Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Fevereiro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 894
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Começando o último dia do horário de verão. Até que enfim!!!!

 

Aqui no Vale, mínima na casa dos 19°C, em CDJ 13°C.

 

Quando TERMINA o horário de verão, surge a primeira luz no fim do túnel do baziano, mostrando que a estação

mais quente do ano começa a entrar em contagem regressiva. Amigos, FALTAM 32 DIAS PARA TERMINAR O

VERÃO ASTRONÔMICO! :clapping: :clapping: :clapping: :good2:

 

E mais uns 60 dias +/- para começar o outono climático (outono de verdade onde o cara começa a usar uma longa de manhã cedo e não só porque diminuiu a chuva) para depois nos queixarmos do nosso outono/inverno. Sinceramente nem conto mais com isso, eu não to nem otimista nem pessimista com esse outono inverno 2013, ele simplesmente é. Prefiro curtir esse verão relativamente ameno, por sinal, o verão mais tranquilo em muitos anos!

Link to comment
Share on other sites

Dos últimos 7 dias, apenas em um não choveu. E hoje não foi diferente. Meio dia e nova linha de instabilidade avançou pelo interior do Paraná. Chuva intensa e raios, mas sem ventos significativos, diferentemente do final da tarde de ontem. Voltou a chover muito fraco há pouco. São 16 mm até agora e 228 mm no mês. Tem margem para chegar aos 300 mm tranquilo, tranquilo!

 

Ué....Igor.

 

Cadê as previsões de estiagem devido a """"La Niña"""".

 

Para o """sul""" do Brasil.

 

Lembrando aos amigos que temos a coordenada temporal e a espacial.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Atlântico Sul aquecendo. recuperando-se da vexaminosa friaca de janeiro 2013.

Região de ENSO que neste período JFM pouco ou em nada está correlacionada com as temperaturas na cidade de Porto Alegre aliás os volumes de precipitação em POA estão dentro do esperado nesses primeiros 45 dias do futuro caloroso 2013.

 

Todos se recuperando do susto de janeiro 2013.

 

Observem que a anomalia do mapa da NOAA é referente a 1981/2010.

 

Neste sentido parabenizo o Carlos Dias e o Aldo Santos pelo trabalho de atualizar as normais.

 

Abração

 

 

33omebo.jpg

Link to comment
Share on other sites

Dos últimos 7 dias, apenas em um não choveu. E hoje não foi diferente. Meio dia e nova linha de instabilidade avançou pelo interior do Paraná. Chuva intensa e raios, mas sem ventos significativos, diferentemente do final da tarde de ontem. Voltou a chover muito fraco há pouco. São 16 mm até agora e 228 mm no mês. Tem margem para chegar aos 300 mm tranquilo, tranquilo!

 

Ué....Igor.

 

Cadê as previsões de estiagem devido a """"La Niña"""".

 

Para o """sul""" do Brasil.

 

Lembrando aos amigos que temos a coordenada temporal e a espacial.

 

Abraços

 

 

 

Ué...Mafili.

 

Mas pelo que aprendi neste glorioso fórum durante anos é que nem sempre La Niña é sinônimo de estiagem e sim extremos. Ainda estamos com irregularidade de chuva no sul do Brasil, acontece que agora o Paraná enfrenta o "extremo" da chuva. A anomalia negativa nas precipitações perduraram por nada mais nada menos que 7 meses aqui no estado,até Janeiro!

 

Falando em extremo de chuva, a situação pode complicar ainda mais nos próximos dias. GFS dá volumes altíssimos para pontos dos 3 estados do Sul no restante do mês.

Link to comment
Share on other sites

No final do dia de ontem voltei em definitivo de Xangrilá. Com o sensor na janela, algo como 1 m do solo ou um pouco mais e junto à casa que estava a 700 m de água do mar, tive as seguintes mínimas:

 

9/2 (sáb): 20,9°

10/2 (dom): 21,9°

11/2 (seg): 19,8°

12/2 (ter): 22,6°

13/2 (qua): 21,9°

14/2 (qui): 23,0°

15/2 (sex): 22,9°

 

As máximas estavam todas erradas devido à claridade. Choveu em algum momento em todos os dias, com exceção de 5ª-feira! Na 3ª de Carnaval tivemos uma enxurrada em torno das 15 h e na 5ª um cumulus de desenvolveu rapidamente e largou um toró em torno das 14:30. Na noite de 3ª pra 4ª ou 4ª pra 5ª choveu boa parte da madrugada. O vento soprou de NE quase todo o tempo, sempre fraco. Na 6ª-feira virou para SO por um tempo.

 

Quase sempre tínhamos nuvens. Mesmo as manhãs de sol eram seguidas por muitas nuvens. Culpa do canal de umidade da Amazônia, que vem até o NE do RS.

 

Aqui em casa, hoje, tive uma tropical variação de 23,0° a 32,2° sem baixar dos 56%. Agora faz 27,4° com 74% e venta de ENE a 12,2 km/h. Depois coloco meus dados de POA. Parte eu perdi devido à falta de luz no domingo, dia 10.

Link to comment
Share on other sites

Atlântico Sul aquecendo. recuperando-se da vexaminosa friaca de janeiro 2013.

Todos se recuperando do susto de janeiro 2013.

 

Observem que a anomalia do mapa da NOAA é referente a 1981/2010.

 

 

É Mafili, sua previsão de verão "quente", muito quente, caloroso, até o momento...

 

...naufragando em ritmo de samba... :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

É Mafili, sua previsão de verão "quente", muito quente, caloroso, até o momento...

...naufragando em ritmo de samba... :mosking:

Sds.

 

Por aqui, quente.

 

DJF, fecha por aqui acima da média.

 

Sem problemas e fácil.

 

Abração

 

Anota essa Silvio, Inverno POA fecha JJA com 15,3ºC de média essa é minha "previsão" feita ema janeiro mas essa eu estarei atualizando mes a mes.

 

Eu tinha dito [319 + (Niño 1+2)] mm para JFM baseado nas condições ENSO.

 

Até dia 15/02 deve estar ao redor de 150mm.

 

Nesse sentido bom até o momento.

 

Nada como números....apesar do eterno papinho.....O inverno é caracterizado por períodos...blá....blá....blá....

 

Igor, interessantes colocações

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Lindo dia de verão aqui na Granja Viana: céu azul e SEM CHUVA NO FINAL DA TARDE! Lembrou POA. Variei de 19,5ºC à 32,9ºC. Excelente.

Me desculpe a falha de memória, mas esteve quando por aqui? Realmente, pela descrição lembra muito nossos dias quentes de primavera, geralmente mais limpos com tardes quentes e grande amplitude térmica.

 

Agora tenho 25,0° com elevados 80%. Essa umidade não vai deixar baixar dos 22,5° por aqui.

 

Abraços porto-alegrenses!

Link to comment
Share on other sites

Eu apostava que hoje não chovia mais aqui em Sampa...

 

"Eis que senão quando", cai o mundo agora, 22h45, aqui na zona norte de Sampa, com muita trovoada.

 

Mirante: 17,3°C / 32,3°C (Mínima registrada na chuva da tarde de ontem...)

 

Guarulhos (Conv.): 20,4°C / 34,0°C

Barueri (Aut.): 18,9°C / 32,3°C

Link to comment
Share on other sites

Atlântico Sul aquecendo. recuperando-se da vexaminosa friaca de janeiro 2013.

Região de ENSO que neste período JFM pouco ou em nada está correlacionada com as temperaturas na cidade de Porto Alegre aliás os volumes de precipitação em POA estão dentro do esperado nesses primeiros 45 dias do futuro caloroso 2013.

 

Todos se recuperando do susto de janeiro 2013.

 

Observem que a anomalia do mapa da NOAA é referente a 1981/2010.

 

Neste sentido parabenizo o Carlos Dias e o Aldo Santos pelo trabalho de atualizar as normais.

 

Abração

 

 

33omebo.jpg

No começo de janeiro, o analista da Climatempo, a convite do Banco BTG, chamou um call com o mercado inteiro para dizer que na opinião dele o racionamento energético era necessário. Ele previa chuvas em torno de 70% do normal para janeiro a março por conta do Pacifico frio e Atlântico frio também (?). No mesmo dia eu fiz um call com esse meteorologista para questionar justamente a situação do Atlântico, pelo que eu via com a Somar, nossa consultora, o Atlântico quente colocaria o quadro em neutralidade e as chuvas viriam na media. Vocês não imaginam o pânico que esse cara causou no setor elétrico.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui mais um dia quente, ensolarado e apenas com algumas poucas nuvens cirrus. Há um bloqueio em altitude

sobre esta parte mais à leste do Sudeste, impedindo as instabilidades de se formarem com vigor. E as perspectivas

para uma mudança de padrão não são boas. Deve continuar chovendo pouco ou nada na próxima semana.

 

Max: 31,8ºC

Min: 19,5ºC

Link to comment
Share on other sites

ATÉ AGORA O NOSSO COMPORTAMTENTO É TÍPICO DE LA-NINA (PARA MIM ESTAMOS EM LA-NINA), TIVEMOS PERDAS DEVIDO A SECA, AINDA HÁ FALTA DÁGUA NO SOLO (EM TERMOS DE LENÇÕL FREÁTICO), AGORA ESTAMOS COM POSSÍVEIS PERDAS DEVIDO A FREQUÊNCIA DA CHUVA. OU SEJA EXTREMOS, TIVEMOS DEZEMBRO MUITO QUENTE, JANEIRO BEM FRIO E FEVEREIO UM RESUMO DOS DOIS, FRIO NOS PRIMEIROS 10/12 DIAS E AGORA ESTÁ QUENTE.

 

ENTRE "MAPINHAS" DE ALGUNS E A RELAIDADE QUE VEMOS, FICO COM A REALIDADE. O QUE NÃO FECHOU FOI UM VERÃO QUENTE, EMBORA, ATUALMENTE, NA SOMA DE DEZ ATÉ HOJE, VOLTOU A FICAR ACIMA DA MÉDIA.

 

NO SUDESTE TEVE UMA CERTA IRREGULARIDADE NA CHUVA E NA TEMPERATURA, SINAL DE LA-NINA TAMBÉM, NÃO VAI APARECER EM NENHUMA CONTA MATEMÁTICA, SIM EM QUEM USA O QUE ESTÁ NO MEIO DOS OMBROS E NÃO APENAS CONTAS MATEMÁTICAS, QUE AINDA EXPLICAM POUCO EM FUNÇÃO DA QUALIDADE DOS DADOS, AINDA LEVARÁ UM TEMPINHO ATÉ A MATEMÁTICA CONSEGUIR COLOCAR TODOS OS PARÂMETROS NAS EQUAÇÕES.

 

A ÚNICA COISA QUE NÃO ESPERAVA É UM CALOR TÃO LONGO (DEZEMBRO) E FRIO TÃO LONGO (JANEIRO), AGORA OLHANDO O CONTEXTO, LA-NINA. PERDE-SE POR FALTA E EXCESSO.

 

"SINAL DE ALERTA PARA A SAFRA DE VERÃO EM SC (RISCO DE PERDA DE PRODUTIVIDADE OU MESMO PERDAS SIGNIFICATIVAS EM DIVERSOS PONTOS DO ESTADO). O RISCO DE DANOS GENERALIZADOS NÃO PODE SER DESCARTADO NESTA SAFRA, INCLUSIVE POR CHUVA SIGNIFICATIVA NA HORA ERRADA (COLHEITA).ALÉM DE PICOS EXTREMOS DE CALOR QUE TAMBÉM PODE AFETAR (DANOS) NAS CULTURAS ANUAIS E FRUTAS." ESCRITO NO COMEÇO DE DEZEMBRO, NA TENDÊNCIA DO VERÃO, ALÍ COLOCO O RESUMO APENAS, ENCHER LINGUÍÇA COM UM MONTE DE MAPINHAS AQUI E ALÍ NÃO É COMIGO.

Link to comment
Share on other sites

Considerando que nossa anomalia foi de +02,9ºC em Dezembro, -00,2ºC em Janeiro e em Fevereiro por enquanto está

+01,0ºC...logo conclui-se que o verão aqui em Juiz de Fora ainda está MUITO ACIMA da média. A única chance de termos

um verão climático na média é Março ser historicamente frio. Mais frio até que em 1979, quando tivemos a média mais

baixa já registrada para este mês (19,4ºC), naquele que foi o "ano sem verão". Eu realmente não acredito nem um pouco

nisso. Março costuma ser um mês com bem pouca variação na média, nunca é muito abaixo e nem muito acima nas

temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

 

Ué....Igor.

 

Cadê as previsões de estiagem devido a """"La Niña"""".

 

Para o """sul""" do Brasil.

 

Lembrando aos amigos que temos a coordenada temporal e a espacial.

 

Abraços

 

 

Alguém viu previsão de estiagem devido a La Nina?

 

Pelo menos aqui no fórum não se viu algo a respeito. Gostaria de saber aonde saiu esta menção?

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de calor em Juscimeira, no momento faz 34°C e umidade do ar gira em torno dos 62%. Céu parcialmente nublado com maiores aglomerados convectivos a oeste da cidade, previsão aponta pancadas de chuva na região pela tarde. Ontem um novo RECORDE de temperatura foi registrado pelo blog, calor chegou a 37°C e é a maior temperatura do ano até o momento.

 

Domingo será de chuva forte e LOCALIZADA em partes do Mato Grosso, fica em estado de atenção as regiões sul, sudeste e noroeste do Estado (com menor chance no norte/nordeste).

Link to comment
Share on other sites

Chuvas localizadas atingiram Jundi City ontem.

 

Pelo CIIAGRO, na estação Jundiaí, choveu 1,3 mm.

 

Também pelo CIIAGRO, na estação Jundiaí-ETEC, choveu 24,9 mm.

 

Às 13 horas de hoje tivemos 27º C na estação ETEC e 29º C na "outra".

 

Dia bem encoberto por aqui, acho que promete em termos de (mais) chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Lindo dia de verão aqui na Granja Viana: céu azul e SEM CHUVA NO FINAL DA TARDE! Lembrou POA. Variei de 19,5ºC à 32,9ºC. Excelente.

Me desculpe a falha de memória, mas esteve quando por aqui? Realmente, pela descrição lembra muito nossos dias quentes de primavera, geralmente mais limpos com tardes quentes e grande amplitude térmica.

 

Agora tenho 25,0° com elevados 80%. Essa umidade não vai deixar baixar dos 22,5° por aqui.

 

Abraços porto-alegrenses!

 

A última vez qu estive no Salgado Filho de passagem em Abril/2007. Mas pelo que escuto e observo, no verão tem sol e tempo bom, variando de 22ºC à 33ºC, não é? Aqui ontem foi apenas bem mais generoso na mínima.

Link to comment
Share on other sites

Está no site do CPTEC, no boletim técnico, aquilo que eu falava ontem sobre o motivo de não estar chovendo neste mês na zona da mata

e RJ:

 

"Na análise da carta sinótica de 500 hPa do dia 17/02/2013, nota-se o predomínio de um anticiclone sobre a Região Sudeste do Brasil, centrado entre os estados do RJ, ES e o Oceano Atlântico. Nestas áreas, a subsidência na coluna dificulta a formação de nebulosidade e favorece o aquecimento. Este escoamento anticiclônico se estende até o interior do país, porém neste setor a termodinâmica prevalece e acaba provocando convecção mais profunda (vide imagem de satélite).

Link to comment
Share on other sites

Queria compartilhar minha decepção com TODOS os Institutos que previam muito sol e calor para Sampa hoje. Amanhecemos nublado e a temperatura não passou dos 28ºC. Parece muito difícil acertar em momentos crítico: chegada de FF´s, por exemplo.

 

Máximas até então

 

Perus 29°

Penha 30,7°

Pirituba 28,2°

Freguesia 29,5°

Santana/Tucuruvi 29,7°

São Miguel Paulista 29,3°

Itaim Paulista 30,3°

São Mateus 29,3°

Sé 27,5°

Butantã 28,6°

Ipiranga 29,4°

Santo Amaro 27,3°

M Boi Mirim 27,7°

Cidade Ademar 30,1°

Parelheiros 27,6°

Lapa 27,2°

Campo Limpo 28,4°

Capela do Socorro 26,8°

Vila formosa 29,4°

Moóca 29,1°

Link to comment
Share on other sites

Me desculpe a falha de memória, mas esteve quando por aqui? Realmente, pela descrição lembra muito nossos dias quentes de primavera, geralmente mais limpos com tardes quentes e grande amplitude térmica.

 

Agora tenho 25,0° com elevados 80%. Essa umidade não vai deixar baixar dos 22,5° por aqui.

 

A última vez qu estive no Salgado Filho de passagem em Abril/2007. Mas pelo que escuto e observo, no verão tem sol e tempo bom, variando de 22ºC à 33ºC, não é? Aqui ontem foi apenas bem mais generoso na mínima.

Isso em dias bem quentes. Não de forma exagerada, mas acima da média. A média aqui, tanto em janeiro quanto fevereiro, é de 20° a 30°. Praticamente igual. E geralmente temos o céu com variação de cumulus e uma relativa estabilidade atmosférica devido à atuação da mTa. Vento predominante de leste. Esse é o nosso verão.

 

Hoje foi um dia muito abafado! Tive variação de 22,8° a 33,9°. O p.o. subiu a até 25,0° e a sensação bateu 41,6°!! :heat:

 

Agora está relativamente nublado e faz 31,3° com 58%. Mas tem uma linha de instabilidade no sentido N-S atravessando o Vale do Rio Pardo. Creio que chove em torno das 20 h.

 

Abraços porto-alegrenses!

Link to comment
Share on other sites

Temporal em Blumenau no final desta tarde. Os dados do CEOPS apontam que as áreas mais atingidas foram o centro e norte de Blumenau, apesar de também ter sido bem forte aqui no sul de Bnu. Foram 20 mm em 30 min de chuva no bairro Itoupava, norte de Blumenau, e teve rajada de 70 km/h... Uma casa também foi atingida por um raio e pegou fogo no centro, perto da FURB. Aqui na Velha, belo refresco, de 37,5ºC para 23ºC.

 

BDVVaYdCIAA4q7N.jpg:large

Link to comment
Share on other sites

 

Opa, será que rola uma chuva em Juiz de Fora???

 

Chuva na minha cidade virou artigo de luxo! Já são 9 dias sem qualquer precipitação

por aqui. Aliás, já são 9 dias praticamente sem nuvens e 11 dias seguidos com máxima

maior ou igual a 30ºC. Ou seja, o calor está forte e constante. Não poderia esperar menos

do nosso caloroso FERVEREIRO. É o pior mês do ano!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Taubaté, chove fraco desde por volta das 17:00 hs. Aqui no centro tenho agora: 22,2°C.

 

O melhor de tudo, é que por volta das 18:30 hs, já estava meio escurinho. :clapping:

 

Inveja boa de ti, Sérgio! O estado de São Paulo tem sido agraciado com chuvas de verão durante a tarde. Mesmo que isso

não impeça o calor, é certeza de que o mesmo não fica constante um dia inteiro. Aqui está diferente, o calor é constante,

apenas à noite e madrugada é que fica fresco.

Link to comment
Share on other sites

Temporal em Teutônia com rajada de 92 km/h!! Acumulado de 7,2 mm. Em Santa Maria, acumulado de 30,2 mm, sendo 24,2 mm em apenas 1 h.

 

Por aqui a linha de instabilidade só trouxe nuvens para ajudar naquele abafamento básico. O dia hoje foi um tanto amazônico. Agora tenho 27,5° com 69% quase sem vento, soprando a 2,3 km/h. Pressão em 1007,3 mb.

Link to comment
Share on other sites

Queria compartilhar minha decepção com TODOS os Institutos que previam muito sol e calor para Sampa hoje. Amanhecemos nublado e a temperatura não passou dos 28ºC. Parece muito difícil acertar em momentos crítico: chegada de FF´s, por exemplo.

 

Máximas até então

 

Perus 29°

Penha 30,7°

Pirituba 28,2°

Freguesia 29,5°

Santana/Tucuruvi 29,7°

São Miguel Paulista 29,3°

Itaim Paulista 30,3°

São Mateus 29,3°

Sé 27,5°

Butantã 28,6°

Ipiranga 29,4°

Santo Amaro 27,3°

M Boi Mirim 27,7°

Cidade Ademar 30,1°

Parelheiros 27,6°

Lapa 27,2°

Campo Limpo 28,4°

Capela do Socorro 26,8°

Vila formosa 29,4°

Moóca 29,1°

Pessoal, me desculpem a chatice, mas não consigo levar essas temperaturas do CGE muito a sério.

1. São Mateus era "o bairro mais quente de Sampa". Agora tem máximas mais baixas que boa parte das estações. Mudou o clima?? Lógico que não, a estação é que tinha problemas.

2. Ontem, a estação do Butantã, bairro bastante arborizado de Sampa, marcou 37,3°C. Das capitais, só no Rio fez mais calor. Dá para levar a sério??

3. Tremembé, que está fora do ar, vinha tendo diariamente máximas 2 a 3°C acima do Mirante...

4. Itaim Paulista fica no teto de um edifício, com altura de 1 metro no máximo, e olhe lá...

 

----------------

Como já comentado, diferentemente de quase todas as previsões, Sampa teve um dia com muitas nuvens médias e altas, ocasionais aberturas de sol e bem abafado.

Aqui na zona norte, até agora, nem sinal de chuva.

 

Mirante: 19,9°C / 29,2°C (Mínima registrada na chuva de ontem à noite)

IAG: 21,2°C / 28,4°C

Link to comment
Share on other sites

Alguns dados curiosos que obtive nestes dois ultimos dias:

 

1) Atingi minha maior mínima de 2013 até o momento na madrugada do dia 17, 20 graus.

 

2) Defesa civil do município divulgou que em média já choveu 209,7 mm em 17 dias. Média de chuva deverá ser ultrapassada com folga.

 

3) No dia 16, igualei meu recorde de máxima de 2013 até o momento, com 31,9 graus.

 

4)Depois de 6 dias consecutivos com máximas acima ou igual a 3o graus, este dia 17 tivemos a quebra, com o registro de 29,1 graus.

 

Todos estes dados obtive de minha estação particular no Assunção, a excessão dos dados de chuva, que são da defesa civil do município.

 

Modelos já começam a convergir para um cenário de muita chuva dias 22 e 23/02, acima de 100 mm em 24 em diversas áreas do interior e do litoral norte, incluindo volumes muito acima de 100 mm em Ubachuva. Mas sabe cumé, modelos são modelos e podem mudar, acreditem, para pior!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Temporal em Blumenau no final desta tarde. Os dados do CEOPS apontam que as áreas mais atingidas foram o centro e norte de Blumenau, apesar de também ter sido bem forte aqui no sul de Bnu. Foram 20 mm em 30 min de chuva no bairro Itoupava, norte de Blumenau, e teve rajada de 70 km/h... Uma casa também foi atingida por um raio e pegou fogo no centro, perto da FURB. Aqui na Velha, belo refresco, de 37,5ºC para 23ºC.

 

BDVVaYdCIAA4q7N.jpg:large

 

Muito boa foto Leandro! Dá pra ver até um mini-arco ali heheh. Nesta hora eu estava nas mediações da Água Verde, e por lá foi meio sem graça. Mas deu para ouvir perfeitamente esse raio perto da Furb, foi muito alto! A ponto de pegar fogo, credo... No centro deu um pouco de granizo também, agora fevereiro está começando a ficar tradicionalmente sofrível :heat: :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

O problema do verão é que ele não é somente quente. Outra coisa que também incomoda é o fato de

haver POUQUÍSSIMAS variações de massas de ar, consequentemente trazendo poucas mudanças de

tempo e temperatura.

 

Sol, calor, aumento de nuvens e possibilidade de chuva. Ou então nublado o dia inteiro, com chance de

chuva a qualquer hora e temperatura amena. Estão aí as únicas variações do verão.

 

Após mínima de 18,7ºC, hoje o bicho vai pegar. São 08:29 e já está 24,5ºC. À tarde vai chegar em uns

31/33 graus facilmente.

Link to comment
Share on other sites

Janeiro / Fevereiro - desvios (1981/2010)

 

Porto Alegre :

Jan13: (-0,8) 23,9 / 98,8 mm

Fev13: (+0,1) 24,7 / 38,8 mm

 

Florianópolis :

Jan13: (-0,1) 24,4 / 87,0 mm

Fev13: (+0,1) 24,8 / 157,8 mm

 

Curitiba:

Jan13: (-1,0) 19,9 / 70,2 mm

Fev13: (-0,5) 20,6 / 141,6 mm

 

São Paulo:

Jan13: (-0,6) 21,5 / 164,8 mm

Fev13: (-0,7) 22,5 / 200,0 mm

 

Riacho Grande SBC:

Jan13: 19,6 / 310,8 mm

Fev13: 21,1 / 219,0 mm

 

Rio de Janeiro:

Jan13: (-0,9) 26,0 / 334,5 mm

Fev13: (+0,3) 27,5 / 51,5 mm

 

Belo Horizonte:

Jan13: (-0,1) 23,2 / 434,6 mm

Fev13: (+0,3) 24,2 / 53,6 mm

 

Brasília:

Jan13: (-0,7) 21,2 / 452,8 mm

Fev13: (+0,5) 22,8 / 28,4 mm

 

Campo Grande:

Jan13: (+0,4) 25,6 / 236,0 mm

Fev13: (-0,5) 24,8 / 76,8 mm

Link to comment
Share on other sites

Pouca chuva em BH e Rio até o momento, bem como em boa parte do Sudeste. Só o estado de SP é que

vem recebendo fortes chuvas. Muito curioso o estabelecimento deste bloqueio que divide o comportamento

atmosférico de nossa região neste momento. As nuvens formam-se grandiosas sobre SP e, quando adentram

os territórios mineiro e fluminense, perdem força rapidamente. Culpa do predomínio da subsidência nestes

estados. Esta condição não mudará nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.