Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Abril 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Dia típico de verão em Caxias do Sul (rbs):

mínima: 17,3ºC

máxima: 25,4ºC

 

O dia típico de verão em Caxias é praticamente o típico outono aqui na Granja Viana, hehe.

 

Aqui não foi diferente... 17,2ºC / 24,7ºC

 

Aqui na Granja variei de 18ºC à 26,4ºC, dois graus acima de Itapevi é muita coisa!

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve sol entre nuvens em boa parte da manhã e céu nublado à tarde.

 

À tarde choveu, pancadas no geral fracas mas houve pontos localizados de chuva forte.

A estação do CGE em São Mateus (Z. leste) acumulou 63,6 mm.

 

O posto SAISP Mercedes-Paulicéia, em São Bernardo do Campo, acumulou 44,2 mm.

 

Mirante: 18,2°C / 26,6°C

IAG: 18,3°C / 26,4°C

 

Chove fraco por aqui. Às 20 h: 20,7°C na automática do Mirante.

Link to comment
Share on other sites

Este período de transição verão-outono que estamos vivenciando (iniciou em 14/Março) tem data para terminar: 14/Abril. Dia 15/Abril inicia nosso curtíssimo outono com a chegada de uma MP!

 

Eu diria que chega até um pouquinho antes viu Caco, +- na próxima Terça/Quarta... e eu acho que a

segunda parte do outono (que é a quando a estação já toma mais características de inverno) vai até

início de Maio, que é onde a alegria baziana finalmente vai reinar.

 

Minha primeira mínima sub-15 FINALMENTE deve acontecer na semana que vem.

Link to comment
Share on other sites

Chuva em SC causa alagamentos, deslizamentos e deixa desalojados

 

Uma das regiões mais atingidas foi o Vale do Itajaí, onde há desalojados.

Camboriú está com todos os acessos prejudicados e em estado de alerta

 

baln.jpg

Morador de Balneário Camboriú usou caiaque para se deslocar em rua alagada (Foto: Alceu Bitencourt/VC no G1)

 

A forte chuva que cai sobre Santa Catarina desde a tarde desta quarta-feira (3) causou alagamentos em várias cidades. No Vale do Itajaí, as cidades de Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú e Itajaí registraram problemas. Nestas duas últimas cidades, diversas pessoas ficaram ilhadas e estão desalojadas. Na Grande Florianópolis, também são registrados pontos de alagamentos nesta quinta-feira (4).

 

O município de Camboriú está em estado de alerta máximo, segundo a prefeita Luzia Coppi Mathias. Todos os acessos da cidade ficaram prejudicados por causa da chuva e o Centro está completamente alagado. Os bairros Monte Alegre e Santa Regina são os que apresentam maior número de ocorrências. Luzia Coppi informou que dezenas de famílias ficaram desalojadas na cidade e há pontos de deslizamentos de barreiras. Um abrigo foi ativado, mas as pessoas ainda buscam a casa de parentes.

 

itajai.jpg

 

Devido ao grande volume de chuva, algumas ruas

ficaram completamente alagadas em Itajaí

(Foto: Guilherme Ristow/VC no G1)

 

Em Itajaí, um abrigo também foi ativado por causa dos desalojados. A Defesa Civil municipal emitiu alerta às 3h13 informando que recebeu aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas Naturais (CEMADEN) "de risco muito alto de inundação e moderado para movimentos de massa na cidade". A estimativa é que "existam 574 moradias e 2422 pessoas expostas ao riscos de movimentos de massa", segundo o texto publicado no site da Defesa Civil. O comunicado destaca ainda que o Ribeirão da Canhanduba está em situação de emergência, enquanto o Ribeirão da Murta e o Itajaí Mirim, no curso antigo, estão em situação de alerta. O canal retificado do Itajaí-Mirim está em situação de atenção.

 

Entre esta quarta-feira (3) e a madrugada de quinta (4), o acumulado da região foi superior a 100 milímetros, conforme a Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros informou que atendeu dezenas de ocorrências de alagamentos. Em vários bairros, pessoas precisaram ser resgatadas de dentro de casa porque estavam ilhadas e a água subindo rapidamente. No bairro Fazenda, um dos mais atingidos, conforme os Bombeiros, o nível da água chegou a cerca de um metro. Na manhã desta quinta, equipes da corporação se dirigiam para a rua João Dalmolin, bairro Carvalho, para retirar pessoas ilhadas. Elas moram em uma região ribeirinha. Ainda conforme os Bombeiros, no bairro Nossa Senhora das Graças, na região conhecida como Matadouro, há residências com risco de deslizamento.

 

Grande Florianópolis

 

Na Grande Florianópolis, em Palhoça, parte de um muro caiu sobre a garagem de uma casa, por volta das 5h desta quinta-feira (4), conforme o Corpo de Bombeiros. A família mora na Rua Navegantes, bairro Passa Vinte, e foi orientada a sair do local porque há risco de que o restante da estrutura desabe sobre a residência. A Defesa Civil foi acionada. Na cidade, também há vários pontos de alagamentos.

 

Nesta quarta-feira à noite, cinco idosos precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros em São Pedro de Alcântara. Por volta das 18h, eles estavam passando de carro sobre uma ponte. O veículo teve uma pane mecânica e o rio começou a encher rapidamente. Para retirar as pessoas de dentro do automóvel, os socorristas precisaram caminhar cerca de um quilômetro a pé, pois o caminhão dos Bombeiros não conseguiu chegar ao local.

 

Em outras cidades da região foram registrados alagamentos. Segundo o Corpo de Bombeiros, sem maiores prejuízos. A Defesa Civil estadual informou que a chuva deve continuar em Santa Catarina, mas com menor intensidade nesta quinta-feira (4).

 

palhoca_alagamento.jpg

 

Em Palhoça, várias ruas ficaram alagadas

(Foto: Naim Campos/RBS TV)

 

G1

Link to comment
Share on other sites

Chuvarada por aqui!! Fui dormir com relâmpagos e trovoadas e acordei com céu limpo. Nem parece qeu choveu. Mas acumulei 43,0 mm entre às 2:30 e às 4:30. Mínima de 20,1°.

 

Agora faz 25,4° com 82%. Bem desagradável. Espero que chova de novo, e logo, porque senão será um dia bem abafado!!

Link to comment
Share on other sites

Dia típico de verão em Caxias do Sul (rbs):

mínima: 17,3ºC

máxima: 25,4ºC

 

O dia típico de verão em Caxias é praticamente o típico outono aqui na Granja Viana, hehe.

Isso é inverno aqui no Rio.

Com essas temperaturas a cariocada sai de luva e cachecol! :hang1:

 

Pois é, estive no Rio em Julho/2004, e chegou a fazer 15/16C numa madrugada! O pessoal usava roupas pesadas de frio, e durante o dia mesmo com sol não tinha ninguém na praia devido ao vento frio.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Chuva em SC causa alagamentos, deslizamentos e deixa desalojados

 

Uma das regiões mais atingidas foi o Vale do Itajaí, onde há desalojados.

Camboriú está com todos os acessos prejudicados e em estado de alerta

 

 

O município de Camboriú está em estado de alerta máximo, segundo a prefeita Luzia Coppi Mathias. Todos os acessos da cidade ficaram prejudicados por causa da chuva e o Centro está completamente alagado. Os bairros Monte Alegre e Santa Regina são os que apresentam maior número de ocorrências. Luzia Coppi informou que dezenas de famílias ficaram desalojadas na cidade e há pontos de deslizamentos de barreiras. Um abrigo foi ativado, mas as pessoas ainda buscam a casa de parentes.

 

G1

 

Incrível como Camboriú tem vivido problemas com as chuvas nos últimos anos!!! Seria o crescimento desordenado?

Pelo jeito a tendência é piorar, infelizmente!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Litoral de Santa Catarina é castigado pela chuva

 

A chuva das últimas 48h castigou o Litoral de Santa Catarina, em especial a Grande Florianópolis e o Litoral Norte com valores acima de 200mm nas últimas 24h. Antônio Carlos, Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí estão entre as cidades mais atingidas. Nesses locais foram registrados alagamentos e deslizamentos de terra. A Secretaria de Estado de Defesa Civil está contabilizando os estragos. Nesta manhã o secretário Milton Hobus segue para Itajaí, onde vai se reunir com os prefeitos dos municípios atingidos. Mais informações serão divulgadas ainda hoje, quando o levantamento for concluído.

 

Defesa Civil de Santa Catarina

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho certeza que estes problemas com a chuva em Bal. Camboriú estão

relacionados com o crescimento desordenado. A todo momento vemos novos

arranha-céus sendo erguidos por lá, e eu duvido que se faça um planejamento

correto desta especulação.

 

Agora faz 22,7ºC com UR 90%. Estou doido para que a umidade diminua de vez,

só assim voltaremos a ter nosso famoso frio vampiro. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Defesa Civil de BH :

 

Radar Meterologico informa:

 

Várias nuvens carregadas estão em formação em áreas da RBMH e Oeste de MG. Assim, há possibilidade de pancadas de chuva moderadas acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, principalmente entre os municípios de Esmeraldas, Ribeirão das Neves, Betim, Contagem, Belo Horizonte, Caéte, Nova Lima e adjancencias, além dos municípios de Passa Tempo, Cendeias, Boa Esperança e proximidades, nas próximas 3 horas.

Link to comment
Share on other sites

Chuvarada por aqui!! Fui dormir com relâmpagos e trovoadas e acordei com céu limpo. Nem parece qeu choveu. Mas acumulei 43,0 mm entre às 2:30 e às 4:30. Mínima de 20,1°.

 

Agora faz 25,4° com 82%. Bem desagradável. Espero que chova de novo, e logo, porque senão será um dia bem abafado!!

 

dia desagradável e abafado.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z coloca uma tarde bem fria para o dia 11 em boa parte do Sudeste. Uma onda

polar oceânica que mudaria em definitivo a nossa dinâmica, aproximando-se do padrão

invernal.

O RJ está incluído nisso ai?

 

Thiago. SIM.

 

A temperatura aí na capital fluminense ficaria entre 20/22 graus à tarde. Na região serrana entre 13/15

graus. Vai ser bom demais se confirmar.

Link to comment
Share on other sites

Chuvarada por aqui!! Fui dormir com relâmpagos e trovoadas e acordei com céu limpo. Nem parece qeu choveu. Mas acumulei 43,0 mm entre às 2:30 e às 4:30. Mínima de 20,1°.

 

Agora faz 25,4° com 82%. Bem desagradável. Espero que chova de novo, e logo, porque senão será um dia bem abafado!!

 

dia desagradável e abafado.

A situação até não ficou tão ruim como eu esperava. Tive máxima de 28,6° às 13:55. O problema é que a u.r. não baixou dos 67%. Mas poderia ter sido pior!!

 

Agora dá-lhe chuva e relâmpagos! Até o momento acumulei 10,6 mm, mas continua chovendo de moderado à forte. No total, já somo 55,7 mm no dia de hoje!!!! Faz 22,1° e venta de ENE a 5,3 km/h.

 

Confesso que estava com saudades de uma chuvarada.

 

Abraços instáveis!

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia também foi abafado em São Paulo, com sol o dia todo, muitos cirrus durante a manhã e mais nuvens médias e baixas à tarde.

 

O termômetro de máxima da convencional do Mirante deve estar com problemas.

Desde 31/03 não são registradas as temperaturas máximas.

No tabelão das capitais está saindo a máxima da automática.

 

Mirante: 18,4°C / 27,6°C

IAG: 18,9°C / 28,4°C

 

A noite segue com muitas nuvens médias (Alto cúmulos) e quente para a época, neste horário.

Mirante (Aut.): 24,5°C

Aeroportos entre 25 e 26°C.

Link to comment
Share on other sites

Este período de transição verão-outono que estamos vivenciando (iniciou em 14/Março) tem data para terminar: 14/Abril. Dia 15/Abril inicia nosso curtíssimo outono com a chegada de uma MP!

 

Eu diria que chega até um pouquinho antes viu Caco, +- na próxima Terça/Quarta... e eu acho que a

segunda parte do outono (que é a quando a estação já toma mais características de inverno) vai até

início de Maio, que é onde a alegria baziana finalmente vai reinar.

 

Minha primeira mínima sub-15 FINALMENTE deve acontecer na semana que vem.

 

É vero! Na verdade, estava forçando a barra para existir a estação de transição verão-outono este ano, mas ela simplesmente não ocorreu! Pulamos direto do alto verão para o outono DIRETO! Ao contrário do ano passado, em que houve uma espécie de transição verão-outono entre 05/Março à 2ª quinzena Abril. Este ano não! Melhor para nós! Amanhã já cai bem a temperatura em Sampa, com chuva, E no início da semana chove mais e cai ainda mais a temperatura! Este ano começou SENSACIONAL!

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia também foi abafado em São Paulo, com sol o dia todo, muitos cirrus durante a manhã e mais nuvens médias e baixas à tarde.

 

O termômetro de máxima da convencional do Mirante deve estar com problemas.

Desde 31/03 não são registradas as temperaturas máximas.

No tabelão das capitais está saindo a máxima da automática.

 

Mirante: 18,4°C / 27,6°C

IAG: 18,9°C / 28,4°C

 

A noite segue com muitas nuvens médias (Alto cúmulos) e quente para a época, neste horário.

Mirante (Aut.): 24,5°C

Aeroportos entre 25 e 26°C.

 

Passei o dia no Anhangabaú, das 09:00 as 16:00. Senti abafamento também. Engraçado que já estamos nos acostumando às mudanças da temperatura. Há 1 mês atrás estávamos acostumados com 32ºC na cabeça; hoje com 28ºC já sentimos abafamento, hehe

Link to comment
Share on other sites

Hoje pareceu que, quanto mais próximo do mar, maiores as máximas...

 

Aqui na roça, mínima de 15,7ºC (com neblina) e máxima de 25,3ºC, com chuva muito isolada na região em que eu moro.

Na parte central da cidade, certamente a máxima passou dos 26ºC. Também senti sensação de abafamento.

Link to comment
Share on other sites

As imagens dos radares de Canguçu e do Morro da Igreja são impressionantes!!! Toda a faixa que vai do Chuí até o Vale do Itajaí, com um intervalo na Grande POA, está coberta por precipitações moderadas à forte!!! São 1000 km de chuvaradas!!!!! Nunca tinha visto isso!! :shok:

 

A boa notícia é que já ontem as chuvas apagaram o incêndio na Reserva do Taim.

 

Por aqui deu uma pancada forte muito breve!!! Já tenho 62,8 mm acumulados no dia de hoje. Faz 21,4°.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.