Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Rafael Angelo

Vegetação, Botânica e Jardinagem

Recommended Posts

Também estou fazendo um trabalho de jardinagem na minha propriedade em Ausentes, estou com um pé atrás porque ali o vento sopra muito forte, quando ficar pronto postarei alguma fotos...

CASA

Muito bacana mesmo o contraste entre as estações!

Quando eu tiver um cantinho com mais verde, em Ribeirão Pires ou Curita, tb colocarei alguma caducifólia no quintal!

Amendoeira-da-praia ou sete-copas (Terminalia catappa) é uma das únicas plantas tropicais que produz cores outonais ao perder as folhas no inverno. Ela possue folhas grandes, copa bem densa. Tolera geadas leves. Faz bastante sujeira.

29467583-Tropical-almond-leaf-Terminalia-catappa--Stock-Photo.thumb.jpg.e5bb14ca613e3132d971bc9cfec8417e.jpg

Antes pensava que o sete copas era de regiões de climas mais amenos pelo fato de que perde as folhas, só depois que descobri que era uma planta tropical.

Árvores caducifólias tropicais: Sete-copas e cajá-manga;

Árvores caducifólias subtropicais: caqui;

Sim.

Mas nas regiões subtropicais e temperadas existem espécies caducifólias por causa das estações do ano; já que elas entram em estado de dormência no outono e retiram os nutrientes das folhas para suportarem o inverno.

Nas regiões tropicais o que faz algumas plantas perderem as folhas é a falta de chuvas, mesmo assim não ocorre de maneira uniforme.

O que será que provoca essa troca de folhas nas sete copas e cajá-manga? Ou é simplesmente uma renovação?

Sim.

Mas nas regiões subtropicais e temperadas existem espécies caducifólias por causa das estações do ano; já que elas entram em estado de dormência no outono e retiram os nutrientes das folhas para suportarem o inverno.

Nas regiões tropicais o que faz algumas plantas perderem as folhas é a falta de chuvas, mesmo assim não ocorre de maneira uniforme.

O que será que provoca essa troca de folhas nas sete copas e cajá-manga? Ou é simplesmente uma renovação?

Acredito que a sete copas e a cajá-manga, descendam de plantas temperadas que foram se adaptando nos trópicos, ao longo dos tempos e conservaram esse mecanismo de pigmentar-se, quando as folhas caducam. É chute meu, não tenho textos nas quais, posso argumentar essa ideias.