Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Março 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

BOA NOTÍCIA PARA A GRANDE SÃO PAULO

 

Radar de pesquisa mostra chuvas sobre bairros e ruas da Grande São Paulo

Está em operação para a região metropolitana de São Paulo um radar de dupla polarização de alta precisão que mostra uma série de informações sobre chuvas em tempo quase real. O equipamento faz parte do Projeto Chuva, financiado pela FAPESP, reunindo diversas instituições de pesquisa sob a coordenação do CPTEC/INPE. Um dos principais objetivos do Chuva é prever tempestades e mapear as chuvas por bairros de acordo os diferentes tipos de sistemas que atuam na região.

Além de obter dados para pesquisa, o radar integra um sistema de previsão e monitoramento de chuvas – o SOS Chuva São Paulo, que pode ser acompanhado pela homepage: http://sigma.cptec.inpe.br/chuvasp/. Associado ao Google Earth, o sistema é capaz de trazer detalhes sobre as chuvas ao nível de ruas.

O pesquisador do CPTEC Luiz Augusto Machado, coordenador do projeto, destaca que o SOS Chuva São Paulo poderá ser uma ferramenta bastante útil a tomadores de decisão, como a Defesa Civil, que atuam junto à população com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas nesta época do ano. Também poderá servir como modelo a um sistema de prevenção a eventos severos. Como o sistema é aberto, qualquer usuário da internet pode acessar a página e verificar, por exemplo, se há tempestades nas proximidades ou verificar o deslocamento das chuvas na próxima meia hora.

O radar foi instalado próximo à represa Billings, na Empresa Metropolitana de Águas e Energia Billings, e irá complementar as medidas de outros equipamentos para ajudar a compreender com maior precisão e profundidade os mecanismos dos diferentes regimes de chuva que atuam na região. Campanhas similares já foram realizadas em Alcântara (MA), Fortaleza (CE), Belém (PA), Vale do Paraíba (SP) e Santa Maria (RS).

O uso do radar para a região metropolitana de São Paulo não estava previsto inicialmente pelo projeto. Segundo Machado, o equipamento foi colocado em operação pelo interesse na previsão imediata e nos eventos extremos sobre um grande centro urbano, como São Paulo. A decisão também levou em conta o fato de que o próximo experimento será realizado somente em 2014 em Manaus.

Durante este período em São Paulo, Machado afirma que as medidas serão feitas com menor número de instrumentos, mas por um período mais longo que nas últimas campanhas, devendo se estender no mínimo até setembro deste ano. Além do radar, o experimento conta com instrumentos instalados no prédio do Instituto de Física da USP. A base de operações da campanha está localizada no CPTEC/INPE, em Cachoeira Paulista, sob a coordenação da pesquisadora Rachel Albrecht. Participam como coordenadores de áreas do Projeto Chuva pesquisadores do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do INPE, da Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do

DCTA.

O SOS Chuva São Paulo acompanha em tempo quase real os sistemas atuantes na Grande São Paulo. O projeto conta ainda, de forma suplementar, com dados do radar de São Roque, da Força Aérea, que cobre um raio de 250 quilômetros, abrangendo boa parte do estado, com resolução de 1 quilômetro, e atualização a cada 15 minutos. O radar polarimétrico, por sua vez, atualiza os dados de chuva a cada 5 minutos, com resolução de 200 metros, cobrindo uma região menor, com raio de 100 quilômetros.

Pelo site do SOS Chuva São Paulo é possível visualizar a localização das chuvas, acumulados instantâneos e de até 24 horas. Também é possível visualizar a ocorrência de relâmpagos, previsão de chuva para a próxima meia hora, combinar dados de chuva com imagens de satélites meteorológicos e observar a trajetória das nuvens de chuva para os próximos 20 e 40 minutos através do Fortracc, produto desenvolvido pela DSA, divisão de pesquisa do CPTEC. Uma tabela mostra os acumulados das últimas horas (6, 12 e 24 horas) por bairros (subprefeituras) e municípios da região metropolitana e adjacências, dado fundamental ao monitoramento de áreas de risco. Segundo Machado, outras informações e serviços serão implementados e aperfeiçoados ao longo do tempo.

Link to comment
Share on other sites

Já peguei 16 graus em SP e eu tava de boa de calça e polo, no máximo colocaria uma manga longa comum.

 

E vou dizer, umidade é tudo, 16 graus em Blumenau a sensação de frio é bemmm maior do que em Curitiba, SP, e nas serras. Parece que quanto mais ao nível do mar a cidade fica mais potencializada fica a sensação ´termica. Claro, sob as mesmas condições climáticas. Em compensação, 30 graus aqui deve ser bem pior do que nestas citadas. Acho que o ar mais rarefeito deixa as coisas mais equilibradas. Fora que é um vale úmido.

 

Imagino que 16 graus em POA seja mais frio do que em SP tbm.

 

Beto, é isso aí! 10C aqui em POA é "muito mais frio" do que 10C na serra! O mesmo vale pro calor. Quando faz 32C em Gramado é super tranquilo, enquanto que aqui em Porto Alegre é um "desespero"! :mosking:

 

Em 2011 teve um sábado de julho que choveu com 6C em POA durante toda a tarde. Estava estupidamente gelado. Muito mais frio do que os corriqueiros 6C com chuva que ocorrem na serra.

 

Quando vou esquiar é o mesmo. -10C na montanha é uma coisa, ao pasos que -10C em NYC é para tirar qualquer um do sério!

 

Razão, sei lá!

 

 

Beto e Bruno: perfeitas as colocações. A umidade + frio ao nível do mar "dói nos ossos"...

Link to comment
Share on other sites

Imaginem quando esfriar! O povo é muito fiasquento pro frio, meu deus! Olhem essa foto tirada por mim ontem.[/img]

Ontem eu vi gente com uma manta fina, o que me pareceu um pouco exagero, apesar de ter um sentido mais estético do que do "frio" mesmo. Mas vi gente de casaco preto para dias de frio, de lã!! Aí é demais!!

 

Também passei boa parte do dia com manga curta e uma manga comprida fina por cima. Estava num local fechado no final da tarde e passei calor. Na rua estava 21°, mas ventava e estava úmido. Pelo menos a sensação era de um pouco frio.

 

Hoje tive mínima de 18,4°. Agora chove sem parar e já acumulo 18,4 mm desde amadrugada. Faz 19,4°. Também estou emplacando minha menor máxima para março até agora: 20,1°. Mais um recorde para esse mêsmaravilhoso!

 

Abraços exagerados!

Link to comment
Share on other sites

Em 2011 teve um sábado de julho que choveu com 6C em POA durante toda a tarde. Estava estupidamente gelado. Muito mais frio do que os corriqueiros 6C com chuva que ocorrem na serra.

Que dia maravilhoso, hehe!! Nunca senti um frio do tipo com aquele. 6° e molhado. Muito estranho!! Totalmente esquisito para POA.

 

Agora 19,5°.

 

Abraços memoráveis!

Link to comment
Share on other sites

Beto, é isso aí! 10C aqui em POA é "muito mais frio" do que 10C na serra! O mesmo vale pro calor. Quando faz 32C em Gramado é super tranquilo, enquanto que aqui em Porto Alegre é um "desespero"! :mosking:

 

Em 2011 teve um sábado de julho que choveu com 6C em POA durante toda a tarde. Estava estupidamente gelado. Muito mais frio do que os corriqueiros 6C com chuva que ocorrem na serra.

 

Quando vou esquiar é o mesmo. -10C na montanha é uma coisa, ao pasos que -10C em NYC é para tirar qualquer um do sério!

 

Razão, sei lá!

 

Também achei isso quando estive em São Joaquim uma vez, faziam 8 graus e eu estava apenas com uma camisa de manga comprida e um casaquinho meia estação. Andar com isso onde moro com 8 graus é gripe no outro dia!

 

Deve ser a maior umidade perto do litoral, só pode.

Link to comment
Share on other sites

Imaginem quando esfriar! O povo é muito fiasquento pro frio, meu deus! Olhem essa foto tirada por mim ontem

 

BFzJjKfCUAAWO-0.jpg:large

 

Esse é meu traje típico hoje.

Aqui um frio insuportável.

Alguns podem pensar que é piada ou sarcasmo.

Juro! Que frio chato e pior com a maldita garoa.

 

Abraços

 

Edison, saudade rapaz. tudo bem?

 

Alguém me ajuda a entender esse texto da RBS.

 

..."Ainda sem ter em mãos os prognósticos oficiais dos institutos federais — equipes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e outras unidades de estudos climáticos irão se reunir para elaborar o boletim apenas na sexta-feira —, o professor da Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Júlio Marques apenas adianta que o frio é uma evidência que os modelos climáticos vêm apontando.

 

— Será um outono com cara de inverno. Para maio, são esperadas mínimas de três a quatro graus abaixo do normal em grande parte do Estado — projeta Marques...."

 

destacando:

 

...Para maio, são esperadas mínimas de três a quatro graus abaixo do normal em grande parte do Estado...

 

Conforme interpretar essa frase.

a- Pode ser perfeitamente subestimada.

b- Sandice.

 

É mais um clássico da cultura meteorológica brasileira....se chover à tarde iremos de manhã.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Imaginem quando esfriar! O povo é muito fiasquento pro frio, meu deus! Olhem essa foto tirada por mim ontem

 

BFzJjKfCUAAWO-0.jpg:large

 

Esse é meu traje típico hoje.

Aqui um frio insuportável.

Alguns podem pensar que é piada ou sarcasmo.

Juro! Que frio chato e pior com a maldita garoa.

 

Abraços

 

Edison, saudade rapaz. tudo bem?

 

Alguém me ajuda a entender esse texto da RBS.

 

..."Ainda sem ter em mãos os prognósticos oficiais dos institutos federais — equipes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e outras unidades de estudos climáticos irão se reunir para elaborar o boletim apenas na sexta-feira —, o professor da Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Júlio Marques apenas adianta que o frio é uma evidência que os modelos climáticos vêm apontando.

 

— Será um outono com cara de inverno. Para maio, são esperadas mínimas de três a quatro graus abaixo do normal em grande parte do Estado — projeta Marques...."

 

destacando:

 

...Para maio, são esperadas mínimas de três a quatro graus abaixo do normal em grande parte do Estado...

 

Conforme interpretar essa frase.

a- Pode ser perfeitamente subestimada.

b- Sandice.

 

É mais um clássico da cultura meteorológica brasileira....se chover à tarde iremos de manhã.

 

Abraços

Grande Mafili!

 

Colega de comentários na página da METSUL no final dos anos 2000 e da Climatempo no início da década passada

Por aqui chovendo fraco, 18.4°C e pressão atmosférica em queda 1012.2 hpa.

abraços.

Link to comment
Share on other sites

Imaginem quando esfriar! O povo é muito fiasquento pro frio, meu deus! Olhem essa foto tirada por mim ontem

 

https://pbs.twimg.com/media/BFzJjKfCUAAWO-0.jpg:large

 

"Fiasquento" eu nunca tinha ouvido falar, hehe BAZ é "curtura",hehe

 

Aqui rola a mesma coisa! Impressionante como nós BAZIANOS "sentimos" menos frio do que os"leigos". Acho que na realidade, nos vestimos conforme a temperatura realmente está, isso sim! Os leigos que exageram no frio!

Aqui em Sampa existem pelo menos 2 situações:

 

1. O povo se veste conforme a cara do tempo e não a temperatura.

Se amanhecer sol com 13°C, nas ruas a gente vê a maioria do pessoal sem agasalho, algumas mulheres com braço de fora, jovens de bermuda...

Se a manhã está nublada, com 17 ou 18°C, está quase todo mundo com algum agasalho...

O pessoal associa sol a calor e céu nublado a frio. :mosking:

 

2. A "droga" da infiltração marítima...

A gente sai de casa pela manhã com 12°C, de moletom (No meu caso)...

Às 2h da tarde está 25°C... Toca a carregar o moletom na mão... (Saco!!). Alguns ficam de blusa assim mesmo, arregaçando as mangas. Eu não aguento... :sad:

A gente sai de casa as 2h da tarde com 25°C. Tem que levar uma blusa pois a brisa marítima não perdoa.

Lá pelas 4h30, 5h da tarde, a temperatura despenca de 24, 25°C para 16, 17°C às vezes em menos de 2h.

A umidade sobe de 25, 30% (Ou menos) para 80, 90% e o vento que era continental muda para marítimo a 20, 25 km/h.

Todo mundo em Sampa, inclusive eu, já foi pego desprevenido tendo que enfrentar essa queda de temperatura só de camiseta ou camisa de mangas curtas (às vezes bermuda).

Aí... só um conhaque resolve... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Aldo, essa mudança de temperatura pela infiltração marítima é muito típica mesmo de SP. Eu smpre reparo nisso quando estou aí. A temperatura cai para agradabilíssimos 17C ao entardecer. É bem clássico de vcs. Isso inexiste aqui em POA. Aqui a temperatura só cai com vento sul/sudoeste, e não tem nenhuma vinculação com os fins de tarde.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma garoinha bacana hoje por aqui. Por volta das 11h30 o céu desabou e só parou de chover às 17h. O total acumulado ficou em 69,2 mm! Já tenho 312 mm em março, maior volume em um mês desde fevereiro de 2011 quando registrei 401 mm. E por pouco não tive a primeira máxima sub 20 do ano: 20,4C. Agora faz 17,2C e a mínima deve ser registrada nas próximas horas, visto que a quantidade de nuvens está diminuindo. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Então tá explicado porque eu sentia frio em Porto Alegre com 22º durante o inverno. Acho que seria equivalente a uns 18º aqui de Curitiba.

 

Hoje eu fui na novena e vi gente com cachecol de lã! Isso porque hoje já está morno por aqui!

Já peguei -2°C em Campos do Jordão, com céu claro e sem vento.

 

Para mim, 10°C em Sampa, com garoa, 250% de umidade :laugh: e vento SE, é pior.

A garoa anda bem menos frequente que outrora. Mesmo assim, aparece.

Quando fica garoando muitas horas, até o pensamento fica molhado. :laugh: Às vezes, a garoa pára por mais de meia hora e mesmo assim o asfalto não seca.

O Carlos deve ter experimentado isso no Riacho Grande até ontem, pelo menos.

 

----------------

Sampa teve um dia nublado com predomínio de nuvens médias (Altos estratos) que, às vezes, deixavam passar um sol bem fraquinho.

Hoje já esteve mais quentinho.

 

Mirante: 15,3°C / 22,6°C

IAG: 15,8°C / 23,0°C

 

Continuamos com muitas nuvens de média altitude. Os 3 aeroportos estão CAVOK mas o céu não está limpo.

A automática do Mirante registrava 20,6°C às 19h.

Link to comment
Share on other sites

Novamente.

 

Muito bom.

 

Se liga galera da grande SP.

 

http://sigma.cptec.inpe.br/chuvasp/

 

A cobertura do radar é extremamente deficiente para a região oeste da RMSP... pra mim será de média serventia, basicamente para acompanhar a região de Mogi das Cruzes quando o radar REDEMET não estiver funcionando.

Link to comment
Share on other sites

Novamente.

 

Muito bom.

 

Se liga galera da grande SP.

 

http://sigma.cptec.inpe.br/chuvasp/

 

A cobertura do radar é extremamente deficiente para a região oeste da RMSP... pra mim será de média serventia, basicamente para acompanhar a região de Mogi das Cruzes quando o radar REDEMET não estiver funcionando.

 

Evandro, este satélite esta na beira da represa, será que não pega ?

Link to comment
Share on other sites

Novamente.

 

Muito bom.

 

Se liga galera da grande SP.

 

http://sigma.cptec.inpe.br/chuvasp/

 

A cobertura do radar é extremamente deficiente para a região oeste da RMSP... pra mim será de média serventia, basicamente para acompanhar a região de Mogi das Cruzes quando o radar REDEMET não estiver funcionando.

 

Evandro, este satélite esta na beira da represa, será que não pega ?

 

O radar foi instalado próximo à represa Billings, na Empresa Metropolitana de Águas e Energia Billings, e irá complementar as medidas de outros equipamentos para ajudar a compreender com maior precisão e profundidade os mecanismos dos diferentes regimes de chuva que atuam na região.

Link to comment
Share on other sites

Evandro, este satélite esta na beira da represa, será que não pega ?

 

Não... o próprio link tem acesso à cobertura efetiva do radar e a montanhosa região oeste da RMSP fica de fora... talvez por terem instalado esse radar em local baixo com áreas de 'sombra'.

 

Puts, não tinha visto isso, vende a moto, compra um radar e coloca na roça. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Segundo a Climatempo, em Abril: "Quatro frentes frias devem chegar ao país e há previsão de fortes pancadas de chuva na maior parte do Sul."

 

Em Maio, "Massas polares devem provocar queda de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Friagem no sul da Região Norte já durante a primeira quinzena"

 

E em JUNHO, "Seis massas polares chegam ao país, mas apenas duas delas provocam queda de temperatura no Sul, Sudeste e o Centro-Oeste."

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/144048/tendencia-para-o-outono/

 

:hi:

 

Que aposta mais arriscada e perigosa. Mas se eles acertarem, vão "mitar", como se diz a gíria de internet por aí.

Link to comment
Share on other sites

Então tá explicado porque eu sentia frio em Porto Alegre com 22º durante o inverno. Acho que seria equivalente a uns 18º aqui de Curitiba.

 

Hoje eu fui na novena e vi gente com cachecol de lã! Isso porque hoje já está morno por aqui!

 

É meus amigos, a umidade faz muita diferença, mas muita mesmo. Esses dias saí daqui de Bom Jesus com 23 graus e fui até os Aparados, em Ausentes. No alto da serra, vento e garoa com temperatura de 8 graus, eu morrendo de frio com um casaco e duas crianças de camiseta de manga curta, acostumadas por lá. Subam nos aparados e vocês verão o efeito que a viração causa, o frio é intenso e o vento marítimo. Aqui mesmo em Bonja também, tem finais de tarde que são de "cortar", pra mim o vento da costa aqui é pior que o minuano, por causa da umidade.

Link to comment
Share on other sites

Segundo a Climatempo, em Abril: "Quatro frentes frias devem chegar ao país e há previsão de fortes pancadas de chuva na maior parte do Sul."

 

Em Maio, "Massas polares devem provocar queda de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Friagem no sul da Região Norte já durante a primeira quinzena"

 

E em JUNHO, "Seis massas polares chegam ao país, mas apenas duas delas provocam queda de temperatura no Sul, Sudeste e o Centro-Oeste."

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/144048/tendencia-para-o-outono/

 

:hi:

 

Que aposta mais arriscada e perigosa. Mas se eles acertarem, vão "mitar", como se diz a gíria de internet por aí.

 

E COMO vão "mitar" hehehe, lembra dos meus tempos de CS rs... Mas tomara que não se confirme isso, se não abril e junho serão deprimentes.

Link to comment
Share on other sites

Então tá explicado porque eu sentia frio em Porto Alegre com 22º durante o inverno. Acho que seria equivalente a uns 18º aqui de Curitiba.

 

Hoje eu fui na novena e vi gente com cachecol de lã! Isso porque hoje já está morno por aqui!

 

É meus amigos, a umidade faz muita diferença, mas muita mesmo. Esses dias saí daqui de Bom Jesus com 23 graus e fui até os Aparados, em Ausentes. No alto da serra, vento e garoa com temperatura de 8 graus, eu morrendo de frio com um casaco e duas crianças de camiseta de manga curta, acostumadas por lá. Subam nos aparados e vocês verão o efeito que a viração causa, o frio é intenso e o vento marítimo. Aqui mesmo em Bonja também, tem finais de tarde que são de "cortar", pra mim o vento da costa aqui é pior que o minuano, por causa da umidade.

 

Olha... o povo de Blumenau que o diga... Aqui, 40 km do mar em linha reta (não sei ao certo) umidade em qualquer época do ano está elevada, somente nas mais secas MP's que conseguem baixar a umidade. Mas vocês não viram Agosto de 2010 aqui. Tá certo que na serra foi MUITO pior, por causa do vento e umidade também alta, mas às 15:00 estávamos com 7ºC e chuva forte, umidade em 100%. Naquela MP do final de setembro, o frio aqui eu nem senti, foi 7ºC a mínima (se não me engano também! :prankster: ), mas estava muito seco, senti como se tivesse uns 14/15ºC..

 

20ºC aqui, com umidade em 100% e pés gelando hahahaha

Link to comment
Share on other sites

Pela TERCEIRA vez no mês bato a menor máxima para março em meus dados. Tive variação de 18,4° a 20,1°. Quase, quase tive uma máxima sub-20. Espetáculo!! :clapping: :clapping: :clapping:

 

Tive acumulado de 19,1 mm no dia. Engraçado que, quando a chuva parou, entrou um ar aparentemente mais fresco, mas na verdade estava apenas mais seco. A sensação é que estava uns 17° e que era mês de maio, hehe. Mas estava 19°.

 

Agora faz 19,3° e nublado. Amanhã o tempo seca por aqui e esquenta. O CPTEC seca um pouco o tempo em SP, RJ e sul de MG no domingo para 2ª-feira. Ficará uma alta subtropicalizada no oceano, mas ainda com umidade na costa desde SC até o Sudeste. Parece que a próxima semana será bem agradável, talvez um pouco quente à tarde.

Link to comment
Share on other sites

A Climatempo se supera. É a pegadinha do malandro ou a câmera escondida com Ivo Holanda?

 

É pra rir ou pra chorar? Rir pela previsão ou chorar pelo nível de um dos maiores institutos deste pais.

 

Abril: "Quatro frentes frias devem chegar ao país e há previsão de fortes pancadas de chuva na maior parte do Sul."

 

[moderado].

 

Maio: "Massas polares devem provocar queda de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Friagem no sul da Região Norte já durante a primeira quinzena"

 

Primeira parte 100% de acerto, ocorre todos os anos. Segunda parte 99%, uma coisa com sorte levará a outra.

 

Junho: "Seis massas polares chegam ao país, mas apenas duas delas provocam queda de temperatura no Sul, Sudeste e o Centro-Oeste."

 

KKKKKKKKKKKKK. Ráááá, pegadinha do Malandro. Hilário, cômico e trágico. [moderado] para a meteorologia brasileira.

 

 

Sobre precipitação acima ou abaixo da média em cada mês e aonde nem um pio.

 

Sobre temperaturas acima ou abaixo da média em cada mês e aonde nem um pio.

 

Sobre tempo severo/seca acima ou abaixo da média e aonde nem um pio.

 

[moderado]

Link to comment
Share on other sites

Minhas médias até o dia 20:

 

mínima: 18,9°

máxima: 26,4°

simples: 22,65°

 

É DISPARADO o março mais frio que tenho registro. Até agora a simples mais baixa é de 1997 (23,5°), seguido por 1998 (23,85°).

 

Também é a menor média mínima, vencendo 1997 e 2012 (19,3°) e DISPARADO a menor média máxima, batendo 1998 (27,5°) e 1997 (27,7°).

 

Agora tenho 19,1° com +-88% e não venta. Pressão em 1006,8 mb.

 

p.s.: cabe lembrar que meus dados de 1997 e 1998 eram colhidos em local protegido, retendo um pouco as máximas.

Link to comment
Share on other sites

Cuidado amigos, está proibido criticar, ridicularizar, trollar, fazer bullying de institutos meteorológicos aqui no BAZ, uma medida muito democrática! Algum moderador já me censurou por usar o termo "ridícula". Esses institutos estão cagando e andando pro que nós dizemos aqui neste espaço, se não querem ver críticas por parte de um público não leigo, que então melhorem!

 

E tenho dito.

Link to comment
Share on other sites

Então tá explicado porque eu sentia frio em Porto Alegre com 22º durante o inverno. Acho que seria equivalente a uns 18º aqui de Curitiba.

 

Hoje eu fui na novena e vi gente com cachecol de lã! Isso porque hoje já está morno por aqui!

 

É meus amigos, a umidade faz muita diferença, mas muita mesmo. Esses dias saí daqui de Bom Jesus com 23 graus e fui até os Aparados, em Ausentes. No alto da serra, vento e garoa com temperatura de 8 graus, eu morrendo de frio com um casaco e duas crianças de camiseta de manga curta, acostumadas por lá. Subam nos aparados e vocês verão o efeito que a viração causa, o frio é intenso e o vento marítimo. Aqui mesmo em Bonja também, tem finais de tarde que são de "cortar", pra mim o vento da costa aqui é pior que o minuano, por causa da umidade.

 

Olha... o povo de Blumenau que o diga... Aqui, 40 km do mar em linha reta (não sei ao certo) umidade em qualquer época do ano está elevada, somente nas mais secas MP's que conseguem baixar a umidade. Mas vocês não viram Agosto de 2010 aqui. Tá certo que na serra foi MUITO pior, por causa do vento e umidade também alta, mas às 15:00 estávamos com 7ºC e chuva forte, umidade em 100%. Naquela MP do final de setembro, o frio aqui eu nem senti, foi 7ºC a mínima (se não me engano também! :prankster: ), mas estava muito seco, senti como se tivesse uns 14/15ºC..

 

20ºC aqui, com umidade em 100% e pés gelando hahahaha

 

Esse agosto de 2010 foi épico! Aquele dia 08 tava de congelar, mesmo pra mim.

 

Apesar dos 20° achei o dia abafado, deve ser a baixa pressão atmosférica. Como me movimento muito no trabalho soei a lot :heat:

Link to comment
Share on other sites

Vejam o deslocamento da Frente Fria que está passando sobre Joinville. Na mapa à esquerda o azul e amarelo são as nuvens que passaram pela região. À direita uma foto que mostra a condição de saída da Frente Fria e o céu azul aparecendo novamente, tiradas na zona sul de Joinville no sentido Norte-Sul.

5a4e8949de5a6_FFFFFFFFFFFFFFmont.thumb.JPG.27bd29f094035a3e335a2d73f31eff32.JPG

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.