Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Acredito em relatos quando eles são mais que um. Isso quer dizer que algo realmente ocorreu, na minha opinião. Foram VÁRIOS os relatos de neve (mesmo que quirera) hoje, por isso acredito 100% que tenha ocorrido mesmo. Até porque eu acredito ter visto pela webcam ao vivo.

 

13,5°C agora, contra 17,1°C de ontem no mesmo horário! Tá gelaaaaaaado!

Quem não tem neve, corre atrás de geada. Como o ar está seco, dependendo de quanto estiver amanhã cedo eu procuro lá na baixada para ver se tem algo. Se tiver algo como 5°C aqui em cima, eu desço, pois já peguei geada fraca e isolada aqui com mais que isso. :D

É verdade Vinicius 5°C já registrei geada, aqui temperatura não está querendo cair rápido, no momento 15.9°C ontem com 14.2°C neste horário..

Link to comment
Share on other sites

Mafili escreveu:

 

"Nesse caso uma fina camada de ar quente se encontrava perto da superfície e as temperaturas foram vários graus acima de zero. No entanto, uma vez que a camada de ar quente é tão superficial, a neve pode atingir o solo intacto antes que ele tenha a chance de derreter e se tornar chuva. É assim que a neve cai quando as temperaturas da superfície são acima de zero.

(...)

Se não cair a temperatura não verás neve alguma no solo....e se a camada for um cadinho espessa não verás neve alguma."

 

 

Esclarecedor sim (destaquei apenas o que importa para o comentário que eu vou fazer). Veja, pelo que me constam dos relatos, não houve acumulação.

São Joaquim é uma cidade bastante alta. Então, ao meu ver, o Mafili só teria razão se alguém tivesse postado por aqui, ter ocorrido grande ACUMULAÇÃO,

pois isso sim seria impossível ocorrer com temperatura alguns graus acima de zero. No entanto, pela própria explicação dele (muito pertinente, por sinal),

se há uma camada espessa de ar muito frio, e o ar quente é superficial, porquê seria impossível cair neve semi derretida ou chuva congelada, já

que o ar "quente", no caso, nem o era propriamente (cerca de 8ºC)?

Além disso, deve haver outros fatores a terem ocorrido de modo a favorecer o fenômeno, como vento, pressão atmosférica, umidade,

fatores de relevo, ou coisa que o valha (sou LEIGO...), sem contar que houve pessoas a relatarem o fenômeno, a começar pelo próprio Ronaldo,

que é autoridade técnica no assunto. Ninguém falou em flocos ou acumulação, mas sim em quirera congelada misturada à chuva e sem qualquer acumulação

pelo que entedi!

Me desculpe, não quero encrenca com ninguém, não estou a provocar ninguém, mas porquê São Tomé não acredita se a própria explicação esclarece o relato?!

Além disso, estão aí as imagens postadas pelo Shima, comprovando ao menos um registro visual! Me parece sleet!

E veja, a discreta acumulação se deve à própria temperatura, uma hora depois de ocorrido o fenômeno: 0,3ºC! E então, não houve queda de temperatura logo após?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não sei se postaram:

 

Chuva-Congelada.jpg

 

Quireras-de-Neve.jpg

 

Do Pericó, 14h com 0,3ºC.

 

Fonte: São Joaquim on line.

 

 

Não....Não tivemos em São Joaquim, NENHUM, tipo de precipitação invernal conhecida.

 

E muito menos em Árvore Pequena.

 

Exceto se o que precipitou em algumas regiões foi qualquer coisa menos água.

 

Que coisa.

 

Não houve nada além de granizo.

 

Abraços

 

PS: pode até acontecer....mas...hoje até momento ....nadica

 

Continua com a mesma opinião, purga? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

:cray: :negative: Decepcionante esta noite.. .a temperatura que chegou aos 15.7°C agora sobe a 16.2°C, 2°C mais alta que o registrado ontem no mesmo horário.. o que será que acontece..

Vento vindo do norte... 16.4°C...

 

 

Calma que os modelos apotam o vento virando ao sul (se já não virou) e reforço de ar frio na madrugada!!!

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão muito ansiosos, hehehe. Mas o grosso do ar frio ainda está chegando e ao longo da madrugada vai esfriar bem.

Chegando ao norte do PR e sudeste né? Porque aqui acho que ele já chegou pelas temperaturas ou não ainda? :russian:

 

Sâo Borja é noroeste, né? Pelas projeções do GFS, a tua região é uma das menos frias nesta MP, com mínima ao redor de 6 graus amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão muito ansiosos, hehehe. Mas o grosso do ar frio ainda está chegando e ao longo da madrugada vai esfriar bem.

Chegando ao norte do PR e sudeste né? Porque aqui acho que ele já chegou pelas temperaturas ou não ainda? :russian:

 

Sâo Borja é noroeste, né? Pelas projeções do GFS, a tua região é uma das menos frias nesta MP, com mínima ao redor de 6 graus amanhã.

É oeste ainda, bem ao extremo. Mas de qualquer forma eu tinha visto que aqui a MP não seria tão incrível assim. Mas espero por alguma surpresa.

Link to comment
Share on other sites

TWITTER CLIMATERRA ‏@Climaterra 20 s

Climaterra; 2,5°C, S.J/Epagri/Cotia com 2,5°C e 1,8°C no Cruzeiro em S.Joaquim, neste último deu flocos de neve entre 13/13:30 com chuva.

 

INTERESSANTE, MORO A 15 ANOS AQUI, VÍ, VÁRIAS PESSOAS VIRA,, INCLUSIVE A ESPOSA E NÃO PODE DAR PORQUE A TEORIA DIZ QUE NÃO....TEMPOS INTERESSANTES.....CHAMAM DE MENTIROSO DESCARADAMENTE E FIGEM DE SANTOS...TEMPOS INTERESSANTES....

 

COMO SE DIZ, ESTOU.....PARA O QUE PENSAM, O QUE IMPORTA É O QUE VÍ E AS PESSOAS QUE VIRAM, SÃO MUITO MAIS GABARITADAS DO QUE MUITOS QUE ESTÃO A KM DA DAQUI E SE METEM A SABIDOS.

 

RENAM, TENS RAZÃO, FOI A PRIMEIRA PRECIPITAÇÃO INVERNAL. FICARÁ COMO OBSERVAÇÃO, NÃO COMO DIA DE NEVE, POIS FOI MUITO FULGAZ, MAS FICARÁ NO REGISTRO.

 

Se não registrar como "dia de neve" é porque não nevou... Daí a observação não conta sem registro fotográfico... Se não nevou não houve precipitação invernal... Ponto!!!

Link to comment
Share on other sites

Para os que tem curiosidade em saber se o frio será forte na grande SP esta noite, observem, quem tem algo pra medir a direção do vento, que o mesmo virou e é sul agora. Até as 17, 18 horas, o vento noroeste era forte e impedia a queda da temperatura. O ar frio vai chegar providencialmente na madrugada na grande SP.

 

18 horas: 19,5 graus

19:30: 18,1 graus

20:30: 17,1 graus

 

Explico melhor em meu blog, e podem me cobrar amanhã!!!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Coutinho..maio começando com tudo...primeiramente parabens pela cobertura. SC se não me engano já deu negativa este ano em Urupema, Bom Jardim da Serra, Água Doce e Caçador...não sei se o Cruzeiro ou Pericó j a negativaram....No RS Ausentes negativou dia 20/04 ....o PR e SP bateram na trave e o RJ , Itatiaia provavelmente já teve negativa este ano.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, amigos!

Próxima noite será muito fria, conforme estava previsto, claro. A casa está gelada já, dando a sensação de inverno.

Semana que vem parece que teremos mais um ar polar potente invadindo o RS. Pelo menos é o que os modelos estão prevendo... Vamos aguardar.

Muito granizo hoje em Porto Alegre, tocado a vento, dando um toque muito invernal na capital gaúcha!

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

É que tem coisas e coisas... Algumas só vendo para crer, estilo ter negativado em Ausentes em abril em uma estação que ninguém sabe onde fica... Não saiu nada na mídia local... Ou a mídia local é incompetente????

 

A mídia local já deu N evidências de que é muito incompetente em assuntos meteorológicos. Vc acha eles competentes? Então siga lendo as previsões de ZH. Be happy.

Link to comment
Share on other sites

Aliás, Coutinho, falas em geadas, e mínimas homéricas, mas não postas uma imagem das "geadas" daí...

 

Isso é uma gozação?

 

Não!!!! Só queria ver... Muita geadas durante estações quentes inclusive... É crime pedir para ver???... Se gear aqui em SM durante o abril, p. ex., eu vou filmar, fotogarafar, colocar no jornal local... Ouço e leio sobre mínimas homéricas e geadas em certas localidades de Santa Catarina mas não vejo uma fotinha... É isso...

 

Em tempo: Não leio jornais para ver "previsões"... Tanto que TODOS, até a empresa que mais respeito no RS, erraram para cá nessa madrugada em que o vento norte pialou todos... Acreditei porque a Metsul falou em "graupel" em São Joaquim... Ora, granizo é um tipo de neve... Então nevou também em PoA e Gravataí :laugh: ...

Link to comment
Share on other sites

É que tem coisas e coisas... Algumas só vendo para crer, estilo ter negativado em Ausentes em abril em uma estação que ninguém sabe onde fica... Não saiu nada na mídia local... Ou a mídia local é incompetente????

 

 

Zeca no geral o jornalismo fora do eixo rio-sampa é um lixo.

 

kkkkk... Falas em "jornalismo"... Falo em meteorologia e nisso o sul dá de relho no "eixo rio-sampa"... Essa mídia que me refiro, além da internet, lógico...

Link to comment
Share on other sites

Aliás, Coutinho, falas em geadas, e mínimas homéricas, mas não postas uma imagem das "geadas" daí...

 

Isso é uma gozação?

 

Não!!!! Só queria ver... Muita geadas durante estações quentes inclusive... É crime pedir para ver???... Se gear aqui em SM durante o abril, p. ex., eu vou filmar, fotogarafar, colocar no jornal local... Ouço e leio sobre mínimas homéricas e geadas em certas localidades de Santa Catarina mas não vejo uma fotinha... É isso...

 

Em tempo: Não leio jornais para ver "previsões"... Tanto que TODOS, até a empresa que mais respeito no RS, erraram para cá nessa madrugada em que o vento norte pialou todos... Acreditei porque a Metsul falou em "graupel" em São Joaquim... Ora, granizo é um tipo de neve... Então nevou também em PoA e Gravataí :laugh: ...

A questão é que não precisa colocar em foto, registrar ou coisas do tipo de certos dados evidenciam, por exemplo, geada no verão. Já vi dar 3° ou 4° em SJ no meio do verão. Isso é bem plausível para dar geada fraca.

 

E granizo NÃO é um tipo de neve, bem como a chuva congelada também não é. Neve granular, sim, é um tipo de neve.

 

Do mais, céu limpo, sem vento e temperatura em franca queda!!!! Já tenho 12,1° com 68% e p.o. em 6,3°!! A máxima ficou em 19,3°. Na Lomba do Pinheiro já está 8,8° e faz 13,9° no Menino Deus. É possível que o Centro, bem no miolo, esteja em 14°/15°.

 

Estou apostando numa mínima de 7° para cá.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

20,7C

 

:heat: :heat: :heat:

 

Acalma-te, nosso dia está chegando. Previsão de mínima pra cá de até 10ºC pro dia 10 e pelo jeito seguiremos com um friozinho até os dias 20/21 de Maio, quando timidamente uma nova MP começa a subir pelo Cone-Sul. Que deve ser marítima, até o momento.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Para quem gosta de acompanhar microclimas, vejam este link..

 

 

defesacivil.joinville.sc.gov.br/monitoramento

 

Aqui em Blumenau tem bastante diferenças também:

 

11,0ºC Velha (meu bairro)

11,7ºC Testo

13,9ºC Garcia (bairro mais alto)

16,5ºC Itoupava

 

Vou admitir que Itoupava está estranha, estava registrando as menores temperaturas junto com o Garcia em ar seco. A umidade na Itoupava ainda tá em 45%! P.O. 4,8ºC! Aqui tá em 80%...

Link to comment
Share on other sites

A sondagem 12Z de POA denuncia atmosfera congelada em 700, como o GFS bem mostrava:

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1016.0      3   13.6   11.9     89   8.68    280      8  285.4  309.7  286.9
1000.0    135   12.4    9.8     84   7.66    280     14  285.6  307.0  286.9
 977.0    330   10.8    9.2     90   7.53    263     19  285.8  307.0  287.1
 949.0    573   10.8    8.2     84   7.24    241     25  288.2  308.8  289.5
 929.0    751   10.3    6.6     78   6.63    225     29  289.5  308.5  290.6
 925.0    787   10.2    6.3     77   6.51    225     30  289.7  308.5  290.9
 916.0    868   10.0    4.9     71   5.96    230     31  290.3  307.6  291.4
 909.0    932    9.8    3.8     66   5.56    233     31  290.8  306.9  291.8
 850.0   1485    5.0    1.3     77   4.97    260     28  291.4  305.9  292.2
 817.0   1807    2.2    0.4     88   4.85    267     34  291.7  306.0  292.6
 786.0   2119    0.4    0.1     98   4.93    274     39  293.0  307.6  293.9
 780.0   2180   -0.0   -0.5     97   4.77    275     40  293.2  307.3  294.1
 737.0   2632   -3.3   -4.5     91   3.73    282     47  294.4  305.7  295.1
 721.0   2805   -4.2   -8.8     70   2.73    285     50  295.2  303.6  295.7
 710.0   2927   -4.9  -11.9     58   2.17    280     51  295.8  302.6  296.2
 704.0   2993   -4.9  -18.9     33   1.23    277     51  296.5  300.5  296.8
 700.0   3038   -5.3  -19.3     32   1.19    275     51  296.6  300.5  296.8
 676.0   3311   -6.7  -52.7      1   0.04    271     54  298.0  298.2  298.0
 667.0   3416   -7.2  -50.1      2   0.06    270     55  298.6  298.8  298.6

 

Quase perfeito para a neve nos pontos altos, por isso deu umas pancadinhas...

Link to comment
Share on other sites

20,7C

 

:heat: :heat: :heat:

 

Acalma-te, nosso dia está chegando. Previsão de mínima pra cá de até 10ºC pro dia 10 e pelo jeito seguiremos com um friozinho até os dias 20/21 de Maio, quando timidamente uma nova MP começa a subir pelo Cone-Sul. Que deve ser marítima, até o momento.

 

 

Nossa, em Cachoeiro só fez 16 nesse ano.

 

Essa semana fez 13,6C aqui.

 

Agora 19,8C. :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Aliás, Coutinho, falas em geadas, e mínimas homéricas, mas não postas uma imagem das "geadas" daí...

 

Isso é uma gozação?

 

Não!!!! Só queria ver... Muita geadas durante estações quentes inclusive... É crime pedir para ver???... Se gear aqui em SM durante o abril, p. ex., eu vou filmar, fotogarafar, colocar no jornal local... Ouço e leio sobre mínimas homéricas e geadas em certas localidades de Santa Catarina mas não vejo uma fotinha... É isso...

 

Em tempo: Não leio jornais para ver "previsões"... Tanto que TODOS, até a empresa que mais respeito no RS, erraram para cá nessa madrugada em que o vento norte pialou todos... Acreditei porque a Metsul falou em "graupel" em São Joaquim... Ora, granizo é um tipo de neve... Então nevou também em PoA e Gravataí :laugh: ...

Cara, conheço rengo sentado e cego dormindo. Não terás 2a chance.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.