Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Março 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bela análise. Porém reparem como a cobertura de gelo na Antártica foi histórica em 2007. Aliado

ao padrão La niña que vínhamos tendo naquele ano, isso refletiu em um inverno abaixo da média

para latitudes de 28S+. Infelizmente, naquele ano, os ciclones se formaram numa posição desfavorável

à neve no Sul do país e, consequentemente, desfavorável para o frio no Sudeste.

 

Aonde eu quero chegar é: estas previsões do Caio são animadoras sim, mas até onde? Acho que todos

estamos desejando ondas de frio "arrasa quarteirão", influenciando não só a região Sul e partes mais

à oeste do país, mas o centro-sul em sua integralidade. Precisamos deste tipo de MP abrangente para

que as chances de neve sejam maiores, pois há esta relação MP abrangente = neve em muitos casos.

 

Os modelos são capazes de coletar informações a respeito da temperatura do oceano, cobertura de gelo

no pólo sul e modificações nas correntes de jato, mas até onde isso influencia na previsão do posicionamento

dos ciclones extratropicais? É este o meu indagamento.

 

http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/?page_id=335

 

NA IMAGEM ONDE TEM O MORRO, NA PARTE INFERIOR, VERÁS AS ÁRVORES COM CORES DE OUTONO, SEMANAS MAIS CEDO QUE O NORMAL.

 

AINDA NÃO POSTEI A TENDÊNCIA, ESTOU ESPERANDO PARA FECHAR O VERÃO.

 

NUM RESUMO;

 

OUTONO FRIO, EXTREMOS FORTES DE FRIO, POUCOS DE CALOR. INVERNO COMEÇARÁ MAIS CEDO E TEREMOS ALTA CHANCE DE INVERNO, MAIOR PARTE DELE, COM FRIO ABAIXO DO NORMAL E ATÉ COM PERÍODOS DE FRIO BEM EXPRESSIVO, COMEÇARÁ CEDO E TERMINARÁ TARDE COM POTENCIAL DE DANOS NAS CULTURAS DE AGOSTO A OUTUBRO, ISTO NÃO COLOCAREI LÁ, TEM CHANCE DE REPETIR ALGO PARECIDO COM 62 (INVERNO MAIS LONGO E FRIO JÁ REGISTRADO E ESPERO UM PERÍODO DE 2/ A 4 SEMANAS DE MUITO FRIO, PODEREMOS TER UM INVERNO COMO A TEMPO NÃO SE VIA, ISTO FICA AQUI. A PRIMEIRA JANELA PARA NEVE DEVE FICAR ENTRE 10/25 DE MAIO.

 

PADRÃO USA COM ALGUMAS ALTERAÇÕES.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, fico muito feliz em ler esta sua previsão pois é bem animadora. Quando você posta algo assim,

começo a pensar em anos como 1990, 1996, 1999, 2000...isso falando só de anos relativamente recentes.

 

Se for realmente um inverno tão frio assim aí no Sul, quem sabe não sobra algo aqui pra Minas, né. Os

cafeicultores que se cuidem!

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais Março 2013 (Ate dia 26) / Anomalias

 

 

São Paulo SP: 22,1 (-0,5)

 

A média 1981/2010 de São Paulo em março é 22,3ºC, e entre 1961/1990 a média foi de 21,7ºC.

 

Levando em conta que a média compensada da convencional costuma vir em torno de 0,5ºC acima da sua média 24 horas da automática, creio que fecharemos o mês bem perto da média 1981/2010 e um pouco acima da 61/90. Podemos dizer que está sendo um março normal, inclusive nas chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Definitivamente não uso mais a 61/90..creio q a 91/12 é bem mais real...

 

1991/2012 não é normal, são apenas 21 anos, a prática hoje em dia é utilizar a normal mais recente de 30 anos atualizada a cada 10 anos, ou seja a normal 1981/2010 que é 22,3ºC. Assim que der vou publicar as normais 1981/2010 no tópico sobre SP. :good:

 

Também seria possível atualizar a cada ano, assim estaríamos na 1983/2012, mas ainda não vi isto ser feito em algum país, talvez seja um exagero mesmo... (mas, só para constar, a média compensada 1983/2012 de março em SP é 22,4ºC).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

OUTONO FRIO, EXTREMOS FORTES DE FRIO, POUCOS DE CALOR. INVERNO COMEÇARÁ MAIS CEDO E TEREMOS ALTA CHANCE DE INVERNO, MAIOR PARTE DELE, COM FRIO ABAIXO DO NORMAL E ATÉ COM PERÍODOS DE FRIO BEM EXPRESSIVO, COMEÇARÁ CEDO E TERMINARÁ TARDE COM POTENCIAL DE DANOS NAS CULTURAS DE AGOSTO A OUTUBRO, ISTO NÃO COLOCAREI LÁ, TEM CHANCE DE REPETIR ALGO PARECIDO COM 62 (INVERNO MAIS LONGO E FRIO JÁ REGISTRADO E ESPERO UM PERÍODO DE 2/ A 4 SEMANAS DE MUITO FRIO, PODEREMOS TER UM INVERNO COMO A TEMPO NÃO SE VIA, ISTO FICA AQUI. A PRIMEIRA JANELA PARA NEVE DEVE FICAR ENTRE 10/25 DE MAIO.

 

Estamos com uma linha de raciocínio parecida. Acho que você está ainda mais otimista quanto ao frio.

 

A parte:

 

"TEM CHANCE DE REPETIR ALGO PARECIDO COM 62 (INVERNO MAIS LONGO E FRIO JÁ REGISTRADO E ESPERO UM PERÍODO DE 2/ A 4 SEMANAS DE MUITO FRIO, PODEREMOS TER UM INVERNO COMO A TEMPO NÃO SE VIA"

 

foi BOMBÁSTICA!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Alguns dados de São Paulo (Mirante):

54 mínimas sub-10°C em 1962 e 1968 (Maior nº de mínimas abaixo de 10°C desde 1961)

Média compensada anual: 18,0°C em 1962 e 1968 (Os valores mais baixos desde 1961)

 

 

Sampa tem um dia outonal hoje, com sol entre muitas nuvens pela manhã e céu parcialmente nublado agora à tarde, aqui na zona norte.

Desde o início da tarde, houve intensificação dos ventos de S a SSO.

 

A automática do Mirante bateu em 25,0°C (Mínima de 17,6°C na convencional)

O IAG chegou a 24,1°C (Mínima de 16,4°C)

Link to comment
Share on other sites

Vi rapidamente, mas a tua análise está uma maravilha, Caio!!

 

Pelo o que tudo indica, muitos fatores estão convergindo para o frio: Pacífico um pouco mais frio, AAO positiva, PDO negativa, criosfera mais extensa que o normal da Antártida. Confesso que tenho boas perspectivas para esse ano. Desde o início de janeiro tinha uma boa intuição com a quebra do padrão de 2012. Ao longo das semanas essa boa perspectiva vai se confirmando.

 

Hoje já tive as extremas: 16,7° a 26,1°. Tivemos um denso nevoeiro já no início da madrugada. Choveu fraco a pouco e agora faz 23,2° com 69%. E o outono continua uma beleza.

 

Abraços positivos!

Link to comment
Share on other sites

Vento de 63 km/h pode causar desabamento de Engenhão no Rio, revela prefeitura

 

Um vento de 63 km/h pode causar o desabamento da cobertura do Engenhão. Essa é uma das principais conclusões do relatório feito pela consultoria alemã SBP (Schlaich Bergermann und Partner), contratada pelo consórcio construtor do estádio para verificar a segurança do local.

 

Uol

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem um palpite de como foi o comportamento da região de Nino 1+2 em 1962 (citado pelo Ronaldo como um grande inverno) apesar da ONI para Nino 3.4 no trimestre JJA ter cravado 0.0 de anomalia naquele ano???

 

NINO12_zps9bdbef2b.png

 

Ah! tá.

 

Em algum lugar deste fórum foi postado esse levantamento histórico infelizmente essa divisão mensal dos tópico acaba truncando as conversas que eu considero sensatas....mas fazer o quê?

 

O que torna evidente no comentário do querido Caio César é que o "melhor" inverno que temos desde 1949 ocorre em neutralidade.

 

Concluindo as condições de ENSO para temperatura não apresentam dados robustos.

 

Nada correlacionado com nada apenas uma coincidência.

 

Agora vou procurar catar as mensagem referentes aos invernos de outrora,

 

 

 

 

165clc.png

 

1962 (PORTO ALEGRE)

JAN 24.0

FEV 22.9

MAR 23.8

ABR 19.3

MAI 15.1

JUN 13.9

JUL 12.8

AGO 14.3

SET 17.1

OUT 18.0

NOV 22.1

DEZ 24.2

Link to comment
Share on other sites

Máxima hoje: 26,3°C

 

Diminuiu bastante a quantidade de nuvens nesse final de tarde. Agora, falta entrar aquela frescurinha. Se é que vai chegar alguma coisa até aqui. :hang1:

 

Chovendo bastante naquela região do Renan, abrangendo até o litoral do RJ.

 

E como, Sérgio. A frente fria veio com tudo e trouxe muita chuva pra nós. Aqui em JF tive

até o momento 35,2mm mas continua chovendo. No leste do estado do RJ o bicho tá pegando!

Link to comment
Share on other sites

:good: Ola pessoal, o blog acabou me afastando um pouco de novo do fórum... vou voltar a postar. Por enquanto aqui em minha cidade, Juscimeira-MT, segue com temperaturas dentro da média e chuva um pouca abaixo do esperado. Alguns dados de 2013 até o momento abaixo, a média que sigo é o da SOMAR.

 

2013

Menor temperatura: 22,5°C (20/03)

Maior temperatura: 37,5°C (18/02)

Maior volume de chuva em 24h: 97mm (18/02)

Acumulado anual: 771mm

 

Janeiro - Precipitação

Maior volume de chuva em 24h: 62mm (30/01)

Acumulado mensal: 332mm contra 258mm da climatologia (29% acima da média)

 

Fevereiro - Precipitação

Maior volume de chuva em 24h: 97mm (18/02)

Acumulado mensal: 286mm contra 230,6mm da climatologia (25% acima da média)

 

Março - Precipitação

Maior volume de chuva em 24h: 66mm (25/03)

Acumulado mensal: 153mm contra 206mm da climatologia (25% abaixo da média)

 

(dados atualizados - 27/03 às 18:35h)

Link to comment
Share on other sites

Segue chovendo fraco e com isso já chegamos a 40mm hoje. Março bem chuvoso, compensando

Fevereiro que foi seco. Janeiro e Novembro também com chuva acima da normal, desta forma compensando

Dezembro. No final das contas, tudo ok por aqui em termos de precipitação.

 

Foi um verão bem quente e com precipitações normais.

Link to comment
Share on other sites

tem uns plátanos aqui totalmente amarelos já, quase sem folhas!! Depois faço umas fotos!

Coutinho, fiquei muito animado com a tua previsão, mal posso esperar pra 2013 humilhar 2012! kkkk

 

Faço minhas as tuas palavras, Lucas! Pelo menos este ano espero não termos um agosto nem parecido com o que foi de 2012 ! Hehehe.

Espero ainda em abril usar meu primeiro blusão de lã este ano... Abraços!

Link to comment
Share on other sites

tem uns plátanos aqui totalmente amarelos já, quase sem folhas!! Depois faço umas fotos!

Coutinho, fiquei muito animado com a tua previsão, mal posso esperar pra 2013 humilhar 2012! kkkk

 

Faço minhas as tuas palavras, Lucas! Pelo menos este ano espero não termos um agosto nem parecido com o que foi de 2012 ! Hehehe.

Espero ainda em abril usar meu primeiro blusão de lã este ano... Abraços!

 

Amigos, não dá pra comparar 2012 com nenhum outro ano, foi totalmente fora da casinha. O fim do mundo como alguns acreditavam!

Hoje foi um belo dia de céu azul com vento S-SO e URA caindo a 32% durante a tarde. A temperatura variou entre 17,6C e 28,9C. Agradáveis 19,3C agora.

Link to comment
Share on other sites

tem uns plátanos aqui totalmente amarelos já, quase sem folhas!! Depois faço umas fotos!

Coutinho, fiquei muito animado com a tua previsão, mal posso esperar pra 2013 humilhar 2012! kkkk

 

Faço minhas as tuas palavras, Lucas! Pelo menos este ano espero não termos um agosto nem parecido com o que foi de 2012 ! Hehehe.

Espero ainda em abril usar meu primeiro blusão de lã este ano... Abraços!

 

Amigos, não dá pra comparar 2012 com nenhum outro ano, foi totalmente fora da casinha. O fim do mundo como alguns acreditavam!

Hoje foi um belo dia de céu azul com vento S-SO e URA caindo a 32% durante a tarde. A temperatura variou entre 17,6C e 28,9C. Agradáveis 19,3C agora.

 

 

Igor, infelizmente em 2002 ocorreu um inferno semelhante em alguns locais!!! :negative:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP, tenho 19.2C e chuva fraca. Como o clima do Sul e leste de SP é diferente do interior!

 

Chuva? Aqui em Itapevi nem sinal... durante à tarde tivemos sol entre muitas nuvens.

 

Mínima de 14,1ºC e máxima de 24,8ºC. No momento, céu encoberto: 18ºC

Aqui na zona norte de Sampa também não houve nem sinal de chuva mas realmente choveu fraco na zona sul, na zona oeste...

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal, sou Maurício Schwartz, tenho 35 anos (é... idade ta chegando...) sou formado em engenharia mecânica e trabalho na maior camisaria da America Latina: Dudalina. Sou supervisor de engenharia de processos. Tenho uma mini estação perto do morro do spitzkopf, cerca de 500m de altitude em um sítio de um velho conhecido. Ele sempre me manda quanto marcou por lá. Bom isso é um pouco sobre mim, gosto de acompanhar este fórum apesar da falta de tempo pois estou fazendo mestrado de noite. Sempre que posso contribuirei com meus dados e os do ceops também. 17 graus agora aqui em Blumenau e 1 hora atrás estava 14 graus no sítio no spitzkopf.

Link to comment
Share on other sites

 

NA IMAGEM ONDE TEM O MORRO, NA PARTE INFERIOR, VERÁS AS ÁRVORES COM CORES DE OUTONO, SEMANAS MAIS CEDO QUE O NORMAL.

 

AINDA NÃO POSTEI A TENDÊNCIA, ESTOU ESPERANDO PARA FECHAR O VERÃO.

 

NUM RESUMO;

 

OUTONO FRIO, EXTREMOS FORTES DE FRIO, POUCOS DE CALOR. INVERNO COMEÇARÁ MAIS CEDO E TEREMOS ALTA CHANCE DE INVERNO, MAIOR PARTE DELE, COM FRIO ABAIXO DO NORMAL E ATÉ COM PERÍODOS DE FRIO BEM EXPRESSIVO, COMEÇARÁ CEDO E TERMINARÁ TARDE COM POTENCIAL DE DANOS NAS CULTURAS DE AGOSTO A OUTUBRO, ISTO NÃO COLOCAREI LÁ, TEM CHANCE DE REPETIR ALGO PARECIDO COM 62 (INVERNO MAIS LONGO E FRIO JÁ REGISTRADO E ESPERO UM PERÍODO DE 2/ A 4 SEMANAS DE MUITO FRIO, PODEREMOS TER UM INVERNO COMO A TEMPO NÃO SE VIA, ISTO FICA AQUI. A PRIMEIRA JANELA PARA NEVE DEVE FICAR ENTRE 10/25 DE MAIO.

 

PADRÃO USA COM ALGUMAS ALTERAÇÕES.

 

Cara, o Coutinho SEMPRE é o cara mais otimista quando se fala de prognóstico para outono inverno! Sempre começa antecipado e sempre termina postergado. Embora eu ache que este particular outono inverno sera bom mesmo, pelo que eu ando observando pela dinamica climatica ate agora.

 

Queria ver o prognostico do Coutinho se previa que o inverno 2012 seria bom..., ou que terminaria mais tarde, embora tivemos recorde de calor em setembro e outubro...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.