Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

 

tens razão, Alexandre, é pífio o registro. Por se tratar, SEMPRE ou QUASE SEMPRE, de registros de topo. os baixadões cobertos de geada e...nada de registro.

Interessante ver mapa. O RS congelado, cheio de geada(até em Porto Alegre) e nada dos "cientistas" do Inmet registrarem.

 

Gamboa realmente os registros de geada apontam muito erros e acho correto que se leve em conta apenas as ocorrências no local das estações. No caso do Inmet por exemplo, que mantém estações em topo, registrar a ocorrência de geada num certo dia quando esta só ocorreu em baixadões não representaria fidedignamente o local da estação e influenciaria na parte climatológica, levando a interpretações errôneas das séries.

 

Aqui em São Gabriel o sol até tenta aparecer desde a manhã, mas as nuvens não deixam. Após uma mínima de 17,8°C, agora chove fraco com 22,2°C e ar bastante úmido (ponto de orvalho em 20°C) o que aumenta a sensação de abafamento.

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão sobre geada vai longe... fico aqui pensando num futuro próximo onde a maioria das estações serão digitais (se já não o são), sem observador para dizer se houve geada ou não!

 

Seria interessante que o parâmetro utilizado passasse a ser a temperatura da relva a partir de um sensor próximo ao solo: zerou, é geada! Independente se no abrigo a 1,5m fez 5 graus ou mais! Ah, é claro: considerar a umidade é sempre bom também!

 

Detecção de geada é algo que depende do empenho e experiência do observador como já citado antes! Por isso as informações não muito confiáveis do INMET...

 

Enfim, aqui em Curitiba um dia maravilhoso de céu azul como a tempos não tínhamos, 22.1°C, vento NW e 59%... "veranico"muito bem-vindo, minhas roupas no varal agradecem e eu também!

Link to comment
Share on other sites

Eu também adoro estes dias com calorzinho em pleno inverno, só não aprecio aquelas temperaturas acima de 32°c no verão com noites abafadas amanhecendo com mais de 22°C, isto eu odeio.

Até pq nosso inverno até aqui no RS é feito de dias frios na maioria intercalado com períodos de calor, e isto sempre aconteceu. A maior máxima mais baixa que me recordo em 1 mês desde 1993 quando comecei a medir as temperaturas foi julho de 1996 com 22°C.

Curto muito extremos no inverno tipo 28°C numa semana e 0°C na outra ou com máxima de 9°C com chuviscos e 10°C no auge da tarde com céu aberto.

Muitos dias chuvosos e nublados faz mal para às pessoas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Rio Grande em chamas, a temperatura aqui disparou de 20ºC à 1 hora da tarde para 25ºC às 3 horas :heat:

 

 

Uma bela regiao pra quem curte extremos , é 30 em um dia e 0° no outro

 

Na verdade essas máximas altas que temos aqui no RS são muito próximas àquelas vistas em SP e MG. A diferença é que aqui elas são mais pontuais e aí possuem uma frquência maior.

Link to comment
Share on other sites

O amanhecer de hoje foi um dos mais quentes que já vi em julho. Minha mínima de 16,9° foi às 2:45. Mas fazia 19,8° às 6:30!!!!!! A máxima foi de 27,5°.

 

Agora faz 24,3° com 65% e muitas nuvens. Engraçado é que a temperatura disparou hoje, mas os interiores ainda estão frescos. Resultado: não se sente calor algum, apenas quem fica andando pela rua sente alguma coisa.

Link to comment
Share on other sites

No caso do Inmet por exemplo, que mantém estações em topo, registrar a ocorrência de geada num certo dia quando esta só ocorreu em baixadões não representaria fidedignamente o local da estação e influenciaria na parte climatológica, levando a interpretações errôneas das séries.

 

Eles não registram geada no gramado onde está a própria estação. Fazem leitura às nove da manhã e ignoram geada ocorrida na madrugada e/ou amanhecer.

Link to comment
Share on other sites

Efeito ASAS:

 

 

MG, RJ, ES e BA dando 1 show nas máximas baixas.

O melhor está por vir na próxima semana, com previsão de até 12°C em Vitória, 9°C em Vitória da Conquista, 8°C em Juiz de Fora, 3°C em Santa Teresa/ES, além de máximas de apenas 17°C na região sul planalto da BA em Conquista.

 

3 em santa teresa??? :mosking: :mosking: :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos...Um inverno normal a frio, eu entendo como anomalia zero ou abaixo....Como diz o datena...ou eu tô errado..??

 

:mosking:

De forma alguma!

Entretanto, alguns modelos, em meados de maio e início de junho apontavam para um frio intenso no Sul do Brasil antes do início oficial do inverno... Talvez este fato (não concretizado) tenha atrapalhado a visão experiente e intuitiva do Coutinho.

Não posso negar os números mostrados por vc , confirmando anomalia positiva em SC, PR, etc etc.

Mas este fato não muda minha opinião sobre o Coutinho: Um mestre!

Abraço

 

Ninguem aqui está julgando a capacidade de alguem.....Mas coloquei que o estado de SC ficou acima da média e não só eu estou dizendo isso mas o Epagri Ciram tambem...e os numeors mostram isso. Disseram que o Inverno iria ser normal a frio....e Maio e Junho não foi...entao...Erraram...PONTO..!!

Link to comment
Share on other sites

Temperatura deu uma disparada hoje aqui na Capital SP.

Nos aeroportos da Grande SP, a máxima chegou aos 26 graus em Congonhas (contra 22 ontem) e 25 graus em Cumbica (contra 21 ontem).

Na próxima segunda feira, a Climatempo prevê que o tempo mudará aqui por conta de uma frente fria. Eu particularmente acredito de que não teremos aquela chuva de forma volumosa como aconteceu nos últimos sistemas frontais aqui.

Link to comment
Share on other sites

Ao invés de ler o resumo.....vejamos como foi tratado agosto no trabalho citado no texto integral.

 

Estás tergiversando ao citar agosto.

 

A contenda é a tua afirmação PEREMPTÓRIA que ENSO não influencia INVERNO do RS, o que a pesquisa refuta expressamente.

 

Não desvia pela tangente, Mafili !

 

 

Perfeito. Agosto virou o refugio a tese do Mafili.

Link to comment
Share on other sites

Para a segunda quinzena de Julho, o GFS mostra uma MP de 1040 hPa subindo pelo Cone-Sul adentro, o problema é a falta de ciclones, se continuar podemos perder até duas incursões de ar polar seguidas, já que na retaguarda dessa primeira, viria uma segunda (em um curto intervalo de tempo, coisa de 2 dias) com a mesma potência, mas o problema do ciclone continua! Cadê os ciclones??!

 

Obs.: Essa primeira incursão seria forte ao ponto de não precisar de um ciclone para atingir o sul do Brasil, mas com certeza se ele aparecesse o cenário seria muito melhor... Mas tá longe ainda galera! Só espero que essa tendência de ciclones falhos acabe!

Link to comment
Share on other sites

Dito e feito... a neblina já cobre o alto do morro que tem à frente de casa, no outro lado da via que faz divisa com meu condomínio (300m) e a temperatura nesse meio tempo aumentou: 12,6ºC às 23h20.

 

Deprimente...

Dito e feito mesmo... :mosking:

Não deu sub-10 nem em Juquitiba, São Lourenço da Serra, Barueri, IAG...

 

 

máxima de 26.6ºC, nossa isso é inverno? passei na lapa era 15h, o termômetro do trem marcava 27ºC

 

No momento 24º

Mirante: 12,9°C / 26,8°C (Máxima da automática, após 15h)

IAG: 13,0°C / 26,2°C (Até 15h, pode dar um pouquinho mais na leitura de 21h, 0h UTC)

Barueri: 11,6°C / 26,7°C

 

O ar já começa a secar (Normal da época), na automática do Mirante a umidade chegou a 38%.

 

Continuamos com céu claro por aqui.

 

E.T.: Esquentada em julho totalmente dentro da normalidade do nosso clima, aqui em Sampa.

A coisa começa a ficar fora do normal se o Mirante bater em 28,5 /29,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Estou em Canela, cheguei anteontem.

 

Muito calor por aqui!

 

Depois de uma terrível mínima de 15 graus, cheguei a registrar 25 graus no termometro do carro durante a tarde...

Pô, Bettega, basta tu chegar ao pago pra que seja registrada a maior temperatura no Estado desde meados de maio!! Que sina!

 

Por sinal, vais ficar até quando? No outro fds estaremos eu, Rodrigo e Gamboa por aí.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA bateu quase 30C, confirmou 29,8C em uma das estações Metroclima, zona norte de Porto Alegre. Mas deve ter passado dos 30C em alguns pontos. É comum termos veranico em todo o inverno. Porém menos em julho, e menos ainda no "core" do inverno portoalegrense que vai de 5 a 15 de julho. Parece até deboche!!

Menos em julho? Cara, praticamene todos os meses de julho registram veranicos. São raras as exceções!

Link to comment
Share on other sites

Dia terrível de inverno, depois de uma mínima de 16ºC (somente quase 6ºC acima da média), a máxima atingiu 25,2ºC(6ºC acima da média também),com UR mínima de 66% e céu claro! Além disso, até tivemos que ligar o ar condicionado no trabalho, só pelo abafamento que havia. Fez bastante calor para o que é considerado o "core" do inverno. Parece que coisa boa mesmo é só la pelo dia 14/15, muito caminho para trilhar-mos, muitas emoções ainda. Ainda assim, 30ºC pra cá no final de semana!!! Bahh, assim ninguém aguenta.

Link to comment
Share on other sites

Anselmi depois que você postou as fotos da estação Potreirinhos(muito lindo o lugar) com aqueles morros altos amarelados parecendo que a vegetação foi queimada pelas geadas,eu imaginei essa estação ainda vai registrar muitas surpresas de mínimas em relação a estação do INMET e de outras nos Aparados,fiquei torcendo por massas polares fortes.Hoje confirmou as surpresas de mínimas e grandes diferenças em relação as outras estações.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.