Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Destaque para a pressão no estado de SP. Na região Leste já chegamos a 1029 hPa.

 

 

Pois é, Mateus, minha pressão estava em 1029,7 e eu achando que estava errada :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: pelo visto está é muito certa! Se o tempo limpar com essa pressão, São Bernardo irá desabar na madrugada!! :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe por que PNI marcando agora 5 graus e Maria da Fé tão próxima, e bem mais baixa, marcando 0,7 graus?

Maria da Fé com umidade próxima de 98% tem alguma chance de ocorrer algum evento essa noite ou amanhã cedinho?

Estou em São Lourenço, e no plantão para subir a serra a qualquer momento.

Abraço

 

O PNI está com 5 graus devido ao forte vento noroeste presente, com rajadas acima de 40 km/h. Configuração de processo adiabatico seco (depois que fui ler da ciclogenese, olhei no micro detalhe, falha minha!), já que a umidade está em desérticos 22%. Se o vento parar, vai desabar!!! Olhem o ponto de orvalho, bateu em -16!!! No caso de vento noroeste sem força e com umidade alta, indica que é a temperatura da altitude mesmo, como o Bruno já explicou aqui.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acabei de dar uma olhada nos modelos e um pouco de meu feeling, previsão de última hora!

 

Grande SP: Tempo está secando ao sul da Grande SP, se o tempo não abrir chego a 8,2 no Assunção e 8,x no mirante de Santana, se abrir devo ir a 6 ou mesmo 5 e Mirante chega nos 6,x!!! Potencia da massa polar na retaguarda é absurdamente alta, confesso que poucas vezes vi pressão de 1029 aqui na grande SP em muitos anos!!!

 

PNI: com o dado novo inserido da ciclogenese, o potencial de resfriamento do PNI aumentou, então deve ir a -3 esta madrugada! Não vai cair mais por causa do vento, somente! E as projeçoes de agora a noite indicam vento até o amanhecer, caindo pra uns 4 a 6 km/hr ao final da madrugada.

 

Maria da Fé: Vai bater nos -2 de novo William!!!!

Link to comment
Share on other sites

Baita frio no Willian MDF, que vem sempre sendo a estação em cidade mais fria da Mantiqueira. Impressiona como tem ganhado da Vila Inglesa, baixada ainda mais alta.

 

Minha estação parou de reportar. Vou ver o que aconteceu. Mas decepcionou mais uma vez o repentino aumento da temperatura na madrugada.

Link to comment
Share on other sites

A mínima hoje em Campinas foi de 5.7°C, a menor do ano, registrado no topo (cepagri - unicamp), as 01h50 com muita nebulosidade, indicando que havia advecção forçada pela baixa no litoral.

Agora, temos 9-10°C pela cidade, a temperatura subiu durante a madrugada, creio que devido ao tempo nublado.

Link to comment
Share on other sites

Minima ficou em -3°C mesmo agora vou caça a geada e ver se os amigos daqui fizeram imagens , impressionante que a quente Itajubá com uma estaçao no morro e a 800 Metros de altitude registrou temperatura igual a de Campos do Jordao na casa dos 3°C , em CDJ deve ta com muitas nuvens ainda , aqui solo céu azul e 0°C , INMET bateu o recorde tambem esse ano 0,4°C e Caldas aqui no sul de MG tambem com -0,2°C

Link to comment
Share on other sites

Ultimos dias foram totalmente incomuns em relação ao frio, um frio intenso que chegou também ao norte do PR:

22/07 : 8.6°C - 16.0°C

23/07 : 3.9°C - 9.9°C

24/07 : -0.8°C - 12.8°C

25/07 : 0.6°C - 15.3°C

Olha essa onda de frio provavelmente fique na memória em relação a chuva congelada, o vento forte acompanhado de muito frio e as duas geadas, porém a de 2011 segue como o recorde de minima com -1.1°C.

Link to comment
Share on other sites

Botei o nariz pra fora da janela ta tudo congelado aqui até as poças d'água mínima de surpreendentes -3C

 

 

 

kkkk bem o que previ ontem de madrugada, ia cair pra lá de -2!!!! Pra Maria da Fé to ficando bom em prever negativas!!!!

 

 

Tu ta melhor que eu que moro aquio a 20 anos (dESDE QUE NASCI )KKK :sarcastic:

 

 

E pras proximas madrugadas o AAA ja cantou a pedra e voce o que acha ?

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis / Palhoça

 

neve+102.JPG

 

neve+134.JPG

 

neve+083.JPG

 

neve+085.JPG

 

Fonte (e imagens maiores): http://dnazul.blogspot.com.br/

 

9362001212_8610cd5c17_b.jpg

Fonte: http://www.flickr.com/photos/erichcasagrande/

 

9363099645_3fef680ddd_b.jpg

Fonte: http://www.flickr.com/photos/bagagem_fotografica/

 

9358252755_e22c5927b1_b.jpg

Fonte: http://www.flickr.com/photos/pp5nw/

 

9351746849_0302d73b88_b.jpg

 

9359564163_7e9256c3bf_b.jpg

Fonte: http://www.flickr.com/photos/54567385@N04/

 

15363515.jpg?w=1024

Crédito: Julio Cavalheiro

 

15363540.jpg?w=1024

Crédito: Andre Ferreira :shok:

 

 

Rancho Queimado

 

15363529.jpg?w=1024

Crédito: Guto Kuerten

 

Papanduva

 

15359218.jpg?w=1024

Crédito: Robison R. Adada

 

15358243.jpg?w=1024

Crédito: Cleverson Beje

 

Ituporanga

 

15357973.jpg?w=1024

Crédito: Camila Laurindo

 

15357974.jpg?w=1024

Crédito: Camila Laurindo

 

Fonte (imagens onde não há indicação individual):http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/diario-da-redacao/noticia/2013/07/dc-disponibiliza-imagens-em-alta-resolucao-da-neve-em-santa-catarina-4210590.html e http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/fotos/neve-em-santa-catarina-37567.html

 

Com relação à neve nos morros da Grande Florianópolis está existindo um a pequena confusão ... em muitas fotos estão atribuindo neve ao Cambirela - Palhoça/SC, mas na verdade ocorreu no Pico do Tabuleiro - Águas Mornas/Santo Amaro da Imperatriz e Morro das Pedras - Águas Mornas/Santo Amaro da Imperatriz/São Bonifácio ... fotos 03, 05, 06 e 08 de cima para baixo.

 

 

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

O vento virou no PNI!!!! Se mantiver a direção atual, amanhã será espetacular a mínima por lá!!! Não vou afirmar nada, mas poderemos ter o recorde do Brasil, a URA está muito baixa, e vai secar mais. GFS e Europeu apontam para 2 dias seguidos com URA desértica, manutenção de vento do sul, ciclogenese puxando ar frio continental para o litoral, frio em altura, tem tudo pra botar pra quebrar.

 

Mas o PNI tem se revelado uma caixinha de surpresas, uma hora que não imaginamos negativa forte, na outra hora fica positivo quando tudo indica que negativaria. Ao mesmo tempo que as médias de temperaturas do PNI são estáveis, quando há mudanças lá elas são muito bruscas, deixando qualquer um louco. Está sendo um baita aprendizado observar as condições do PNI!!!

Link to comment
Share on other sites

 

15363540.jpg?w=1024

Crédito: Andre Ferreira :shok:

 

Fonte (imagens onde não há indicação individual):http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/diario-da-redacao/noticia/2013/07/dc-disponibiliza-imagens-em-alta-resolucao-da-neve-em-santa-catarina-4210590.html e http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/fotos/neve-em-santa-catarina-37567.html

 

Sou louco pra ver isso na Via Dutra em Cachoeira Paulista, sentido RJ... foto fodástica!!!

Imagem de sonho. Sempre que passava pela BR 101 ao lado serra do Tabuleiro, comentava com minha esposa que já havia ocorrido neve nessas montanhas suficiente para ser vista do litoral e que um dia isso se repetiria. Esse fato me deixou muito mais feliz do que se tivesse nevado um metro aqui na Serra Gaúcha. Ver essas imagens é muito bom.

 

Sera que nao poderia acontecer algo parecido no trecho gauchoi da BR-101 entre Osorio e Torres? ...mais precisamente perto da descida da Estrada do Sol, aonde temos morros com ate 900m de frente para a auto estrada??

 

 

.

Link to comment
Share on other sites

MS - hoje

 

Nhumirim: 0,1

Rio Brilhante: 0,5

Bela Vista: 1,0

Amambai: 1,8

Jardim: 2,2

Maracaju: 2,6

Água Clara: 2,8

Sidrolandia: 3,6

Ponta Porã: 5,0

Juti: 5,7

Itaquirai: 5,7

Aquidauana: 5,8

Coxim: 5,8

Chapadão do Sul: 5,9

São Gabriel do Oeste: 5,9

Sete Quedas: 6,1

Miranda: 6,4

Cassilandia: 6,9

Dourados: 6,9

Ivinhema: 7,3

Paranaiba: 7,6

Três Lagoas: 7,6

Bataguassu: 8,2

Costa Rica: 8,6

Sonora: 8,7

Campo Grande: 9,0

Corumba: 9,7

Link to comment
Share on other sites

Estava aqui pensando, muitas vezes o maior entrave para se colocar uma estação online nem é o dinheiro, nem a falta de vontade, o maior entrave é que o Brasil possui muitos lugares que poderiam ser explorados turisticamente, mas com pouco acesso a internet. estas operadoras de telefonia que dizem ter cobertura maior aqui ou ali, mas quando vc sai das cidades cade o sinal?

 

PHP, te entendo muitas vezes tua dificuldade em conseguir monitorar as baixadonas cuiudas que tenho certeza tem potencial de mínimas muito baixas, mas será que não teria como vc conseguir pelo menos em algum dos lugares que você menciona colocar uma davis vue ou uma oregon de boa qualidade com data logger? Mesmo sem internet, se vc botar uma que ´dê pra pegar os dados sem perde-los uma vez por mes, já resolveria!

Link to comment
Share on other sites

Estava aqui pensando, muitas vezes o maior entrave para se colocar uma estação online nem é o dinheiro, nem a falta de vontade, o maior entrave é que o Brasil possui muitos lugares que poderiam ser explorados turisticamente, mas com pouco acesso a internet. estas operadoras de telefonia que dizem ter cobertura maior aqui ou ali, mas quando vc sai das cidades cade o sinal?

 

PHP, te entendo muitas vezes tua dificuldade em conseguir monitorar as baixadonas cuiudas que tenho certeza tem potencial de mínimas muito baixas, mas será que não teria como vc conseguir pelo menos em algum dos lugares que você menciona colocar uma davis vue ou uma oregon de boa qualidade com data logger? Mesmo sem internet, se vc botar uma que ´dê pra pegar os dados sem perde-los uma vez por mes, já resolveria!

 

Artur, é o que eu faço em uma chácara de um conhecido aqui na região serrana de Joinville. Desde 2011. De tempos em tempos coleto os dados.

Link to comment
Share on other sites

Esta manhã foi bastante fria em Campinas e grande parte do leste e norte paulista, por aqui o Cepagri registrou mínima de 5.7°C, no meu bairro (Barão Geraldo) 4.3°C,na região muitas cidades na faixa dos 6°C. A nebulosidade começou a atuar após a 03:00 da manhã, caso contrario as mínimas seriam bem mais baixas...

Link to comment
Share on other sites

 

Com relação à neve nos morros da Grande Florianópolis está existindo um a pequena confusão ... em muitas fotos estão atribuindo neve ao Cambirela - Palhoça/SC, mas na verdade ocorreu no Pico do Tabuleiro - Águas Mornas/Santo Amaro da Imperatriz e Morro das Pedras - Águas Mornas/Santo Amaro da Imperatriz/São Bonifácio ... fotos 03, 05, 06 e 08 de cima para baixo.

 

 

E a foto 11 amigo?

 

E as minhas 2 mensagens desde o dia 23/07?

 

Que horas você olhou para o Pico do Cambirela no amanhecer de 23/07/2013?

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Cada caso, um caso.

 

O William, começou o dia com -3, CDJ começou com 4. Pouco mais de 3 horas depois, temos 12 em MDF e 8 em CDJ. Numa cidade, a amplitude já está em 15°C na outra em 4°C. Baixadas e não baixadas, cada um tem sua preferência. Eu, prá morar, preferiria um lugar onde as máximas fossem as mais baixas possíveis, principalmente na época de calor.

 

Aqui no Vale, muitas nuvens e 14,5

Link to comment
Share on other sites

Cada caso, um caso.

 

O William, começou o dia com -3, CDJ começou com 4. Pouco mais de 3 horas depois, temos 12 em MDF e 8 em CDJ. Numa cidade, a amplitude já está em 15°C na outra em 4°C. Baixadas e não baixadas, cada um tem sua preferência. Eu, prá morar, preferiria um lugar onde as máximas fossem as mais baixas possíveis, principalmente na época de calor.

 

Aqui no Vale, muitas nuvens e 14,5

 

 

Pois é Sergio mais até a tarde voce pode ver , as duas vao ficar com no maximo 2°C de diferença

Link to comment
Share on other sites

Cada caso, um caso.

 

O William, começou o dia com -3, CDJ começou com 4. Pouco mais de 3 horas depois, temos 12 em MDF e 8 em CDJ. Numa cidade, a amplitude já está em 15°C na outra em 4°C. Baixadas e não baixadas, cada um tem sua preferência. Eu, prá morar, preferiria um lugar onde as máximas fossem as mais baixas possíveis, principalmente na época de calor.

 

Aqui no Vale, muitas nuvens e 14,5

 

 

Pois é Sergio mais até a tarde voce pode ver , as duas vao ficar com no maximo 2°C de diferença

 

A amplitude grande é bom pra quem quer experimentar "climas diferentes". De dia um churrasco ao ar livre e de noite um belo fondue de queijo!

Link to comment
Share on other sites

 

Com relação à neve nos morros da Grande Florianópolis está existindo um a pequena confusão ... em muitas fotos estão atribuindo neve ao Cambirela - Palhoça/SC, mas na verdade ocorreu no Pico do Tabuleiro - Águas Mornas/Santo Amaro da Imperatriz e Morro das Pedras - Águas Mornas/Santo Amaro da Imperatriz/São Bonifácio ... fotos 03, 05, 06 e 08 de cima para baixo.

 

 

E a foto 11 amigo?

 

E as minhas 2 mensagens desde o dia 23/07?

 

Que horas você olhou para o Pico do Cambirela no amanhecer de 23/07/2013?

 

Abraço.

 

Bruno, ele não disse que não nevou no Cambirela, mas que várias fotos são dos outros locais citados. A falta de informações da população, transformou a Serra do Tabuleiro em Cambirela. Abç.

Link to comment
Share on other sites

E o Morro da Igreja tem a mínima do ano até agora, neve registrada, e sensação térmica de quase trinta abaixo de zero. Lugar fantástico. :clapping:

 

Depois de 39 horas, as 9HBR de hoje, ele atingiu 1C.

 

Com isso, as médias caíram bastante e o MI já está empatado com o PNI.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de dar uma olhada nos modelos e um pouco de meu feeling, previsão de última hora!

 

Grande SP: Tempo está secando ao sul da Grande SP, se o tempo não abrir chego a 8,2 no Assunção e 8,x no mirante de Santana, se abrir devo ir a 6 ou mesmo 5 e Mirante chega nos 6,x!!! Potencia da massa polar na retaguarda é absurdamente alta, confesso que poucas vezes vi pressão de 1029 aqui na grande SP em muitos anos!!!

 

PNI: com o dado novo inserido da ciclogenese, o potencial de resfriamento do PNI aumentou, então deve ir a -3 esta madrugada! Não vai cair mais por causa do vento, somente! E as projeçoes de agora a noite indicam vento até o amanhecer, caindo pra uns 4 a 6 km/hr ao final da madrugada.

 

Maria da Fé: Vai bater nos -2 de novo William!!!!

 

O tempo não abriu em Itapevi e, por causa disso, a mínima ficou na casa dos 7ºC.

 

No momento, cai uma garoa forte com vento. Continuando assim, dificilmente a temperatura passa dos 10ºC, aliás, já são mais de 72 horas de temperatura sub-10 aqui na cidade. Fantástico!!!

Link to comment
Share on other sites

Agora 9,3° e um insistente vento E. À meia-noite estava 8,5° no INMET. Todo o Estado caindo, e aqui um pouco difícil. Engraçado que Tramandaí tem vento SO. Espero que o vento pare aqui.

Bingo!! O vento parou e a temperatura afundou! Boa mínima de 5,7°! Estava 9,5° à meia-noite. No INMET deu 4,7°. Provavelmente fez 2° nos pontos mais frio da cidade, na Zona Sul e na Leste.

 

Agora a temperatura dispara em todo o RS e SC. Praticamente todas as cidades acima de 10°, fora as que ainda têm nevoeiro. Tenho 16,4° com 66%. Espero 19° de máxima.

 

Nada como abrir a casa para esquentar. No meu quarto cheguei a 13,1°. Agora tenho 13,3° lá e 15,1° no meu mesanino.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.