Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Maria da Fé MG Varias ..


William Siqueira
 Share

Recommended Posts

Introduçao

 

Maria da Fé é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2009 é de 14.637 habitantes.

 

Maria da Fé é conhecida como a cidade mais fria do Estado de Minas Gerais. No inverno as temperaturas mínimas podem descer abaixo de 0°C.

O município está localizado em plena Serra da Mantiqueira bem próximo à estância paulista de Campos do Jordão e às mineiras do chamado Circuito das Águas. O turismo é ainda incipiente, mas existem possibilidades de turismo rural, com passeios a cavalo e comida de fogão a lenha

 

Altitudes variam de 1.100 a 2.000 Metros de Altitude !

 

domingos_mariadafe.jpg

mariadafe11.jpg

images?q=tbn:ANd9GcTHR5nxqRjt-lyzkjSqLXGgpGD-2RtSGpC7sNoFgdEX3eF9nPtsuw

maria+da+f%C3%A9+1+037.jpg

MariadaFeNoiteSamelaT.jpg

images?q=tbn:ANd9GcRe5M7_QlPIoKgaveiqD-QuCTrZ2ZlmeTjkTr8EgE95wDP9RRrE8Q

 

Novidade da cidade

 

O azeite produzido em Maria da Fé (MG) pode ser o primeiro no Brasil a receber certificação de origem. Representantes do Ministério da Agricultura fazem uma visita técnica à fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), localizada na cidade.

O selo vai agregar valor ao produto e garantir que o azeite produzido em Maria da Fé é de qualidade. “Viemos conhecer os produtores, as áreas plantadas e a metodologia usada por eles. O objetivo da identificação geográfica é exatamente estabelecer uma relação de confiança e atestar que aquele produto vem mesmo daquela região”, explica o auditor federal Nelson Guedes.

Na Serra da Mantiqueira, dos mil hectares plantados com oliveiras, 80% estão localizados no Sul de Minas. O clima da região é favorável para o cultivo de azeitonas. O azeite produzido em Maria da Fé já é o primeiro azeite extra-virgem originalmente brasileiro produzido em escala comercial.

 

Foto do 1°azeite Brasileiro produzido em Maria da Fé MG

 

azeite.jpg

 

 

DSC03230.JPG

 

plantacao-de-oliveira-consorciada-com-uva-esq-e-pessego-dir-em-maria-da-fe-na-decada-de-1940_g_g_box.jpg

 

Meu sitio tambem ja conta com varias mudas de oliveiras

 

sitio+em+maria+da+fe+sul+de+mg+com+31+alqueires+maria+de+fe+mg+brasil__592910_2.jpg

 

Geadas :

 

20110629202338.jpg

frio_-600x450.jpg

26540219.jpg

monte1.jpg

OgAAAFqtJCJh64aNo1dQRrJcjFqXzBtSok1IR1JEiLQE-oSFLTYj148Tx3lG6A-gxn4V327y4V_w807X5XZKF8fj-mIAm1T1ULrB6E_hDc5J5bSGO8WBBiTCaiCs.jpg

1584829048.jpg

 

Espero que gostem !

Link to comment
Share on other sites

Algum dia ainda visitarei Maria da Fé. Já estive em várias cidades que ficam próximas de lá,

mas nunca subi esta parte da Mantiqueira. Enfim, em termos de cidade acho que só perde mesmo

pra Senador Amaral no frio. E olhe lá!

 

Muito legal essa iniciativa de produção de azeite. Achei que o clima não fosse muito propício.

Link to comment
Share on other sites

Uma região que pretendo conhecer..realmente muito bonita, ver estes vales todos brancos. Uma vez ouvi na Radio Joven Pan que Maria da Fé teria feito 08 graus negativos...é isso mesmo??
Dados do INMET (BDMEP):

 

Maria da Fé-MG

-4.8°C / 12,9°C (20/07/1981)

-8,4°C / 14,5°C (21/07/81)

-5,6°C / 20,7°C (22/07/81)

Link to comment
Share on other sites

Possivelmente a cidade de minas com as melhores mínimas, tenho dois conhecidos de Poços de Caldas q conhecem Maria da Fé e segundo eles essa ultima chega a ser BEM mais fria que Poços.

 

Tenho mta vontade de conhecer... acho que Senador Amaral deve ter média melhor, mas nas minimas Maria da Fé vence... só Marmelópolis que talvez de uns pegas com Maria da Fé nesse sentido lol

Link to comment
Share on other sites

Renan , pelo que minha vó ja me disse ... , ela disse que uma vez o dia todo ficou nublado e cainha aquela "chuvinha branca " , a garoinha que caia nao era " agua " era um cisquinho branco , foi assim que ela me descreveu em algum dia dos naos 50

Teria sido em 1955?

 

Meu pai, que era alfaiate e não era ligado em meteorologia, sempre me contava de um ano na década de 1950, em que fez tanto, mas tanto frio aqui em Sampa, que ele não conseguia costurar direito porque os dedos estavam duros.

Ele não se lembrava do ano mas com certeza foi na histórica onda de frio de 1955.

Link to comment
Share on other sites

Possivelmente a cidade de minas com as melhores mínimas, tenho dois conhecidos de Poços de Caldas q conhecem Maria da Fé e segundo eles essa ultima chega a ser BEM mais fria que Poços.

 

Tenho mta vontade de conhecer... acho que Senador Amaral deve ter média melhor, mas nas minimas Maria da Fé vence... só Marmelópolis que talvez de uns pegas com Maria da Fé nesse sentido lol

 

Não faço nem ideia de como é lá em marmelopolis mas pelo google earth tudo leva a crer que ela tenha minimas muito boas na cidade... ela se encontra no fundo do vale a 1300 m cercaca de praticamente todos os lados por elevadas altitudes inclusive o pico dos marins!

Essa cidade merecia uma estação!

 

marmelopolis.png

("nuvens" limitando a área abaixo de 1450 metros)

 

A proposito, como é feia a região do pico dos marins não é pessoal? (tem tanta foto incrivel que a gente acha no google earth do "paronamio")

4372916.jpg

 

Na wikipedia tem um grafico das maximas e minimas da cidade que apontam as minimas em julho numa média de 4 graus, assim como campos do jordão :shok: (fonte desconhecida)

CLIMA-MARMEL%C3%93POLIS-MG.jpeg

 

Baixada?

Copy+of+Marmelopolis.jpg

 

O que é isso pessoas?

2945308.jpg

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que a climatologia do sul de Minas ainda é muito desconhecida devido

ao pequeno número de estações. O William deu uma ajuda fantástica colocando esta

estação em um ponto tão frio. Porém, penso eu, o sul do estado tem locais ainda mais

gelados, baixadas a quase 2000m de altitude...isso certamente existe na Mantiqueira

mineira!

 

Eu acho perfeitamente possível ter nevado em MF no século XX. :good:

Link to comment
Share on other sites

Recuperando meu computador mando fotos dos Marins que tirei

 

Renan muito falam que nao faz o frio que fez antigamente , agora penso como seria o frio de antigamente ? Devia ser maravilhoso

 

AQUI DE TANTO FALAREM ISTO, FIZ UM LEVANTAMENTO...OS INVERNOS RECENTES SÃO OS MAIS FR4IOS NA MÉDIA! DE 90 P/CÁ ESTÁ MAIS FRIO QUE ANTIGAMENTE.....

Link to comment
Share on other sites

Recuperando meu computador mando fotos dos Marins que tirei

 

Renan muito falam que nao faz o frio que fez antigamente , agora penso como seria o frio de antigamente ? Devia ser maravilhoso

 

AQUI DE TANTO FALAREM ISTO, FIZ UM LEVANTAMENTO...OS INVERNOS RECENTES SÃO OS MAIS FR4IOS NA MÉDIA! DE 90 P/CÁ ESTÁ MAIS FRIO QUE ANTIGAMENTE.....

Mas aqui no Sudeste eu participo do coro que até os anos 90 fazia mais frio.

Aqui em Sampa, o último ano em que eu realmente senti frio (Para os nossos padrões, claro) foi 2000.

 

O pessoal das respectivas regiões pode me corrigir... mas cadê as geadas do sul de Minas (Falo das regiões de 700, 800, 900 m de altitude, como Pouso Alegre, Passos...) e do norte do Paraná??

Não estou falando das geadas catastróficas como 1955, 1975... mas daquelas que ocorriam com frequência nas massas polares mais fortes.

Link to comment
Share on other sites

Caramba! Maria da Fé é um buraco!!

 

Mas se não fosse o vale ao fundo da cidade, como mostra a 3ª foto na primeira postagem, as mínimas seriam ainda menores. Isso talvez explique porque o INMET afunda à noite e, num determinado horário, freia a queda: o ar frio enche o vale e depois escorre para fora. Enfim, é apenas uma hipótese.

 

E o lugar é lindo! Merece uma visita!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

O pessoal das respectivas regiões pode me corrigir... mas cadê as geadas do sul de Minas (Falo das regiões de 700, 800, 900 m de altitude, como Pouso Alegre, Passos...) e do norte do Paraná??

Não estou falando das geadas catastróficas como 1955, 1975... mas daquelas que ocorriam com frequência nas massas polares mais fortes.

 

Olha, as geadas do norte do Paraná e do Sul de Minas sumiram na mesma época em que a neve sumiu das serras e planaltos sulinos...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Nao sei a epoca da foto , mais as ruas eram de terra ainda deve ser da decada de 50 , na praça central da Igreja de maria da Fé olha as arvores brancas lindas

 

 

3616_461843910562303_1951152180_n.jpg

William, q foto incrível!

Uma geada de causar inveja.

Amo essas imagens antigas de geada...

Parece até neve!

 

Nessa foto parece ser neve, sério!

 

Os telhados salpicados de branco me dão essa impressão... belas fotos! :good2:

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.