Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

A neve que se projeta para Planalto Norte e PR é para segunda a tarde-noite, através de outro mecanismo que não o cavado, certo? Seria o represamento da FF que seria atingido fortemente pelo cavalo polar?

 

Fala Diego! Represamento da frente com muita instabilidade também em altos níveis.

 

O potente cavado sobe pelo sul gaúcho na madrugada/manhã de terça, criando outro cenário para a neve além do represamento da frente.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos do Baz. Ontem a noite um amigo de Bom Jesus disse ter visto neve caindo na cidade. Tentei falar com ele, mas não consegui mais. Acredito que tenha "dado uma de João sem braço", como dizemos aqui no sul. Caio, aproveitando sua presença aqui no fórum, me diga, como andam os prognósticos que já haviam sido feitos para quinta, sexta e hoje, bateram com a realidade? Subestimaram o frio, ou superestimaram?

Link to comment
Share on other sites

Antes de começar a analisar o atual momento. Uma pergunta que fiz ontem, repito:

 

Quando ocorreu a última tempestade de neve na região de São Joaquim (pós década de 1950; o evento pós copa de 94 foi?)?

 

E, ocorreu tempestade de neve na atual RM de Curitiba pós década de 1940?

Link to comment
Share on other sites

Valdir, praticamente a mesma coisa. Europeu e Mbar atrasaram um pouco a entrada do frio e deram uma ligeira reduzida. Corrigindo o que disse mais cedo depois de olhar os modelos, tem chance de recordes de temperatura, mas principalmente de neve na história recente.

 

BrunoC, a última tempestade de neve foi em 1996, com condições blizzard. Agosto de 2010 também foi, mais na região do MI e Santa Cecília.

Link to comment
Share on other sites

Até o CIRAM chuta o pau da barraca e cita chance ALTA de neve...

 

Probabilidade alta de NEVE entre domingo e segunda-feira em SC. Geada generalizada e frio histórico na próxima semana

 

Sábado, 20 Julho 2013 09:25

No decorrer do domingo, a temperatura declina acentuadamente em SC! A chegada de uma nova e intensa onda de ar Polar, com previsão de temperatura negativa nas áreas altas do estado, variando de -10°C a -8°C especialmente em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, dentre outras com altitude acima da casa de 1000 metros.

No Litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 3°C no Litoral, na terça e quarta-feira. No Vale do Itajaí, frio é intenso com mínimas muito baixas e máximas que não atingem 10°C.

 

Algumas recordes de temperatura mínimas do ar, devem ser igualadas ou até mesmo superados para o mês de julho. Esta situação é excepcional e histórica, podendo ser comparada a última forte massa de ar Polar em SC no ano de 2000.

 

O dia mais frio da próxima semana será nas madrugadas de terça e quarta-feira, com formação de geada em todas as regiões do Estado. O frio diminui um pouco na sexta-feira.

 

O frio úmido de domingo e na segunda-feira favorece a queda de neve e chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul. Se a combinação das variáveis Meteorológicas for confirmada, há chance de acumulo significativo de neve, similar aos episódios nivosos de 2010 e 2011.

 

Não se descarta a ocorrência do fenômeno nas áreas altas do Meio Oeste, Planalto Norte e até mesmo do Oeste do Estado (chance pequena). Nas áreas mais altas da Serra gaúcha e região Serra do Paraná, o fenômeno também pode ser registrado. Esta massa fria é considerada tão intensa que pode causar a “friagem” no Centro-Oeste e sul da região Amazônica.

 

Atenção:

 

Risco de congelamento na pista em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco, na noite de domingo e na segunda-feira.

 

Geada forte e ampla no estado nas madrugadas de terça, quarta e quinta-feira, com prejuízos para agricultura e pecuária. Não se descarta a possibilidade de geada negra especialmente nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, na terça-feira.

 

isco para os moradores de rua devido ao frio intenso. Vale ressaltar que animais (domésticos e/ou que vivem ao ar livre) também necessitam de cuidados especiais.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Link to comment
Share on other sites

Galera, já nevou em floripa?

 

Não que se saiba. Mas em 1990 nevou em cidades próximas de Florianópolis em cotas baixíssimas de altitude. Tem-se notícia que chegou a nevar em alguns morros entre Garopaba e Imbituba neste episódio, o que não daria para descartar alguma paraguaia nos morros mais altos da Ilha..

Link to comment
Share on other sites

BrunoC, a última tempestade de neve foi em 1996, com condições blizzard. Agosto de 2010 também foi, mais na região do MI e Santa Cecília.

 

Obrigado Caio! Mas em 2010 tivemos ventos fortes durante a precipitação (exceto Morro da Igreja)?

 

Olha, peguei essa neve depois que já tinha caído. Entretanto, após "dormir" no carro no Morro da Igreja, o amanhecer do dia 5 de agosto reservou mais algumas pancadas fortes de neve mas sem tanto vento lá no alto.

Link to comment
Share on other sites

 

Olha, peguei essa neve depois que já tinha caído. Entretanto, após "dormir" no carro no Morro da Igreja, o amanhecer do dia 5 de agosto reservou mais algumas pancadas fortes de neve mas sem tanto vento lá no alto.

 

Então, que em alguns pontos foi muita neve, é certeza (vídeos e fotos não faltaram). Só não lembro de vento acima de 40/50km/h.

 

Cara, por alguns cenários, seria bem complicado dormir em carro no Morro da Igreja dessa vez, até acho que a subida deverá ser interditada (pela estrada pelo menos :laugh: ).

 

Quanto a neve na ilha de Florianópolis, nunca vi relato, mas nos pico do cambirela e tabuleiro (sobretudo), já soube de relatos.

Link to comment
Share on other sites

Oi pessoal do BAZ, me registrei ha pouquíssimo tempo, sou uma apaixonada pelo frio, e sempre pesquisando sobre o tempo eu encontrei o BAZ e passei a usá-lo muito no meu dia a dia, mas como sou bastante leiga no assunto, nunca achei que fosse necessário minha participação no blog, mas, nos entrosando acredito que possa aprender muito com todos.

Eu moro numa região quente do Estado, mas sempre entre maio/agosto a região fica muito fria, e passarei informações sobre a região, abraços :mosking:

-Apesar da grande quantidade de chuva que caiu ontem, o céu se encontra mais aberto, com nuvens bem fraquinhas, amanheceu com 16ºC em Assis com um vento frioo

Link to comment
Share on other sites

Certeza que o ar polar vai atingir a fronteira Brasil Uruguai entre 20hs de hoje e 9hs de amanhã (sim, janela longa é fácil acertar, mas afirmo, 100% certeza).

 

Sem precisão, aposto no amanhecer/fim madrugada próxima.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pelo que vi os modelos estão aumentando a umidade sobre SP nos dias 23 e 24. Isso abre caminho para possível quebra de recorde de menor máxima da história.

 

Freemeteo é o primeiro site que já acusa uma máxima de 9º aqui em SP na quarta-feira:

 

http://freemeteo.com/default.asp?pid=23&la=18&gid=3448439

 

Alguém sabe sobre qual modelo esse site se baseia?

Link to comment
Share on other sites

olha, o Europeu colocou uma possibilidade boa de neve no Pr e, por que náo?, na mantiqueira.

no entanto, como sempre acontece nos ajustes dos modelos, está secando muito. "chupando " a umidade, é um monstro que afasta tudo o que tem pela frente, 1041hpa.

 

 

Gamboa , por qualquer uma dos 2 ficarei feliz , se a umidade ficar represada aqui com esse frio todo , penso em grandes chances de alguma coisa nos pontos acima de 2000 Metros ,

 

Agora se secar melhor ainda grandes chances de geadas fortissimas e negativas abaixo dos -5°C

Link to comment
Share on other sites

Fremeteo coloca chance de neve na serra da Mantiqueira nas cotas acima de 1800 Metros

 

Entre 6horas de 21 horas de quarta

 

O doidao do vieweather coloca neve entre terça e sexta na Pico das Agulhas Negras com acumulados de até 61cm

 

 

Cabe aos mais experientes dizer que se pode acreditar 1% nessas previsoes ???

Link to comment
Share on other sites

Acho que todos aqui do fórum estão sentindo falta dos comentários do mestre Coutinho!

Podemos fazer uma manifestação pacifica para o seu retorno... Ao final dos comentários podemos escrever: Volta Coutinho!!!

 

Volta Coutinho!!!

 

Assino!! O Brasil pode presenciar o mais marcante evento invernal do século e o Coutinho fora do BAZ!

 

Volta Coutinho!

 

p.s. Infelizmente meu cérebro não consegue processar informação do PR para cima no momento, desculpem. O cénario do PR para N ainda tem tempo, até Curitiba ainda temos 3/4 dias.

Link to comment
Share on other sites

Corrida das 0z/06z dessa manhã já apresenta boa consistencia para o sudeste em relação a anteontem, ainda com alguns ajustes para São Paulo.

 

Parece haver um consenso entre os modelos e ensemble para o pico do frio, entre a manhã da terça ou mais provavelmente na manhã da quarta, com a linha de 5°C em 850hpas, passando sobre a cidade SP. É bem provavel que teremos mínimas em torno de 6°C pra baixo, se o céu realmente limpo, e com a tarde da terça/quarta podendo ter ser a mais fria do ano. Penso que geadas fraca não podem ser descartadas nos extremos da cidade, e o CGE/Defesa Civil, deva botar a cidade em estado de atenção por causa do frio extremo, que dessa vez chega de vez pra cá!

 

Ainda há incertezas para a Serra da Mantiqueira/PNI e Sul de Minas, devido a um bloqueio em 250hpas aparece consistente pelos modelos (GFS/Euro) na altura da Bahia, o que provavelmente desviará o ápice do frio pra lá, ainda sim é necessário observar as próximas corridas dos modelos.

 

Vale lembrar que essa frente fria, não será clássica pelo visto, daquelas, que avança até Bahia, Alagoas, e espalha ar polar de forma geral, por isso o ar polar extremo parece ficar mais restrito ao sul mesmo... Esses sistemas são mais comuns, em Agosto e Setembro, então, penso que se a climatologia for respeitada, ainda teremos algo mais forte pra cá. Então, não se desesperem com esse cenário! hahaha

 

Aguardando a 12z pra continuar acompanhando...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ciram deverá errar neve em SC no domingo, antes da 0h de segunda não vejo da onde vem tal previsão.

Eu vejo, e o INMET tmbm kkkkkk

:: SANTA CATARINA- 921/2013

As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de possibilidade de queda de neve, no Planalto Sul no período entre 00:00h do dia 21/07/2013 às 24:00h do dia 22/07/2013.

: RIO GRANDE DO SUL- 920/2013

As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de possibilidade de queda de neve, na Serra do Nordeste e leste do Planalto no período entre 00:00h do dia 21/07/2013 às 24:00h do dia 22/07/2013.

Link to comment
Share on other sites

Esta é uma previsão emblemática de um site conservador (acompanho há anos):

 

url=http://smg.photobucket.com/user/galow26/media/CapturadeTela2013-07-20agraves084554_zpsd95de8e2.png.html http://img.photobucket.com/albums/v444/galow26/CapturadeTela2013-07-20agraves084554_zpsd95de8e2.png[/url]

 

Por essa imagem, a mesma nebulosidade que estaria provocando neve no sul do estado e SC estaria aqui também, mas com menos frio em altura. Vai que...

 

Chuviscos agora e 18,4ºC. O vento sopra de norte e devido a umidade elevada há até uma sensação térmica um pouco mais baixa. Sol agora creio que apenas na quarta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Ciram deverá errar neve em SC no domingo, antes da 0h de segunda não vejo da onde vem tal previsão.

Eu vejo, e o INMET tmbm kkkkkk

:: SANTA CATARINA- 921/2013

As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de possibilidade de queda de neve, no Planalto Sul no período entre 00:00h do dia 21/07/2013 às 24:00h do dia 22/07/2013.

: RIO GRANDE DO SUL- 920/2013

As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de possibilidade de queda de neve, na Serra do Nordeste e leste do Planalto no período entre 00:00h do dia 21/07/2013 às 24:00h do dia 22/07/2013.

 

PARA SC, reafirmo (no momento): Ciram, PHP e INMET deverão errar neve em SC no domingo, antes da 0h de segunda não vejo da onde vem tal previsão.

 

Com todo respeito amigo! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Tanto a última rodada do GFS quanto do CMC, estão bem parecidos quanto a perspectiva aqui para o Vale.

Resumo:

 

Segunda- calorão máxima quase de 30

Terça- nublado/chuvoso máxima de 15

Quarta- nublado/chuvoso, máxima de 10

Quinta- nublado/chuvoso, máxima de 10

Sexta em diante, começa a secar.

 

Salvo algum erro, acho que é isso.

Link to comment
Share on other sites

Este segundo pulso de ar frio veio generoso com o leste catarinense, sobretudo com as terras baixas..

 

Joinville, na minha estação, registra agora 14ºC. Na Serra Dona Francisca tenho 14,6ºC. Na Villaggio Grando tenho 16,6ºC.

 

Ou seja, to passando mais frio aqui do que se tivesse subido a serra hehehehehe

Link to comment
Share on other sites

De acordo com o Europeu 00Z disponibilizado pelo fantástico wxbrasil.net, o campo de neve para o PR e RM Curitiba (inclusive) é IMPRESSIONANTE, ÉPICO, HISTÓRICO, SEM PRECEDENTE!

 

snow_ecmwf_sul_26_zps91249448.gif

 

snow_ecmwf_sul_27_zpsd47eb9f9.gif

 

snow_ecmwf_sul_28_zpsf0804817.gif

 

snow_ecmwf_sul_29_zpsf332dcb4.gif

 

snow_ecmwf_sul_30_zps98e79309.gif

 

Obs: O Europeu é sempre muito conservador para a neve. :prankster:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pelo que vi os modelos estão aumentando a umidade sobre SP nos dias 23 e 24. Isso abre caminho para possível quebra de recorde de menor máxima da história.

 

Freemeteo é o primeiro site que já acusa uma máxima de 9º aqui em SP na quarta-feira:

 

http://freemeteo.com/default.asp?pid=23&la=18&gid=3448439

 

Alguém sabe sobre qual modelo esse site se baseia?

Só se for em localidades rurais bem afastadas tipo Capela do Socorro né?. No Mirante não baixa de 11°C e 12°C na área central.

Link to comment
Share on other sites

Tranquilo BrunoC,faz parte argumentar cada um com suas razões hehehe.

Vamos fazer uma aposta de brincadeira se nevar até as 24h de domingo eu ganho, se nevar depois da meia-noite vc ganha kkkkk

E acrescento, antes da neve vem chuva congelada uhuhauhuahuhau

Inclusive domingo, meu roteiro será Campo Bonito Itapuca, platô de 800 a 827m, a leste/nordeste de Soledade... :spiteful: :spiteful: :spiteful:

Link to comment
Share on other sites

Tranquilo BrunoC,faz parte argumentar cada um com suas razões hehehe.

Vamos fazer uma aposta de brincadeira se nevar até as 24h de domingo eu ganho, se nevar depois da meia-noite vc ganha kkkkk

E acrescento, antes da neve vem chuva congelada uhuhauhuahuhau

Inclusive domingo, meu roteiro será Campo Bonito Itapuca, platô de 800 a 827m, a leste/nordeste de Soledade... :spiteful: :spiteful: :spiteful:

 

PHP, escrevi neve em SC! Chuva congelada pode ser confundida com granizo pequeno (isso possível).

 

Aposta de brincadeira em relação a neve domingo SC, estou dentro. :ok: Você, o Ciram e o Inmet ganharão se ocorrer!

Link to comment
Share on other sites

Tranquilo BrunoC,faz parte argumentar cada um com suas razões hehehe.

Vamos fazer uma aposta de brincadeira se nevar até as 24h de domingo eu ganho, se nevar depois da meia-noite vc ganha kkkkk

E acrescento, antes da neve vem chuva congelada uhuhauhuahuhau

Inclusive domingo, meu roteiro será Campo Bonito Itapuca, platô de 800 a 827m, a leste/nordeste de Soledade... :spiteful: :spiteful: :spiteful:

 

PHP, escrevi neve em SC! Chuva congelada pode ser confundida com granizo pequeno (isso possível).

 

Aposta de brincadeira em relação a neve domingo SC, estou dentro. :ok: Você, o Ciram e o Inmet ganharão se ocorrer!

Florianópolis tem uma cadeia de montanhas no extremo sul da ilha com ponto culminante de 500 e poucos metros.

Tem alguma trilha pra chegar lá?

Era 1 lugar propício par neve nesta ocasião.

Link to comment
Share on other sites

Só se for em localidades rurais bem afastadas tipo Capela do Socorro né?. No Mirante não baixa de 11°C e 12°C na área central.

 

Pelas últimas saídas, eu não descartaria de forma alguma a chance de recorde de menor máxima no Mirante.

 

Vinicius, que modelo está olhando?

 

Pelo que me lembro a última sequência de máximas baixas aqui no leste do estado foi entre os dias 25 e 30 de julho de 2007 com grande parte do dia 29 abaixo dos 10C em congonhas. Nesse mesmo dia Santos ficou com máxima de 14C e temperatura a noite baixando dos 10C com céu fechado.

 

Sinceramente, se for para ter mínimas meia boca prefiro ter máximas bem baixas por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Especial Neve em Curitiba

 

Impressiona muito a convergência e insistência dos dois principais modelos ao indicar neve na capital paranaense. Reuni algumas imagens que, mesmo se não nevar, vão ficar para a história.

 

Campo neve Europeu 0Z:

ECMWF-0Z.gif.d84def59f47c2b6b354b851d0a601d23.gif

 

Campo neve GFS 0Z:

GFS-0Z.png.eda6a1a4d7f55e37bd1e91117e34508f.png

 

Campo neve GFS 6Z:

GFS-6Z.png.789a0fcfdb0b510f5a4dc36b6f296dd1.png

 

Neve acumulada snow-forecast:

snow-forecast.jpg.16f089be260966ffa7e36aef524c3a1c.jpg

 

Meteograma do GFS 6Z para ao aero de CWB:

hr.              t-sup.          t-850.      espess.        prec. (mm)
+ 66.            4.6            -0.3          553.6          10.06
+ 69.            2.3            -1.4          551.4           7.39
+ 72.            1.3            -1.1          549.7           7.87
+ 75.            1.1            -1.4          547.6           2.33
+ 78.            1.2            -1.4          546.3           0.04

 

Essa saída das 6Z é impressionante, poderia acumular uns 20cm em Curitiba, 1975 ficaria no chinelo. A preocupação do Ronaldo com os telhados das casas é muito pertinente. Poderia ser um desastre humanitário dada a quantidade de moradores de rua e casas em situações precárias nas favelas da Grande Curitiba.

 

Mas nem tudo são flores. Se neve no Brasil é uma situação limítrofe e difícil de prever, quanto mais em Curitiba, onde os flocos nos visitam em média só a cada 10 anos - com a acumulação então, só a cada 40 ou 50 anos. Outros modelos consultados não seguem a mesma solução: para o MBAR a temperatura estará muito elevada enquanto ainda houver precipitação; o CMC dá muito frio, mas pouca umidade; o ETA até prevê um pouco de neve ao norte de Curitiba, região de Castro, mas o maior volume ficaria concentrado nas regiões tradicionais do planalto de Palmas e sul catarinense.

 

O fato é que a possibilidade de Curitiba ver neve novamente depois de 25 anos - pois a última nevada "oficialmente" registrada aqui foi em 1988, e não 1975 como vem sendo erroneamente divulgado pela imprensa - tem mexido com o brio Tingüi, pois não se fala em outra coisa nas ruas da capital paranaense.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.