Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

William, onde encontro aquela imagem que você postou ontem mostrando o ar frio?

 

 

Nao estou em casa agora mais só procurar umas 7 paginas atras , eu mandei pro Ismar ele deve ter

 

 

A "poposito" 8,6°C parou o vento

 

 

Agora estou o site é esse

 

 

http://rammb.cira.colostate.edu/ramsdis/online/rmtc.asp#Sector%201

 

 

 

Vai a ultima imagem

 

 

ALJaJkv.gif

Link to comment
Share on other sites

Em grandes bombas continentais, raramente o Sudeste fica de fora, um caso bem conhecido foi o da bomba bloqueada de Julho/2010,

mas é caso raro, naquela ocasião uma baixa nos andes "cortou" o anticiclone e ele não chegou até a região.

 

A queda da temperatura está mais lenta que o previsto, mas creio que na madrugada vamos engrenar a quarta, quinta e então decolaremos,

hehehe

Link to comment
Share on other sites

William, onde encontro aquela imagem que você postou ontem mostrando o ar frio?

 

 

Nao estou em casa agora mais só procurar umas 7 paginas atras , eu mandei pro Ismar ele deve ter

 

 

A "poposito" 8,6°C parou o vento

 

 

Agora estou o site é esse

 

 

http://rammb.cira.colostate.edu/ramsdis/online/rmtc.asp#Sector%201

 

 

 

Vai a ultima imagem

 

 

ALJaJkv.gif

 

Valeu cara! De agora em diante será uma boa ferramenta!

 

Aqui vento acalmou, 0.4 m/s, e a temperatura caindo, 10,7ºC!

Link to comment
Share on other sites

Conforme a imagem que o William postou nota-se a presença de muitas nuvens altas sobre o Rio Grande do Sul, o que tem atrapalhado a queda de temperatura um pouco esta noite. Para os amantes do frio intenso as mínimas irão cair mais conforme ''brechas'' se abrirem conforme a nebulosidade avança em direção ao norte. Mas vale atentar que o cavado que se encontra a leste do RS e de SC mudou o padrão de ventos em altos níveis, jogando cirrus da Argentina em direção ao sul do Brasil.

 

x3Af2al.png

Link to comment
Share on other sites

Tenho essa dúvida quanto a temperatura que possibilita precipitação de neve. Em PoA já não supostamente nevou com quase 10ºC em setembro de 2006?

 

Eduardo, teus problemas acabaram.

 

Se você observar a sequência das mensagens de hoje. Verás que em um momento as temperaturas nas estações de topo começaram a despencar enquanto as estações de encostas e ou baixadas aumentavam ligeiramente.

 

Nesse caso uma fina camada de ar quente se encontrava perto da superfície e as temperaturas foram vários graus acima de zero. No entanto, uma vez que a camada de ar quente é tão superficial, a neve pode atingir o solo intacto antes que ele tenha a chance de derreter e se tornar chuva. É assim que a neve cai quando as temperaturas da superfície são acima de zero.

 

Concluindo, é necessário uma espessa camada de temperaturas negativas ( próximas a zero) desde que a temperatura próxima ao solo seja uma fina camadinha.

 

Como o Torales relatou começou a precipitar próximo de 10ºC e rapidão caiu para 2ºC.

 

Se não cair a temperatura não verás neve alguma no solo....e se a camada for um cadinho espessa não verás neve alguma.

 

Enfim, é um caso especial. Não tão raro no início....assom em alguns instantes a coisa volta ao normal (nada preocupante). Não pense que vai nevar a 10ºC com temperatura ambiente. Pode tirar o patacau da chuva.

 

Abração

 

w2fxh3.gif

 

Valeu, muito esclarecedor. :good2:

 

Moro em Novo Hamburgo e afirmo que nevou em forma de grãos capuchos no dia 4/9/2006: às 16:15 até 16:25 com acumulação de 1 cm. Ocorreu numa pequena área entre a zona norte de São Leopoldo e zona sul daqui, se o sol não tivesse aparecido, teria acumulado neve até o outro dia.

Aquelas fotos da METSUL eu consegui com os moradores do bairro Liberdade na zona sul. Estava aqui no Centro da cidade e miha estação no momento acusava 8.5°C no momento que o cavado avançou de POA para aqui Vale do Sinos, que é mais frio que a capital no inverno e mais quente no verão. Sem essa baboseira que nevou aqui com temperatura de 11°C 12°C era lá no aeroporto Salgado Filho. Aqui estava na casa dos 8°C quando fechou de nuvens CB vento e pancadas de neve.

Link to comment
Share on other sites

Fui dar uma passeada nas automáticas e notei: Itapoá das 19 as 20h, despencou de 18,0ºC para 11,3ºC!! E na atualização das 22 horas: 10,0ºC. Se continuar assim, mais uma vez vai dar pau nas cidades mais continentais e mais ao sul, do norte e do Vale do Itajaí.!! Por ser litoral vai ter uma mínima significativa!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no topo em Arvorezinha 750m, agora 6º, nas baixadas ao redor na faixa de 0º para menos...

 

Quando vais colocar uma estação na tua cidade, para nos dar o prazer de compartilhar estes dados?

Agora estou em outra cidade.Pois bem Mauro, como já expliquei estou me reestruturando, assim que puder vou colocar sim uma aqui em Arvorezinha amigo.Por enquanto como eu disse num post anterior , torcendo para uma nevada e geadas boas para fotos.Primeiras constatações, aqui tem muito menos vento que Soledade, os vales daqui por terem muita cobertura de matas, são frios, mas ainda perdem para as baixadas a la Tuias, onde há predomínio de campos limpos. :mail: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Queda contínua por aqui!! Tenho 11,0° com 74% e p.o. em 6,5°.

 

Em POA temos os seguintes dados:

 

9,0° - Lomba do Pinheiro

11° - Aeroporto

11,0° - Sertório

11,0° - Chácara das Pedras (aqui)

11,9° - Jardim Botânico (INMET, 22 h)

12,4° - Azenha (RBS)

12,4° - Passo d´Areia

12,5° - Moinhos de Vento

12,8° - Menino Deus

 

10,0° - São Leopoldo (Cristo Rei)

11,7° - São Leopoldo

 

Que beleza! :good2:

Link to comment
Share on other sites

SP menos fria que ontem... Temperatura em torno dos 11,8°C por aqui, sendo que fazia 9°C nesse mesmo horário.

 

Longa sequencia de dias secos a vista para cá. O ECMWF 12z, agora indica a próxima frente fria atingindo SP entre a quinta/sexta da próxima semana (16 a 17/5).

GFS 18z, por sua vez segue sugerindo a frente fria barrada no sul do país em 240h. Tudo dependerá da alta em 500hpas. Independente disso, me parece que os estados do sul país deverão ter valores significativos de chuva na próxima semana. Ambos os modelos sugerem uma intensa MP, na retaguarda dessa frente... É pra ficar de olho!

 

Ótima cobertura do cavado sobre o sul do país e seus reflexos hoje, gostei! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Apesar dos recordes de mínimas anuais ontem e hoje, em termos de sensação de frio esta MP está sendo uma decepção, especialmente na área urbana aqui da capital. Com sol e máximas acima dos 20°C, nem cheguei a usar uma jaqueta ainda. Para sentir frio em São Paulo precisamos de dias nublados, ventosos e com garoa.

Link to comment
Share on other sites

Apesar dos recordes de mínimas anuais ontem e hoje, em termos de sensação de frio esta MP está sendo uma decepção, especialmente na área urbana aqui da capital. Com sol e máximas acima dos 20°C, nem cheguei a usar uma jaqueta ainda. Para sentir frio em São Paulo precisamos de dias nublados, ventosos e com garoa.

 

É pq é como vc disse Ronaldo. O Céu nublado, o vento e a garoa, fazem aumentar a Sensação Termica de Frio em nós, coisa que os termômetros "ignoram" nas condições atuais. Por isso a decepção. Mas Keep calm, que esses dias ainda virão :mosking:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.