Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Europeu: onda de frio rara, extremamente forte e que traz mais de 100 hrs de temperatura abaixo de zero em 850hpa sobre o RS (pico de -8C)

 

GFS: onda de de frio muito forte, que acontece com uma frequência maior do que aquela apontada pelo Europeu.

 

Ambas tem potencial de produzir neve e podem trazer neve, mas apenas a do Europeu pode quebrar recordes.

Link to comment
Share on other sites

Estou com uma grande pulga me coçando para um evento histórico em termos de neve.

 

As projeções do Europeu e do Mbar, muito constantes e estáveis, mostram um cenário como eu nunca testemunhei. Baixa pressão na costa, oclusão da frente, cavado intenso em altos níveis, uma intensa alta pressão continental e muito, muito frio.

 

Os índices para 850 e 700 configuram uma atmosfera completamente congelada, associada a perturbações em altos níveis que apontam para um cenário de precipitação "dentro" da alta pressão.

 

As linhas de pressão indicam também muita ondulação próximo a costa, o que tradicionalmente formação de cavado e oclusão da frente, sinal de instabilidades presentes na região da serra geral. Um breve atraso no avanço da frente poderá fazer o frio invadi-la, o que causaria um fenômeno ainda mais amplo pelos três estados do Sul.

 

Por tudo isto enxergo neste momento um cenário mais do que perfeito para a ocorrência do fenômeno no RS, SC e sudoeste do PR.

 

Penso que o tempo pode não abrir em alguns pontos entre segunda e quarta, no auge do frio, o que tiraria a possibilidade de mínimas históricas. Em compensação a neve poderá ser a grande estrela, já que melhor que ela de fato não há.

 

Vamos lá, pouco a pouco avaliar e conferir se o cenário apresentado pelos modelos mais estáveis no momento será o mais próximo da realidade que se aproxima. Se tudo convergir para esta linha de solução, um grande episódio de neve para ficar na memória poderá estar prestes a ocorrer.

Link to comment
Share on other sites

Eu joguei as toalhas pro que pode vir pra Sampa.

 

 

Reade to me estranhando com o fato de muita umidade e muito frio pra faixa leste e Mantiqueira , com temperaturas baixas em 850hpa , se o cenario for esse mesmo , olhar com atençao os pontos acimas dos 2000 Metros na Mantiqueira , ou posso estar falando bobeira .... .

Link to comment
Share on other sites

Eu joguei as toalhas pro que pode vir pra Sampa.

 

 

Reade to me estranhando com o fato de muita umidade e muito frio pra faixa leste e Mantiqueira , com temperaturas baixas em 850hpa , se o cenario for esse mesmo , olhar com atençao os pontos acimas dos 2000 Metros na Mantiqueira , ou posso estar falando bobeira .... .

 

Se for pelo GFS já era, o Europeu ainda dá uma forcinha pro frio, porém menos do que antes. Se a MP chegar na Mantiqueira com umidade aí pode ser um show! Se eu fosse você ficaria naquele ponto a 1800m hehehe, ou então com o carro já preparado pra subir ao PNI :)

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Julho (Até dia 18):

 

Média das minimas:

 

Pq do Itatiaia: 0,4

Urupema: 2,2

Bom Jardim da Serra: 2,2

Maria da Fé (PWS): 2,4

Campos do Jordão (Horto): 2,9

São José dos Ausentes (PWS): 3,2

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 3,9

Morro da Igreja: 6,0

São José dos Ausentes (Aut): 6,3

São Joaquim (Aut): 7,2

Pico do Couto: 8,7

 

Média das máximas:

 

Morro da Igreja: 13,2

Pq do Itatiaia: 13,4

Pico do Couto: 15,5

São Joaquim (Aut): 16,3

São José dos Ausentes (Aut): 16,3

Urupema: 16,7

Bom Jardim da Serra: 17,9

São José dos Ausentes (PWS): 17,9

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 18,3

Campos do Jordão (Horto): 19,3

Maria da Fé (PWS): 21,4

 

Médias :

 

Pq do Itatiaia: 6,1

Morro da Igreja: 9,2

Urupema: 9,2

Bom Jardim da Serra: 9,4

São José dos Ausentes (PWS): 9,8

Campos do Jordão (Horto): 10,0

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 10,0

Maria da Fé (PWS): 10,3

São Joaquim (Aut): 11,1

São José dos Ausentes (Aut): 11,1

Pico do Couto: 11,4

Link to comment
Share on other sites

 

 

Demoro

 

Renan o que voce acha pra nossa faixa leste ? Aqui e pra ai ?

 

Frio seco ou umido ? Com frio seco chance de uma negativa forte aqui ?

 

To confuso , europeu coloca frio seco gfs molhado agora to perdido eles nao decidem

 

 

Que invejinha de voces ai no sul

 

Então Wil, é como eu disse:

 

Acredito em frio forte e úmido aqui para a zona da mata mineira e estado do RJ. Máximas sub-10

em Teresópolis e Petrópolis na Quarta e Quinta, aqui em JF máximas na casa dos 12 graus nestes

2 dias. Por tudo o que vi dos modelos e pelo meu entendimento do comportamento de minha região

quando o ar frio fica meio bloqueado, não creio que o anticiclone conseguirá limpar a atmosfera.

 

Já para o sul de Minas, a história pode ser diferente. Penso que o anticiclone conseguirá limpar o

tempo por aí, embora isso vá ocorrer mais para a noite de Quarta/Quinta. Antes disso, muita

umidade e quem sabe uma possibilidade de neve no PNI?

 

Convém ressaltar que o modelo europeu coloca uma outra baixa se formando bem próxima à costa

do Sul na Quinta, trazendo mais ar gelado para nós no fim de semana, e desta vez pegando em cheio

esta porção mais a leste do Sudeste.

 

Com relação ao centro de Minas, leste e norte do estado, pouco será sentido do frio. Já o estado do

Espírito Santo pode ter também tardes frias no meio da semana.

 

Mas eu posso te adiantar, amigo, que as geadas mais significativas ocorrerão no meio-oeste de SP

e sul de SP. Lá haverá domínio amplo da alta pressão continental.

 

Mesmo assim, acredito em ao menos um valor em torno dos -5/-6 aí na sua baixada.

Link to comment
Share on other sites

A previsão se: nevará amplamente, abrirá o tempo e registrar-se-á mínimas espetaculares, quando o grosso do ar frio penetrará, se o frio será bem democrático, nevará em Curitiba, se em São Paulo o frio será úmido ou seco, se nevará no PNI, persiste... Os modelos ainda estão se ajustando entre uma MP histórica ou fortíssima MP. Mas, no mínimo, e na pior das hipóteses, em se tratando de MP fortíssima, será ao menos equivalente, ao meu ver, a junho/2011 e agosto/2010 ou quem sabe até set/2002, apenas com suas peculiaridades e características. Mas queremos e temos motivos reais para acreditar que podemos mais do que isso!

 

Enquanto isso, RS já mostra força:

 

10:00:

 

Gramado (Alphaville) 4ºC

 

Teutônia 5ºC

 

Teutônia 8ºC

 

Porto Alegre 10ºC

 

Urupema 10ºC

 

Dona Francisca 10ºC

 

Campos do Jordão 12ºC

 

Curitiba (Trovoadas) 13ºC

 

Joinville 14ºC

 

Todas abaixo com céu limpíssimo:

 

Riacho Grande (São Bernardo do Campo) 17ºC

 

Cotia (RMSP)

 

Itapevi (RMSP) 18ºC

 

Maria da Fé 19ºC

 

Granja Viana (Carapicuíba - RMSP)) 19,1ºC

 

Juiz de Fora 20ºC

 

Vila Madalena (São Paulo) 21ºC

Link to comment
Share on other sites

Ei ei galeraaaa, acessei os modelos globais do INPE, e este aqui (Global T213L42 )acertou a previsão de neve de 2007 em Soledade.E olha me animei sabe pq?Pq ele coloca baixa muito próxima da costa,e muito atuanteeee, vai cuspir umidade e precipitação, a neve virá sim.O outro Global tmbm,concorda com o o cenário, de domingo a terça... :good2: :ok: :sacblum:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não joguem toalhas para São Paulo! (não querem -10C em SP, certo?)

A linha de 0C em 850hpa vai atingir o estado de São Paulo.

 

Mesmo que climatologia não seja ciência exata e jamais modelos meteorológicos matemáticos terão 100% de acurácia.

 

Os dois modelos que mais confio em 2013 e os fatos ocorrendo no centro da Argentina levam a crer que a alta será forte, bem forte! Mais de 1030hpa na Bolívia, Paraguai e MS. Chances de sub 10 no extremo sul do Amazonas. A frente fria deve atingir a linha do equador dia 24. No entanto, ainda faltam 3/5 dias. Me parece que os prognósticos de 24/36hs estão com boa precisão.

Link to comment
Share on other sites

Não joguem toalhas para São Paulo! (não querem -10C em SP, certo?)

A linha de 0C em 850hpa vai atingir o estado de São Paulo.

 

Mesmo que climatologia não seja ciência exata e jamais modelos meteorológicos matemáticos terão 100% de acurácia.

 

Os dois modelos que mais confio em 2013 e os fatos ocorrendo no centro da Argentina levam a crer que a alta será forte, bem forte! Mais de 1030hpa na Bolívia, Paraguai e MS. Chances de sub 10 no extremo sul do Amazonas. A frente fria deve atingir a linha do equador dia 24. No entanto, ainda faltam 3/5 dias. Me parece que os prognósticos de 24/36hs estão com boa precisão.

 

BrunoC, tomara que esteja certo :mosking:

 

Mas tava feliz com a linha de 0-4 chegando na Capital aqui, agora não tem mais, ao menos nos modelos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Ei ei galeraaaa, acessei os modelos globais do INPE, e este aqui (Global T213L42 )acertou a previsão de neve de 2007 em Soledade.E olha me animei sabe pq?Pq ele coloca baixa muito próxima da costa,e muito atuanteeee, vai cuspir umidade e precipitação, a neve virá sim.O outro Global tmbm,concorda com o o cenário, de domingo a terça... :good2: :ok: :sacblum:

 

PHP Imagina meu mengão dando uma lambada no colorado sob uma bela nevada? Caxias costuma registrar neve em eventos históricos!!!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o sol está fraco devido à nebulosidade ao norte. Felizmente o tempo abriu e tivemos uma boa queda à noite. Tive mínima de 6,9°. Apenas 0,1° abaixo do INMET. E esse friozinho mixuruca é só o começo, hehe.

 

Só agora cheguei a 10,2°. Essa nebulosidade vai segurar nossa máxima. Aposto em 13°.

 

Vento SSE a 4,2 km/h.

 

Sobre a rodada do europeu: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: . Para o pessoal do Sudeste que está reclamando do frio, com -8° sobre o Sul e a linha de 0° atingindo o interior de SP, é evidente que o esparramento do ar frio trará ar gelado para os paulistanos. Creio que vocês vão se surpreeender.

Link to comment
Share on other sites

Não joguem toalhas para São Paulo! (não querem -10C em SP, certo?)

A linha de 0C em 850hpa vai atingir o estado de São Paulo.

 

Mesmo que climatologia não seja ciência exata e jamais modelos meteorológicos matemáticos terão 100% de acurácia.

 

Os dois modelos que mais confio em 2013 e os fatos ocorrendo no centro da Argentina levam a crer que a alta será forte, bem forte! Mais de 1030hpa na Bolívia, Paraguai e MS. Chances de sub 10 no extremo sul do Amazonas. A frente fria deve atingir a linha do equador dia 24. No entanto, ainda faltam 3/5 dias. Me parece que os prognósticos de 24/36hs estão com boa precisão.

 

BrunoC, tomara que esteja certo :mosking:

 

Mas tava feliz com a linha de 0-4 chegando na Capital aqui, agora não tem mais, ao menos nos modelos.

 

Abraços

 

Por isso falei "estado de São Paulo", mas entre o dia 23/24 ainda acredito em algo em torno de 2C em 850hpa na capital (e teremos sondagens para conferir). Agora é aguardar...

Link to comment
Share on other sites

Para o pessoal do Sudeste que está reclamando do frio, com -8° sobre o Sul e a linha de 0° atingindo o interior de SP, é evidente que o esparramento do ar frio trará ar gelado para os paulistanos. Creio que vocês vão se surpreeender.

 

Falou e disse, Marcão!

 

Pra complementar o que voce disse , apostando todas as fichas no Europeu

 

557296_359700967493052_2077297933_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Possibilidade de neve diminuiu no PNI

 

antes eram 3 dias de neve sendo um com 80% de chance de nevar no dia

 

http://br.viewweather.com/w533920-previsao-do-tempo-para-pico_das_agulhas_negras-brazil_general_.html

 

 

Joguei a toalha para o estado do RJ que deverá pegar so um restinho de frio que sobrar do sul

Talvez nem SP receba tanto frio

Essa massa polar bem que podia ter sido litorânea . :sad:

Link to comment
Share on other sites

Para mim só será histórica se o frio realmente for intenso no sul, no sudeste, Centro-Oeste e sul da região norte.

 

No sul tem os titãs de Julho de 2009, Junho de 2012, Junho de 2011. No Centro-Oeste tem Julho de 2009, Maio e Julho de 2010, Junho de 2011 e Julho de 2012. No sudeste tem Junho de 2011, Julho de 2012 e Julho e de 2007. Na região norte tem Julho de 2010.

Link to comment
Share on other sites

Um dos poucos dias que a mínima da cidade é registrada pela Davis e não pela estação do Inmet. Aqui mínima de 2,1°C e 8,9°C no momento. Lá no Inmet mínima de 2,4°C e 9,4°C no momento.

 

 

Allef ainda acho difícil superar a MP do ano passado nos recordes de temperatura aqui no RS, pois em junho de 2012 o ar frio ficou concentrado no sul, mas mesmo assim vamos negativar.

Link to comment
Share on other sites

Agora não tem mais jeito mesmo galera, lá vou eu no domingo mesmo subir a serra :girlwitch: para dormir no carro e esperar isso tudo! Completamente pirado, só eu mesmo pra passar esse frio todo dentro do carro! :wacko: :fool:

Leiam o que o Ciram Epagri postou hoje, 19 Julho 2013 10:01:

 

Frio histórico no início da semana

A partir de domingo, a temperatura despenca em SC com a chegada de uma nova e intensa onda de ar polar. Na terça e quarta-feira, previsão de temperatura negativa nas áreas altas do estado, variando de -10°C a -8°C em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, e de 0°C a 3°C no Litoral, com chance de igualar e até quebrar recorde de temperatura de julho, frio histórico.

 

Entre a tarde e noite de domingo e na segunda-feira há previsão de neve e chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul. Se a combinação das variáveis meteorológicas for confirmada, há chance de acumulo significativo de neve. Não se descarta a ocorrência do fenômeno nas áreas altas do Meio Oeste. O frio diminui a partir de quinta-feira.

 

Atenção:

Risco de congelamento na pista em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco, na noite de domingo e na segunda-feira.

Geada forte e ampla no estado nas madrugadas de terça, quarta e quinta-feira, com prejuízos para agricultura e pecuária. Não se descarta a possibilidade de geada negra especialmente nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, na terça-feira.

Link to comment
Share on other sites

Vlw gente , estou torcendo pra que o frio venha forte pra Mantiqueira e com essa umidade toda , pensando em subir o PNI , vamos ver ..

 

 

Agroa se secar aqui eu fico tiro fotos de geadona mosntro

 

Se o PNI surpreender e der alguma coisa, pode contar que nos encontraremos por lá. Na volta, um

café em Maria da Fé. :friends:

 

Também teremos pré-frontal hoje, já faz 18,8C e a máxima deve chegar nos 27C esta tarde.

E ai Renan, será que teremos surpresa no PNI? Fica muito longe pra ir de São Lourenço pra lá? Se cair uma branquinha eu acho que me aventuro de subir também hein!

Link to comment
Share on other sites

Um dos poucos dias que a mínima da cidade é registrada pela Davis e não pela estação do Inmet. Aqui mínima de 2,1°C e 8,9°C no momento. Lá no Inmet mínima de 2,4°C e 9,4°C no momento.

 

 

Allef ainda acho difícil superar a MP do ano passado nos recordes de temperatura aqui no RS, pois em junho de 2012 o ar frio ficou concentrado no sul, mas mesmo assim vamos negativar.

 

Também acho, Murilo, sobretudo na campanha e extremo sul gaúcho. Mas ainda assim tem esperança que seja maior.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.