Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Julho deste ano vai ser DISPARADO pior que julho do ano passado...e se bobear agosto vai ser de igual à pior!!!

Se isto é inverno frio, fico imaginando o que seria um inverno quente...bah!!!

Não só não podemos bater o martelo quanto à julho que está COMEÇANDO agora, como ter um agosto PIOR do que o de 2012 não tem como. Nunca me canso de lembrar quão ruim foi o ano passado, à exceção de julho e da onda de frio de junho. Eu considero 2013 um ano que já ganhou em muitos quesitos, a começar por todo um primeiro semestre abaixo da média ou na média. Se compararmos com o ano passado, nossa, isso daqui é o Paraíso.

 

Se depender do padrão americano, teremos boas novidades. Ademais, o Pacífico está (ou estava) levemente abaixo da média e o Atlântico está na média.

 

Hoje tive variação de 9,2° a 22,5°. Agora faz 13,3° com 85%.

 

Abraços otimistas!

Link to comment
Share on other sites

Aqui, tivemos uma noite/madrugada de céu completamente limpo. Com isso, a temperatura caiu bem; a mínima até agora é de 10,4. Talvez caia um pouquinho mais nessa próxima hora.

 

E a mínima mais baixa na Mantiqueira, não foi nem na VI em CDJ e nem na baixada do William, foi em Monte Verde com 3,6 até agora.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Não acredito que agosto de 2013 seja parecido com o que foi em 2012! Seria um absurdo repetir aquele verdadeiro verão por mais de 20 dias constantes!

No entanto, não consigo acreditar em um inverno frio este ano. Os modelos são muito desanimadores e julho, que seria o mês das MPS mais fortes está passando,,, passando... sem nada de bomba polar.

Vamos ser realistas e nos conformar que este será mais um inverno decepcionante para os bazianos, infelizmente.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Aqui, tivemos uma noite/madrugada de céu completamente limpo. Com isso, a temperatura caiu bem; a mínima até agora é de 10,4. Talvez caia um pouquinho mais nessa próxima hora.

 

E a mínima mais baixa na Mantiqueira, não foi nem na VI em CDJ e nem na baixada do William, foi em Monte Verde com 3,6 até agora.

 

 

O que atrapalhou agora foi nebulosidade , neblina forte e vento , tanto que sua minima ai foi igual do INMET daqui :sad:

Link to comment
Share on other sites

Aqui, tivemos uma noite/madrugada de céu completamente limpo. Com isso, a temperatura caiu bem; a mínima até agora é de 10,4. Talvez caia um pouquinho mais nessa próxima hora.

 

E a mínima mais baixa na Mantiqueira, não foi nem na VI em CDJ e nem na baixada do William, foi em Monte Verde com 3,6 até agora.

 

Que isso heim, Taubaté já mandou bem demais hoje, e viva a alta no Atlântico! :hi:

Com tempo encoberto a noite toda, minha mínima foi de 13,2ºC. As noites mais frias

deverão ser Sexta, Sábado e Domingo.

Link to comment
Share on other sites

Ontem pela noite ja sabia que a minima aqui nao seria grande coisa , a neblina começou a se formar cedo aqui , peas 9 da noite ja tava tudo tomado , coisa nao comum aqui , neblina grosa e céu bem branco tao forte que nao deixa nem a luz do sol passar , vamos ver se hoje seca e amanha a minima fica mais baixa

 

 

Por aqui no momento

 

LtMNNHL.jpg

Link to comment
Share on other sites

É verdade Renan, uma alta pressão no Atlântico, faz milagres. :laugh:

Estava com receio de aparecer aquela famosa nebulosidade noturna, mas não, o lado paulista da Mantiqueira e aqui o Vale, foi de céu limpo o tempo todo. Já uma parte do lado mineiro da serra, sofreu com a nebulosidade/névoa úmida, por isso a baixada do William, náo mostrou sua força.

 

A mínima oficial aqui em Taubaté hoje foi de 10,3. Vamos ver se confirma mesmo que os próximos 3 dias tendem a ser mais frio.

Link to comment
Share on other sites

É verdade Renan, uma alta pressão no Atlântico, faz milagres. :laugh:

Estava com receio de aparecer aquela famosa nebulosidade noturna, mas não, o lado paulista da Mantiqueira e aqui o Vale, foi de céu limpo o tempo todo. Já uma parte do lado mineiro da serra, sofreu com a nebulosidade/névoa úmida, por isso a baixada do William, náo mostrou sua força.

 

A mínima oficial aqui em Taubaté hoje foi de 10,3. Vamos ver se confirma mesmo que os próximos 3 dias tendem a ser mais frio.

 

Poisé Sergio INMET caiu a 9,9°C AS 8 da manha aqui ficou em 7°C

Link to comment
Share on other sites

Não vi o Band Cidade de Porto Alegre, ontem. Teriam dito que " apesar do calor que fará poderá nevar no outro final de semana..." favor, não consegui assistir a esta previsão feita no programa local. Que eu saiba, a Band contrata o Climatempo. Ora, isso é irracional, prever neve para 10 dias? É dose!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Não acredito que agosto de 2013 seja parecido com o que foi em 2012! Seria um absurdo repetir aquele verdadeiro verão por mais de 20 dias constantes!

No entanto, não consigo acreditar em um inverno frio este ano. Os modelos são muito desanimadores e julho, que seria o mês das MPS mais fortes está passando,,, passando... sem nada de bomba polar.

Vamos ser realistas e nos conformar que este será mais um inverno decepcionante para os bazianos, infelizmente.

Abraços!

 

João, não é o que os modelos a longo prazo dizem, a maioria se resolve num Julho - Agosto dentro a até abaixo da média de SC pra cima, e no RS apontam de dentro a pouca coisa acima da média, e isso pra mim não é calor, é um inverno dentro do NORMAL. Claro que modelos são apenas idéias, mas sempre baseadas em dados concretos e na história, em como seria o tempo se houvesse o comportamento igual ao do ano xxx, por exemplo.

 

Mas acho temerário fechar o caixão quando o assunto é clima. Aqui em SP muita gente desanimou, mas bastou o tempo mudar, entrar uma ASAS, que todos já se animaram e já começaram a projetar um inverno diferente daquele que projetavam em Junho. A dinâmica do clima não permite fechar qualquer tipo de julgamento, quanto mais precipitado. Sou do time que teve paciencia para esperar o inverno de SP melhorar, e o resultado vem agora, com bastante noites de frio a vista.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gamboa, certamente que é previsão comprada pela Prefeitura de Gramado. Eles têm 100% de reservas no hotéis para o outro fim-de-semana, mas agora querem 150% de ocupação. A tendência agora é duas famílias por quarto em Gramado!

 

Bruno,você está ironizando, né? Já discutimos e sabemos que Gramado não precisa mais disso, lota no verão e no inverno. O que coloco é o ridículo da previsão. Aliás, a Band RS transmite de Nova Petrópolis. Agora, não sei qual instituto faz a previsão local para a TV. Na Rádio Band é a Somar, todos os dias escuto a Cátia Valente. E ela não falou nada disso, que eu saiba. Ninguém está falando. estou tentando assistir via net. Não consegui. Não sei se tem este programa no site da band.

Independente des imprevisibilidade atual, não dá para jogar a toalha. vamos puxar as temps de 99. Foi meio devagar e teve neve. Também concordo contigo, até prefiro inverno frio, a neve é uma consequência outra.

Link to comment
Share on other sites

Minimas de hoje - Sudeste:

 

Resende RJ (PWS - Pq Itatiaia / 2.451m): 00,2

Campos do Jordão SP (Horto Florestal): 03,1

Monte Verde MG (Inmet): 03,4

Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa): 03,6

Tatuí SP (Ciiagro): 05,2

Campos do Jordão SP (Inmet): 06,0

Nova Friburgo RJ (Inmet): 06,1

Caldas MG (Inmet): 06,4

Capão Bonito SP (Ciiagro): 06,5

Petrópolis (Pico do Couto RJ - Inmet): 07,0

Maria da Fé MG (PWS - Lage): 07,0

 

Itararé SP (Ciiagro): 08,2

Limeira SP (Ciiagro): 08,5

São Lourenço da Serra (Ciiagro): 09,0

São Luis do Paraitinga SP (Inmet): 09,0

São Pedro SP (Ciiagro): 09,2

Teresópolis RJ (Inmet): 09,2

Descalvado SP (Ciiagro): 09,4

Sumaré SP (Ciiagro): 09,4

Varginha MG (Inmet): 09,5

Tapiraí SP (Ciiagro): 09,7

Extrema MG (Ciiagro): 09,8

Juquitiba SP (Ciiagro): 09,9

Maria da Fé MG (Inmet): 09,9

 

São Roque SP (Ciiagro): 10,0

Taubaté SP (Inmet): 10,2

Palmital SP (Ciiagro): 10,4

Monte Alegre do Sul SP (Ciiagro): 10,5

São Paulo SP (CGE - Tremembe): 10,5

Barbacena MG (Inmet): 10,8

Casa Branca SP (Ciiagro): 10,8

Piracicaba SP (Ciiagro): 10,9

Ouro Branco MG (Inmet): 11,8

Diamantina MG (Inmet): 12,0

Resende RJ (Inmet / 452 m): 12,0

Santa Teresa ES (Inmet): 12,2

São João del Rei MG (Inmet): 12,2

Passa Quatro RJ (Inmet): 12,5

Parati RJ (Inmet): 14,4

Link to comment
Share on other sites

Minimas de hoje - Sudeste:

 

Resende RJ (PWS - Pq Itatiaia / 2.451m): 00,2

Campos do Jordão SP (Horto Florestal): 03,1

Monte Verde MG (Inmet): 03,4

Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa): 03,6

Tatuí SP (Ciiagro): 05,2

Campos do Jordão SP (Inmet): 06,0

Nova Friburgo RJ (Inmet): 06,1

Caldas MG (Inmet): 06,4

Capão Bonito SP (Ciiagro): 06,5

Petrópolis (Pico do Couto RJ - Inmet): 07,0

Maria da Fé MG (PWS - Lage): 07,0

 

Itararé SP (Ciiagro): 08,2

Limeira SP (Ciiagro): 08,5

São Lourenço da Serra (Ciiagro): 09,0

São Luis do Paraitinga SP (Inmet): 09,0

São Pedro SP (Ciiagro): 09,2

Teresópolis RJ (Inmet): 09,2

Descalvado SP (Ciiagro): 09,4

Sumaré SP (Ciiagro): 09,4

Varginha MG (Inmet): 09,5

Tapiraí SP (Ciiagro): 09,7

Extrema MG (Ciiagro): 09,8

Juquitiba SP (Ciiagro): 09,9

Maria da Fé MG (Inmet): 09,9

 

São Roque SP (Ciiagro): 10,0

Taubaté SP (Inmet): 10,2

Palmital SP (Ciiagro): 10,4

Monte Alegre do Sul SP (Ciiagro): 10,5

São Paulo SP (CGE - Tremembe): 10,5

Barbacena MG (Inmet): 10,8

Casa Branca SP (Ciiagro): 10,8

Piracicaba SP (Ciiagro): 10,9

Ouro Branco MG (Inmet): 11,8

Diamantina MG (Inmet): 12,0

Resende RJ (Inmet / 452 m): 12,0

Santa Teresa ES (Inmet): 12,2

São João del Rei MG (Inmet): 12,2

Passa Quatro RJ (Inmet): 12,5

Parati RJ (Inmet): 14,4

 

 

 

Que vergnha aquui em MDF :sad:

Link to comment
Share on other sites

Não vi o Band Cidade de Porto Alegre, ontem. Teriam dito que " apesar do calor que fará poderá nevar no outro final de semana..." favor, não consegui assistir a esta previsão feita no programa local. Que eu saiba, a Band contrata o Climatempo. Ora, isso é irracional, prever neve para 10 dias? É dose!

 

Muita hora nesta calma. Dá uma olhada no "detalhe" do post do Alexandre:

 

... Inversão !! Inversão ! Inversão ! 2012 ! USA ! USA ! USA !!!

Meu aniversário !!! USA ! USA !! USA !! USA !! 2013 !!! Meu aniversário !!!

 

Estilo Sherlock Holmes: Em que data é o aniversário do Alexandre?

Link to comment
Share on other sites

TENDÊNCIA DO CLIMA PARA O FIM DO OUTONO E INVERNO (MAIO A SETEMBRO) DE 2013 EM SC

 

NA TEMPERATURA A TENDÊNCIA É DE FIM DE OUTONO/INVERNO COM PREDOMÍNIO MAIOR DO FRIO, O INVERNO TENDE A COMEÇAR MAIS CEDO EM SC, INÍCIO DE MAIO EM DIANTE (O INVERNO NORMAL VAI DE MEADOS DE MAIO/COMEÇO DE JUNHO A FINS DE AGOSTO/COMEÇO DE SETEMBRO NA MAIOR PARTE DO ESTADO

 

NUM RESUMO; INVERNO NORMAL A FRIO, COM ALGUM RISCO DE SER BEM FRIO NA MAIOR PARTE.

 

Climaterra - 18:20:30 01-05-2013

 

-Florianópolis SC: 18,8 (+1,2)

 

Mai: (+0,9) 19,4

Jun: (+1,4) 18,1

 

-Lages SC: 12,9 (+0,9)

 

Mai: (+0,2) 13,1

Jun: (+1,6) 12,6

 

-Chapecó SC: 15,4 (+0,6)

 

Mai: (+0,4) 16,1

Jun: (+0,7) 14,6

Depende do q se entende por "FRIO"!

Para os padrões do Amazonas, talvez isso aí acima, seja a nova era do gelo!

Carlos, Carlos... Vc é uma figura!

Não axo q Climaterra tenha tdas as respostas! Ng as tem!

Regiões q dependem do turismo sempre arriscam todas as fichas!

Minha opinião!

(pra kem leu e não entendeu o pqê da postagem do Carlos Dias, do prognóstico Climaterra, explico aki: elogios ao Coutinho não são exatamente "colírio" aos olhos de alguns!

Reconheço q o Ronaldo é um "bode velho e teimoso", mas está no direito dele em agir assim e o admiro por isso, assim como admiro o Carlos Dias pelas réplicas imediatas, endereçadas a aparentemente "ninguém", mas todos sabem as reais intenções. Eu faria o msmo, ou pior ainda...)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Minimas de hoje - Sudeste:

 

São Lourenço da Serra (Ciiagro): 09,0

São Roque SP (Ciiagro): 10,0

 

Aqui em Itapevi a mínima ficou em 08ºC cravados nesta madrugada. Provavelmente isso tem a ver com formação de nevoeiro tardio, o que ajudou numa queda maior da temperatura comparado com a vizinhança fria.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Quanto a previsões climáticas de longo prazo, não costumo dar muita atenção. Normalmente nem leio...

É apenas uma opinião pessoal, não nego que sejam importantes para muitas áreas e ramos de atividade.

Sou leigo mas, na minha modesta opinião, a ciência e o conhecimento ainda têm que avançar muito para que essas previsões sejam mais confiáveis.

 

:mosking:

 

Somos dois! Mais ou menos duas ou três semanas atrás, o ETA colocava muita neve para o planalto catarinense e gaúcho. Derrepente: nada!

Acaba se queimando, perdendo credibilidade. Quantas vezes ainda esse ano, os modelos mandavam frio monstro a longo prazo e nada aconteceu.

Desculpa meu desabafo, mas na maioria dos modelos a longo prazo começa com muito frio e sempre tirando esse frio.

Por quê ele não prevê ao contrário? Muito calor e derrepente os modelos acabam adicionando frio e acertam!

Essa informação acaba entrando por um ouvido e saindo pelo o outro.

Melhor deixar chegar mais próximo do evento ou não adicionar esse frio todo no começo, sejamos mais modestos no frio.

Pra esse ano, esses modelos a longo prazo poderiam não colocar frio, acertariam todos! Infelizmente!

Link to comment
Share on other sites

Minimas de hoje - Sudeste:

 

São Lourenço da Serra (Ciiagro): 09,0

São Roque SP (Ciiagro): 10,0

 

Aqui em Itapevi a mínima ficou em 08ºC cravados nesta madrugada. Provavelmente isso tem a ver com formação de nevoeiro tardio, o que ajudou numa queda maior da temperatura comparado com a vizinhança fria.

 

Evandro, como vc tem obtido as temperaturas? Está usando um abrigo padrão a 1,5 m do solo?

Link to comment
Share on other sites

Minimas de hoje - Sudeste:

 

São Lourenço da Serra (Ciiagro): 09,0

São Roque SP (Ciiagro): 10,0

 

Aqui em Itapevi a mínima ficou em 08ºC cravados nesta madrugada. Provavelmente isso tem a ver com formação de nevoeiro tardio, o que ajudou numa queda maior da temperatura comparado com a vizinhança fria.

 

Evandro, como vc tem obtido as temperaturas? Está usando um abrigo padrão a 1,5 m do solo?

 

Não, o termômetro daqui, simples (digital) fica na varanda de casa, a mais ou menos 4,5m do solo (face norte). Porém, trata-se de local coberto e protegido do vento e do sol.

Link to comment
Share on other sites

[quotte=Bruno]E chove etoim POA! Totalmente imprevista essa chuva.to.no.centro...
:clapping: totalmente doido.to no centro de Porto Legre e me.molhei

 

Aeroporto nao deu chuva

 

SBPA 041600Z 30004KT 9999 SCT030 BKN080 22/16 Q1019

SBPA 041500Z 29003KT 9999 SCT030 BKN080 22/15 Q1021

 

Aqui não choveu. E estamos perto do Centro.

 

Te molhou mesmo ou foi meia duzia de pingo ?

Link to comment
Share on other sites

TENDÊNCIA DO CLIMA PARA O FIM DO OUTONO E INVERNO (MAIO A SETEMBRO) DE 2013 EM SC

 

NA TEMPERATURA A TENDÊNCIA É DE FIM DE OUTONO/INVERNO COM PREDOMÍNIO MAIOR DO FRIO, O INVERNO TENDE A COMEÇAR MAIS CEDO EM SC, INÍCIO DE MAIO EM DIANTE (O INVERNO NORMAL VAI DE MEADOS DE MAIO/COMEÇO DE JUNHO A FINS DE AGOSTO/COMEÇO DE SETEMBRO NA MAIOR PARTE DO ESTADO

 

NUM RESUMO; INVERNO NORMAL A FRIO, COM ALGUM RISCO DE SER BEM FRIO NA MAIOR PARTE.

 

Climaterra - 18:20:30 01-05-2013

 

-Florianópolis SC: 18,8 (+1,2)

 

Mai: (+0,9) 19,4

Jun: (+1,4) 18,1

 

-Lages SC: 12,9 (+0,9)

 

Mai: (+0,2) 13,1

Jun: (+1,6) 12,6

 

-Chapecó SC: 15,4 (+0,6)

 

Mai: (+0,4) 16,1

Jun: (+0,7) 14,6

Depende do q se entende por "FRIO"!

Para os padrões do Amazonas, talvez isso aí acima, seja a nova era do gelo!

Carlos, Carlos... Vc é uma figura!

Não axo q Climaterra tenha tdas as respostas! Ng as tem!

Regiões q dependem do turismo sempre arriscam todas as fichas!

Minha opinião!

(pra kem leu e não entendeu o pqê da postagem do Carlos Dias, do prognóstico Climaterra, explico aki: elogios ao Coutinho não são exatamente "colírio" aos olhos de alguns!

Reconheço q o Ronaldo é um "bode velho e teimoso", mas está no direito dele em agir assim e o admiro por isso, assim como admiro o Carlos Dias pelas réplicas imediatas, endereçadas a aparentemente "ninguém", mas todos sabem as reais intenções. Eu faria o msmo, ou pior ainda...)

Hey!

 

Mas esta previsão é para Santa Catarina e está na margem de acerto se for analisar à média do mês, média de mínima e de máxima. Também serve para o RS, somente à previsão de neve que anda "furada" deixando a desejar. O problema está do Paraná para o norte.

Link to comment
Share on other sites

Não vi o Band Cidade de Porto Alegre, ontem. Teriam dito que " apesar do calor que fará poderá nevar no outro final de semana..." favor, não consegui assistir a esta previsão feita no programa local. Que eu saiba, a Band contrata o Climatempo. Ora, isso é irracional, prever neve para 10 dias? É dose!

 

Muita hora nesta calma. Dá uma olhada no "detalhe" do post do Alexandre:

 

... Inversão !! Inversão ! Inversão ! 2012 ! USA ! USA ! USA !!!

Meu aniversário !!! USA ! USA !! USA !! USA !! 2013 !!! Meu aniversário !!!

 

Estilo Sherlock Holmes: Em que data é o aniversário do Alexandre?

 

Muito enigmática essa resposta do AAA. Aliás, como é bom ver os nossos gurus aqui presentes.

 

O Alexandre nasceu no dia do meteorologista.

Link to comment
Share on other sites

Belíssima tarde de sol, agora temos poucas nuvens e faz 20,7ºC. Eu simplesmente adoro esses dias

com ASAS: sol, agradável de tarde e frio à noite. Claro que não se compara com o frio de uma MP

forte e continental, mas não deixa de ser muito aprazível o tempo atual...

Link to comment
Share on other sites

Calor de 21°C em São Joaquim na Climaterra, poderá chegar à 23°C, sendo anormal para mês de julho, no qual o mestre Coutinho previu para hoje máxima entre 15°C/17°C após madrugada "quente" de 9.4°C de mínima na Climaterra.

Sinto cheiro de algo forte que me lembra 1994 dentro de algumas semanas. Aqui na minha cidade nevou com acumulação em 8/7/94 após forte calor de até 35°C dias depois e antes, com vento rajadas fortes de norte, mínimas em torno de 20°C se não estou enganado, para neve aqui e muita neve na serra à ponto da polícia rodoviária desaconselhar o tráfego de veículos na serra devido a pista escorregadia de tanta neve que havia, durando cerca de 2 dias para derreter.

Link to comment
Share on other sites

Muito enigmática essa resposta do AAA. Aliás, como é bom ver os nossos gurus aqui presentes.

 

O Alexandre nasceu no dia do meteorologista.

 

Do Meteorologista ou da Meteorologia?

 

http://www.climatempo.com.br/destaques/2373/nao-e-mais-de-3-de-marco-mesmo-assim-obrigado/

"...Até o ano de 2008, no dia 3 de março, comemorava-se no Brasil o Dia do Meteorologista. A partir deste ano, a data comemorativa mudou para 14 de outubro, dia em que a profissão foi regulamentada no país no ano de 1980."

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_do_Meteorologista

"...A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU, em 23 de março de 1950. Foi criado pela Organização Meteorológica Mundial ou OMM em 1950 e no mesmo ano, através de uma Resolução da ONU, foi homologada como data mundial."

 

E agora, qual eh a data do aniversario dele? Eu aposto em 23/marco!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.