Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Caio, quando vc me ligou chamou a atenção o "barulho" de chuva intensa que batia no seu pára-brisa. Realmente era impressionante com a temperatura que informava o seu carro.

 

Uma pergunta: o cume destes morros nevados são pelados ou arborizados? Se a segunda opção for a verdadeira, caiu mais de metro de neve naqueles locais!

Houve inclusive danos na Mata Atlântica. Alguém postou no Facebook um blog ou site que comentava dos estragos causados pela neve (um texto um pouco exagerado, diga-se), onde se relatava galhos quebrados, árvores tombadas e danos à cadeia alimentar animal devido ao gelo acumulado sobre o material orgânico depositado no solo.

 

Essa fotos também está lindíssimas! O interessante que os morros brancos contrastam com o verde denso da Mata Atlântica. Se percebe que essa branquidão não é comum para essa região, de mata viva e predominantemente latifoliada.

 

Aqui 12,1° com 84%.

 

Abraços nevados!

 

Por aqui muitos danos também, não pela nevada que foi fraca por aqui, porém principalmente pela geada do dia 24/07.

 

O aero marcou quase -4ºC, em minha casa -5ºC, já nas baixadas mais cuiudas estimo que tenha chegado a -7/-8ºC.

 

Várias árvores do centro de SJP morreram devido às mais de 10h de temperatura negativa!

Incrível como há loucos que insistem em plantar aquelas palmeiras horrendas por aqui, resultado TODAS as palmeiras pequenas do meu bairro foram aniquiladas. As cercas vivas de pingo de ouro foram igualmente torradas...

Até árvores um pouco mais resistentes como os limoeiros rosas e goiabeira foram atingidas...

 

Seria bom que estes eventos fossem mais comuns para que somente a vegetação nativa e subtropical exótica sobrevivesse. Na minha opinião são as mais bonitas!

Registrei -4,2 porém ciente de q nos baixadoes um pouco mais a leste d cs deve ter descido a -6°C .

O estrago foi grande na vegetação.

Link to comment
Share on other sites

Caio, quando vc me ligou chamou a atenção o "barulho" de chuva intensa que batia no seu pára-brisa. Realmente era impressionante com a temperatura que informava o seu carro.

 

Uma pergunta: o cume destes morros nevados são pelados ou arborizados? Se a segunda opção for a verdadeira, caiu mais de metro de neve naqueles locais!

Houve inclusive danos na Mata Atlântica. Alguém postou no Facebook um blog ou site que comentava dos estragos causados pela neve (um texto um pouco exagerado, diga-se), onde se relatava galhos quebrados, árvores tombadas e danos à cadeia alimentar animal devido ao gelo acumulado sobre o material orgânico depositado no solo.

 

Essa fotos também está lindíssimas! O interessante que os morros brancos contrastam com o verde denso da Mata Atlântica. Se percebe que essa branquidão não é comum para essa região, de mata viva e predominantemente latifoliada.

 

Aqui 12,1° com 84%.

 

Abraços nevados!

 

Por aqui muitos danos também, não pela nevada que foi fraca por aqui, porém principalmente pela geada do dia 24/07.

 

O aero marcou quase -4ºC, em minha casa -5ºC, já nas baixadas mais cuiudas estimo que tenha chegado a -7/-8ºC.

 

Várias árvores do centro de SJP morreram devido às mais de 10h de temperatura negativa!

Incrível como há loucos que insistem em plantar aquelas palmeiras horrendas por aqui, resultado TODAS as palmeiras pequenas do meu bairro foram aniquiladas. As cercas vivas de pingo de ouro foram igualmente torradas...

Até árvores um pouco mais resistentes como os limoeiros rosas e goiabeira foram atingidas...

 

Seria bom que estes eventos fossem mais comuns para que somente a vegetação nativa e subtropical exótica sobrevivesse. Na minha opinião são as mais bonitas!

 

 

Também detesto essa mania que as prefeituras têm de sair plantando coqueiros pela cidade toda!

Link to comment
Share on other sites

Falei com o Mafili ao telefone.....e disse:

 

O Inverno 2013 foi espetacular...chuva congelada, neve nos três estados da Reg Sul, recordes de frio , máximas baixíssimas que marcaram história.....mas pena que durou 1 semana...!!

 

:laugh:

 

Infelizmente, quase estou concordando com o Mafili, não somente sobre a semana "isolada", mas sobre a continuação deste inverno. A brotaçao das plantas, os pássaros cantando na rua, o ar morno voltando com força, a maior insolação já presente... tudo isso me faz lembrar agosto de 2012! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Falei com o Mafili ao telefone.....e disse:

 

O Inverno 2013 foi espetacular...chuva congelada, neve nos três estados da Reg Sul, recordes de frio , máximas baixíssimas que marcaram história.....mas pena que durou 1 semana...!!

 

:laugh:

 

Infelizmente, quase estou concordando com o Mafili, não somente sobre a semana "isolada", mas sobre a continuação deste inverno. A brotaçao das plantas, os pássaros cantando na rua, o ar morno voltando com força, a maior insolação já presente... tudo isso me faz lembrar agosto de 2012! :heat:

 

 

Fiquei curioso e fui pesquisar no BDMEP sobre esse tão-falado agosto de 2012 no RS, e fiquei impressionado ao ver que a média compensada para o mês foi de 19,1ºC, praticamente igual à de São Paulo, que foi 19,2ºC.

 

Aqui, para nós, foi apenas (mais) um agosto quente, talvez um pouco mais quente que os últimos. O nosso referencial de pior mês de inverno de todos os tempos continua sendo agosto de 2002, que teve média de máximas em 27,03ºC, mínimas em 15,84ºC e compensada de 20,28ºC :heat:

Link to comment
Share on other sites

Seguem as fotos daquela manhã de 27 de julho que marcou 6,8 negativo no PNI.

Interessante notar como ficaram os cristais de gelo com a curiosa formação de fios de seda:

IMGP3650

IMGP3628

IMGP3593

Parecem que a cristalização começa de baixo para cima em pequenos fios de 1mm com cerca de 5 até 10 cm de altura. Parece uma cabeleira de gelo muito adensada. Alguém sabe como que acontece isso? Não me parece geada pois geada acontece direto de vapor de água para gelo. E na minha opinião esse fenômeno foi de líquido para sólido. Alguém sabe do que se trata?

Além disso encontrei várias estactites de gelo nos barrancos e o valezinho do abrigo da microondas toda congelado.

E a saudosa foto da foto da neve de 86 cedida mostrada gentilmente pelo Adauto.

IMGP3576

Abraço

Marcel

http://www.flickr.com/photos/marcellippelt/sets/

Link to comment
Share on other sites

Olhando hoje os modelos (e somente os modelos pois ta corrido pra mim), não vou estranhar se houver uma nova erupção polar em torno da 2° quinzena de Agosto. CFS insiste há alguns dias, pra anomalias negativas nesse período. Global Acoplado do CPTEC também apontou algo ontem, e hj o Global Operacional também mostra algo... Por enquanto não dá pra garantir a entrada dessa erupção, muito menos afirmar a magnitude, mas não deixa de ser especulativo.

Link to comment
Share on other sites

Pesquisando agora o google, parece que esses cristais nascem mesmo de baixo para cima. Vi um exemplo desses filamentos de gelo e a explicação é que o gelo é expelido pelo poros da madeira. A água dentro da madeira vai saindo e expulsando o então recém criado gelo, e assim o processo vai se repetindo continuamente, de baixo para cima. Tanto é que se você reparar nas fotos que tirei, no topo desses filamentos de gelo, aparecem areia e argila. E tenho quase certeza que aquela areia foi parar no topo desse filamento pelo soerguimento e não depositado lá em cima após o fenômeno ter ocorrido. Chuto que foi um soerguimento.

Não sei se conseguiram entender minha explicação ou se ficou meio confuso. rss Mas acho que é isso pelo que li e observei. Olhem as fotos que postei e tirem a conclusão. Bem interessante a formação.

Link to comment
Share on other sites

Eu não tenho dúvidas que esta precipitação nival ocorrida na Grande Florianópolis está entre as mais fortes da história.

 

Digo isto porque mediante a acumulação observada nos morros e estradas (fechadas) vejo que em termos de "queda de neve" ela pode ser considerada uma tempestade. Não somente pela acumulação em si, impressionante. Mas pelo fato de que quando eu passei no local por volta das 19h00 e fiz o primeiro report de neve da região publicado em veículo de grande audiência (Twitter Climaterra e Metsul) ligando para o AAA e o Ronaldo, a neve ocorria misturada a chuva FORTE (só neve na cota +1100m), e a chuva nos locais de 900m para baixo era FORTE, estando a BR 282 completamente empoçada na altura do posto da PRF em Rancho Queimado que poucas horas mais tarde fora fechado. Sendo que ainda por cima já havia chovido com boa intensidade há uns 3 dias, pelo menos. Eu mesmo quando subi logo pela manhã rumo a São Joaquim peguei tempestade por essas bandas.

 

Ou seja, toda a estrada estava completamente encharcada e empoçada. O mesmo certamente estava ocorrendo com a vegetação e banhados da região. O que torna quase impossível o acúmulo de neve em face a temperaturas ligeiramente acima de 0oC. Todas as primeiras pancadas de neve foram completamente derretidas pelo solo encharcado. Mas a intensidade da queda de neve fora tanta, mas tanta mesmo, que ainda sob um solo completamente saturado a neve começou a acumular e aos poucos foi tomando toda a paisagem.

 

Para a neve acumular sob condição em superfície tão desfavorável é porque a queda de neve foi MUITO intensa. Assim, pela condição dos dias anteriores, de solo e da estrada horas antes a queda de neve, não tenho dúvidas para que para haver aquela acumulação ocorrida há que se ter uma verdadeira tempestade de neve sem precedentes. O que justamente ocorreu.

 

Estivesse o solo seco e a temperatura abaixo de zero, possivelmente teríamos acúmulos superiores a 1m na região, se é que não ocorreu como levantado pelo Bruno.

 

Caio, conforme postei aqui, tinha uma imagem do radar do MI se não me enganno, postada no twitter da Metsul, mostrando CHUVA FORTE sobre Florianópolis e região BEM NO MOMENTO DA INTENSIFICAÇÃO DA NEVE. Ou seja, nevou MUITO FORTE na região, por isso que acumulou TANTO a ponto de pintar de branco a Serra do Tabuleiro...

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

Maria da Fé MG (PWS): -2,5

São José dos Ausentes RS (PWS): -0,9

Campos do Jordão SP (PWS): -0,1

Bom Jardim da Serra SC: 0,2

São Joaquim SC (St Isabel): 0,3

Itaiópolis SC: 0,8

S Mateus do Sul PR: 0,9

Rio Negrinho SC: 1,0

Três Barras SC: 1,1

Major Vieira SC: 1,2

Água Doce (PWS): 1,5

Canoinhas SC: 1,5

Papanduva SC: 1,9

Campo Alegre SC: 2,4

Monte Castelo SC: 2,8

Canela RS (PWS): 3,2

Porto União SC: 3,3

Urupema SC: 4,4

Pq do Itatiaia RJ: 5,0

 

Carlos,

 

O Aeroporto Internacional de Curitiba registrou esta manhã 3ºC com geada.

 

Em minha residência 1,4ºC com geada igualmente.

 

PWS- Serra Dona Francisca: 1,4ºC :good2:

Link to comment
Share on other sites

Pesquisando agora o google, parece que esses cristais nascem mesmo de baixo para cima. Vi um exemplo desses filamentos de gelo e a explicação é que o gelo é expelido pelo poros da madeira. A água dentro da madeira vai saindo e expulsando o então recém criado gelo, e assim o processo vai se repetindo continuamente, de baixo para cima. Tanto é que se você reparar nas fotos que tirei, no topo desses filamentos de gelo, aparecem areia e argila. E tenho quase certeza que aquela areia foi parar no topo desse filamento pelo soerguimento e não depositado lá em cima após o fenômeno ter ocorrido. Chuto que foi um soerguimento.

Não sei se conseguiram entender minha explicação ou se ficou meio confuso. rss Mas acho que é isso pelo que li e observei. Olhem as fotos que postei e tirem a conclusão. Bem interessante a formação.

 

Entendi, prea! Chamam este soerguimento da umidade do solo para depois congelar de "pipcrake"...registrei esse fenômeno na última incursão polar aqui nas serras da minha região.

 

Baita fotos, a propósito!

Link to comment
Share on other sites

Microclimas muito presentes em POA nesse momento. Saí do centro (envolto por águas geladas (7,7C) do Guaíba) e fui almoçafr em casa (distante cerca de 6 km do Guaíba). Lá 22C e aqui no centro, na volta do almoço, terômetros da Rua da Praia marcando 16C!

 

Essa temperatura da água do Guaíba é gelaaaaada..tá louco meu!

Link to comment
Share on other sites

Complementando os posts do Sérgio R e do Giulliano, creio q as prefeituras plantam essas palmeiras pq não sujam a cidade, ao contrário das Araucárias q vivem perdendo seus ramos ou msm seus galhos.

Araucárias tbm oferecem perigo às residências em ocasiões de fortes tempestades.

Houve um violento temporal aki em Piraquara durante a madrugada, antes de ocorrer a neve da semana passada e tive q

fc na janela do escritório no andar d cima monitorando a gigantesca Araucária em frente d cs. Ela se contorcia e alguns galhos foram arrancados pelo vento q chegou a 80 km/h .

Ao amanhecer às ruas estavam cheias de ramos e galhos por todo lado.

Bem, eu amo essas árvores e independente do perigo q oferecem e tbm da sujeira q fazem, não concordo com a substituição delas por palmeiras q nada tem a ver com nosso clima.

Existem espécies de palmeiras de clima mediterrâneo ou subtropical , mas não são estas q às prefeituras estão plantando nas avenidas e vias públicas ...

 

Clima seco aki em Piraquara com 21°C agora.

Link to comment
Share on other sites

Microclimas muito presentes em POA nesse momento. Saí do centro (envolto por águas geladas (7,7C) do Guaíba) e fui almoçafr em casa (distante cerca de 6 km do Guaíba). Lá 22C e aqui no centro, na volta do almoço, terômetros da Rua da Praia marcando 16C!

 

Essa temperatura da água do Guaíba é gelaaaaada..tá louco meu!

Essa medições no Guaíba corroboram que as grandes ondas de frio contribuem muito para nivelar POA com as cidades do interior, além de prolongar o frio depois do pico da mp. Na última hora nosso INMET bateu 23,9° com vento N, mas bem fraco, enquanto não passou dos 14,8° em Tramandaí e 14,5° em Torres, ambas com vento oceânico (NE e E, respectivamente). No interior já bateu 27°.

 

Aqui tenho 24,0° com 57% e cirrus. Vento NNE a 7,2 km/h.

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Falei com o Mafili ao telefone.....e disse:

 

O Inverno 2013 foi espetacular...chuva congelada, neve nos três estados da Reg Sul, recordes de frio , máximas baixíssimas que marcaram história.....mas pena que durou 1 semana...!!

 

:laugh:

 

Infelizmente, quase estou concordando com o Mafili, não somente sobre a semana "isolada", mas sobre a continuação deste inverno. A brotaçao das plantas, os pássaros cantando na rua, o ar morno voltando com força, a maior insolação já presente... tudo isso me faz lembrar agosto de 2012! :heat:

 

Pergunta para o Mafili quando é que ele vai rever a assinatura dele :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Microclimas muito presentes em POA nesse momento. Saí do centro (envolto por águas geladas (7,7C) do Guaíba) e fui almoçafr em casa (distante cerca de 6 km do Guaíba). Lá 22C e aqui no centro, na volta do almoço, terômetros da Rua da Praia marcando 16C!

 

Essa temperatura da água do Guaíba é gelaaaaada..tá louco meu!

Essa medições no Guaíba corroboram que as grandes ondas de frio contribuem muito para nivelar POA com as cidades do interior, além de prolongar o frio depois do pico da mp. Na última hora nosso INMET bateu 23,9° com vento N, mas bem fraco, enquanto não passou dos 14,8° em Tramandaí e 14,5° em Torres, ambas com vento oceânico (NE e E, respectivamente). No interior já bateu 27°.

 

Aqui tenho 24,0° com 57% e cirrus. Vento NNE a 7,2 km/h.

 

Abraços gelados!

Se trata de micro-clima ou de infiltração oceânica ?

Link to comment
Share on other sites

Pra alegrar o Mafili (última hora):

 

General Carneiro PR: 27,1

São Joaquim SC: 26,3

Bom Jardim da Serra SC: 26,2

São José dos Ausentes RS : 25,4

Canela Castelinho RS: 25,2

Urupema SC: 24,5

Vacaria RS: 24,3

Palmas PR: 23,8

Guarapuava PR: 23,7

Maria da Fé MG: 22,2

Campos do Jordão SP: 21,5

Monte Verde MG: 21,3

Morro da Igreja SC: 19,0

Pico do Couto RJ: 19,0

Pq do Itatiaia RJ: 17,7

Link to comment
Share on other sites

Carlao é brincadeira que Sao Joaquim ta com 26°C né ??

 

E porque a temperatura ta tao alta assim por la ?

 

Não está 26,0 está 26,3...Já na Chapada Bonita que é uma estação bem mais fria está 24,7....Dá pra pegar uma piscina..!!

 

Pq está quente..?? 1o aqui é o Brasil...2o que está vindo uma frente...dai vem aquela velha historia...pra esfriar temos que fritar antes...!!

 

abraços conformados

Link to comment
Share on other sites

Máximas onte em Sampa e RMSP:

 

Inmet (Sampa/Zona Norte): 23,9ºC

 

Granja Viana (Carapicuíba/Semi-Rural): 23,4ºC

 

Riacho Grande (SBC/Represa Bilings): 23,3ºC

 

 

O que eu posso dizer é que a região do Carlos pode expressar muito bem Parelheiros em termos de máximas, pois está praticamente na mesma latitude. Além do que no Carlos a represa inibe a elevação da máxima, e não é muito povoada. Marsilac pode ter máximas mais baixas, por estar mais à Sul e totalmente rural. Mas não acredito que possa fazer incríveis 5ºC a menos de máxima.

 

Essa máxima de 19ºC registrada em Itapevi (na área rural da cidade) só pode ser explicada se no local do Evandro estiver numa altitude maior. Senão realmente não há explicação para mim, nem mesmo a ausência de urbanização e a riqueza em termos naturais.

 

Caco, o que pode influir na máxima por aqui é que meu termômetro fica em local abrigado do sol numa varanda à 4,5m do solo, bem ventilada. Mas, na teoria, isso também influenciaria nas mínimas para cima. O Carlos Dias e alguns outros foristas sabem disso.

 

O local em que eu moro fica junto à uma área de brejo entre 770m e 780m de altitude, com morros em volta à 850m/900m. Fora minha casa, na região conheço outros dois locais que são diferenciados mesmo durante o verão, na qual, andando de moto, sente-se na pele a diferença de temperatura: km 29 da Castello Branco (Posto Graal) e Estrada da Roselândia (SP-29), entre o condomínio Pq. das Rosas e o Pq. Mirizola. Também são locais relativamente baixos, assim como minha residência.

 

Eu sou o primeiro que gostaria de ter uma Davis devidamente instalada no pomar de casa para tirar todas as eventuais dúvidas de quem desconfia dos meus dados, mas esse tipo de equipamento é caro, sou servidor público municipal (ou seja, meu salário não é lá essas coisas), tenho dívidas que não vão ser quitadas tão cedo e, para complicar, além de eu ajudar com as despesas em casa (família), meu parceiro está desempregado. :negative:

 

Em tempo... mínima de 1,8ºC hoje cedo, confirmando o que eu tinha previsto ontem à noite (mínima entre 1ºC e 2ºC).

Link to comment
Share on other sites

Pra alegrar o Mafili (última hora):

 

General Carneiro PR: 27,1

São Joaquim SC: 26,3

Bom Jardim da Serra SC: 26,2

São José dos Ausentes RS : 25,4

Canela Castelinho RS: 25,2

Urupema SC: 24,5

Vacaria RS: 24,3

Palmas PR: 23,8

Guarapuava PR: 23,7

Maria da Fé MG: 22,2

Campos do Jordão SP: 21,5

Monte Verde MG: 21,3

Morro da Igreja SC: 19,0

Pico do Couto RJ: 19,0

Pq do Itatiaia RJ: 17,7

 

Pena que já é tarde. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Atualizando - 31 de Julho:

 

General Carneiro PR: 27,1

São Joaquim SC: 26,4

Bom Jardim da Serra SC: 26,2

Urupema SC: 25,7

São José dos Ausentes RS : 25,4

Canela Castelinho RS: 25,2

Vacaria RS: 24,7

Gramado RS: 24,3

Palmas PR: 23,9

Guarapuava PR: 23,9

Maria da Fé MG: 22,9

Campos do Jordão SP: 21,5

Monte Verde MG: 21,3

Morro da Igreja SC: 19,7 (quebra de recorde para o mês, ficando só atrás de 2008 com 20,9)

Pico do Couto RJ: 19,5

Pq do Itatiaia RJ: 17,7

 

* Urupema ligou o turbo e passa Ausentes....

Link to comment
Share on other sites

Complementando os posts do Sérgio R e do Giulliano, creio q as prefeituras plantam essas palmeiras pq não sujam a cidade, ao contrário das Araucárias q vivem perdendo seus ramos ou msm seus galhos.

Araucárias tbm oferecem perigo às residências em ocasiões de fortes tempestades.

Houve um violento temporal aki em Piraquara durante a madrugada, antes de ocorrer a neve da semana passada e tive q

fc na janela do escritório no andar d cima monitorando a gigantesca Araucária em frente d cs. Ela se contorcia e alguns galhos foram arrancados pelo vento q chegou a 80 km/h .

Ao amanhecer às ruas estavam cheias de ramos e galhos por todo lado.

Bem, eu amo essas árvores e independente do perigo q oferecem e tbm da sujeira q fazem, não concordo com a substituição delas por palmeiras q nada tem a ver com nosso clima.

Existem espécies de palmeiras de clima mediterrâneo ou subtropical , mas não são estas q às prefeituras estão plantando nas avenidas e vias públicas ...

 

Clima seco aki em Piraquara com 21°C agora.

 

Prefeitura de Piraquara plantando palmeira na cidade é o "ó" mesmo. Tomara que o frio tenha "torrado" todas mesmo.

 

É o tipo de economia burra que se pode fazer: elas não dão trabalho de poda, não sujam as calçadas. Mas não têm nada a ver com o clima e a flora da região, além de não propiciarem uma das maiores vantagens que as árvores nos dão, a bendita sombra no verão.

Link to comment
Share on other sites

Pra alegrar o Mafili (última hora):

 

General Carneiro PR: 27,1

São Joaquim SC: 26,3

Bom Jardim da Serra SC: 26,2

São José dos Ausentes RS : 25,4

Canela Castelinho RS: 25,2

Urupema SC: 24,5

Vacaria RS: 24,3

Palmas PR: 23,8

Guarapuava PR: 23,7

Maria da Fé MG: 22,2

Campos do Jordão SP: 21,5

Monte Verde MG: 21,3

Morro da Igreja SC: 19,0

Pico do Couto RJ: 19,0

Pq do Itatiaia RJ: 17,7

 

Inclui Jundi-City nessa: 26,3º C :heat:

Link to comment
Share on other sites

Cara, como eu ODEIO esses picos de calor no ÚLTIMO dia de um mês de inverno. Parece que é só para dar uma estragadinha na média. O time metendo 4 X 0 e toma gol no último minuto. Que raiva isso, me perdoem.

 

Agora estou com 26,3°. É a segunda maior temperatura de todo o mês de julho, empatando com o dia 10 e ficando atrás apenas dos 27,5° do dia 5. Sozinho, esse valor puxo a média máxima em 0,2° para cima e a simples em 0,1°. Isso uma máxima isolada.

 

Venta de ONO a 5,0 km/h. Pressão em 1011,8 mb e caindo.

Link to comment
Share on other sites

Essa medições no Guaíba corroboram que as grandes ondas de frio contribuem muito para nivelar POA com as cidades do interior, além de prolongar o frio depois do pico da mp. Na última hora nosso INMET bateu 23,9° com vento N, mas bem fraco, enquanto não passou dos 14,8° em Tramandaí e 14,5° em Torres, ambas com vento oceânico (NE e E, respectivamente). No interior já bateu 27°.

 

Aqui tenho 24,0° com 57% e cirrus. Vento NNE a 7,2 km/h.

 

Abraços gelados!

Se trata de micro-clima ou de infiltração oceânica ?

No litoral é infiltração marítima. O frio constante gelou muito as águas na costa, e por isso Floripa, por exemplo, está 6° mais fria do que a serra de SC. Aqui o vento N e NO aumentou e cortou o efeito do Guaíba. Está calor. Ainda 26,3° no momento.

 

Abraços marítimos!

Link to comment
Share on other sites

Máximas onte em Sampa e RMSP:

 

Inmet (Sampa/Zona Norte): 23,9ºC

 

Granja Viana (Carapicuíba/Semi-Rural): 23,4ºC

 

Riacho Grande (SBC/Represa Bilings): 23,3ºC

 

 

O que eu posso dizer é que a região do Carlos pode expressar muito bem Parelheiros em termos de máximas, pois está praticamente na mesma latitude. Além do que no Carlos a represa inibe a elevação da máxima, e não é muito povoada. Marsilac pode ter máximas mais baixas, por estar mais à Sul e totalmente rural. Mas não acredito que possa fazer incríveis 5ºC a menos de máxima.

 

Essa máxima de 19ºC registrada em Itapevi (na área rural da cidade) só pode ser explicada se no local do Evandro estiver numa altitude maior. Senão realmente não há explicação para mim, nem mesmo a ausência de urbanização e a riqueza em termos naturais.

Pode ser também que o nevoeiro foi até muito tarde, se dissipando lá pelas 11h/11h30 da manhã/12 h.

 

Isso também pode ocorrer em casos de infiltração marítima, em áreas mais próximas da serra do Mar.

Ela começa mais cedo em áreas mais próximas do litoral.

Link to comment
Share on other sites

Complementando os posts do Sérgio R e do Giulliano, creio q as prefeituras plantam essas palmeiras pq não sujam a cidade, ao contrário das Araucárias q vivem perdendo seus ramos ou msm seus galhos.

Araucárias tbm oferecem perigo às residências em ocasiões de fortes tempestades.

Houve um violento temporal aki em Piraquara durante a madrugada, antes de ocorrer a neve da semana passada e tive q

fc na janela do escritório no andar d cima monitorando a gigantesca Araucária em frente d cs. Ela se contorcia e alguns galhos foram arrancados pelo vento q chegou a 80 km/h .

Ao amanhecer às ruas estavam cheias de ramos e galhos por todo lado.

Bem, eu amo essas árvores e independente do perigo q oferecem e tbm da sujeira q fazem, não concordo com a substituição delas por palmeiras q nada tem a ver com nosso clima.

Existem espécies de palmeiras de clima mediterrâneo ou subtropical , mas não são estas q às prefeituras estão plantando nas avenidas e vias públicas ...

 

Clima seco aki em Piraquara com 21°C agora.

 

Prefeitura de Piraquara plantando palmeira na cidade é o "ó" mesmo. Tomara que o frio tenha "torrado" todas mesmo.

 

É o tipo de economia burra que se pode fazer: elas não dão trabalho de poda, não sujam as calçadas. Mas não têm nada a ver com o clima e a flora da região, além de não propiciarem uma das maiores vantagens que as árvores nos dão, a bendita sombra no verão.

Eh ridículo o q estão fazendo na cidade e tbm em tantas outras da RMC.

Vou poucas vzs ao centro d Piraquara e antigamente eu sentia prazer em estar ali, mas de uns tempos pra cá sinto um certo mal-estar quando sou OBRIGADO a ir.

A cidade q já foi histórica e charmosa com prédios antigos e paisagem serrana , hoje eh uma piada.

Quando vejo akelas palmeiras horrorosas lembro das cidades cenograficas dakeles filmes antigos de Hollywood. Uma paisagem falsa, de fachada, numa região normalmente cinzenta e fria.

Lamentável !

 

Corrigindo : 24°C agora e não 21...

Link to comment
Share on other sites

Fiquei curioso e fui pesquisar no BDMEP sobre esse tão-falado agosto de 2012 no RS, e fiquei impressionado ao ver que a média compensada para o mês foi de 19,1ºC, praticamente igual à de São Paulo, que foi 19,2ºC.

 

Aqui, para nós, foi apenas (mais) um agosto quente, talvez um pouco mais quente que os últimos. O nosso referencial de pior mês de inverno de todos os tempos continua sendo agosto de 2002, que teve média de máximas em 27,03ºC, mínimas em 15,84ºC e compensada de 20,28ºC :heat:

Agosto de 1952 teve média das máximas de 26,9°C no Mirante.

 

E acho que não há erro.

Aconteceu um fato importante na minha família naquele agosto.

E minha mãe e minhas tias sempre contavam que todo mundo comentava como fazia calor naquele mês agosto, aqui em Sampa.

 

Além disso, o recorde absoluto de calor em agosto no Mirante, é 33,1°C, no dia 31/08/1955.

É o único recorde de calor da normal 1931-1960 que se mantém até hoje. :shok:

Link to comment
Share on other sites

Fiquei curioso e fui pesquisar no BDMEP sobre esse tão-falado agosto de 2012 no RS, e fiquei impressionado ao ver que a média compensada para o mês foi de 19,1ºC, praticamente igual à de São Paulo, que foi 19,2ºC.

 

Aqui, para nós, foi apenas (mais) um agosto quente, talvez um pouco mais quente que os últimos. O nosso referencial de pior mês de inverno de todos os tempos continua sendo agosto de 2002, que teve média de máximas em 27,03ºC, mínimas em 15,84ºC e compensada de 20,28ºC :heat:

Agosto de 1952 teve média das máximas de 26,9°C no Mirante.

 

E acho que não há erro.

Aconteceu um fato importante na minha família naquele agosto.

E minha mãe e minhas tias sempre contavam que todo mundo comentava como fazia calor naquele mês agosto, aqui em Sampa.

 

Além disso, o recorde absoluto de calor em agosto no Mirante, é 33,1°C, no dia 31/08/1955.

É o único recorde de calor da normal 1931-1960 que se mantém até hoje. :shok:

 

 

Engraçado que o recorde de calor do mirante em Agosto foi bem no ano de uma das maiores frentes frias da história recente do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Nos 9 dias, entre 23/07 e hoje (31/07), o Mirante está com:

Média das máximas: 18,2°C

Média das mínimas: 8,4°C

-------

 

Há 58 anos, no domingo 31/07/1955, o frio batia recordes históricos no sul e centro-oeste do país e a geada devastava culturas no Paraná.

viewtopic.php?f=115&t=24

 

---------

 

Sol, céu azul e calor em Sampa.

O IAG já bateu em 26,9°C e a automática do Mirante 27,0°C.

 

Se o dado do Mirante for confirmado pela convencional, será o recorde deste mês de julho, justo no último dia.

Terá batido a marca de 26,7°C, ocorrida nos dias 6 e 20.

Link to comment
Share on other sites

Também sou contra plantar vegtação exótica e não adaptada ao clima local, mas existem palmeiras que resistem muito bem ao clima subtropical e até mesmo ao clima temperado brando, na Suíça italiana (parte mais quente do país, mas ainda tem médias de inverno menores que as serras de SC) existem muitas palmeiras principalmente perto dos lagos e também em algumas áreas do sudoeste americano onde a mínima absoluta pode chegar a -20ºC de tempos em tempos.

 

Também sou contra encher as cidades de vergetação de clima temperado não nativa só para dar um clima europeu "fake" (tipo CJ), todo reflorestamento e também os projeitos de arborização urbana deveriam privilegiar as espécies nativas.

 

O Rio finalmente com dia de sol aberto, agora faz 23ºC na ZS e até 26ºC na ZN, julho termina com chuva nitidamente acima da média em toda a cidade, já as anomalias postivas de temperatura foram neutralizadas pelos últimos dias frescos nas áreas mais baixas do estado o que inclui a capital (que encerra o mês dentro da média), mas a média do inverno ainda segue alta após o calor histórico de junho que teve média de 24ºC (meio grau abaixo de um janeiro típico em POA) e mínima absoluta de incríveis 19ºC no centro da cidade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tava fazendo umas contas aqui e este calor de hoje absurdo no Sul do País vai elevar a media mensal entre 0,1 / 0,2. No caso de Porto Alegre que estava -1,0 de desvio, deverá fechar em -0,9, mas para Urupema e Cia onde o calor foi mais elevado , fará elevar as medias em até 0,2...Para os que torciam para o frio , sorte ter acabado o mês hoje....resta esperar agosto...!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.