Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Marcos

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013

Recommended Posts

Amigos preciso de sugestão urgente no tópico da estação de Vacas Gordas.

Quem tiver experiência em Davis e/ou puder ajudar agradeço.

Vários modelos além da fantástica rodada do Europeu convergem para a neve na sexta e próximo final de semana.

Pelo mix de vários modelos tem tudo para sermos atingidos por duas porradas, uma em 144h e outra em 216h.

Haters gona hate, but...

ECMWF 12Z É A RODADA MAIS INCRÍVEL QUE JÁ VI EM TODA A MINHA VIDA!

edit: diminui o tamanho da fonte.

É uma das mais bonitas que já vi também em meus 15 anos de acompanhamento de modelos.

Haters gona hate, but...

ECMWF 12Z É A RODADA MAIS INCRÍVEL QUE JÁ VI EM TODA A MINHA VIDA!

edit: diminui o tamanho da fonte.

É uma das mais bonitas que já vi também em meus 15 anos de acompanhamento de modelos.

Caio, tu que acompanha a tanto tempo os modelos, como eles projetaram as ondas de frio de 2000 ?

Os melhores modelos brasileiros e os mais confiáveis estão indicando um frio espetacular pra esta segunda quinzena de julho aqui em Santa Catarina. Os modelos são: Caio Cesar e Ronaldo Coutinho (é difícil eles errarem).

Finalmente podemos ficar otimistas, pois pelo que tudo indica 2013 será salvo!!!

Nossa, muito bom o que os modelos estão colocando! Apesar do exagero que o ECMWF colocou, de enfiar -5° em 850 hpa no MS (um frio desses seria sentido mesmo no TO), o GFS e o ETA dão um bom frio para cá.

O ETA de 7 dias ainda não pega a porrada propriamente dita, mas dá para o final do outro sábado 5° com chuva em Bagé. Cedo para dizer, mas para um modelo "conservador" como esse, é um bom dado. Para POA não mostra ainda uma queda forte na temperatura.

Hoje tivemos todo o dia nublado e algum sol fraco. Variação de 15,9° a 20,7°. De madrugada até de manhã cedo choveu 9,1 mm. Agora faz 18,1° com pouco mais de 89%. Vento a 1,9 km/h.

18Z, boa também no GFS!

Boa mesmo! Segue mantendo uma janela pra neve entre quinta e a madrugada da sexta na serra Catarinense, por ora!

Sabado aqui em Caxias tem jogo do JU x Sto André e domingo deve ter jogo do inter será que vamos ter novamente jogos com neve????

O sudeste pode ser atingido :cray:

Com toda certeza, e podendo trazer os recordes de frio do ano!

Sp deve gelar legal e MG receberá boa influencia dessa MP!

Janela de neve eu comentei a dois dias atras que seriam 2 dias, e pelo visto os modelos apontam essa tendencia cada vez mais forte! Depois que passar a onda de frio, publicarei aqui se acertei ou errei.

Vou botar tendencias aqui e depois comentarei

São Paulo Mirante de Santana - vai bater nos 6,x

São Paulo IAG USP, vai baixar de 3!!!!! Com geada, estou apostando!

PNI como terá influencia de vento sul com a massa polar, não sofrerá influencia do Noroeste, devendo negativar e chegar nos -8. Aposto minhas fichas pois com vento Sul, deve puxar o ar gelado, aí poderemos testar a teoria do Bruno, se com vento sul ou sudeste o ar frio chegará nos sensores. Quando a massa polar estabilizar, chance minima de processo adiabático seco no PNI ou chance zero.

São Bernardo do Campo - 2 a 4 graus na região do Riacho Grande, 4 a 5 graus na minha casa - Assunção 810 metros topo, Barueri vai a 1 grau.

Minhas razões para crer nisso são as que enumero abaixo:

1) Poço dos Andes em ação, fazendo o efeito de puxar no corredor o ar polar, sob influencia direta de ciclone extratropical e alta polar fazendo a esteira, um pouco menos continetalizado do que se previa a principio, favorecendo as faixas lestes de sul e sudeste também. Mas será continental na essencia.

2) Ondas do pacífico em estado alto, ou seja fluxo de ar polar pulsando ao norte com maior amplitude.

3) PDO negativa de dias atrás

4) Posicionamento do ciclone estratropical mais a norte do que as primeiras rodadas mostravam, e agora esta tendencia vem se confirmando.

5) Tradicionalmente, este tipo de massa polar que traz neve ao sul costuma evoluir bem para norte.

Pelo mix de vários modelos tem tudo para sermos atingidos por duas porradas, uma em 144h e outra em 216h.

Perfeito!

A primeira "porrada" cada vez mais ganhando confiança pelos modelos, inclusive pro cenário de uma possível neve, e a segunda ainda aguardando um "ajuste" natural dos modelos, pra se saber a sua real magnitude.

Sabado aqui em Caxias tem jogo do JU x Sto André e domingo deve ter jogo do inter será que vamos ter novamente jogos com neve????

Muito cedo ainda para prever 1 fenômeno raro, complicado como este aqui, ainda mais uma semana com antecedência.

Chances maiores na área de Ausentes e S. Joaquim.

GFS colocando chuva fraca com 7°C na noite de quinta aqui na região metropolitana de POA, 4°C na tua cidade com garoa, ainda insuficiente.

Talvez na madrugada e amanhecer de sexta, dependendo do posicionamento do ciclone jogar mais umidade ou secar.

Edited by Guest

Janela de neve eu comentei a dois dias atras que seriam 2 dias, e pelo visto os modelos apontam essa tendencia cada vez mais forte! Depois que passar a onda de frio, publicarei aqui se acertei ou errei.

PNI como terá influencia de vento sul com a massa polar, não sofrerá influencia do Noroeste, devendo negativar e chegar nos -8. Aposto minhas fichas pois com vento Sul, deve puxar o ar gelado, aí poderemos testar a teoria do Bruno, se com vento sul ou sudeste o ar frio chegará nos sensores. Quando a massa polar estabilizar, chance minima de processo adiabático seco no PNI ou chance zero.

São Bernardo do Campo - 2 a 4 graus na região do Riacho Grande, 4 a 5 graus na minha casa - Assunção 810 metros topo, Barueri vai a 1 grau.

1) Poço dos Andes em ação, fazendo o efeito de puxar no corredor o ar polar, sob influencia direta de ciclone extratropical e alta polar fazendo a esteira, um pouco menos continetalizado do que se previa a principio, favorecendo as faixas lestes de sul e sudeste também. Mas será continental na essencia.

2) Ondas do pacífico em estado alto, ou seja fluxo de ar polar pulsando ao norte com maior amplitude.

4) Posicionamento do ciclone estratropical mais a norte do que as primeiras rodadas mostravam, e agora esta tendencia vem se confirmando.

5) Tradicionalmente, este tipo de massa polar que traz neve ao sul costuma evoluir bem para norte.

Uooow!!!

6°no Mirante e 3° no IAG???

Isso pra que dia??

Muito cedo ainda para prever 1 fenômeno raro como este aqui.

Chances maiores na área de Ausentes e S. Joaquim.

GFS colocando chuva fraca com 7°C na noite de quinta aqui na região metropolitana de POA, 4°C na tua cidade com garoa, ainda insuficiente.

Talvez na madrugada e amanhecer de sexta, dependendo do posicionamento do ciclone jogar mais umidade ou secar.

Edison, concordo contigo! Se prognostico de neve já eh complicado em país que neva, quanto mais por estas paragens! Tenho esperança que aconteca uma nevada nos locais dos jogos, seria algo memoravel, mas sendo realista, isso é dificil de prever mesmo!

Boa noite.

Em Patrocínio fazia 12,3ºC às 22h na estação do INMET.

Nani Marinho te enviei uma MP.

EDIT: Temperatura às 22h no Triângulo Mineiro

EkRoFW5.png

Edited by Guest

O sudeste pode ser atingido :cray:

Com toda certeza, e podendo trazer os recordes de frio do ano!

Sp deve gelar legal e MG receberá boa influencia dessa MP!

Se Barueri vai a 1 grau, aqui iria a 2,3 graus, se confirmar vai ser show em

no dia 4 set 2006 começou a nevar em caxias do sul ao meio dia com 7 graus pancadas de neve deu umas 3 durante a tarde.

18 graus por aqui, quente.

Abs

Acabei de passar na maravilhosa e iluminada Av Paulista...termômetros de rua casa dos 18 graus..!!

276762_Papel-de-Parede-Noite-Iluminada-na-Avenida-Paulista_1920x1200.jpg

Os modelos prevêem frio até para a região norte de Goiás, atingindo até mesmo o Tocantins. Será que Boa Vista/RR sentirá um ventinho sul também? Há poucos anos atrás isso aconteceu, sem queda significativa de temperatura, mas chegou lá! O pessoal de Manaus sentiu um friozinho de 20ºC. Sim, 20ºC. :clapping:

Se continuar nessas expectativas, se a massa de ar polar vier realmente secando tudo depois, espero muito frio para o pantanal, algo abaixo de 5ºC. Os recordes dos anos recentes nos mostram essas marcas de 4/5ºC.

Em julho de 2009 senhores, pasmem, mas a uma altitude de apenas 300m a temperatura se manteve em 10ºC durante o período mais quente do dia, em áreas do sudoeste do Mato Grosso. O fato é que a mínima absoluta dessa intensa massa de ar frio ficou na casa dos 8ºC, apenas. Já em maio de 2010 numa intensa massa de ar polar as máximas ficaram por quatro dias variando entre 21/23ºC enquanto as mínimas desceram a 4/5ºC. Mas ainda estou para ver quando vai zerar ou ficar abaixo disso por lá! :lazy:

Edited by Guest

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.