Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Menores máximas desse agosto:

 

9,8° - dia 26 (à meia-noite; 9,7° à tarde e 6,7° à noite com chuva)

10,0° - dia 14

10,9° - dia 27

11,3° - dia 23 (à meia-noite; 9,X° de manhã, 6,0° à tarde com chuva)

11,6° - dia 10

13,0° - dia 25

13,1° - dias 9, 13 e 24

 

Ou seja: 9 máxima de 13° ou menos.

 

Em julho:

 

9,3° - dia 23 (menor máxima de TODOS meus registros)

11,6° - dia 22

12,1° - dia 19

13,2° - dia 24

13,7° - dia 21

 

No ano tenho 14 máximas de 13° ou menos, sendo 7 em 11° ou menos. Com relação a esse segundo recorte, das máximas em 11° ou menos, está excelente. E o inverno não acabou.

 

Agora 27,2°.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia agradável por aqui. No momento tenho 25,2°C com vento norte e céu encoberto por nuvens altas.

O radar de Santiago detecta chuva fraca ao norte em direção a Santa Maria, porém as pancadas de hoje não vão atingir tantas regiões e nem terão as mesma intensidade das de amanhã.

 

Quanto a neve eles não incluiram Bagé, Vila Nova e Lavras.

Link to comment
Share on other sites

Centro-Oeste em rápido aquecimento

 

No começo da semana nós tivemos a entrada de uma massa de ar polar, que deixou as temperaturas muito baixas nas manhãs durante toda a semana. Inclusive houve recorde de frio em Campo Grande. Na quinta-feira (29) o INMET registrou apenas 3,2ºC na capital. Amambaí e Bela Vista, no sul de Mato Grosso do Sul, registram -0,2ºC. Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, a quinta-feira amanheceu com 11ºC. Apesar desse frio da manhã, ao longo da semana a temperatura da tarde foi subindo, determinando dias com grande amplitude térmica. Um ótimo exemplo disso é Goiânia, que nesse mesmo dia (29) amanheceu com 13,7ºC e à tarde a temperatura chegou aos 34,7ºC segundo medições oficiais do INMET, ou seja, uma amplitude térmica de 20 graus.

 

Mas ontem (sexta-feira) o centro da massa polar enfraqueceu e se afastou do Centro-Oeste, permitindo a elevação da temperatura mínima. Pelas medições das estações automáticas do INMET, a menor temperatura hoje (sábad0) em Campo Grande foi de 18,4ºC e em Goiânia fez 17,6ºC. Em Cuiabá a manhã foi quente, com mínima de 24,7ºC. Reparando bem, foi um salto de 15 graus na temperatura mínima de Campo Grande e de Cuiabá entre quinta-feira e hoje.

 

Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticias/175299/centro-oeste-em-rapido-aquecimento/

Link to comment
Share on other sites

Carlos dias e cia bela...se segurem na cadeira!

 

Acabei de falar com o posto Marcão...mínima de hoje foi de -5,7 graus!!!! Baita valor considerando que a MP mal tocou lá em cima. Esqueçam o -1,3.

Falando com os guardas, existe um lugar chamado brejo da Lapa, de acordo com eles, a geada foi MUITO MAIS FORTE que a do lugar da estação! Detalhe: fica bem abaixo da altitude do Posto Marcão...lugarzinho interessante este brejo da Lapa hein :russian: :russian:

 

Minha frustração maior nem é com a falta da internet, pelo que conversei, não é que falta a internet, o sinal de repente some e volta em questão de segundos. Me revolta saber que o Hautespot não retorna e além de tudo não devolve as medições da madrugada!!!! Isso me deixa FURIOSO!!!!! :dash2:

Link to comment
Share on other sites

Artur...sabe que estou achando.que o PNI terá marcas negativas nos 12 meses do ano...abraço

 

 

Com toda certeza! Cada vez que o clima se estabiliza lá em cima, volta e meia recebemos dados de negativas quando ninguem esprava mais por elas! Chance de esta noite termos a 5ª NEGATIVA SEGUIDA no PNI. Pena que o MI deu um show (brincadeirinha! Baita quantidade de negativas na última MP!) rsrsrsrs dias atrás, pq o PNI vem igual trem-bala buscando a diferença da média :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

CC de Piraquara não vale ficar zangadinho...Não acumulou em Itapuca? Vai comprar uns óculos...

Acumulação em Guarapuava 10, tipo de neve em Guarapuava 1 a 2, floquinhos mixurucas e muita granular.

Olha o tamanho dos flocos e capuchos na Serra Gringa e Hortências.

PH,

Os anos se passaram e vc não se deu conta. ..

 

Então eu poderia dizer: "os anos não passam pra vc"

O q seria um elogio,

mas não é!

 

O conteúdo das tuas msgs é o msmo de 50 anos atrás!

 

De duas, uma:

Ou vc é extremamente conservador,

Ou não evoluiu a porcentagem esperada para um "rapaz" de 40 ...

 

A,

Antes q eu eskeça:

Descobri teu grande segredo:

Teu sonho é ser o Papai Noel!

Já pensou?

Descer de trenó as colinas de Itapuca?

Putz! Lá na tem neve..

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Link to comment
Share on other sites

CC de Piraquara não vale ficar zangadinho...Não acumulou em Itapuca? Vai comprar uns óculos...

Acumulação em Guarapuava 10, tipo de neve em Guarapuava 1 a 2, floquinhos mixurucas e muita granular.

Olha o tamanho dos flocos e capuchos na Serra Gringa e Hortências.

PH,

Os anos se passaram e vc não se deu conta. ..

 

Então eu poderia dizer: "os anos não passam pra vc"

O q seria um elogio,

mas não é!

 

O conteúdo das tuas msgs é o msmo de 50 anos atrás!

 

De duas, uma:

Ou vc é extremamente conservador,

Ou não evoluiu a porcentagem esperada para um "rapaz" de 40 ...

 

A,

Antes q eu eskeça:

Descobri teu grande segredo:

Teu sonho é ser o Papai Noel!

Já pensou?

Descer de trenó as colinas de Itapuca?

Putz! Lá na tem neve..

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

 

 

 

PORRA QUE PALHAÇADA É ESSA???? CONTENHAM-SE POR FAVOR!!!!!!!!!!!! AMBOS GANHAM MAIS SEM ESSA GUERRA SUJA!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Na boa, o Carlos Campos passa o dia todo enchendo o saco do PH, que pode até ser maluco, mas enfim.. esse tópico tem umas mil bobagens escritas e 90% das coisas que escrevem são deboches estúpidos. Minha paciência já esgotou com isso. Tem como botar algum "ignore" de usuário para não ter que ler?

 

Acho que falo por muitos que aqui colaboram bastante... a quantidade de LIXO nesse tópico faz com que fiquem perdidas discussões interessantes.

 

E PH, chega de ficar competindo. Que coisa mais ridícula dizer "chupa" para outro estado porque nevou mais aqui ou qualquer coisa do tipo. Não temos mais 15 anos...

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa temos calor com cobertura quase total de cirrus.

 

Pessoal da Climatempo fotografou halo solar lá na sede deles, no bairro do Paraíso, próximo ao centro mas já para o lado da zona sul.

http://www.climatempo.com.br/noticias/175343/nuvens-altas-em-sao-paulo-sp-2/

Aqui no meu bairro, na zona norte paulistana, não foi visível.

 

O Mirante já bateu em 28,2°C, com umidade mínima de 17% e ponto de orvalho 0,0°C.

O IAG chegou nos 28,3°C.

 

No oeste e norte paulistas, automáticas do INMET registrando entre 31 e 33°C. :heat:

 

Já, no litoral:

Iguape: 17,3°C (12,1°C / 17,6°C até agora)

Peruíbe: 18,9°C

Caraguatatuba: 20,5°C

Santos: 21,4°C

Ubatuba: 24,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Na boa, parei por aqui.Eu tava apenas levando na brincadeira, perdoem-me pelo termo chupa, q é apenas uma brincadeira...

Carlos, tu deve ser um guri legal, tem muita coisa interessante q tu escreves só às vezes não gosto de alguns termos enfim, mas não me incomodo q tu permaneças aqui.

Mas lembrem a comparação é saudável, mesmo q eu não goste dos fatos ou alguns não gostem dos fatos... :friends: :good:

Link to comment
Share on other sites

Não há necessidade de abrir tópico nhm pra "ofensas"

Vc tem razão Artur,

não tenho de fato nada a oferecer aki além de irritar tdo mundo!

Exclua meu cadastro, por fv..

Sem xateaçao aki...

 

Abraços sem rancor!

 

Vc tem muito a contribuir e sei que vc está apenas brincando com o PHP. Porém, brincadeiras quando são muito repetitivas, viram bullying, fazem o interlocutor se sentir ofendido e acabam estressando os demais usuários. Modere, portanto, o teor e a qtde de brincadeiras com o PHP.

 

Ficamos combinados assim?

Link to comment
Share on other sites

Não há necessidade de abrir tópico nhm pra "ofensas"

Vc tem razão Artur,

não tenho de fato nada a oferecer aki além de irritar tdo mundo!

Exclua meu cadastro, por fv..

Sem xateaçao aki...

 

Abraços sem rancor!

 

 

Carlão, tenho comigo uma frase que aprendi dos mais velhos: "nunca tome decisões com a cabeça quente!"

 

Sabemos que tuas mensagens de Piraquara muito contribuem para o bom andar do fórum, pois temos carência de pessoas do Paraná, inclusive fica uma lacuna grande no conhecimento da região sul. RS, SC e SP bem representados, e o PR? Estatisticamente, pela força do frio nas tuas paragens, esperariamos uma quantidade bem maior de pessoas que as que temos hoje! Você saindo, perderíamos um excelente aliado a defender os interesses do Paraná, pense nisto!

 

Esta mensagem vale a vc e ao PHP, contamos com a qualidade de dados que nos reportam! O PHP mereçe o respeito pelo fato de ser um dos únicos aqui no BAZ que demonstram amor pela sua região. Por isso eu fiz um acordo com o PHP e reatamos nosso nivel de civilidade, ele sabe disso muito bem!

 

Contamos contigo para que use tua (alta) inteligencia para o bem neste espaço 100% do tempo! Creio que não preciso usar a artimanha de MP pra lá e pra cá pra expor meu pensamento contigo!

 

Sei que está a refletir ai, e creio que como excelente observador que é, fará de tudo pra mostrar o que o Paraná tem de melhor, como já o faz!

 

Com relação a comparações, são e serão sempre saudáveis se conduzidas com responsabilidade.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de coçar os olhos aqui, consegui um equilíbrio térmico entre dentro e fora da casa. Ambas as medições reportam 22,4 graus. Interessante como o aquecimento de hoje ainda não conseguiu aumentar muito a sensação de conforto nos lares. A se pensar: quando a construção civil no Brasil será adequada a niveis de frio e calor?

Link to comment
Share on other sites

A médio prazo o conjunto de cálculos do GFS parece enxergar alguma hipotese de frio invernal (sem recordes) lá por volta do dia 10 e posteriormente aqui em SP.

 

vwln.png

 

Mas ao mesmo tempo, o mesmo conjunto enxerga boa chance de temperaturas elevadas a tarde, acima dos 28 graus. Não necessariamente isso indica que haja amplitude térmica, e sim divergencia dentro do modelo em circulação anticiclonica, ou avanço de cavado frontal.

 

3zxh.png

 

Dentro do gráfico de Spaghetti, dá pra ver uma ondulação dum cavado no geopotencial em 576, mostrando a incursão de um ar frio no período, resultante do avanço duma frente fria lá no próximo final de semana, com possível formação de área de baixa pressão na costa do sul.

 

csz.gif

Link to comment
Share on other sites

CFS bateu o martelo para Setembro.

 

E pelo visto mostra uma condição consistente para formação de bloqueios atmosfericos/anticiclones ao longo de Setembro, refletida pela anomalia positiva geopotencial, e a expectativa de precipitação abaixo da média no Sudeste. Enquanto isso no extremo sul da Argentina, nota-se anomalias geopotenciais negativas, elevados volumes de precipitação, e temperaturas abaixo da média, o que me leva a creer, que pelo CFS que as MP's ficariam barradas por lá, justamente pela anomalia positiva do Geo por aqui. Daí a explicação de temperaturas acima da média para cá como sugere o modelo. Vamos vê se confirma um setembro "quente" mesmo!

 

r8ka.gif

iw3d.gif

bku.gif

Link to comment
Share on other sites

Tenho visto mais constantemente nas rodadas do CFS a opção por uma primeira quinzena acima da média e uma segunda quinzena entre na média a ligeiramente abaixo.

 

A segunda quinzena mais fria pode estar associada a uma nova queda na AAO prestes a ocorrer agora no começo de setembro.

 

Quem sabe não sobra mais uns milho para os pintos...

Link to comment
Share on other sites

Uma área de precipitações se formou nesta tarde sobre o centro-sul do Paraná.

As temperaturas, embora elevadas, não atingiram os patamares de ontem, qdo foram registradas temperaturas superiores à 32°C no noroeste. (hoje, 27 a 29°C.)

Em Curitiba, a máx de hj chegou à 27°C, igualando a máx de ontem.

No litoral, no momento os termômetros marcam 17°C, tanto em Paranaguá qto em Guaratuba! Frio, por lá ...

Deve haver fte infiltração marítima, porém a msma não ultrapassa a Serra do Mar.

Link to comment
Share on other sites

Tenho visto mais constantemente nas rodadas do CFS a opção por uma primeira quinzena acima da média e uma segunda quinzena entre na média a ligeiramente abaixo.

 

A segunda quinzena mais fria pode estar associada a uma nova queda na AAO prestes a ocorrer agora no começo de setembro.

 

Quem sabe não sobra mais uns milho para os pintos...

 

O negócio é que uma primeira quinzena quente, e uma segunda quinzena entre e ligeiramente abaixo da média, pode dá um resultado acima da média no geral do mês. Vamos vê, quem sabe mais uns milhos pra alegrar.

Link to comment
Share on other sites

Postado pelo Sr Ronaldo Coutinho no Facebook

 

CLIMATERRA @Climaterra agora

Em 15 anos é a primeira vez que observo geada com 12,8°C no abrigo e uma diferença tão grande com a relva.

??????????// What :???

 

Bom, Willian,

 

Ontem à noite postei que iria negativar em Urupema.

 

Fato que não ocorreu quando vi bateu em 2,9ºC neste momento a temperatura indicada na Climaterra era de 13ºC.

 

Assim , poderemos aprender muito se discutirmos por qual razão duas estações relativamente próximas apresentavam tal discrepância.

 

Certamente não foi ilha de calor urbano.... :heat: .....explicação simplista se fosse em São Paulo.

 

Faltou-me coragem para escrever que poderia gear em SÃO QUINCAS mesmo com 12/13ºC faz parte do estudo realizado com o Ronaldo.

 

PS: Vitinho adorei tua mensagem.

PS2: Carlos Campos, você está certo. Tens meu apoio.

PS3: Paulo Henrique, Você faz buli mental. Claro que ninguém vai te censurar....é beeeemmm, mais fácil pedir para o Carlos Campos parar de brincar com você....todos sabemos que quem estai a brincaire e ocê...ralhos.

PS4: Artur, vc ficou bem de macacão verde....restabelecido equilíbrio por parte do Meteoclima. Vai substituir bem o ilustre Fernando Troyano.

 

Vai te catar, Mafili.

 

Assim poupo àqueles que discordam de proferirem ofensas...é mais prático.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Tenho visto mais constantemente nas rodadas do CFS a opção por uma primeira quinzena acima da média e uma segunda quinzena entre na média a ligeiramente abaixo.

 

A segunda quinzena mais fria pode estar associada a uma nova queda na AAO prestes a ocorrer agora no começo de setembro.

 

Quem sabe não sobra mais uns milho para os pintos...

O problema do adiamento na xegada do frio, da primeira para a segunda kinzena de setembro, significa uma drástica redução das xances de nevada nas serras do Sul.

Se houver msmo um forte akecimento no começo do mês, as MPs irão ter bem mais trabalho pra conseguir avançar derrubando as temperaturas ao ponto de produzir algum tipo de precipitação invernal.

Kem sabe não sobra alguma quirera para os pintos, ao invés de milho...

Lembrei q em 99, após alguns dias de máximas acima de 30°C no início de setembro, registrei máxima de 10°C logo após uma forte MP ter avançado pelo Paraná derrubando as temperaturas drasticamente...

Derrubando tbm árvores e postes de energia elétrica,

casas,

torres de transmissão da Itaipu para o Sudeste,

e mto granizo...

Setembro tem disso!

É o preço pelo refresco...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 7/9 para Porto Alegre e mínima de 4/6 para São Quincas e máximas entre 14/17 (topo) tá bom para ambas.....

 

Não posso chamar isso de calor....

 

È claro que os modelos também indicam máxima ao redor de 30ºC. para POA...também.

 

Enfim, os modelos indicam alguma chuva para a primeira semana de setembro de 2013 quase em todo litoral brasileiro e temperaturas típicas da estação para a região sul ora quente ora ameno frio no atacado no varejo cada caso é um caso, né.

 

Para o sudeste o inverno acabou faz tempo....sim ainda resta a nossa aldeia gaulesa do PNI.

 

NAda muito emocionante no momento.

 

Se observarem a SST no Atlântico Sul....O Sol e junto a primavera chegando.......eventos tardios de frio de forma alguma estão descartados...tempo ao tempo.

 

2po3wwm.gif

Link to comment
Share on other sites

Andei lendo as últimas páginas, já estão todos se despedindo do inverno 2013, que deixará saudades. Destaque para aquela Mp de fins de Julho que cravou um novo recorde de menor máxima no Mirante de Santana.

 

Agora é se preparar para transição inverno-primavera, e com ela longos e torturantes dias sem chuva, baixa UR e calor calcinantes por todo o país (exceção o Sul, talvez) e esperar por algo melhor em 2014.

 

Aqui em São Paulo, céu com nuvens altas e temperaturas que vão de 20,1º no Anhembi (perto do Mirante) a 12,6º na Capela do Socorro, aliás, tivemos variações interessantes hoje na capital(CGE e INMET):

 

Penha: 14,4/29,4

Sé: 14,1/27,4

Mirante: 12,9/28,1

Butantã: 10,2/28,8

Parelheiros: 9,7/26,6

Pirituba: 9/27,4

Perus: 8,9/29,1

Tremembé: 7,8/30,5

Capela do Socorro: 5,3/28,1

Link to comment
Share on other sites

E o mês de Agosto se foi e com os dados consolidados do INMET Porto Alegre por mais um mês como já ocorreu em Junho é a capital mais fria do Brasil com média em Agosto de 14,8º contra 14,9º de Curitiba a segunda colocada. POA tem temperatura máxima média de 19.4º e Minima de 10.2º a capital paranaense a temperatura máxima média foi de 20.4º e minima de 9.4º:

 

POA: 16 dias com temperatura máxima abaixo de 20º, dos quais 10 dias com temperatura máxima abaixo de 15º .

 

CWB: 12 dias com temperatura máxima abaixo de 20º, dos quais 5 dias com temperatura máxima abaixo de 15º.

Link to comment
Share on other sites

Tarde quente de 27,6ºC em Passo Fundo, empatando com dia 2 como mais quente do mês.

 

Chegamos ao fim de um agosto fantástico e que ficará nas nossas memórias. Em Passo Fundo pelo INMET foram 22 mínimas sub-10 (4 a mais que em julho) e também 6 máximas sub-10 (2 a mais que julho).

 

dulLKEu.png

 

Média mínima: 7,5ºC (-2,6)

Média máxima: 17,8ºC (-2,5)

Link to comment
Share on other sites

Para mim, aqui em Sampa entramos na transição inverno-primavera já no dia 02/agosto quando notei substancial aumento das máximas, gradativo e progressivo durante o mês. O inverno climático é caracterizado mais pelas máximas "comportadas", tanto que de 17/maio à 31/julho, fechamos pelo Inmet em média das máximas em 21,85ºC. Nesse período, a média das mínimas foi de 13,97ºC (muito em função de junho que foi ruim em termos de média das mínimas). Do dia 01/Agosto, até 23/Agosto estávamos com médias de 12,8ºC/24,5ºC, portanto em fase de transição já, máximas mais elevadas. As mínimas mais baixas são em função do tempo seco e deste próprio agosto estar sendo mais frio mesmo, mas o fato a observar é que desde o início de agosto já estamos em transição.

 

E com a tendência desta primeira quinzena de setembro ser acima da média, para mim, a própria faixa de transição inverno-primavera, creio que acabou nesta última 6ª feira. Diria que entramos na "primavera seca" aqui em Sampa e vamos até o início do período de chuvas (final set/início outubro), dando início à primavera clássica.

 

Inverno climático já era...zéfini.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.