Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Calor de 21°C em São Joaquim na Climaterra, poderá chegar à 23°C, sendo anormal para mês de julho, no qual o mestre Coutinho previu para hoje máxima entre 15°C/17°C após madrugada "quente" de 9.4°C de mínima na Climaterra.

Sinto cheiro de algo forte que me lembra 1994 dentro de algumas semanas. Aqui na minha cidade nevou com acumulação em 8/7/94 após forte calor de até 35°C dias depois e antes, com vento rajadas fortes de norte, mínimas em torno de 20°C se não estou enganado, para neve aqui e muita neve na serra à ponto da polícia rodoviária desaconselhar o tráfego de veículos na serra devido a pista escorregadia de tanta neve que havia, durando cerca de 2 dias para derreter.

 

Lembro como se fosse ontem. Que baita evento aquele. Ver neve em POA e todo mundo na janela dos edifícios tirando foto da grama branca na frente dos jardins dos prédios do bairro onde eu morava. Que dia... Caxias, Gramado e Canela soterraram debaixo da neve.

Link to comment
Share on other sites

Se agosto de 2013 for mais quente que o de 2012 eu tatuo "Mafili é gênio" no meu cóccix e sai pelado na Rua da Praia. Arquivem esta mensagem. História, meus caros, história. Inversão !! Inversão ! Inversão ! 2012 ! USA ! USA ! USA !!! Meu aniversário !!! USA ! USA !! USA !! USA !! 2013 !!! Meu aniversário !!!

 

Well, não fiz essa previsão "agosto de 2013 mais quente que o de 2012", ou acho que não fiz.

 

A única """previsão""" minha em andamento que eu tenho lembrança é aquela expressa em minha assinatura.

 

Desta forma eu não estava torcendo para nada espetacular em agosto

 

Agora estou.

 

Tempos interessantes...

Link to comment
Share on other sites

Calor de 21°C em São Joaquim na Climaterra, poderá chegar à 23°C, sendo anormal para mês de julho, no qual o mestre Coutinho previu para hoje máxima entre 15°C/17°C após madrugada "quente" de 9.4°C de mínima na Climaterra.

Sinto cheiro de algo forte que me lembra 1994 dentro de algumas semanas. Aqui na minha cidade nevou com acumulação em 8/7/94 após forte calor de até 35°C dias depois e antes, com vento rajadas fortes de norte, mínimas em torno de 20°C se não estou enganado, para neve aqui e muita neve na serra à ponto da polícia rodoviária desaconselhar o tráfego de veículos na serra devido a pista escorregadia de tanta neve que havia, durando cerca de 2 dias para derreter.

 

Bem lembrado!

Na noite que nevou forte (em 1994), eu tinha marcado um acampamento (estilo escoteiro) em Gramado.

Quando eram 19 horas, desistimos do acampamento.

Na madrugada, nevou significativamente.

Ateh hoje me arrependo de nao estar acampado na hora da neve... Seria uma experiência e tanto!

Link to comment
Share on other sites

[quotte=Bruno]E chove etoim POA! Totalmente imprevista essa chuva.to.no.centro...
:clapping: totalmente doido.to no centro de Porto Legre e me.molhei

 

Aeroporto nao deu chuva

 

SBPA 041600Z 30004KT 9999 SCT030 BKN080 22/16 Q1019

SBPA 041500Z 29003KT 9999 SCT030 BKN080 22/15 Q1021

 

Aqui não choveu. E estamos perto do Centro.

 

Te molhou mesmo ou foi meia duzia de pingo ?

 

Bem na hora que eu estava na Lima e Silva, deu uma pancada. Molhou-me um pouco. O asfalto ficou molhado. Nada forte!

Todo mundo dizia: ué? não era chuva pra amanha ou sábado...? Ah. esse tal de Cleo krum!

tive que almoçar por ali.Meu carro tava estacionado na perimetral. Quando voltei, havia um fox parado, um cara em frente ao carro perguntou-me - é teu? - disse: não!

o carro tinha o vidro traseiro quebrado, levaram o som. Ele aguardava uma viatura para evitar que depenassem o carro, aberto. Inda bem que não foi o meu. perguntei ao"guardador de carro", ué, meu, não cuidou o carro arrombado?

Poizzzzzzzz....É...mheu... o cara cheirava a cola.

Nem precisa de manisfestação nas ruas, baderneiros ou arruaceiros, para arrombarem carros no centro de Porto Alegre e arredores.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos...Um inverno normal a frio, eu entendo como anomalia zero ou abaixo....Como diz o datena...ou eu tô errado..??

 

:mosking:

De forma alguma!

Entretanto, alguns modelos, em meados de maio e início de junho apontavam para um frio intenso no Sul do Brasil antes do início oficial do inverno... Talvez este fato (não concretizado) tenha atrapalhado a visão experiente e intuitiva do Coutinho.

Todos nós aki sabemos q até o momento o verdadeiro frio apontado por Climaterra no outono, não se fez presente, mas pode ainda vir a acontecer. Claro q isso não mudará o fato de q o prognóstico da Climaterra foi de certa forma um fiasco até nas baixadas (normalmente acostumadas com frio noturno).

Não posso negar os números mostrados por vc , confirmando anomalia positiva em SC, PR, etc etc.

Mas este fato não muda minha opinião sobre o Coutinho: Um mestre!

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Seguindo a linha interessante onde não há necessidade de bater boca.

Considerando que os textos do autor são responsabilidades do próprio autor.

 

Eu daria uma resposta estatisticamente historicamente foge totalmente a minha formação primária.

 

Um pequeno comentário: É capaz que aleatoriamente aconteça algo similar ao texto abaixo afinal estamos falando de uma "onda de frio pontual" esperada de março de 2013, assim é altamente provável que a partir de março de 2013 até dezembro de 2013 tenhamos uma "onda de frio pontual"

 

O resfriamento da região Niño 1+2 é muito interessante porque, historicamente, quando ela está mais fria que a média, há uma propensão maior para chuva irregular no Rio Grande do Sul e ainda uma chance maior de episódios de temperatura baixa pontuais no inverno (ondas de frio) de grande intensidade.

 

5e50130855db58d5bd6c563881ca9c3e.jpg

 

complemento:

Atualizando:

 

Registro em 24/06/2013 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.2ºC (-0,1ºC)

Niño 3.4 -0.3ºC (-0,1ºC)

Niño 3 -0.7ºC (-0,1ºC)

Niño 1+2 -1.6ºC (-0,5ºC)

 

Atualizando:

 

Registro em 01/07/2013 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 0.0ºC (+0,2ºC)

Niño 3.4 -0.1ºC (+0,2ºC)

Niño 3 -0.6ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 -1.9ºC (-0,3ºC)

Link to comment
Share on other sites

previsão do Inmet para hoje, no RS

 

PANCADAS DE CHUVA E TROVOADAS A PARTIR DA TARDE E/OU NOITE NA FRONTEIRA OESTE E CAMPANHA; NAS DEMAIS REGIÕES, PARCIALMENTE NUBLADO COM NÉVOA ÚMIDA E/OU SECA NO DECORRER DO DIA.

Ventos: FRACOS/MODERADOS C/RAJADAS

Direção do vento: E-N

Tendência da temperatura: LIGEIRA ELEVAçãO

Amanhã (05/07/2013)

Link to comment
Share on other sites

Bruno e demais: também vi uma chuva fraca de 5 minutos no centro de POA pela hora do almoço.

 

Gamboa: não dá pra estacionar na CB em nenhuma hora do dia!! Melhor pagar um estacionamento.

 

AAA: figuraça! saudades do cara que mais "causou" no meu aniversário. Quando habrá novo encontro portoalegrense??

 

Marcola: onde vive? do que se alimenta? por onde anda? o que tem feito?

Link to comment
Share on other sites

... Inversão !! Inversão ! Inversão ! 2012 ! USA ! USA ! USA !!!

Meu aniversário !!! USA ! USA !! USA !! USA !! 2013 !!! Meu aniversário !!!

 

Estilo Sherlock Holmes: Em que data é o aniversário do Alexandre?

 

Muito enigmática essa resposta do AAA. Aliás, como é bom ver os nossos gurus aqui presentes.

 

O Alexandre nasceu no dia do meteorologista.

 

Enigmático, sim.

 

Suponho que inversão em questão seja;

 

Inversão do ônus da prova é uma falácia que consiste em isentar-se de provar uma afirmação feita, exigindo que o outro prove a que essa não é válida. Assemelha-se ao apelo à ignorância. Se alguém quer provar que tal coisa é verdadeira, precisa testá-la tautologicamente e não exigir que alguém que não a defende prove a sua falsidade.
Link to comment
Share on other sites

Por aqui em SP tarde ensolarada e termômetros na casa dos 22 graus no centro essa tarde.

 

E o NOAA anunciou que vai desativar o GOES-12 em agosto. Eis o aviso na página do DSA/CPTEC

 

"Desativação do GOES 12

Conforme a International and Interagency Affairs Division, da Administração Nacional do Oceano e Atmosfera, dos Estados Unidos, está previsto para meados de agosto de 2013 a desativação do GOES 12 que atualmente monitora a América do Sul.

A medida que nos aproximarmos da desativação divulgaremos a data e hora exata desse procedimento. A Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais disponibiliza as imagens GOES 12 para America do Sul desde maio de 2010 com uma frequência temporal de 15 minutos.

A partir da desativação do satélite, continuarão sendo disponibilizadas imagens da

América do Sul geradas a partir do satélite GOES 13 com uma frequência temporal nominal de 30 minutos. Caso ocorra condições meteorológicas extremas (tornados, furacões ou tempestades no hemisfério norte), o GOES 13 poderá ser focado para o monitoramento desses sistemas, ficando asseguradas somente as imagens da América do Sul a cada 3horas, conforme acordo com a Organização Mundial de Meteorologia. As imagens de satélite são essenciais para a previsão e monitoramento do tempo e geração de importantes produtos por satélite como: nowcasting, precipitação, radiação, etc."

Link to comment
Share on other sites

Bruno e demais: também vi uma chuva fraca de 5 minutos no centro de POA pela hora do almoço.

 

Gamboa: não dá pra estacionar na CB em nenhuma hora do dia!! Melhor pagar um estacionamento.

 

AAA: figuraça! saudades do cara que mais "causou" no meu aniversário. Quando habrá novo encontro portoalegrense??

 

Marcola: onde vive? do que se alimenta? por onde anda? o que tem feito?

 

Torales, tava muito fácil de estacionar. Logo vi.

melhor 10 pilas que perder uma esterpe.

realmente, a chuva foi um espreizaço. mas, molhou a rua.

Link to comment
Share on other sites

Projeto tatoo;

 

Como esperado a correlação da temperatura média em Poa no mes de agosto é aleatória "no atacado" com a SSTa global (não só em relação a ENSO o resto também)...

 

Nada enigmático e estatístico talvez historicamente

 

dzeaug.png

 

sabe a regra de dois um, um dois, do futebol?

Pois se aplica a Porto Alegre, um inverno frio outros 2 quentes; dois quentes, um frio.

desde que há registros as variações são as mesmas. os registros de calorões no meio do JJA são normais. Só não vê quem não quer ou não pesquisa.

Claro, não chega a ser veranico - aquele característico de 4 ou mais dias, no mínimo - mas temos 1, 2 ou até 3 de calorões malucos(nem tanto, faz parte de nosso clima divisionista(Até no clima), das variáveis do paralelo, bla, bla, bla.

vairações pra mais ou pra menos é uma incostância transferível e gráfica. Nada que não se registre.

Basta ver fotos de pessoas nas ruas nos anos 50. Fotos da família em pleno julho, anos 50, 60 e 70, mangas curtas em julho. EM BAGÉ?

Veja Bem! EM BAGÈ!

Logo, paremos de achar que somos alasca ou norte américa.

Somos sul américa do sul situado espremidos entre dois oceanos, sujeitos a isso e aquilo...blablabla

o resto é folclore

 

no meu tempo era mais frio

antes era mais frio

minha vó contava que esfriava de março a dezembro

 

puro folclore

 

sacipererê da memória fraca!

Link to comment
Share on other sites

Seguindo a linha interessante onde não há necessidade de bater boca.

Considerando que os textos do autor são responsabilidades do próprio autor.

 

Eu daria uma resposta estatisticamente historicamente foge totalmente a minha formação primária.

 

Um pequeno comentário: É capaz que aleatoriamente aconteça algo similar ao texto abaixo afinal estamos falando de uma "onda de frio pontual" esperada de março de 2013, assim é altamente provável que a partir de março de 2013 até dezembro de 2013 tenhamos uma "onda de frio pontual"

 

O resfriamento da região Niño 1+2 é muito interessante porque, historicamente, quando ela está mais fria que a média, há uma propensão maior para chuva irregular no Rio Grande do Sul e ainda uma chance maior de episódios de temperatura baixa pontuais no inverno (ondas de frio) de grande intensidade.

 

5e50130855db58d5bd6c563881ca9c3e.jpg

 

Complementando:

 

Mafili escreveu:

Para a região Sul especificamente as estações do RS as quais tenho acesso a série completa pós 1981 fica evidente a não influência das condições de ENSO no trimestre JJA no quesito temperatura considerando o caráter aleatório muito pronunciado em Agosto.

 

 

Mafili escreveu:

Aleatório as condições de ENSO não apresentam condições estatisticamente robustas para o trimestre JJA devido ao caráter aleatório de agosto e a pouca correlação nos dois meses restantes junho e julho)

 

Mafili escreveu:

Nenhum dado consistente com Niño1+2 (aliás,com todos os outros índices da região de ENSO)

 

Anomalia de julho até ontem:

 

CapturadeTela2013-07-04agraves154146_zps7c3ff136.png

 

Junho:

 

CapturadeTela2013-07-04agraves154305_zpse1f991df.png

 

Maio:

 

CapturadeTela2013-07-04agraves154340_zps7354bb16.png

 

 

Pacífico em junho:

 

sst.anom.month.gif

 

Pacífico desde abril:

 

sst.anom.seasonal.gif

 

E o RS, foco do debate, vai se safando e respondendo a tese Mafiliana neste MJJ em andamento.

Link to comment
Share on other sites

E o RS, foco do debate, vai se safando e respondendo neste MJJ em andamento.

 

Perfeito!

O que nao aconteceu ateh agora foram os extremos.

Mas na media, estah sendo de maneira muito consistente um dos anos mais frios dos últimos tempos aqui no RS.

 

Na média anual, Mauro. Para MJJ está apenas levemente abaixo.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde pessoal...

Aqui tive modesta mínima de 9,5C... Já minha máxima foi de calorentos 23C... Mas até q estava um dia bastante agradável... A tempos não sentia um calorzinho destes... Mas é bom q tenhamos um pseudoveranico para quem sabe modificar a dinâmica atmosférica... Geralmente é depois de situações de aquecimento fora de época q temos grandes eventos de frio e neve (lógico, no inverno né... Dâââ...)

Por isso vem coisa boa pra segunda quinzena de julho em diante... Mais uma vez bato na mesma tecla: Padrão USA e a queda do AAO... (Do jeito q falei agora até parece título de um daqueles filmes tipo Crônicas de Nárnia rsrsrs... Q saga este inverno... Heheh)

Agora 19C...

Link to comment
Share on other sites

11°C em casa 13,4°C em CDJ , queda nao ta tao forte como eu esperava , mais vamos acompanhando daqui a pouco o Renan ta me passando já a queda dele ta boa la !

 

Você está de brincadeira né Wil? :laugh: :laugh:

 

Acontece que o céu resolveu se encher de nuvens e há apenas algumas brechas de céu claro. Mas isso era previsto pelo GFS, que coloca as manhãs

mais frias no SÁBADO e DOMINGO.

 

Permanece em 15,7C a temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Julho 2013 até o momento em Galópolis, Caxias do Sul RS em terreno em minha casa:

01/07 - -0,5C / 10,8C

02/07 - 0,0C / 11,4C

03/07 - 5,3C / 17,9C

04/07 - 9,5C / 23,0C

 

Médias (simples) até o momento:

Mínima: 3,6C

Máxima: 15,7C

Média Geral até o momento: 9,6C :good2:

 

Quem dera se se mantivesse nesta média o mês todo... Quem sabe...

Link to comment
Share on other sites

11°C em casa 13,4°C em CDJ , queda nao ta tao forte como eu esperava , mais vamos acompanhando daqui a pouco o Renan ta me passando já a queda dele ta boa la !

 

Você está de brincadeira né Wil? :laugh: :laugh:

 

Acontece que o céu resolveu se encher de nuvens e há apenas algumas brechas de céu claro. Mas isso era previsto pelo GFS, que coloca as manhãs

mais frias no SÁBADO e DOMINGO.

 

Permanece em 15,7C a temperatura.

 

 

Faz 8,5°C , espero que os proximos dias sejam mais frios porque se nao , nao batera a minima de 0,5°C aqui até agora

Link to comment
Share on other sites

Houve uma mudança nas condições do tempo hoje em todo o planalto leste paranaense.

As nuvens baixas q cobriram o céu nos últimos dias não estão mais presentes. Inclusive houve elevação das temperaturas. A máxima chegou à 21 graus: mudança tbm no humor da população, de um modo geral, pra melhor (pelo visto o povo ker mesmo é calor [somos a excessão, aki]).

Um fenômeno meio raro foi visto no final da tarde no horizonte: uma extensa faixa de altocumulus provocando precipitações, mas sem q as mesmas atingissem o solo. São as belas Ac "virgas"! O fenômeno ainda está acontecendo, porém já escurece e o q se vê agora são contornos escuros no setor oeste.

Falando em "oeste", na localidade de Santa Helena (costa oeste paranaense), máxima hoje de 29 graus.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui na Capital SP eu também notei mudança no humor das pessoas.

Moro com uma moça aqui em casa e nos últimos dias ela tem estado bem azeda, reclamando demais.

Só que desde ontem, essa mesma pessoa nem parece ela, é uma alegria, faz brincadeiras, diz coisas engraçadas. Completamente diferente.

O povo de onde eu trampo também estão com mais ânimo.

 

Como já é sabido por muitos, embora junho não tenha feito tanto frio na Grande SP, a maioria dos dias foram de pouco Sol. A situação se complicou na última semana do mês passado, quando chegamos a ficar até 5 dias seguidos de céu bem fechado! Admito que até eu melhorei de humor.

Link to comment
Share on other sites

Agora 15,8C com pouco vento e nuvens que já começam a aparecer por aqui... A dias não presenciava uma temperatura tão alta para este horário...

 

Aqui está mais frio do que a gelada Caxias do Sul, que coisa rara!!!

 

No momento céu claro, e com isso a temperatura cai bem. Faz 13,5ºC. A mínima sub-10 é certeza se o tempo colaborar...

 

É o fenômeno "ASAS" mais uma vez ajudando o Sudeste e atrapalhando o Centro-Oeste e Sul. A primeira quinzena de Julho

será dominada por este sistema atmosférico.

Link to comment
Share on other sites

De volta, após mais de 1 mês afastado devido à alguns problemas. Resumindo o que pude acompanhar nos últimos tempos.

 

A dinâmica atmosférica, que apresentava-se boa até meados de maio, piorou bem, especialmente no Sudeste. Junho foi bem sofrível aqui em São Paulo, só se salvando os primeiros 5 dias do mês e a última semana, que foi excessivamente chuvosa, garantiu máximas baixas, porém não proporcionando mínimas dignas. A menor mínima do mês perdeu até para a menor de maio (10,2ºC x 10,5ºC). São Paulo acumulou 150 mm em seu 5º junho mais chuvoso da história. Por isso não gosto de meses chuvosos no inverno aqui em São Paulo; seguram as mínimas.

 

Junho choveu demais também em Curitiba, que acumulou 330 mm, e teve muitas tardes bastante frias.

 

Mais abaixo, no RS, pouco abaixo da média, porém sem extremos pontuais, mas quantidade razoável de sub-10ºC em Porto Alegre; superior à Curitiba.

 

Até domingo, o ar mais seco de origem polar estará sobre a Mantiqueira e MG. Novo reforço de ar polar e seco chega no domingo/início da semana que vem, reforçando o ASAS. Acredito numa boa primeira quinzena para o Sudeste, Mantiquera; abaixo da média.

 

Sem dúvida alguma, o grande porrete do ano ainda não nos atingiu ainda, nem no Sul, nem no Sudeste. Podemos esperar ainda pelo melhor. Fiquem tranquilos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.