Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Março 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mínimas de hoje:

 

Brasil:

 

Morro da Igreja SC: 06,4

Bagé RS (Aut): 07,5

Urupema SC (Epagri): 08,8

Urupema SC (PWS): 08,5

Santana do Livramento RS (PWS): 08,8

São Joaquim SC (Conv): 08,8

São Joaquim SC (Cotia): 09,0

São Joaquim SC (Aut): 09,1

Santana do Livramento RS (Aut): 09,2

Santana do Livramento RS (Aut): 09,4

São Joaquim SC (Chapada Bonita): 09,5

Bagé RS (Conv): 09,7

Bom Jardim da Serra SC: 09,9

São José dos Ausentes RS: 09,9

Dom Pedrito RS: 10,2

Painel SC: 10,4

Canguçu RS: 10,7

Quaraí RS: 11,0

São Francisco de Paula RS: 11,0

Jaguarão RS: 11,1

Vacaria RS: 11,2

Canela RS: 11,4

Passo Fundo RS: 11,4

Bom Jesus RS: 11,6

Camaquã RS: 11,7

Rio Grande RS: 11,7

São Marcos RS: 11,7

Soledade RS: 11,7

Canela RS (Castelinho): 11,8

Cruz Alta RS: 12,0

Ibiruba RS: 12,0

Rio Grande RS: 12,0

Palmeira das Missoes: 12,1

Gramado RS (PWS): 12,2

São Gabriel RS: 12,2

Chuí RS: 12,3

Farroupliha RS (PWS): 12,3

Lagoa Vermelha RS: 12,3

Caçapava do Sul RS: 12,4

Lages SC: 12,5

Campos Novos SC (Epagri): 12,7

Campos Novos SC (Conv): 12,9

Santa Maria RS: 12,9

Santo Augusto RS: 12,6

Campos Novos SC: 12,9

São Luiz Gonzaga RS: 12,9

 

Uruguai:

 

Mercedes: 07,4

Rocha: 08,2

Carrasco: 08,9

Paysandu: 09,2

Melo: 09,4

Durazno: 09,6

Rivera: 10,6

Laguna Del Sauce: 11,0

Young: 11,0

Salto: 11,1

Tacuarembo: 11,9

Artigas: 12,0

Bella Union: 12,8

 

Argentina:

 

Esquel: -02,0

El Bolson: -01,0

Rio Gallegos: -00,5

Bariloche: 00,4

Tandil: 00,8

Azul: 01,4

Maquinchao: 01,6

San Julian: 01,6

Ushuaia: 02,3

Dolores: 02,4

Las Flores: 02,5

Mar Del Plata: 02,6

Malargue: 03,2

Perito Moreno: 03,3

Bahia Blanca: 03,6

Bolivar: 03,8

El Calafate: 04,0

Junin: 05,0

Comodoro Rivadavia: 05,5

Buenos Aires - Ezeiza: 05,6

La Plata: 05,6

San Rafael: 05,8

Trelew: 05,8

Viedma: 06,4

Neuquen: 06,5

San Antonio Oeste: 06,5

Santa Rosa: 06,8

General Pico: 07,6

San MartiN: 07,9

Gualeguaychu: 08,2

La Quiaca: 08,2

Mendoza: 08,2

San Juan: 09,9

Rosario: 09,5

Villa Reynolds: 09,6

Buenos Aires: 09,8

Rio Cuarto: 09,9

Laboulaye: 10,3

Marcos Juarez: 10,4

Posadas: 10,4

Aero Buenos Aires: 10,4

Cordoba: 10,9

San Luis: 11,3

Chamical: 11,5

Pilar: 11,9

La Rioja: 12,0

Parana: 12,1

Villa Dolores: 12,4

Sauce Viejo: 12,8

 

Chile:

 

Balmaceda: -07,7

Coyhaique: -01,4

Punta Arenas: 01,0

Puerto Montt: 01,3

Temuco: 01,5

Calama: 02,3

Isla Diego Ramirez: 02,3

Concepcion: 05,9

Santiago: 09,0

Islotes Evangelistas: 09,2

San Antonio: 09,3

Punta Angeles: 09,7

Pudahuel: 09,9

Isla Huafo: 11,2

La Serena: 12,1

Link to comment
Share on other sites

ATENÇÃO: O tópico do ENBAZ 2013 foi remodelado e recriado, com o objetivo de

melhor aperfeiçoarmos nossas discussões. Para todos aqueles que já haviam votado,

favor VOTAR NOVAMENTE. O tópico foi elevado para "Global", ou seja, em todos os

sub-fóruns do BAZ será possível observá-lo.

 

Att, equipe de ADM e Moderação.

Link to comment
Share on other sites

Na minha modesta opinião, a ciência e o conhecimento humanos ainda têm que avançar muito para se prever chuva e neve com precisão.

Se é que um dia vai ser possível...

 

Pessoalmente, considero previsões de modelos, empresas e institutos apenas como um indicativo (Tipo: pode chover bastante, pouco, está mais para garoa...).

Nunca levo ao "pé da letra".

 

Existem empresas que colocam uma previsão em mm (25 mm, 30 mm, etc). Eu olhos esses números como uma aproximação bastante incerta.

 

Concordo com isso, e apesar dos modelos errarem (e muito, mas isto é esperado por todas as limitações que existem) muitas vezes também as pessoas dão asas à imaginação e depois ficam frustradas por não ter acontecido algo que seria quase impossível, eu por exemplo já vi gente cogitando para o final de março fenômenos raros até no auge do inverno aqui para o estado, assim fica difícil. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Belos valores pelo cone-sul. Realmente é outono...por aqui, ainda com jeito de verão,

faz 24,7ºC e tempo meio abafado, bem encoberto.

Apesar de aqui, eu estar com uma temperatura até um pouco mais alta ( 25,2°C agora) a sensação de abafamento diminuiu bem, principalmente por causa do vento fresco que está soprando da direção da serra do mar. Vento esse, que em alguns momentos é até bem fortinho.

Link to comment
Share on other sites

AQUI TEREMOS FRIO CONSTANTE, PARA ÉPOCA, PELOS PRÓXIMOS 5/8 DIAS.

 

HOJE DEU 9,0°C.

 

Coutinho, não esqueça de postar as fotos do espetáculo outonal aí na tua casa! hahaha

Assim que chegar o outono aqui também pretendo fazer algumas fotos! :D

 

 

NA CIDADE JÁ TEM ÁRVORES BEM ADIANTADAS, DEVIDO A ESTIAGEM NO VERÃO.

Link to comment
Share on other sites

E dá-lhe chuva! Dia muito chuvoso aqui no noroeste do Paraná, já tenho 50,6 mm e segue chovendo, inclusive com trovoadas. Curioso olhar essa instabilidade pelo radar. É uma faixa bem compacta, que começa lá no MS e vai até o centro do PR. Só que é estreita, por exemplo em Maringá que fica a 70 km a nordeste não está chovendo. Tive máxima de 23,3C. Do início de março até agora já são 217 mm.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa dia de céu encoberto, um pouco de vento marítimo e quase nada de chuva.

Aqui na zona norte, apenas um chuvisqueiro agora há pouco no início da noite, além de alguma garoa pela manhã.

 

Mirante: 19,1°C / 23,5°C (Máxima por volta de 0h UTC. Durante o dia, a maior temperatura na automática foi 22,0°C)

IAG: 18,6°C / 21,4°C

 

Continuamos com céu encoberto.

Link to comment
Share on other sites

Os valores de 5,6° em Ezeiza, 10,4° no aero de Buenos Aires (junto ao Prata) e os 11,7° em Rio Grande são bastante significativos. Todos mostram frio ao nível do mar e em locais úmidos.

 

Realmente podemos dar o verão por ENCERRADO no RS e mesmo no Sul do Brasil, climaticamente falando. Se no ano passado o inverno nunca acabou tão cedo, dessa vez não me recordo o verão ter acabado tão cedo. Parece que estamos na metade de abril!!! :good2:

 

O boletim do Metroclima (feito para a MetSul) para POA é melhor do que a encomenda. Não apenas dá máxima de 23°/24° para o final de semana, como mínima de 11°/13° na 2ª-feira de manhã com máxima de 25° e chuva novamente na 3ª-feira. Ou seja, não saberemos o que é mais do que 25° num período de uma semana... EM MARÇO!!!!! :good2:

 

Esse padrão também é muito positivo para o Sudeste. Ao que se vê até o momento, não há bloqueio. E a previsão é ficar muito amenos em Curitiba, que mal vai passar dos 20°, e em SP, que mal chegará aos 25°. Espetáculo!!

 

Hoje tive variação de 17,0° a 26,0° com u.r. caindo a 49%. Agora está nublado e faz 20,2° com 67%. Vento SE a 11,6 km/h.

Link to comment
Share on other sites

O ETA para 7 dias está "encalhando" uma alta de 1028 mb sobre o Atlântico na altura do Pampa argentino, esparramando a alta para o continente. O resultado é a drenagem de um ar fresco e úmido para boa parte da América do Sul. É o que estava acontecendo no verão, com a mTa mais ao sul e, portanto, um pouco menos quente. Agora a mesma situação, mas com a alta ainda mais ao sul, porém mantendo as características das mp´s que se estabilizam sobre o mar. Muito bom.

 

Ainda 20,2°.

Link to comment
Share on other sites

Diferença abissal na precipitação de Março entre o INMET e a minha estação. Enquanto o orgão oficial

registrou 199,7mm de chuva até o momento, a Davis aqui no bairro Bandeirantes tem apenas 100,0mm.

Uma incrível diferença de 99,7mm entre locais que distam 8km um do outro em linha reta. Estou

de boca aberta até agora, mas eu sei muito bem o que causou isso. Duas MEGA TEMPESTADES, nos dias 11 e 13, que

tiveram o mesmo deslocamento de noroeste para sudeste, deixando esta região nordeste da cidade de fora da festa,

justamente onde fica a Davis. Já a convencional do INMET foi diretamente atingida por ambas as tormentas. Somente

estes dois dias tiveram somados 78,6mm de chuva. Aqui em casa, míseros 18mm.

Link to comment
Share on other sites

Acredito que aqui pela região de Passo Fundo a anomalia seja negativa e de pelo menos um grau ao fim do mês. Não aconteceu e nem vai acontecer nenhuma onda de frio comparável com a do fim de março de 2012 mas aquele março teve várias tardes bastante quentes também. Agora em março de 2013 a queda principalmente das máximas está muito perceptível, as mínimas também estão constantemente abaixo da média mas nada de 1 dígito ainda. Temperatura acima de 25º já se tornou evento raro.

Link to comment
Share on other sites

Postei em outro tópico que em São Paulo, dos últimos 38 junhos e julhos (de 94 para cá), apenas 7 tiveram média de 16,5ºC para baixo, o que dá uma sensação de frio no mês inteiro. É muito pouca coisa, 15% apenas. Realmente não se passa mais frio em Sampa. Uma lástima. Ainda bem que moro num local com médias uns 2ºC a menos que na selva de pedra.

Link to comment
Share on other sites

Ontem o dia variou pouco na região. Chuviscos e vento fraco deixaram o dia com cara de outono em Joinville. Hoje amanheceu com chuva e temperatura entre 18 e 19ºC.

 

Veja as máximas e mínimas de ontem, dia 14/03/2013:

 

[tabela]L=Estação&Máxima&Mínima

 

L=Estação Rio Cachoeira:& 23.27 & 19.4

L=Estação Bucarein: & 23.15 & 19.42

L=Estação Rio Cubatão: &21.54 &18.82

L=Estação Itaum: &23.82 &19.69

L=Estação Jativoca: &24.67 &19.24

L=Estação Iate Clube: &22.83 &19.12

L=Estação Rodovia do Arroz: &22.9 &18.96

L=Estação Ceasa:& XX &XX

L=Estação Vila Nova - CIRAM: & 22.4 &19.4

L=Estação Pirabeiraba - CIRAM:& 20.9 &19.0

L=Estação Zona Sul - PWS: & 23.3 & 19.9[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

Saiu agora no face:

 

"Bye, bye verão ! Ainda teremos alguns dias com calor pela frente, afinal calor faz até durante inverno rigoroso, mas o verão de 2013 na prática chegou ao fim. O padrão já é de outono, e não apenas nesta semana, e a tendência não deve se alterar. Confira análise muito interessante repleta de dados históricos e correlações estatísticas da nossa meteorologista Estael Sias. Vale a pena ler !"

 

É verdade que o tema já tem sido abordado por integrantes do Baz, mas eu achei o novo post da Metsul bastante auspicioso e recheado de dados muito interessantes:

 

Relógio do clima se adianta e outono começa mais cedo em 2013

 

:clapping: :good2: :prankster:

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/206/Rel%C3%B3gio_do_clima_se_adianta_e_outono_come%C3%A7a_mais_cedo_em_2013

Link to comment
Share on other sites

Saudações Bazianos,

 

Como muitos aqui sabem, meu negócio é o frio. Fico no BAZ entre o início do outono e meados da primavera. Na entresafra do frio só dou passadas rápidas. E o post de hoje no blog da Metsul é a deixa para reaparecer:

 

"Pode se discutir se os invernos, como um todo, foram rigorosos, mas certo é que, coincidência ou não, os dois anos (2000 e 2008) com escasso calor na primeira metade de março tiveram mais tarde eventos extremos e históricos de frio. Em 2000, a poderosa onda de frio da segunda semana de julho seguida por intensas massas de ar polar, e em 2008 a maior nevada registrada em décadas no Sul gaúcho em pleno mês de setembro."

 

2000 e 2008?! :heart:

 

Torçamos!

 

Abraços,

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Interessante no texto do Alexandre é que as águas do Atlântico sul podem ser consequência do frio, e não causa. Sempre me perguntei sobre essa possibilidade, pois em regiões não equatorias a radiação solar é muito pequena e o que guia a SST é muito mais as massas de ar do que a radiação. No equador, daí sim, é lá que está a "origem de tudo".

Link to comment
Share on other sites

15/03 - Top *5*

 

BRA:

 

Santana do Livramento RS: 09,0

São Joaquim SC: 11,2

Bom Jardim da Serra SC: 11,3

São José dos Ausentes RS: 11,3

Bagé RS: 11,4

 

ARG:

 

Maquinchao: -03,4

El Calafate: -02,0

Esquel: -01,3

Perito Moreno: -0,2

Mar Del Plata: 01,2

 

URU:

 

Carrasco: 08,0

Laguna Del Sauce: 08,0

Paysandu: 09,8

Rocha: 10,0

Durazno: 10,2

 

CHI:

 

Balmaceda: -09,0

Coyhaique: -01,8

Punta Arenas: 01,0

Puerto Montt: 01,7

Calama: 02,7

Link to comment
Share on other sites

Interessante no texto do Alexandre é que as águas do Atlântico sul podem ser consequência do frio, e não causa. Sempre me perguntei sobre essa possibilidade, pois em regiões não equatorias a radiação solar é muito pequena e o que guia a SST é muito mais as massas de ar do que a radiação. No equador, daí sim, é lá que está a "origem de tudo".

 

Olá Bruno. O texto é da Estael. E achei bem interessante o ponto de vista dela sobre retroalimentação. É como você disse, a causa original do fenômeno é a frequência maior de pulsos de ar frio e ciclones, que acabam por esfriar o Atlântico. Nesse caso, a influência das águas mais frias no clima do continente é apenas um reflexo de um padrão atmosférico.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Tenho que admitir, o verão climático mesmo em Blumenau is Over. Agora de manhã estamos tendo uma chuva muito boa com 20°. Esse é o fim do verão climático mais precoce que me lembre.

 

O clima anda extremado nos últimos anos, o verão mais precoce é o de 2009, que começou dia 30 de outubro. O inverno mais curto ever foi do ano passado já no começo de agosto.

 

Não sei como é no RS e nas cidades da serra, mas pra cá ao mesmo tempo não estamos no outono ainda, longe disso, agora estamos naquele período transicional entre verão/outono.

 

Foi um verão bem atípico, começou mais cedo que o normal de forma HARDCORE, o ápice do calor foi em Dezembro, e foi épico. Janeiro muitooo relax, foi frio pros padrões da época aqui pra cá. Fevereiro foi normal, intercalou momentos mais intensos de calor com outros mais amenos. Foi um verão bem tempestuoso, mas as tempestades foram menos intensas e destrutivas do que em relação aos verões anteriores.

 

O que me impressiona é o muro climático que aconteceu antes e após dias 27 de dezembro. Para quem gosta de frio, 2012 foi o ano mais lixo climaticamente falando que eu já vi, então teoricamente já estamos no lucro, pior não podia ficar. Por enquanto estamos do ótimo para excelente.

Link to comment
Share on other sites

Interessante no texto do Alexandre é que as águas do Atlântico sul podem ser consequência do frio, e não causa. Sempre me perguntei sobre essa possibilidade, pois em regiões não equatorias a radiação solar é muito pequena e o que guia a SST é muito mais as massas de ar do que a radiação. No equador, daí sim, é lá que está a "origem de tudo".

 

Olá Bruno. O texto é da Estael. E achei bem interessante o ponto de vista dela sobre retroalimentação. É como você disse, a causa original do fenômeno é a frequência maior de pulsos de ar frio e ciclones, que acabam por esfriar o Atlântico. Nesse caso, a influência das águas mais frias no clima do continente é apenas um reflexo de um padrão atmosférico.

 

Abraço.

É vero. O ar frio e os ciclones esfriaram as águas, que por sua vez mantém a atmosfera mais fria... e a previsão é de uma mp se manter estacionada por pelo menos uns 5 dias drenando as frio para o continente. A origem disso, ao que parece, está na mudança do padrão climático, que coincidiu com a virada para 2013.

 

Esse padrão é muito bom também para o frio no Sudeste. Lá as águas estão mais frias também. Penso que seja questão de tempo SP, RJ e MG baixarem mais as temperaturas (para alívio do Renan).

 

Hoje tive mínima de 17,7° às 7:35, logo depois de ter chovido 1,4 mm. Agora está nublado e faz 21,3° com 81%. Delícia!!!!

 

Depois de termos tido o fim do inverno em 1º/8, coisa que nunca tinha visto, agora temos o início do outono em meado de 12/3, coisa que também nunca tinha visto. :mosking:

 

Abraços felizes!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Minas o padrão ainda é de verão, mas faltam poucos dias para que isso mude

também. Frio aqui no estado? acho que só em Abril.

 

Estou impressionado com o outono precoce no RS.

Pela queda na temperatura, a data da "virada" seria 12 de março.

 

Outro ano em que o outono começou cedo foi 1998. Vendo meus dados, houve resfriamento dia 11 e depois não teve nenhum calor intenso, apenas poucos dias mornos e quentes, mas no padrão, algo como 20°/21° a 27°/28°. Mas agora está mais frio. Em 98 também tivemos um inverno de m**** devido ao poderoso El Niño, coisa que não temos agora.

 

Aí vai esfriar quando a mp der mais um empurrãozinho na frente e ela cobrir o S de MG. Eu apostaria ainda antes de abril.

 

Aqui inda 21,3°.

 

Abraços do outono!

Link to comment
Share on other sites

Interessante no texto do Alexandre é que as águas do Atlântico sul podem ser consequência do frio, e não causa. Sempre me perguntei sobre essa possibilidade, pois em regiões não equatorias a radiação solar é muito pequena e o que guia a SST é muito mais as massas de ar do que a radiação. No equador, daí sim, é lá que está a "origem de tudo".

 

O texto é assinado pela Stael.

 

Wol!!!. Lembrando que correlação não é causalidade. Gostaria de maiores informações sobre causa e efeito em climatologia.

 

Bruno, o rabo não abana o cachorro.

 

É a circulação thermohalina que controla a circulação atmosférica.

 

cell_phones.png

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal! Sou novo por aqui, mas acompanho o BAZ desde muito tempo atrás! Sou um aficionado por climatologia, assim como a maioria de vcs. Já vos digo de antemão que não sou um erudito no assunto (apesar de também não ser tão leigo) e nem possuo estações nem equipamentos de ponta pra coleta de dados, apenas um termômetro normal (analógico) pendurado na parede da varanda de casa. Sou paulista, mas já faz quase 2 anos que moro em Alegrete, RS.

 

Queria reiterar a impressão da maioria do pessoal aqui sobre a finalização do verão climático. Estou totalmente de acordo. As temperaturas estão visivelmente mais amenas aqui no oeste gaúcho, tanto nas mínimas quanto nas máximas. A partir de agora parece que é só alegria! :)

 

Saudações a todos!

Link to comment
Share on other sites

O Mafili não gostou com razão, pois, desse jeito vai ser difícil não termos um outono mais para frio!!!

Vamos acompanhar.

Sds.

 

Silvio, realmente não gostei justamente pela razão que vc identificou.

 

Apesar de ser matéria pertinente ao tópico de ENSO.

 

Agora se você imaginar a diferença da SST atual para o Catarina e as tempestades Anita e Juliana é simplesmente uma loucura tal a absurda diferença

 

Evidente que o problema maior nessa configuração é o Sudeste principalmente na sua faixa leste.

 

Aqui inicia a confusão para os amigos do sudeste que gostam de frio a torcida recomendada é pelas massas marítimas.

 

Voltarei a discussão no tópico de ENSO, aqui mistura muito a conversa.

 

Well, pelo menos com 30 dias de atraso desde o início da discussão ( e esse é o ponto que eu Zeca sempre nos sentimos ofendidos) que poderia ter sido evitada em 2009/2010.

 

2cncv7o.png

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal! Sou novo por aqui, mas acompanho o BAZ desde muito tempo atrás! Sou um aficionado por climatologia, assim como a maioria de vcs. Já vos digo de antemão que não sou um erudito no assunto (apesar de também não ser tão leigo) e nem possuo estações nem equipamentos de ponta pra coleta de dados, apenas um termômetro normal (analógico) pendurado na parede da varanda de casa. Sou paulista, mas já faz quase 2 anos que moro em Alegrete, RS.

 

Queria reiterar a impressão da maioria do pessoal aqui sobre a finalização do verão climático. Estou totalmente de acordo. As temperaturas estão visivelmente mais amenas aqui no oeste gaúcho, tanto nas mínimas quanto nas máximas. A partir de agora parece que é só alegria! :)

 

Saudações a todos!

Fico feliz por não estar mais sozinho em ser único da região oeste. :laugh:

Seja bem-vindo ao BAZ.

 

Realmente as temperaturas estão mais amenas, ainda mais pelo padrão "oeste e quente" de ser. Março do ano passado passei um pouco de frio só no final do mês, e esse ano as temperaturas já estão menores desde o começo. Que continue assim e pra baixo! :good:

Link to comment
Share on other sites

Olá lleosoul , promeiramente seja bem vindo e será muitas bem vindas suas informações dai ...!!

 

:good:

 

Qto a Alegrete este mês até ontem a temperatura média está em 21,3ºC bem diferente dos meses anteriores. Este mes nos extremos estão por enquanto em 11,6 / 34,3 , e na questão de chuva vc já conta com 113,8 mm..volume muito bom...Pois em S Luiz Gonzaga , por ex ...o esperado para março é de 180mm

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.