando mais importância ao AAO.

Afinal, qual é a tu opinião a respeito do PDO?

a meu ver, é a somatória.

Mas, fico confuso quanto aos índices melhores para enquadrar tendências.

Veja bem, neste inverno. neutralidade e incursões de eventos de neve no sul. Nem tanto extremos: negativas fortes.Mas, eventos de neve.

La Nina: secura no sul e mais frio. porém, nem sempre eventos de neve. FAcilita, talvez.

La Nina, loucura loucura loucura

confunde a cabeça do leigo

Link to comment
Share on other sites

Mafili

teus comentários minimizam a influência ou a tendência que o PDO exerce no todo.

Lembro, em discussões antigas no forum, onde o PDO era dado como um índice confiável para tendências de frio ou calor.

Agora, estamos dando mais importância ao AAO.

Afinal, qual é a tu opinião a respeito do PDO?

a meu ver, é a somatória.

Mas, fico confuso quanto aos índices melhores para enquadrar tendências.

Veja bem, neste inverno. neutralidade e incursões de eventos de neve no sul. Nem tanto extremos: negativas fortes.Mas, eventos de neve.

La Nina: secura no sul e mais frio. porém, nem sempre eventos de neve. FAcilita, talvez.

La Nina, loucura loucura loucura

confunde a cabeça do leigo

 

Incrível, Paulo.

 

Compreendo perfeitamente tuas dúvidas as quais são minha também.

 

Eu penso de forma estatística para as grandes teleconexões.

 

Então vamos de PDO.

 

O que é PDO?

 

PDO ( Oscilação decadal do Pacífico)

 

Todo o Pacífico?

 

Não. Apenas o Pacífico Norte Extratropical acima de 20N.

 

A PDO trata de anomalias da SST no Pacífico Extratropical acima de 20N?

 

Não.

 

Então trata do quê?

 

Da distribuição das anomalias da SST [sea surface temperature ou TSM temperatura superficial do mar].

 

Como assim?

 

Imagine o exemplo clássico de quando alguém sem conhecimento [ não um leigo e sim completo analfabeto] diz: _" Então se uma pessoa está com a cabeça no forno e os pés no gelo, a média é igual, a pessoa com a cabeça no gelo e os pés no forno"

 

Sim, é disto que a PDO trata da distribuição das anomalias.

 

Conforme você pode ver no desenho [clássico] abaixo

 

Na fase positiva [pelo comentado acima não existe fase quente] as anomalias da SST [sSTa], aí sim, as negativas se concentram "na Ásia" e as anomalias positivas se concentram na "Costa Oeste do continente Norte Americano".

 

Na fase negativa [ pelo comentado acima não existe fase fria] as anomalias da SST [sSTa], aí sim, as anomalias positivas se concentram "na Ásia" e as anomalias negativas se concentram na "Costa Oeste do continente Norte Americano"

 

Para não ficar demasiadamente extenso...to be continued.

 

30woxz8.jpg

Link to comment
Share on other sites

Uma dica do porquê este agosto ter sido generoso bem como agosto de 2010.

 

Antarctic sea ice extent at the end of July was the highest on record for that day, growing to 18.077 million sq km. The previous record of 17.783 was set in 2010, whilst the 1981-2010 average was 16.869.

 

off topic,

 

There is no sense.

 

icing. Occurs with release of heat.

 

Defrosting occurs with heat absorption.

 

this is a kick.

 

sorry, my friend

Link to comment
Share on other sites

Uma dica do porquê este agosto ter sido generoso bem como agosto de 2010.

 

Antarctic sea ice extent at the end of July was the highest on record for that day, growing to 18.077 million sq km. The previous record of 17.783 was set in 2010, whilst the 1981-2010 average was 16.869.

Antártida com 1,3 milhão de km² a mais do que a média. Excelente.

 

Por aqui dia TOTALMENTE primaveril, como disse o Gamboa. Variação de 15,0° a 23,2° e uma tarde um pouco abafada. Sempre com bastante cirrus em função do sistema ao oeste da Região Sul.

 

Agora faz 18,0° com 82% e não venta. Está nublado.

 

Meu "feeling" para setembro é um mês relativamente quente, um pouco acima da média. Quando 2013 começou, apostei que seria mais frio que o normal, quase sempre abaixo da média. Esse tiro acertei até agora. Mas foi mera aposta, sem nenhuma base científica.

 

Abraços otimistas!

 

Novamente off topic

 

E segue também em off, reanálise e dados.

 

Caco e Marcos...qualifico no primeiro momento de sabotagem....discutir agosto em setembro....?????

 

Vamos ver se a moderação coloca as mensagens indevidas no local correto.

 

========================================================================================

 

Bom, vamos seguir a panela de Porto Alegre,

 

segundo o meu roteiro o próximo depois de vc ....varia....depende...é tipo marcação por zona.

 

veja a anomalia de 2012.

 

se assim fosse.....qual a ice extent em agosto de 2012?

 

A resposta está no gráfico abaixo.

 

2012 foi um ano tão "bom" para sea ice extent lá no polo sul QUANTO 2013.

 

INFELIZMENTE....

 

Não faz sentido...absolutamente não faz sentido.

 

O problema não é este...o problema é que os amigos do fórum que não acompanham as sea area extent ou sea area [ são coisas diferentes] começam a acreditar nessas sandices...e o pior começam a torcer por coisas sem sentidos.

 

Um cadinho mais de responsabilidade.

 

Abraços

 

27z9ftz.jpg

Link to comment
Share on other sites

sem discordâncias e com discordâncias.

O TODO é que interessa.

Pergunto? Qual o comportamento ENSO, AAO, SOL, PDO, ICE SEA, em 2012?

Aí é que está a diferença.

Ou não?

Interessante saber para aprender.

Cientistas brigam. Por que motivo não teríamos discordãncias?

Vou me aprofundar nisso.

estudante, bixo, novamente!

quero ter mais enbasamento.

Link to comment
Share on other sites

Espero que os moderadores hajam frente a tamanha agressão gratuita.

 

Significado de Sandice

 

s.f. Característica, condição, particularidade de quem se comporta ou se comunica através de tolices, de modo tolo ou simplório.

Característica, ação ou discurso que denota tolice, ignorância ou ausência de inteligência; tolice, idiotice, parvoíce.

Discurso, comportamento, ação que demonstra ausência de lógica; loucura.

Abatimento demonstrado com o passar dos anos; fraqueza mental relacionada à idade; senilidade.

(Etm. de sandeu: sand + ice)

 

 

Espero também que todos saibam que é proibido levantar temas e discussões fora do eixo de controle do Mafili. Caso contrario uma agressão verbal estará encaminhada. O Dr. Sabichão agora filtra os assuntos, promovendo xingamentos deliberados aqueles que não são do seu interesse, ou até onde o seu universo de correlações matemáticas não domina.

 

Frente ao xingamento vou esperar a ação dos moderadores.

 

Espero que moderação e ADM...movam as mensagens off....para o tópico correto.

 

Não há agressão alguma....Ai como você é sensível.....

 

Inclusive a do Alexandre Aguiar....que postou em local errado.

 

Segue a linha panela de Porto Alegre, O Caio escreveu no tópico errado....O Marcos veio em solidariedade....O Alexandre também.....O Paulo Henrique...também....

 

Enfim, é o roteiro estabelecido desde que este fórum existe.

 

Fica evidente que houve contatos extra fórum.

 

Sendo assim....A PANELA ESTÁ CARACTERIZADA.....

 

Conclusão: A palavra sandice....sand ice....no caso específico de sea ice area extent plenamente confirmado.

 

Não existe correlação entre a sea area ice no polo sul com temperatura em tuas paragens.

 

Se 2012 apresenta as mesmas características e efeitos opostos em 2013 em algumas regiões.

 

TCHAU

 

 

 

213jgxv.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili

 

e o TODO?

 

Qual o comprotamento Ninos em 2012?

 

 

Como não interfere????

 

Sinceramente: banheira cheia de gelo, não gela a praia a borda??? O mar não está inserido no polo sul???

 

o gelo que invade um copo dágua não gera consequencias????

 

Ora, não é argumento. E quem estuda também argumenta.

 

Há vários estudos a respeito, Mafili, e tu sabes. Não se trata de ser a favor ou contra. Trata-se de ciencia e de um TODO.

 

Mas, por favor. Argumente, e concordo, não saí a favor de A ou B. mas, há formas e formas de discordar de alguém.

 

Tive professores que me chamaram de burro. Outros, que me mostraram que eu estava errado, e corrigi o erro.

 

Não estava burro, o professor é que era uma anta. Pois, quem igonora, não conhece, não é falta de massa cinzenta.

 

 

Não aceito o argumento!!!

Link to comment
Share on other sites

Mafili

 

e o TODO?

 

Qual o comprotamento Ninos em 2012?

 

 

Como não interfere????

 

Sinceramente: banheira cheia de gelo, não gela a praia a borda??? O mar não está inserido no polo sul???

 

o gelo que invade um copo dágua não gera consequencias????

 

Ora, não é argumento. E quem estuda também argumenta.

 

Há vários estudos a respeito, Mafili, e tu sabes. Não se trata de ser a favor ou contra. Trata-se de ciencia e de um TODO.

 

Mas, por favor. Argumente, e concordo, não saí a favor de A ou B. mas, há formas e formas de discordar de alguém.

 

Tive professores que me chamaram de burro. Outros, que me mostraram que eu estava errado, e corrigi o erro.

 

Não estava burro, o professor é que era uma anta. Pois, quem igonora, não conhece, não é falta de massa cinzenta.

 

 

Não aceito o argumento!!!

 

Engraçado. Eu entendo teus argumentos.

 

Certamente não falta em você a capacidade de compreensão.

 

Vamos falar um pouco da cobertura de gelo no polo sul.

 

Talvez desenvolvendo os dados você ao menos tenha informações para discutirmos pontos A e B.

 

Primeiro vamos comparar 2012 com 2013.

 

Se os meus não estão me enganando 2012 e 2013 são muito próximos.

 

Se eu estiver equivocado sinta-se à vontade.

 

E gostaria de ouvir tua opinião se são semelhantes ou não....ou talvez vc precise de mais dados fato que concordo.

 

Quanto a estar certo ou errado.....não é o problema.

 

O problema é uma pessoa receber a informação e não questionar.

 

Abração.....vou procurar os dados semanais para ti.

 

15rmlhh.png

Link to comment
Share on other sites

Agora pegando a região no mapa acima e acrescentado a anomalia,

 

Perceba que há muita água quente na tua banheira.

 

Agora perceba outras duas coisas,

 

Á água só congela quando ela perde calor para o meio em outras palavras quando gelo está se formando ele fornece calor para o ambiente.

 

O gelo quando funde retira calor do ambiente.

 

A formação de mais gelo indica que por alguma razão o ambiente estava mais frio.

 

E não que o gelo formado deixou o ambiente mais frio [deixou até mais quentinho].

 

Agora. Eu me pergunto por qual razão misteriosa que gasto tempo com essas coisas sendo que basta a palavra da comissão da verdade para me deixar profundamente chateado.

 

23r2vk0.png

Link to comment
Share on other sites

GAMBOA,

 

Dois conceitos diferentes encontrados que podem causar confusão, aliás parece que já deu confusão.

 

Sea Ice Area

 

Sea Ice Extent

 

Sea Ice Extente é a área não completamente congelada [sólida] que apresenta no mínimo 15% da área com gelo. Evidentemente maior que a Sea Ice Area.

 

No gif que montei abaixo existe uma linha vermelha que mostra a anomalia em termos de área observe que mesmo sendo amplamente positiva existe regiões com anomalias negativas.

 

Cansei....vou tomar um café.....to be continued.

 

2i1z66u.gif

Link to comment
Share on other sites

Site da MetSul amanhã traz algo interessante. A conferir !

 

OBÁ.....sempre vem coisa boa.

 

Estava fazendo a tradução do artigo de Yu Kosaka & Shang-Ping Xie

 

Recent global-warming hiatus tied to equatorial Pacific surface cooling

 

O qual é um grande passo na direção certa.

 

Percebam o alto índice de correlação 0,97 for 1970/2012

 

É um artigo que concilia bem com as observações da UAH especialmente Jonh Christ e o Spencer,

 

Em geral todos os luckewarmers apresentaram discursos semelhantes com os quais concordo inteiramente na linha eu já sabia.

 

Algumas mensagens já foram postadas tratando do tema no passado.

 

A discussão no momento é sobre a palavra hiato ou pausa.

 

Bom, pelo menos as coisas começaram andar para o lado correto.

 

ABRAÇÃO

 

Despite the continued increase in atmospheric greenhouse gas concentrations, the annual-mean global temperature has not risen in the twenty-first century1, 2, challenging the prevailing view that anthropogenic forcing causes climate warming. Various mechanisms have been proposed for this hiatus in global warming3, 4, 5, 6, but their relative importance has not been quantified, hampering observational estimates of climate sensitivity. Here we show that accounting for recent cooling in the eastern equatorial Pacific reconciles climate simulations and observations. We present a novel method of uncovering mechanisms for global temperature change by prescribing, in addition to radiative forcing, the observed history of sea surface temperature over the central to eastern tropical Pacific in a climate model. Although the surface temperature prescription is limited to only 8.2% of the global surface, our model reproduces the annual-mean global temperature remarkably well with correlation coefficient r = 0.97 for 1970–2012 (which includes the current hiatus and a period of accelerated global warming). Moreover, our simulation captures major seasonal and regional characteristics of the hiatus, including the intensified Walker circulation, the winter cooling in northwestern North America and the prolonged drought in the southern USA. Our results show that the current hiatus is part of natural climate variability, tied specifically to a La-Niña-like decadal cooling. Although similar decadal hiatus events may occur in the future, the multi-decadal warming trend is very likely to continue with greenhouse gas increase.

Link to comment
Share on other sites

Ok, Mafili. Correlação é o centro do seu argumento. Sempre correlação.

 

Agora também no Sea-Ice.

 

Com um xingamento que ainda estou estudando a reação que não houve por parte de NENHUM moderador, vamos lá.

 

Em qual Mafili acreditar?

 

O radical da CORRELAÇÃO ou no BRANDO.

 

O Mafili radical diz isto:

 

Mafili escreveu:

Para a região Sul especificamente as estações do RS as quais tenho acesso a série completa pós 1981 fica evidente a não influência das condições de ENSO no trimestre JJA no quesito temperatura considerando o caráter aleatório muito pronunciado em Agosto.

 

 

Mafili escreveu:

Aleatório as condições de ENSO não apresentam condições estatisticamente robustas para o trimestre JJA devido ao caráter aleatório de agosto e a pouca correlação nos dois meses restantes junho e julho)

 

 

Mafili escreveu:

Nenhum dado consistente com Niño1+2 (aliás,com todos os outros índices da região de ENSO)

 

 

O Mafili radical falava NENHUM. Ao se ver sem saída e com a sua tese afundando neste ano arrumou uma expressão e se tornou o Mafili brando: "não há significância".

 

 

Mafili escreveu:

Os valores corretos são esses: para 48 anos de dados para a temperatura média de Porto Alegre,

Assim o termo correto é não há significância estatística entre as condições presentes em Niño 1+2 e a temperatura média de Porto Alegre no trimestre JJA.

 

 

O Mafili Radical e o Brando se apóiam em apenas um argumento para tudo.

 

CORRELAÇÃO.

 

Se não há correlação matemática, fim de papo.

 

Para ENSO 2013 e 2102 uma grande furada.

 

Em qual correlação o Mafili acredita? Em qual ele se apóia?

 

JJA de POA x Previsão Mafili?

 

Piada.

 

Como o Mafili explica enfim mais um JJA contra a sua correlação????

 

Como o Mafili explica a sua correlação: Vale para Sea-Ice, não vale para ENSO?

 

ENSO positivo em 2012 não vale? ENSO negativo em 2013??? Sea-ice vale???

 

Em qual TESE de corelação do Mafili acreditar???

 

UMA COISA É CERTA:

 

O MAFILI APOIOU A SUA PREVISÃO JJA POA NA SUA CORRELAÇÃO DE ENSO, SE FIZESSE O MESMO PARA SEA-ICE DARIA NA MESMA FURADA.

 

FURADA COMO SUAS PREVISÕES DE ENSO.

 

Sem xingamentos critico a tese, e as suas previsões e correlações que resultam em previsões furadas, pois se apóiam apenas no quantitativo.

 

Esse é o problema de um único argumento.

Link to comment
Share on other sites

Linda imagem....ela aparecia tela inteira cheia de detalhes.

Na legenda diz azimuthal equal - area projection

 

Hoje fui chamado de "sabichão" não considero.

 

Nunca ouvi a expressão "azimuthal equal - area projection" , nunca frequentei uma aula de geografia, e nem usei uma carta nessas latitudes.

 

Poderia pedir ajudar ao Feltrin para me ajudar a calcular as áreas nessas paragens.

 

Porém, sou muito mais que sabichão, sou obstinado o bastante para calcular a área entre os paralelos 50S e 60S utilizando a tal azimuthal equal -area projection simplesmente por que eu prometi para um amigo via telefone como estimar os 15.000.000km^2.

 

Sinceramente não sei fazer isso ...não.

 

Vamos ver o que é possível.

 

http://www.nationsonline.org/oneworld/map/antarctica_map.htm

 

 

Physical Map of Antarctica

 

 

Map is showing the Antarctic circle and the continent of Antarctica with a land area of 14 million km² (280,000 km² ice-free, 13.72 million km² ice-covered), so Antarctica is almost twice the size of Australia (7,617,930 km²), it is the world's fifth-largest continent in area, after Asia, Africa, North America, and South America (see the Americas).

 

Not quite in the center of Antarctica is the South Pole, by convention it is the southernmost point on the surface of the Earth (wherever you would go from here you would go north, somehow). The South Pole is also one of the endpoints of Earth's rotation axis. The South Pole is not really a fixed point, simply because Earth is rotating slightly off-center, our planet 'wobbles' a tiny little bit, scientists call this behavior the Polar motion, it is the movement of Earth's rotational axis across its 'surface', and - the deflection is just a few meters.

 

The nearest countries to Antarctica are South Africa, Australia, New Zealand, Chile and Argentina.

 

On Antarctica there are no cities or villages, 98% of the continent is covered by ice.

 

The map shows also the location of scientific research stations operated by various countries on the continent.

 

You are free to use this map for educational purposes, please refer to the Nations Online Project.

antarctica_map.jpg

Link to comment
Share on other sites

Caio, li tuas considerações.

Não baterei boca e nem discutirei contigo.

 

Quando se trabalha com sistemas caóticos e equações não lineares,

 

muitas soluções se tornam instáveis.

 

Lembre-se a hipóteses devem ser falseáveis e testáveis.

 

Por essa razão você sabe que errei na previsão de POA JJA e também "errei" na previsão de um El Niño em 2011. [ não 2012 ou 2013 que eu me recordo, nem fiz]

 

Que eu me recordo é isso.

 

Agora você como nunca errou [estamos falando dessas coisas aqui, né] e pode ser verdade. Te dou os parabéns.

 

A causa do meu grande erro. [Aliás, já esta feita a previsão para POA JJA/2014....tomarei o cuidado neste ano de fazer ajustes ao longo do período como o CFS, GFS, EWC, MBAR, WRF, UKMET, CANADENSE, POAMA, GLOBAL, COSMOS, ETA, e o mais bonito deles.

 

ImmBeo_w7Hs

Link to comment
Share on other sites

E vai continuar errando.

 

Enquanto se apoiar apenas em correlações.

 

Enquanto o quantitativo for o único caminho e o qualitativo esquecido.

 

Enquanto achar que saber mais é decorar correlações, e não as múltiplas variáveis que afetam o clima.

 

Enquanto o tripé tiver um apoio apenas, vai sempre cair.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Agora 17 invernos memoráveis em POA, todos com Pacífico frio ou muito frio, não significam nada diante do apego matemático do Mafili.

 

 

01JUN1955     -1,5     -1,3     -1,0     -0,7 /
01JUN1956     -0,5     -1,0     -0,9     -0,8
01JUN1962     -1,4     -0,6     -0,4     -0,6 / 
01JUN1967     -1,7     -1,0     -0,8     -1,0 /
01JUN1971     -1,0     -1,0     -1,0     -0,8 /
01JUN1979     -0,3     -0,2     -0,3     -0,2 /
01JUN1975     -1,0     -1,1     -1,3     -1,2 /
01JUN1984     -0,5     -0,7     -0,5     -0,4 / 
01JUN1988     -1,5     -2.0     -1,6     -0,8 / Inverno histórico e duas fortes nevascas 
25JUL1990     -1.1     -0.4      0.1      0.3 / Inverno histórico e recorde de neve.
26JUN1996     -1.8     -0.5     -0.2     -0.2 / Inverno constante, potentes erupções de ar frio e grande episódio de neve nesta data.
28JUL1999     -1.0     -1.0     -1.0     -0.9 / Inverno constante e longo, recorde de geadas, neve mais precoce registrada e intensa erupção em agosto.
12JUL2000     -1.2     -0.5     -0.5     -0.7 / Inverno com miolo histórico e episódio memorável nesta data.
25JUL2007     -1.0     -1.0     -0.5      0.1 / Inverno muito constante no RS e SC.
04AUG2010     -1.5     -1.3     -1.2     -1.0 / Inverno na média, agosto mais frio da história em POA e neve intensa nesta data.
17AUG2011     -0.1     -0.5     -0.8     -0.4 / Inverno abaixo da média no RS e SC, frio constante em junho e fortes ondas de ar frio em agosto.
22JUL2013     -1.5     -0.8     -0.2     -0.0 / JJA abaixo da média em POA e São Joaquim. Nevadas históricas em julho e agosto.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

Agora 17 invernos memoráveis em POA, todos com Pacífico frio ou muito frio, não significam nada diante do apego matemático do Mafili.

 

Vou responder.....mas se a tua turma aparecer (conversar pode) para trolar não....veremos.

 

Veja o período que Niño 1+2

 

esteve negativo,

 

Assim, no trimestre JJA de 2013.

 

de 01/06/2013 a 15/07/2013.....a temperatura esteve acima da média para Niño 1+2 (negativo)

 

de 16/07/2013 a 31/08/2013.....a temperatura esteve abaixo da média para o mesmo Niño 1+2 (negativo)

 

Acho que está esclarecido o que está ocorrendo por aqui.

 

5e50130855db58d5bd6c563881ca9c3e.jpg

Link to comment
Share on other sites

Estranho,

 

Estava comentando com um amigo hoje a relativa e surpreendente quantidade de papers publicados em jornais que são os bastiões do aquecimento global antropogênico.

 

Devido a falta de aquecimento global estatisticamente significativo nos últimos 17 anos e o contínuo aumento da concentração de C02,

 

Neste exemplo, Os autores valorizam o dataset HadCRUT4 natural [mas que realmente tem suas vantagens] para chegar a mesma conclusão daquilo que estamos sabendo há muitos anos. Que as condições de ENSO são cumulativas e aqui são explicitadas em termos de SOI com lag de 4 meses até outras "distâncias" maiores. Mais um que segue na linha daquilo que já sabíamos a atmosfera é governada pelos oceanos e ENSO é fundamental.

 

Claro que se busca correlações é a forma matemática de expressar.

 

O estranho: quando falei com o Ronaldo sobre isto à tarde. Ele me disse: Estão procurando uma saída honrosa para a confusão.

 

Horas depois eu li sobre o mesmo tema: [...... mas a recente série de "Não é tão ruim quanto pensávamos" papers sugere-me uma tentativa de construir uma rota de fuga.]

 

Abstract:

 

Update of the Chronology of Natural Signals in the Near-Surface Mean Global Temperature Record and the Southern Oscillation Index

 

Author(s)

Chris R. de Freitas, John D. McLean

ABSTRACT

Time series for the Southern Oscillation Index and mean global near surface temperature anomalies are compared for the 1950 to 2012 period using recently released HadCRU4 data. The method avoids a focused statistical analysis of the data, in part because the study deals with smoothed data, which means there is the danger of spurious correlations, and in part because the El Ni?o Southern Oscillation is a cyclical phenomenon of irregular period. In these situations the results of regression analysis or similar statistical evaluation can be misleading. With the potential controversy arising over a particular statistical analysis removed, the findings indicate that El Nino-Southern Oscillation exercises a major influence on mean global temperature. The results show the potential of natural forcing mechanisms to account for mean global temperature variation, although the extent of the influence is difficult to quantify from among the variability of short-term influences.

 

 

 

PDF AQUI

Link to comment
Share on other sites

Esclarecido.

 

17 anos contra metade de JJA em uma única área com as outras aquecidas de um único ano.

 

Bela argumentação! Dá uns 17 x 0,3.

 

Agora é quase brincadeira.

 

Correção 16 x 1 já é um começo.... :mail:

 

==========================

 

Agora quase sério,

 

A ausência de aquecimento nos últimos e contínuo aumento das concentrações de C02......criou-se uma nova expressão " hiato de aquecimento"

 

QUEM???...QUEM????

 

The Guardian,

 

mas como The Guardian é órgão de imprensa....você podem ler a matéria no tópico mídia...neste mesmo fórum em instantes.

 

Global-temperature-rise-001.jpg

Link to comment
Share on other sites

Assim, no trimestre JJA de 2013.

 

de 01/06/2013 a 15/07/2013.....a temperatura esteve acima da média para Niño 1+2 (negativo)

 

de 16/07/2013 a 31/08/2013.....a temperatura esteve abaixo da média para o mesmo Niño 1+2 (negativo)

 

Revisa isso aí. Ficou abaixo o inverno todo.

 

Tá certo.

 

A anomalia de POA em junho foi +0,3ºC....Segundo mensagem de Alexandre Aguiar

 

e os primeiros 15 dias de julho também foi positivo.[ aqui eu preciso achar as continhas]

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Assim, no trimestre JJA de 2013.

 

de 01/06/2013 a 15/07/2013.....a temperatura esteve acima da média para Niño 1+2 (negativo)

 

de 16/07/2013 a 31/08/2013.....a temperatura esteve abaixo da média para o mesmo Niño 1+2 (negativo)

 

Revisa isso aí. Ficou abaixo o inverno todo.

 

Tá certo.

 

A anomalia de POA em junho foi +0,3ºC....Segundo mensagem de Alexandre Aguiar

 

e os primeiros 15 dias de julho também foi positivo.[ aqui eu preciso achar as continhas]

 

Abraços

 

Desculpa, pensei que tu referias EXCLUSIVAMENTE à anomalia de TSM, esta sempre negativa.

 

Quanto à temperatura no RS: junho (grande variabilidade e perto da média com anomalias positivas e negativas), julho (quente primeira metade e gelada segunda metade) e agosto (maior parte muito frio com calor esporádico e comum nesta época). Sugestão, Mafili, olha quando negativou TSM e considera o lag. Estás ignorando o lag em prol do teu argumento.

Link to comment
Share on other sites

lag positive: PORTO ALEGRE lagging Niño 1+2

 

lag -5 meses e lag +5 meses

 

correlação 0,144

correlação 0,024

 

número de anos 58

 

Intervalo de confidência 95% -0,18....0,37

 

pode-se [com cautela] interpretar assim existe uma correlação fraca não estatisticamente significante.

 

Em compensação como esperado é uma péssima ideia utilizar a temperatura de POA em agosto como preditor de Niño 1+2 após 5 meses. Neste ponto creio que não haverá discussão.

 

Pelo menos os americanos certamente não utilizarão o PADRÃO BRASILEIRO

 

ABRAÇOS amistosos

 

NINO12 Aug -5 0.144 58 -0.18... 0.37

 

NINO12 Aug 5 0.024 58 -0.23... 0.26

Link to comment
Share on other sites

Se tiverem alguma dúvida que ENSO esteve quente em 2012, aí estão os dados. Temperatura e anomalia de Nino 1+2, 3, 3.4 e 4.

 

02MAY2012     26.3 1.6     27.4 0.1     27.7-0.1     28.4-0.2
09MAY2012     25.7 1.2     27.3 0.1     27.8 0.0     28.4-0.3
16MAY2012     25.2 1.0     27.2 0.1     27.8 0.0     28.5-0.3
23MAY2012     24.8 0.9     27.1 0.2     27.8 0.0     28.6-0.2
30MAY2012     24.5 0.9     27.2 0.4     27.9 0.2     28.7-0.1
06JUN2012     24.7 1.5     27.1 0.4     27.8 0.1     28.6-0.2
13JUN2012     24.4 1.5     27.1 0.6     27.9 0.3     28.6-0.2
20JUN2012     24.3 1.7     27.1 0.8     28.0 0.4     28.8 0.0
27JUN2012     23.8 1.5     27.1 0.9     28.1 0.6     28.9 0.0
04JUL2012     23.2 1.1     26.8 0.8     27.9 0.5     28.8 0.0
11JUL2012     22.6 0.8     26.6 0.8     27.7 0.4     28.8 0.0
18JUL2012     22.6 1.1     26.5 0.9     27.7 0.5     28.8 0.0
25JUL2012     22.0 0.7     26.4 1.0     27.7 0.6     28.9 0.1
01AUG2012     21.6 0.5     26.1 0.9     27.6 0.6     29.0 0.3
08AUG2012     20.9 0.0     25.9 0.8     27.7 0.8     29.1 0.4
15AUG2012     20.8 0.1     25.6 0.6     27.4 0.6     29.1 0.4
22AUG2012     21.0 0.4     25.5 0.5     27.4 0.6     29.1 0.4
29AUG2012     20.3-0.2     25.6 0.7     27.7 0.9     29.1 0.5

 

 

Portanto 17 X 0, Mafili.

 

ENSO quente em 2012, JJA acima da média em POA.

 

Olhem agora 2013, JJA frio, eventos pontuais de frio e POA abaixo da média:

 

01MAY2013     23.6-1.2     26.9-0.4     27.8 0.0     28.7 0.0
08MAY2013     22.9-1.6     26.7-0.5     27.7-0.1     28.7 0.0
15MAY2013     23.2-1.1     26.5-0.6     27.5-0.4     28.6-0.2
22MAY2013     22.3-1.6     25.9-1.0     27.4-0.4     28.7-0.1
29MAY2013     21.5-2.1     25.9-0.9     27.5-0.2     28.8 0.0
05JUN2013     22.0-1.3     25.9-0.8     27.5-0.2     28.8 0.0
12JUN2013     21.9-1.1     25.9-0.6     27.5-0.2     28.8-0.1
19JUN2013     21.1-1.6     25.7-0.7     27.3-0.3     28.6-0.2
26JUN2013     20.5-1.9     25.6-0.6     27.4-0.1     28.8 0.0
03JUL2013     20.6-1.5     25.4-0.5     27.2-0.2     28.8 0.0
10JUL2013     20.5-1.3     25.0-0.8     26.9-0.4     28.8 0.0
17JUL2013     20.1-1.5     24.8-0.8     26.8-0.4     28.7-0.1
24JUL2013     20.3-1.1     24.9-0.6     26.8-0.3     28.7-0.1
31JUL2013     19.8-1.3     24.6-0.8     26.8-0.2     28.7 0.0
07AUG2013     19.8-1.1     24.5-0.7     26.7-0.3     28.6-0.1
14AUG2013     19.6-1.1     24.4-0.7     26.4-0.4     28.7 0.0
21AUG2013     19.9-0.8     24.4-0.6     26.4-0.4     28.7 0.0
28AUG2013     19.4-1.1     24.5-0.5     26.7-0.1     28.9 0.2

 

Goleada.

Link to comment
Share on other sites

Espero ter esclarecido a questão do lag. Existe um aspecto interessante do não estatisticamente significativo no intervalo de confidência de 95%,

 

Intervalo de confidência 95% -0,18....0,37

 

Pode-se compreender que 18% estarão anticorrelacionados e 37% correlacionados....tecnicamente não robusto [fraquinho demais]....como não sou bom com as palavras.

 

Como o querido Alexandre disse; 2013 quem deu cartas não foi o Pacífico [para a região em debate].

 

Inspirado nos recentes trabalhos publicados vou tentar fazer os mesmos levantamento no dataset Had4....talvez apareça algum sinal promissor...inclusive com diversos lags.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Novamente off topic

 

E segue também em off, reanálise e dados.

 

Caco e Marcos...qualifico no primeiro momento de sabotagem....discutir agosto em setembro....?????

 

Vamos ver se a moderação coloca as mensagens indevidas no local correto.

 

========================================================================================

 

Bom, vamos seguir a panela de Porto Alegre,

 

segundo o meu roteiro o próximo depois de vc ....varia....depende...é tipo marcação por zona.

 

veja a anomalia de 2012.

 

se assim fosse.....qual a ice extent em agosto de 2012?

 

A resposta está no gráfico abaixo.

 

2012 foi um ano tão "bom" para sea ice extent lá no polo sul QUANTO 2013.

 

INFELIZMENTE....

 

Não faz sentido...absolutamente não faz sentido.

 

O problema não é este...o problema é que os amigos do fórum que não acompanham as sea area extent ou sea area [ são coisas diferentes] começam a acreditar nessas sandices...e o pior começam a torcer por coisas sem sentidos.

 

Um cadinho mais de responsabilidade.

 

Abraços

Como acreditar em "sandices"? Não estou acreditando em coisa alguma com base num variável. Isso é apenas boa perspectiva para o frio, mas eu sei que a Antártida NÃO é a única variável para o frio. Tanto é que o gráfico que tu mesmo colocastes comprova isso, que a extensão do gelo em ago/2012 era quase a mesma da de agosto desse ano.

 

E torcer não há problema algum. Para quem teve o horror de calor de 2012, com temperatura altas praticamente contínuas de janeiro e maio e agosto e dezembro com registros históricos de calor e o ano MAIS QUENTE da história em POA, é quase um dever fazer uma torcida. O BAZ não é apenas um fórum de meteorologia. É de amantes do frio também, onde todos os amantes da meteorologia são muito bem vindos.

 

Ademais, fui bem claro no meu comentário final: fiz a aposta de setembro apenas no "feeling", "sem base científica" (sic) porque não estou por dentro das variáveis climáticas do planeta nesse mês e, confesso, não entendo muito do assunto como possa parecer.

 

Abraços sem "feeling"!

Link to comment
Share on other sites

Como o querido Alexandre disse; 2013 quem deu cartas não foi o Pacífico [para a região em debate].

 

 

Quem deu as cartas em todos esses anos, El Nino?

 

01JUN1955     -1,5     -1,3     -1,0     -0,7 /
01JUN1956     -0,5     -1,0     -0,9     -0,8
01JUN1962     -1,4     -0,6     -0,4     -0,6 / 
01JUN1967     -1,7     -1,0     -0,8     -1,0 /
01JUN1971     -1,0     -1,0     -1,0     -0,8 /
01JUN1979     -0,3     -0,2     -0,3     -0,2 /
01JUN1975     -1,0     -1,1     -1,3     -1,2 /
01JUN1984     -0,5     -0,7     -0,5     -0,4 / 
01JUN1988     -1,5     -2.0     -1,6     -0,8 / Inverno histórico e duas fortes nevascas 
25JUL1990     -1.1     -0.4      0.1      0.3 / Inverno histórico e recorde de neve.
26JUN1996     -1.8     -0.5     -0.2     -0.2 / Inverno constante, potentes erupções de ar frio e grande episódio de neve nesta data.
28JUL1999     -1.0     -1.0     -1.0     -0.9 / Inverno constante e longo, recorde de geadas, neve mais precoce registrada e intensa erupção em agosto.
12JUL2000     -1.2     -0.5     -0.5     -0.7 / Inverno com miolo histórico e episódio memorável nesta data.
25JUL2007     -1.0     -1.0     -0.5      0.1 / Inverno muito constante no RS e SC.
04AUG2010     -1.5     -1.3     -1.2     -1.0 / Inverno na média, agosto mais frio da história em POA e neve intensa nesta data.
17AUG2011     -0.1     -0.5     -0.8     -0.4 / Inverno abaixo da média no RS e SC, frio constante em junho e fortes ondas de ar frio em agosto.
22JUL2013     -1.5     -0.8     -0.2     -0.0 / JJA abaixo da média em POA e São Joaquim. Nevadas históricas em julho e agosto.

 

 

Este 2013 bem atual, bem na lata.

Link to comment
Share on other sites

Caio César escreveu:

Por alguns especialistas os anos análogos para esta temporada de furacões são: 1950,1955,1996,1999 e 2008. Para mim, apenas pelas condições do pacífico, 1974, 2008 e 1996 são os mais semelhantes. Em todos os análogos (furacão e pacífico) temos anos com boas lembranças para o nosso inverno. Vamos torcer!

 

 

Análogos da previsão

 

mFiTc1D.png

 

tOKRamk.png

 

LMI5c4X.png

 

 

Realidade 2013

 

LJc41PD.png

Link to comment
Share on other sites

Previsão climática de longo prazo lançada por mim em 19 de abril de 2013:

 

 

Todos esses fatores postos na mesa me levam a conclusão (novamente com viés de otimismo) de que apesar da pouca convergência entre os modelos globais (principalmente padrão Europeu) para ENSO (não aleatório para outono-inverno) podemos verificar que:

 

- Estabilidade o Japonês quanto ao pacífico frio.

 

- Construção dos análogos por pacífico frio.

 

- CFS e IRI na pior das hipóteses em neutralidade.

 

- Previsão de SST abaixo da média no Prata/costa gaúcha durante o outono-inverno pelos modelos citados. Convergência mantida e muito importante.

 

- Padrão de gelo (sea-ice) na Antártida refletindo grande estoque de ar frio sendo guardado no pólo.

 

- Padrão da AAO que tende a ser quebrado em algum momento pelo grande período já observado em padrão positivo.

 

- Quebra de padrão possivelmente refletida pela dica observada no início com anomalias muito altas na T2m sobre boa parte da região Antártida tanto pelo Japonês quanto pelo CFS..

 

- Refletindo a entrada de ar mais aquecido, possivelmente demonstrando liberação deste ar frio pela quebra de padrão com um jato polar mais enfraquecido.

 

- Sendo o padrão quebrado, o jato polar deverá liberar ar muito gelado do extremo sul para as médias latitudes.

 

- Fazendo a fábrica de MP's mostrar a sua força em algum momento não muito distante.

 

Pelos revisão dos dados analisados hoje mantenho a idéia de que este outono-inverno pode apresentar um padrão de erupções de ar frio mais fortes que o normal, com mais chances de um padrão de temperaturas entre ligeiramente abaixo a abaixo da média histórica. Podendo novamente um mês do outono apresentar um período de forte resfriamento maior do que o comumente observado.

 

Na verdade em 27/03 já dei o primeiro palpite:

 

Pelos dados analisados hoje penso que este outono-inverno pode apresentar um padrão de erupções de ar frio mais fortes que o normal, com mais chances de um padrão de temperaturas entre ligeiramente abaixo a abaixo da média histórica. Podendo um mês já do outono apresentar um período de forte resfriamento maior do que o comumente observado.
Link to comment
Share on other sites

Só para registrar a eficiência do Japonês frente ao Europeu

 

Japonês o primeiro a captar este JJA de pacífico frio ainda em março:

 

ssta.nino3.4.fcst.2-yr.1mar2013.gif

 

Sob as minhas reiteradas suspeitas de que estava warm-biased o Europeu dava aquecimento do pacífico ainda em junho!!!! Veja o prognóstico em vermelho e a realidade em pontilhados:

 

Junho

 

nino_plumes_public_s4!3.4!plumes!201306!chart.gif

 

Maio

 

nino_plumes_public_s4!3.4!plumes!201305!chart.gif

 

 

Abril

 

nino_plumes_public_s434plumes201304chart_zpsf599f2e6.gif

 

 

E o Japonês que foi a minha aposta e me ajudou na resposta ao Caco em 23 de abril:

 

Estamos atravessando a chamada "zona de imprevisibilidade". Ou seja, é a época o ano em que os modelos não conseguem captar com confiabilidade a tendência de ENSO. Há modelos indo por El Nino, como o caso do Europeu. E há modelos indo por La Nina, como o caso do Japonês. Dois excelentes modelos, e agora?

 

Agora é observar que a tendência da média do IRI, que dificilmente erra, vai por neutralidade.

 

Observar também que o Europeu, como já observei, está mostrando viés aquecido em relação aos seus últimos prognósticos.

 

E que o Japonês tem bom skill nesta época do ano, sendo um dos únicos apostando em La Nina.

 

Com a PDO negativa, vejo poucas chances de El Nino aparecer.

 

Cenário, portanto, cercado de incerteza. Mas na média, se nada sair dos trilhos, penso que até 22/07 deve manter a neutralidade, com maior chance de Nino 1+2 apresentar anomalias negativas.

 

Portanto, La Nada fria até o momento nesta zona imprevisível.

Link to comment
Share on other sites

Mensagem 1.

 

Vamos lá,

 

Se eu tenho um copo com água e quero transformar essa água em gelo.

 

É necessário retirar calor (energia) dessa água [retira-se calor sensível até chegar a 0ºC e depois retira-se o calor latente]

 

Assim, No processo de formação de gelo nos polos há liberação de energia na forma de calor para o ambiente.

 

Sinceramente, não creio que seja de difícil compreensão basta observar o funcionamento de uma geladeira como aquece o ambiente.

 

Neste ponto é física e não há necessidade de nenhuma correlação.

 

Certamente este é um fator infelizmente não é o único a atuar nos polos, temos variações de correntes marinhas [que transportam muita energia] temos variações de ventos [que transportam muita energia] além do fato que ventos alteram as correntes e as correntes alteram os ventos.

 

Além de outros fatores que eu não faço a menor ideia.

 

E claro o total da área considerada passa fácil dos 35.000.000 km^2.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mensagem 2,

O gráfico abaixo da UAH (universidade do Alabama Huntsville).

Mostra a LT (baixa troposfera)

Eu prefiro a baixa troposfera, pois lá não há baixadas, topos, pessoas, fotos bonitas, montanhas, e demais fatores que adoramos discutir.

Percebam que é claro o aquecimento da atmosfera sobre o polo sul.

É fácil perceber duas coisas ,

Concentrem-se no hemisfério sul.

1- Uma enorme hot spot sobre a Austrália.

2- Uma cold spot sobre uma parte da América do Sul alcançando a África,

em agosto de 2013.

 

serv61.png

Link to comment
Share on other sites

Mensagem 3,

 

Weel, Mafili. Se as coisas fossem simples assim, como eu explicaria 2012 para "quase" a mesma área de gelo.

 

Percebe-se claramente que as temperaturas no polo sul estão distribuídas de modo muito diferente que em 2013 para a mesma cobertura de gelo.

 

E agora temos uma distribuição diferente da hot spot.

 

1- Uma hot spot localizada no sul Costa Atlântica da América do Sul.

 

2- Uma cold spot na Austrália.

 

2w72wpy.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mensagem 4

 

As temperaturas para o hemisfério sul mostram a mesma ordem de grandeza tanto em 2012 como em 2013. [2013 um tequinho menor]

 

Ambas corroborando a "pausa" ou hiato do aquecimento global.

 

Ambas coerentes com a cobertura de gelo. Para o Hemisferio Sul faz sentido pois, é o planet aqua.

 

 

Temperatura UAH agosto de 2013:

Southern Hemisphere: +0.21 C (about 0.39 degrees Fahrenheit) above 30-year average for August.

 

Temperatura UAH agosto de 2012:

Southern Hemisphere: +0.31 C (about 0.56 degrees Fahrenheit) above 30-year average for August.

Link to comment
Share on other sites

Mensagem 5

Considerações iniciais,

Creio que o meu ponto de vista foi apresentado.

 

Muitos podem discordar afinal não sou membro do ministério da verdade [ expressão utilizada para os aquecimentista juramentados]

 

Não vejo até o momento evidência que a cobertura de gelo per si justifique a distribuição de hot spot ao longo hemisfério sul.

 

Não vejo evidência na interferência da temperatura diária em alguma estação localizada no Brazil.

 

Vejo claramente que há para as mesmas condições iniciais de cobertura de gelo diferentes soluções quanto a intensidade e distribuição dos hotspots.

 

Certamente a distribuição das hot spots está associado ao modo polar sul do qual a AAO é um dos componentes porém, não o único.

 

Aumentando as observações e melhorando a qualidade dos dados recebidos talvez possamos melhorar a compreensão das hot spots ao longo do inverno no hemisfério sul.

 

As medições da temperatura por satélites do polo sul não mostram nenhuma tendência de aquecimento pelo contrário um minúsculo resfriamento decadal (gráfico 2)

 

O que me leva a concluir que não houve aquecimento no polo sul como um todo, claro que um local aqueceu ( península ) e outros resfriaram.

 

Aproveitando que hoje a extensão de gelo 2012 por coincidência é igual a 2013.

 

29fvv2v.png

Link to comment
Share on other sites

Resumindo: maior gelo na antártida tem a ver com perda de calor do centro do polo sul?

 

Excluindo as considerações sobre ventos e correntes marinhas,

 

SIM

 

É o paraíso para a grande parte dos amigos daqui,

 

SECO, Montanhas que passam dos 3000 m fácil,a estação Vostok está a 3400m, e creio que o pico mais alta passa de 5000m, uma manto de gelo de ate 2000 m de espessura.

 

Agora imagine o paraíso uma noite de 180 dias com tempo seco.

 

É o velho desenho o calor (energia = motor) entra pelo equador e sai pelo radiador (polos). [o excesso]

 

O calor è lançado ao espaço.

 

A situação do polo sul aparentemente é confortável.....uma área imensa e inexplorada.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

MENSAGEM.....zero....PARA MARCAR O INÍCIO....Espero que seja proveitosa e bem mais compreensivas que as que eu me envolvo de modo geral.

Ao que eu saiba a resposta da AAO para a minha região é um pouco atrasada, algo como duas semanas. Ou estou enganado? Caso esteja certo, então o índice da AAO não corresponde ao comportamento da temperatura aqui no mesmo período.

 

Abraços climáticos!

 

Marcos.....deixarei a resposta no tópico de ENSO......que trata destas coisas.

 

Por favor.....desarme o espírito para podermos conversar em paz.

 

Não sei vc está enganado.....espero que vc entenda meu ponto de vista nas respostas.

 

È que eu gasto muito tempo sobre o tema....

 

Abraços Temáticos

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO (Acompanhamento) 2013-2016
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.