Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Notícia/info espetacular esta do Alexandre Aguiar. Um MJJ fodástico é bom pq é aquele período do ano em que realmente podemos considerar como o core frio do ano. Última vez que tivemos um MJJ gelado aqui no RS foi no saudoso 2007, quando vivenciei o melhor MJJ da minha vida. Eu valorizo muito mais o frio e a sensação de inverno que nevascas. Entretanto, se pudermos conjugar os dois tal como ocorreu em 1996, it is even better! :mosking:

 

 

...Julho de 2013 não deve repetir a geladeira do ano passado

 

Tempos Interessantes,

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Vale, aconteceu a mesma coisa que tanto o Renan quanto o William relataram. Por volta das 6:00 hs, o céu estava quase todo azul; depois, foi ficando nublado e continua até agora com uma cobertura total de nuvens.

Temperatura aqui no centro em 17,1

 

Calma Mafili, estou achando que vai ter pelo menos mais umas 2 geadas aí no seu quintal até o fim de agosto. Depois, você coloca as fotos aqui para a gente ver. Combinado?? :good2: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Notícia/info espetacular esta do Alexandre Aguiar. Um MJJ fodástico é bom pq é aquele período do ano em que realmente podemos considerar como o core frio do ano. Última vez que tivemos um MJJ gelado aqui no RS foi no saudoso 2007, quando vivenciei o melhor MJJ da minha vida. Eu valorizo muito mais o frio e a sensação de inverno que nevascas. Entretanto, se pudermos conjugar os dois tal como ocorreu em 1996, it is even better! :mosking:

 

 

...Julho de 2013 não deve repetir a geladeira do ano passado

 

Tempos Interessantes,

 

Abraços

 

-Buenos Aires ARG: 13,5 (+0,7)

 

Mai: (+0,2) 14,6

Jun: (+1,1) 12,3

 

-Porto Alegre RS: 15,6 (0,0)

 

Mai: (-0,3) 16,5

Jun: (+0,3) 14,6

 

-Florianópolis SC: 18,8 (+1,2)

 

Mai: (+0,9) 19,4

Jun: (+1,4) 18,1

 

-Curitiba PR: 15,6 (+2,2)

 

Mai: (+1,6) 16,2

Jun: (+2,7) 14,9

 

-São Paulo SP: 18,5 (+1,5)

 

Mai: (+1,2) 18,8

Jun: (+1,6) 18,1

 

-Belo Horizonte MG: 20,6 (+1,5)

 

Mai: (+0,9) 20,7

Jun: (+2,0) 20,5

 

-Goiânia GO: 23,9 (+2,4)

 

Mai: (+2,0) 24,1

Jun: (+2,8) 23,6

 

Base 61/90 - calculos elaborados nas Est Convencionais / Inmet

Link to comment
Share on other sites

 

-Buenos Aires ARG: 13,5 (+0,7)

 

Mai: (+0,2) 14,6

Jun: (+1,1) 12,3

 

-Porto Alegre RS: 15,6 (0,0)

 

Mai: (-0,3) 16,5

Jun: (+0,3) 14,6

 

-Florianópolis SC: 18,8 (+1,2)

 

Mai: (+0,9) 19,4

Jun: (+1,4) 18,1

 

-Curitiba PR: 15,6 (+2,2)

 

Mai: (+1,6) 16,2

Jun: (+2,7) 14,9

 

-São Paulo SP: 18,5 (+1,5)

 

Mai: (+1,2) 18,8

Jun: (+1,6) 18,1

 

-Belo Horizonte MG: 20,6 (+1,5)

 

Mai: (+0,9) 20,7

Jun: (+2,0) 20,5

 

-Goiânia GO: 23,9 (+2,4)

 

Mai: (+2,0) 24,1

Jun: (+2,8) 23,6

 

Base 61/90 - calculos elaborados nas Est Convencionais / Inmet

 

Aqui quando tá normal já não é uma beleza. Imagina com anomalias superiores a 2ºC. Pergunta: por quê nunca é o contrário? :rtfm: :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

É aquilo que falo de previsão de longo-prazo: não me empolgo como antes quando ela é otimisa e não me descabelo como antes quando é pessimista. Just let it be... O erro da Metsul, a melhor empresa de previsão do tempo na minha modesta visão, é uma evidência clara disso.

 

E vejam aquilo que digo, o RS insiste em não aquecer como todo o resto. Esse julho, embora com apenas 3 dias, já está abaixo da média por aqui. Deve esquentar nos próximos 3 dias e depois esfriar novamente, e assim vamos caminhando.

Link to comment
Share on other sites

"Amanhã, novas áreas de instabilidades que se formam sobre a Argentina e o Paraguai avançam sobre o Rio Grande do Sul e há previsão de chuva para boa parte do Estado. De acordo com os meteorologistas da Somar, as chuvas mais intensas atingem o oeste gaúcho e podem vir acompanhadas de descargas elétricas e ventos fortes, com rajadas que se aproximam de 100km/h em alguns municípios." - Tempo Agora.

 

Acredito que agora sim terei chuva de verdade e não apenas garoa como nas últimas vezes.

Link to comment
Share on other sites

É aquilo que falo de previsão de longo-prazo: não me empolgo como antes quando ela é otimisa e não me descabelo como antes quando é pessimista. Just let it be... O erro da Metsul, a melhor empresa de previsão do tempo na minha modesta visão, é uma evidência clara disso.

 

Bruno..vc quer dizer que fazer uma previsão do tempo para 3 meses seria como preto ou vermelho..?? Outra pergunta: Os institutos brasileiros estão muito atrás dos Americanos em tecnologia ou mesmo em % de acerto à longo prazo..?? Uma vez li que o indice de acerto em uma previsão para 60 ou 90 dias, a chance de acerto é de menos que 30%...Então o que aconteceu foi uma coisa normal....E fecho com vc...tambem não me empolgo...qdo a questão é a longo prazo..e muitos aqui soltaram rojão qdo anunciaram que MJJ é bombar..!!

Link to comment
Share on other sites

É aquilo que falo de previsão de longo-prazo: não me empolgo como antes quando ela é otimisa e não me descabelo como antes quando é pessimista. Just let it be... O erro da Metsul, a melhor empresa de previsão do tempo na minha modesta visão, é uma evidência clara disso.

 

Bruno..vc quer dizer que fazer uma previsão do tempo para 3 meses seria como preto ou vermelho..?? Outra pergunta: Os institutos brasileiros estão muito atrás dos Americanos em tecnologia ou mesmo em % de acerto à longo prazo..?? Uma vez li que o indice de acerto em uma previsão para 60 ou 90 dias, a chance de acerto é de menos que 30%...Então o que aconteceu foi uma coisa normal....E fecho com vc...tambem não me empolgo...qdo a questão é a longo prazo..e muitos aqui soltaram rojão qdo anunciaram que MJJ é bombar..!!

 

Interessante é fazer algo que nunca fiz: pegar previsões antigas para ver o que disseram, a longo prazo, e o que se deu imediatamente.

Veremos erros muito grandes. Principalmente, no que se trata de uma região limítrofe, como é o RS e SC. Não me empolgo nem jogo a toalha com estas previsões.

há inúmeros erros dos institutos. Ninguém tem, ainda, controle das estimativas para ter uma idéia clara do que vai ocorrer. Fosse assim, haveria condições de prever ondas intensas de frio, como já tivemos. Ou um agosto tórrido, tal o de 2012. Logo, sou cético em relação a previsões a longo prazo. Respeito a Metsul, Climaterra, Inmet e, até, a Somar. o Climatempo erra até nas previsões imediatas. o Cptec tem boas previsões. Mas, TODOS, digo TODOS, erraram ao prever 3 ou 6 meses. Normal, ninguém tem tecnologia suficiente para acerta.

Por isso, ainda espero algo bombástico este ano.

Link to comment
Share on other sites

Acho que os modelos estão dando uma grande dor de cabeça aos profissionais

neste ano. Eu não queria estar na pele de quem tem a responsabilidade de

fazer estes prognósticos, pois a coisa tá realmente complicada.

 

Muitos apostavam num Junho frio, e vejam no que deu...quem poderia

imaginar que mês passado teríamos algo tão insosso?

 

E agora vem Julho e, com ele, novas projeções. Estou com o Bruno nessa:

"Let it be"...

 

Tenho para mim que Agosto será o destaque do ano.

Link to comment
Share on other sites

Já escrevi sobre isso aqui e em meu blog tempos atrás, existe uma certa correlação entre invernos quentes na Argentina e frios no Sul/Sudeste. Enquanto a anomalia é positiva na Argentina nos últimos dias, de Porto Alegre pra cima já começamos a verificar a mudança da tendencia, de positiva para NEGATIVA. Porém somente observando o início de Julho, ainda não devemos, pelo menos na primeira quinzena, ter anomalias negativas de MG pra cima.

 

SP é um caso a parte, porque com a massa polar ficando estacionária sobre o estado, sul de MG e Sul de RJ, formando a tal ASAS, além da manutenção da média em valores negativos, deverá ser acentuado ainda mais a negativação das médias. Se continuar seguindo nesta tendencia, Julho será um mês que nos fará esquecer a m... que foi Junho. Para o povo de BH, fiquem tranquilos, a anomalia positiva cairá drasticamente justamente por conta da atuação da ASAS, que se fará presente na região da grande BH.

 

Não acho que devemos desmerecer o trabalho das consultorias como Climatempo e Metsul, porque os seus prognósticos são todos baseados em projeções de modelos que variam muito as vezes de um dia para o outro.

Link to comment
Share on other sites

É aquilo que falo de previsão de longo-prazo: não me empolgo como antes quando ela é otimisa e não me descabelo como antes quando é pessimista. Just let it be... O erro da Metsul, a melhor empresa de previsão do tempo na minha modesta visão, é uma evidência clara disso.

 

Bruno..vc quer dizer que fazer uma previsão do tempo para 3 meses seria como preto ou vermelho..?? Outra pergunta: Os institutos brasileiros estão muito atrás dos Americanos em tecnologia ou mesmo em % de acerto à longo prazo..?? Uma vez li que o indice de acerto em uma previsão para 60 ou 90 dias, a chance de acerto é de menos que 30%...Então o que aconteceu foi uma coisa normal....E fecho com vc...tambem não me empolgo...qdo a questão é a longo prazo..e muitos aqui soltaram rojão qdo anunciaram que MJJ é bombar..!!

 

Interessante é fazer algo que nunca fiz: pegar previsões antigas para ver o que disseram, a longo prazo, e o que se deu imediatamente.

Veremos erros muito grandes. Principalmente, no que se trata de uma região limítrofe, como é o RS e SC. Não me empolgo nem jogo a toalha com estas previsões.

há inúmeros erros dos institutos. Ninguém tem, ainda, controle das estimativas para ter uma idéia clara do que vai ocorrer. Fosse assim, haveria condições de prever ondas intensas de frio, como já tivemos. Ou um agosto tórrido, tal o de 2012. Logo, sou cético em relação a previsões a longo prazo. Respeito a Metsul, Climaterra, Inmet e, até, a Somar. o Climatempo erra até nas previsões imediatas. o Cptec tem boas previsões. Mas, TODOS, digo TODOS, erraram ao prever 3 ou 6 meses. Normal, ninguém tem tecnologia suficiente para acerta.

Por isso, ainda espero algo bombástico este ano.

 

Isso se chama backtesting. Já fiz muito isso com as previsões trimestrais do INMET. Nem vou postar aqui o resultado para não ficar chato para aquele instituto.

Link to comment
Share on other sites

William, a situação aqui está bem parecida. Deu uma limpada e agora temos, céu quase todo azul e algumas nuvens baixas passando bem rápido. O vento segundo dados do Inmet está na faixa dos 20km/h e é um vento gelado. Temperatura em 19,1

 

 

Acho que esse ano nao tivemos algo parecido ainda , agora é esperar pela madrugadas ..

Link to comment
Share on other sites

Até para Juiz de Fora eles colocaram um "sinal verde" ali no mapa no dia 05/07, hahaha!

Em minha opinião, não há chances de geada nem mesmo nas baixadas cuiudas da cidade.

 

Quem sabe belisca em uns 5/6 graus nos locais mais propícios, mas vamos ver...fato é

que este semana será a mais fria do ano no SE até o momento...

Link to comment
Share on other sites

Até para Juiz de Fora eles colocaram um "sinal verde" ali no mapa no dia 05/07, hahaha!

Em minha opinião, não há chances de geada nem mesmo nas baixadas cuiudas da cidade.

 

Quem sabe belisca em uns 5/6 graus nos locais mais propícios, mas vamos ver...fato é

que este semana será a mais fria do ano no SE até o momento...

 

 

Renan, essa previsão está muito perto, e além disso a ASAS que se forma agora é forte, vamos ver se bate o recorde de 2012/2013 no Mirante de santana. Agora é que vamos ver o real potencial de Itatiaia, ansioso pela primeira negativa na Davis lá do parque!!!

Link to comment
Share on other sites

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

 

Julho, Agosto e Setembro de 2013

 

Inverno com previsão de pouca chuva e frio típico em Santa Catarina

 

Nos meses de julho, agosto e setembro, a previsão é de chuva abaixo da média climatológica em todas as regiões catarinenses.

 

Saiba a como é a climatologia do inverno em SC:

 

O inverno típico tem os meses de julho e agosto menos chuvosos do ano. A estação mais fria do ano tem como característica principal dias mais secos e ensolarados.

O risco de temporais com granizo e ventania diminui, mas pode ocorrer associado à influência de frente frias, de sistemas de baixa pressão e de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), mais comuns a partir de setembro. Também são frequentes o jato em altos níveis da atmosfera e os vórtices. Nestes meses os ciclones extratropicais, próximo ao litoral são comuns e oferecem perigo às embarcações, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

 

Em julho, os valores de chuva variam de 70 a 90 mm no Litoral e Vale do Itajaí e de 130 a 170 mm do Oeste ao Planalto. Em agosto a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm Vale do Itajaí e Litoral. Em setembro o volume de chuva aumenta significativamente em relação a julho e agosto, variando de 170 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões.

 

Vale ressaltar que eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, por vezes com acumulados mais significativos de chuva em curto espaço de tempo, bem como períodos de estiagem, por isso a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

 

Com relação à temperatura, a previsão é de um inverno típico com temperaturas próximas a abaixo da média climatológica, no trimestre. As temperaturas mínimas tendem a ficar um pouco abaixo da média em boa parte do período, especialmente julho e agosto, porém o frio deve intercalar com períodos de temperatura mais agradável, especialmente em setembro.

 

Nos meses de julho a agosto, as incursões de massas de ar de origem polar, comuns na estação mais fria do ano, com características de baixa umidade do ar e baixas temperaturas (secas e frias) serão mais frequentes. Assim, durante os episódios de ondas de frio intensas e duradouras são esperadas temperaturas próximas de zero grau, e por vezes negativas, nas áreas altas do estado, resultando na ocorrência de geada ampla, inclusive no Litoral. Episódios de neve não são comuns em invernos típicos, porém registro do fenômeno pode acontecer de forma bem isolada nos meses Julho e Agosto nas áreas altas do Planalto Sul.

 

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

 

Na área oceânica do Pacífico Equatorial Leste, região de monitoramento do ENOS (El Niño Oscilação Sul) pode se dizer que as águas superficiais estão próximas à normalidade, sem aquecimento ou resfriamento significativo. As condições continuam próximas à neutralidade em grande parte do Oceano Pacífico e não devem mudar nos próximos meses, portanto a previsão é de neutralidade climática no inverno.

 

Epagri Ciram

Link to comment
Share on other sites

 

 

Renan, essa previsão está muito perto, e além disso a ASAS que se forma agora é forte, vamos ver se bate o recorde de 2012/2013 no Mirante de santana. Agora é que vamos ver o real potencial de Itatiaia, ansioso pela primeira negativa na Davis lá do parque!!!

 

Estou torcendo pelo Mirante, com certeza vai ir sub-10 mas vamos ver se supera Set/2012 né. Engraçado,

pensei que a mínima no Mirante durante aquela forte MP tivesse sido mais baixa.

 

Segue nublado e frio, 17,1ºC.

Link to comment
Share on other sites

Todos os institutos erram, sejam eles norte americanos ou não! Aliás, falar a lingua "inglesa" não é garantia de nada...assim como "30% de acertos à longo ou médio prazos" não dão credibilidade à ng!

Alguém aki apostaria seu dinheiro se houvesse apenas 30% de chance de se dar bem? (ou 70% de chance de se dar mal?).

Errar faz parte da natureza humana (eu sempre soube disso e já me disseram aki a mesma coisa: "todos erramos, Carlos") ... Mas difícil é admitir q se errou! Algum instituto publica seus "erros", muitas vzs GROTESCOS? Mas qdo acertam (por sorte), é akela falação digna de primeira página em letras nada minúsculas!

Bem, se homens erram, computadores tbm, pois seus cálculos dependem dos números q os homens inserem nos mesmos! Um cálculo mal feito e td vai pro brejo. Por isso, sempre detestei expressões tipo: "com uma margem de êrro tal..."

Com td isso, não sigo MODELOS e jamais depositaria minha esperança neles. Já acreditei em previsões à curto prazo e me estrepei, comunicando as mesmas aos conhecidos! Bem, esse é o meu caso... Cada qual faz da forma q axar correta, mas assuma dp q errou, assim como já fiz aki várias vzs (um dos últimos, no tópico da geada de 75).

Hoje, mais do q nc, cobranças são feitas aos institutos de meteorologia, em tempos de "mudanças climáticas" e concordo com alguém q disse aki, há pouco: "não keria estar na pele deles"!

Eu, particularmente sempre acreditei muito mais no "homem do campo" qdo o assunto é previsão à longo prazo do q em institutos renomados, onde muitas vzs o meteorologista nem tem noção de como está o tempo lá fora (fisicamente). Neste aspecto, sempre admirei o Ronaldo Coutinho e outros aki tbm (considero importante o contato físico do homem q estuda o tempo, com o tempo em sí).

 

Ismar e pessoas do SUDESTE... A compensação pela espera pode estar a caminho (chuva no oeste gaúcho e frio no Sudeste). Lamentar não resolve nada e vcs foram sábios em saber esperar (se é q fizeram isso msm).

 

Céu nublado e 12 graus.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

TENDÊNCIA DO CLIMA PARA O FIM DO OUTONO E INVERNO (MAIO A SETEMBRO) DE 2013 EM SC

 

NA TEMPERATURA A TENDÊNCIA É DE FIM DE OUTONO/INVERNO COM PREDOMÍNIO MAIOR DO FRIO, O INVERNO TENDE A COMEÇAR MAIS CEDO EM SC, INÍCIO DE MAIO EM DIANTE (O INVERNO NORMAL VAI DE MEADOS DE MAIO/COMEÇO DE JUNHO A FINS DE AGOSTO/COMEÇO DE SETEMBRO NA MAIOR PARTE DO ESTADO

 

NUM RESUMO; INVERNO NORMAL A FRIO, COM ALGUM RISCO DE SER BEM FRIO NA MAIOR PARTE.

 

Climaterra - 18:20:30 01-05-2013

 

-Florianópolis SC: 18,8 (+1,2)

 

Mai: (+0,9) 19,4

Jun: (+1,4) 18,1

 

-Lages SC: 12,9 (+0,9)

 

Mai: (+0,2) 13,1

Jun: (+1,6) 12,6

 

-Chapecó SC: 15,4 (+0,6)

 

Mai: (+0,4) 16,1

Jun: (+0,7) 14,6

Link to comment
Share on other sites

Se formos ressuscitar previsões antigas. morreríamos de rir. seria como estar no forno e lendo coisas do tipo " inverno será rigoroso..." . Ou , estar congelando e ler" não fará frio neste inverno..." hilário. Certamente, ainda estamos muito longe de prever algo com exatidão.

Aqui está um belo dia. para quem gosta de temperatura amena, ficará feliz.

Mas, para quem quer congelar neste período(meu caso), fica de mal humor. É chato sair de blusão e voltar com ele no braço.

melhor dias grisalhos, nuvens escuras, 7°c em Porto Alegre e uma bela possibilidade de nevar na serra.

Mas, paciência, teria que mudar-me para um lugar nivoso. Aqui É e SERÁ assim.

Link to comment
Share on other sites

Recife e Maceió podem registrar enxurradas acima de 150 mm hoje com máxima na casa dos 25°C 26°C.

O mapa acima mostra como está quente o mar na costa do Nordeste. Na previsão di Jorna Hoje apontavam até 200 mm no norte de AL, divisa com PE. Incrível!

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

Julho 13 - 2 dias:

Porto Alegre RS: 10,5 (-4,0)

Na primeira semana de julho de 2011, tínhamos anomalia algo como -6°. Hilário. Quem dera houvesse um mês assim na história, hehe. Mas achei muito baixa essa média. Minha simples nos dois primeiros foi de 12,5°.

 

No dia primeiro tive variação de 6,7° a 17,3°. Quando cheguei em Alvorada perto das 7:30, o relógio na entrada da cidade estava em 3°!! Melhor que o dado é factível. Se não estava isso, estava 4°.

 

Ontem variei de 7,3° a 18,7°. E com baita nevoeiro. De novo, Alvorada se destacando, dessa vez pelo nevoeiro MUITO intenso!! Não sei via 50 m a frente e estava tudo molhado.

 

Hoje mínima de 9,2° depois que parou o vento. Agora faz 21,1° com 58%. Muito agradável, bom para esquentar a casa, que anda um pouco fria. Aqui dentro chegou a 16°.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, depois das 12Z de hoje, só me resta uma frase: "Bem Vindos à Primavera 2013!!!

 

Verdade

 

Veja o lado bom, pelo menos agora os modelos irão acertar :crazy:

 

Tô jogando a toalha! 2013 pra esquecer.

 

Apesar de haver um clima sempre agradável e até frio, não houve nenhum monstro do congelamento, apenas frio.

Claro que iremos ter alguma coisa ainda, mas decepção é a palavra!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.