Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

 

A primeira foto pode até ser uma freezing rain certamente havia condição para tal.

 

Inconclusiva.

 

 

Freezing rain é a última com a vegetação coberta de água congelada. Típico de freezing rain.

*na próx, Zé Mafili vai provar q pau é na vdd, pedra...

(usando suas artimanhas obscuras e invejadas)

Link to comment
Share on other sites

Vamos ver Artur torcendo pra que o vento nao atrapalhe como das outras vezes , e tambem torcer pra que o INMET de Maria da Fé e CDJ negativem , coisa que nao ocorreu esse ano

 

Não esquenta a cabeça William, modelos mostram consenso que o auge de frio será na próxima madrugada, provavelmente será o melhor dia possível neste ano para vermos negativar o inmet das duas estações.

 

A única coisa que fica na minha cabeça é saber a real potencia do ar frio sobre o PNI, a amostra de ontem foi MUITO significativa do quanto de ar frio chegou em altitude, mesmo os modelos dando a possibilidade do frio mal tocar altitudes acima de 1600 metros. Europeu pra variar mostrou que o flanco norte receberia o ar frio diretamente, na mantiqueira, e mostra que novamente hoje e com mais força continuará o bombardeio de ar frio da altitude. Bom, espero negativas no PNI já as 18 horas, pela potencia indicada.

 

E interior de SP, além do oeste do estado, seria bom fazer algo em defesa do que tiverem de lavoura, o frio da madrugada novamente será intenso e deverá gear em muitos locais.

Link to comment
Share on other sites

 

A primeira foto pode até ser uma freezing rain certamente havia condição para tal.

 

Inconclusiva.

 

 

Freezing rain é a última com a vegetação coberta de água congelada. Típico de freezing rain.

 

Segundo a Climaterra ainda nevou por duas hora ontem em São Joaquim:

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 43 m

Ontem de noite nevou fraco, garoa de neve, em S.Joaquim na região da Epagri/Inmet, por quase 2 horas entre 20/22 h.

 

Eu vi, veja até concordo contigo. Mas a foto está longe e desfoca [ou eu].

 

È típico sim. Tudo isso eu concordo. O pluviômetro, o anemômetro, a foto desfocada...sim, concordo...e até indiquei isto.

 

Agora, não são conclusivas apenas indícios.

 

Se não fosse tão frio até arriscaria uma viagem agora em setembro para dar uma conferida in loco...mas é muito frio.

 

Gostaria que vc pensasse sob minha ótica um segundinho apenas.

 

Sobre a garoa de neve, veja como a atmosfera estava bem estratificada os floquinhos esparsos e a garoa mais intensa no Epagri muito bonito para aprendizado ao menos para minha compreensão.

 

Abraços

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Artur, você acha que posso ter minha mínima absoluta do ano amanhã?

 

Estou achando as condições muito boas para isso, amigo...porque faz um lindo dia de céu azul e vento forte de sudoeste lá fora,

com 20,3ºC e PO em 08,9ºC. Se o vento parar e permanecer o céu claro, é 100% de certeza que superarei os 08,3ºC do início de

Julho.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura em Campinas flutuou como uma pluma durante toda a madrugada, atingindo a mínima de 5.9°C.

Em compensação, foi só sair o sol que já está subindo que nem foguete. Neste momento, já passou dos 10°C no Ciiagro.

 

 

Muito frio em Campinas nesta madrugada e manhã de hoje, a mínima foi 5,9°C no Ciiagro, 6.0°C em Viracopos e 6.6°c no Cepagri. No meu bairro, Barão Geraldo, a mínima chegou a 3.5°C.

Link to comment
Share on other sites

Artur, você acha que posso ter minha mínima absoluta do ano amanhã?

 

Estou achando as condições muito boas para isso, amigo...porque faz um lindo dia de céu azul e vento forte de sudoeste lá fora,

com 20,3ºC e PO em 08,9ºC. Se o vento parar e permanecer o céu claro, é 100% de certeza que superarei os 08,3ºC do início de

Julho.

 

Bom eu diria assim, vc está na borda da MP, se ela avançar 20 km com a força que terá por exemplo em Monte Verde e MF, vc não só arrebentará o valor de 8 como poderá bater nos 5 graus. A questão é que a frente fria hoje a noite estaria chegando na latitude de Salvador (limite dos limites sugerido pelo Europeu), desta forma ajudaria a puxar mais frio por MG adentro, então sim, vou AFIRMAR que vc vai bater sua mínima hoje!

Link to comment
Share on other sites

Artur , a chance do PNI abaixar de -6°C hoje é grande , enorme , isso se o vento nao atrapalhar , vai pra conta do vento hoje , creio que com rajadas abaixo dos 15km/h hoje seria uma boa pro PNI afundar , com vento acima disso sem chance , e digo mais se as condiçoes ajudarem vai a -7°C facil , e deve negativar por la antes da noite chegar , creio que a partir das 14 horas a temperartura já vai entrar em queda

Link to comment
Share on other sites

*na próx, Zé Mafili vai provar q pau é na vdd, pedra...

(usando suas artimanhas obscuras e invejadas)

 

Exatamente, Charles.

 

Os nossos olhos gostam de pregar peças,

 

Se o céu é azul,

Se o Sol lhe aparece amarelo

Qual a cor real do Sol?

 

Nem tão obscuras.

Sei fzr bolinhos de xuva...

Como amo esses bolinhos e nem sempre xove,

nc saem iguais...

 

Minhas admirações!

Charles Fields

Link to comment
Share on other sites

Artur , a chance do PNI abaixar de -6°C hoje é grande , enorme , isso se o vento nao atrapalhar , vai pra conta do vento hoje , creio que com rajadas abaixo dos 15km/h hoje seria uma boa pro PNI afundar , com vento acima disso sem chance , e digo mais se as condiçoes ajudarem vai a -7°C facil , e deve negativar por la antes da noite chegar , creio que a partir das 14 horas a temperartura já vai entrar em queda

 

14 horas vc está sendo bonzinho! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Já está baixando desde logo após meio dia lá. Depois de bater 11,8 graus, agora faz 10,4 e em queda!

 

Com relação a ventos, o interessante foi que ontem o vento era noroeste e com rajadas acima de 10 km/hr, o que indicaria que deveria esquentar, e não bater nos -5. Portanto, hoje vai rugir o PNI de qualquer maneira, na raça, com vento, sem vento.

 

Recorde do Brasil em 2013? Teria de bater no mínimo em -7,5, vai ser dificil! Acho que chega no limite a -6,5, -7. Se for a -8, entrará para a história climatológica brasileira.

 

Se fizer dois dígitos negativos...seria a verdadeira Sibéria brasileira!!!!

 

Já com relação a cidades como Itatiaia e Resende, pode chegar a uma faixa de 9 a 10 graus.

Link to comment
Share on other sites

Artur nao vamos empolgar e nem como minha vó diz contar com o ovo ainda no c* da galinha :)

 

Mais se afundar como nunca vai ser maravilhoso

Sobrinho,

acho* q a palavra q vc não kis escrever é "CÉU"...

"nc devemos contar com o ovo no céu da galinha"

Resta saber se ele é escuro ou claro,

ou azul...

Veja (pra não fugir à regra):

Céu azul e 12°C aki!

Hoje senti um aperto no coração...

Lembrei da época em q eu caminhava uns 8 km pra ir à escola...

Às vzs, pisando na geada (fazia "creec") e eu ficava

todas akelas horas intermináveis

com meus dedinhos dos pés ardendo de frio.

Então penso q nakela época fazia mais frio q atualmente...

(nada conclusivo, ainda em fase de avaliação)

 

Abraços com sabor de geada dos anos 80,90...

 

(*sem "X", e vou aprendendo)

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS DE HOJE EM SÃO PAULO (Maioria Ciiagro)

 

-1,4°C Rancharia (Inmet)

-1,0°C Palmital

-0,1°C Manduri

0,2°C Borborema

0,2°C Jardinópolis (Dria)

(...)

 

Devido as nuvens nossa de cada dia , a capital paulista perdeu violentamente do interior .E para essa noite continuo apostando em noite nublada , geralmente quando a diferença de temperatura e grande entre o extremo sul e as outras regiões da cidade , a nebulosidade é fatal a noite . Espero queimar a língua . Jahh Bless

Link to comment
Share on other sites

Artur nao vamos empolgar e nem como minha vó diz contar com o ovo ainda no c* da galinha :sarcastic:

 

 

Mais se afundar como nunca vai ser maravilhoso

 

 

Bom, como eu disse, não acho que passa de -7 o PNI esta noite. Para a noite passada pensei em algo como -5, o resultado foi meio grau mais baixo que minhas melhores expectativas.

 

com relação a se empolgar, prefiro ser realista :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Agora PNI 10,1, logo deve entrar na faixa de 1 dígito. Se considerar que temos sol no PNI, é absolutamente incrível o quanto tem de frio em altitude. Para o PNI, dependendo dos resultados de 29 e 30/08, provavelmente classificaremos esta MP como a mais forte que atingiu a altitude do sudeste neste ano.

Link to comment
Share on other sites

Tô impressionado com Parelheiros e Riacho Grande. 10º agora!!

 

Preciso instalar logo uma estação lá na minha casa em Paranapiacaba pra competir com estes dois! Hehhehehe.

 

Abraços neblinosos!

 

 

Demorou! Se precisar de alguem com expertise em colocar a estação online, me avisa!!! Grande experiencia na área!!! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Ô CARLOS DIAS, PODE ESPERAR

PARANAPIACABA VAI CHEGAR!

 

Ducz coloca uma Davis Vue que já vai pegar legal a condição aí! com certeza o menor dos problemas aí vai ser a radiação solar!

Link to comment
Share on other sites

 

Por falar em previsões o GFS vem mandando bem nessa carta sinótica.

 

 

No geral, penso assim.

 

Uma vez acho que o Coutinho falou aqui, sobre como tem que saber olhar os modelos, ou algo assim.

 

Temos on-line uma dezena ou mais de modelos, sabendo interpreta-los, todos tem qualidades e defeitos (são bons e ruins, uns mais, outros menos).

 

Belo cenário:

 

C13082812.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com tempo Ensolarado, às temperaturas continuam bem amenas em São Paulo:

 

Parelheiros- 10,7°C

M boi Mirim- 12,3°C

Socorro- 12,7°C ( Máxima de 14,3°C às 13h, já em queda)

São Mateus- 13,3°C

 

CGE

 

 

Incrível essas temperaturas com Sol, de Noite em tão, creio eu que SP Vai afundar.

 

Bruno então vamos começar a rezar desde agora para não aparecer nebulosidade a noite , e adianto a reza tem que ser bem forte rsrs .

Link to comment
Share on other sites

Simepar prevê geada ampla para amanhã em TODO o Estado!

(litoral, fica de fora)

Geada forte para todo o centro-sul e faixa leste...

O q (sempre) me preocupa são as condições da Serra do Mar!

A "palavra final, o SIM ou o NÃO" pra geadas no leste, vem de lá, das alturas.

Não adianta nada o céu estar claro no planalto, se a nebulosidade estiver pairando na serra

no final da tarde q não irão ocorrer mínimas

compatíveis com formação de geadas.

(não contar com o ovo no céu da galinha, by vó do Will, e outras vovós tbm)

Infelizmente, daki de Curityba City, não tenho nenhuma

visualização da serra...

Tanto pode gear, qto não...

14°C agora em Ctba.

É esperar...

Link to comment
Share on other sites

Não tem um mapa desse pro estado de SP?

Não.

Este mapa é do Simepar, instituição meteorológica ligada ao governo do estado do Paraná.

 

O equivalente em SP, o CIIAGRO, não publica mapas assim, apenas listas.

http://www.ciiagro.sp.gov.br/meioambiente/chuva.asp => Se quiser outro dia, só mudar a data...

http://www.ciiagro.org.br/ema/

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com tempo Ensolarado, às temperaturas continuam bem amenas em São Paulo:

Parelheiros- 10,7°C

M boi Mirim- 12,3°C

Socorro- 12,7°C ( Máxima de 14,3°C às 13h, já em queda)

São Mateus- 13,3°C

CGE

 

Incrível essas temperaturas com Sol, de Noite em tão, creio eu que SP Vai afundar.

Bruno então vamos começar a rezar desde agora para não aparecer nebulosidade a noite , e adianto a reza tem que ser bem forte rsrs .

Também acho.

Com esses ventos variando de SE a S, é infiltração na certa ao anoitecer.

Ou pára o vento ou acontece algo que vi raríssimas (E põe raríssima nisso...) vezes: o céu ficar parcialmente nublado, à noite, mesmo com vento marítimo aqui em Sampa.

 

No momento, céu limpo aqui na zona norte paulistana.

O IAG bateu em 15,7°C.

Mirante ainda não atualizou :sad: .

Congonhas: 14°C

Campo de Marte: 15°C (Já bateu em 16°)

Cumbica: 15°C.

Link to comment
Share on other sites

Não tem um mapa desse pro estado de SP?

Não.

Este mapa é do Simepar, instituição meteorológica ligada ao governo do estado do Paraná.

 

O equivalente em SP, o CIIAGRO, não publica mapas assim, apenas listas.

http://www.ciiagro.sp.gov.br/meioambiente/chuva.asp => Se quiser outro dia, só mudar a data...

http://www.ciiagro.org.br/ema/

 

Valeu, Aldo!

 

Já ajuda bastante =)

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

De cada situação a gente tira lições...De agora em diante vou mudar o rumo das informações....Tenho outros "canais" para informar os fatos daqui...

Bom Carlos Campos até concordo contigo que naquela madrugada em cerca de meia hora eu chegaria em Itapuca, pegaria neve acumulada e tal...Mas aí já não tenho mais o pique q eu tinha há 20 anos atrás...

Nem vou falar da saúde,além dos riscos do cara ir sozinho com risco de ficar isolado lá local ermo, e sofrer uma hipotermia...

:ok:

Abraços confortáveis e seguros...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.