Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

Pelos modelos:

 

- Novo pulso frio e seco em 48h/72h, com um pouco de advecção por uma fraca baixa na costa. Mais uma forte negativa a caminho das baixadas.

 

- Reforço em 96h/120h.

 

- Estabilização e aquecimento em 192h.

 

- Forte erupção aparecendo em 240h no Global e GFS, aproximação do anticiclone polar também pelo Europeu. Consenso querendo aparecer.

 

Comportamento muito longe de qualquer característica de bloqueio atmosférico. Ausência de ASAS e principalmente baixíssima freqüência do jato quente em baixos níveis no Sul do Brasil, típico de bloqueios atmosféricos e entrada de ar quente tropical por aqui. Os fracos anticiclones frios vão avançando, mesmo que fracos, sem impedimento pelo centro-sul. Nos bloqueios nem as fortes altas pressões conseguem entrar e passar do Uruguai/RS. Enquanto a AAO não ajuda o Pacífico leste frio vai dando a sua contribuição.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O comparativo será melhor feito quando o PNI tiver a sua Davis. De todo modo, arriscaria que Urupema vai continuar com a melhor

nota no quesito "mínimas" (média e absoluta). Talvez a única forma do PNI levar a melhor nesse sentido seja com a presença do ASAS.

 

O grande destaque lá em cima até agora são as máximas baixas. As mínimas, embora não muito baixas, têm uma constância bem grande

também. Acho que é o local do Brasil com frio mais constante e com as menores médias anuais, mas as mínimas absolutas e os eventos

extremos de frio sempre serão da serra catarinense. Enfim, sei que é uma mensagem meio repetitiva, mas só para enriquecer o comentário

do Caio. :ok:

Link to comment
Share on other sites

O Sudeste arrebentando com Urupema hoje...15,0 na siberia catarinense neste momento

 

Quem não caça com minimas, caça com máximas...

 

:mosking:

 

Momento bom para este comentário é neste amanhecer de -4oC em BJS e Urupema e mínimas de 7/8oC na Mantiqueira.

 

Momento prevalecendo-se da condição atmosférica mais favorável ON. Quando fez o comentário estava nublado por aí, e me parece que continua. Enquanto isso nas cidades-baixada de SC...

Achei interessante a pekena variação térmica verificada ontem no parke Itatiaia 7/10ºC. Tipicamente clima de montanha, com neblina e provavelmente muito vento, mas nada que se possa dizer "arrebentando" com a "Sibéria" catarinense!

Embora uma cidade pekena, Urupema não deixa de ser uma CIDADE, com escola, prefeitura, comércio, etc, e Itatiaia é um pico. E está à mais de mil metros de altitude acima de Urupema. Comparar Itatiaia com MI ainda vai, mesmo estando o último em desvantagem de 800 m em relação ao primeiro.

Além disso, Bom Jardim da Serra e arredores de SJoaquim (também cidades), têm apresentado valores parecidos com Urupema. O número de dias com geada neste outono está na casa dos 40, o que não é nada mal.

À título de comparação, seria interessante Campos do Jordão, Maria da Fé, Monte Verde ou ainda outras cidades do sul de MG. Também Visconde de Mauá, no RJ. Então, mesmo minha opinião não tendo sido requisitada, é o q eu penso.

E pra terminar, quero dizer q não vejo necessidade de mais uma estação para monitoramento no Alto Itatiaia. Já existe uma lá e está em pleno funcionamento. Tem muitas montanhas e vales na Mantiqueira sem observações sendo realizadas.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Esta estação atual que se encontra no PNI é um quebra galho, mas que ajudou a termos uma ideia de lá de cima...

 

Em termos de média, o O PNI levou com folga neste mês de maio qualquer ponto habitado ou não do País, talvez ficaria atrás da Pedra da Mina que fica exatos 341m acima.

 

No quesito minima, penso que Urupema leva vantagem na média e principalmente na absoluta. Lá não tem pra ninguem. Qto a ninguem dar bola, é que ficou tão normal dar negativa nesta cidade que acaba passando batido, mas que é um destaque , sem dúvida todos sabemos que é....

 

No quesito máxima, penso que o Morro da Igreja e o PNI estão pau-a-pau, apesar que este maio , o MI fechou acima da media dos anos anteriores e o PNI analizando as estações vizinhas, foi dentro da normal....isso o tempo dirá..

 

E pra finalizar, qdo tivermos a estação lá em vamos ter uma ideia mais clara, se realmente se trata do verão ou inverno + frio do Brasil, média anual, etc, etc...

Link to comment
Share on other sites

O comparativo será melhor feito quando o PNI tiver a sua Davis. De todo modo, arriscaria que Urupema vai continuar com a melhor

nota no quesito "mínimas" (média e absoluta). Talvez a única forma do PNI levar a melhor nesse sentido seja com a presença do ASAS.

 

O grande destaque lá em cima até agora são as máximas baixas. As mínimas, embora não muito baixas, têm uma constância bem grande

também. Acho que é o local do Brasil com frio mais constante e com as menores médias anuais, mas as mínimas absolutas e os eventos

extremos de frio sempre serão da serra catarinense. Enfim, sei que é uma mensagem meio repetitiva, mas só para enriquecer o comentário

do Caio. :ok:

 

O comparativo será melhor quando a Davis estiver em uma baixada cuiúda, que ainda não está! Isso vai fazer diferença nas mínimas! Digo isso que no dia em que fotografei a fortíssima geada, ela estava acumulada nas baixadas! O mais impressionante é que foi um dia relativamente quante, quando estava voltando cheguei a pegar 33oC no Vale do Paraíba! Eventualmente teremos eventos com geada em pleno verão!

Link to comment
Share on other sites

TOPO DA SERRA

 

-4,1 (DEVE TER FICADO EM -4,5) B.JARDIM

-3,8 URUPEMA

5,2 INMET

 

Muito impressionante a diferença absurda nas mínimas entre SJ INMET e Urupema/BJ. São

mundos diferentes!

 

Os microclimas da serra catarinense estão entre os mais impressionantes do Brasil.

 

Agora faz 16,1C e o vento é de sul.

Link to comment
Share on other sites

Esta estação atual que se encontra no PNI é um quebra galho, mas que ajudou a termos uma ideia de lá de cima...

 

Em termos de média, o O PNI levou com folga neste mês de maio qualquer ponto habitado ou não do País, talvez ficaria atrás da Pedra da Mina que fica exatos 341m acima.

 

No quesito minima, penso que Urupema leva vantagem na média e principalmente na absoluta. Lá não tem pra ninguem. Qto a ninguem dar bola, é que ficou tão normal dar negativa nesta cidade que acaba passando batido, mas que é um destaque , sem dúvida todos sabemos que é....

 

No quesito máxima, penso que o Morro da Igreja e o PNI estão pau-a-pau, apesar que este maio , o MI fechou acima da media dos anos anteriores e o PNI analizando as estações vizinhas, foi dentro da normal....isso o tempo dirá..

 

E pra finalizar, qdo tivermos a estação lá em vamos ter uma ideia mais clara, se realmente se trata do verão ou inverno + frio do Brasil, média anual, etc, etc...

 

Sem duvidas a estação provisória PNI e a futura são um marco histórico. E o local já arrebentou logo no mês de estréia com a menor média do Brasil, o que é um fato a se destacar. Imagina em meses de ondas de frio forte na Mantiqueira...

 

Agora acho que o PNI vai brigar na anual da seguinte maneira com o Morro da Igreja. Pode ganhar de janeiro a abril, vai disputar pau a pau entre maio e setembro, a depender da constância da advecção e ondas de frio, pode perder entre outubro e dezembro (dezembros frios com advecção remanescente no começo).

Link to comment
Share on other sites

 

O comparativo será melhor quando a Davis estiver em uma baixada cuiúda, que ainda não está! Isso vai fazer diferença nas mínimas! Digo isso que no dia em que fotografei a fortíssima geada, ela estava acumulada nas baixadas! O mais impressionante é que foi um dia relativamente quante, quando estava voltando cheguei a pegar 33oC no Vale do Paraíba! Eventualmente teremos eventos com geada em pleno verão!

 

Mas isso não tenho dúvidas, Luba. Veja quando, durante o verão, temos alguns dias secos

e quentes, e cidades como Campos do Jordão e Maria da Fé registram mínimas de 1 dígito.

Naturalmente, nas baixadas cuiudas do parque estas mínimas ficam próximas de zero e

com geada.

Link to comment
Share on other sites

 

O comparativo será melhor quando a Davis estiver em uma baixada cuiúda, que ainda não está! Isso vai fazer diferença nas mínimas! Digo isso que no dia em que fotografei a fortíssima geada, ela estava acumulada nas baixadas! O mais impressionante é que foi um dia relativamente quante, quando estava voltando cheguei a pegar 33oC no Vale do Paraíba! Eventualmente teremos eventos com geada em pleno verão!

 

Mas isso não tenho dúvidas, Luba. Veja quando, durante o verão, temos alguns dias secos

e quentes, e cidades como Campos do Jordão e Maria da Fé registram mínimas de 1 dígito.

Naturalmente, nas baixadas cuiudas do parque estas mínimas ficam próximas de zero e

com geada.

 

 

Aqui fez 9°C no verao passado e 7°C no verao de 2010 graças a dias secos e com ausencia de nuvens imagina la em cima

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante acompanhar os dados do PNI e a comparação com o MI.

 

Voltando a minha realidade, por aqui mínima de 5,6ºC no bairro Languiru, 5,7ºC no INMET e 8,9ºC na Lagoa da Harmonia.

 

Estava me perguntando: Será que em 1994 houve acumulação de neve na Lagoa da Harmonia? Eu diria que

é 99% de certeza que sim. Enquanto estive em Nova Petrópolis, um senhor alemão me mostrou umas fotos

da grande acumulação de neve naquela cidade durante este fatídico evento. Estando NP a +- 600m, logo

vê-se que a neve de 94 pegou baixas altitudes no estado.

Link to comment
Share on other sites

Sensacionais as análises que vocês estão fazendo aqui no BAZ. São dados, comparações e análises inéditas, coisas que não estão escritas em lugar nenhum. É a construção da História do tempo e do clima ao vivo.

 

E a entrada dos primeiros dados do PNI já causa todo um frissom, com certeza esse ano vai render muitas emoções por aqui.

 

E temos as sensacionais análises das projeções e possibilidades do Inverno que se aproxima. Às vezes eu tenho a impressão de que os bazianos parecem com aqueles surfistas que detectam vagas a enormes distâncias com seus olhos de águia. Só que aqui o negócio é mais científico e menos intuitivo. É ciência, experiência, arte e emoção.

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante acompanhar os dados do PNI e a comparação com o MI.

 

Voltando a minha realidade, por aqui mínima de 5,6ºC no bairro Languiru, 5,7ºC no INMET e 8,9ºC na Lagoa da Harmonia.

 

Estava me perguntando: Será que em 1994 houve acumulação de neve na Lagoa da Harmonia? Eu diria que

é 99% de certeza que sim. Enquanto estive em Nova Petrópolis, um senhor alemão me mostrou umas fotos

da grande acumulação de neve naquela cidade durante este fatídico evento. Estando NP a +- 600m, logo

vê-se que a neve de 94 pegou baixas altitudes no estado.

 

Renan, creio que sim também, pois alguns anos atrás conversando com o proprietário da área o mesmo me afirmou que já houve acumulação de neve lá, algo em torno de 5 cm. No ano passado, não me recordo a data exata, também nevou bem fraco por lá no período da tarde, sem acumulação. Meu vizinho é eletricista e estava fazendo manutenção em um aviário próximo a Lagoa e me relatou.

 

Editado

 

Renan, conversei com meu pai e ele lembra de uma tarde que nevou bastante na Lagoa da Harmonia, inclusive vários galhos de árvores quebraram com o peso da neve. Nossa, fico só imaginando a cena. :prankster:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Resumo do meu passeio pela serra catarinense:

5ª à noite em Floripa: nada de frio

6ª de manhã em SJ: geada de manhã mas como estava sem vento e com sol a pino, lá pelas 10 da manhã não se tinha sensação de frio.

6ª de tarde em Lages: sensação de calor, embora tivesse 19ºC.

6ª à noite em Lages: friozinho.

Sábado em Lages: chuva o tempo todo e temp. de 14ºC. Friozinho.

Domingo em Lages: Seco e quente. 19ºC

2ª de manhã: Frio. 6ºC

2ª na hora do almoço em Floripa: seco e quente. 19ºC

2ª à tardinha em SP: nublado e friozinho. 16ºC

2ª à noite em Goiânia: nublado e friozinho. 17ºC

 

Tivemos 3 dias de chuva em Goiânia nos últimos 7 dias, algo muito raro. Ontem Goiânia teve sua menor máxima do ano, 22,2ºC, depois de uma madrugada e manhã com chuva, onde foi acumulado 8 mm (80% da chuva prevista pra junho).

Abraços

 

OBS: Se em termos climáticos a viagem não foi tão proveitosa, foi ótimo desfrutar da companhia dos amigos Coutinho (como ele trabalha, o telefone não pára :laugh: :laugh: ) e Shima (o manda chuva de Lages).

Link to comment
Share on other sites

amigos, tive a menor mínima registrada no ano, empatando com os 9,9 que tive algumas semanas atrás. Devo comemorar, pois a nebulosidade, uma constante em São Bernardo, ao mesmo tempo em que deixa as tardes frescas, detona qualquer chance de temperaturas menores.

 

Abraços invernais!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Comparativo PNI RJ x P do Couto RJ

 

PNI - 2.457m

PDC - 1.777m

 

PNI : 7,5 (03,2 / 12,9 / -02,1 / 17,1) - 8,1 MS

PDC: 11,8 (09,4 / 15,4 / 04,0 / 19,9) - 12,4 MS

 

Media: 1 grau a cada 158m

Med min: 1 grau a cada 110m

Med max: 1 grau a cada 272m

 

*Período apurado (05/05 à 31/05)

 

*Usei para med do PNI, o mesmo desvio (-0,6) do PCD

Link to comment
Share on other sites

Renan, estive ai em Mar de Espanha nesse feriadão e nada de frio... :cray:

Levei uma jaqueta jeans e acabei nem usando, só camisas de manga curta. Frio mesmo só a mulherada que sentiu né.

 

Olhando bem, percebi que a cidade fica praticamente toda em um vale, com montanhas por toda sua volta. Gostaria de observar melhor o clima de lá.

Link to comment
Share on other sites

Esta estação atual que se encontra no PNI é um quebra galho, mas que ajudou a termos uma ideia de lá de cima...

 

Entrei no BAZ no começo do ano de 2002.

 

SEMPRE dizia, debatia, defendia que no alto da Mantiqueira havia as menores médias anuais do Brasil. O Zé Vicente era um dos meus debatedores ferrenhos.. E quem era daquele tempo ai le lembrar disso tudo.

 

Em maio, isso se confirmou. Aguardemos o resto do ano, mas adianto: o verão será o fiel da balança ou dar boa folga nas diferenças.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS

 

A capital gaúcha fechou em sua est convencional 16,5 resultando em uma anomalia de -0,3 para o mês de maio.

 

Florianópolis SC

 

Sobre a normal 61/90 de Florianópolis para maio, o inmet informa 18,5.Realmente é um valor baixo. Verifiquei que o Aero de Hercílio Luz para maio (61/90), deu 19,0....e calculando nos ultimos 30 anos (83/12), a média foi para 19,1. Como Florianópolis na sua estação convencional do Inmet fechou em 19,4, podemos afirmar que a capital catarinense fechou com um desvio de +0,3.

 

Curitiba PR

 

Na capital paranaense a média para maio na est do Inmet conv fechou em 16,2. Na normal elaborada através do bco de dados do Inmet no período 1981-2010, o desvio ficou em +1,1.

 

São Paulo SP

 

Para a capital paulista , na est do Mirante de Santana automatica e não convencional pois está com falta de dados, sua média para o mes de maio ficou em 18,6. Utilizando a normal 1981-2010, o desvio ficou em +0,5.

 

Resumindo, a excessão de Porto Alegre , as outras capitais ficaram levemente acima da normal.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS

 

A capital gaúcha fechou em sua est convencional 16,5 resultando em uma anomalia de -0,3 para o mês de maio.

 

Florianópolis SC

 

Sobre a normal 61/90 de Florianópolis para maio, o inmet informa 18,5.Realmente é um valor baixo. Verifiquei que o Aero de Hercílio Luz para maio (61/90), deu 19,0....e calculando nos ultimos 30 anos (83/12), a média foi para 19,1. Como Florianópolis na sua estação convencional do Inmet fechou em 19,4, podemos afirmar que a capital catarinense fechou com um desvio de +0,3.

 

Curitiba PR

 

Na capital paranaense a média para maio na est do Inmet conv fechou em 16,2. Na normal elaborada através do bco de dados do Inmet no período 1981-2010, o desvio ficou em +1,1.

 

São Paulo SP

 

Para a capital paulista , na est do Mirante de Santana automatica e não convencional pois está com falta de dados, sua média para o mes de maio ficou em 18,6. Utilizando a normal 1981-2010, o desvio ficou em +0,5.

 

Resumindo, a excessão de Porto Alegre , as outras capitais ficaram levemente acima da normal.

eu diria que está na normalidade.

Link to comment
Share on other sites

A última rodada do GFS está prevendo baixos acumulados de precipitação para as próximas 192h no centro-sul do Brasil. Será que teremos um veranico?? :sad:

 

gfssamer192precipptot.gif

 

acredito num veranico. veranico aqui é uma temp mínima de 12 e máximas de 25, 26...

e isto ocorrerá em Porto Alegre logo.

Não me preocupo com veranicos. O clima do RS é e foi assim.

Já postei inúmeros exemplos dos períodos de 1910 a 1930 e até 1955. Tivemos invernos sem frio - praticamente - 1914 é um exemplo de inverno quente e abafado com raríssimas entradas de Mps. Invernos como o de 2005 é que é de deixar o vivente doente.

e o de 2012 foi até meio de julho e depois desandou a maionese.

Aqui temos tido dias amenos em Porto Alegre. Hoje, meu termômetro marcava 18°C agora há pouco.

minha mínima foi de 8.8°C.

Estamos na média e dentro da normalidade. Alguns picos de calor deverão surgir ao longo de junho. Que ocorra em junho e não em julho.

Link to comment
Share on other sites

só para matar a saudade da turma:

 

temperaturas em Porto Alegre no saudoso ano de 2000. Vejam os calorões que fizeram, inclusive em julho. Depois, muito frio até quase novembro.

Mas, estávamos num La Nina forte. Coisa que não temos agora, neste ano que pode ser marasmático. Talvez com uma La nininha.

 

Data Prec. T.Max T.Min

15/06/2000 0 30.8 16

16/06/2000 1.6 24.7 16.4

17/06/2000 17.7 16.6 13.4

18/06/2000 12.4 15.7 13.2

19/06/2000 35.2 16.6 12.7

20/06/2000 8.1 15.2 9.5

21/06/2000 0 13.9 6.5

22/06/2000 0 18.4 4.5

23/06/2000 0 22.2 5.4

24/06/2000 0 29.4 11.8

25/06/2000 0 25.2 15.1

26/06/2000 0 17.3 11.3

27/06/2000 0.5 21.6 13.4

28/06/2000 0 28.9 16

29/06/2000 0.7 22.2 14.2

30/06/2000 35.1 18 12.8

01/07/2000 0 25.6 10

02/07/2000 0.7 27.3 10.8

03/07/2000 38.6 14 7

04/07/2000 0 20.1 4.2

05/07/2000 0 24.6 6.4

06/07/2000 0 27.4 13.8

07/07/2000 0 27.4 13.8

08/07/2000 0 28.6 15.1

09/07/2000 21.4 22.8 17

10/07/2000 23.9 19.8 16.4

11/07/2000 25.2 17.3 10.4

12/07/2000 2.7 11.8 5.6

13/07/2000 0 9.2 5.7

14/07/2000 0.1 12.4 0

15/07/2000 0 12.8 2.8

16/07/2000 0 9.2 5

17/07/2000 0 10.7 5.2

18/07/2000 0 14.6 1.3

19/07/2000 0 11.8 3.4

20/07/2000 0 14.4 6.7

21/07/2000 0 20.1 2.8

22/07/2000 10.2 14.8 8.8

23/07/2000 0.2 11.3 4.8

24/07/2000 0 15.4 2.7

25/07/2000 0 18 3.5

26/07/2000 0 16 6

27/07/2000 0 19 4.5

28/07/2000 0 21.2 4.9

29/07/2000 0 14.2 7.4

30/07/2000 0 15.4 9.2

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, bem lembrado! Junho de 2000 foi quente e seco por aqui.

 

Falando em 2000...

Pessoal, hoje pela manhã comecei a fazer a reanálise diária da grande onda de frio de Julho de 2000, entre os dias 07 e 26. Vem material bom por aí!

 

Por aqui, sol forte, poucas nuvens e surpreendentes 19,0°C com Umidade em 68%. A máxima vai se aproximar de 21°C.

 

Foi para lembrar que , nem sempre, a choradeira da turma do BAZ faz sentido. Uma vez que há veranicos quase que intercalados com frio intenso.

 

e gostaria de lembrar um post do Coutinho com ajuda do Mafili:

 

74,75,76,84,85,88,96, BELA NEVADA

 

MODERADA A FRACA;99/00

 

70/71; INVERNO NORMAL A QUENTE

72; BEM QUENTE

73; QUENTE

74; NORMAL A QUENTE, JUNHO BEM FRIO

75; QUENTE, JULHO FRIO

76; FRIO

84; FRIO, AGOSTO GELADO

85; NORMAL

88; BEM FRIO

89; BEM FRIO

95; QUENTE

96; BEM FRIO

99; BEM FRIO E LONGO

00; NORMAL A FRIO.

 

 

Mafili escreveu:Silvio, talvez isso ajude:

 

12 maiores El Niño : 1905, 1914, 1940, 1941, 1946, 1965, 1972, 1977, 1982, 1991, 1994 e 1997

 

 

 

65; NEVE FORTÍSSIMA

72 BOA NEVE

94; NEVE FORTE

 

65; QUENTE

72; BEM QUENTE

77; BEM QUENTE

82; BEM QUENTE

91; NORMAL A QUENTE. -10 EM AGOSTO

94; NORMAL A QUENTE

97; QUENTE

Link to comment
Share on other sites

Belo relato do seu pai, Fred! Realmente foi um evento inesquecível, que tende a ocorrer novamente. Embora

eu não esteja acreditando muito que será neste 2013, visto que a atmosfera tem estado um tanto preguiçosa

ultimamente...

 

Pois é Thiago, este feriadão foi bastante ameno na zona da mata, sem frio e sem calor. Entretanto,

o padrão deverá mudar no final da semana, com a advecção de ar mais frio e seco por estas bandas. As noites

ficarão interessantes de Domingo em diante, com chance de geada nas partes altas do sul de Minas.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a madrugada foi toda nublada, com isso a mínima foi de 16.1C.

O sol tentou sair pela manhã, mas as nuvens não deram trégua... a máxima chegou a 23.5C por conta do sol que saiu após o meio-dia.

Venta gelado desde cedo e a temperatura já está em queda, mesmo com sol forte no momento, faz 20.2C e algumas nuvens.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Meu pai tinha um ano e meio na nevasca de 1965 então não lembra absolutamente nada, mas os irmãos mais velhos dele lembram muito bem, dizem que a neve chegava a passar dos tornozelos, a acumulação nas cidades mais altas deve ter sido absurda.

 

Mas voltando a realidade atual, fazem 20ºC às 3 horas. Dias de frio vampiro, não aparece no sol.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.