Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Carlos Dias

Estações Meteorológicas, Equipamentos, acessórios

Recommended Posts

Estarei em parceria com um amigo , instalando mais uma estaçao dessa vez em um belo topinho 1500 Metros e a 2km a Norte da minha casa

p9qbDEi.jpg

Espetacular!!!! Qual vai ser o equipamento a ser usado?

Vai ser uma Oregon WMR928NX Artur , nao consegui comprar uma davis por causa do dolar

Tenho mais 2 locais aqui pra colocar mais estaçoes se alguem souber de quem queira vender ou se tiver pra vender me avisem , preferencia pela Marca Davis ou Oregon

Como já tinha dito , ontem instalamos mais uma estaçao em Maria da Fé , a 2km da minha estaçao e a apoximadamente 1500 Metros de Altitude

Temos um netbook servidor um roteador duas antenas receptoras de sinal de internet e o console da estaçao funcionando com energia fornecida por 2 placas solares apenas com 4 baterias pra darem conta nos dias nublados e nas noites , lá é um local isolado por isso optamos por energia solar !

O id da estaçao sera IMINASGE22 , creio que até a tarde de hoje estara online , creio que vamos ter uma boa diferenças nas minimas pra minha estaçao e 1°C a 3°C de diferença nas maximas , o vento sera um ponto forte , creio que ventos constantes de 30km/h e rajadas passando dos 50km/h

2zr5p2l.jpg

RT5tg12.jpg

QlGZ4NU.jpg?1?5875

84HlNHR.jpg

Pessoal, sobre o tema PNI, considerações:

1) houve uma pequena melhora no sinal de internet lá, agora fica 3 dias online com 2 off.

2) sobre melhorarmos a questão da internet e deixarmos a coisa voando, a ideia do william é a melhor, mas requer mais 1000 reais de investimento.

3) Dia 9 ou dia 23 eu e o Carlos Dias deveremos ir pra lá, então se há o interesse de melhorarmos a internet lá, podemos ir conversando alternativas VIAVEIS desde já.

Artur..tive uma queda de internet e força em casa por volta das 3 horas da madrugada. Minha estação está fora do ar desde este horario, já no Weaterlink está no ar neste momento....

Acho que vamos resolver o problema de uma vez por todas desta vez..!!

O abrigo da Davis Vue é confiável?

Patrick, o abrigo da Davis Vue é confiável sim, desde que não precise colocar a estação em lugares com muita radiação solar, como em altitudes acima de 1500 metros, pois dá uma variação na máxima, não chega a 1 grau, mas tem essa variação. Se for pra colocar a estação em lugar conhecidamente ensolarado ou em grande altitude, acho que valeria a pena investir um pouco mais e pegar uma Davis PRO.

Tem dois tipos de abrigos da Davis PRO, um sem aspiração, que possui uma perda nas mínimas de até 0,3 grau e é perfeito nas máximas, e o ventilado, igual ao meu e ao do PNI, que praticamente é zerado se comparado com estações em locais semelhantes e que custam bem mais, como as do INMET. Se querem saber, pela robustez e pela qualidade dos dados obtidos, facilmente a Davis se coloca entre as 3 melhores marcas do mundo.

Aqui no Brasil, as marcas que recomendo seriam nesta ordem:

1) Davis PRO ou VUE

2) Dria - mas custa 3x a Davis e praticamente pouca gente no Brasil tem uma dessas

3) Hobo

4) Oregon

5) Acu-rite

6) LaCrosse

E sobre tecnologias de transmissão, a Davis ainda tem um dos melhores sistemas, que é o Weatherlink, mas tem surgido novas tecnologias, como por exemplo o Arduino, que já vem crescendo inclusive aqui no Brasil e é uma tendencia, ao invés de deixar um computador online, usar uma simples placa que já receba ela mesma sinal de internet e se conecte a estação.

Olá pessoal, não sei se aqui é o lugar certo para perguntar, mas lá vai: qual é a melhor maneira de instalar o sensor externo de um termômetro?

Olá pessoal, não sei se aqui é o lugar certo para perguntar, mas lá vai: qual é a melhor maneira de instalar o sensor externo de um termômetro?

O mais correto seria voce colocar ele dentro de um abrigo Meteorologico adequado , temos dois tipos de abrigos mais usados

220px-Stevenson_screen_in_Ikuta_Wooded_Area.jpg

IMG_1699.JPG

O censor nao pode receber luz do sol diretamente

O certo é instalar ele longe de paredes e em campo aberto e a 2 Metros do chao !

A grosso modo é isso

O MESTRE NISSO SE CHAMA ARTUR

Se precisar de um abrigo fale com ele , foi ele que fez o meu que uso aqui em casa , que é igual da 2° figura

Acho que devo explicar como está agora: o sensor está fixado na grade da minha janela para a garagem, que é protegida do sol mas aberta para o ambiente. Minha preocupação é que a cobertura possa estar impedindo uma queda nas temperaturas durante a noite, visto que minha mínima foi de altos 20ºC nesta noite e as estações oficiais registraram por volta de 18ºC.

O cabo do sensor é curto, então estes abrigos talvez sejam inviáveis.

Acho que devo explicar como está agora: o sensor está fixado na grade da minha janela para a garagem, que é protegida do sol mas aberta para o ambiente. Minha preocupação é que a cobertura possa estar impedindo uma queda nas temperaturas durante a noite, visto que minha mínima foi de altos 20ºC nesta noite e as estações oficiais registraram por volta de 18ºC.

Ummm entendi Elton nao tem como voce fazer um suporte pra por ele mais no "ar" longe da parede ? acho que ajudaria

Beleza, Elton? Vi a troca de mnsgs de vc e do William, este sensor que utiliza, o cabo tem cerca de 1 metro? Porque você poderia colocar a estação e o sensor juntos, dentro do abrigo, se a estação marcar máxima e mínima, uma vez ao dia vc vai lá e tira a leitura diária. Sobre a cobertura, fatalmente ela é quem está segurando a sua mínima, uma vez que o sensor deve estar direcionado para espaço aberto, assim a perda radiativa "atravessaria" o sensor e não voltaria.

Já pensou em investir numa estação automática? Se não, te sugeriria adquirir uma Davis Vue, conheço um cara que pode te ajudar a conseguir uma destas por preço quase americano, o Frederico Wessel.

Um abrigo do tipo do William + um chapéu pra segurar a radiação, resolveria tua questão facilmente. Se tiver interesse em que eu fabrique um, me envia MP que te passo orçamento.

Agora, isso vale pra todos, quem tiver interesse em instalar uma estação automatizada (exceto estação com Arduino, esse ainda estou estudando como funciona), se for até 300 km de minha residencia (interior e litoral) (+ capitais como RIO e Curitiba), cobro a viagem + um valor para instalação, aos finais de semana. Em um dia, deixo funcionando a estação se tiver ponto de internet já instalado! Quem tiver interesse, MP pra mim!

Beleza, Elton? Vi a troca de mnsgs de vc e do William, este sensor que utiliza, o cabo tem cerca de 1 metro? Porque você poderia colocar a estação e o sensor juntos, dentro do abrigo, se a estação marcar máxima e mínima, uma vez ao dia vc vai lá e tira a leitura diária. Sobre a cobertura, fatalmente ela é quem está segurando a sua mínima, uma vez que o sensor deve estar direcionado para espaço aberto, assim a perda radiativa "atravessaria" o sensor e não voltaria.

Já pensou em investir numa estação automática? Se não, te sugeriria adquirir uma Davis Vue, conheço um cara que pode te ajudar a conseguir uma destas por preço quase americano, o Frederico Wessel.

Um abrigo do tipo do William + um chapéu pra segurar a radiação, resolveria tua questão facilmente. Se tiver interesse em que eu fabrique um, me envia MP que te passo orçamento.

Agora, isso vale pra todos, quem tiver interesse em instalar uma estação automatizada (exceto estação com Arduino, esse ainda estou estudando como funciona), se for até 300 km de minha residencia (interior e litoral) (+ capitais como RIO e Curitiba), cobro a viagem + um valor para instalação, aos finais de semana. Em um dia, deixo funcionando a estação se tiver ponto de internet já instalado! Quem tiver interesse, MP pra mim!

Então Arthur, já foi meio apertado para conseguir este termômetro simples, então neste momento uma estação completa está totalmente fora de questão. Quando eu puder, aviso a vocês.

Sobre o cabo, ele tem 3 metros, o que dá uma mobilidade boa, mas não é o suficiente para sair da área coberta. Essa questão do abrigo vou ver o que dá pra fazer, qualquer coisa te mando resposta.

*EDIT: estava pensando, tem um suporte aqui que posso usar provisoriamente para pelo menos manter o sensor longe da casa, e que também pode servir de abrigo por um tempo. Caso consiga levar o termômetro para fora da casa, poderia colocar o "abrigo" em área aberta, sem prejudicar as medições por causa do Sol?

EltonS, sim poderia, mas veja se não dá muita alteração nas máximas.

OK então, vou fazer essa tentativa a partir da noite de hoje, o dia de hoje vou deixar como está para manter a coerência nas medidas.

O abrigo da Davis Vue é confiável?

Patrick, o abrigo da Davis Vue é confiável sim, desde que não precise colocar a estação em lugares com muita radiação solar, como em altitudes acima de 1500 metros, pois dá uma variação na máxima, não chega a 1 grau, mas tem essa variação. Se for pra colocar a estação em lugar conhecidamente ensolarado ou em grande altitude, acho que valeria a pena investir um pouco mais e pegar uma Davis PRO.

Tem dois tipos de abrigos da Davis PRO, um sem aspiração, que possui uma perda nas mínimas de até 0,3 grau e é perfeito nas máximas, e o ventilado, igual ao meu e ao do PNI, que praticamente é zerado se comparado com estações em locais semelhantes e que custam bem mais, como as do INMET. Se querem saber, pela robustez e pela qualidade dos dados obtidos, facilmente a Davis se coloca entre as 3 melhores marcas do mundo.

Aqui no Brasil, as marcas que recomendo seriam nesta ordem:

1) Davis PRO ou VUE

2) Dria - mas custa 3x a Davis e praticamente pouca gente no Brasil tem uma dessas

3) Hobo

4) Oregon

5) Acu-rite

6) LaCrosse

E sobre tecnologias de transmissão, a Davis ainda tem um dos melhores sistemas, que é o Weatherlink, mas tem surgido novas tecnologias, como por exemplo o Arduino, que já vem crescendo inclusive aqui no Brasil e é uma tendencia, ao invés de deixar um computador online, usar uma simples placa que já receba ela mesma sinal de internet e se conecte a estação.

No meu caso é mais ou menos assim. Eu tenho uma Davis Pro, só não tenho o software pra deixá-la online. Ela está instalada no telhado de casa por que não tenho espaço pra deixá-la em outro local. Até alguns meses atrás ela registrava dados coerentes. Porém, de algum tempo pra cá, as máximas tem ficado de 2 a 3 graus acima da realidade em dias de sol. No verão passado isso não aconteceu. Estou pensando em comprar uma vue pois ela é mais barata, só tenho medo de que esquente muito com o sol.

Pessoal, apenas uma pequena observação (Se eu estiver "chovendo no molhado", desculpem-me): :mrgreen:

O abrigo não é importante só por causa do sol.

A evaporação da água é endotérmica. Traduzindo: retira calor do ambiente próximo.

É por isso que sentimos aquela sensação de frescor após molhar o rosto num dia de calor.

Portanto, se o sensor ou termômetro forem molhados pelo orvalho noturno ou pela chuva, a tendência é registrar mínimas abaixo do real.

E evaporação da umidade/água vai retirar um calor extra.

Edited by Guest

Patrick, essa é a PRO 2 com cooler? Se for com o cooler, ele pode ter travado. Chegou a conferir seus dados com outras estações da região, se realmente ficaram 2 a 3 graus acima?

Patrick, essa é a PRO 2 com cooler? Se for com o cooler, ele pode ter travado. Chegou a conferir seus dados com outras estações da região, se realmente ficaram 2 a 3 graus acima?

Sim, eles realmente estão ficando mais altos, mas só em dias de sol.

Bom, antes de vc pensar em trocar a estação e botar uma vue, a PRO é alimentada por uma bateria que fica na caixa branca lá dos sensores. A primeira providencia seria trocar esta pilha, as vezes tem força pra gerar os dados pro console, mas não tem forças pra segurar o cooler. Ele deve ser o alimentado por placas solares, mas vamos supor que as placas se encheram de fuligem e não conseguem captar com eficiencia os raios solares, quem deve segurar a bronca é a pilha.

Outra coisa, se vc se aproximar bem da estação, pra ter certeza que é o cooler, em dia de sol basta aproximar bem o ouvido. o cooler funcionando emite um zumbido bem baixo, se não rpestar bem atenção, ele fica quase imperceptivel. Se tiver zumbido, está funcionando. Eperimente limpar a placa solar com um pano molhado com água e veja se o barulho do cooler volta a subir. Mas a pilha, esta pode ser a responsável principal pelo mau funcionamento do cooler.

Bom, antes de vc pensar em trocar a estação e botar uma vue, a PRO é alimentada por uma bateria que fica na caixa branca lá dos sensores. A primeira providencia seria trocar esta pilha, as vezes tem força pra gerar os dados pro console, mas não tem forças pra segurar o cooler. Ele deve ser o alimentado por placas solares, mas vamos supor que as placas se encheram de fuligem e não conseguem captar com eficiencia os raios solares, quem deve segurar a bronca é a pilha.

Outra coisa, se vc se aproximar bem da estação, pra ter certeza que é o cooler, em dia de sol basta aproximar bem o ouvido. o cooler funcionando emite um zumbido bem baixo, se não rpestar bem atenção, ele fica quase imperceptivel. Se tiver zumbido, está funcionando. Eperimente limpar a placa solar com um pano molhado com água e veja se o barulho do cooler volta a subir. Mas a pilha, esta pode ser a responsável principal pelo mau funcionamento do cooler.

Se tudo der certo amanhã dou uma olhada e tento resolver esse problema.