Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Comportamento típico de La Nina pela próxima semana, com os bolsões de ar frio avançando sem dificuldades pelo Brasil pela ausência de ASAS e/ou bloqueio em altos níveis. Será uma semana boa de mínimas em diversas cidades. Padrão que já vem sendo observado nas últimas semanas. O pacífico frio vem ajudando para acalmar o jato em altos níveis, agora só falta a AAO voltar a cair para ativar a ciclogênese e a abertura da porteira do freezer . Mas a perspectiva da AAO não é nada animadora no momento:

 

 

Caio, não sei se você tá falando de algum lugar ou data específico(a), mas vendo os modelos a tendência me parece outra. Vamos ter um ganho de bloqueio atmosférico em meados da próxima semana e com tendência de continuidade, que vai deixar as frentes frias mais fracas e/ou litoraneas, como será o caso de uma no final da próxima semana e impedir de espalhar ar frio. Talvez por isso, a AAO esteja em fase positiva. Isso é um consenso em todos os modelos. A exceção se vai apenas no começo dessa semana, que terá mínimas baixas realmente, por conta da passagem dessa frente que tá hoje por lá.

 

Rodolfo, afora um breve e natural intervalo que ocorrerá entre 72h e 120h o comportamento que eu estou observando é um pouco diferente. Teremos invasões de ar frio por diversos modelos nos seguintes períodos:

 

 

24/48h -TODOS

120h - Mbar GFS e CMC

168h - Europeu

240h - Europeu, GFS e Global

 

A confirmar esta sequência, teremos o frio sendo sustentado por longo período e de maneira ampla, embora ainda fraco mas avançando sobre o sudeste. Nenhum com potencial forte, mas preservando as médias ou ligeiramente abaixo. Característica distante de um ASAS e/ou bloqueio atmosférico.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, afora um breve e natural intervalo que ocorrerá entre 72h e 120h o comportamento que eu estou observando é um pouco diferente. Teremos invasões de ar frio por diversos modelos nos seguintes períodos:

 

 

24/48h -TODOS

120h - Mbar GFS e CMC

168h - Europeu

240h - Europeu, GFS e Global

 

A confirmar esta sequência, teremos o frio sendo sustentado por longo período e de maneira ampla, embora ainda fraco mas avançando sobre o sudeste. Nenhum com potencial forte, mas preservando as médias ou ligeiramente abaixo. Característica distante de um ASAS e/ou bloqueio atmosférico.

 

Concordo Caio. Agora o fato das incursões serem fracas como você bem disse, se deve justamente da intensificação do sistema de alta pressão que irá ocorrer essa semana em média troposfera. Só não sei se é caso pra denominar bloqueio atmosférico, porque frentes frias que passam no mar e causam quase nada de chuva e trazem pouco ar frio (que será o caso em 120h e 168h), pra mim são situações causadas por bloqueios atmosféricos. De qualquer forma, somente a incursão das próximas 24/48h e a de 240h por ora parece ser algo razoavel.

Link to comment
Share on other sites

Depois de mais de uma semana, voltou a fazer calor na Capital SP. Tivemos alguns cúmulos no céu durante a tarde e ventos soprando do continente!

Tivemos uma máxima de 27.7 graus na Penha-CGE. Agora faz 22.4 graus e a mínima ficou aos 15.6 graus algo bem normal para essa época (ou seja, acontece mesmo sem a atuação da MPs).

Link to comment
Share on other sites

Tarde foi muito kente em todo o planalto leste do Paraná. A frente fria avança pelo centro-sul do Estado e se estende até o leste do RS e Atlântico. Choveu bastante no sul do Estado e algumas localidades registraram índices acima dos 40 mm (Palmas, 50 mm). Instabilidades avançam agora à noite pelo Paraná, causando chuva e trovoadas. No momento, 20 graus em Piraquara, com céu claro e muitas Ci e Ac no horizonte, de S à NO.

Link to comment
Share on other sites

Maio

 

Media Mínima:15.8°C

Média Máxima: 23.5°C

Mês: 19.6°C

 

Como por aí é mais ameno, aqui na Velha fechou com:

 

Média máxima: 23,8ºC

Média mínima: 14,1ºC

 

Na Itoupava creio que tenha ficado na casa dos 13ºC..

 

Ah, dentro da média.

 

é Mauricio, parece que aquele inicio me Maio mega quente, até que n atrapalharam tanto as médias ...

Link to comment
Share on other sites

Será que continua valendo aquela previsão de chuva, só amanhã no período da tarde/noite aqui no Vale ?? Porque, pela imagem do satélite, a nebulosidade da FF já está na divisa de SP e PR. Vai demorar quase 24 hs para chegar até aqui. Sei não.

 

Por enquanto, um começo de noite quase quente por aqui. Agora, 21,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Será que continua valendo aquela previsão de chuva, só amanhã no período da tarde/noite aqui no Vale ?? Porque, pela imagem do satélite, a nebulosidade da FF já está na divisa de SP e PR. Vai demorar quase 24 hs para chegar até aqui. Sei não.

Porém, segundo o radar do Simepar, às 20h33 as chuvas ainda estavam no sul do Paraná.

 

O radar do Morro do Igreja mostra chuvas ainda pegando a maior parte do território catarinense.

 

Meu palpite é que a previsão ainda continua mais ou menos valendo.

 

Talvez alguma instabilidade pré-frontal possa se antecipar...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

CFS mostra algo forte explodindo lá pelo dia 19:

 

 

Sonho de consumo aquele mapa que você postou! 1036 continentais, com ciclonão próximo a costa. É o típico cenário dos grandes eventos das décadas passadas.

 

Sds.

Sim! Uma belezura!

E coincidindo com a entrada oficial do inverno, quando chegasse aki!

Vai q se confirme...?!?

Link to comment
Share on other sites

Aniversario de Marha da Fe hoje 101 anos aqui na praça central da cidade muitos turistas e 10C no termo de rua

Hein, Will... Já pensou em qtos acontecimentos climáticos interessantes ocorreram em MF nesses 101 anos?

Quais foram as menores mínimas e máximas... ?...

Sequências de dias com geada...

Talvez, neve..

Tantas coisas q adoraríamos saber...

Link to comment
Share on other sites

Instabilidades fora de época vão continuar a atuar no centro oeste do Brasil nesses primeiros dias de junho.

A Climatempo prevê volumes de até 50 mm em áreas do DF e parte de GO para os próximo 5 dias.

O radar da Gama chegou a detectar alguma chuva sobre o estado goiano nesse sábado!

 

Já na RMSP o modelo do instituto indica algo em torno de 70 a 100 mm. Agora fica a pergunta: Será que realmente choverá tudo isso aqui? Eu sinceramente duvido hehe Aposto em 20 a 30 mm apenas!

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/157128/umidade-elevada-no-centro-oeste/

bn6MpgZ.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aniversario de Marha da Fe hoje 101 anos aqui na praça central da cidade muitos turistas e 10C no termo de rua

Hein, Will... Já pensou em qtos acontecimentos climáticos interessantes ocorreram em MF nesses 101 anos?

Quais foram as menores mínimas e máximas... ?...

Sequências de dias com geada...

Talvez, neve..

Tantas coisas q adoraríamos saber...

 

A menor mínima que o inmet já registrou foi -8.4° em 1981, dia 21 de julho acho, imagina só quanto deu no lugar onde está a estação do William!

Link to comment
Share on other sites

Aniversario de Marha da Fe hoje 101 anos aqui na praça central da cidade muitos turistas e 10C no termo de rua

Hein, Will... Já pensou em qtos acontecimentos climáticos interessantes ocorreram em MF nesses 101 anos?

Quais foram as menores mínimas e máximas... ?...

Sequências de dias com geada...

Talvez, neve..

Tantas coisas q adoraríamos saber...

 

A menor mínima que o inmet já registrou foi -8.4° em 1981, dia 21 de julho acho, imagina só quanto deu no lugar onde está a estação do William!

 

 

Isso mesmo -8,4°C, minha vó fala de uma dia que ficou "chovendo banco " e ninguem saia de casa pois estava tudo congelado ....

 

 

Irei dar uma pesquisada , mais pela media dos ultimos 4 anos tem dado em torno de 80 geadas ano , esse ano até agora ta mais fraco que os outros com apenas 6 geadas

Link to comment
Share on other sites

A neblina literalmente TAPOU toda POA!! Com toda a umidade que ficou após a chuva (26,8 mm acumulados), o tempo limpou completamente, o vento parou e a temperatura caiu. Consigo ver os prédios a 200 m daqui, mas não mais do que isso.

 

Agora faz 12,2° e u.r. acima dos 90%. Vento ENE a 3,2 km/h. Quero ver quanto tempo o aeroporto vai ficar fechado. Chora, Salgado Filho!!

Link to comment
Share on other sites

A madrugada foi chuvosa em todo o Paraná. A frente fria q causou as precipitações já se afasta do Estado. As precipitações foram muito bem distribuídas (média de 40 a 60 mm nas diversas regiões). Em algumas áreas do norte/noroeste os acumulados ficaram acima dos 70 mm (caso de Cianorte, quase 100 mm).

No momento, 14 graus em Piraquara, com céu encoberto e um total de 41 mm de precipitação acumulada nas últimas 10 h.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Teremos chuva na Parada Gay na AV Paulista com a bagatela de 4 milhoes de pessoas.......

 

Aqui no ABC , chuva forte , rajadas de 30km/h com 16 graus...domingo pra ficar em casa..

 

Já ta chovendo ai Carlao ? Pensei que aquela linha de intabilidades demoraria mais um pouco pra chegar

 

 

Aqui aquele sol pra todo e 18°C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.