Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Fevereiro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Sim, o verão dá os sinais de que está perdendo força...e como era esperado, o seu auge se deu no início, em Dezembro.

 

Apesar disso, Fevereiro foi um mês consideravelmente quente por aqui. Hoje foi a primeira máxima sub-30 desde o dia

07/02!

 

Renan, eu nem digo que está perdendo as foças. Eu dido que já era mesmo o verão climático; zéfini. E para cá; considerando a Normal que estamos utilizando, 81-2010, vai ficar totalmente na casinha, tanto em temperatura quanto em chuva.

 

Creio que chuvas podem surpreender...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 894
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Janeiro / Fevereiro - desvios (1981/2010)

 

Porto Alegre :

Jan13: (-0,8) 23,9 / 98,8 mm

Fev13: (-0,1) 24,5 / 142,4 mm

 

Florianópolis :

Jan13: (-0,1) 24,4 / 87,0 mm

Fev13: (-0,2) 25,1 / 184,0 mm

 

Curitiba:

Jan13: (-1,0) 19,9 / 70,2 mm

Fev13: (-0,1) 21,0 / 181,6 mm

 

São Paulo:

Jan13: (-0,6) 21,5 / 164,8 mm

Fev13: (-0,1) 23,1 / 271,0 mm

 

Riacho Grande SBC:

Jan13: 19,6 / 310,8 mm

Fev13: 21,7 / 355,6 mm

 

Rio de Janeiro:

Jan13: (-0,9) 26,0 / 334,5 mm

Fev13: (+0,7) 27,9 / 77,1 mm

 

Belo Horizonte:

Jan13: (-0,1) 23,2 / 434,6 mm

Fev13: (+0,6) 24,5 / 53,6 mm

 

Brasília:

Jan13: (-0,7) 21,2 / 452,8 mm

Fev13: (+0,5) 22,8 / 156,2 mm

 

Campo Grande:

Jan13: (+0,4) 25,6 / 236,0 mm

Fev13: (-0,6) 24,7 / 186,8 mm

Link to comment
Share on other sites

Carlos, esses "desvios" positivos no centro-Se estão se mantendo???

 

Bueno, aqui abrimos o dia entre 10ºC e 13ºC... Agora, 09:17h, aqui está 19.4ºC e um jornal local repercutindo previsão de uma empresa estampa que "o dia não começou tão frio" :mosking: ... SBSM 281200Z 11004KT CAVOK 18/15 Q1017 83%... INMET com 17.4ºC / 14.6ºC; 83%; 1016 e rajada Ne em 14Km/h...

 

Em tempo: Não é "purrrrrrrrrrrrrgar" nem "cricrizar" as empresas, mas ainda estou de casaco e abrigo e os caras imprimem que "não começou tão frio"... PUTZ, isso foi editado ontem pois eles imprimem o jornal fora da cidade e, pelo pouco que sei, antes da meia noite :hi: ...

Link to comment
Share on other sites

Sim..praticamente o mes inteiro ficou acima. A expectativa agora é se vai chover em MG neste proximo mês...

 

abraço

 

Pelas configurações creio que MG vai ter uma bela carga na primeira quinzena do março... Vão chamar de ZCAS, sei lá mais o que, mas o canal de umidade vai subir e escoar entre o RJ e BA... Com isso vai refrescar o Se... Inclusive tem uma altinha no AS de 1020 assanhando um anticiclone que jogaria esses 1016, 1018 daqui de baixo aí em cima entre 05 e 15/03... Vamos ver se confirma...

Link to comment
Share on other sites

E esta chegando março, mes que a dinamica climatica muda e começa a se aproximar do outono. Vejam a baixa que se formará sobre a Argentina nos proximos dias, já tipica de meia estação!

 

A impressão que tenho é que demos adeus para o verão climático ontem (3ª feira) aqui em Sampa. Hoje começou aquela fase de transição verão/outono que vai até meados de Abril, quando começa o curtíssimo outono para nós. Acho que a partir de hoje a dinâmica vai mudar progressivamente.

 

Aqui em Caxias do Sul, tivemos ontem mínima de 10,4ºC (estação rbs, quase no centro da Cidade),

e máxima de 21,6ºC, e hoje a mínima foi de 12,6ºC e temos 21,8ºC neste final de manhã.

Hoje está nublado com bastante aberturas, mas ontem tivemos um dia azul, de céu limpo.

Também tive a mesma impressão de que o verão climático acabou!

Link to comment
Share on other sites

Sim, o verão dá os sinais de que está perdendo força...e como era esperado, o seu auge se deu no início, em Dezembro.

 

Apesar disso, Fevereiro foi um mês consideravelmente quente por aqui. Hoje foi a primeira máxima sub-30 desde o dia

07/02!

 

Renan, eu nem digo que está perdendo as foças. Eu dido que já era mesmo o verão climático; zéfini. E para cá; considerando a Normal que estamos utilizando, 81-2010, vai ficar totalmente na casinha, tanto em temperatura quanto em chuva.

 

Não sei, Caco. Eu prefiro dizer que o verão tem o início, meio/auge e fim. O início coincidiu com o auge na temporada 2012-2013, depois o meio foi em Fevereiro

e agora em Março, pelo menos até meados do mês, é o fim. Depois começa a transição para o outono, que se estabelece em meados de Abril até meados de Maio. Da

metade de Maio em diante é inverno. Bom, pelo menos para Juiz de Fora (80% tropical de altitude) é assim que funciona +- :good2:

Link to comment
Share on other sites

Previsão indica mês de março mais seco que fevereiro no Rio Grande do Sul

 

Fevereiro termina com muita irregularidade na distribuição da chuva no Rio Grande do Sul e municípios vizinhos registraram acumulados bem diferentes. Foram os casos de Tramandaí e Torres, por exemplo, com acumulado de 70mm (metade da média) e 285mm (mais que o dobro do normal), respectivamente. De uma forma geral, enquanto que as áreas mais próximas do litoral tiveram chuva acima da média, municípios do noroeste do Rio Grande do Sul terminam o mês com acumulado bem abaixo do normal. E a previsão para março é de um mês seco. "Estamos observando uma grande variabilidade da chuva no Brasil. Ela não fica parada por muito tempo em local nenhum", afirma o meteorologista Celso Oliveira. E aí aparece um padrão de distribuição de chuva curioso: desde outubro passado, o Rio Grande do Sul vem vivendo um mês seco e outro chuvoso. Choveu em outubro, dezembro e em fevereiro. Ficou seco em novembro e janeiro e ficará seco em março. De acordo com os meteorologistas da Somar, apesar da previsão de um mês mais seco, não teremos ausência total de chuva, tanto que neste fim de semana, deve chover forte. "Na realidade, os períodos de tempo seco entre uma chuva e outra ficarão mais longos a partir de agora", comenta o meteorologista. Com relação à temperatura, a previsão é que ondas de frio como a atual avançarão com mais frequência neste mês de março. Mesmo assim, não há expectativa de um mês com temperatura abaixo da média. Na realidade, este mês será caracterizado pela grande oscilação de períodos quentes com períodos mais frios.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 16,5° e 14,9° no INMET. Não cheguei a bater o dado de ontem (16,1°), mas é um ótimo valor para fevereiro.

 

Dessa forma fecho minha média mínima em 21,2°. Destaque para o período entre os dias 10 e 21, quando reinou ar tropical úmido por aqui com mínimas sempre entre 21° e 23°. Maior mínima de 23,7° dia 20 e mínima absoluta de 16,1° dia 27.

 

Na medida em que vão aparecendo as noites frescas com perda de radiação, o INMET de POA volta a revelar a tregédia nas mínima em virtude de sua péssima localização, APESAR de ser em área verdade. Ficamos empatadas com Mostardas, cercada de água e com constante vento oeste, e 0,3° acima de Tramandaí, com a estação colada na areia da praia. Para vocês verem que um topinho baixo de 20 m faz MUITA diferença. Aposto que em 2000, 2007, 2009 e talvez 2012 teríamos negativado se a estação estivesse ao pé desse morro.

 

Agora faz 28,0° com 49%.

Link to comment
Share on other sites

Na medida em que vão aparecendo as noites frescas com perda de radiação, o INMET de POA volta a revelar a tregédia nas mínima em virtude de sua péssima localização, APESAR de ser em área verdade. Ficamos empatadas com Mostardas, cercada de água e com constante vento oeste, e 0,3° acima de Tramandaí, com a estação colada na areia da praia. Para vocês verem que um topinho baixo de 20 m faz MUITA diferença. Aposto que em 2000, 2007, 2009 e talvez 2012 teríamos negativado se a estação estivesse ao pé desse morro.

É que você ainda não viu a estação do Mirante de Santana, em Sampa :laugh:

 

A estação do Mirante fica numa praça no topo da colina, cercada de casas (Com exceção do lado sul, que é um muro na borda do barranco), a 792 m, a cerca de 500 m em linha reta da área plana que é a várzea do rio Tietê.

O aeroporto Campo de Marte, que fica na várzea, está a 722 m. São 70 m de diferença.

 

Em 28/06/2011, o Mirante registrou 6,1°C de mínima. No mesmo dia, o Campo de Marte, a apenas 2,5 km de distância, amanheceu com 3°C e geada fraca.

O que não fazem 70 m de diferença na altitude... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Não sei, Caco. Eu prefiro dizer que o verão tem o início, meio/auge e fim. O início coincidiu com o auge na temporada 2012-2013, depois o meio foi em Fevereiro

e agora em Março, pelo menos até meados do mês, é o fim. Depois começa a transição para o outono, que se estabelece em meados de Abril até meados de Maio. Da

metade de Maio em diante é inverno. Bom, pelo menos para Juiz de Fora (80% tropical de altitude) é assim que funciona +- :good2:

Aqui em Sampa, o mês de março, embora anuncie já uma transição para o outono, ainda continua quente (Embora temperaturas acima de 32°C já sejam exceção).

 

Médias das máximas, das mínimas e compensada:

 

1961-1990

Jan: 27,3 - 18,7 - 22,1

Fev: 28,0 - 18,8 - 22,4

Mar: 27,2 - 18,2 - 21,7

Abr: 25,1 - 16,3 - 19,7

 

1991-2011

Jan: 28,3 -19,3 - 22,9

Fev: 29,0 - 19,5 - 23,3

Mar: 28,0 - 18,8 - 22,5

Abr: 26,5 - 17,4 - 21,1

 

Em alguns anos, até nos primeiros 10 dias de abril as temperaturas continuam no ritmo de março, embora as chuvas já diminuam bastante (O que é normal).

Link to comment
Share on other sites

E como esperado o glorioso verão 2012/13 que se encera hoje se despede de maneira honrosa do solo brasileiro.

 

Poucas manchas azuis sobre o vasto e enorme território nacional.

 

Um pouco ameno para o meu gosto.

 

Agora vamos fechar os dados de DJF.

 

E esperar pela estação de transição ( que como toda estação de transição alterna períodos quentes com períodos frios e blá...blá...blá...).

 

É evidente (espero que para todos) que ao colocar os 8,511,000 km^2 do território nacional em um mapinha de 10 cm x 10 cm alguma informação se perca. VAle o atacado.

 

Né, purgaida de plantão.

 

2r26m8y.gif

Link to comment
Share on other sites

E como esperado o glorioso verão 2012/13 que se encera hoje se despede de maneira honrosa do solo brasileiro.

 

O verão ainda não acabou Marfili.

 

Querido Troy, Para mim e para NOAA.

 

a- O Verão começa 01/12 e termina no último dia de fevereiro.

 

b- A normal em uso é a 81/2010.

 

O resto é aquela conversinha de coisa climática, de coisa de equinócio, solstício.

 

Enfim, essas coisas.

 

O interessante é a correção para ano bissexto que não é o caso deste 2013.

 

Abraços

 

PS: Todas as disposições em contrário não serão consideradas.

Link to comment
Share on other sites

Querido Troy, Para mim e para NOAA.

 

a- O Verão começa 01/12 e termina no último dia de fevereiro.

 

b- A normal em uso é a 81/2010.

 

O resto é aquela conversinha de coisa climática, de coisa de equinócio, solstício.

 

Enfim, essas coisas.

 

O interessante é a correção para ano bissexto que não é o caso deste 2013.

 

Abraços

 

PS: Todas as disposições em contrário não serão consideradas.

 

No ano bissexto termina no dia 29 our 28 ? ?

 

Eu entendo como final do verão quando tudo parece puxar para o outono, e ainda não é possível ter esta certeza diante dos modelos.

Link to comment
Share on other sites

É TUDO QUESTÃO DE USAR A CABEÇA;

 

NO BRASIL (CENTRO-SUL) O VERÃO VAI DE MEADOS DE NOVEMBRO A MEADOS DE ABRIL. PARA FACILITAR USO DEZ A MARÇO PARA SC. O RUSSO CONSIDERA INVERNO DE DEZ A FEV. P/MIM UMA BURRICE DAS GRANDES, MAS PELO MENOS MANTÉM UM PERÍODO FIXO.

 

PARA SC O IDEAL É DZ A MARÇO, O OUTONO ABRIL/MAIO, NO TOPO DA SERRA CONSIDERO SÓ ABRIL, JUNHO A SET O INV E OUT NOV A PRIMA. CADA REGIÃO DEVERIA TER O SEU PERÍODO DEFINIDO CONFORME O CLIMA/VEGETAÇÃO/FAUNA.

 

EM S.JOAQUIM, QDO ANALISAS AS MÉDIAS DE DIAS ACIMA DE 24,9°c (MÁXIMA/DIA) E MÍNIMAS ABAIXO DOS 10,0°C, TENS CERTINHO ESTES PERÍODOS; D A M; VERÃO, A; OUTONO, M A S; INVERNO E O A N; PRIMA

 

NO ESTADO É BEM PARECIDO, FICANO MAIOR O OUTONO E A PRIMA.

Link to comment
Share on other sites

NESTE ANO O VERÃO; D A M, FICAR ENTRE -0,5/+0,5 EM sc, MAS COM UMA RESSALVA, DEZ PUXOU MUITO A MÉDIA, ASSIM COMO JANEIRO, FEV FOI EM TORNO DA NORMAL, AQUI FICOU ABAIXO, NA REGIÃO DE LAGES, NA REGIÃO DE FRAIBURGO, NO GERAL FOI UM VERÃO AMENO MARCADO POR EXTREMOS (FRIO/CALOR, CHUVA/"SECA") EM SC. SÓ EM S.JOAQUIM A CHUVA, REGIÃO (30 KM DE RAIO) OSCILOU ENTRE +- 150 A 400 mm, IMPOSSÍVEL DE FAZER UM MAPA DECENTE. O CIRAM DISSE QUE NO LITORAL SUL A CHUVA FOI QUASE O DOBRO, BASEADO EM APENAS UMA ESTAÇÃO!!!, URUSSANGA, SE PEGAREM CRICIÚMA FECHAR UM POUCO ABAIXO DA MÉDIA, AÍ COMO FICA!, SE PEGAR O CRUZEIRO, DEU QUASE O DOBRO DO NORMAL LOCAL, EM CASA FECOU LIGEIRAMENTE ACIMA, URUPEMA ABAIXO, O IDEAL É CITAR APENAS A ESTAÇÃO, POR ISSO A GERAÇÃO DE MAPAS COM POUCOS PONTOS É UMA TEMERIDADE, MAS É O QUE TEMOS HOJE.

Link to comment
Share on other sites

No ano bissexto termina no dia 29 our 28 ? ?

Eu entendo como final do verão quando tudo parece puxar para o outono, e ainda não é possível ter esta certeza diante dos modelos.

 

Termina dia 29/02.

 

Ano passado terminou em 29/02. Veja que curioso caiu um baita nevão em algumas regiões dos EUA no dia 29/02.

 

Essa neve foi computada como inverno que naquelas paragens vai de 01/12 até 29/02.

 

Essa é a regra.

 

Claro que pode ser discutida.

 

Climatologicamente é isso se não vira bagunça.

 

É claro que outras interpretações podem ser apresentadas. mesmo que legítimas não são do meu interesse , porém podem ser importantes em outro típo de análise que nem vagamente tenho a pretensão de discuti-las

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

NESTE ANO O VERÃO; D A M, FICAR ENTRE -0,5/+0,5 EM sc, MAS COM UMA RESSALVA, DEZ PUXOU MUITO A MÉDIA, ASSIM COMO JANEIRO, FEV FOI EM TORNO DA NORMAL, AQUI FICOU ABAIXO, NA REGIÃO DE LAGES, NA REGIÃO DE FRAIBURGO, NO GERAL FOI UM VERÃO AMENO MARCADO POR EXTREMOS (FRIO/CALOR, CHUVA/"SECA") EM SC. SÓ EM S.JOAQUIM A CHUVA, REGIÃO (30 KM DE RAIO) OSCILOU ENTRE +- 150 A 400 mm, IMPOSSÍVEL DE FAZER UM MAPA DECENTE. O CIRAM DISSE QUE NO LITORAL SUL A CHUVA FOI QUASE O DOBRO, BASEADO EM APENAS UMA ESTAÇÃO!!!, URUSSANGA, SE PEGAREM CRICIÚMA FECHAR UM POUCO ABAIXO DA MÉDIA, AÍ COMO FICA!, SE PEGAR O CRUZEIRO, DEU QUASE O DOBRO DO NORMAL LOCAL, EM CASA FECOU LIGEIRAMENTE ACIMA, URUPEMA ABAIXO, O IDEAL É CITAR APENAS A ESTAÇÃO, POR ISSO A GERAÇÃO DE MAPAS COM POUCOS PONTOS É UMA TEMERIDADE, MAS É O QUE TEMOS HOJE.

 

Li a mensagem. Concordo em linhas gerais.

 

Essa é uma discussão na WOM atualmente.

 

Como será a normal 1991/2020.

 

Duas correntes.

 

a- Uma deixar como está.

 

b- A proposta mais ousada é incluir dados de satélides, radiosondagens, diversas estações.

 

O mapa da NOAA utiliza satélites e estações.

 

No caso de mapas de precipitação concordo plenamente é necessário um caminhão de estações.

 

Infelizmente a maioria dos meus amigos está preocupada com 0,3ºC acima ou abaixo o que convenhamos, exceto peculiariedades regionais não é fator relevante.

 

Agora nesse ponto o Ronaldo tem razão.

 

Trinta kilometros a leste da Praça da Sé a água vai para o vale do Paraíba (uma grande iniciativa do governo)

 

Trinta kilometros ao sul a água pode ir para a Baixada Santista.

 

Trinta kilometros ao sul a água pode ir para Buenos Aires, via Tietê e Paraná.

 

Nesse ponto sim.

 

Por essa razão adorei o tópico monitoramento de chuvas.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Troy,

Leap Year Day Made ALL the Difference…

Before I explain the impact of having one extra day in 2012, I need to catch you up to speed with my thoughts. As the calendar flipped from February to March, meteorologists closed the book on the winter of 2011-2012 and welcomed the “spring” season. Technically, spring does not arrive until just after midnight on March 20th. However, to keep records consistent and open to comparison with past seasons, it was decided long ago that the meteorological spring would run from March 1st to May 31s

 

http://addins.wqow.com/blogs/weather/2012/03/leap-year-day-made-all-the-difference

 

Bem-vindo ao outono 01/03 até 31/05

 

Para evitar maluquices.

Link to comment
Share on other sites

SE TEM 100 ANOS DE DADOS COMPARE A ESTAÇÃO COM OS 100 ANOS, NORMAL DE 30 ANOS É COISA ALEATÓRIA E PARECE UM DOGMA!

 

POR ISSO FPOLIS TERMINOU FEV. ABAIXO, NA GERAL, 102 ANOS FICARIA ACIMA DA MÉDIA...

 

NUM ESTADO COMO O NOSSO, MINAS E OUTROS COM RELEVE MUITO ACIDENTADO, O PARÂMETRO TEMPERATURA SOFRE DAS MESMAS CONSEQUÊNCIAS DA CHUVA, MAS DO SUL SUDESTE COM TÃO POUCAS ESTAÇÕES NÃO SÃO CONFIÁVEIS, MAS É O QUE TEMOS.

Link to comment
Share on other sites

SE TEM 100 ANOS DE DADOS COMPARE A ESTAÇÃO COM OS 100 ANOS, NORMAL DE 30 ANOS É COISA ALEATÓRIA E PARECE UM DOGMA!

 

POR ISSO FPOLIS TERMINOU FEV. ABAIXO, NA GERAL, 102 ANOS FICARIA ACIMA DA MÉDIA...

 

NUM ESTADO COMO O NOSSO, MINAS E OUTROS COM RELEVE MUITO ACIDENTADO, O PARÂMETRO TEMPERATURA SOFRE DAS MESMAS CONSEQUÊNCIAS DA CHUVA, MAS DO SUL SUDESTE COM TÃO POUCAS ESTAÇÕES NÃO SÃO CONFIÁVEIS, MAS É O QUE TEMOS.

 

hummmm. Normal de 30 anos não aleatória pelo contrário.

 

Períodos demasiadamente extensos efetivamente mascaram as oscilações multidecadais tornando a análise um tanto equivocada. Respeito a tua opinão uma vez que já debatemos esse tema em diversas ocasioões.

 

Efetivamente às medidas globais passam a serem efetivas após 1980 assim seja lá como for temos apenas 30 e alguns anos de dados efetivos.

 

Como calculei agora há pouco no tópico de ENSO é uma temeridade utilizar os mesmos parâmetros para precipitação e temperatura.

 

Observe no caso de Juiz de Fora a temperatura em março é profundamente correlacionada com a SOI enquanto a precipitação não apresenta correlação estatisticamente significativa com a SOI.

 

Em contra partida temos uma anticorrelação (fraca) com a NAO nos dois quesitos.

 

Felizmente tanto a precipitação quanto a temperatura praticamente não sofrem a influência das condições ENSO em Março Em Juiz de Fora.

 

Coordenada espacial Juiz de Fora, Coordenada temporal MArço

 

Juiz de Fora:

 

Temperatura,

 

SOI Mar 0 0.237

NINO12 Mar 0 -0.076

NINO3 Mar 0 -0.089

NINO4 Mar 0 0.049

NINO3.4 Mar 0 -0.046

NAO Mar 0 -0.128

 

Precipitação,

 

SOI Mar 0 -0.053

NINO12 Mar 0 -0.088

NINO3 Mar 0 0.085

NINO4 Mar 0 0.063

NINO3.4 Mar 0 0.101

NAO Mar 0 -0.161

Link to comment
Share on other sites

Mafili, eu tenho um amigo cujo TCC foi uma análise das condições ENSO e chuvas durante o verão em Juiz de Fora. E não

importa se estávamos em La niña ou El niño, pouco se notava influência no regime de chuvas. O que ele observou é que

sob La niña há uma tendência para anomalias mais extremas, seja de pouca chuva ou de muita chuva.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês aqui em casa:

 

mínima: 21,1°

máxima: 30,6°

simples: 25,85°

 

Extremas:

 

máxima: 38,7° (dia 1°)

mínima: 16,1° (dia 27)

 

Pela simples e pelos dados que o Carlos havia postado, nosso o INMET deve ter fechado em 24,5°/24,6°. Está bom, bem no padrão.

 

Agora tenho mais uma noite agradável: 20,5° com 67%. P.o. em 14,1°. Pressão em 1013,9 mb.

Link to comment
Share on other sites

Considerando minha localização (região de Passo Fundo, cidades entre 500 e 700m de altitude em torno dos 28ºS) é mais ou menos assim:

 

VERÃO = DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO (todos com média máxima igual ou muito próxima de 28º)

OUTONO = MARÇO, ABRIL E MAIO (média cai aproximadamente 3 graus a cada mês, máx de 26,7 em março pra 20,7 em maio)

INVERNO = JUNHO, JULHO E AGOSTO (mínimas abaixo de 10, máximas abaixo de 20)

PRIMAVERA = SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO (média sobe aproximadamente 2 graus a cada mês, mín de 11 em setembro pra 14,8 em novembro)

 

Uma visão um tanto superficial, claro, mas se for analisar as estações de "calendário" é furada. Tanto que se forem analisar, setembro com 70% do mês no inverno é mais quente que maio com apenas 30%. Idem com dezembro na primavera em sua maioria mais quente que março, com grande parte no verão...

Link to comment
Share on other sites

Olha pessoal, esta previsão de seca para o RS não aconteceu...

 

Houve perdas em milho e soja no Rio Grande do Sul por chuva irregular e déficit hídrico em algumas áreas. Problemas se concentraram em novembro e janeiro.

 

Irregularidade da chuva prejudica lavouras de soja do RS

 

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/02/irregularidade-da-chuva-prejudica-lavouras-de-soja-do-rs.html

 

Falta de chuva coloca em risco safra de soja no Estado

 

http://www.gaz.com.br/noticia/391789-falta_de_chuva_coloca_em_risco_safra_de_soja_no_estado.html

 

Entidades agricolas estimam que falta de chuva causa quebra de 10% na soja em Ijuí

 

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:tARKtv-KVtgJ:www.radioprogresso.com.br/noticias/politica/regionaiselocais/8372-entidades-agricolas-estimam-falta-de-chuva-ja-causa-quebra-de-10-na-soja-em-ijui+&cd=1&hl=en&ct=clnk&client=firefox-a

 

Não houve previsão de seca pela MetSul, mas sim de chuva irregular e períodos de déficit hídrico. Se eu alguém me mostrar qualquer texto dizendo que haveria estiagem no verão deposito mil reais na conta hoje mesmo. E de fato não houve estiagem. Todas as perdas foram associadas a períodos de 20/30 dias de chuva abaixo da média, mas sem caracterização de seca.

Link to comment
Share on other sites

Está sendo o verão mais relax que eu me lembre (acho que 2004 também foi assim).

 

Verão de 2 caras, um de dezembro com padrão 2012, e outro de jan e fev com padrão de La Nina, com frenquência alta de entrada de MPs para época do ano, e períodos curtos e intensos de calor, e temperaturas abaixo da média no fechamento mensal, isso de modo geral para o Sul.

 

Mas sabe como é ne...

uii.jpg.bb4ca15548084714aa297dada7d95d8f.jpg

Link to comment
Share on other sites

Quando o Coutinho falou na diferença entre estação astronômica e climática na primeira vez no Fórum, achei interessantíssimo e procurei a partir dali a observar obsessivamente esta mudança nos momentos críticos da passagem de uma para outra estação. Posso afirmar que em São Paulo, o verão 2011/2012 iniciou-se em 10/Dez e finalizou 05/Março, dando início a fase de transição verão-outono, que durou de 06/Março à primeira quinzena de Abril. Segunda quinzena de Abril à 28 de Abril tivemos um curtísimmo outono. O inverno começou lá para 29 Abril (muito cedo!) e se extendeu até 23 julho, dando início à transição inverno-primavera, que foi até a última MP de final setembro. O verão começou exatamente em 1º de Dezembro/2012e , para mim, acabou 26/Fev/2013. Embora tenhamos calor até 3ª feira, novamente chegará uma FF alterando o tempo. Progressivamente as máximas cairão, choverá menos, e será cada vez mais difìcil chegar aos 30ºC. É o períodob de transição verão-outono, que vai até até a segunda quinzena de abril, abrindo portas ao curtíssimo outono brasileiro. .Anotem!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.