Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Fevereiro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 894
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui na zona norte de Sampa caiu o mundo.

 

Começou com chuva fraca. Depois, chuva forte por uns 10 minutos, agora chove moderadamente.

Muuuiita, muuuiiita trovoada e relâmpagos. Não pára...

O posto Cabuçu de Cima, do SAISP, a cerca de 3 km a NE daqui de casa, já chegou nos 42,4 mm.

 

A manhã foi de céu quase limpo, muito quente e abafada. A automática do Mirante chegou a 30,5°C e o IAG 29,8°C.

 

Quanto à noite, certamente devido ao céu limpo, deu uma melhorada na madrugada.

Eu tinha deitado sem nenhuma coberta e com calor. Tive que puxar uma colcha por volta de 3h da manhã...

Link to comment
Share on other sites

"Cai o mundo em São Paulo"

 

- Já ouvi tantas vezes isso neste mês...enquanto isso, aqui em Juiz de Fora, todos os meus amigos

chegam até mim e perguntam: "Renan, quando que vai voltar a chover?"

 

Boa pergunta, pois por enquanto estamos com medíocres 62,4mm neste mês.

 

E a média compensada no INMET está em 23,1ºC (+01,5ºC de anomalia). E quando eu pensava que não

haveria outro mês tórrido de verão depois daquele Dezembro, eis que Fevereiro mostra suas garras!

Link to comment
Share on other sites

"Cai o mundo em São Paulo"

 

- Já ouvi tantas vezes isso neste mês...enquanto isso, aqui em Juiz de Fora, todos os meus amigos

chegam até mim e perguntam: "Renan, quando que vai voltar a chover?"

 

Boa pergunta, pois por enquanto estamos com medíocres 62,4mm neste mês.

 

E a média compensada no INMET está em 23,1ºC (+01,5ºC de anomalia). E quando eu pensava que não

haveria outro mês tórrido de verão depois daquele Dezembro, eis que Fevereiro mostra suas garras!

 

Tenha fé, Renan. Pelo GFS, "lá pelo" dia 27/28 a sua área poderá ter uma chuva decente.

 

A não ser que não tenha... :sad:

Link to comment
Share on other sites

"Cai o mundo em São Paulo"

 

- Já ouvi tantas vezes isso neste mês...enquanto isso, aqui em Juiz de Fora, todos os meus amigos

chegam até mim e perguntam: "Renan, quando que vai voltar a chover?"

 

Boa pergunta, pois por enquanto estamos com medíocres 62,4mm neste mês.

 

E a média compensada no INMET está em 23,1ºC (+01,5ºC de anomalia). E quando eu pensava que não

haveria outro mês tórrido de verão depois daquele Dezembro, eis que Fevereiro mostra suas garras!

Um participante de um outro forum (Climatempo) fez um comentário interessante, dia desses: algumas cidades mineiras, na normal 1961-1990, têm fevereiro menos chuvoso que janeiro e março. A chuva diminui em fevereiro (Em relação a janeiro) e aumenta novamente em março.

 

Eu nunca tinha reparado nisso. Fui consultar os gráficos do INMET, normal 1961-1990, e é verdade.

Acontece em maior ou menor grau nas estações convencionais de:

Aimorés

Araçuaí

Arinos

Caparaó

Caratinga

Itamarandiba

Montes Claros

Paracatu

Pedra Azul

Salinas

Unaí.

 

Norte, NO e NE mineiros, mas não em todas. Interessante.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se ainda teremos grandes temporais em Sampa...

Refrescou bem e o vento oscila entre SSE e SSO.

 

Mirante: 20,9°C / 30,5°C

IAG: 19,4°C / 29,8°C

 

Céu ainda bem nublado e escuro mas já bate um vento bem fresco por aqui.

Às 18h:

Mirante (Aut.): 21,4°C

IAG: 21,3°C

Congonhas: 21°C, Chuva fraca e trovoadas

Cumbica: 21°C, chuva moderada e trovoadas.

Link to comment
Share on other sites

 

Tenha fé, Renan. Pelo GFS, "lá pelo" dia 27/28 a sua área poderá ter uma chuva decente.

 

A não ser que não tenha... :sad:

 

A fé nunca pode faltar, hehehe!

 

E é verdade: A esperança fica por conta de um evento de ZCOU que se iniciaria aproximadamente no dia citado, devido à

presença de uma frente fria no oceano. Só me resta torcer, mas em todo caso Fevereiro já tá morto: Quente e seco!

 

Um participante de um outro forum (Climatempo) fez um comentário interessante, dia desses: algumas cidades mineiras, na normal 1961-1990, têm fevereiro menos chuvoso que janeiro e março. A chuva diminui em fevereiro (Em relação a janeiro) e aumenta novamente em março.

 

Eu nunca tinha reparado nisso. Fui consultar os gráficos do INMET, normal 1961-1990, e é verdade.

Acontece em maior ou menor grau nas estações convencionais de:

Aimorés

Araçuaí

Arinos

Caparaó

Caratinga

Itamarandiba

Montes Claros

Paracatu

Pedra Azul

Salinas

Unaí.

 

Norte, NO e NE mineiros, mas não em todas. Interessante.

 

É verdade! Sendo que a média de chuva cai consideravelmente em Fevereiro em toda Minas Gerais. Dezembro e Janeiro são

meses bastante chuvosos, e é bastante comum a ocorrência de pequenas estiagens em Fevereiro no estado. Já em Dez e Jan,

estiagem é quase impossível, na verdade é raro ficar mais do que 5 dias sem chover.

 

Para se ter uma ideia: O INMET daqui tem média de 288mm em Janeiro e 185mm em Fevereiro. Março é quase igual Fevereiro,

com 183mm de média...

 

Como pode se ver, parece que as condições atmosféricas em MG no "core do verão" favorecem a ocorrência de bloqueios

atmosféricos, impedindo a formação de nuvens de chuva. É claro que isso não acontecer em TODO verão, mas em muitos,sim!

Link to comment
Share on other sites

Manhã relativamene fria em Itapevi, com mínima de 15,3ºC e céu totalmente aberto, e tarde abafada, com máxima de 29ºC, muitas nuvens e alguma chuva.

 

Por volta das 15h30, choveu forte no bairro em que eu moro, enquanto que próximo ao centro só caiu alguns pingos. E tudo indica que tivemos um evento relativamente raro na Serra do Mar hoje à tarde, tipo daqueles que ocorrem uma vez a cada 10, 15 anos.

Link to comment
Share on other sites

Manhã com céu azul e agradáveis 24,3C no interior do Paraná. O vento que sopra do oceano chega até aqui, com direção sudeste/leste. Tive mínima de 19,3C hoje.

Ontem a noite registrei 5,8 mm de nuvens carregadas que avançaram de leste para oeste, bem incomum por aqui, inclusive com algumas trovoadas.

Link to comment
Share on other sites

Porra que chaos ai na grande SP.

 

Por aqui começou a entrar um ar mais frio desde a metade da tarde de ontem, essa noite nem de ventilador se quer precisei, tivemos mínimas sub 20 em toda a cidade. Sensação térmica é tudo! Ontem estávamos com temperatura menor, mas sensacao de abafamento, hj até passamos a máxima, mas está mil vezes melhor com vento e tempo mais seco. :)

Link to comment
Share on other sites

 

Eu quis dizer em relação à intensidade em tão pouco tempo, Aldo, tanto é que o resultado foi esse aqui:

 

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/02/policia-confirma-vitima-fatal-em-deslizamento-na-imigrantes.html

:good2:

 

Alguns acumulados até 7h da manhã de hoje.

 

Rede Telemétrica de Cubatão (SAISP):

Cubatão: 272,2 mm

Portão 40 (Alto da serra): 198,0 mm

Cosipa (Cubatão): 167,6 mm

Casa 8 (Alto da serra, estrada velha): 159,6 mm

Ultrafértil (Cubatão): 153,6 mm

 

CIIAGRO:

São Sebastião-Barra do Una: 175,5 mm

São Sebastião: 128,6 mm

Santos: 121,2 mm

Ilhabela: 110,7 mm

 

A plataforma de coleta de dados (PCD) de Curucutu, em Marsilac, extremo sul do município de Sampa, acumulou 244,0 mm entre a tarde de ontem e 12h de hoje.

A estação do CGE em Barragem (Parelheiros), extremo sul da área urbana de Sampa, somou 54,3 mm.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A região entre SP e litoral recebeu cerca de 170 mm em 1 hora e meia

CACETE!!!!!!!!!!!!! É como se a enxurrada que se abateu na zona central de POA durasse 1:30. Foi equivalente ao TRIPLO da chuva daqui com a MESMA intensidade!!

 

Fosse isso dentro da cidade de SP e não seria apenas o caos, mas uma tragédia!!

 

Por aqui um dia bem comportado. Mínima de 19,9°. Agora faz 29,7° com 57% e venta de ESE a 15,3 km/h.

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

Maravilha!! Tanto o ETA para 7 dias quanto o GFS dão mínima de 12° para cá na 4ª-feira que vem, e outra frente no outro no final de semana, desse vez impulsionada por uma baixa de 988 mb na altura da Patagônia. :good: Se esse padrão se mantiver nos próximos meses, com ciclones na Argentina, teremos um outono muito bom. Aos poucos as mp´s vão ganhando corpo, se continentalizando e avançando mais ao norte.

 

Agora faz 29,5° com 58% e alguns cumulus. Vento E a 10,6 km/h. Dia típico de verão por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Por volta das 15:00 hs, começou a chover e não foi uma chuvinha qualquer não, caiu muita água e tivemos muito vento, isso durou uns 30 minutos; depois acalmou e ficou aquela chuva variando entre fraca e moderada, que continua até agora. A temperatura teve uma bela queda, aqui o centro tenho 21,6°C agora. Refrescou bem.

 

Subindo a serra, na Mantiqueira temos temperatura entre 14/15°C.

Link to comment
Share on other sites

Maravilha!! Tanto o ETA para 7 dias quanto o GFS dão mínima de 12° para cá na 4ª-feira que vem, e outra frente no outro no final de semana, desse vez impulsionada por uma baixa de 988 mb na altura da Patagônia. :good: Se esse padrão se mantiver nos próximos meses, com ciclones na Argentina, teremos um outono muito bom. Aos poucos as mp´s vão ganhando corpo, se continentalizando e avançando mais ao norte.

 

Agora faz 29,5° com 58% e alguns cumulus. Vento E a 10,6 km/h. Dia típico de verão por aqui.

 

Pois é meus amigos, eu estava planejando descer a serra da Rocinha aqui em S. José dos Ausentes para ir até o balneário de Arroio do Silva no domingo que vem. Será que terei de cancelar o passeio? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Sol com nuvens esparsas em SP Capital.

 

Temperatura agradável no momento mas promete subir ao longo do dia !

 

Pelas fotos que vi abaixo, a coisa foi séria.

 

Aldo Santos, será que até 2040 terei a oportunidade de ver o vale do Anahangabaú conforme as imagens ?

Não resisto a dizer que o mais engraçado de tudo seria ver o pronunciamento do prefeito da cidade em tal ocasião...

 

 

Até !

:hi:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.