Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Pessoal boa noite.

 

Meu primeiro post aqui em tempos recentes, mas já acompanho a meteorologia desde 2004.

 

Estou ainda meio receoso com as previsões, pois já vi, pelo menos aqui pra SP, previsões apocalípticas se transformarem de uma hora para a outra, como em Agosto/2011, onde há cinco dias apenas do evento o ETA indicava 2º pra RMSP, sendo que na verdade foi 6,0º.

 

Entretanto, pelo pouco que conheço de modelos, todos apontam frio forte para a semana que vem o que me faz ter mais confiança...Entendo a posição do governo, não é viável emitir alerta para esse tipo de situação pois ainda não estamos em uma grade "segura"(que, na minha opinião, para alertas desse tipo deve ser dentro de 72h no máximo), aqui mesmo na capital a Defesa Civil só entra em ação quando os termômetros abaixam de 10ºC.

 

Alguém crê que a capital paulistana tenha chances de passar mais de 24h abaixo disso? Desde 29 de Julho de 2007, quando tivemos 11,9º de máxima, sonho com o dia que a capital tenha um dia a là Europa.

Link to comment
Share on other sites

Como será a neve em Bariloche pelos modelos??? Estarei lá a partir do dia 23 até dia 30. Espero que me surpreenda porque já me arrependi desde agora de não ficar aqui e sentir essa MP, o problema é que não se pode cancelar na última hora né. Pelo menos provarei do frio segunda em POA e até domingo à noite aqui.

Imagina se chove congelado ou neva em São borja, seria o Apocalipse chegando. :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Gente saber onde vai cair neve e se ela vier onde vai haver com intensidade, difícil né????

mais fácil consultar a mãe Dina!

imprevisível

poderemos ter um represamento da umidade na serra do sudeste e regiao da campanha. pode cair neve por lá com acumulação.

eu apostaria em cumulações nas regiões tradicionais. planato da neve e aparados. respinga algo para altitudes de 500 e 600.granular para Bage arredores.

Link to comment
Share on other sites

esse inverno tem tudo para ser um dos piores da história!

 

Mais uma vez os bazianos foram ao Facebook cantar um frio extremo que não vem.

Pô galera, vamos aprender quando? :negative: :negative: :negative:

 

Cadê o Sr. Secador debochado Lucas nesta hora?????????

 

Oloco, estou aqui fazendo minha parte.

Mais de 300 compartilhamentos!

facebook.com/Cascaveltempo

:rofl:

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber como estão meus colegas bazianos. Fui tomado por uma ansiedade na 4ª-feira antes da porrada de frio chegar a partir de domingo. Se não me cuidar não trabalho porcaria alguma (estou de férias, mas sempre tem algo para fazer, mesmo que não sendo do trabalho) e ainda por cima posso ter um AVC. :mosking: :mosking: Fiquei tão ligado no BAZ agora de noite que tive que sair do computador. Estava um pouco sumido nos últimos meses devido à escola. Agora com esse evento chegando me grudei.

 

Vou ter que tomar um ansiolítico, hehe. :mosking:

 

Sobre a neve, eu aposto neve na campanha gaúcha, mesmo pertinho do nível do mar.

 

Agora 15,0°.

 

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Sem querer ser o pessimista, mas são ainda uns 4 dias para mudanças. Alerta da defesa civil, na minha opinião, entre sexta e sábado. Vai fazer frio, sim, vai nevar no país, muito provável. Agora os extremos podem ser alterados ainda, e até durante o evento, obviamente. Fazer -8C/-9C em Urupema/Bom Jardim da Serra tem quase todo ano, agora isso no inmet de São Joaquim e -10C no Morro da Igreja (já indicado isoladamente para o evento atual), é histórico.

O que me deixa otimista são os informes da Metsul, Climaterra e Caio.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, cá estou eu PASMO com o aumento na projeção do frio e com a possibilidade de neve no Sudoeste e inclusive em Pato na segunda/terça (o GFS coloca alguma precipitação terça a tarde depois de -4C de mínima).

 

A estação do IAPAR deve registrar uma das máximas mais baixas da séria (abriu em 79), em 2000 registrou máxima de 7°C se não me engano, vale lembrar que ela é um meio topo a 700, 7km da cidade, eu tô a 825 num topo, e a cidade varia de 900 a 740.

 

MORRO DIVISOR, a 6 KM em linha reta daqui de casa, 1100m, aquilo deve virar um freezer!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Como o frio já é consenso, me ative na análise da cobertura de nuvens e da precipitação. Nem GFS, nem Europeu optam por uma solução de muita precipitação, porém ambos colocam grande parte do tempo (entre domingo e quarta) com tempo muito encoberto no RS e SC, sendo vários momentos com céu 100% encoberto com alguma precipitação. Minha conclusão é que a neve virá. É certeza que teremos pancadas perdidas para todo o lado. O que está longe de ocorrer, contudo e infelizmente, é um evento a la 1994/1975 quando nevou com forte acumulação em muitos locais.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

E o evento vem se aproximando, os modelos vão convergindo um-a-um... sinal de coisa muito boa!

Gostei da última saída do GFS que mostra precipitação nival para as áreas altas da RMC! Ainda fico reticente, não é hora de se entusiasmar, porém o frio siberiano é certo, sendo conservador arrisco -4/-5ºC para a RM Curitiba.

 

Ademais o aero acaba de atualizar, temos 9ºC por lá e aqui em casa 7,7ºC com céu limpo! Outra geadinha básica à vista!

Link to comment
Share on other sites

Se tivermos um cavado bem formado, concentrando umidade, será assemelhado com ano/1965, se a alta ganhar força será com ano/1955.

Estou apostando num sistema meio termo entre as duas ocorrências históricas, 4 pulsos sequentes (médio/ forte/ intenso/ média).

Em SC deveremos ter temperaturas sub-12C Planalto Sul (Urupema/S.Joaquim/Bom Jardim) além da região do Meio Oeste (Caçador/ Matos costa/ Vargem Bonita/ Ponte Serrada e Água Doce). Entre -4/-8C boa parte do planalto sul, oeste e planalto norte, próximo de zero no litoral e 0/-2C na região no vale do Itajaí (Blumenau) e região sul (Criciúma/Araranguá).

Devem ocorrer neve/chuva congelada em oeste, meio oeste e planalto sul parte de SC e terça geada em todos os municípios de SC.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Esse é um evento para o BAZ inteiro das antigas voltar a dar as caras. Zeo, Alex, Duquia, Stali, Mauricio, tenho certeza que estão todos acompanhando. Apareçam aí gente!

PS: por onde anda Sr. José Vicente? Era pro cara tar louco!

 

Bath/England :mosking:

Putsa, não vou nem olhar modelo mais, a neve é garantida agora! Vai nevar um metro na casa dele!

Link to comment
Share on other sites

Tomara que os modelos comecem a convergir por precipitação intensa. Ficaria muito frustrado se todo esse frio em altura tivesse a cia de tempo apenas encoberto, pois prejudicaria as mínimas históricas que poderiam vir. Não duvidaria de -9C em Livramento caso o tempo abra por lá e não duvidaria de -13C em Urupema. O PNI será um caso a parte, pois depende da questão do vento sudeste e da espessura do ar frio. Se ambos favorecerem, aposto em -15C para lá, o que seria o mais novo recorde de frio para o Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Companheiros de BAZ, velhos amigos,

 

Está realmente se desenhando um evento que tem tudo para quebrar recordes históricos em vários locais do Brasil. Não

deverá ser uma MP histórica para todos os estados do centro-sul e norte, mas alguns deles deverão registrar neve e

temperaturas baixas como nunca antes visto.

 

Preocupa-me o cenário dos modelos para minha terrinha. Está me parecendo que terei tempo nublado e tardes frias,

máximas sub-15. Isso é bom, mas pode ser muito melhor caso o anticiclone consiga superar estas montanhas de Minas

e chegar até aqui, adentrando também o estado do Rio e ES.

 

Os modelos indicam a frente bloqueada exatamente sobre MG. Esta é uma situação limítrofe entre o frio extremo e o

frio úmido. Está difícil de supor exatamente quais cidades aqui no estado terão o frio mais intenso.

 

Com relação à neve no Itatiaia, chamo a atenção de que a temperatura em 700hpa não estará abaixo de zero sobre o

PNI -frio raso-. Isso pode frustrar nossas expectativas quanto ao fenômeno na Mantiqueira.

 

NO ENTANTO, caso o milagre aconteça e a neve chegue com força por lá, é certeza que faltarei ao serviço e viajarei

para Itamonte....alugando um carro, indo a pé até lá em cima, sei lá :lol:, MAS EU IREI!

 

Sigamos confiantes e em êxtase!

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal. Sou novo por aqui. Novo... Quer dizer... Há tempos que visito o fórum e sempre fui admirador do trabalho de vocês, mas nunca tinha postado nada. Li que o Artur (também de São Bernardo) tem interesse em instalar uma estação lá em Paranapiacaba. Bem, moro em São Bernardo e também tenho uma casa lá em Paranapiacaba. Já presenciei geada fraca por lá e dias com máximas muito baixas. Seria um local bem interessante para monitorar, pois a neblina às vezes impede que a mínima seja mais baixa, mas por outro lado deixa as máximas incrivelmente baixas em certos dias. Já saí daqui de São Bernardo com 26ºC no termômetro do carro e quando cheguei lá na vila, 40 minutos depois, ele marcava 17ºC!!! É um dos locais mais frios da Grande SP, com certeza!

 

Ah, queria deixar os parabéns a todos os envolvidos na instalação da estação no PNI. Isso é simplesmente fantástico!!! Já fiz muitas trilhas por lá. É um lugar lindíssimo. Creio em mínimas incríveis para o parque nesta próxima semana.

 

Abraços! =)

Link to comment
Share on other sites

Companheiros de BAZ, velhos amigos,

 

 

Com relação à neve no Itatiaia, chamo a atenção de que a temperatura em 700hpa não estará abaixo de zero sobre o

PNI -frio raso-. Isso pode frustrar nossas expectativas quanto ao fenômeno na Mantiqueira.

 

 

Vc fez essa análise! Que bom. Estava indo fazer isso agora.

 

A espessura do ar frio é o grande problema do frio do sudeste, ainda mais para as grandes altitudes como a do PNI. Lá em cima esse ar frio pode simplesmente inexistir. Os guardinhas do PNI podem ter que descer a montanha para poder sentir os efeitos dessa MP. Parece hilário, não? Se isso ocorrer, dificilmente haverá recorde por lá. Vamos torcer para o contrário.

Link to comment
Share on other sites

Apenas um adendo: Quaraí registrou -6,4C em junho do ano passado, uma onda de frio menos intensa que esta que está por vir. Quanto não fará agora? E Livramento que costuma registrar entre 1C e 2C a menos que Quaraí em sua nova estação? É amigos...

 

Bruno não sei não tem tudo para ser histórica esta MP, agora é difícil com a nebulosidade projetada chegar nas marcas do ano passado.

 

Aqui em São Gabriel vamos com 16,7°C de pré-frontal e com pressão atmosférica em queda (no momento 1008.6hPa). Ao longo da madrugada devem surgir algumas célula convectiva pré-frontais, inclusive podendo alcançar forte refletividade nas imagens de radar conforme a frente ''comprime'' o ar mais quente.

Link to comment
Share on other sites

Moderadores

 

Se me permitem, e não é mau humor, mas afeição a conteúdo friendly, descabido colocar como fixo um tópico sobre o bolão. Digo mais. Ante a excepcionalidade do quadro deveria se manter apenas o Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013 como fixo aqui, removendo TEMPORARIAMENTE o ENSO/NAO e Internacional para os tópicos onde ficam os passados. Esse é o único tópico que vai se mover neste site nos próximos dias e que vai bombar. Mantenha-se só ele no alto pra de cara todo mundo cair nele.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal. Sou novo por aqui. Novo... Quer dizer... Há tempos que visito o fórum e sempre fui admirador do trabalho de vocês, mas nunca tinha postado nada. Li que o Artur (também de São Bernardo) tem interesse em instalar uma estação lá em Paranapiacaba. Bem, moro em São Bernardo e também tenho uma casa lá em Paranapiacaba. Já presenciei geada fraca por lá e dias com máximas muito baixas. Seria um local bem interessante para monitorar, pois a neblina às vezes impede que a mínima seja mais baixa, mas por outro lado deixa as máximas incrivelmente baixas em certos dias. Já saí daqui de São Bernardo com 26ºC no termômetro do carro e quando cheguei lá na vila, 40 minutos depois, ele marcava 17ºC!!! É um dos locais mais frios da Grande SP, com certeza!

 

Ah, queria deixar os parabéns a todos os envolvidos na instalação da estação no PNI. Isso é simplesmente fantástico!!! Já fiz muitas trilhas por lá. É um lugar lindíssimo. Creio em mínimas incríveis para o parque nesta próxima semana.

 

Abraços! =)

 

 

Aos poucos vamos instalando estações nos pontos de interesse! Paranapiacaba é um lugar que merece muio uma estação! Mairiporã também merece, acredito que são os dois locais mais frios da Grande SP! Alphaville (Barueri e Santana de Parnaíba) possuem terreno acidentado e devem ter baixadas boas!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.