Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Acho que SP capital terá um dia como o que estamos tendo hj aqui em POA. Mínima de 6C e máxima de 13C.

 

Isso não chega a ser raro... raro mesmo é máxima sub-10 pra nossa região.

 

Pergunta para quem está mais por dentro dos modelos: há alguma chance de neve na região de Apiaí? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Marcos, o esparramento do ar frio só não é positivo para as partes altas da mantiqueira.

 

No mais, concordo com vc. Fará muito frio em SP capital, mas estou pessimista quanto ao PNI. Lá é muito alto.

 

Bruno, acho que vc está contrariando a opinião do Forum..

 

:rtfm:

 

Bolão do frio - PNI :

 

-17,0

-09,3

-06,0

-09,3

-11,0

-08,2

-09,0

-14,0

-12,0

-08,2

-10,0

-13,0

-13,0

-05,9

-09,8

-06,5

-09,0

-13,8

-10,0

-12,5

-10,2

 

Media : -10,4 (21 bazianos)

Link to comment
Share on other sites

Vlw gente , estou torcendo pra que o frio venha forte pra Mantiqueira e com essa umidade toda , pensando em subir o PNI , vamos ver ..

 

 

Agroa se secar aqui eu fico tiro fotos de geadona mosntro

 

Se o PNI surpreender e der alguma coisa, pode contar que nos encontraremos por lá. Na volta, um

café em Maria da Fé. :friends:

 

Também teremos pré-frontal hoje, já faz 18,8C e a máxima deve chegar nos 27C esta tarde.

E ai Renan, será que teremos surpresa no PNI? Fica muito longe pra ir de São Lourenço pra lá? Se cair uma branquinha eu acho que me aventuro de subir também hein!

 

 

Opa a Pergunta foi pro Renan mais eu repondo , daqui até o PNI sao 115km , daqui em Sao Lourenço que é o caminho onde tem de se passar pra chegar la sao 50km entao dai onde voce vai estar até la sao pouco menos de 70km

Link to comment
Share on other sites

Quantos graus deve estar na hora do jogo do timão domingo em Curitiba?? Abaixo de 10 acho que é certeza.

 

11:30 hs com 23,4 sem nuvens

Uns 15oC ou mais, o core do frio não terá chego ainda a Curitiba. Não será o frio a desculpa para o teu time apanhar do furacão.

 

Preocupa mesmo Atlético x Paysandu, na quarta-feira às 21h00, pelo Europeu esse jogo vai terminar próximo ou abaixo de 0oC.

Link to comment
Share on other sites

Caras, pela 00Z do Europeu, eu vejo chances de Neve em Apiaí.... :good:

 

Vai ver é só miragem minha... Mas eu vejo boas até razoáveis chances, devido a lentidão da FF e a rapidez que o frio vai entrar...

 

Olha minha situação aqui em Itapevi:

 

Itapevi - Apiaí: 280km de estrada em pistas simples e muitas curvas (com rodovias antigas e ruins);

Itapevi - PNI: 320km de estrada, com pista dupla e retas na maior parte do trajeto (Ayrton Senna e Dutra).

 

Apiaí: clima 100% subtropical, garantia de frente fria potente e frio espesso... problema é a altitude;

PNI: incerteza quanto aos modelos, tendência de frio "raso" e bloqueio com muita chuva. Só a altitude que conta como fator positivo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Quantos graus deve estar na hora do jogo do timão domingo em Curitiba?? Abaixo de 10 acho que é certeza.

 

11:30 hs com 23,4 sem nuvens

Uns 15oC ou mais, o core do frio não terá chego ainda a Curitiba. Não será o frio a desculpa para o teu time apanhar do furacão.

 

Preocupa mesmo Atlético x Paysandu, na quarta-feira às 21h00, pelo Europeu esse jogo vai terminar próximo ou abaixo de 0oC.

 

 

Qual o jogo com temperatura mais baixa já registrado no Brasil ? Lembro que a4 anos atraz eu jogava bola aqui a noite perto de casa , quando terminava o jogo o campo tava branco já

Link to comment
Share on other sites

Preocupa mesmo Atlético x Paysandu, na quarta-feira às 21h00, pelo Europeu esse jogo vai terminar próximo ou abaixo de 0oC.

 

Caso a maioria dos jogadores do Paysandu sejam naturais do Norte, vão sofrer e muito, tal como os londrinos nesta onda de calor por lá ou santistas jogando em Oruro. ^^^

Link to comment
Share on other sites

Pois é senhores, segue a dança dos modelos para o frio previsto de Mato Grosso pra cima. :punish:

Há previsão de que essa incursão polar seja de máximas baixas, não de mínimas tão baixas, como ocorrido em julho de 2010.

O ECMWF mostra queda de temperatura até no extremo sul do Tocantins e em todo o estado do Mato Grosso (exceto extremo nordeste), Rondônia, Acre e todo o sul do Amazonas, não apenas o sudoeste do estado, como de costume.

Nunca ninguém teria previto máxima de 12ºC no Acre, mas já aconteceu, assim como nunca ninguém teria previsto 3ºC no centro-oeste de Mato Grosso, como também já aconteceu - e tudo isso recentemente. O esquema é esperar para ver, mas eu aposto em mínimas baixas e em ventos sulinos em Boa Vista/RR. :heat:

Ontem o pré-frontal no Mato Grosso alcançou temperaturas máximas de 34.9ºC em Salto do Céu e em Cuiabá. Hoje há queda de temperatura em relação a ontem nestas regiões, que estão mais úmidas, e há previsão de chuva.

Link to comment
Share on other sites

GFS está totalmente descolgado do ECMWF! A única coisa que concordam é na permanência do frio por mais de 100h. Entretanto, o GFS é 5 a 6 graus mais quente em 850 que o Europeu.

 

É muita diferença!

 

Sendo que o GFS não aponta nenhuma chuva. ZERO de precipitação para Porto Alegre nos próximos 8 dias. Óbvio que não é por aí.. enfim.. só serve como tendência, a assertividade parece que será bem pequena mesmo.

 

Estou com o Europeu nessa! E especialmente impressionado com o retardamento e diminuição da velocidade da chegada do ápice do frio, o qual se dará no Brasil entre a madrugada de segunda para terça-feira.

Link to comment
Share on other sites

Meio-dia:

 

Caxias do Sul (Aero): 2,0

Canela RS: 3,9

Farroupilha RS: 3,9

S J dos Ausentes RS: 5,2

S Francisco de Paula: 5,2

Canela RS (Castelinho): 5,3

Gramado RS: 5,5

Bento Gonçalves RS: 6,1

Lagoa Vermelha RS: 6,5

São Marcos RS: 6,5

Vacaria RS: 6,6

Caçapava do Sul RS: 6,9

Canguçu RS: 7,0

Porto Alegre (SF): 11,0

 

Bariloche - Cerro Catedral : -4,0

Esquel: -2,5

Bariloche: -1,0

Ushuaia: 0,9

Mendoza: 2,9

El Calafate: 3,2

Mar del Plata: 5,5

Cordoba: 6,2

Buenos Aires: 7,7

Link to comment
Share on other sites

Achei a previsão do Climaterra um tanto quanto pessimista, ou seria realista quanto a neve?

 

Os modelos continuam sinalizando violenta a extrema onda de frio em SC (histórica), especialmente na semana que vai entrar, chance de neve Na segunda, terça e quarta no topo da serra, ocasional e isolada, na segunda pode ter neve isolada, mais de manhã, do extremo-oeste ao planalto sul, menor chance planalto norte. Geada negra no domingo e segunda em boa parte de SC. Risco de quebra de recorde de frio para julho em diversas estações de SC. Potencial para mínimas entre -9/-13°C no topo da serra e entre -5/1°C no litoral nos dias mais frios.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado ver essa onda de frio desde o inicio, por que segundo os modelos que tivemos de alguns sites de meteorologia o inverno de 2013 seria um inverno com temperaturas normais ou próximas do normal, nada de frio intenso ou coisa do tipo, essa onda de frio com certeza vai marcar 2013, segundo jornais é a mais forte das ultimas décadas, agora é esperar pra ver.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado ver essa onda de frio desde o inicio, por que segundo os modelos que tivemos de alguns sites de meteorologia o inverno de 2013 seria um inverno com temperaturas normais ou próximas do normal, nada de frio intenso ou coisa do tipo, essa onda de frio com certeza vai marcar 2013, segundo jornais é a mais forte das ultimas décadas, agora é esperar pra ver.

 

Seja bem vindo Ricardo...Com certeza este inverno será marcado por esta onda de frio e neve, mas o risco deste inverno terminar acima da media é grande..principalmente para SC, PR, SP MG, MS e RJ!!

Link to comment
Share on other sites

Oi pessoal! admiro muito o trabalho de vcs, o BAZ é além de divertido, bem profissional também! Muito legal isso!

Me registrei agora, mas visito aqui sempre.

 

Hoje de manhã eu estava conversando com um operador do mercado de café nos EUA, que atua desde os anos 80, ele me disse que está impressionado com a semelhança deste sistema com o de 1994.

Segundo ele, na sexta-feira (dois dias antes de acontecer a grande geada para o café) todos já haviam descartado as possibilidades de geada, tanto que o mercado de café caiu 3% na véspera da geada, isso porque os operadores que estavam apostando na geada, abandonaram as posições, vendendo contratos na bolsa de Nova Iorque.

... E não é que para o azar deles, no domingo acabou acontecendo a geada de 1994! Segundo este operador, a formação e trajetória do sistema de alta pressão caminhou da região sul sentido leste do Mato Grosso e de forma rápida acabou tomando outra direção, indo direto para a região sudeste, queimando as lavouras de café de MG, SP e PR. No Sul de Minas Gerais tivemos temperaturas negativas naquela ocasião.

Ele está impressionado com a forma em que este sistema de agora está se desenvolvendo e não descarta que aconteça o mesmo agora em 2013. Isso me preocupou bastante, esta região (especialmente do Sul de MG depende basicamente do café).

 

Pergunta: Alguém de vocês vê possibilidade de que isso possa acontecer para a Região sudeste?

 

Abraços e que vocês do Sul tenham boas diversões na neve!

Marllon

Link to comment
Share on other sites

Comparando a realidade na Argentina com as projeções de modelos anteriores, aposto na alta passando de 1040hpa entre Argentina, Paraguai e Bolívia! Será muito continental, se tiver bloqueio ela deve passar pelo oeste e não rumar para o atlântico entre o prata e SC. 1040hpa lá no interior com ar polar vindo de regiões com -15C/-30C causaria uma bela 'bagunça' na América do Sul.

Link to comment
Share on other sites

Luciano, em 2010 eu passei a noit dentro do meu carro no Morro da Igreja. O Shima e o David (antigo usuário de Joinville) também. . :good2:

 

Carlos, serra Dona Francisca ao meio dia com 9ºC.

 

Oi Diego,

Em 2007 eu, esposa e os meninos (1 ano e 9 meses) pegamos -5º C em São Joaquim, todos dentro do carro.

Dessa vez vou sozinho, não quero coloca-los em risco.

Além do mas, eles estão em outra cidade onde minha esposa trabalha (270 km daqui).

 

Negócio é se agasalhar bem...

Link to comment
Share on other sites

Oi pessoal! admiro muito o trabalho de vcs, o BAZ é além de divertido, bem profissional também! Muito legal isso!

Me registrei agora, mas visito aqui sempre.

 

 

 

Pergunta: Alguém de vocês vê possibilidade de que isso possa acontecer para a Região sudeste?

 

Abraços e que vocês do Sul tenham boas diversões na neve!

Marllon

 

Marllon seja bem-vindo, em algumas rodadas da medo de acontecer no interior, não descarto hoje a possibilidade mesmo achando bem menor do que a possibilidade nos dias anteriores e suas rodadas bombásticas.

Link to comment
Share on other sites

Oi pessoal! admiro muito o trabalho de vcs, o BAZ é além de divertido, bem profissional também! Muito legal isso!

Me registrei agora, mas visito aqui sempre.

 

Hoje de manhã eu estava conversando com um operador do mercado de café nos EUA, que atua desde os anos 80, ele me disse que está impressionado com a semelhança deste sistema com o de 1994.

Segundo ele, na sexta-feira (dois dias antes de acontecer a grande geada para o café) todos já haviam descartado as possibilidades de geada, tanto que o mercado de café caiu 3% na véspera da geada, isso porque os operadores que estavam apostando na geada, abandonaram as posições, vendendo contratos na bolsa de Nova Iorque.

... E não é que para o azar deles, no domingo acabou acontecendo a geada de 1994! Segundo este operador, a formação e trajetória do sistema de alta pressão caminhou da região sul sentido leste do Mato Grosso e de forma rápida acabou tomando outra direção, indo direto para a região sudeste, queimando as lavouras de café de MG, SP e PR. No Sul de Minas Gerais tivemos temperaturas negativas naquela ocasião.

Ele está impressionado com a forma em que este sistema de agora está se desenvolvendo e não descarta que aconteça o mesmo agora em 2013. Isso me preocupou bastante, esta região (especialmente do Sul de MG depende basicamente do café).

 

Pergunta: Alguém de vocês vê possibilidade de que isso possa acontecer para a Região sudeste?

 

 

 

Abraços e que vocês do Sul tenham boas diversões na neve!

Marllon

 

 

Desculpa mais eu to torcendo pro frio vir forte no sul de mg :sarcastic: , principalmente aqui !

Link to comment
Share on other sites

Engraçado ver essa onda de frio desde o inicio, por que segundo os modelos que tivemos de alguns sites de meteorologia o inverno de 2013 seria um inverno com temperaturas normais ou próximas do normal, nada de frio intenso ou coisa do tipo, essa onda de frio com certeza vai marcar 2013, segundo jornais é a mais forte das ultimas décadas, agora é esperar pra ver.

 

Desculpa, amigo. No entanto, não deves ter lido a previsão da confiável empresa METSUL. A mesma preveu um inverno com variabilidade na temperatura, mas com "eventos pontuais de frio" que poderia até ser extremo. Bem certinho! Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre fechou a 1a quinzena com +1,7 neste mês. Hoje dia 19 o desvio caiu para +0,7.....restando 11 dias ainda para o término do mês, penso que esta onda de frio fará a capital gaucha fechar em 1 grau abaixo da sua normal e ficaria :

 

Mai: -0,3

Jun: +0,3

Jul: -1,0

 

Por isso digo, os gauchos pelo menos não poderão reclamar este ano, a não ser que ago e set sejam um desastre..!!

Link to comment
Share on other sites

Acho que SP capital terá um dia como o que estamos tendo hj aqui em POA. Mínima de 6C e máxima de 13C.

 

Isso não chega a ser raro... raro mesmo é máxima sub-10 pra nossa região.

Sinceramente, hoje eu daria máxima de 10°/11° para SP.

 

Por falar em frio, está mais nublado por aqui. Estratus cinzentos e vento minuano. Tenho 11,6° com 69%. Quem sabe uma máxima de 12°??? :mosking:

 

Abraços polares!

Link to comment
Share on other sites

Apiaí: clima 100% subtropical, garantia de frente fria potente e frio espesso... problema é a altitude;

 

 

Penso num teor ao redor dos 65% de subtropicalidade para Apiaí, 75% para Curitiba e 45% para São Paulo, numa referência de extremos de 100% para POA e 0% para Brasília, sendo esta 100% tropical altitude.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.