Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Fevereiro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

TOP!!

 

 

Aquela região está inserida dentro da Capitania Herditária do Torales! Conheço nada dali! :mosking:

 

Sobre o Local que acredito ter mais potencial, a cidade de Herval e suas baixadas de 250 metros (morros de até 360 metros no entorno da cidade), localizada pouco abaixo do paralelo 32S (50 km mais ao sul que Pinheiro Machado), é o foco. Acho que a média de julho ali é igual a de São Joaquim (topo do INMET).

Sem duvida, os Torales são família tradicional da fronteira, tudo começou com o explorador Borba Gatorales lá nos idos de 1657, quando após uma nevasca intensa que dizimou os últimos mamutes sulamericanos, eles se instalaram para começar a cultura do mate. Os Torales iniciaram então o desenvolvimento da região, empregando mão de obra escrava dos índios de regiões quentes do Botucarai que traziam grossas toras de araucárias nas costas. Dai vem o nome dos Torales, gaudérios turrões como Toras. Após o stabelecimento da Capitania do filho de Borba Gatorales, assumiu a pequena capitania de 300 mil acres o senhor Aguirre Hector Ramires Torales, sobrinho neto do primeiro. Dentre as benfeitorias, estabeleceram aquedutos importados de Roma, arame farpado para estabelecer fronteiras, arroz para plantar em Bage e mulas, para levar a produção para Sorocaba.

Após anos de domínio e latifúndios crescendo a margens de 30% ao ano, os Torales estabeleceram o futebol e fundaram o Grande Grêmio Footbal Club, numa tentativa de internacionalizar o Sul do Rio Grande, que naquela época mandou grandes contingentes de armas para a guerra do Paraguai. O Próprio Duque de Caxias uma vez serviu o almoço de domingo dos Torales, costela de soldados Paraguaios no espeto, fogo a lenha.

Hoje os Torales não param de expandir o império, após vender fatias de terras e ganhar no Real Estate, os Torales venderam seus postos de combustível pessoais que tem tudo, também conhecidos como Postos Ipiranga, para a Petrobras, uma empresa tido como emergente. No ramo de trading, os Torales importam quase metade do polietileno americano e repassam a China mediante um pequeno spread. Cogita-se no mercado que os Torales venham a vender sua participação acionaria na Apple (supervisionada pelo Agrônomo Coutinho) para o Fundo soberano da Catar, em troca de fornecimento de petróleo e polietileno. Esse é um breve resumo da história de vida de nosso amigo Torales, um cara humilde e que viaja o mundo a cada 15 dias. Semana que vem estará na Rússia, o primeiro ministro Russo Putin foi encaixado em sua agenda.

Abs

 

 

João, vc já pode escrever um livro cara. Vai ser best seller. Bota criatividade nisso sô!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 894
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje, inaugurando o fórum !

 

Neste momento estou aqui no Litoral Norte (UBATUBA)

Muito calor... sensação térmica de +41°

Tempestade de tarde.

 

 

[attachment=0]Ubatuba-19-02-2013.jpg[/attachment]

 

 

Temos isso nos últimos 2 dias.

 

Vamos ver hoje. Boa sorte para o pessoal da capital deste estado (São Paulo-SP)

 

Até !

 

:heat:

 

Seja bem-vindo Manolo, eu mesmo participo pouco por aqui, mas me delicio vendo nossos amigos entendidos da meteorologia elucidarem nossas contribuições amadoras de visualização do tempo, he he.

Ah, desculpa, mas não resisto ao "jargão internético": "DORGAS MANOLO", ha ha :pleasantry: .

Link to comment
Share on other sites

Interessante que esta mini-estiagem em Minas Gerais pode gerar um efeito benéfico para nós a partir

de Sexta/Sábado. É que a umidade relativa vai cair bem nestes dias, fazendo com que o ponto de orvalho

à noite atinja valores baixos para esta época do ano na zona da mata, sul, leste e centro do estado. O que

isso vai proporcionar? Mínimas baixas e calor mais seco à tarde! Muito provavelmente teremos mínimas de

1 dígito na Mantiqueira e para a minha região as mínimas previstas pelo GFS estão entre 13 e 15 graus. Para

Fevereiro, isso é ótimo!

 

Ao mesmo tempo, devido às chuvas intensas dos últimos dias, o estado de SP não vai repetir esta condição:

A UR continuará alta e as mínimas previstas não ficarão muito abaixo da média do mês.

Link to comment
Share on other sites

Hoje em SP está numa situação melhor que ontem...130 semaforos quebrados , contra 103 de hoje....o prefeito Haddad (PT), disse que vai resolver o problema e vai custar R$ 100 milhões ...vamos ver..!!

 

Manha + fresca na capital. No ABC tive 16,3, Parelheiros 16,4 e Tremembe na Z Norte 16,9.......Segundo a nossa amiga meteorologista Desirée Brandt, da SOMAR , vamos ter show de horrores hoje novamente na capital , principalmente na Z Norte e Centro. Temos uma frente fria a caminho, mas isso só vai trazer mais chuva e consequentemente transtornos para a capital paulista....é isso

Link to comment
Share on other sites

11º dia seguido sem qualquer precipitação. Isso não é bom...

 

É Renan, aqui em Blumenau a coisa é outra, ontem foi o 18º dia seguido de chuva, e nos últimos 30 dias foram 150 mm. Hoje só ameaçou, mas choveu só em cidades vizinhas. Em compensação, temos calor e umidade alta... Temperatura máxima/mínima/umidade mínima dos últimos 7 dias aqui, estação CEOPS:

 

13/02: 35ºC/22,5ºC/55%

14/02: 33ºC/22ºC/60%

15/02: 33ºC/23ºC/70%

16/02: 30ºC/22ºC/80%

17/02: 37,5ºC/23ºC/40%

18/02: 35ºC/23ºC/60%

19/02: 33ºC/24ºC/60%

 

(Dados arredondados pois o CEOPS só mostra o gráfico, não em números)

 

Acredito estar perto de 2ºC acima da média, tanto em temperatura máxima e mínima, quanto na média do mês

 

Temos 26ºC na região mais urbana da cidade e 24/25ºC nas área mais afastadas.

 

Leandro, o CEOPS, pelo menos um tempo atrás, disponibilizava os dados em arquivos CSV. Daí é só baixar e reorganizá-lo no Excel (é um pouco chato, faço isto com os dados da Defesa Civil de Joinville) mas daí você terá os dados exatos de temperatura. :good2:

 

Aliás, dias bem quentes em BNU hein?? Aqui também está quente, mas as temperaturas estão levemente mais comportadas.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Sem duvida, os Torales são família tradicional da fronteira, tudo começou com o explorador Borba Gatorales lá nos idos de 1657, quando após uma nevasca intensa que dizimou os últimos mamutes sulamericanos, eles se instalaram para começar a cultura do mate. Os Torales iniciaram então o desenvolvimento da região, empregando mão de obra escrava dos índios de regiões quentes do Botucarai que traziam grossas toras de araucárias nas costas. Dai vem o nome dos Torales, gaudérios turrões como Toras. Após o stabelecimento da Capitania do filho de Borba Gatorales, assumiu a pequena capitania de 300 mil acres o senhor Aguirre Hector Ramires Torales, sobrinho neto do primeiro. Dentre as benfeitorias, estabeleceram aquedutos importados de Roma, arame farpado para estabelecer fronteiras, arroz para plantar em Bage e mulas, para levar a produção para Sorocaba.

Após anos de domínio e latifúndios crescendo a margens de 30% ao ano, os Torales estabeleceram o futebol e fundaram o Grande Grêmio Footbal Club, numa tentativa de internacionalizar o Sul do Rio Grande, que naquela época mandou grandes contingentes de armas para a guerra do Paraguai. O Próprio Duque de Caxias uma vez serviu o almoço de domingo dos Torales, costela de soldados Paraguaios no espeto, fogo a lenha.

Hoje os Torales não param de expandir o império, após vender fatias de terras e ganhar no Real Estate, os Torales venderam seus postos de combustível pessoais que tem tudo, também conhecidos como Postos Ipiranga, para a Petrobras, uma empresa tido como emergente. No ramo de trading, os Torales importam quase metade do polietileno americano e repassam a China mediante um pequeno spread. Cogita-se no mercado que os Torales venham a vender sua participação acionaria na Apple (supervisionada pelo Agrônomo Coutinho) para o Fundo soberano da Catar, em troca de fornecimento de petróleo e polietileno. Esse é um breve resumo da história de vida de nosso amigo Torales, um cara humilde e que viaja o mundo a cada 15 dias. Semana que vem estará na Rússia, o primeiro ministro Russo Putin foi encaixado em sua agenda.

Abs

 

João foi sagaz nesta hahahahahah..falou do tora bora e ainda por cima colocou a Petrobrás no meio...

 

Demais, cara...demais :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Agenda do Torales 2º semestre:

 

Armênia, Azerbaijão, Chipre, Bahrein, Bangladesh,Brunei,Butão, Camboja, Guam, Mongólia,Myanmar,Nepal e Omã

 

Pra quem não sabe, o Torales trabalha na questão de Marketing e Propaganda do Forum....e por isso estamos tendo um bom fluxo de visitantes nos ultimos tempos no Baz...

Link to comment
Share on other sites

Janeiro / Fevereiro - desvios (1981/2010)

 

Porto Alegre :

Jan13: (-0,8) 23,9 / 98,8 mm

Fev13: (+0,2) 24,8 / 38,8 mm

 

Florianópolis :

Jan13: (-0,1) 24,4 / 87,0 mm

Fev13: (+0,3) 25,0 / 160,6 mm

 

Curitiba:

Jan13: (-1,0) 19,9 / 70,2 mm

Fev13: (-0,3) 20,8 / 163,2 mm

 

São Paulo:

Jan13: (-0,6) 21,5 / 164,8 mm

Fev13: (-0,5) 22,7 / 219,0 mm

 

Riacho Grande SBC:

Jan13: 19,6 / 310,8 mm

Fev13: 21,3 / 225,6 mm

 

Rio de Janeiro:

Jan13: (-0,9) 26,0 / 334,5 mm

Fev13: (+0,5) 27,7 / 51,5 mm

 

Belo Horizonte:

Jan13: (-0,1) 23,2 / 434,6 mm

Fev13: (+0,4) 24,3 / 53,6 mm

 

Brasília:

Jan13: (-0,7) 21,2 / 452,8 mm

Fev13: (+0,6) 22,9 / 28,6 mm

 

Campo Grande:

Jan13: (+0,4) 25,6 / 236,0 mm

Fev13: (-0,5) 24,8 / 116,2 mm

Link to comment
Share on other sites

Sem duvida, os Torales são família tradicional da fronteira, tudo começou com o explorador Borba Gatorales lá nos idos de 1657, quando após uma nevasca intensa que dizimou os últimos mamutes sulamericanos, eles se instalaram para começar a cultura do mate. Os Torales iniciaram então o desenvolvimento da região, empregando mão de obra escrava dos índios de regiões quentes do Botucarai que traziam grossas toras de araucárias nas costas. Dai vem o nome dos Torales, gaudérios turrões como Toras. Após o stabelecimento da Capitania do filho de Borba Gatorales, assumiu a pequena capitania de 300 mil acres o senhor Aguirre Hector Ramires Torales, sobrinho neto do primeiro. Dentre as benfeitorias, estabeleceram aquedutos importados de Roma, arame farpado para estabelecer fronteiras, arroz para plantar em Bage e mulas, para levar a produção para Sorocaba.

Após anos de domínio e latifúndios crescendo a margens de 30% ao ano, os Torales estabeleceram o futebol e fundaram o Grande Grêmio Footbal Club, numa tentativa de internacionalizar o Sul do Rio Grande, que naquela época mandou grandes contingentes de armas para a guerra do Paraguai. O Próprio Duque de Caxias uma vez serviu o almoço de domingo dos Torales, costela de soldados Paraguaios no espeto, fogo a lenha.

Hoje os Torales não param de expandir o império, após vender fatias de terras e ganhar no Real Estate, os Torales venderam seus postos de combustível pessoais que tem tudo, também conhecidos como Postos Ipiranga, para a Petrobras, uma empresa tido como emergente. No ramo de trading, os Torales importam quase metade do polietileno americano e repassam a China mediante um pequeno spread. Cogita-se no mercado que os Torales venham a vender sua participação acionaria na Apple (supervisionada pelo Agrônomo Coutinho) para o Fundo soberano da Catar, em troca de fornecimento de petróleo e polietileno. Esse é um breve resumo da história de vida de nosso amigo Torales, um cara humilde e que viaja o mundo a cada 15 dias. Semana que vem estará na Rússia, o primeiro ministro Russo Putin foi encaixado em sua agenda.

Abs

 

João foi sagaz nesta hahahahahah..falou do tora bora e ainda por cima colocou a Petrobrás no meio...

 

Demais, cara...demais :laugh:

 

Borbagatorales!!!! :rofl: :laugh: :rofl:

 

O maior trader de Erva-mate para Houston.... :mosking:

 

Hilário!!!

 

obs: o mágoa do Tucci com a Petrobras ainda não foi curada, hehehe. Com o governo então, nem se fala!kkkkkkkkkk

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, me impressiona estarmos com desvio de -0,5, isso mostra que fevereiro é realmente quente :P

 

Abs

 

Então Freade, é que os primeiros 10 dias de fevereiro chegamos ter 1,7 negativo (81/90) e nesta segunda parte estamos com esse calor forte equilibrando o mês. Acredito que vamos fechar o mes no zero-a-zero...vamos ver a na chuva , acima da média..

Link to comment
Share on other sites

Custo a acreditar, mas minha estação aqui no Assunção registrou 16,5 graus de mínima esta madrugada!!! Creio que foi devido a perda de calor rápida devido ao tempo aberto desta noite. Minha sensação foi de conforto térmico para dormir, uma beleza!

 

Abraços!

 

Conforto térmico mas ventilador ligado, mínima neste outro lado da Anchieta de 16,7°C.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de analisar novamente meus dados de Fevereiro, e tive uma nova surpresa. Dia 18/02 tive duplo recorde do ano aqui no Assunção, de maior mínima e maior máxima do ano.

 

18/02 - 20,4 - 33,5 graus

 

Vou arriscar um palpite polêmico: a partir de agora até Setembro, aposto que no máximo 2 dias poderão ter potencial para ultrapassar esta máxima de 33,5 graus aqui no Assunção, e não deveremos ter mínima até Outubro maior que a registrada no dia 18. Guardem minhas palavras!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Se a temperatura estivesse uns 10°C mais baixa, diria que estávamos no outono; o céu está azul e sem nuvens, coisa rara nessa época. Mas, infelizmente estamos em pleno fevereiro e a temperatura aqui no centro marca agora 30,3°C.

 

Concordo com o Manolo, acho difícil chover hoje. Vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

Se a temperatura estivesse uns 10°C mais baixa, diria que estávamos no outono; o céu está azul e sem nuvens, coisa rara nessa época. Mas, infelizmente estamos em pleno fevereiro e a temperatura aqui no centro marca agora 30,3°C.

 

Concordo com o Manolo, acho difícil chover hoje. Vamos ver.

 

Para cá é mais fácil chover hoje, amanhã deverá ser mais seco.

 

Abraços

 

S11219808_201302201530.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mundo desabando em Uruguaiana e em Pelotas. Nessa última há várias ruas alagadas!!! O Bruno Maon e o Fabiano colocaram fotos no Facebook de ruas debaixo d´água!!

 

Por aqui está EXTREMAMENTE abafado!! Faz 31,9° com 64% (bateu 32,0°). A sensação bateu 38,7° e o p.o. está em 24,2°!!! O céu está se enchendo de cumulus bem desenvolvidos. Essa atmosfera não vai segurar. Vai chover!!

 

Tive mínima de 23,7°.

Link to comment
Share on other sites

Caros amigos bazianos.

Neste momento, 15h aqui em Bom Jesus, vamos batendo nos 28º na sombra, e 25º aqui no meu escritório. Tempo muito abafado realmente, está de preocupar esse abafamento e a possibilidade de temporais, especialmente com granizo, o que está deixando os produtores de mação de cabelo em pé!!!

Link to comment
Share on other sites

O céu está se enchendo de cumulus bem desenvolvidos. Essa atmosfera não vai segurar. Vai chover!!

Dito e feito!! Chove TORRENCIALMENTE em POA!!! Minha zona está no limite da enxurrada. No Centro e Zona Sul desaba o mundo! Para oeste a cidade DESAPARECEU!! Houve 5 raios em torno da região do Iguatemi (http://www.vejoaovivo.com.br/rs/porto-alegre/av-joao-wallig-shopping-iguatemi).

 

Ainda faz 26,8° com 82%. Está muito abafado. Vento SSE a 11,4 km/h.

 

Abraços torrenciais!

Link to comment
Share on other sites

73,6 mm em Porto Alegre

 

ultimas 2 horas..eita chuva mal distribuída..

 

Metade disso em SP já seria uma tragédia..!!

Pelo Metroclima, o Moinhos de Vento teve 63 mm em 35 MINUTOS!!! :shok: :shok: :shok: A área central da cidade está caótica, e um taxista morreu afogado!!

 

Por aqui tive apenas 16,2 mm. Mas nem refrescou muito. Tenho 25,2°. Agora só temos gotejamento.

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

Fiquei desde segunda sem internet em casa por causa do temporal de segunda!

Foi um dos temporais mais impressionantes que já vi na vida. Foi surreal! Pra quem curte temporais (como eu) teve tudo que uma mega tempestade tem direito :good2:

Cheguei a filmar, depois posto aqui!

 

Desde ontem a noite, após um novo temporal, o vento mudou pra sudeste e mudou o padrao, refrescou bastante, tanto e que sao 6 da tarde e o céu ta praticamente limpo, inimaginável pro padrão dos dias anteriores!

Link to comment
Share on other sites

11º dia seguido sem qualquer precipitação. Isso não é bom...

 

É Renan, aqui em Blumenau a coisa é outra, ontem foi o 18º dia seguido de chuva, e nos últimos 30 dias foram 150 mm. Hoje só ameaçou, mas choveu só em cidades vizinhas. Em compensação, temos calor e umidade alta... Temperatura máxima/mínima/umidade mínima dos últimos 7 dias aqui, estação CEOPS:

 

13/02: 35ºC/22,5ºC/55%

14/02: 33ºC/22ºC/60%

15/02: 33ºC/23ºC/70%

16/02: 30ºC/22ºC/80%

17/02: 37,5ºC/23ºC/40%

18/02: 35ºC/23ºC/60%

19/02: 33ºC/24ºC/60%

 

(Dados arredondados pois o CEOPS só mostra o gráfico, não em números)

 

Acredito estar perto de 2ºC acima da média, tanto em temperatura máxima e mínima, quanto na média do mês

 

Temos 26ºC na região mais urbana da cidade e 24/25ºC nas área mais afastadas.

 

Leandro, o CEOPS, pelo menos um tempo atrás, disponibilizava os dados em arquivos CSV. Daí é só baixar e reorganizá-lo no Excel (é um pouco chato, faço isto com os dados da Defesa Civil de Joinville) mas daí você terá os dados exatos de temperatura. :good2:

 

Aliás, dias bem quentes em BNU hein?? Aqui também está quente, mas as temperaturas estão levemente mais comportadas.

 

Abs.

 

Pois é hehehe, está realmente muito quente, aliado com a umidade alta deixa bem desagradável... Sobre os dados, tenho muito pouco tempo livre, trabalho dia todo e estudo de noite... Aí acho mais fácil ir no "arredondômetro" heheheh... Mas muito obrigado pela dica!

 

Blumenau mais uma vez registrando maior temperatura do estado, 33,7ºC. A oeste temos nuvens carregadas já.

 

Edit:

 

Agora que eu vi, 34,6ºC foi a maior do estado, em uma estação particular em Itapiranga, oeste do estado.

Link to comment
Share on other sites

A convencional do Inmet indica 00,0 mm para hoje em Porto Alegre, pois a medição da estação vai atpe 15hs se não me engano. Só amanha mesmo.

 

abraço

12 h UTC, 9h da manhã.

 

Arroio Dilúvio: acho muito engraçado o nome deste curso d'água de PoA. :laugh: Já tinha visto antes...

Aqui em Sampa, minha casa fica a cerca de 50 m (Felizmente no alto) do glorioso córrego da Paciência...

 

-----

Pelo andar da carruagem, não deve chover hoje em Sampa. Parece que a influência da parte seca do tal VCAN chegou ao extremo leste paulista...

Como disse o Sérgio, se não fosse a temperatura, a manhã de hoje seria típica de outono por aqui, com céu quase todo azul.

 

Mirante: 17,7°C / 32,0°C (Com a umidade chegando a 28% na automática.)

IAG: 17,4°C / 32,0°C (Com a umidade chegando a 35%. Lá é coisa rara no verão.)

Link to comment
Share on other sites

Arroio Dilúvio: acho muito engraçado o nome deste curso d'água de PoA. :laugh: Já tinha visto antes...

Aqui em Sampa, minha casa fica a cerca de 50 m (Felizmente no alto) do glorioso córrego da Paciência...

Se não me engano esse nome foi dado porque o Dilúvio, antes de ser canalizado nos anos 40/50, transbordava e alagava os taludes (áreas baixas junto aos rios). Agora ele dificilmente transborda. Fiquei sabendo que ele transbourdou hoje num local apenas, o que já é muito!!

 

Imagino porque raios deram ao córrego o nome de Paciência, hehe. Se ele transborda, haja paciência, hehehe.

 

Agora está morno e nublado. Choveu um pouco essa noite. Faz 24,6°. Vento ENE a 5,2 km/h. O total de chuva acumulada aqui emcasa é de 19,8 mm.

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

Sem duvida, os Torales são família tradicional da fronteira, tudo começou com o explorador Borba Gatorales lá nos idos de 1657, quando após uma nevasca intensa que dizimou os últimos mamutes sulamericanos, eles se instalaram para começar a cultura do mate. Os Torales iniciaram então o desenvolvimento da região, empregando mão de obra escrava dos índios de regiões quentes do Botucarai que traziam grossas toras de araucárias nas costas. Dai vem o nome dos Torales, gaudérios turrões como Toras. Após o stabelecimento da Capitania do filho de Borba Gatorales, assumiu a pequena capitania de 300 mil acres o senhor Aguirre Hector Ramires Torales, sobrinho neto do primeiro. Dentre as benfeitorias, estabeleceram aquedutos importados de Roma, arame farpado para estabelecer fronteiras, arroz para plantar em Bage e mulas, para levar a produção para Sorocaba.

Após anos de domínio e latifúndios crescendo a margens de 30% ao ano, os Torales estabeleceram o futebol e fundaram o Grande Grêmio Footbal Club, numa tentativa de internacionalizar o Sul do Rio Grande, que naquela época mandou grandes contingentes de armas para a guerra do Paraguai. O Próprio Duque de Caxias uma vez serviu o almoço de domingo dos Torales, costela de soldados Paraguaios no espeto, fogo a lenha.

Hoje os Torales não param de expandir o império, após vender fatias de terras e ganhar no Real Estate, os Torales venderam seus postos de combustível pessoais que tem tudo, também conhecidos como Postos Ipiranga, para a Petrobras, uma empresa tido como emergente. No ramo de trading, os Torales importam quase metade do polietileno americano e repassam a China mediante um pequeno spread. Cogita-se no mercado que os Torales venham a vender sua participação acionaria na Apple (supervisionada pelo Agrônomo Coutinho) para o Fundo soberano da Catar, em troca de fornecimento de petróleo e polietileno. Esse é um breve resumo da história de vida de nosso amigo Torales, um cara humilde e que viaja o mundo a cada 15 dias. Semana que vem estará na Rússia, o primeiro ministro Russo Putin foi encaixado em sua agenda.

Abs

 

 

João, vc já pode escrever um livro cara. Vai ser best seller. Bota criatividade nisso sô!

Eu empolguei... :hi: abraços e viva a :heart: Petro :heart: !

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.