Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Climatologia, Resumos mensais, desvios, médias...


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 357
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mafili a normal climatologica 1991-2011 do Afonso Pena é 17,5...

 

 

E no caso do Afonso Pena não existe a desculpa da mudança de estação. Mas é claro que houve urbanização também em São

José dos Pinhais e isso tem de ser considerado.

Entretanto, a urbanização que houve em São José dos Pinhais desde 1960 até hoje, Curitiba já tinha EM 1960 e isso também deve ser

considerado.

De todo modo, a tendência é também de aquecimento contínuo também na estação do Afonso Pena!

Veja, 17,5º entre 1991 e 2011 e 16,7º entre 1931/60 não é pouca coisa! São 0,8ºC de diferença!

Porto Alegre, mesmo tendo se urbanizado antes que Curitiba, é uma cidade de 1,4 milhões de habitantes incluídos numa conturbação

de 3,0 milhões de habitantes, e, mesmo assim, as médias praticamente não se alteraram nos últimos 60 anos!

Não sabia que a estação do Afonso Pena havia se aquecido tão fortemente.

E em 2013, ano em que a dinâmica diferiu profundamente do padrão pós 2000 no sul do Brasil, para desespero do Mafili e

alegria minha (calma Mafili, que é só um ano em 13, por enquanto...), janeiro, julho e agosto estão, TEIMO praticamente

dentro da normal histórica em Curitiba (no que tange às temperaturas médias), e, coincidência ou não, A NEVE ESTÁ DE VOLTA

AO SUL DO BRASIL!

EU SEMPRE AFIRMEI QUE HOUVE SIM UMA MUDANÇA NA DINÂMICA CLIMÁTICA NOS ÚLTIMOS 13 ANOS APROXIMADAMENTE, QUE

FEZ SUBIREM AS MÉDIAS TÉRMICAS NO PARANÁ E NO SUDESTE, E FUZILOU A NEVE MAIS AO SUL DO BRASIL.

EM 2013, NEVE EM SC E RS (E TAMBÉM NO PARANÁ), E MÉDIAS DENTRO DO HISTÓRICO NO PARANÁ, NO QUE TANGE ÀS TEMPERATURAS.

MESMO OS MESES QUENTES DE 2013, EM CURITIBA, NÃO FORAM ABERRAÇÕES, MUITO LONGE DISSO!

TORÇO PARA QUE CARLOS MOLION ESTEJA CERTO E QUE, O NÍTIDO AQUECIMENTO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS ESTEJA TENDO O SEU TERMO,

E QUE VOLTEMOS A UM PERÍODO MAIS FRIO! E TENHO DITO!

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias a normal climatologica 1991-2011 [do Inmet calculada pelo Aldo Santos] anual 17,6°C

 

Mafili..pelas normais do Afonso Pena e o CP e do Bacacheri....são praticamente iguais...Então é mito Pinhais ser mais frio (media) que o Inmet..?

 

AGORA ENTENDI!

Inclusive isso evidencia que atribuir à mera urbanização o nítido aquecimento em Curitiba, também é mito!

Qualquer um que morou em Curitiba por tanto tempo como eu morei (mais de 30 anos!), sabe que a dinâmica mudou, especialmente nos meses de inverno

em que os veranicos se tornaram muito mais recorrentes e prolongados. 2013 foi uma felicíssima exceção!

Link to comment
Share on other sites

Querido , Michel.

 

Se a normal 61/90 do Inmet em Curitiba é igual a do Afonso Pena 61/90...diferença 0,2ºC

 

Se a "normal" 91/11 do Inmet em Curitiba é igual a do Afonso Pena 91/11.....diferença 0,1ºC

 

Posso te afirmar que diferença da normal 61/2011 do Inmet [série estendida] quando comparada com série estendida do Afonso Pena 61/11.

 

Não ultrapassa 0,2 ºC.

 

Conclusão: O que aconteceu no Inmet aconteceu igualzinho no Afonso Pena [exceto e o aeroporto mudou de lugar].

 

As duas estações reportam as mesmas coisas nos mesmos períodos.

 

O mito detonado foi que a normal 61/90 não era válida por ter sido obtida em dois locais diferente.

 

Agora temos estudiosos aqui do clima de Curitiba que lançaram argumentos para explicar porque outros locais são mais frios e outros mais quentes.

 

O ponto não é este.

 

Eu valido a normal 61/90.....

 

O correto seria utilizar a 1980/2011.....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu não vou perder essa mensagem...no futuro...muito útil e matutativa.

 

E nem o link para o tópico "Normal" 1991-2011 - Curitiba ...CRIAÇÃO do admirável Aldo Santos,

Onde é claro espero ouvir o mesmo tipo de resposta.

Espero que tenham entendido o ponto central.

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=117&t=15019&p=356074&hilit=normal+91+11+aldo+curitiba#p356074

Aldo isso acontece muito aqui no bairro de Pedreira , muitas vezes a garoa/chuva fraca só vai até o Jabaquara , depois percebe-se o asfalto secando ao longo do caminho , ontem e hj garoa o dia todo , ora molha o asfalto , ora não . Acredito que ai na ZN não está garoando . Porém perdemos feio para as chuvas de verão , quando a cidade inteira mergulha no caos e nos ficamos aqui na garoa ou chuva fraca e as vezes nem ao menos chove . As ilhas de calor desconfigurou o clima de Sã o Paulo .

Média anual de chuvas no IAG:

1931-1960: 1.238,5 mm

1961-1990: 1.442,8 mm

1991-2011: 1.556,5 mm

 

Idem Mirante:

1931-1960: 1.425,3 mm

1961-1990: 1.454,8 mm

1991-2012: 1.686,4 mm

 

Dados para "matutar"...

Link to comment
Share on other sites

No inverno "climático" [odeio esta expressão...mas é utilizada]

Os bancos de dados diferentes começam a mostrar os mesmo resultados

 

de 01/05/2013 a 01/09/2013.

2gx4dx4.gif

 

 

JJA com ENSO frio e Nino 1+2 especialmente.

 

Hmmmm deixe me ver. Se não me falha a memória...

 

Essa lenda está difícil de matar.

 

Qual lenda mesmo? Da correlação ou a da realidade, de JJA 2013?

 

Para o Mafili e sua previsão uma grande furada.

 

Para a tese de se fiar a correlação, mais uma decepção.

 

Para quem olha o qualitativo, mais uma confirmação.

 

Silêncio...

Link to comment
Share on other sites

No inverno "climático" [odeio esta expressão...mas é utilizada]

Os bancos de dados diferentes começam a mostrar os mesmo resultados

 

de 01/05/2013 a 01/09/2013.

2gx4dx4.gif

 

 

JJA com ENSO frio e Nino 1+2 especialmente.

 

Hmmmm deixe me ver. Se não me falha a memória...

 

Essa lenda está difícil de matar.

 

Qual lenda mesmo? Da correlação ou a da realidade, de JJA 2013?

 

 

 

Para o Mafili e sua previsão uma grande furada.

 

Para a tese de se fiar a correlação, mais uma decepção.

 

Para quem olha o qualitativo, mais uma confirmação.

 

Silêncio...

 

Senhor, Dai-me paz....E a voz ecou no caminho de Damasco....Sim, Mafili....E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Mafili, Mafili, por que me persegues?

Atos 9:4

 

E o céus se abriram .....

 

EXYtlufTSYw

Link to comment
Share on other sites

Caros amigos, por favor, principalmente ao amigo Carlos, não me entendam mal. Essa busca incessante do Graal brasileiro, de lugar mais frio , perdoe-me é uma fria sem tamanho. Tudo bem, tem interesse, mas Carlos, uma simples conversa e você perceberá que a minha intenção não é puxar brasa para nenhum lugar. Seria totalmente contrário ao que penso e luto em mudar. Não tenho dúvida nenhuma que do ponto de vista de local, a estação do PNI do Itatiaia é a mais fria. Mas amigo, é como sexo com as mãos, diverte, alivia, mas não é a mesma coisa, se não ver os demais elementos e perdoe-me, mais uma vez, o Sistema Divisor de Águas Canoas -Pelotas, dá de 10 para quem procura ver um pouco mais que apenas números.

 

Claro, amigo Carlos, que comparações, precisam de anos, mais que 30 e desejo apenas fazer a observação que Urupema- Ausentes, Jardim da Serra tem efeito hoje e para comparar mínimas apenas, vamos ter que esperar um, dois dias, até que frente fria chegue por lá. Mas é como vinho, como pessoas, tem sentido comparar o incomparável?

 

Agora amigo, se você olhar apenas para números, vamos lá, para o dia 27 e 28 de Agosto, em Urupema. Como o frio foi de altitude, os 12 termometros não mostraram variações maiores de 2/3 graus. Para os registros oficiais, Urupema, teve naquele dia cerca de -0,5 grau. Nevoeiro e sem geada. Já no Morro do Campo Novo (vulgo Torres ou das Antenas), -2.8 graus e aqui Carlos, reside o meu foco. Havia de tudo. Neve, Sincelo, resquícios de Chuva Congelante, mistura de sincelo e neve, vento de assobiar fino, sensação térmica muito baixa, pingentes de meio m de gelo, nevoeiro, sendo na véspera graupel, sleet e pasmem, que fiquei, geada também.

 

Caro amigo Carlos, eu que fiz creio um dos maiores elogios as suas médias, não se sinta ofendido. Não tenho alma para isso, mas amigo, não seja tão rude com as palavras. Não coloque na minha boca pensamentos que não tenho ou tive. O PNI é outro clima, mais seco e frio pela altitude e tem todos os méritos climáticos e comparar é desconhecer a nossa história natural.

 

Segundo, em termos de locais, SC tem vários ainda “desconhecidos” e lhes dou um agora: Campos dos Padres, sede da fazenda dos Sr. Jair Philipi, 1620 m, porem rodeados pelo Morro da Boa Vista (supostamente o mais alto de SC- acho que é o Morro da Igreja por cm- estimativa de 1827 m, ao N, pelo M do Chapéu (antiga medição de 1811m, acho que é menos). Pelo E, Morro dos Campos dos Padres, 1790 m estimados, Morro do Jesuítas (1785 m) etc. Atenção, sede, tem moradores e é uma grande depressão com duas saídas, uma delas as nascentes do Rio Canoas, outra, a W, pelo rio que ainda não sei o nem (mas creio afluente do Rio Khul) em meio a morros circundantes. Tem tudo para ser um dos pontos mais frios do Brasil.

 

Amigo Carlos, não vamos comparar, mas olhar com atenção ao que cada tem e isso, é a essência.Não podemos guerrear com palavras num país, que tanto desconhece de sua história natural e esse é o caminho mais rápido para se perder, inclusive, antes de se conhecer.

 

Jamais, insisto, já que entrei na idade da redundância, ousarei comparar ou entrar numa disputa de o local mais frio. Para que, amigo? Leva aonde? Não desprezo os números, mas vamos ao debate: Todas as estações brasileiras estão na mesma altura (entre 1,5 e 2 m). Todas estão calibradas,. Todas tem a mesma sensibilidade. Todas, representam a diversidade brasileira. Todas estão localizadas em padrões da OMM. Besteira tudo o que está escrito atrás. Besteira. Enquanto as estações não tiverem imagens, serão apenas números. O que seria a neve de 22-23-24 de Julho sem imagens? Traduza apenas em números. Vamos mais. Conversei com um dos centros meteorológicos, cercado com muita tecnologia do Sul do Brasil, com um dos principais meteorologistas e fiz a pergunta: quantas estações podem ser consideradas calibradas? Nenhuma! Mas como assim.? Precisamos muitas vezes de uma estação convencional para balizarmos! Mas se a os termômetros estão a 1,75 m, como posso compará-la com outra, que tenha uma altura distinta.? Sim, mas você dirá que os termômetros são calibrados de tempos em tempos. Mas amigo, diga-me lá, aonde foram parar os dados de Xanxere (INMET)? Quer dizer que você não confia nos dados extremos de Xanxere? Não, por favor, mas há algo. Porque nunca se repetiu, nem mesmo, -6, -7 graus, coisa que uma das estações esquecidas de SC, faz com freqüência (Ponte Serrada) vizinha a Palmas.

Quando o Diego colocou uma automática nos Campos de Palmas, deixamos de suposições e aos poucos (Coutinho, CIRAM), passaram a olhar, que a continentalidade pode fazer enorme diferença, como o fez no dia 28 de Agosto, com -4.3, menos da Araucarialandia. Mas a continentalidade, por números explica? Nem a pau!

 

 

Números, o piloto informa que estamos chegando em Comodoro Rivadávia, província de Chubut, ARG, Outubro de 2010. Temperatura de 11 graus. Dei risada. Mas fui o último a sair do aeroporto, tal o desespero de retirar meus casacos porque estava insuportável o vento.

 

Aconcagua, 4000 m, mesma época, -22 graus e que agradável até S. Pedro mandar um pouco do vento S-Zonda. Endureceu tudo ao final do dia e que desperdício estando sozinho!

 

Amazônia, Urucu (do mundo), não me lembro, mas creio que em 1990, inverno e a friagem me derrubou com 19 graus. Que frio!

 

Por favor, minhas andanças, não as tome em nenhum momento por soberba, arrogância, muito pelo contrário, cada uma delas, mostrou-me como sou insignificante.

 

Carlos, guarde apenas algo: jamais vou comparar. Com as suas médias, fez algo brilhante, extraordinário, memorável, mas agora precisamos entender alem deles e vamos deixar o Santo Graal do local mais frio, para os nossos netos, que vão apertar alguns botões e terão todas as áreas brasileiras, com sensores, em isotermas de tal precisão, que teríamos um orgasmo mortal se as víssemos.

Como posso comparar o PNI se nunca fui lá? Se você tiver muito tempo sobrando, por favor, de um pulo abaixo, respostas ao Mafili e ao Artur, sobre o número oficial de dias geadas na Araucarialandia e creio, Não vou ser agressivo com as palavras, apenas é um debate, troca de idéias, mas leia as respostas, ponto de vista a seguir.

 

 

Caro amigo Mafili, não é extenuante, quando fazemos pelo prazer. Acredite, que meus olhos não estavam preparados para o que vi. Depois de 5 medições, sendo que o número é ainda extremamente pouco, mas posso já pensar que o núcleo urbano de Urupema, tem 0.5 grau acima das duas estações. Por favor, insisto, número extremamente baixo de comparações, mas a diferença foi praticamente à mesma sempre. Do centro até as estações, não dá 1 km.

 

Horizonte, o texto é meu, amigo Mafili e do lado dele, está o ponto mais elevado de Palmas, como cito lá em cima, creio, 1372 m. A altitude desse distrito, pode ser considerada, um pouco mais, 1338 m. É aberta, não tenciona ser a mais fria, a não ser, que é do PR e depois de muitos anos de encherão de saco de minha parte, o SIMEPAR vai instalar uma automática lá. É tradicionalmente a ponta de lança, a última área de ocorrência da neve no Brasil.

 

Vire e mexe, alguém, um censor resolve apagar os meus textos, por considerar sem fonte. Deus de todas as Terras! Mas se não há? Censura, é como as margens de um rio. Vejo algo distinto do meu lado do que do seu. Logo, parecem ser outro rio. Religião minha é superior á sua. Sim, vou chupar um prego, por tamanhas asneiras.

 

Amigo Mafili, meu ponto de vista não é Urupema x PNI. Insisto, estimados amigos, não olhem demais para os números e a partir deles, montem um cenário. É ponto de partida, é para começar a entender a dinâmica e cada qual, é diverso demais e para um exemplo, tenho enorme coleção de dados, Urupema x São Joaquim, que em linha reta, não dá 50 Km e alguma vezes, a diferença é de 10 graus, apesar das 6 -7 estações do Santo. Vamos ficar em números apenas. Ou que tal, Painel (1120 m x Urupema 1315 m), sendo que a distancia pela rodovia com mais araucárias do BR, tem 26 Km? Dá para comparar? Não.

 

 

 

1)E sabidamente pertenço ao time daqueles que se apegam a números como a única expressão possível da ciência.

 

2)Você demonstrou ser um profundo conhecedor da região que nem vagamente coloquei os pés na minha vida.

 

3)Um local com média anual estimada de 15ºC não creio que seja páreo para o PNI.

 

4)Aparentemente o teu ponto é relacionado com Urupema. x PNI.

 

5)FELIZMENTE A VEGETAÇÃO TODAS AS OUTRAS CONDIÇÕES SÃO PERFEITAMENTE CONSERVADAS E O FATOR HUMANO É MÍNIMO EM TODO O PARQUE.

 

6)Afinal 1333, 1338, ou 1372 m.

]

1)Amigo Mafili, sem os números o que somos? Mas insisto, vamos para os dias 26 -27 e 28 de Agosto agora: Extremas em Urupema:zero e máxima (27) 3 graus. Valores, bem próximos e a preguiça me impede de olhar os números exatos, mas é isso. Posso lhe traduzir o sabor de uma guavirova pelo telefone? Matematicamente, posso recorrer a uma formula, mágica quase, mas daria o sabor? Porque nevou mais em Guarapuava (Itaiópolis-Rancho Queimado, Catanduvas) que no Santo, nos Ausentes, no Bom Jesus ou na cidade da Peneira Indígena? Números, amigo, que nesses locais a chuva foi noturna e temperatura estava em torno de zero grau, quando não menos. Mas isso somente não explica. Porque São Joaquim é a cidade da neve? (tenho meu início de explicação).

Ontem uma senhora historiadora disse-me algo, que não havia percebido no dia (fiz uma cirurgia e estava de “molho”), a impressionante velocidade que as nuvens passaram por cima de Palmas, no dia 22 de Julho. Que incrível, que tenham puxado o freio de mão, perto de Guarapuava e copiosamente nevado por lá.

 

 

Números diriam que nas proximidades de Floripa ia nevar com mais de meio metro?

Alguns, com boa memória, diriam sim, é possível, mas quantos dariam risada, inclusive essa anta que lhes escreve? Mas no W do PR num arco impressionante? Em 5 pontos da tórrida Blumenau?

Na ciência falamos por números, mas dizem tudo?

 

2) Torço para que um dia vejamos um dia similar aos de 26 -27 e 28 AGO no alto do Morro do Campo Novo. Ou no PNI, aceitando o convite de meu amigo Rodolfo de Oliveira e Souza, excepcional na abordagem, na natureza humana, que raramente vi algo assim. Sou um pouco conhecedor da região (minha primeira visita em Urupema, foi em 2006, Novembro, com mínima de 3,5 graus e boa geada, dia 14-15 e 16.

 

3)Entendi mal amigo. Média de 15 graus, em Urupema,? Essa era a isoterma de Palmas (31-60),mas hoje está em torno de 16,5. Urupema, pelo Carlos, pela estação do BAZ, creio em torno de 12,6 graus. Mas tem algo extraordinário, em poucas horas, pode dar um salto de 15 -20 graus, sendo mais “quente” que o Santo, Jardim da Serra, Ausentes, etc. O PNI do Itatiaia é um refrigerador, sempre frio. Máximas baixas sempre. Uma é quase uma reta térmica, outra uma montanha russa. Ambas fascinantes. Mas diga-me lá, alem de números, podemos ver em quantos locais, Chuva copiosa com 2.5 graus, Chuva Congelante, Congelada, antes graupel, neve, nevoeiro de não enxergar o nariz (no meu caso é grande e não foi bem isso que pedi a Deus), sincelo, neve, combinação com neve, vento terrível ( e fascinante), máxima de 1.5 grau, sincelo já á tarde e na chegada ás 18:30 H, graupel, Sleet, neve, sincelo e no dia seguinte, caramba!.

 

4)No dias que for ao PNI do Itatiaia, vou ver também, muita coisa fantástica, já que tenho a habilidade de enxergar o sexo de um mosquito a 10 m e não ver o elefante ao meu lado. Uma das maiores vergonhas que carrego, é de não conhecer ainda o PNI (mesmo que tenha lido quase tudo dele na rede), Marombas, Maringá, Visconde de Mauá. O risco é não querer mais sair de lá.

Não é meu desejo comparar, amigo Mafili, pelo fato básico, de partida, que não o conheço e mesmo que lesse todos os documentos que existe m dele, números, seria um mero chato, de parco conhecimento, uma climatologista do Holoceno, de sofá. Os valores do PNI são fatos. Agora gostaria de ver, olhar o local, com paciência budista.

 

 

5) Inacreditável por ser o PN mais antigo do BR até hoje não houve uma indenização que mereça o nome, uma desapropriação, um maior conhecimento, que não seja apenas de frio, do PNI pelo resto da Pindorama. Que triste! Uma das espécies que temos de caraguatá (tupi-guarani- arbusto espinhento, uma delas) de cor azul, encontra-se em nos Campos de Palmas (900-1410 m) e no alto do Itatiaia. Somente isso, para mim, é fascinante e não vejo a hora (primavera, mesmo com mais chuvas) de ver lá. Outras, os Lírios-do-Campo, açucenas para nós, ou Hipperastrum pelo gênero. Novamente, aqui em torno de 1000-1400 m. Lá até nos topos.

 

6) Finalmente, pois já deve estar cansado e hoje, tenho todo o tempo do mundo. Altitudes, números. Antigamente, por barômetros (tenho altímetro em casa há 30 anos: de acordo com as variações (associadas ao do humor de minha esposa), 180 m de diferença. Não dá. Pico do Paraná (não Pico Paraná). Barometricamente pelo excepcional Reinhardt Maack na década de 1940. 1962 m. Pela triangulação trigonométrica-teodolitos, 1922 m. Depois, corrigido por GPS diferencial, 1890 m e quebrados. Poderá ser outro valor, ligeiramente diferenciado, com novos equipamentos.

Serei mais chat_____________o que já sou, mas a referencia antiga, para o nível médio das marés no mundo, alcança a incrível variação de 70 m!. Então qual seria o nível médio da Terra? Não sei. Mas a Terra é um geóide. Então, vamos para uma representação hipotética dado por uma elipse, uma representação mais fidedigna da morfologia da Terra, um nível médio das marés globais, como se todo o terreno (face/superfície) fosse aplainado e com correção diferencial, amarrando-se com estações padrão, podemos chegar aos valores mais próximos.

 

A grosso modo, nenhuma altitude é correta. Mudam, como o clima e já há grandes suspeitas que o Aconcagua ganhou alguns cm, quando não m, desde o ultimo grande terremoto no Chile (meus amigos disseram que o rios ficaram cor-de-rosa, pelas barricas, tonéis de carvalhos das vinícolas quebrados- morrer afogado não seria má idéia). Qual a altitude de Palmas, na rede: números: 1035 m, uma delas. Nem a pau! Tem que fazer um buraco fundo! Mas é oficial. O cacete! Urupema, tem a maior altitude média de SC, 1425 m. Foi medido todo o município? Não! E Urubici, com os Campos dos Padres, Santa Barbara, sendo que a espichada cidade tem altitude de Curitiba, que por sinal, vai de 875 m a 1000m no Pilarzinho. E São Joaquim, quanto tem.? Um ponto como aparece em toda rede, praça central. Ou simplesmente uma medida? Não! A cidade vai de 1285 a 1460 m. Com habitações, digo. Palmas, 1060-1150 m. Mas subi no Morro das Torres e meu GPS deu 1726 m. Suba mais 100 vezes e veja se o valor é o mesmo. Não será. Leve vários GPS e parece-me que o valor fica em torno de 1730 m. Há uma medição do SGE do Exercito com 1733 m. No Google, dá 1729 m. Medi várias vezes, 1726 m. Mas já peguei, depois de horas, 1716 a 1748 m, que não tem. Com neve em cima do capô do carro dá o mesmo valor. Somente nos sonhos. Medições de mapsa digitais (Google e outros, é confiável? Sim, mas dentro de certos aspectos, dependendo da área amostrada (tamanho, morfologia do topo, etc).. Assim o MI vai com 1813 m. o CINDACTA considera a sua maior torre/radar a 1811 m. Mas o verdadeiro pico está pelo menos 2 a 3 m mais alto.

 

Então a resposta: somente números enquanto não arrumo uma estação de alta precisão: Horizonte- Francisco Frederico Teixeira Guimarães tem 1330 por transferência trigonométrica (Serviço Geográfico do Exercito-década de 1960). Por GPS sem correção diferencial, 1333 a 1338 m. Exatamente a mesma variação do centro de Urupema, mas lá, afetado pelo numero de satélites recebidos, menor número pela topografia. No Horizonte, número máximo e 1372 m é a estimativa (que nesse caso, fica bem perto de medições de satélites) por ampla área e não um pico, de reduzido cume (por ex. Pico do Paraná), de um morrote (bela colina de baixa proeminência-altura) num terreno elevado (altitude).

 

Caro amigo, enchendo demais a sua paciência, do centro da Terra até o ponto mais afastado, considerando que a Terra é de meia idade (com gordura na cintura), o ponto mais afastado é o Vulcão Llullaillaco, divisa entre ARG e CHI, com em torno de 6740 m, creio, local de alguns sacrifícios inca (veja na rede) e que boa parte das vertentes, é campo minado, devido à disputa de outrora entre os dois hermanos.

E o cume segundo do RS? Existe? SC tem cerca de 100-120 morros com ia sde 1700m. Mas não diga isso aos catarinenses, pois nunca houve interesse e ainda espero amedição feita em 2011, do CEFET Floripa, dos três prováveis cumes de SC.

 

Mafili, para compensar, embora creio seja de seu conhecimento, mas o mais talentoso fotografo de aves do Brasil, mora, trabalha na belíssima Bom Retiro-SC, que divide com Urubici, as maiores altitudes de SC (Campos dos Padres) e ele esteve também, no dia 28 de Agosto no Morro do Campo Novo, Antenas, Torres ou antiga referencia , Morro de Sant Anna, para a primeira viagem desde o litoral, para a serra, tropeiros. As fotos são extraordinárias ( livro dele, custa 100 Reais é uma obra memorável, não pode faltar em nenhuma casa de climatologista de sofá, como é o meu caso.) Papagaio-charão, que fica um tempo nas proximidades de Urupema- Rio Rufino, Bocaina do Sul (sim temos também, entre São Joaca e Jardim da Serra (não há mal ), o povoado da Mantiqueira, outro local, funil, escoamento, com 1330 m e muito frio, habitado, quase um distrito, que deve ser. Busque por DARIO LINS ( flick) ou simplesmente na rede. As fotos dos Campos dos Padres com Neve em Julho passado, já são uma viagem. Depois, Chuva Congelante no Morro do Campo Novo, Sincelo no dia 28 são viajantes.Dos pássaros da Serra Catarinense, então, um milagre com o equipamento que ele tinha antes.

 

 

 

Caríssimo amigo Artur, não se assuste, depois do tamanho da resposta que dei para o amigo Mafili, mas ele sempre foi generoso com os meus textos no Fórum. Vou tentar não decepcioná-lo, mas voce, de forma brilhante, foi direto ao ponto (algumas pessoas me chamam de G, e sempre perguntei o ponto? Ou então se há o G, aonde estão os demais, antes?). logo, para as suas indagações, o texto é quilométrico.

 

Gostei demais do termo meteorológio-filosófico um dia lhe explico o meu ponto de vista, vou carregar um pouco nessas tintas, sobre o Espírito das Montanhas e dos Climatologistas amadores que se encontram nos paraísos climáticos como MI, PNI , Morro das Antenas, etc.). Também, achei de extrema educação, que com a minha licença, vai tomar um banco ao meu lado. Fique a vontade amigo e que honra te-lo sentado ao lado. Não será como o Carlos, que a conversa pareceu partida de tênis, em pancada dos dois lados e acredito, que depois de minha longa explicação, agora só trocamos bolas de aquecimento.

 

Vamos as suas observações, raramente abordadas nesse fórum.

 

. Penso o seguinte: teorias nada valem se não há dados para comprová-las. Melhor pegarmos as 3 ou 4 estações que reportam dados diariamente e tirarmos uma média delas ou melhor irmos 4 vezes ao ano com 300 termometros? Posso te garantir que ficará mais satisfeito se puder fazer as contas não 4 dias, mas 365 dias ao ano.

 

Assino embaixo, do lado, em qualquer lugar. De acordo. Nunca escrevi que não acredito em teorias, em modelos, em provas. Mas amigo Artur, vamos a alguns exemplos, sendo ao número oficial de geadas reportadas nas estações brasileiras: raramente passam de acima de 30, médias anuais. Durante mais de 10 anos, fiz um levantamento aqui em Palmas (acompanhei e quando não estava, outras 3 pessoas em áreas da cidade o fizeram) e sua comparação com os órgãos oficiais (IAPAR) deu uma grande discrepância. Menos que a metade foi reportada. Mas ao estudar o cidade de Palmas, lá estão os números, média em torno de 30 dias por ano. Busque a média de Caçador-SC, uma das recordistas em SC. Ou da Canoinhas (Major Vieira, e outra vizinhas, 3 Barras, todas em SC), planícies com extremas mínimas de fazer corar muita depressão. Ou vamos, diretamente para a região que melhor faz o seu acompanhamento (embora alguns dias não sejam corretos e “geada na região” ou “fora da estação”, pode ser mais longe que pensamos). São Joaquim do Monte, da Serra, que com seus vários distritos, com áreas de altitudes em torno de 800 m, nunca são lembrados, apenas a porção mais elevada do grande município e sempre, da cidade para o N –NE e nunca para as demais áreas, próximas da grande calha do Rio Pelotas, áreas mais quentes do Santo. Partes baixas, sem duplo sentido.

 

Compare as médias oficiais com os valores, números que o Ronaldo tem. São números, é ciência. Esse números oficiais representam a região? Não, caro amigo ao meu lado. Porque, muitas vezes, não foram vistas na estação, no horário de medição, (aqui ouvi vários funcionários do IAPAR dizer que nas proximidades, calha do Rio das Caldeiras, geada e na estação nada. Logo, oficialmente, não houve geada em Palmas naquele dia. Ciência cega não?

 

Município vizinho ao de Palmas, mas na margem de SC. Passos Maia, há diversas fotografias de neve no dia 22 e 23 de Julho passado. Mesmo com e-mail, provas, o CIRAM não contabiliza esse município com a neve. Logo, pelos números deles, não aconteceu.

 

Amigo Artur, veja que não discordamos, apenas estamos nos conhecendo mais. Você já viu que sou enfadonho, chato e pareço que não faço nada (é verdade, na minha folga do trabalho, conto e observo nuvens).

 

Nada substitui medições durante 365 dias e alem do que, compare se tiver tempo, a média térmica de hora em hora ou de 5 em 5 minutos, se é a mesma que as médias obtidas pelo INMET, OMM que de posse de Temperatura das 09 H, 15 e 21 Horas, multiplica essa última por dois, alem da Max, mínima no dia e obtém a Média Compensada, pelas a caminho da extinção, convencionais. São as mesmas? Claro que não. Logo, perderam uma parte do efeito comparativo. A mínima foi de manhã, ou perto da meia noite? Posso considerar Urupema pela do BAZ nesse mês de AGO, mesmo que ela tenha ficado vários dias desativada, inoperante, muda?

 

Palmas, em números tem dados de 1887-1889 (Observatório Astronômico Nacional) e depois 1922-1972 (INMET), alguns esporádicos meses na década de 1970, até a aposentaria sem substituto do Sr. Haroldinho. Logo, um certo vazio, entre 1973-1978, quando entra o IAPAR (1979) e em nova locação, que por sua vez, para facilitar o trabalho da anotadora (excepcional Vera), mudou de novo, para perto de sua casa, mais elevado e quando um vendaval derrubou o abrigo, pouca importância deram ao fato, que os termômetros ficaram mais alto que as medidas anteriores. Valem essas médias, para locais ligeiramente diferentes mais de 3 Km da do antigo INMET) e hoje, há pelo menos 15 anos, com construções humanas próximas demais e árvores? Não caro amigo, ao meu lado. Esse é assunto é mais velho que a Bíblia, das inúmeras estações meteorológicas contaminadas.

 

Outro ponto a destacar é que termômetros cada um tem o seu jeito de funcionar, mas não adianta colocar o termômetro ao vento que obviamente seu resultado será diferente de um termômetro abrigado. Sinto falta de alguém como você a realizar estes mesmos experimentos no PNI. Convém lembrar que admiro a forma como conseguiu realizar um dos 4 experimentos justamente num dia de frio muito extremo, isso é bom.

 

 

Amigo Artur, aqui você achou o famoso ponto G. Matou, aliás, salvou a cobra e nem precisou usar o pau. O CIRAM tem um documento que dá as instruções básicas de instalação de estações, sejam elas convencionais ou automáticas. Mas amigo, que foi como o Mafili, generoso, racional, que entrou no debate das idéias- objetivo único- como comparar instrumentos distintos, de alturas distintas, fabricantes, calibrações, espaçadamente distintas, quantidade de poeira distinta, etc? Não dá e é demais se insistir no assunto.

 

O amigo Coutinho faz um trabalho extraordinário e ao contrario de nós, é seu ganha –pão e talvez,ele seja um exemplo de escolher profissão é o primeiro grande drama que enfrentamos na vida. Algumas vezes há tempo. Mas não sendo um meteorologista oficial, deveremos desconsiderá-lo? Não, pois então o que faço aqui? Acho fantástico a cristalização do composto da vida, a água. Minhas diferenças com ele, são microscópicas (nem sempre coloca a fonte, São Joaquim durante muito tempo foi a única, com 6-7 estações ou mais, é de longe o município mais bem servido do BR, dá para escolher. Mérito deles, numa região que a incrível riqueza natural é inversamente proporcional a qualidade política, de que são representados. Mas vamos a Climaterra e o Coutinho, vai ficar irritado comigo: ele padece de um mal que também me aflige ( no meu caso com as araucárias e ipês). Gosta de árvores e em seu terreno plantou várias. Agora, peço-lhe: a estação da Climaterra, pode ser considerada de dados oficiais, com tamanho sombreamento (menores máximas, alguns dias menores mínimas), medidas de vento inadequadas, insolação prejudicada, se ele faz essas medidas, e sabemos que á arvores protegem, reduzem os efeitos térmicos, de por exemplo em dias de geada? Coutinho, fique a vontade de atiçar a cachorrada em minha próxima passagem, mas por mais irritado que fique, no fundo irá concordar. Você tem a coragem, as pelotas certas , para algumas vezes opinar, dar um palpite como lhe disse, o CIRAM vai confirmar se foi neve na Serra do tabuleiro. Não diga a eles, que aquilo branco, poderia ser sincelo? Não!!!! Mas fomos nos dois que passamos a tarde toda, mesmo com chuva, carregando sacas e mais sacas de puro trigo argentino e espalhamos lá em cima, em montanhas com até 1285 m.

 

Variações num mesmo dia: Não se preocupe, que um dia, nem que seja de muletas, farei algumas experimentações no PNI. A estação por si fará o trabalho e por favor, não insistam mais, que enquanto não tivermos outra,m em ponto tão elevado, elas será o local mais frio do BR.Mas naquele dia entre 27 e 28., dia em que distribui por cerca de 15 Km os 12 termometros. Saindo de Urupema, 18 H, 2.5 graus. Ate o Morro, cerca de 7 Km, 4 em linha reta. 1330-1335 m contra 400 m acima. Em média a cada 150 m, um grau a menos. Não deu outra, no topo, zero grau ( na verdade desde os 1550 m. No dia seguinte, Uru com -0,5, morro com -2,8 graus, 1600 m com -2,1 graus, Corredor da Neve- Sincelo, da Cachoeira, 1550, -2,0 graus, primeiras casas (1430 m, -1,4 graus), cidade, 0,8 graus, estação entre 0,0 e -0,5 graus, ultimas casas ao Sul, 1370 m, -0,6 grau, depressões fora da cidade, 5 km, com ate 1280 m, -1.0 grau e um termômetro de relva, nessa ultima depressão;- 1,0 grau. Conclusão em dia de neve, frio em altitude com a diferença entre 1730 m e 1280 m foi de cerca de -1,5 grau. Nada. Estava comparando com PNI? Mas o local mais perto que estive do PNI foi a via Dutra.

 

Outro dia, 06 de Junho de 2012. 02 H da manhã. Urupema com -5,0 graus aproximadamente. Caminho em direção ao morro. Olho para cima, sem um fiapo de nuvens. Mas às 4 horas, depois de perder e gastar meia hora procurando uma luva preta, no luar, quando chego perto da cota 1600, no Corredor do Sincelo- Neve- Cachoeira que Congela, tenho a impressão que um jato está ao meu lado, tal é o rugido do vento. Chego aos 1700 m, curva, última divisa com Rio Rufino (nem eles sabem), o vento tende a me derrubar. Temperatura, quanto a 400 m de diferença? A mesma que Urupema ( a mínima no Morro, foi cerca de 1 grau inferior a de Urupema, que foi em torno de -5.5 graus. Mas agora, estou num nevoeiro com formação de sincelo por todo o lado e medindo o vento, vejo que a combinação dá pelo menos -20 graus (chegou a menos). A cidade amanhece com uma geada monumental (seria maior no dia seguinte, com perto de -8, -9 graus, tal como no Jardim da Serra (há mal?) e o Morro, branco, tal como a Serra do Tabuleiro, pico do Cambirela, mas sem neve, sincelo para todos os lados. Logo, caiu por terra a ideia que seria mais quente, que o ar, por ser mais pesado, deposita-se nas baixadas. Claro que sim, mas há outros dias, uniformes e nesse caso, sem neve reguladora.

 

Artur, como bem sabe, diferenças de 5 – 6 graus em curtas distancias, são mais comuns que políticos interessados em licitações. Logo, por favor, tome as minhas parcas experiências, com dois pés atrás. Falta muito, longe de médias, mas a minha pergunta era e e´: a avifauna, sente qual temperatura? A de abrigo OMM? De estação automática? A mesma em Uru, PNI, ou seria algo perto da chamada mínima de relva, mas no caso, sem nada por perto a não ser grama e aberto acima. O por que disso? Nosso recorde em Palmas (homenagem ao então presidente da Província de SP ( deixamos de ser paulistas do sul,em 1856), Conde de Palma, abrigo 10,8 e na relva, zero. Isso mesmo, sim, em 1,75 m, 11 linhas, temperaturas distintas, em finas camadinhas. Inacreditável! Nem tanto, peça ao Ronaldo e ele vai lhe apresentar outros dias assim, com enorme diferença. Poderia essa diferença, balizar o que teve ter ocorrido no MI quando “registrou a mínima absoluta no Brasil”. Qual termômetro? A que altura estava? No chão ou perto. Possível, mas qual não seria em URU, por ex, já que nesse ano, dias distintos é claro, a diferença entre eles, não foi inferior a 1 a 2 graus (min. extrema).

 

Nosso recorde, período IAPAR, 1979-2013, abrigo -6.4, Relva -14,6 graus, em que todas as culturas de inverno, (aveia, azevém, morreram).E olhe, que foi em cima de uma meseta, não na baixada ou numa depressão (em torno de -15 graus, aveia-azevém, dependendo do estágio, altura, porte, vigor da planta, conteúdo de água) começam a morrer.

 

Dizem os números Artur, que pode-se considerar geada com temperatura abaixo de 3 graus. E se o céu estiver nublado, com zero ou até mesmo -1,0 e não se vê formação do fenômeno? E se com 7 graus (em Palmas, sempre que esse valor é atingido no verão, há geada), ou até mesmo, em dia que há diferença abrigo-relva de 10 graus, pode ocorrer. Mas se formou na madrugada e o vento levou. Uh! Cacete!

 

 

 

Não consigo comparar por exemplo Urupema (cidade) com PNI, pois cada um no seu quadrado. Oras, o PNI é o mesmo de 100, 200, 300 anos atrás, além disso tem a diferença de altitude, que mata fácil a latitude. E RECEBE MAIS DE 4000 VISITAS MENSAIS, nem precisa comparar com cidade, porque a população itinerante do PNI é muito superior a de muita cidadezinha espalhada pelo Brasil. Pense pelo lado de ocupação humana, qual a diferença entre morar no local e visitar o local, se no dia de tua visita, a sensação de frio será exatamente igual a de quem mora na região? Mas vamos levar adiante a brincadeira, pois está divertida.

 

 

Artur, esse é um tópico, que com a sua devida concordância, vou discordar e muito. Cidade, não se compara com o ponto no PNI. Ter 4000 visitantes entre as duas maiores cidades brasileiras é constrangedor, envergonha-se como brasucas. Vamos somar: 20 milhões, por baixo, não considerando aquelas cidades que estão perto, somente as capitais e zonas metropolitanas. 1% é 200 mil. O.1% é 20 mil/5= 0,02% das pessoas visitam o PNI.

Mas com a sua permissão, peço-lhe se esses 4000 mil dormem lá? Não seria mais justo, menos errôneo, comparar Morro do Campo Novo, outra elevação nas proximidades (Monte Alegre- há Triste?), o MI, algum cume dos Campos dos Padres, dos Campos de Santa Bárbara, com o PNI? Mas um lugar é seco e o outro, um dos maiores sistemas de recargas hídricas do continente! É possível? Não.

Insisto amigo, há diferença entre permanecer nas horas de luz solar e dormir, acordar, a não ser aqueles em abrigos no PNI, montanhistas e outros.

Como cidade, não tenho dúvida: Urupemba (grafia escrita também). Como localidade, distrito, séria candidata pode ser Vacas Gordas (e frias)( 1330-1300 m- mas é vale encaixado, com 1700 por toda volta). Local, até agora é difícil de bater, PNI. Mas pode ser o da Mantiqueira, entre a cidade do Santo e o do Jardim da Serra, mais desse.

 

Cuidado com os números, frente a altitude, pois nem sempre é como a professora de geografia dizia. Em fortes ondas de frio, o Horizonte pode ser mais quente que em Palmas lá se vão quase 300 m.Se olhasse os cerca de 400 m de diferença entre Uru e o Morro, naquela madrugada de Junho, 2012, diria, que o núcleo estava em torno de -4, -5 graus e no alto estaria quanto? Mais ou menos, porque em dia frios, o ar pesado se deposita nos vales. Estavam iguais!

 

Um número para você guardar. Na ultima região, de ocorrência normal de neve no Brasil, Campos de Palmas, a cota 1300 é o diferencial. 1200 m, vou ver com facilidade a chuva granulada (sleet) naqueles dias. Mas a neve sempre será mais profunda, copiosa a partir de 1300m. Perto de 1400 m, então é tiro e queda e lhe chamo a atenção de algo que raramente é comentado no Fórum, a fantástica Serra do Espigão, ao N de SC, com montanhas de até 1450 m, palco freqüente e sem testemunhas de dias com neve.

 

Amigo Artur, eu tenho que ir até o PNI naqueles dias e o amigo, que senta ao meu lado, que me dá a honra, precisa ir mais vezes ao MI e ao Morro das Torres-URU, que é o mais fácil 1700 do Sul do BR para se chegar. Vamos comparar, então um frio seco com um úmido. Mas o tópico, vou deixar para comentar quando falar do MI, daqui a pouco.

 

Minha maior discordância contigo. Essa troca de ponto de vista, longe de estar sentado em verdades absolutas, é que isso não é brincadeira, pois não tenho, vejo, conheço pessoas, não sendo os herméticos (alguns meteorologistas, que acham extrema ousadia dirigir algumas perguntas, do público leigo, sobre temas que muitos, não admitem, mas desconhecem, como por exemplo o Sincelo, alem da Wikipédia, que preciso melhorar o texto) para falar sobre a climatologia brasileira. Vocês são as pessoas, que posso trocar pontos de vista e minha sugestão é sempre a mesma: números, querem comparar? Ótimo, vamos padronizar tudo. Mas os fenômenos correlatos, tem que viver a experiência, sair de casa, se possível. Qual é a ciência que mais utiliza modelos matemáticos (números) e embora cada vez mais eficiente, ainda estamos longe de uma compreensão mínima, de antever um pouco melhor, na escala de tempo. Vejam o alarde da neve em Julho e o silencio dias antes da de Agosto, muito mais intensa e menos ampla.

 

 

Porque o PNI é o lugar mais frio do Brasil? Olhem os dados de temperatura diurna, até agora não bateu 20 graus! E olha que com a altitude, a energia cinética dos sistemas polares que vieram ao Brasil, junto com o histórico de Julho, mal arranharam a altitude do Posto Marcão. Mais além, mal arranharam acima de 1800 mts de altitude. queria ver a estação pegar dados de dias em que houvesse frio suficiente em altitude, ia ter gente que iria chorar de raiva neste espaço. Por enquanto, para o bem destes, isto AINDA NÃO ACONTECEU. Agora olhe as mínimas, mesmo sem recordes, olhe a quantidade de valores abaixo de -3, creio que no Brasil, ainda não foram registrados em tanta quantidade como no PNI.

 

Nada contra, tudo a favor do PNI. Artur se mal arranharam, embora poderosos, diga-me lá, então por que não atingiram o PNI? Claro, que uma hora vamos ver uma mínima fantástica, inacreditável, mas mesmo assim, são climas distintos. Por favor, não comparo, não estou aqui para fazer isso. Preciso conhecer o local, visitá-lo várias vezes, não morrer antes de enxergar um pouco mais.

 

 

Agora a covardia suprema: Pegue um dia de vento noroeste qualquer, suba ao MI, este vento deve ser do tipo daqueles que fazem tremer Santa Maria, e agora pegue a mesma condição de vento Noroeste no PNI. Curioso? Olha os dados disponíveis da estação. Isso porque tem dias que as mínimas obtivemos ligando pro parque. Em situações de não-frio, que são a maioria no decorrer do ano, o PNI simplesmente pode, em não tão raras situações, registrar negativas com vento quente adiabático Noroeste. Será que o MI consegue? Não consegue. Porque?

 

MI pra resfriar precisa de MP potente e com grande potencial de vencer 1800 metros de altitude. PNI não precisa. simplesmente por este motivo, não é possível comparar o PNI com o MI após 24 a 48 horas de frio no Morro da Igreja, porque muitas vezes o frio não chega à altitude. Faz contorno. Pense nisso!

 

 

Fiquei confuso: vento adiabático quente de NW, produzindo ou não mudando nada, ao ponto de mesmo assim produzir mínimas negativas. Amigo Artur, sou lento tal uma lesma com super bonder. Vento adiabático? Se é quente, poderia descer? Rapaz, desculpe-me, mas meu cérebro reduzido não me permite entender a sua colocação. Fique nocauteado com a sua proposta do MI ter vento quente de NW (aquele que circula da Amazônia, ate bater nos Andes?)e ainda ter mínimas negativas? Ele precisa de ar quente, chega até ele ou é mais coisa, por ex. que explica tamanha diferença entre São Joaquim e Urupema, alguns dias passados? Como amigo, estamos comparando alho com bugalho?

 

Pela saúde de meus filhos e a de vocês, algo mais sagrado, não me tome por convencido, mas desculpe-me, mas agora vai falar com alguém que conhece a fundo o Morro da Igreja. A fundo , amigo. Seja geologia, seja botânica, seja climatologia, seja observações insignificantes de um chato com excesso de tempo livre.

Diga-me então, se os números dizem tudo dessa fantástica elevação, de forma tão inusitada que nada na Formação Serra Geral (derrames Básicos e Ácidos) se parece com o morro? Rapaz, seja visita em Dez, Janeiro, quaisquer meses, o morro não espera forte MP para ter mínimas lá embaixo. Não amigo!. Vou entrar em terreno mais perigoso que sabonete derrubado banheiro de quartel masculino, comparações PNI x MI.

 

Por favor, rapaziada, busquem um local no PNI com ventos de cerca de 200 KM/h, ao ponto que o radar principal, construção ter que receber alicerces, alavancamento pois estava se tornando uma Torre de Pissa. Em diversas ocasiões, achei simplesmente que o carro ia tombar e iria conhecer o buraco do Rio 3 Barras, afluente do Rio Tubarão. Por favor, indiquem se no PNI há chuva horizontal, se é possível perder todas as caspas, que foram parar no litoral? Se chove um ano 3500 mm e no passado sem medições, pode acreditar que pode ter sido o dobro (vejam na página do INMET, condições registradas, estações automáticas, gráfico até AGO-13) disso e no dia seguinte a UR, ficar em 3%, media por horas? E a viração, tem no PNI? Sim naqueles dias que não enxerga 3 m? No dia mais frio de 2012, imagine quem, apenas um local em toda SC, estava coberto de nuvens, enquanto na Serra do Rio do Rastro, fotografava paredões de 10-15 m de gelo, paredes com mais de 5 m de largura? Ele apenas. O PNI tem Chuva Congelante, tal como aquela fotografia do CINDACTA em Agosto de 2010 (METSUL, excepcional como sempre), que o maior botânico do Sul, tese de Doutorado pela Unicamp (Daniel Falkenberg – UFSC), chegou a duvidar se era no MI mesmo, que aqueles caras estavam sentados em uma arvoreta, pois é o maior conhecedor da Flora dos Aparados ( Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica, com variações altitudinais de 300 a 1000m, depois Flora Rupícola (paredões) depois, nosso maior tesouro em termos de Flora da Mata Atlântica, a Matinha Nebular (Floresta de Nuvens) que suporta as mais variadas condições climáticas do BR. Depois, mais 2 ecossistemas, formações florestais ou /e campestres, cada qual com suas transições e diferenciações, como ex. Campos Secos e os C. Úmidos, turfeiras, banhados de topo, que só ocorrem em SC e em pequena parte do RS .Os Campos Sulinos (estepes = FM gramíneo –lenhosas), a Floresta Ombrófila Mista (Mata das Araucárias) no caso, FOM, Montana e degraus abaixo. Digam-me lá, o PNI tem interessantes variações da flora, mas tem tudo isso? Porque nesse fórum, nunca se levantaram tópicos envolvendo o efeito do clima, que é a vegetação e uma vez, conhecida a flora, bom caminho andado já temos de suas características. Com que freqüência o excepcional PNI tem sincelo? Neve? Mas tem registro de meio m. Claro, mas algumas vezes, por não tido Sincelo e foi considerado uma nevasca. Chega, não posso falar daquilo que não conheço, mas do MI se vocês agüentarem, um dia é pouco e não vamos repetir assuntos.

 

Mas vamos esquecer tudo, todos fenômenos correlatos,q eu fazem o MI, várias elevações dos Campos de Santa Bárbara, dos Campos dos Padres, do Sistema Divisor de Águas Canoas-Pelotas e vamos ficar apenas com números. Nos meus sonhos mais delirantes, gostaria de ter sempre 22 anos e ter um harém com 200 ex-virgens, ou algo similar.Vou esquecer 199 e ficar apenas com uma , um número e ai vou compará-las. Sei, meu castigo, imaginam vocês, depois de tamanha tortura, é que metade mais metade desse grupo, sejam de virgens de voz grossa e com barba por fazer. Mereço, mas nunca vou dormir de bruços no paraíso.

 

Rapaziada, meu último parágrafo, já que depois dessa vou desaparecer por longo tempo. Comparem se desconhecem. Visitem, estudem, vão alem dos números, deixem de fazer listas com as 100 menores mínimas do BR, olhem, o imenso tesouro natural que nós temos, deixem os números para jornalistas ( “a mínima no PR foi em Gal Carneiro com xx”), olhem macro, deixem a teoria de lado um pouco, aventurem-se, somem conhecimento, tenham paciência com antas de duas pernas, como essa que lhes escreve e para deixá-los pensando vai uma última: estações automáticas colocadas ao lado, mesma altura mostram o mesmo valor térmico que as da OMM, de abrigo meteorológico? Um pouco de tempero na pergunta, não de ontem para hoje (mínima em torno de 9 graus e máxima, 10 graus a mais), que coloquei 8 termômetros nas estações IAPAR/ SIMEPAR (desde relva, 30-60-90-120-150 180 cm, sendo alguns dentro do abrigo e outro, junto ao “poste do SIMEPAR, 1.5 m) em Palmas, mas em dias muito frios?

 

Que tortura! Que respostas tão longas!. Que desperdício de tempo, de todos, que ideias confusas.!

Chega, vou pastar e deixá-los em completa paz! Fui... para não voltar.

Link to comment
Share on other sites

Caros amigos, por favor, principalmente ao amigo Carlos, não me entendam mal. Essa busca incessante do Graal brasileiro, de lugar mais frio , perdoe-me é uma fria sem tamanho. Tudo bem, tem interesse, mas Carlos, uma simples conversa e você perceberá que a minha intenção não é puxar brasa para nenhum lugar. Seria totalmente contrário ao que penso e luto em mudar. Não tenho dúvida nenhuma que do ponto de vista de local, a estação do PNI do Itatiaia é a mais fria. Mas amigo, é como sexo com as mãos, diverte, alivia, mas não é a mesma coisa, se não ver os demais elementos e perdoe-me, mais uma vez, o Sistema Divisor de Águas Canoas -Pelotas, dá de 10 para quem procura ver um pouco mais que apenas números.

 

Penso que se trata de uma busca incessante, pois se perguntar para qualquer climatologista do Inpe ou Inmet, penso que nem eles vão saber responder esta pergunta. Anos atrás o Ronaldo Countinho dizia que S Joaquim era a cidade mais fria do Brasil e hoje graças estas pesquisas anos após anos esta tese foi derrubada. Fazer uma pesquisa de 10 anos para se descobrir qual o ponto ou cidade mais fria do Brasil, não tem como objetivo em puxar brasa para algum lado como alguns, mas para mim é puxar brasa para ciencia, conhecimento , etc.

 

Qto aos criterios usados , veja:

 

Med das minimas (numeros)....Med das maximas (numeros)....Horas de frio - inferior a 7,3 (numeros)....Med Simples (numeros)...Med Compensadas (numeros), Menor max (numeros)....minima absoluta (numeros)...menor maxima absoluta (numeros)...dia de nevadas (numeros)....dias de geada (numeros)...dias de chuvas (chuva)....dias de ceu limpo (numeros)...dias de ceu nublado (numeros)...rajadas de vento acima de 30km/h...(numeors) .Enfim, gostaria de saber quais são outros critérios que não citados acima e que não envolvam NUMEROS...que conte como critério para estudar uma região, o qto seria fria..

 

Amigo Carlos, não vamos comparar, mas olhar com atenção ao que cada tem e isso, é a essência.Não podemos guerrear com palavras num país, que tanto desconhece de sua história natural e esse é o caminho mais rápido para se perder, inclusive, antes de se conhecer.

 

Jamais, insisto, já que entrei na idade da redundância, ousarei comparar ou entrar numa disputa de o local mais frio. Para que, amigo? Leva aonde? Não desprezo os números, mas vamos ao debate: Todas as estações brasileiras estão na mesma altura (entre 1,5 e 2 m). Todas estão calibradas,. Todas tem a mesma sensibilidade. Todas, representam a diversidade brasileira. Todas estão localizadas em padrões da OMM. Besteira tudo o que está escrito atrás. Besteira. Enquanto as estações não tiverem imagens, serão apenas números. O que seria a neve de 22-23-24 de Julho sem imagens? Traduza apenas em números. Vamos mais. Conversei com um dos centros meteorológicos, cercado com muita tecnologia do Sul do Brasil, com um dos principais meteorologistas e fiz a pergunta: quantas estações podem ser consideradas calibradas? Nenhuma! Mas como assim.? Precisamos muitas vezes de uma estação convencional para balizarmos! Mas se a os termômetros estão a 1,75 m, como posso compará-la com outra, que tenha uma altura distinta.? Sim, mas você dirá que os termômetros são calibrados de tempos em tempos. Mas amigo, diga-me lá, aonde foram parar os dados de Xanxere (INMET)? Quer dizer que você não confia nos dados extremos de Xanxere? Não, por favor, mas há algo. Porque nunca se repetiu, nem mesmo, -6, -7 graus, coisa que uma das estações esquecidas de SC, faz com freqüência (Ponte Serrada) vizinha a Palmas.

Quando o Diego colocou uma automática nos Campos de Palmas, deixamos de suposições e aos poucos (Coutinho, CIRAM), passaram a olhar, que a continentalidade pode fazer enorme diferença, como o fez no dia 28 de Agosto, com -4.3, menos da Araucarialandia. Mas a continentalidade, por números explica? Nem a pau!

 

 

Números, o piloto informa que estamos chegando em Comodoro Rivadávia, província de Chubut, ARG, Outubro de 2010. Temperatura de 11 graus. Dei risada. Mas fui o último a sair do aeroporto, tal o desespero de retirar meus casacos porque estava insuportável o vento.

 

Aconcagua, 4000 m, mesma época, -22 graus e que agradável até S. Pedro mandar um pouco do vento S-Zonda. Endureceu tudo ao final do dia e que desperdício estando sozinho!

 

Amazônia, Urucu (do mundo), não me lembro, mas creio que em 1990, inverno e a friagem me derrubou com 19 graus. Que frio!

 

Por favor, minhas andanças, não as tome em nenhum momento por soberba, arrogância, muito pelo contrário, cada uma delas, mostrou-me como sou insignificante.

 

Sobre a descalibração , é verdade...muitas normais climatologicas estão comprometidas e estaçoes com defeito, anotações erradas nas convencionais e isso me faz pensar ..sei que Urupema que é taxada aqui neste espaço como a cidade mais fria do Brasil....mas pergunto:

 

- A estação do Epagri estaria calibrada..?

- O local que se encontra a estação e Urupema , representa o municipio, pois se estiver em uma area fora na zona urbana , mesmo que seja 50 metros, o local não terá representatividade...seria como usar a estação de Parelheiros para dizer do clima de SP.

 

Porque jamais comparar? Não posso comparar Londres x Paris..? ou Lisboa x Porto..? Acho indevido dizer...como nunca fui para SC o Pico da Bandeira no ES é o lugar mais frio , pois conheço...este raciocinio não tem efeito..

 

Acho que deixar de lado os numeros e ficar na tese do *SI*...não vamos chegar em lugar nenhum..no qual ficamos por muito tempo aqui no forum pois não haviam as estações automaticas do Inmet...é muito complicado e vide o caso Soledade...que sem estações nas dezenas de baixadas citadas ..ficamos no *SI*..!!

 

Qto aos pólos frios do Brasil , A Climaterra usa um método de usar calculo de compensada em estações 24horas. Este tipo de metodologia indevidamente usada, faz que as médias sejam 0,5 a 1,0 menores do que a média real....Sei que devemos deixar para nossos netos, mas o que voce me diz disso?

 

Por fim, estou 10 anos neste espaço e meu propósito já foi atingindo...mesmo não conhencendo o estado de SC pessoalmente...Aprendi muita coisa aqui e se alguem na rua me perguntar qual é a cidade mais fria do Brasil , respondo que Ausentes, Urupema e B J da Serra estão tecnicamente empatadas....Afirmo tambem que o verão mais frio do Brasil é o de Campos do Jordão e o Ponto mais frio do Brasil é o PNI..

 

Carlos, guarde apenas algo: jamais vou comparar. Com as suas médias, fez algo brilhante, extraordinário, memorável, mas agora precisamos entender alem deles e vamos deixar o Santo Graal do local mais frio, para os nossos netos, que vão apertar alguns botões e terão todas as áreas brasileiras, com sensores, em isotermas de tal precisão, que teríamos um orgasmo mortal se as víssemos.

Como posso comparar o PNI se nunca fui lá? Se você tiver muito tempo sobrando, por favor, de um pulo abaixo, respostas ao Mafili e ao Artur, sobre o número oficial de dias geadas na Araucarialandia e creio, Não vou ser agressivo com as palavras, apenas é um debate, troca de idéias, mas leia as respostas, ponto de vista a seguir.

Link to comment
Share on other sites

Como posso comparar o PNI se nunca fui lá?

 

Seguindo esta linha, não posso afirmar que o Polo Sul é mais frio que Gramado, pois nunca estive lá...não me leve a mal..mas acho que vc tem que repensar seus conceitos..

 

O ponto comprovadamente + frio do Brasil de Maio para cá fica no Estado do Rio de Janeiro...isso é fato..e descoberto aqui no Baz e por mais ninguem..e temos que aceitar..deixando o bairrismo de lado....Sei que não pega bem ouvirmos que o estado do Rio de Janeiro é onde fica o ponto + gelado do País...Isto aqui não é uma competição...é ciencia..!!

Link to comment
Share on other sites

Cambará do Sul - 2013 - 13,9 med acum

 

Jan: 17,6 (12,9 / 23,8 / 10,0 / 30,3)

Fev: 18,4 (14,5 / 24,0 / 06,6 / 31,1)

Mar: 15,9 (12,3 / 21,0 / 08,2 / 26,7)

Abr: 15,0 (10,0/ 21,5 / 02,7 / 25,3)

Mai: 12,5 (07,5 / 18,4 / -2,4 / 26,1)

Jun: 11,2 (07,2 / 16,3 / 01,2 / 20,2)

Jul: 10,1 (04,9 / 17,1 / -04,2 / 25,3)

Ago: 10,1 (05,3 / 16,4 / -02,2 / 25,7)

Link to comment
Share on other sites

CAPITAIS - 2013

 

Porto Alegre RS (Aut): 18,6 med acum.

Jan: 23,9 (19,1 / 30,0 / 14,4 / 36,5) 98,8 mm

Fev: 24,3 (20,4 / 30,0 / 14,8 / 37,8) 142,4 mm

Mar: 21,4 (17,7 / 26,4 / 14,7 / 33,2) 62,4 mm

Abr: 20,4 (15,9 / 26,0 / 10,1 / 31,6) 106,8 mm

Mai: 16,6 (12,4 / 21,2 / 06,2 / 30,8) 64,8 mm

Jun: 14,5 (11,0 / 18,9 / 07,0 / 24,1) 103,6 mm

Jul: 13,7 (09,2 / 19,6 / 01,4 / 28,3) 108,6 mm

Ago: 13,7 (09,3/ 19,1 / 05,2 / 30,1) 248,8 mm

 

-Porto Alegre RS (Conv): (-0,6) 14,6 med - 4 meses

 

Mai: (-0,3) 16,5

Jun: (+0,3) 14,6

Jul: (-0,9) 13,6

Ago: (-1,5) 13,8

Os dados para cá são uma maravilha! TODO o ano está bom ou muito bom!!!! Anomalias positivas irrisórias, negativas bem significativas!!

 

Meu agosto fechou com simples de 14,6°. É o RECORDE de todo o histórico desde ago/95 e bate em 0,05° a simples de ago/2000. Levando em consideração que em 2000 eu media fora do abrigo, esse agosto foi realmente mais frio.

 

Depois coloco outros dados do mês. Esse agosto também foi o ÚNICO agosto em que tive uma máxima de um dígito.

 

Abraços felizes!

Link to comment
Share on other sites

Geraldo,

 

Entendi todos os teus pontos ou penso que entendi.

 

A tua contribuição ao fórum dever ser importante, portanto não gostei do tom de despedida.

 

Uma estação só indica a temperatura na ponta do sensor.

 

Eu poderia passar horas descrevendo coisas que acontecem quando a temperatura bate em 28ºC às nove da noite em Maresias em um sábado no mes de janeiro.....As maravilhas indescritíveis da natureza humana.

 

Internacionalmente é conhecida a fama dos australianos se sentirem europeus.

 

E eles agem como europeus, praticam políticas externas alinhadas a européia.

 

São alvos de piadas internacionais por conta disso.

 

É quase impossível...não..... é impossível que eles vivem ao sul do Equador.

 

Peço desculpa se pareço chato. [aliás, sou].

 

Essa atual discussão, na verdade não é discussão....me recorda debates sobre a seleção de 82 x seleção de 94.

 

A seleção de 94 (PNI) é campeã......A seleção de 82, enfim mostrou um bonito futebol.

 

Abraços

 

PS: Pelo teu texto e a coragem para levantar dados e trabalhar.....suponho que PHP tenha muito a aprender contigo.

 

Abração de verdade

Link to comment
Share on other sites

GERALDO, SÓ TÚ MESMO PARA QUEBRAR UM JEJUM DE MESES.

 

MUITO BOA AS RESPOSTAS.

 

QTO A POSIÇÃO DA ESTAÇÃO DA CLIMATERRA, SEI QUE NÃO É O IDEAL , MAS É O POSSÍVEL, JÁ QUE NÃO POSSO COLOCAR ONDE NÃO É MEU O TERRENO, ESPECIALMENTE POR QUESTÃO DE SEGURANÇA.

 

http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/index.php/medias-das-estacoes-do-topo-da-serrasc/ AS MÉDIAS SEGUEM A REGRA DA OMM, TIRANDO O CRUZEIRO QUE REDUZO 0,8 DA MÉDIA SIMPLES. VEJA COMO B.JARDIM PERMANECE MAIS TEMPO ABAIXO DE 7,3 EM RELAÇÃO A TODAS AS OUTRAS, NESTE ANO.

 

AQUI PODES ACOMPANHAR OS DADOS DAS ESTAÇÕES DA SERRA, FENÔMENOS (DIAS) E OUTROS MAIS.

 

EXEMPLO DA GEADA; EM JULHO O INMET ANOTOU 9 DIAS, FORAM 22 DIAS! NO ANO ESTÁ EM 98 DIAS, DESTES, AINDA NÃO CONTEI, MAS DEVE ESTAR EM 65/75 DIAS NO PÁTIO DA CLIMATERRA.

 

QTO AO CIRAM; TEM UMA BIRRA MUITO GRANDE COMIGO EM FUNÇÃO DE SER AGRÔNOMO E ACABAM NÃO ANOTANDO O QUE A GENTE PASSA, ESTOU C...E ANDANDO PARA ISTO, O QUE IMPORTA É QUE ESTÁ REGISTRADO E A CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM TRABALHO, ACERTOS E MUITA DEDICAÇÃO.

 

AINDA TEMOS QUE MELHORAR EM MUITO AS OBSERVAÇÕES DOS FENÔMENOS NO BRASIL, ESPECIALMENTE; GEADA, GRANIZO, TROVOADA, NEVE E TORNADOS.

 

COM A MELHORA DA TECNOLOGIA E MAIS SERIEDADE EM INVESTIMENTOS DA METOR. E EDUCAÇÃO CHEGAREMOS LÁ.

 

NESTE NA REGISTREI 8 CM DE NEVE NA CLIMATERRA E 18 CM NO CRUZEIRO, NESTE ÚLTIMO EVENTO, SOUBE ONTEM, NO SUL DO MUNICÍPIO DE S.JOAQUIM, +- 1200 M A NEVE FOI BEM MAIS FARTA, ENTRE 15/20 CM, A PONTO DO DONO JOGAR ÁGUA NO TELHADO DO GALPÃO E CASA PARA EVITAR TRANSTORNOS. AOS POUCOS ESTÁ VOLTANDO AOS TEMPOS ANTES DE 96, COM NEVADAS MAIS INTENSAS NA ÁREA URBANA.

 

ENTRE 1999/2009 A MÉDIA ANUAL ERA DE 2,1 CM/CLIMATERRA E DE 2010/2013 ESTÁ EM 4,6 CM/CLIMATERRA.

 

PODES LIGAR OU RESPONDER AQUI MESMO, VEZ OU OUTRA DOU UMA ESPIADA E, QUEM SABE, VOLTE A ESCREVER AQUI, NESTE ESPAÇO.

 

MARRRFILI, ELE NÃO SE DESPEDIU, ELE PARTICIPA A ANOS, ESPORADICAMENTE.

 

FUI ATÉ OUTRA HORA.

 

ATUALMENTE A EST. CONVENCIONAL ESTÁ COM MUITOS PROBLEMAS, QUEM SABE UM DIA SE RESOLVA.

Link to comment
Share on other sites

Cambará do Sul - 2013 - 13,9 med acum

 

Jan: 17,6 (12,9 / 23,8 / 10,0 / 30,3)

Fev: 18,4 (14,5 / 24,0 / 06,6 / 31,1)

Mar: 15,9 (12,3 / 21,0 / 08,2 / 26,7)

Abr: 15,0 (10,0/ 21,5 / 02,7 / 25,3)

Mai: 12,5 (07,5 / 18,4 / -2,4 / 26,1)

Jun: 11,2 (07,2 / 16,3 / 01,2 / 20,2)

Jul: 10,1 (04,9 / 17,1 / -04,2 / 25,3)

Ago: 10,1 (05,3 / 16,4 / -02,2 / 25,7)

 

A máxima absoluta de Junho foi 20,2ºC :shok:

 

A estabilidade de junho foi espetacular, não teve um dia quente sequer.

Link to comment
Share on other sites

Meus registros do mês de agosto.

 

Data Mínima Máxima

1°/8 12,7° 29,2°

2/8 14,8° 20,1°

3/8 11,3° 16,4°

4/8 10,5° 18,1°

5/8 8,1° 20,8°

6/8 11,7° 22,1°

7/8 10,9° 22,8°

8/8 12,6° 31,1°

9/8 9,8° 13,1°

10/8 9,4° 11,6°

11/8 8,5° 14,1°

12/8 6,5° 19,7°

13/8 9,3° 13,1°

14/8 8,0° 10,0°

15/8 7,2° 15,2°

16/8 7,4° 20,9°

17/8 9,0° 17,6°

18/8 11,4° 21,1°

19/8 12,9° 25,4°

20/8 12,9° 27,3°

21/8 15,7° 26,8°

22/8 11,3° 24,9°

23/8 6,0° 11,3°

24/8 7,1° 13,1°

25/8 9,7° 13,0°

26/8 6,7° 9,8°

27/8 6,3° 10,9°

28/8 8,9° 18,1°

29/8 7,8° 23,5°

30/8 10,3° 28,3°

31/8 12,9° 27,8°

Média 9,9° 19,3°

Simples: 14,6°

 

Comentários: a máxima do dia 26 foi a ÚNICA que em um dígito que tenho em agosto. A máxima do dia 14 é a segunda mais baixa de todos meus registros de agosto, empatando com os 10° (valor redondo) de 4/8/1995. A mínima do mês (6,0°), foi às 16:30 da TARDE com chuva. Foram 4 máximas entre 9° e 11°. Menor mínima mais elevadas em um agosto. Total ausência de calor fora de época contínuo, apenas picos de calor em algumas tardes. A média simples foi de 14,6°, o agosto mais frio que já tive.

 

Esse agosto é comparável apenas ao do ano 2000.

Link to comment
Share on other sites

Sobre Sampa:

- algum tempo atrás alguém comentou aqui no Baz que os 0,8 de 94 do Mirante tem grande chance de ser fake, já que nenhuma estação mais urbana de Sampa chegou perto daquele valor naquele ano. Mais urbanas, leia-se: Congonhas, Cumbica e Campo de Marte. O Iag fica dentro da área urbana, mas dentro de uma floresta que não fica devendo nada pra minha futura chácara. :pleasantry:

- O relato de grandes perdas agrícolas em Mogi, no ano 2000, é compatível com os -0,2 que marcou no Iag. Enquanto isto, no mesmo inverno, Santana ficou acima de 4,0. O que ajuda a colocar os 0,8 de 94 sob forte suspeita.

 

Sobre Curita:

- não, 10 km do Centro dificilmente vão ser suficientes pra fugir da UHI. Meus pais mesmo, moram a cerca de 7-8 km do Centro, e marcam temps mais altas que as do Inmet/Simepar. O próprio Alex mora mais ou menos a esta distância do Centro, e tem cerca de 0,3 a mais que o Inmet para o período a partir do qual a PWS dele funciona (PWS Campo Comprido, aberta pra consulta no Wunderground).

Link to comment
Share on other sites

Não duvido que esses 0,8°C do Mirante em 10/07/1994 tenha algum problema.

 

Porém, em 1994, o Mirante tem essas marcas (Além daquele 0,8°):

1,2°C (26/06)

2,0°C (27/06)

2,0°C (09/07)

4,2°C (11/07)

 

No dia 10/07, a convencional de Guarulhos registrou 2,8°C e o IAG 1,5°C.

 

Em junho:

Guarulhos: 1,6°C (26 e 27/06)

IAG: 1,2°C (26/06) e 0,6°C (27/06)

 

E aí ??

Complicado...

A estação convencional de Guarulhos também fica em área urbana.

 

E.T.: Infelizmente não tenho os dados dos aeroportos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não duvido que esses 0,8°C do Mirante em 10/07/1994 tenha algum problema.

 

Porém, em 1994, o Mirante tem essas marcas (Além daquele 0,8°):

1,2°C (26/06)

2,0°C (27/06)

2,0°C (09/07)

4,2°C (11/07)

 

No dia 10/07, a convencional de Guarulhos registrou 2,8°C e o IAG 1,5°C.

 

Em junho:

Guarulhos: 1,6°C (26 e 27/06)

IAG: 1,2°C (26/06) e 0,6°C (27/06)

 

E aí ??

Complicado...

 

Agora to com uma dúvida: como ficou Gua e Iag em 10/7? :russian:

Quanto ao fato de 26/7 ter registrado valores bem parecidos em Santan/Iag/Gua, tem grande chance, pois o frio era de advecção. Mas, e em 27/7, aí já fica complicado, pois aí o frio já era mais radiativo, e Santana tem 2 complicadores pra este tipo de frio, que é o fato de ser topo, e ficar em área bem mais urabnizada que o Iag e Gua. Aliás, este dado de Guarulhos é do aero?

Link to comment
Share on other sites

Agora to com uma dúvida: como ficou Gua e Iag em 10/7? :russian:

Quanto ao fato de 26/7 ter registrado valores bem parecidos em Santan/Iag/Gua, tem grande chance, pois o frio era de advecção. Mas, e em 27/7, aí já fica complicado, pois aí o frio já era mais radiativo, e Santana tem 2 complicadores pra este tipo de frio, que é o fato de ser topo, e ficar em área bem mais urabnizada que o Iag e Gua. Aliás, este dado de Guarulhos é do aero?

Este dado de Guarulhos é da estação convencional do INMET, aberta em 1983.

Não sei exatamente onde ela fica porém acompanho há tempos.

Acontece com certa frequência ela ter mínimas alguns décimos acima do Mirante.

Por isso tenho quase certeza que fica em área urbana também.

 

Já o aero, todos conhecem, é um baixadão, mas sofre os feitos da urbanização, pois já está completamente cercado pela cidade de Guarulhos, embora tenha uma grande área descampada.

Em 10/07:

Guarulhos: 2,8°C

IAG: 1,5°C

Link to comment
Share on other sites

Agora to com uma dúvida: como ficou Gua e Iag em 10/7? :russian:

Quanto ao fato de 26/7 ter registrado valores bem parecidos em Santan/Iag/Gua, tem grande chance, pois o frio era de advecção. Mas, e em 27/7, aí já fica complicado, pois aí o frio já era mais radiativo, e Santana tem 2 complicadores pra este tipo de frio, que é o fato de ser topo, e ficar em área bem mais urabnizada que o Iag e Gua. Aliás, este dado de Guarulhos é do aero?

Este dado de Guarulhos é da estação convencional do INMET, aberta em 1983.

Não sei exatamente onde ela fica porém acompanho há tempos.

Acontece com certa frequência ela ter mínimas alguns décimos acima do Mirante.

Por isso tenho quase certeza que fica em área urbana também.

 

Já o aero, todos conhecem, é um baixadão, mas sofre os feitos da urbanização, pois já está completamente cercado pela cidade de Guarulhos, embora tenha uma grande área descampada.

Em 10/07:

Guarulhos: 2,8°C

IAG: 1,5°C

 

E olha q o aero de Gua fica numa área com microclima bem melhor do que Santana, Congonhas...

Link to comment
Share on other sites

"Ciência cega não?"

 

Bom, tomando por principio que estamos mantendo uma conversa de alto nível, entendo que há uma questão mais profunda a ser debatida neste ponto, relativo à forma como enxergamos a ciência. Falta a capacidade de reconhecer que só temos estações meteorológicas de boa qualidade porque alguem, no passado, reconheceu que não bastava apenas ver uma geada, uma chuva, um vento forte, havia a necessidade de mensurar este evento de alguma forma. Entendi, ou como disse o Mafili, acho que entendi muitos dos teus pontos com relaçao a enxergar além dos números, mas sem os números, será que você mesmo teria condições de tentar enxergar além?

 

Meu caro e ilustre colega de bancos, enquanto jogamos dominó aqui na praça BAZ, tente entender que a dinâmica do tempo, além do óbvio de produzir sensações diversas daquelas mensuradas, só pode ser melhor compreendida se mensurarmos a sensação diversa além da que somente um sensor de temperatura está medindo. Daí se surgiu a necessidade de criar um abrigo meteorológico para se proteger o termometro. Com o termometro protegido, surgiu a temperatura real e a "sensação térmica". perceba que, de qualquer forma, uma coisa leva a outra, que leva a outra ainda, e que fecha num circulo, te trazendo de volta ao ponto de partida, que é justamente o fato de enxergar além do sensor de temperatura.

 

Se a ciência é cega, é porque está na hora de haver uma nova revolução meteorológica, o que me faz lembrar daquele filme, De volta Para o Futuro (parte 2), onde o cientista maluco chega para o jovem e diz a ele que a chuva cessará em exatos 3 minutos, e num passe de mágica, a chuva cessa exatamente no horário previsto. Passe esta lição a este ponto, ciência é cega, e você mesmo perceberá que deveria ter um aumento na quantidade de dados que comprovem que houve mais geadas por ano em determinado lugar do que o oficial, e não é falha humana, afinal você mesmo me disse que, quando não olha, tem outros 3 que o fazem. Falta uma nova evolução, talvez a criação de um sensor de geada ( não o de molhamento foliar que existe, mas algo que vá além da temperatura, um sensor que indique a presença de gelo sobre a folhagem).

 

 

" Posso considerar Urupema pela do BAZ nesse mês de AGO, mesmo que ela tenha ficado vários dias desativada, inoperante, muda?"

 

Aqui você tocou num ponto interessante. o que é uma estação desativada, inoperante, nula? Neste ponto você está falando com um fera em tecnologias de transmissão de dados. O primeiro ponto que deve ser dito, é que uma estação que possui data-logger não perde seus dados. o que há é a perda do sinal de internet. Por exemplo, a estação do PNI. As vezes chega a ficar até 3 dias sem reportar dados, aí quando você liga lá no Marcão, descobre que a internet não caiu, apenas teve um lapso momentaneo de 10 minutos. Mas o datalogger, este está vinculado à estação, portanto enquanto a estação fica sem internet, o datalogger está disponível sem falhas. O segredo é não deixar o console sem energia. Por isso a pilha, que dura 6 meses, é bem superior que a energia elétrica.

 

Nós do BAZ temos nos empenhado constantemente em aumentar nosso arsenal tecnológico, e de vez em quando surge a notícia de que alguem comprou uma estação meteorológica com datalogger, e desta forma vamos aumentando nosso arsenal particularmente público de informações climatológicas. Por isso não podemos desconsiderar uma estação meteorológica online seja qual for o motivo, pois há sempre uma forma de se obter dados que não estavam online. É temerário, volto a repetir, que ao se falar em falhas de estações meteorológicas, desconsiderar seus dados, uma vez que nem sempre estão perdidos. na verdade, em uma estação com datalogger, o percentual de falha de dados do datalogger está abaixo de 10%.

 

"A estação por si fará o trabalho e por favor, não insistam mais, que enquanto não tivermos outra,m em ponto tão elevado, elas será o local mais frio do BR."

 

Elegantemente, devo lembrá-lo que a questão do frio nada tem a ver com questão de precipitação invernal nem com sensação térmica. Considerando que oficialmente a menor temperatura do Brasil foi em Caçador, com seus -14, em 11 de Junho de 1952, lhe pergunto: é Caçador a cidade que mais neva no Brasil? Vou além, por causa de Caçador não ser a cidade que registra mais precipitações invernais, sua temperatura não deve ser levada em conta? O frio, amigo, concordo contigo, é muito subjetivo, depende de uma série de eventos, como por exemplo um vento zonda da vida, uma maritimização úmida da vida, entre outras coisas relevantes que alteram a "sensação de frio" que podemos ter em um lugar que supostamente é muito mais frio que outro.

 

Com relação a passar frio na amazonia, se você não estiver preparado para isso, obviamente terá uma sensação horrorosa de frio. Mas e no Aconcágua, a 4000 mts, com -22 de temperatura, a pergunta? Você estava preparado pra temperatura do momento? Creio que sim, afinal ninguem humanamente suporta temperaturas de -20 apenas de bermuda, chinelo e camiseta, por isto creio que tua sensação no Aconcágua não tenha sido das piores, se depois bateu um vento qualquer e mudou tua sensação, aí já é outra conversa. Por estas horas, que nosso dominó já foi quase esquecido, te lembro que a sensação térmica, graças a tecnologia, hoje pode ser melhor mensurada.

 

Abre parenteses - Aqui em São Paulo, quando falamos do termo "brincadeira", significa que não só estamos levando a sério, como estamos comprando a briga, da forma como o utilizei no texto. Se aí onde você mora o termo tem outros significados, peço desculpas pelo lapso em explicar melhor porque usei tal termo - fecha parenteses.

 

Sobre termos uma outra estação mais elevada no PNI, sugiro que faça um exercício, pegue minhas mensagens antigas aqui no site, e leia-as todas, te garanto que perceberá que não vejo o PNI pela ótica de somente uma estação e de ser o ponto mais frio do Brasil, creio que o desafio maior é fazer com que chegue a pessoas que investem no turismo os meus textos. Gostaria de ver o PNI se tornar um Parque Nacional exemplar, se aproveitando de ser o primeiro do Brasil. Pena que esta conversa creio que deveríamos ter em outras ocasiões. Agora, o foco é lhe responder sobre o PNI com a mesma destreza que respondeu a nós, reles comedores de arroz e feijão (e chocolate!).

 

Sim, temos que ter mais estações em altitude além da que está no PNI, mas falando somente do PNI, inclusive já passei orçamento para a diretoria do parque, pareçe que temos uma pessoa lá dentro como diretor, que possui uma mente mais aberta a estas questões de monitoramento climático, então já existe um movimento para termos na verdade não duas, mas 3 estações meteorológicas neste parque, contando com a nossa. No momento, mantenho minha opinião, baseada em dados reais, que o PNI é o local mais frio de todo o território brasileiro, dos locais monitorados por qualquer um que mantenha uma estação online ou, que seja, convencional, neste território tão amado por todos. Quando falo em frio, não estou dizendo de um dia ou outro, mas de uma média. E na média, o PNI em uma única estaçãozinha que nem em baixada fica, e sim em uma encosta, já mostrou que é mais frio. Falta monitorar, somente, outros pontos pra confirmar. E não citei uma única linha comparando o PNI com o MI. Cientificamente, uma comparação só é válida se houver um objetivo a ser alcançado. Se este objetivo alguns que não eu dizem ser saber o lugar mais frio do Brasil, então que seja, é um objetivo se parar pra pensar, então sim, cientificamente podemos comparar o PNI com o MI.

 

"Ter 4000 visitantes entre as duas maiores cidades brasileiras é constrangedor, envergonha-se como brasucas. Vamos somar: 20 milhões, por baixo, não considerando aquelas cidades que estão perto, somente as capitais e zonas metropolitanas. 1% é 200 mil. O.1% é 20 mil/5= 0,02% das pessoas visitam o PNI."

 

Opa perfeito teu ponto! E a culpa sabe de quem é? Principalmente do governo, secundariamente, nossa. Oras, como pode um parque nacional ter um acesso precário, onde corre-se o risco de deixar matade do carro no meio da subida, ou do carro desembestar e vc ir parar, nem que seja voando, na Via Dutra, e o governo não sem importar com isso, por se tratar de uma esfera federal a manutenção do parque. Pior, vem gringo e vem eco-chato dizer que melhor deixar a estrada como está, assim turista não vem encher o saco, mas turista enche os cofres do governo, então, com todo respeito a quem pensa assim, mas vá lamber sabão! Creio que pense assim também, uma vez que por números vc me mostrou o quão insignificante é o número de visitas dada a importância do parque. Mas já vi mudanças de ventos. Vi o Globo Online dizer que já existe aumento de visitas em decorrencia da instalação da estação meteorológica mais alta do Brasil (opa, mais uma informação sobre a estação que vai além do frio!).

 

Como eu disse, usei como exemplo a questão da altitude, não devendo ser levada ao pé da letra. Sabemos, e nisto as estações do BAZ tem fundamental importância histórica, que nem sempre o topo será invariávelmente mais frio que uma baixada (encosta não conta, e vou além, devem ter locais no parque ainda mais frios que o do local da estação). Não acho que entre a cidade do Santo e do Jardim da Serra, seja mais frio que o PNI, na média. Aqui a altitude conta sim, e muito! Uma das maiores descobertas desta estação do PNI é o quão fica difícil uma MP entrar no sudeste com expessura suficiente pra esfriar a 700 hpa. Se há dificuldade em entrar uma MP, então desculpe o amigo, mas já tenho prova suficiente em dizer que a altitude do PNI influencia diretamente no frio, sem a dependencia de uma FF forte com MP bem expessa. O amigo vai concordar comigo, que na maior parte das vezes, as localidades que indica também não ficam sobre influencia de MP, o que permite máximas facilmente acima dos 20 graus. Isto também se aplica a Campos do Jordão, que mesmo com seus 1700 metros, de dia e em pleno inverno, pode registrar máximas de 25 graus ou mais. sugiro olhar as fotos do nosso encontro ENBAZ 2013, feitas este ano. Não leve ao pé da letra a temperatura do termometro de rua atrás da gente, mas leve isto, que sim, a temperatura pode passar 25 graus. O mesmo se aplica às respectivas regiões que citaste.

 

O PNI nesta questão, provou, mesmo que seja apenas desde Maio, que tem potencial de máximas extremamente baixas, tais como ainda não registradas no Brasil. Considerando que não fez 21 graus nenhum dos dias, tua tese de lugar mais frio perdeu fôlego, e espero que considere isto como não crítica, mas argumentação lúcida minha. Não estou falando de criar uma competição, afinal de contas ciências é algo exato, e competição, tal como no futebol, pode levar um lado a roubar mais que outro. No conjunto da obra, e havendo alguém com disposição a realizar diferentes testes no PNI, saberemos qual o tamanho da encrenca, no momento vejo o PNI como apenas engatinhando climatológicamente, dentro da brasilidade moderna. Já São Joaquim, em termos de monitoramento, é Hours Concours, independente se faz mais ou menos frio que o PNI. Lições a serem passadas para o CASE PNI.

 

"Mas os fenômenos correlatos, tem que viver a experiência, sair de casa, se possível."

 

Sim, concordo, a sensação é diferente do que os números poderiam sugerir, mas cada pessoa tem a sua forma de sentir o frio ou calor, depende de seu costume diário. Um cara da alemanhã que vier ao PNI ou MI, saindo de sua origem no inverno, pode dizer que estamos todos loucos e que esse frio é fraco pelos padrões deles, entende? Assim como se mandarmos um cara de São Luiz do Maranhão, o cara vai enlouquecer de frio. Se vc me diz que 19 graus podem te arrebentar, será que diria isso se vc saísse de algum lugar com -4 graus e indo pra um de 19 graus? Tudo em termos de sensação térmica pode ser relativo, mas em termos de temperatura real, é ou não é, não há relativização. Com relação a fenomenos, volto a repetir, nem sempre haver fenomenos indica mais frio, tem que sair da casinha temperatura e entrar em casinhas como nivel de congelamento, umidade, vento, pressão, energia geopotencial, topos de nuvens, geografia (sim, bordas de serra contém sempre mais umidade e turbulência - veja São Bernardo do Campo x São Paulo. Opa, uma comparação me fez ver esta realidade!). O que é mais fácil pra nevar? -5 com 30% de umidade, ou +2 com 98% de umidade? A umidade é um dos principais fatores a se levar em conta, não só a frieza de um numero de temperatura a 700 hpa. Com relação a sair e sentir, creio que minhas 10 vezes que fui ao PNI nos últimos 5 anos, possam esclarecer algum ponto obscuro, quem sabe num futuro próximo.

 

"Logo, caiu por terra a ideia que seria mais quente, que o ar, por ser mais pesado, deposita-se nas baixadas. Claro que sim, mas há outros dias, uniformes e nesse caso, sem neve reguladora."

 

Isso já cansei de falar aqui no fórum ou em meu blog (sem propaganda). Na entrada do ar polar, o que vai determinar maior ou menor frio é a temperatura da camada que está entrando. Este ar ainda não se estabilizou, portanto não fará muita diferença entre baixada e topo. Aqui sim, não temos o ar em processo de peso pesado caindo pelas bixadas, mas vindo bem distribuido para determinada faixa de altitudes. Não por acaso, a mínima do Mirante de Santana em SP foi de 5,2 e a minha mínima, de 4,8. Estamos falando de microclimas muito distintos. É normal eu registrar de 2 a 3 graus a menos de mínimas que o Mirante, mas 0,4 de diferença nas mínimas, temos agora a prova que na advecção de ar frio, não temos o terrivel efeito baixada. Depois que o ar frio já entrou, ficou velho e já começa a querer sair, começa o jogo de mínimas espetaculares em baixadas e mínimas veranescas em topos de montanha.

 

"Cuidado com os números, frente a altitude, pois nem sempre é como a professora de geografia dizia."

 

Já falei, tenha a bondade de ler meus textos. Com relaçao a números, sou bem familiarizado com eles, haja visto que vejo todos os dias do quintal de minha casa a diferença entre uma baixada e topo. Sempre apanho (com excessão de entradas de MP) de todas as baixadas da região. Café Filho, 50 metros mais abaixo e baixadona, já vi geada muitas vezes, até mesmo 3 a 4 vezes por ano. Topo, onde moro, 50 metros acima, confesso que vi umas 2 ou 3 vezes geada por lá na vida toda. 1991, 2005 e 2011 foram os únicos anos que presenciei geada em minha casa. 2000 passou batido. Portanto topo tem mais chance de fazer frio diurno, não noturno, daqueles de fazer mínimas absurdamente geladas. Mas quando a altitude é demais, sim a regra de geografia (2 a 3 graus de queda a cada 300 metros) tem seu fundamento.

 

"Fiquei confuso: vento adiabático quente de NW, produzindo ou não mudando nada, ao ponto de mesmo assim produzir mínimas negativas. Amigo Artur, sou lento tal uma lesma com super bonder. Vento adiabático? Se é quente, poderia descer? Rapaz, desculpe-me, mas meu cérebro reduzido não me permite entender a sua colocação. Fique nocauteado com a sua proposta do MI ter vento quente de NW (aquele que circula da Amazônia, ate bater nos Andes?)e ainda ter mínimas negativas? Ele precisa de ar quente, chega até ele ou é mais coisa, por ex. que explica tamanha diferença entre São Joaquim e Urupema, alguns dias passados? Como amigo, estamos comparando alho com bugalho?"

 

Desfazendo a lambança, sugeri um exemplo hipotético. Vi nas medições do PNI a alguns dias que, mesmo com processo adiabático SECO e vento descendo quente da montanha, ainda assim batia -1, ou -2 na estação, que estava na face aberta e sem proteção natural alguma. Como explicar isso? Altitude meu caro, faz diferença sim, e não pode ser desprezada. fosse uma situação dessas a 1700 de altitude, será que veria valores negativos? Isto não vale pro MI, mas pra qualquer altitude que esteja na mesma latitude do MI ou do PNI, guardadas as proporções de luz e inclinação solar.

 

"Digam-me lá, o PNI tem interessantes variações da flora, mas tem tudo isso? Porque nesse fórum, nunca se levantaram tópicos envolvendo o efeito do clima, que é a vegetação e uma vez, conhecida a flora, bom caminho andado já temos de suas características. Com que freqüência o excepcional PNI tem sincelo? Neve? Mas tem registro de meio m. Claro, mas algumas vezes, por não tido Sincelo e foi considerado uma nevasca."

 

Amigo de dominó, depois de uma aula tua sobre sensações e conhecimentos diversos, me agonizo neste instante vendo você dando as caras em duas comparações PNI x MI, mesmo sabendo que você fechará o assunto com maestria logo depois. Portanto, fica o debate, será que se não houvessem comparações, saberíamos o que pesquisar nos ecossitemas distintos PNI x MI? Vou te falar de um pequeno animalzinho, o sapo Flamenguinho (Melanophryniscus moreirae). Todos os anos, entre Setembro e Outubro, uam legião desses seres desce as encostas do PNI, com o objetivo de procriar nas poças dágua formadas pelas primeiras chuvas da estação da Primavera. Após procriar, sobem de volta a seu habitat, acima de 2000 metros de altitude. Normalmente, a administração do parque fecha a estrada quando identifica os primeiros sinais de migração. A pergunta no ar: se é pra compararmos, dá pra comparar a população de sapos do PNI com os sapos do morro da Igreja? Não dá.

Então voltando à questão comparação, creio que foi um lapso, só posso pensar assim, teus pensamentos se voltarem contra seu criador. Concordo com teu ponto em uma coisa: apresentar dados que comprovem qual é a natureza da vegetação do PNI, com certeza ela será a base pra entender o clima da região. Mas temos uma base formidável, que se bem conduzida, trará resultados adequados no futuro, que é a bendita da estação meteorológica.

Aqui cruzamos novamente uma linha imaginária: é possível estudar a parte a natureza sem conhecer o clima? Meu caro, tudo é interligado, se temos mais informações de um lado pra atender a outro lado, creio que o trabalho fica mais fácil. E não me venha com essa de que nenhum dos dois contrapontos trabalham separados, pois sabidamente creio que você imagina que não, todos se entrelaçam uma hora ou outra numa pesquisa extensiva.

 

Temos muitos pontos em comum e algumas divergencias, creio que não há como neste momento avaliarmos tantos temas em tão pouco espaço (ou não, depende do saco de quem está lendo meu texto). Fica o convite pra jogarmos mais vezes, talvez um xadrez?

 

Abração deste paulista insuportavelmente chato.

Link to comment
Share on other sites

FANTÁSTICA RESPOSTA ARTUR...VOU ATÉ SALVÁ-LA NO MEU PC.....

 

AMANHÁ PODEREMOS TER MAIS UMA OPINIÃO PLATONICA DIZENDO PARA DEIXAR OS NUMEROS PARA OS NOSSO NETOS E DIZER QUE O VERDADEIRO INVERNO É O DA CAPITAL PAULISTA.....COM A AV PAULISTA COM FRIO E GAROA AO REDOR DAQUELES ARRANHA-CEUS MARAVILHOSOS AO PÉ DO MASP OU ENTÃO ESTAR SOB UM VENTO FRIO NA VELHA AV IPIRANGA X AV SÃO JOÃO COMO CANTA O INCRÍVEL CAETANO VELOSO..E QUE ESTE INVERNO É O MAIS SIGNIFICATIVO E LINDO E APAIXONANTE DO PÁIS...

Link to comment
Share on other sites

DADOS CORRETOS SOBRE A SERRA DE SC.

 

www.climaterra.com.br

 

Aviso:

 

Não vou mais ficar guerreando com o SR Ronaldo Coutinho aqui no Fórum...

 

...não vou mais calcular ou informar dados, desvios, normais de dezenas de cidades do País... elaborados por mim, do Ciiagro, Corede, Seoma/Inmet, Inpe/CPTEC,Iapar, PWS'S e Epagri Ciram.. que me mandam os valores mensalmente...trabalho este feito desde 2003 desde Porto Alegre até Piatã....já deu..!!

Link to comment
Share on other sites

Bah agora olhando no computador consigo enxergar esse belo tópico...

 

acho importantíssimo olhar as opiniões de todos aqui....

 

Tomara que não descambe, pois até agora são muitas boas informações para serem analisadas..

 

Bom, isto significa que quando vc escreveu "já deu" ontem você não conseguia ver as coisas direito?

 

ABRAÇOS DO DÉBIL MENTAL

Link to comment
Share on other sites

Os meses de julho e agosto no Castelinho fecharam assim:

 

Julho:

Média Mínima: 3,0C

Média Máxima: 17,7C

Média: 9,3C

Máxima Absoluta: 25,6C

Mínima Absoluta: -3,3C

 

Agosto:

Média Mínima: 4,0C

Média Máxima: 17,1C

Média: 9,8C

Máxima Absoluta: 27,3C

Mínima Absoluta: -0,4C

 

Esse inverno no Castelinho foi caracterizado pelas mínimas pouco extremadas e pela boa quantidade de dias com máximas baixas. Entretanto, o ano de 2013 conseguiu ter o julho com o maior número de mínimas negativas já registrado no Castelinho desde a instalação da estação em 2010. Foram 12 mínimas negativas no mês de julho. O recorde anterior era de 7. O problema é que foram muitas mínimas negativas entre 0C e -3C. No ano, já são 20 negativas, praticamente a média que tenho.

 

Os meses de junho, julho e agosto em Gramado/Alphaville foram assim:

 

Junho

Média Mínima: 8,7C

Média Máxima: 16,7C

Média: 12,4C

Máxima Absoluta: 21,2C

Mínima Absoluta: 3,1C

 

Julho

Média Mínima: 7,1C

Média Máxima: 17,0C

Média: 11,4C

Máxima Absoluta: 24,4C

Mínima Absoluta: -0,6C

 

Agosto

Média Mínima: 7,3C

Média Máxima: 16,5C

Média: 11,3C

Máxima Absoluta: 26,7C

Mínima Absoluta: 0,2C

 

Nesse segundo inverno aqui em Gramado, a minha estação - que tem um comportamento muito parecido com o INMET de Caxias, ou seja, péssima para mínimas por estar ao lado de um penhasco - teve uma mínima negativa a mais que no inverno de 2012. Desta vez foram 3. Entretanto, muito longe dos -3,3C que registrei em 2012. A mínima absoluta de agosto foi registrada no dia da nevasca e este mês foi o mais frio deste ano com média de 11,3C, porém não bateu os 10,9C de média de julho de 2012.

 

Os relatórios padrão NOAA de ambas estações estão disponíveis em viewtopic.php?f=117&p=395396#p395396

Link to comment
Share on other sites

É incrível como que, mesmo num Agosto frio como este em POA, a cidade invariavelmente bate os 30 graus ou mais. Quero saber

se já houve algum inverno em que POA não tenha chegado a 30 graus. Podem me responder? :ok:

 

Acho que é difícil termos invernos em POA (JJA) sem o registro de ao menos uma máxima de 30C ou mais. Os veranicos fazem parte do nosso inverno, muito embora normalmente sejam curtos. Esses dias de 30C fogem muito à média das máximas, o que evidencia a sua aberração dentro do próprio mês.

Link to comment
Share on other sites

DADOS CORRETOS SOBRE A SERRA DE SC.

 

http://www.climaterra.com.br

 

Aviso:

 

Não vou mais ficar guerreando com o SR Ronaldo Coutinho aqui no Fórum...

 

...não vou mais calcular ou informar dados, desvios, normais de dezenas de cidades do País... elaborados por mim, do Ciiagro, Corede, Seoma/Inmet, Inpe/CPTEC,Iapar, PWS'S e Epagri Ciram.. que me mandam os valores mensalmente...trabalho este feito desde 2003 desde Porto Alegre até Piatã....já deu..!!

 

Vc não calcula as médias ponderadas das estações com os clássico (máx+mín+9hrs+(21hrs x 2))/5 ? Sim? Então os teus dados não estão errados, Carlos.

Link to comment
Share on other sites

Bah agora olhando no computador consigo enxergar esse belo tópico...

 

acho importantíssimo olhar as opiniões de todos aqui....

 

Tomara que não descambe, pois até agora são muitas boas informações para serem analisadas..

 

Bom, isto significa que quando vc escreveu "já deu" ontem você não conseguia ver as coisas direito?

 

ABRAÇOS DO DÉBIL MENTAL

 

Sim, Mafili, o perseguido! E digo já deu novamente com esses 823428642352 posts em que você se auto intitula de um monte de coisas que me recuso a escrever, haja vista o comportamento do amigo em dar print em posts ofensivos a sua pessoa.

 

Ontem estava no celular e textos como os desse tópico, excelentes porém longos, não são legais de se visualizar em uma tela pequena.

 

Grato pela atenção, abraços e boa noite.

Link to comment
Share on other sites

.....Grato pela atenção, abraços e boa noite.

 

Ótimo....Os problemas daquelas "discussão" de ontem foram. Estarem no tópico errado o excesso de adjetivos que só não foram ofensivos pois sei que tem muito de brincadeira sadia no sobrinho Vitinho.

 

Como agora, Você. Eu perseguido....de forma alguma. :hi:

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Quando falam sobre insolação, humidade, diferenças de 20/30 metros, diferenças na instalação da estação, se elas seguem ou não criteriosamente um padrão com as demais, se neva, se da sincelo etc etc etc eu já penso que estão falando e comparando duas cidades do sul, mas não, me deparo com esse tipo de argumento em um topico no qual a comparação entre urupema e PNI

Oras por favor, eu acho incrivel como querem complicar as coisas, quando falam sobre o lugar mais frio do brasil não estamos falando se é humido, se é bonito, se é alto ou baixo ou proximo da costa ou se tem civilizaçao!

Estamos falando de temperatura e pronto, se estivessemos falando da sensação termica ou a subjetividade humana já deixariamos isso explicito no começo da discussão.

Link to comment
Share on other sites

Quando falam sobre insolação, humidade, diferenças de 20/30 metros, diferenças na instalação da estação, se elas seguem ou não criteriosamente um padrão com as demais, se neva, se da sincelo etc etc etc eu já penso que estão falando e comparando duas cidades do sul, mas não, me deparo com esse tipo de argumento em um topico no qual a comparação entre urupema e PNI

Oras por favor, eu acho incrivel como querem complicar as coisas, quando falam sobre o lugar mais frio do brasil não estamos falando se é humido, se é bonito, se é alto ou baixo ou proximo da costa ou se tem civilizaçao!

Estamos falando de temperatura e pronto, se estivessemos falando da sensação termica ou a subjetividade humana já deixariamos isso explicito no começo da discussão.

 

Frost, Sinceramente gostaria de ter escrito essa mensagem,,,,

 

Enquanto isto....Lá no Planeta Terra,

 

A temperatura Global para agosto de 2013 +0,16ºC...um tequinho menor que os +0,17ºC de julho.

 

Destaco

a- Os trópicos....ZERADO

b- O Hemisfério Norte...uma bela marca.

Global composite temp.: +0.16 C (about 0.29 degrees Fahrenheit) above 30-year average for August.

Northern Hemisphere: +0.11 C (about 0.20 degrees Fahrenheit) above 30-year average for August.

Southern Hemisphere: +0.21 C (about 0.39 degrees Fahrenheit) above 30-year average for August.

Tropics: +0.01 C (about 0.02 degrees Fahrenheit) above 30-year average for August.

 

UAH_LT_1979_thru_August_2013_v5.6.png

Link to comment
Share on other sites

Bem , Ronaldo o artigo que vc comentava....hoje cedo, publicado na BBC em 2007.

 

Wednesday, 12 December 2007

Arctic summers ice-free 'by 2013'

 

1.jpg

 

Uma tradução automática:

Cientistas em os EUA apresentaram uma das previsões mais dramáticas ainda para o desaparecimento do gelo do mar Ártico.

 

Seus mais recentes estudos de modelagem indicam águas polares do norte poderia ficar totalmente sem gelo no verão em apenas 5-6 anos.

Professor Wieslaw Maslowski disse em uma reunião da União Geofísica Americana que as projeções anteriores subestimaram o processo agora dirigindo a perda de gelo.

 

Verão derretimento este ano reduziu a cobertura de gelo para 4,13 milhões de quilômetros quadrados, a menor extensão já nos tempos modernos.

Surpreendentemente, este impressionante ponto baixo nem sequer foi incorporado no modelo funciona de Professor Maslowski e sua equipe, que utilizou conjuntos de dados de 1979-2004 para restringir suas projeções futuras.

 

No final, ele vai derreter de repente

Professor Peter Wadhams

"Nossa projeção de 2013 para a retirada do gelo no verão não está representando o último dois mínimos, em 2005 e 2007", disse o pesquisador da Escola de Pós-Graduação Naval, em Monterey, Califórnia, explicou à BBC.

"Assim, dado esse fato, você pode argumentar que pode ser a nossa projeção de 2013 já é muito conservador."

 

Scientists in the US have presented one of the most dramatic forecasts yet for the disappearance of Arctic sea ice.

Their latest modelling studies indicate northern polar waters could be ice-free in summers within just 5-6 years.

Professor Wieslaw Maslowski told an American Geophysical Union meeting that previous projections had underestimated the processes now driving ice loss.

Summer melting this year reduced the ice cover to 4.13 million sq km, the smallest ever extent in modern times.

Remarkably, this stunning low point was not even incorporated into the model runs of Professor Maslowski and his team, which used data sets from 1979 to 2004 to constrain their future projections.

 

In the end, it will just melt away quite suddenly

Professor Peter Wadhams

"Our projection of 2013 for the removal of ice in summer is not accounting for the last two minima, in 2005 and 2007," the researcher from the Naval Postgraduate School, Monterey, California, explained to the BBC.

"So given that fact, you can argue that may be our projection of 2013 is already too conservative."

 

http://news.bbc.co.uk/2/hi/7139797.stm

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS - Setembro 13 (Até hoje):

 

(+2,9) 19,7 - Med compensada

 

(+1,9) 15,0 - Med Minima

 

(+5,2) 27,0 - Med Maxima

 

Carlos, Qual seria a anomalia necessaria em setembro para MJJAS ( o tal do inverno climatico) tenha anomalia positiva em POA.

 

Abraços,

 

PS: Acento agudo não funciona no teclado.....sorry

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS - Inverno Climático (MJJAS)

 

Mai: (-0,3) 16,5

Jun: (+0,3) 14,6

Jul: (-0,9) 13,6

Ago: (-1,5) 13,8

Set: (+2,9) 19,7

 

A temperatura média no inverno climático de Porto Alegre (MJJAS) na 61/90 é de 15,5 e no cenário acima (2013), está com 15,6 , resultando um desvio de +0,1

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS - Inverno Climático (MJJAS)

 

Mai: (-0,3) 16,5

Jun: (+0,3) 14,6

Jul: (-0,9) 13,6

Ago: (-1,5) 13,8

Set: (+2,9) 19,7

 

A temperatura média no inverno climático de Porto Alegre (MJJAS) na 61/90 é de 15,5 e no cenário acima (2013), está com 15,6 , resultando um desvio de +0,1

 

mensagem 1

 

Então, O inverno climático nesta estação até o momento 13/09 é normal ou normal com viés para quente?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.