Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

E o Shimitz fez esta comparação indevida tentando convecer as pessoas aqui num falso cenario.

 

Eu quis dizer que na natureza TUDO é possível. Neve de balde em Monte Castelo e rala em Lages.

 

Agora, a informação do Mafili é interessante: caiu de 9ºC para 4ºC em um hora no MI. O frio não chegou ainda, tem muita nebulosidade a caminho da Serra e até quinta, muita água passará sob a ponte.

 

Da Climaterra, fresquinho, para quarta:

 

Planalto Sul (algumas cidades; Lages, São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubicí, Otacílio Costa.).

 

Nublado a possíveis períodos de sol e nuvens. Chuva na madrugada/manhã, alguma chance de tarde/noite. Risco de chuva moderada a forte na madrugada. Chance de chuva congelada, chuva/neve ou neve isolada na madrugada/começo da manhã acima dos 800/1100 m e neve de noite no leste do planalto sul, acima dos 1200/1400 m, pode acumular nas áreas altas. Nevoeiro isolado.

 

Temperatura muito baixa. Mín.; -3/-1°C e máxima de 7/9°C. Na maior parte da região; mínimas entre 0/4°C e máximas entre 5/9°C.

 

Lages; 0/2 a 6/8

 

São Joaquim; -2/0 a 3/5

 

Urupema; -2/0 a 3/5

Link to comment
Share on other sites

os vazios criam discussões inúteis.

o resto é o resto.

acabo de fazer uma mensagem mafiliana! :laugh:

 

Perfeitamente compreensível por sinal.

 

uma bos desconstrução dos fato. Parabéns.

 

Por falar em parabéns já dei um print na maioria das previsões disponíveis.

 

o MONTANHA FORECAST coloca acumulação de 10 cm no MI.

 

Só hoje é pracabá........a última neve do inverno brasileiro [quase brincadeirinha.....julho de 2014 será depois da copa do mundo....ehehehe....aproveitem.....essa terça-feira como se fosse a última neve do ano em terras de Pindorama.....e agora é como o carnaval que se esvai deixando amores para a história.....e a quarta-feira.....bom, sinta-se em Salvador....são as neves de agosto fechando o inverno.

Que venha a primavera/verão onde os biquínis gradualmente substituem aquela bela elegância pesada do frio pela revelação dos corpos femininos com seus topos frios e as baixadas quentes....]

 

Sem abraços a população masculina deste fórum.

Link to comment
Share on other sites

A estação de Lages ficou fechada em 1976 e 1977 se não me engano..e ai? Não estão na conta..!!

 

Nevou sim e não foi contabilizada, ora. Contradição sua, gritante: se vale registro do Inmet, com estação fechada, conclui-se, da sua tese, que não nevou. Viagem insólita...

 

Dou minha validade para o inmet , pois o povo pode considerar uma chuva de granito como neve....Chuva congelada como neve e até uma geada dizendo que foi neve que caiu...
Como vou acreditar em qualquer depoimento por ai...?? Vc tá viajando..

 

O Inmet é um órgão governamental. Tem presunção de verdade. Porém, não pode ser a única fonte de informação e relatos populares, despretenciosos que são, tem valia sim, quando aliado às condições propícias.

 

Não é viagem alguma, Sr. Carlos, ainda mais de relatos de serranos acostumados com frio e neve. O sr. provou que SÓ ficar atrás de uma mesa e um PC interpretando modelos, demostra desconhecimento abissal da realidade orográfica da região, pois o sr. a desconhece em época de inverno rigoroso.

 

A chuva em Lages é forte e temperatura em queda rápida: 9ºC.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Shimutz.......

 

Entendo que em Soledade são pessoas mais leigas do que SP mas as informação de populares tem que ser investigadas, veja,

 

Vamos supor que cairam alguns flocos de neve em Soledade na madrugada, o Senhor Raul vigilante ,disse que observou flocos por volta das 3hs, e o proprietário do Café Elite, que ao sair do seu estabelecimento tambem verificou neve, isso é algo a ser investigado...nao é nada demais isso..!!

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Shimutz.......

 

Entendo que em Soledade são pessoas mais leigas do que SP mas as informação de populares tem que ser investigadas, veja,

 

Vamos supor que cairam alguns flocos de neve em Soledade na madrugada, o Senhor Raul vigilante ,disse que observou flocos por volta das 3hs, e o proprietário do Café Elite, que ao sair do seu estabelecimento tambem verificou neve, isso é algo a ser investigado...nao é nada demais isso..!!

 

abraço

 

Ser investigado? Você está louco?

 

E se a informação fosse da D. Delci, querida pessoa e mãe do PH, precisa ser investigada?

Link to comment
Share on other sites

Máxima negativa no topo da serra amanhã? Bem possível se estiver nublado e nevando. Pouca precipitação pelo GFS, mas sempre com pontos de precipitação entre 18h e 51h. Aumentou o frio em altura agora na 12Z. Quarta e quinta geladas a caminho.

 

Caio, quando estás falando da serra, estás falando dos topos acima de 1500m?

Link to comment
Share on other sites

Ser investigado? Você está louco?

 

E se a informação fosse da D. Delci, querida pessoa e mãe do PH, precisa ser investigada?

 

Shimutz,

 

Claro que se a D. Delci falasse que nevou , assinaria embaixo. No bairro onde ela mora...Bela Vista , mas pros lados do Horto , bem perto da ponte da Av Farrapos é mais propício de geada e não de neve.

 

Mas na antiga residencia da Sra do Mae do PH, **Almeida**, ai sim...aliás, tenho saudades daquele abrigo de PVC do Sr. Pinheiro...

 

Se vc quiser confirmar com o Azevedo Gaiteiro...fique a vontade...!!

 

abraço

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Meu, acho que esse assunto se neva ou não em soledade já deu, alguém já parou pra olhar que nas duas últimas páginas só se fala nisso???...fora outras tantas. Acompanhamento e previsão que é bom nada nesta página. Cara, sua cidade não vai ser melhor se neva ou não no seu quintal, essa discussão é ridícula e de puro bairrismo, eu não me acho inferior porque em São Paulo ou em Cafelândia não neva, cada lugar tem o seu clima, suas características.

PH, faz o que todos estão tentando te convencer, quando falar que nevou ou choveu canivete, dá um jeito de provar, porque por mais que vc tenha razão, sem prova ninguém vai acreditar, isso é fato, concordando vc ou não.

Posso não escrever muito aqui, mas faço parte deste fórum a muito tempo e sempre houveram essas discussões, só que essas de agora já passaram do insuportável, tá chato entrar aqui e ver a mesma ladaínha, não está contribuindo nada, pelo ao contrário, só está afastando quem realmente gosta do assunto.

Me desculpem o desabafo, principalmente às pessoas que estão tentando ajudar o PH, mas acho que já deu o que tinha que dar tudo isso.

Faz o seguinte me esquece cara.Volta a falar do tópico.

POsso descrever o q penso de cada um aqui, mas não vou fazer isto não quero magoar as pessoas...Então, voltem a falar da previsão.Feltrim agradeço a preocupação, eu te entendi.Tanto q para este evento agora (tomara q ocorra né) estou com outra câmera melhor aqui comigo, duas câmeras e um celular,e coloquei uma lâmpada potente na parte de fora de casa,debaixo da marquise, hehehe, clareou legal, fiz a experiência ontem vai ficar bem interessante o contraste...

 

PH, não quis ser mal educado com vc, não tenho o porque disso, minha única e exclusiva intenção foi demonstrar meu ponto de vista de que essa discussão não estava levando a ponto algum, a não ser desentendimentos e saindo do foco desse fórum....pode ter certeza que estou torcendo muito para que vc consiga registrar sua tão sonhada nevada durante essa mp que se aproxima.

Abraços...and take it easy

Link to comment
Share on other sites

Chega a ser impressionante a diferença de temperatura entre minha estação Joinville Dona Francisca e as estações de Campo Alegre neste momento.

 

Para ser mais preciso, na ordem de 10ºC no relatório das 15:00..nada de ar frio ainda, apenas nebulosidade que estava na baixada e atingiu a borda da serra.

 

A distância das estações é de meros 10 km!!

 

Agora na Dona Francisca já está mais baixo: 12,8ºC, depois de uma máxima de 25ºC antes do meio dia, fato esse comparado as estações de Campo Alegre!

Link to comment
Share on other sites

Não é viagem alguma, Sr. Carlos, ainda mais de relatos de serranos acostumados com frio e neve. O sr. provou que SÓ ficar atrás de uma mesa e um PC interpretando modelos, demostra desconhecimento abissal da realidade orográfica da região, pois o sr. a desconhece em época de inverno rigoroso.

 

 

Shima, desculpe mas com todo respeito, e espero que entenda por este lado, mas aqui no fórum tem muito bunda branca que não sai de casa nem pra ver se o termometro da varanda está marcando algo, e sem o apoio inestimável do Carlos para conversar e se dispor a ir lá no PNI botar uma estação, o nosso projeto não tinha saído do papel, ou sairia meio torto, o Carlos ao contrario do que tu acusas, é um cara de ação. Peço o teu respeito a figura do Carlos Dias.

 

Abraços desconfiados!

Link to comment
Share on other sites

Chega a ser impressionante a diferença de temperatura entre minha estação Joinville Dona Francisca e as estações de Campo Alegre neste momento.

 

Para ser mais preciso, na ordem de 10ºC no relatório das 15:00..nada de ar frio ainda, apenas nebulosidade que estava na baixada e atingiu a borda da serra.

 

A distância das estações é de meros 10 km!!

 

Agora na Dona Francisca já está mais baixo: 12,8ºC, depois de uma máxima de 25ºC antes do meio dia, fato esse comparado as estações de Campo Alegre!

 

Diego, Em breve se advecção for o que estamos pensando.....estarão iguaizinhas....[quase, né]

Link to comment
Share on other sites

E se a informação fosse da D. Delci, querida pessoa e mãe do PH, precisa ser investigada?

 

Shimutz,

 

Claro que se a D. Delci falasse que nevou , assinaria embaixo. No bairro onde ela mora...Bela Vista , mas pros lados do Horto , bem perto da ponte da Av Farrapos é mais propício de geada e não de neve.

 

Mas na antiga residencia da Sra do Mae do PH, **Almeida**, ai sim...aliás, tenho saudades daquele abrigo de PVC do Sr. Pinheiro...

 

Se vc quiser confirmar com o Azevedo Gaiteiro...fique a vontade...!!

 

abraço

 

Artur..

 

Qdo os relatos são de familiares pode haver erros mas não mentira...é nisso que acredito. Vamos supor que o Sambica (cunhado do PH)...relatasse...Não teria dúvida...Mas se viesse por ex do pessoal do Bixo Veio (Motoqueiros).....teríamos que investigar...é nisso que quero deixar claro...

 

Acho que o Shimutz deve ter entendido meu ponto de vista...não é questão de estar atrás de um PC ou não...ele sabe que não é verdade...

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Novo Boletim do CPTEC:

 

Pode ocorrer neve nas Serras Gaúcha e Catarinense na próxima madrugada.

 

 

Durante a madrugada desta quarta-feira (14/08), pode nevar nas Serras Gaúcha e Catarinense, como notamos na previsão do modelo numérico ETA 15km identificada pela área colorida na figura abaixo. Ocorrerá também geadas em parte do RS e, ao longo do dia, o frio atingirá demais áreas do Sul do país, e parte do Sudeste e Centro-Oeste, chegando também sul de AC e RO, onde ocorrerá novamente o fenômeno da “friagem”.

 

 

 

Na quinta-feira (15/08), há previsão de geada ampla em boa parte da Região Sul do país, e a friagem continuará ocorrendo no período da manhã. As temperaturas máximas declinarão significativamente no RJ, ES e Zona da Mata Mineira e leste de MG.

 

 

 

Para mais informações da previsão de tempo para sua região hoje e nos próximos dias, bem como os avisos meteorológicos vigentes, favor acessar o link http://tempo.cptec.inpe.br/

Link to comment
Share on other sites

Diego, Em breve se advecção for o que estamos pensando.....estarão iguaizinhas....[quase, né]

 

Sim, Mafili. Mas por ora ainda estão com uma diferença abismal apenas pela infiltração das nuvens que seguraram as máximas aqui em Joinville em 18ºC e invadiram a serra mas não conseguiram penetrar até Campo Alegre. Segue 12ºC contra 24ºC..

Link to comment
Share on other sites

A sensação térmica é bastante baixa no momento aqui em São Gabriel, pois faz 10,4°C com vento sul constante e neblina (garoa fraca).

 

Agora não há potencial ainda para qualquer precipitação invernal na serra do sudeste, porém os modelos projetam nuvens na região até amanhã e se chover a atmosfera vai estar bem mais fria.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Claro que se a D. Delci falasse que nevou , assinaria embaixo. No bairro onde ela mora...Bela Vista , mas pros lados do Horto , bem perto da ponte da Av Farrapos é mais propício de geada e não de neve.

 

Mas na antiga residencia da Sra do Mae do PH, **Almeida**, ai sim...aliás, tenho saudades daquele abrigo de PVC do Sr. Pinheiro...

 

Se vc quiser confirmar com o Azevedo Gaiteiro...fique a vontade...!!

 

abraço

 

:russian:

 

De fato, o ANTIGO horto é uma baixadinha... Mas então, se conhecemos a pessoa pessoalmente, ela tem mais credibilidade?

 

(Azevedo, excelente gaiteiro. Vc o ouviu na Rádio?)

 

Shima, desculpe mas com todo respeito, e espero que entenda por este lado, mas aqui no fórum tem muito bunda branca que não sai de casa nem pra ver se o termometro da varanda está marcando algo, e sem o apoio inestimável do Carlos para conversar e se dispor a ir lá no PNI botar uma estação, o nosso projeto não tinha saído do papel, ou sairia meio torto, o Carlos ao contrario do que tu acusas, é um cara de ação. Peço o teu respeito a figura do Carlos Dias.

Abraços desconfiados!

 

Claro, Artur, conheço o Carlos, repeito e ele faz e muito aqui no BAZ. Mas ele opina em muitas coisas que não conhece, in loco. O Ronaldo sempre diz: passem aqui e vejam. Ele NUNCA veio pra Serra Catarinense ou Soledade para saber do potencial. Parei por aqui.

 

Senhores, estamos diante de um evento de forte frio, úmido e iminente. Voltemos ao tema, então.

 

Creio que nem Lages escapa de uma nevinha na manhã de quarta. Garoa na capital do planalto serrano, 9ºC ainda.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Pato já com 10,8°C nos meus 826m, no Simepar, 702m, faz 12,2°C, Palmas já baixou de 10!

 

Pois é, o Flavio Feltrim está apostando forte nos polos frios mais altos do Paraná. Guarapuava, Palmas e General Carneiro poderiam ter alguma precipitação invernal.

Fica de olho aí Clovis! :good:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Calor em Praia Grande, clima de verão, só faltava alta umidade, que o frio fique parado no sul e mantenha este pré frontal pelo menos por uma semana aqui, saudade do verão.

 

Troy se você está querendo tumultuar o ambiente.....kkkkkk....tranquilo.

 

André, Troyano, os figuras vão aparecendo.

 

Este é o melhor sinal que o evento se aproxima.

 

5 horas para o impacto.

 

MI

 

3,0ºC

 

2,6 mm

Link to comment
Share on other sites

Calor em Praia Grande, clima de verão, só faltava alta umidade, que o frio fique parado no sul e mantenha este pré frontal pelo menos por uma semana aqui, saudade do verão.

 

Troy se você está querendo tumultuar o ambiente.....kkkkkk....tranquilo.

 

André, Troyano, os figuras vão aparecendo.

 

 

Cada um da o seu gosto meteorológico, afinal sou mais uma loira gelada do que uma branquela que cai de vez em quando.

 

No mais aguardando o evento e passando a notícia aos meus amigos que gostam do frio e não curtem este negócio de fórum.

 

Eu sempre estou por aqui, ó grande Marfili.

 

Me passa seu telefone por MP.

 

beijos nas crianças

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Vai nevar em Soledade , vai ser no Rancho Crioulo Pé Sujo ou Pé Xujo como diz o gaudério . Fica no quintal do Zé Red.......pode escrever...

 

O Sinei , o concunhado do PH (Sambica) , o Dudu do Jango, o Miltão, o Tora, o sobrinho do PH , o Bicho Dágua.....vão ver a branquinha se Deus quiser....

 

Mas pra mim, o Almeida...A Ponte da Farrapos, a enorme Baixada do Bairro Farroupilha, Ipiranga, a baixada das Fontes, a baixada do Expedicionário, a do Banhadal e algumuma do Bairro Botucaraí,continuam sendo os principais polos frios de lá...

 

abraço...

Link to comment
Share on other sites

Pode ser impressão minha, mas eu percebi que os ventos de noroeste sopraram com menos força na capital paulista do que ontem de tarde.

Hoje a máxima na Penha (CGE) ficou na casa dos 28 graus, sendo que a mínima foi bem mais alta em comparação com segunda feira, ou seja, 15 graus. Agora faz ainda 25 graus.

 

Pelo que o modelo GFS indicá há várias rodadas, estou vendo que a maior temperatura pra essa quarta na Grande SP vai acontecer ainda de madrugada e durante o dia vai só esfriando, até ficar abaixo dos 10 graus na noite de amanhã!

 

Quanto as chuvas, o modelo ora aumenta os volumes, ora dimunuI nas rodadas.

Link to comment
Share on other sites

Bueno, alguns "bazianos" já viram... mas, segue o que postei hoje pela manhã nas redes sociais.

Sleet e/ou neve? Possibilidade existe, mas é mais alta p/ serras do RS e SC.

https://twitter.com/L_Jacobsen/status/367303453233541120/photo/1 e

1157700_198393893655386_322117758_n.jpg

 

Não posso acreditar que troquei Bom Jesus por Canela e vejo lá uma excelente neve a caminho e eu aqui... sem uma paraguaia sequer!!!! :cray:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.