Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

PHP, você está brincando com a referida comparação, certo? :laugh:

Em sensação térmica, em mínimas absolutas em média de mínimas estou falando sério,aposto todas as fichas na Serra do Botucaraí. Claro que por vezes Urupema vai ganhar, ou as baixadas de Ausentes , de SJ, em mínimas,.

E digo mais, nem falo em Soledade, cidade, mas eixo Raia da Pedra-Itapuca,está entre os nivosos do Brasil, no mesmo nível que SJ,por vezes um pouco menos.E posso provar,acho q é isto que incomoda o povo baziano(alguns kkk), se eu não pudesse provar, nem teimaria...OU já teria revisto minha posição... :ok:

 

Jamais duvidei dos seus relatos (até provas contrárias), e acredito tranquilamente no seu -10,...C (já mostrado por foto). No entanto, você as vezes (e não é o único no baz), fazem comparações sem cabimento científico. Como não tenho como saber a intenção de quem escreve, se é brincadeira ou fala sério, me chama atenção. Jamais um evento climático será 100% idêntico a qualquer outro. Soledade, Curitiba, São Joaquim... um dia voltarão a produzir fotos de outros tempos, jamais 100% iguais.

 

Climatologia não é ciência exata. Abraço.

 

p.s. teremos pessoas reclamando do 'calor'... :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Dados xerocados de um livreto que falava de neve,geadas,mínimas e máximas do Rio Grande do Sul no período 1912 a 1948.

Santa Rosa X Lagoa Vermelha,Vacaria e São Francisco de Paula.

Vou fazer uma comparação de dados de temperatura mínimas absolutas de maio até agosto no período de 1912 a 1948.

 

Sempre interessante ver dados mais antigos, melhor ainda se alguma destas cidades tiver estação no mesmo lugar até hoje, pois se tivermos uma série de 100 anos numa baixada de Santa Rosa a mínima deve beliscar os -10ºC mas num topo da cidade a mínima dos mesmos 100 anos pode mal chegar a -3ºC (chutei os valores mas não devem se afastar muito da realidade, apenas para ilustrar a importância do microclima onde se encontra a estação). O antigo Inmet de Santa Rosa pelos valores que apresentou acredito que ficasse num meio-termo entre baixada e topo, mas ainda com boa drenagem de ar frio em noites calmas.

 

PS: você tem alguma informação sobre as mínimas absolutas registradas em Resende e Itaperuna? Em Resende já ouvi falar que houve apenas uma negativa mas nunca encontrei referência, e Itaperuna tem um périodo de mínimas muito baixas na década de 40 (1945) que parece ser um erro quando comparamos com estações próximas, por isso procuro uma mínima absoluta mais confiável provavelmente ocorrida entre as décadas de 10 e 30. Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Brunoc, estou afirmando que é fato, neva de 1 a 3x por ano neste platô acima de 800m Raia da Pedra-Itapuca.Não se trata de esporadicamente uma nevada, estou reafirmando que há neve todos os anos de maneira variável neste local, antes faltava apenas divulgação, agora por exemplo, embora não tenha sido uma grande nevada, ocorreram sim pancadas de neve em flocos.

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas de hoje no sul de MG e Triângulo Mineiro (INMET):

Monte Verde: 0,5°C

Caldas: 0,9°C

Maria da Fé: 1,2°C

São Lourenço: 4,6°C (Ontem: 1,0°)

Bambuí: 4,8°C

Uberaba: 4,8°C (Ontem: 5,0°)

Conceição das Alagoas: 4,8°C

Machado: 6,0°C (Ontem: 5,0°)

 

No estado de SP:

Campos do Jordão (Conv.): 2,8°C (Aut.: 2,6°C)

Rancharia: 3,0°C

Ituverava: 3,7°C

Pradópolis: 5,1°C

Piracicaba: 5,6°C

Casa Branca: 6,3°C

Itapira: 7,0°C

 

 

Aqui em Sampa, depois de madrugada e início de manhã nublados, temos sol e poucas nuvens.

A automática do Mirante já bateu nos 18,2°C e o IAG em 18,4°C.

Link to comment
Share on other sites

Calor entrando pelo oeste do Sul: depois de 9,6° nessa noite, Foz do Iguaçu atingiu pico de 27,6° na última hora!!! Modesta elevação de 18°!!!

Descartem a estação de Foz do Iguaçu. Ela deu pau e pirou. Deu máxima de 38° na cidade a pouco e caiu abaixo de 30°. E nenhuma cidade do MS e muito menos do PR tiveram pico de calor assim.

 

Aqui sol e cirrus. Até o momento 19,7° com 51%. Infelizmente teremos um bom aquecimento nos próximos dias. Bom para o corpo e as residências, mas ruim para a média daqui, que subirá, imagino, poucos décimos. Vento de ONO a 3,4 km/h.

 

Abraços para mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Calor entrando pelo oeste do Sul: depois de 9,6° nessa noite, Foz do Iguaçu atingiu pico de 27,6° na última hora!!! Modesta elevação de 18°!!!

Descartem a estação de Foz do Iguaçu. Ela deu pau e pirou. Deu máxima de 38° na cidade a pouco e caiu abaixo de 30°. E nenhuma cidade do MS e muito menos do PR tiveram pico de calor assim.

 

Aqui sol e cirrus. Até o momento 19,7° com 51%. Infelizmente teremos um bom aquecimento nos próximos dias. Bom para o corpo e as residências, mas ruim para a média daqui, que subirá, imagino, poucos décimos. Vento de ONO a 3,4 km/h.

 

Abraços para mim mesmo!

 

Segundo Simepar, a temperatura em Foz nesse momento é de 21.5°C.

 

Fonte: http://simepar.br/site/internas/conteudo/meteorologia/grafico.jsp?id=25245437

Link to comment
Share on other sites

Prezados, lendo alguns comentários de certos frequentadores deste forum, gostaria de dizer algumas palavras, e desculpem, nao vou me importar se vao me criticar depois ou não.

 

Primeiro, qualquer pessoa deste fórum é livre para expressar tua opinião neste espaço. Isto quer dizer que sim, somos obrigados a ouvir algumas m... a bem da democracia baziana. E neste ponto não ouso questionar os dados ou informações ou SUPOSIÇÕES de alguns.

Segundo, se quer comparar teu lugar com outros, tenha dados na mão! Fotos sem data ou videos UMA VEZ POR ANO mostrando frio e geada não podem ser comparados com estações meteorológicas profissinais de 5 a 10 mil reais que muitos possuem, e que reportam condições de frio e geada o ANO TODO. Isto além de ser ignorancia eh covardia, quero ver se nos lugares de certos videos postados no youtube as condições de frio se mantém em outras ocasiões

Terceiro, a pessoa vai lá e mede com um termometro meia boca uma temperatura fantástica e depois vem aqui querer por em dúvida quem tem estações profissionais???tenha santa paciencia!!! Minha estação está montada num tripé de 3 metros, mantendo o sensor de temperatura a exatos 1,80 metros do solo, meu anemometro antes de montar levei uma bussola e apontei ele EXATAMENTE para o norte verdadeiro, como manda o manual e as recomendações da OMM. A pessoa que escreveu neste espaço colocando em dúvida as medições, sabe como se monta um anemometro, sabe o que é um cintilógrafo, sabe como se mede radiação solar, sabe como se calcula uma média 24 horas, sabe o que é aferir uma estação???????????? vai aprender a fazer direito as coisas antes de criticar quem faz direito!!!

Quarto, Vou defender o Carlos Campos, o Carlos Dias, o Bruno, e outros tantos que vem aqui no fórum sem palhaçada ou fantasia, com dados reais e honestos, mas minha paciencia acabou com PALHAÇO que vem aqui fantasiar dados!!! Se não gostou vem na minha casa debater em alto nivel, garanto que dou uma aula de meteorologia pra vc DE GRAÇA!!!!

Quinto, chega de falar e prova teus dados!!!! Para de ser desleal com o povo do fórum Paulo Henrique!!!! Se ninguem te falou isso, eu vou falar, quem tem que provar os dados aqui é você!!!! eu moro num lugar que é uma merda pra medir temperatura, dificilmente baixa de 5 graus, as máximas dificilmente batem 34 graus, muitas vezes é marasmo sobre marasmo e fui lá, estudei, me esforçei pra entender onde que eu estava me metendo sem ser arrogante ou fantasioso, e tenho uma baita estação profissional, e vem vc PH falar que mora no lugar mais frio, mais nivoso, mais ventoso, mais baixada, mais tudo e não poe uma bosta de uma estação que pelo menos tenha um data logger que guarde os dados, sem precisar de internet!!! Para de choradeira e faça as coisas como se deve!!!!! Se um dia eu vier aqui no fórum e vc vier com dados 24 horas de uma estação online, juro que eu vou ai ano que vem e te dar os PARABENS pessoalmente!!!! Mas tenha humildade de reconhecer que você não está em condições de comparar ai com qualquer lugar que tenha uma automatica de qualidade!!!!

 

Aos moderadores, se não quiserem publicar meu desabafo, sem problemas!!!

Link to comment
Share on other sites

O PH está sofrendo de TPN - Tensão Pós-Nevasca. Nevasca que não deu um grão de gelo no quintal. Além de toda a divida que Soledade está gerando com a neve.

 

As estações de esqui do Planalto Médio já estão sofrendo o impacto da falta de neve. Todas as snow-makers tiveram de ser ligadas.

O problema da falta de neve é grave. Segundo dados do INMET falta frio para as snow-makers funcionarem e as estações adiaram a abertura da temporada 2013.

Brincadeiras a parte, porque não fazer uma vaquinha aqui no BAZ e instalar uma VUE em Soledade.

Paulo! Campanha!!! Sei que Soledade vai estar entre as mais frias, mas está na hora de agir.

Abs

 

Caio, genial o TPN.

 

Quanto a vaquinha gorda....não vi a contribuição do PHP ao PNI.

 

Lições franciscanas: É dando que se recebe..

 

Abraços:

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, sei o q é uma "baixada"!

Sei o q é uma planície, uma depressão, um vale, uma vala, um buraco, etc....

Eu estava sendo irônico, entende?

E eu sinceramente não acredito em "desonestidade" por parte de qker baziano qto aos seus registros e não acusei ng aki!

Sendo assim, não devo desculpas à ng!

Tarde ensolarada, mas fria, aki em Piraquara!

Link to comment
Share on other sites

ONDA E FRIO;

 

PORTO ALEGRE;

 

MÉDIA DA MÍNIMAS: 10,7°C

 

22/07/2013 4.6

23/07/2013 4.5

24/07/2013 3.0

25/07/2013 1.4

26/07/2013 4.9

 

Well, pelo critério da WMO não foi onda de frio pelo menos em Porto Alegre:

 

Onda de Frio

Segundo a definição da (Organização Meteorológica Mundial) ocorre onda de frio quando num periodo de 6 dias consecutivos, a temperatura mínima do ar é inferior em 5°C ao valor médio das temperaturas mínimas diárias no período de referência (1961-1990)

 

O critério do IPCC é um cadinho mais flexível.

 

Claro que existe o critério de "onda de frio" para a população em geral caso que nem vagamente é o caso deste fórum.

 

assim sintam-se à vontade....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Finalmente, depois de 5 dias, a temperatura passa dos 20°C por aqui. Até agora tive variação de 4,1°C a 22,3°C. Céu muito limpo e umidade em 35%. CMC prevê que a próxima madrugada será mais fria que essa, e a Mantiqueira vai bombar! Artur, será que amanhã é o tão esperado dia dos dois dígitos negativos? Ta parecendo que sim!

 

Esse é o problema Vini, só 5 dias.

 

A mínima negativa de dois dígitos no PNI até o momento me parece um evento com maior probabilidade que uma máxima de dois dígitos no mesmo local.

 

Sem dúvida a estação mais fria do Brazil

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

E tem mais PH, é bom tu botar uma boa estação e algum aparelho que faça medição de cm de neve!!!! Vai ter que provar teus pontos, garoto!!!!

-Em primeiro lugar, tu tem que respeitar as fotos daqui e são muitas, inclusive as das nevadas de 2000 e 2007, que alguns duvidaram.E não é pq não tenho uma Davis aqui q tu vai ter a petulância de dizer que não neva. :punish:

-Em segundo lugar tu tá te expressando de uma forma parecido com um cara aqui do BAZ,como o qual concordo em algumas questões e discordo em outras :ok: .

Palavra que fiquei triste pois não pude colaborar com a estação PNI :sad: .

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Cara, como assim no Acre ainda está mais frio do que aqui?!! Nesse momento 20ºC e céu azul...

 

Normal

 

Nós já perdemos pro acre..lá já fez 7C.

 

aqui esta nublado e 20C :sad: :sad: :sad:

 

mg4Kvi10.jpg

 

È realmente triste nossa situação aqui no ES e no Norte de Minas..

Não sobrou praticamente nada pra nós, dessa onda de frio..

 

Pra falar a verdade antes dessa MP chegar, estava até mais frio aqui..

Simplesmente, decepcionante...

Mas é a vida!!!

Link to comment
Share on other sites

-Terceiro, vou abrir uma situação pessoal minha muito difícil....,

.

 

Para vc ter ideia dois amigos aqui do fórum pagaram um pizza para eu comer via cartão de crédito.... passando fome

Enquanto isso... você me tripudiava, né.

 

Felizmente você não estava só.

 

Quem bate esquece que apanha nunca.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Amigo Mafilli ´só pq discordei de vc em algumas questões nunca deixei de respeitá-lo enquanto pessoa.Que mal lhe fiz?As provações, as dificuldades da vida todos têm de uma forma ou de outra,isto não nos torna melhores ou piores que ninguém.Já estive no auge da carreira de radialista(fui escolhido melhor narrador do RS em 2005), já estive no auge da política , mas jamais deixei de ser eu mesmo, autêntico, com meus erros e meus acertos, mas eu mesmo.Mas se tem uma coisa que aprendi com meus pais é ter fé, manter a fé, apesar de todas as lutas da vida.Abraço fraterno irmão. :good: :friends:

Link to comment
Share on other sites

Artur nem te estressa, o PH diz essas mesmas coisas aqui no BAZ há 10 anos.

 

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Soledade é o pólo frio do Brasil. Tem as baixadas mais cuiudas, as maiores nevascas e a menor sensação térmica da terra. O topinho baixo do Inmet esta localizado em uma fornalha da região.

 

Soledade aliás é um caso a parte, é o único lugar do hemisfério sul que o solo é Permafrost nas baixadas mais cuiudas.

Link to comment
Share on other sites

E tem mais PH, é bom tu botar uma boa estação e algum aparelho que faça medição de cm de neve!!!! Vai ter que provar teus pontos, garoto!!!!

-Em primeiro lugar, tu tem que respeitar as fotos daqui e são muitas, inclusive as das nevadas de 2000 e 2007, que alguns duvidaram.E não é pq não tenho uma Davis aqui q tu vai ter a petulância de dizer que não neva. :punish:

-Em segundo lugar tu tá te expressando de uma forma parecido com um cara aqui do BAZ,como o qual concordo em algumas questões e discordo em outras :ok: .

-Terceiro, vou abrir uma situação pessoal minha muito difícil, alguns sabem , em função da separação, eu tive q sair da minha casa(a deixei pra mulher),perdi grande parte de meu capital, emprego e a reeleição,palavra que fiquei triste pois não pude colaborar com a estação PNI :sad: .Estou agora me recuperando financeiramente, estou na casa de meus pais, graças a Deus que os tenho e são pessoas maravilhosas.Então não julguem se não pude ajudar, aliás não consegui nem comprar a minha Davis Vue que é o meu sonho. :cray:

.

 

Esta ai, apelando!!!! Ok, se vamos chorar nossas magoas, entao aqui vai virar um muro de lamentações.

 

Sobre petulancia, vai aprender ainda mais nesta vida, já que quem vem aqui desmerecer a neve dos outros é vc!!!

Eu nunca discordei da tua neve, inclusive fique a vontade pra vasculhar meus posts aqui.

 

E outro ponto, em nenhum momento falei que tem que ser Davis, basta ser uma estaçãozinha de 100 reau que tem algum data logger que tá valendo, e nem te pedi pra botar na internet a estação

 

Acho engraçado que vc vem aqui dia após dia falar que ai é tudo mais forte, e quando as pessoas botam as fotos, tu vem criticar que onde vc mora neva mais????

 

Para de ser criança, Paulo, e não bota Deus na história, sou evangélico e isso até me ofende, da forma como vc escreveu.

 

Sobre o PNI - fui lá 4 vezes, em cada viagem gastei em média 700 reais, pq tinha que levar a patroa pra nao dar briga, subi aquela estrada e desci 6 vezes, me gerando prejuizo financeiro do carro, pra cada vez q ia la rodava 700 km, e nem por isso vou ficar chorando aqui.

 

Desce do teu pedestal, e dá o braço a torcer de vez em quando, poxa!!!! Se eu pego no teu pé aqui é pq vc não tá fazendo a coisa certa, cara!!!!

 

No mais, te respeito e espero que você aceite estas minhas críticas.

Link to comment
Share on other sites

Artur nem te estressa, o PH diz essas mesmas coisas aqui no BAZ há 10 anos.

 

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Soledade é o pólo frio do Brasil. Tem as baixadas mais cuiudas, as maiores nevascas e a menor sensação térmica da terra. O topinho baixo do Inmet esta localizado em uma fornalha da região.

 

Soledade aliás é um caso a parte, é o único lugar do hemisfério sul que o solo é Permafrost nas baixadas mais cuiudas.

Com esta me afasto temporariamente do BAZ, não vou dizer que não neva, que não faz frio violento em baixada e que aqui a quase nem tem vento só pra te agradar Caio, eu não posso negar fatos.Sinto um certo rancor de tua parte contra a realidade.Vivemos duas exceções 2010 e 2013 e tu e alguns já tomam como normalidade ou referência, o tempo vai dizer...

Valeu :sad:

Link to comment
Share on other sites

Pode fazer o que tu quiser PH, apelar para o emocional, para uma saída temporária, para uma saída permanente. Menos para ti em me imputar o motivo do teu afastamento.

 

Não gostou da brincadeira, ignora.

 

A TPN - Tensão Pós-Nevasca bateu forte por aí. O chororô pelo jeito vai durar um tempão...

Link to comment
Share on other sites

.....Que mal lhe fiz? :good: :friends

Abraços...voltamos a programação normal....outra hora ou por mp conversaremos.

 

:heart:

 

 

PHP: Que história é essa de se afastar.....se cada um aqui que se irritar pedir afastamento.

 

Todo dia é a mesma coisa....qualquer contrariedade vem um com a "viadagem" vou me afastar....

 

Havia um programa na Jovem Pan (ainda rádio panamericana... chamado show de rádio na verdade esse programa é de certa forma o precursor do besteiros mix com stand up......e quando chovia em um jogo aparecia alguém imitando o Narciso http://www.bastidoresdoradio.com/audios.htm )

 

E a gozação era chovia em novembro e o imitador dizia :_ Como " eu" previsto em março.

 

Mas em Curitiba e Florianópolis simultaneamente.....e não nevou em Porto Alegre...tá prá lá de bão.

 

Editei..para não prolongar....esse fórum não pode perder ninguém.

Link to comment
Share on other sites

Pode fazer o que tu quiser PH, apelar para o emocional, para uma saída temporária, para uma saída permanente. Menos para ti em me imputar o motivo do teu afastamento.

 

Não gostou da brincadeira, ignora.

 

A TPN - Tensão Pós-Nevasca bateu forte por aí. O chororô pelo jeito vai durar um tempão...

Só pra encerrar da minha parte, as decisões q eu tomar tomo por mim, não pq tu queres.Mas sobre tua corneta, vai ter troco (tomara que seja em breve) assim como teve a goleada de 2007, ela pode se repetir este ano ainda e aí quero ver teu espírito esportivo... :ok:

Link to comment
Share on other sites

vai ter troco (tomara que seja em breve) assim como teve a goleada de 2007, ela pode se repetir este ano ainda e aí quero ver teu espírito esportivo... :ok:

 

O problema que isso aqui pra ti é um jogo, uma competição, um time de futebol. E quando a emoção e o bairrismo exacerbado prevalecem, perde a ciência, a apuração correta, perde a meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

vai ter troco (tomara que seja em breve) assim como teve a goleada de 2007, ela pode se repetir este ano ainda e aí quero ver teu espírito esportivo... :ok:

 

O problema que isso aqui pra ti é um jogo, uma competição, um time de futebol. E quando a emoção e o bairrismo exacerbado prevalecem, perde a ciência, a apuração correta, perde a meteorologia.

 

Se servir para você, para mim e a todos.....e não apenas ao PHP.... tuas palavras:

 

assino embaixo

Link to comment
Share on other sites

Uma semana inteira para ser lembrada por muito tempo aqui no Paraná. Meus registros na Davis Vue:

 

21/07/2013 - 10,9ºC - 18,6ºC

22/07/2013 - 5,0ºC - 11,0ºC

23/07/2013 - 3,8ºC - 10,9ºC

24/07/2013 - 1,2ºC - 13,8ºC

25/07/2013 - 4,0ºC - 15,9ºC

26/07/2013 - 6,6ºC - 20,1ºC

27/07/2013 - 9,1ºC - 22,2ºC

Link to comment
Share on other sites

Estou dando falta do Mafili ultimamente... :yes: :yes: :yes:

 

Certamente, Michel.

 

Estou observando e esperando a semana passar,

 

Estou olhando a saída,

 

SAT, 27 JUL 2013 at at 00Z...

 

Assim, para não ser muito chato com tanta gente alegre é melhor curtir a alegria dos amigos à distância.

 

Abração....

 

No linguajar de hoje estou sentido o adorável cheiro de TPC,

 

TENSÃO PRÉ CALOR....

 

:rofl:

Link to comment
Share on other sites

vai ter troco (tomara que seja em breve) assim como teve a goleada de 2007, ela pode se repetir este ano ainda e aí quero ver teu espírito esportivo... :ok:

 

O problema que isso aqui pra ti é um jogo, uma competição, um time de futebol. E quando a emoção e o bairrismo exacerbado prevalecem, perde a ciência, a apuração correta, perde a meteorologia.

 

Caio, concordo contigo.

Paulo, o Shima, que é a pessoa no BAZ que mais te conhece me disse o quanto és uma boa pessoa, amiga e aficcionado por meteorologia. Soube ainda por vc dos problemas enfrentados por ti e me solidarizo e sei que dará a volta por cima. Mas creio que quando a fase não está boa é hora de refletirmos nossas atitudes.

Creio que se tivesse investido mais fortemente na idéia de montar uma estação em Soledade a maioria de nós tería contribuído, haja vista a adesão pra instalarmos no PNI, proporcionalmente à condição financeira de cada um.

Sei pelos livros de meteorologia que neva em Soledade, que é uma cidade ventosa e que realmente faz muito frio aí. É fato. Como também sei que, embora pontualmente se assemelhe, não se compara em termos de temperaturas e neve com a região de São Joaquim (BOm Jardim, Urupema, etc...) e Cambará do Sul (São José dos Ausentes etc...), baseando-se em dados do INMET e divulgação na mídia de fotos e vídeos. Eu mesmo já estive lá por 5 vezes, mesmo morando em Goiânia.

Porém, da mesma forma que a estação do Ilson demonstrou que uma baixada numa das regiões mais quentes do RS é muito fria, embora não reflita a realidade da cidade, poderás demonstrar o fato que propagas com uma estação, como muitos aqui fizeram, investindo tempo e dinheiro na empreitada, muitos por mais de 1 vez.

Grande abraço

Link to comment
Share on other sites

Porém, da mesma forma que a estação do Ilson demonstrou que uma baixada numa das regiões mais quentes do RS é muito fria, embora não reflita a realidade da cidade, poderás demonstrar o fato que propagas com uma estação, como muitos aqui fizeram, investindo tempo e dinheiro na empreitada, muitos por mais de 1 vez.

Grande abraço

 

Certo, Rodrigo.

 

O Ilson tem 15 anos de dados (todos anotados meticulosamente em vários caderninhos).

 

Aliás o Ilson sofreu durante muitos anos chacotas de muitos e alguns presentes e ativos aqui no fórum.

 

assim as "brincadeiras" com o PHP são fichinhas perto daquilo que o Ilson passou.

 

Felizmente ele tem vergonha na cara.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

A mídia focou-se no Papa.Num evento destes, de neve pra todo o lado, FOI LAMENTÁVEL.

 

Nada contra a visita do Papa, mas infelizmente isso aconteceu. Eu até tentei ver reportagem de neve nos jornais da Globo, mas só falavam do Papa.

O jeito mesmo é ver pela internet (acompanhando o BAZ, sites de meteorologia, etc...) que é bem melhor e fica bem mais informado!

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa que já reparei naquele lugar: A temperatura sobe velozmente até +- meio dia, depois para de subir e fica estável até +- 15h, quando

começa a cair. O frio é constante lá em cima, para mim é uma peculiaridade única no Brasil, pois mesmo nas terras altas do Sul há períodos mornos

no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa que já reparei naquele lugar: A temperatura sobe velozmente até +- meio dia, depois para de subir e fica estável até +- 15h, quando

começa a cair. O frio é constante lá em cima, para mim é uma peculiaridade única no Brasil, pois mesmo nas terras altas do Sul há períodos mornos

no inverno.

 

Renan: Fico emocionado por você concordar comigo e com a meteorologia,

 

PNI não tem baixas temperaturas por conta "da perda de radiação noturna" e sim "pela falta de radiação diurna"...(em detalhes condução de calor e não processos convectivos)

Ângulo azimutal: Ângulo compreendido entre o plano do meridiano celeste e o plano vertical.

 

Funciona como todas boas montanhas do ramo.

 

Aliás de "certa forma ao contrários" das boas baixadas do ramo.

 

Enfim, conversas sérias demandam muito tempo e mensagens longas que efetivamente ninguém as lê.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

É engraçado que eu participei do Fórum em 2006 e desde lá já se vinha falando em provar dados. Hoje estamos em 2013 e não há uma única estação na região. Muita incompetência pra quem quer provar tanto... Não é tão difícil assim...

 

É engraçado xingar o Carlos Dias por colocar dados reais, não provar nada, e ainda chamar os outros de bairristas, dizendo que a verdade incomoda os outros... Sendo nunca provou nada...

 

Por aqui a semana mais espetacular de anos. Frio a semana inteira (para os padrões). Nas áreas sombreadas só não é frio próximo ao meio dia. Mínima sempre abaixo de 10ºC e máxima em torno Uma repeteco desse só daqui a 10 anos...

 

Agora tem um pouco de vento mais a temperatura cai rápido...

 

Estou torcendo que o PNi tenha mínima de dois dígitos, mas não tenho muita confiança... Infelizmente parece continuar sendo difícil isso no Brasil... As vezes eu reclamo aqui em embaixo de vento, nuvens, mas lá em cima também tem esse problema e outros problemas... Parece sempre ter algo pra estragar...

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Capital SP a temperatura também alcançou os 20 graus, após 5 dias. A última vez em que isso aconteceu foi na segunda feira, 22/07.

Além disso, o Sol apareceu com força durante a tarde, mas agora o tempo voltou a fechar nesse começo de noite.

 

Temos no momento 13.6 graus na Penha (CGE).

Link to comment
Share on other sites

É engraçado que eu participei do Fórum em 2006 e desde lá já se vinha falando em provar dados. Hoje estamos em 2013 e não há uma única estação na região. Muita incompetência pra quem quer provar tanto... Não é tão difícil assim...

 

...Quanto a vaquinha gorda....não vi a contribuição do PHP ao PNI.

Lições franciscanas: É dando que se recebe...

 

vai ter troco (tomara que seja em breve) assim como teve a goleada de 2007, ela pode se repetir este ano ainda e aí quero ver teu espírito esportivo... :ok:

 

O problema que isso aqui pra ti é um jogo, uma competição, um time de futebol. E quando a emoção e o bairrismo exacerbado prevalecem, perde a ciência, a apuração correta, perde a meteorologia.

 

O PHP parece partido de oposição, que só sabe reclamar e dizer que quando tiver a chance de governar vai fazer tudo muito melhror.

Mas na hora de fazer, é um fiasco...

É muita conversa e pouca ação!

Link to comment
Share on other sites

A retenção de calor é pequena no PNI pela altitude, mas por outro lado a intensidade do sol é uma das maiores que se pode experimentar no Brasil (junto com outras áreas elevadas como Caparaó e Serra Fina), em 30 minutos ali queimo mais que em 1 hora na praia. Já estive lá num dia de sol forte depois de uma noite muito fria em julho, com gelo em áreas mais sombreadas o dia inteiro, e não se sentia frio durante o dia, era como se fizesse quase 25ºC mas não passava de 12ºC, tudo por causa do sol da montanha. Tinha bastante gelo nos vales mas nada perto do cume mesmo nas sombras, fico imaginando que negativar nos picos no PNI deve ser bem incomum pois depende de uma advecção.

 

O quanto vai cair a temperatura nas próximas horas vai depender da intensidade do vento em altura que está de NW/N quase sempre (se será ou não forte o suficiente para quebrar a inversão formada no vale onde fica a estação, responsável pelo "vento sudeste"), isto contando que o ar estará seco em altura e sem nuvens acima.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Voltando sobre imagens complicadas.

Essa deixa o setembro muito estranho,

Componentes de calor e muitos componentes de frio,

Será que o Ronaldo tem razão?

Uma saída de inverno very complicada.

Já era complicada pelo caminhão de gelo que em breve....vai "azedar" meu uísque.

Algumas considerações ficarão para o tópico de ENSO.

 

Abraços

 

ps: PNI a quantas anda?

 

ps2: Willian, nubladinho

 

2a96seg.gif

Link to comment
Share on other sites

Ausente estou, infelizmente, mas vou opiniar rapidamente diante do ocorrido e pelos 12 anos que tenho de BAZ.

 

- PH, velho amigo, querido irmão. Ralaxa. Você não precisa provar e convencer as pessoas acerca do sabe, conhece ou defende sobre o clima de Soledade e região. Mesmo que não creem nos seus relatos ou divulguem os fatos que você presencia, da mesma forma isso é irrelevante. O mais importante é o que sua consciência tranquila e serena acredita. Dane-se se há uma diferença entre o topinho e o Rincão dos Silvanos ou no 4 Rodas e não deram importância. Eu conheço muito bem a Serra do Botucaraí e sei que os 667m daquele não refletem em nada o ocorrido das baixadas. Para mim, basta.

 

Cada um aqui tem o seu ponto de vista. Esta é a caracteristica maravilhosa do ser humano.

 

- A vida é aquela roda gigante: ora estamos lá no alto, ora mais em baixa. Mas a certeza é que passa logo a "má fase". E que não seja o fator climático que nos empurrará em baixa né?

 

Então, nada de sair, pois o BAZ é apenas uma varanda com churrasqueira, onde se abre uma gelada, toma um refri, fatia um vazio, uma linguicinha na forofa, debate coisa séria, joga conversa fora, conta uma piada... Enfim, é lazer.

 

 

Carlos, me ligue na terça. Estou sem minha agenda com as datas. Não se preocupe que resolveremos isso semana que vem, blz? O seu tabelão eu imprimi e mostrei a uns amigos. Perguntaram que site achava estas informações... :sarcastic:

 

VOLTEMOS AOS NOSSOS TEMAS PREDILETOS: FRIO, CLIMA E METEOROLOGIA. :good:

Link to comment
Share on other sites

Por mais que muitos não queiram admitir a grande onda de frio de Julho de 2010 foi muito forte, não fica tão para atrás com relação a Julho de 2000 e Julho de 2013. O grande pecado da massa polar de 2010 foi o seu deslocamento, foi muito bloqueada, não teve um avanço amplo pelo centro-sul devido a ausência de uma baixa no oceano.

Mesmo assim atingiu até Boa Vista em Roraima, e causou um frio excepcional no interior do continente, sobretudo com relação as máximas e a duração(uma semana). Nevou em lugares que nunca tinha sido registrado até então.

 

Acho injusto querer despreza-la porque não causou frio excepcional na maior parte da região sul e nem no sudeste do país.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.