Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Tweets

MetSul Meteorologia @metsul

ATENÇÃO - ALERTA | Frio aumenta no RS, neve pode cair no RS/SC e pontos da Grande POA podem enfrentar enchente. Em metsul.com !

about 1 hour ago

 

Aos poucos parece estarmos voltando aos velhos tempos. Antes de nevadas históricas não era incomum a ocorrência de fortes chuvas.

Espero que estejamos recuperando possibilidades mais fáceis de nevar aqui.

Conversando com minha sogra, 91 anos, disse a ela que iria nevar. Disse que pegou neve no Boi Preto(era Palmeira das Missões antes) e no Prado, atual Vicente Dutra. Fico a imaginar neve em Vicente Dutra, uma lugar onde se desce bastante de Frederico Westphalen até lá. Nos anos 50 foi isso. Provavelmente, 55 ou 57.

Escutei algo que parecia trovada. Acho que não pode ser!

Aqui 8,5°C

 

Pois é Gamboa, hoje em dia só de pensar em neve em F. Westphalen já imaginamos algo surreal! Mas se olharmos aqui mesmo no BAZ, no Forum imagens tem uma foto de neve em quantidade caindo em Ijuí em Maio de 1968.

Isso mesmo, em maio nevando em área baixa do noroeste gaúcho.

 

Em 1942 nevou em horizontina, erechim, passo fundo, com lindas fotos no outro forum. Portanto, ocorriam mesmo nevadas no RS em áreas baixas, e até no extremo oeste, como foi o caso de horizontina.

Nos anos 80 nevou em Bento Gonçalves e outras cidades não tão altas da Serra Gaúcha, portanto, não faz tanto tempo.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

22 dias sem chuva alguma e novamente uma MP chega seca. Aliás, alguns CBs se formaram no final da tarde na região por conta do ingresso do ar frio, mas foram pancadas extremamente isoladas. Após máxima de 29,5ºC com forte pré-frontal, registro agora 14,5ºC e muito vento SO.

É igor 1° uma forte geada, depois o tempo esquentou e voltou a gear sem haver chuvas e agora novamente muito frio vindo sem a chegada da chuva que não cai aqui desde o dia 21...Aqui tenho céu completamente azul...

Link to comment
Share on other sites

22 dias sem chuva alguma e novamente uma MP chega seca. Aliás, alguns CBs se formaram no final da tarde na região por conta do ingresso do ar frio, mas foram pancadas extremamente isoladas. Após máxima de 29,5ºC com forte pré-frontal, registro agora 14,5ºC e muito vento SO.

É igor 1° uma forte geada, depois o tempo esquentou e voltou a gear sem haver chuvas e agora novamente muito frio vindo sem a chegada da chuva que não cai aqui desde o dia 21...Aqui tenho céu completamente azul...

 

E pensar que no final de Junho houve excesso de chuva no Paraná, que até atrapalhou a qualidade do milho safrinha. grande variabilidade em pouco tempo.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bueno, alguns "bazianos" já viram... mas, segue o que postei hoje pela manhã nas redes sociais.

Sleet e/ou neve? Possibilidade existe, mas é mais alta p/ serras do RS e SC.

 

Bingo! A previsão do Lizandro bate com meu palpite de hoje de manhã: acredito em precipitação invernal para região Palmas, Bituruna, General Carneiro e Pinhão!

 

Flavio e Lizandro, será que esse frio úmido que pode trazer precipitações invernais não vai também atrapalhar as mínimas na quinta e sexta??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

E pensar que no final de Junho houve excesso de chuva no Paraná, que até atrapalhou a qualidade do milho safrinha. grande variabilidade em pouco tempo.

 

Sds.

Não tenho certeza se foi aqui no BAZ ou em algum outro local, mas lembro de alguém ter postado, na época, que toda aquela chuva de junho no Paraná podia fazer falta mais tarde.

 

Aqui em Sampa, vamos tendo uma noite de verão.

 

Às 22h:

Mirante: 21,2°C

Congonhas: 23°C

Cumbica: 19°C

 

Céu com poucas nuvens e ar parado aqui na zona norte paulistana.

Está difícil acreditar que o dia já começará alterado amanhã, conforme indicam previsões de empresas e institutos.

 

E.T.: Continuo acreditando em pouquíssima chuva. Mais uma vez, espero estar errado.

Link to comment
Share on other sites

Em 1942 nevou em horizontina...

Minha avó presenciou essa neve em Horizontina!

Segundo ela, houve muita acumulação e inclusive meu avô kebrou a perna ao escorregar no gelo, 1 dia após a nevada.

A localidade é uma das mais kentes do Estado e acredito q nevadas como essa só ocorram a cada 50 ou 60 anos...

Link to comment
Share on other sites

E o ar frio vem derrubando as temperaturas no centro-sul gaúcho:

 

4,6°C - Canguçu

5,8°C - Caçapava do Sul

6,8°C - Bagé

7,4°C - Pelotas

7,6°C - São Gabriel

 

Separei estas estações por estarem próximas ou na Serra do Sudeste e pelo fato do radar de Canguçu indicar alguma precipitação na região de Pelotas, Encruzilhada e de Aceguá. Quem sabe nas próximas horas pode precipitar com temperatura baixa nos pontos altos da região.

 

vYwnBFk.png

 

A mídia mais uma vez a mídia exagera em casos comuns. Hoje a mãe veio me perguntar se ia fazer muito frio porque a previsão do rádio (pela Rede Gaúcha SAT) falava que estava chegando a massa de ar polar mais forte do ano no estado.Tudo bem que algumas estações, da fronteira com o Uruguai principalmente, devem ter a mínima do ano, mas aí já é demais falar algo assim no rádio.

Link to comment
Share on other sites

Agora que captei, observando imagens de um satélite, ultra-mega secreto...Existe uma realimentação de nebulosidade(cavado) e ela surge ali no noroeste do RS e se dirige para sul/sudeste, ou seja, a nebulosidade desce , então amigos do Planalto, Carazinho e Passo Fundo podem entrar na festa sim,e como postado no excelente artigo da Metsul, até mesmo algumas do Alto Jacuí, podem ter alguma coisa...

http://www.metsul.com/blog2012/

Obrigado Mauricio, agradeço aos bazianos q brincam de maneira saudável, eu sou humorista, dublador nhehehe gosto do bom-humor,...

Quando nevar em algum lugar vou vibrar junto com o baziano local, é serio, assim como achei o máximo a neve de Blumenau entre outras...

Como disse o Shima, Papanduva uma peso leve, q bateu em peso pesado... :mosking: :mosking: :mosking: :good:

 

 

Sei...relembrando:

"Comemorem catarinas,mas não esperem uma terceira exceção, chega, deram um saco inteiro de quirera pros pintos, agora vão cantar de galo por uma década kkkkk"

 

Bate e depois assopra!

 

Por essa merecia ficar sem neve ai! Mas secretamente continuo torcendo que vc se de bem, mesmo sem merecer.

 

Abraços raivosos!

Link to comment
Share on other sites

Tweets

MetSul Meteorologia @metsul

ATENÇÃO - ALERTA | Frio aumenta no RS, neve pode cair no RS/SC e pontos da Grande POA podem enfrentar enchente. Em metsul.com !

about 1 hour ago

 

Aos poucos parece estarmos voltando aos velhos tempos. Antes de nevadas históricas não era incomum a ocorrência de fortes chuvas.

Espero que estejamos recuperando possibilidades mais fáceis de nevar aqui.

Conversando com minha sogra, 91 anos, disse a ela que iria nevar. Disse que pegou neve no Boi Preto(era Palmeira das Missões antes) e no Prado, atual Vicente Dutra. Fico a imaginar neve em Vicente Dutra, uma lugar onde se desce bastante de Frederico Westphalen até lá. Nos anos 50 foi isso. Provavelmente, 55 ou 57.

Escutei algo que parecia trovada. Acho que não pode ser!

Aqui 8,5°C

 

Pois é Gamboa, hoje em dia só de pensar em neve em F. Westphalen já imaginamos algo surreal! Mas se olharmos aqui mesmo no BAZ, no Forum imagens tem uma foto de neve em quantidade caindo em Ijuí em Maio de 1968.

Isso mesmo, em maio nevando em área baixa do noroeste gaúcho.

 

Em 1942 nevou em horizontina, erechim, passo fundo, com lindas fotos no outro forum. Portanto, ocorriam mesmo nevadas no RS em áreas baixas, e até no extremo oeste, como foi o caso de horizontina.

Nos anos 80 nevou em Bento Gonçalves e outras cidades não tão altas da Serra Gaúcha, portanto, não faz tanto tempo.

 

Sds.

 

Em 1965, Três de Maio (que tem 365m de altitude e faz fronteira com Horizontina) registrou nevada de palmo! Meus avós, que moravam em Alecrim, dizem ter visto neve acumulada na beira do Rio Uruguai naquela ocasião. Três de Maio também teve registro de neve em datas posteriores, mais recentemente em 2010 e julho deste ano, mas quase sempre de forma isolada.

 

Aí vai uma foto de 65 para recordar:

 

4zdn.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tweets

MetSul Meteorologia @metsul

ATENÇÃO - ALERTA | Frio aumenta no RS, neve pode cair no RS/SC e pontos da Grande POA podem enfrentar enchente. Em metsul.com !

about 1 hour ago

 

Aos poucos parece estarmos voltando aos velhos tempos. Antes de nevadas históricas não era incomum a ocorrência de fortes chuvas.

Espero que estejamos recuperando possibilidades mais fáceis de nevar aqui.

Conversando com minha sogra, 91 anos, disse a ela que iria nevar. Disse que pegou neve no Boi Preto(era Palmeira das Missões antes) e no Prado, atual Vicente Dutra. Fico a imaginar neve em Vicente Dutra, uma lugar onde se desce bastante de Frederico Westphalen até lá. Nos anos 50 foi isso. Provavelmente, 55 ou 57.

Escutei algo que parecia trovada. Acho que não pode ser!

Aqui 8,5°C

 

Pois é Gamboa, hoje em dia só de pensar em neve em F. Westphalen já imaginamos algo surreal! Mas se olharmos aqui mesmo no BAZ, no Forum imagens tem uma foto de neve em quantidade caindo em Ijuí em Maio de 1968.

Isso mesmo, em maio nevando em área baixa do noroeste gaúcho.

 

Em 1942 nevou em horizontina, erechim, passo fundo, com lindas fotos no outro forum. Portanto, ocorriam mesmo nevadas no RS em áreas baixas, e até no extremo oeste, como foi o caso de horizontina.

Nos anos 80 nevou em Bento Gonçalves e outras cidades não tão altas da Serra Gaúcha, portanto, não faz tanto tempo.

 

Sds.

 

Eu estava mesmo dando uma conferida no livro "A Neve no Brasil" do Nilson Pedro Wolff. Em 1984 nevou forte em Lajeado/RS (66 m), 30 km de Teutônia, das 15h25min às 16h15min. Quando verei algo parecido novamente!? :sad:

Link to comment
Share on other sites

Estou no PNi aqui estava 7C começou um vento de NE e ENE e subiu pra 12,5C aqui em pouco tempo

 

 

Perai, vc disse isso mesmo que li? Está no PNI???? Parte Alta?

Nao nao olha a minha estacao ficou igual lá quando venta kkkkkkk

 

 

 

kkkkk achei que vc já se mandou pro PNI pra ver a neve cair!!!!! :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Eu estava mesmo dando uma conferida no livro "A Neve no Brasil" do Nilson Pedro Wolff. Em 1984 nevou forte em Lajeado/RS (66 m), 30 km de Teutônia, das 15h25min às 16h15min. Quando verei algo parecido novamente!? :sad:

 

Em 1981 também houve várias ocorrências em áreas baixas do RS.

Depois da neve em Floripa esse ano, não duvida de mais nada! É apenas uma questão de tempo...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Estou besta aqui, de 21,1 pra 15,7 em poucos minutos! O gráfico da Davis caiu em angulo de quase 90 graus!!!! Impressionante a força dessa MP e a forma como veio arrebentando pra cima de SP! 15,6 agora, não, 15,5!!!!! Absurdo!!!!! :clapping: :clapping: :clapping:

 

Então vamos lá, qual é o seu palpite para o amanhecer de amanhã?? hehehe

E a mínima de quinta-feira?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Estou besta aqui, de 21,1 pra 15,7 em poucos minutos! O gráfico da Davis caiu em angulo de quase 90 graus!!!! Impressionante a força dessa MP e a forma como veio arrebentando pra cima de SP! 15,6 agora, não, 15,5!!!!! Absurdo!!!!! :clapping: :clapping: :clapping:

Artur vontade nao falta pra ir , daqui a pouco você Me passa aqui subindo subindo 13C

Link to comment
Share on other sites

Nossa, não tinha visto, o índice despencou mesmo!

 

03_zpsd7841703.gif

 

Sds.

 

Sempre acredito que devemos olhar mais variáveis para determinarmos se acontecerá mais alguma coisa. Então vamos lá:

Gelo recorde na antártida iminente

Neutralidade no Pacífico

Atlantico sul resfriado

AAO absurdamente negativa

Mafili dando previsão de neve

Oscilação do Pacífico em fase absurdamente alta

 

Pode vir uma bomba tão ou maior que a de Julho!!!! Setembro pintando histórico!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.