Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

No momento céu claro, e com isso a temperatura cai bem. Faz 13,5ºC. A mínima sub-10 é certeza se o tempo colaborar...

 

É o fenômeno "ASAS" mais uma vez ajudando o Sudeste e atrapalhando o Centro-Oeste e Sul. A primeira quinzena de Julho

será dominada por este sistema atmosférico.

Aqui em Sampa, sem chance de sub-10 no Mirante amanhã, mesmo com noite de céu limpo...

Às 20h, a automática do Mirante registrava 17,3°C, com 74% de umidade.

Embora a umidade até não esteja tão alta para o horário, teria que cair 7,4°C até amanhã cedo.

Bem difícil, apenas pela radiação noturna, numa área totalmente urbana. :negative:

 

O meu palpite é que sub-10 no Mirante nos próximos dias, só com algum reforço de ar polar...

 

O IAG registrava 16,2°C também às 20h. Lá ainda dá para sonhar com sub-10... Que já ocorreram nesse ano, portanto também não vai ser novidade...

O IAG registrou: 8,4°C (09/05), 8,6°C (10/05) e 9,0°C (04/06).

 

Agora, nas áreas mais periféricas, como Juquitiba, São Lourenço da Serra, Riacho Grande, Marsilac... e até Barueri, se o céu não nublar como na última madrugada, é sub-10 garantida.

 

Hoje

Mirante: 13,1°C / 21,9°C

IAG: 13,2°C / 22,8°C

 

Interessante notar que em noites nubladas, quando a perda de calor por radiação "não funciona", Mirante e IAG se emparelham nas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Agora 15,8C com pouco vento e nuvens que já começam a aparecer por aqui... A dias não presenciava uma temperatura tão alta para este horário...

 

Aqui está mais frio do que a gelada Caxias do Sul, que coisa rara!!!

 

No momento céu claro, e com isso a temperatura cai bem. Faz 13,5ºC. A mínima sub-10 é certeza se o tempo colaborar...

 

É o fenômeno "ASAS" mais uma vez ajudando o Sudeste e atrapalhando o Centro-Oeste e Sul. A primeira quinzena de Julho

será dominada por este sistema atmosférico.

 

Verdade... Hj o sudeste tá dando um banho no sul... Também, quando dão ASAS ao sudeste é isso q acontece... Rsrsr...

E aqui a temperatura não cai muito, agora 14,6C...

Link to comment
Share on other sites

Tem que ver a sondagem do Galeão. Isso é com Caio e Marcelo.

 

PS: quem quiser entender a razão da paixão dos gaúchos pelo Uruguay deve assistir ao Globo Repórter de amanhã. O Uruguay é o RS que deu certo culturalmente e o RS é o Uruguay que deu certo economicamente. Pena que não se fundiram...

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha que está limpo o tempo, Ricardo. Hj é uma bela noite para testar o poder de fogo da nova localização da estação. E olha que eu ainda fico meio frustrado em não poder ter convencido vcs de ter colocado a estação mais centralizada no valezinho...

 

 

Bruno,

 

Mais no meio seria uns 2m de deslocamento. Será que daria alguma diferença significativa ou, como fala um amigo meu, a diferença seria "bostesima!?

Link to comment
Share on other sites

22:00hs - PNI

 

Ceu limpo, 6,7

 

Max: 14,9

 

Min: 0,2

 

Não variou nada desde que liguei? Putz! Será que ele não tá olhando errado? Tem que falar que é a temperatura OUT!!!

 

Falei...é TEMP OUT...6,7 mesmo...deve ser o vento noturno... :laugh:

 

 

Com o vento que faz lá a sensação de frio deve estar tensa! Quando corri do Marcão até o Abrigo Rebouças fiquei com as orelhas doendo de frio. Desde Vail que não tinha esta sensação!

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha que está limpo o tempo, Ricardo. Hj é uma bela noite para testar o poder de fogo da nova localização da estação. E olha que eu ainda fico meio frustrado em não poder ter convencido vcs de ter colocado a estação mais centralizada no valezinho...

 

 

Bruno,

 

Mais no meio seria uns 2m de deslocamento. Será que daria alguma diferença significativa ou, como fala um amigo meu, a diferença seria "bostesima!?

 

Naquela altitude, em um local cujo frio depende basicamente da perda de radiação, faria MUITA diferença. Lembra da tua foto da geada em maio? Lembra que ela só se formou no fundo do vale e havia uma linha de corte da geada (ela não subia a encosta)? Isso é muito comum no frio de perda de radiação noturna. Aqui no sul as geadas sobem o morro.

 

Geada sulina (com Massa Polar pancadona)

5878771321_0c400cfd18_o.jpg

 

Geada sudeste (via perda de radiação)

os.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Agora, nas áreas mais periféricas, como Juquitiba, São Lourenço da Serra, Riacho Grande, Marsilac... e até Barueri, se o céu não nublar como na última madrugada, é sub-10 garantida.

 

Hoje

Mirante: 13,1°C / 21,9°C

IAG: 13,2°C / 22,8°C

 

Interessante notar que em noites nubladas, quando a perda de calor por radiação "não funciona", Mirante e IAG se emparelham nas mínimas.

 

Hoje

Itapevi: 8,0ºC / 21,4ºC

 

E 11,7ºC às 22h30... o problema é que a nebulosidade alta já deu as caras aqui na roça... e tudo indica que isso vai baixar causando aquela neblina típica que estanca a temperatura durante a madrugada. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha que está limpo o tempo, Ricardo. Hj é uma bela noite para testar o poder de fogo da nova localização da estação. E olha que eu ainda fico meio frustrado em não poder ter convencido vcs de ter colocado a estação mais centralizada no valezinho...

 

É verdade Bruno, acho que não vai nublar hoje, está bem aberto o céu. O bom seria naquela baixada que o Luba falou, pena ser distante da guarita!

Aqui estacionou em 14.5C, estranho pois não venta... achei que já estivesse negativado lá em cima a essa hora... só pode ser o vento. :sad:

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha que está limpo o tempo, Ricardo. Hj é uma bela noite para testar o poder de fogo da nova localização da estação. E olha que eu ainda fico meio frustrado em não poder ter convencido vcs de ter colocado a estação mais centralizada no valezinho...

 

 

Bruno,

 

Mais no meio seria uns 2m de deslocamento. Será que daria alguma diferença significativa ou, como fala um amigo meu, a diferença seria "bostesima!?

 

Naquela altitude, em um local cujo frio depende basicamente da perda de radiação, faria MUITA diferença. Lembra da tua foto da geada em maio? Lembra que ela só se formou no fundo do vale e havia uma linha de corte da geada (ela não subia a encosta)? Isso é muito comum no frio de perda de radiação noturna. Aqui no sul as geadas sobem o morro.

 

Geada sulina (com Massa Polar pancadona)

5878771321_0c400cfd18_o.jpg

 

Geada sudeste (via perda de radiação)

os.jpg

 

Sabemos que a linha de 0 graus bate no nivel do solo quase todos os anos na mantiqueira acima de 2500, esse fenomeno não é exclusivamente "sulino" mas é de fato raro por aqui, se bem que acho que costuma acontecer na parta mais continental tambem ao nivel do solo, não?

 

A proposito, a titulo de curiosidade, temos como saber a menor latitude onde a linha de 0 graus ja chegou a 850 hpa?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Única sondagem que encontro on-line agora é de Resistência 12z (mais perto do PNI).

 

PRES HGHT TEMP DWPT RELH MIXR DRCT SKNT THTA THTE THTV

hPa m C C % g/kg deg knot K K K

-----------------------------------------------------------------------------

1005.0 52 19.0 17.8 93 12.92 50 5 291.7 328.4 294.0

1000.0 94 19.4 18.7 96 13.76 40 10 292.6 331.7 295.0

939.0 640 22.0 19.0 83 14.96 356 39 300.5 344.6 303.2

925.0 771 21.8 18.2 80 14.43 345 46 301.6 344.3 304.2

909.8 914 20.8 17.2 80 13.79 345 46 302.0 342.9 304.5

850.0 1502 16.8 13.3 80 11.42 335 43 303.7 337.9 305.8

817.4 1829 14.5 11.7 83 10.64 335 39 304.7 336.7 306.6

788.1 2134 12.3 10.1 87 9.95 335 43 305.5 335.7 307.4

760.0 2438 10.1 8.6 90 9.29 340 47 306.4 334.7 308.1

732.8 2743 7.9 7.0 94 8.67 340 54 307.2 333.7 308.8

700.0 3126 5.2 5.1 99 7.93 340 50 308.2 332.7 309.7

655.5 3658 1.4 -0.1 90 5.81 345 46 309.7 328.0 310.8

647.0 3764 0.6 -1.2 88 5.45 342 44 310.0 327.2 311.0

Link to comment
Share on other sites

Claro que não é exclusivo do sul Frost. No mais, aqui temos muitas geadas por perda de radiação também. Meu ponto é que as geadas rotineiras lá no PNI serão como estas fotografadas pelo Luba. Imagino ser muito comum registrar -5C no valezinho fotografado e +5C na portaria do Parque. Nos 2500 metros o microclima deve ser uma festa.

Link to comment
Share on other sites

Claro que não é exclusivo do sul Frost. No mais, aqui temos muitas geadas por perda de radiação também. Meu ponto é que as geadas rotineiras lá no PNI serão como estas fotografadas pelo Luba. Imagino ser muito comum registrar -5C no valezinho fotografado e +5C na portaria do Parque. Nos 2500 metros o microclima deve ser uma festa.

 

Realmente!

Gostaria de enteder um pouquinho mais de como funciona o clima nessas altitudes... humidade por exemplo costuma ser menor com o ceu aberto? ou a perda de calor tem haver com a pressão apenas?

Link to comment
Share on other sites

Hoje

Itapevi: 8,0ºC / 21,4ºC

 

E 11,7ºC às 22h30... o problema é que a nebulosidade alta já deu as caras aqui na roça... e tudo indica que isso vai baixar causando aquela neblina típica que estanca a temperatura durante a madrugada. :negative:

 

Dito e feito... a neblina já cobre o alto do morro que tem à frente de casa, no outro lado da via que faz divisa com meu condomínio (300m) e a temperatura nesse meio tempo aumentou: 12,6ºC às 23h20.

 

Deprimente...

Link to comment
Share on other sites

Fiz uma pesquisa rapida aqui pessoal olhem só que interessante apesar de se tratar de hemisfério norte.

 

"Several tropical locations have reported snow at sea level, including near Nanning, China, in 1654; in Hong Kong in January 1893; and in Tampico, Mexico, in February 1895. The 1654 Chinese snowfall, near the present-day coastal city of Beihai, was nearest to the equator, at 21 degrees, 29 minutes north latitude. Several centimeters of snow were recorded there."

 

Ja nevou na china, ao nivel do mar em uma cidade a 21.29 graus de latitude! mesma latitude de Campos dos Goytacazes - RJ!

Link to comment
Share on other sites

Que loucura essa temperatura no Itatiaia, está mais quente lá em cima do que na baixada cuiuda-master do William.

 

Vamos ver como será ao longo da madrugada...será que cairá muito ou pouco? Depende das correntes de ar que estão

passando sobre as montanhas nestes momento...

 

Aqui faz frio: 13,7ºC e tempo super nublado....como diria o Marcos, "200% nublado", hehehe

Link to comment
Share on other sites

Calor de 21°C em São Joaquim na Climaterra, poderá chegar à 23°C, sendo anormal para mês de julho, no qual o mestre Coutinho previu para hoje máxima entre 15°C/17°C após madrugada "quente" de 9.4°C de mínima na Climaterra.

Sinto cheiro de algo forte que me lembra 1994 dentro de algumas semanas. Aqui na minha cidade nevou com acumulação em 8/7/94 após forte calor de até 35°C dias depois e antes, com vento rajadas fortes de norte, mínimas em torno de 20°C se não estou enganado, para neve aqui e muita neve na serra à ponto da polícia rodoviária desaconselhar o tráfego de veículos na serra devido a pista escorregadia de tanta neve que havia, durando cerca de 2 dias para derreter.

 

Lembro como se fosse ontem. Que baita evento aquele. Ver neve em POA e todo mundo na janela dos edifícios tirando foto da grama branca na frente dos jardins dos prédios do bairro onde eu morava. Que dia... Caxias, Gramado e Canela soterraram debaixo da neve.

Já citei esse evento aqui trocentas vezes: fui para Caxias do Sul na noite de 6ª-feira, depois que deu granular em POA. Tinha gelo na pista e o carro do meu irmão deslizava quando pisava no freio, hehe. Capotou um caminhão entre Farroupilha e Caxias, onde morreu o motorista. Fora essa tragédia, dia memorável!!

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.