Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Carlos Dias

2 0 1 2 - RESUMO FINAL:

Recommended Posts

E sem contar a onda de calor histórica que ocorreu no final de dezembro (natal) na qual várias, (não algumas) várias cidades registraram temperatura acima de 40ºC em SC e RS, podendo citar Criciúma, Tubarão, e outras cidades do sul de SC e também do vale do Itajaí, como por exemplo minha cidade (Blumenau, quase 41ºC), Massaranduba, ou no norte, Joinville, enfim, calor forte em todo leste de SC, com destaque para a máxima de mais de 44ºC em Palhoça, na Grande Florianópolis , além de Criciúma claro, com quase 44ºC e também no Rio Grande do Sul, Torres registrar temperatura acima de 40ºC é extremamente raro, passar dos 35ºC já é difícil, imagina 41ºC... Essa onda de calor foi só para finalizar o desastre que foi 2012, tanto é que saímos de 2012 e as coisas melhoraram, com esse janeiro que tem tudo para fechar com temperatura abaixo da média em grande parte do país, ainda mais com a MP prevista para o final de semana que vem, além dessa que está atuando agora. Por exemplo agora Blumenau está na casa dos 17ºC, algo possível, mas estranho de acontecer no auge do verão, onde aqui a temperatura mínima média para janeiro é de 21/22ºC, que aliás, deve estar abaixo da média também.

Abraços!

Leandro, Torres registrar 40° não é extremamente raro: é INÉDITO!! Nunca havia feito sequer 40° no INMET, que está a 200 m da praia. E certamente passou dos 41° mais para o interior do município (o Bruno, nosso colega do BAZ, passou de carro na BR-116 e pegou 43° no aparelho do carro).

Essa onda de calor foi a surrealidade total. Nunca tinha visto isso. Mesmo em épocas passadas acho muito improvável que tivéssemos vivido esse evento. Talvez em dez/94, quando POA teve 39,5° dia 12. Geralmente quando temos calor extremos no RS, SC não é tão afetada. Mas dessa vez ambos os estados tiveram o pico no mesmo dia.

Abraços extremos!

Olha Carlos, não sei qual é a sua fonte, mas pelos dados do BDMEP, a mínima absoluta de Curitiba em 2012 foi no dia 26 ou 27 de setembro, com 3,x°C... Mas isso segundo o BDMEP! Não sei qual é a sua fonte e nem a localização dessa estação que é a sua, colega!

E parabéns pelo trabalho!

Olha Carlos, não sei qual é a sua fonte, mas pelos dados do BDMEP, a mínima absoluta de Curitiba em 2012 foi no dia 26 ou 27 de setembro, com 3,x°C... Mas isso segundo o BDMEP! Não sei qual é a sua fonte e nem a localização dessa estação que é a sua, colega!

Esta minima é da automatica e pelo BDMEP deve ser da convencional....pode ser esta a explicação...!!

abraço

Esta minima é da automatica e pelo BDMEP deve ser da convencional....pode ser esta a explicação...!!

abraço

É, faz sentido... Agora eu preciso descobrir a localização dessa estação em Curitiba... Preciso também de dados de alguma estação do Parque do Barigui ou do Jardim Botânico, para fins comparativos!

Janeiro - 2 0 1 2 -

Ushuaia ARG: (+1,3) 10,9 (07,8 / 14,2 / 04,0 / 22,7) 48,9 mm (+9,9 mm)

Bariloche ARG: (+4,1) 18,4 (10,1 / 26,0 / 03,5 / 34,1) 7,0 mm (-15,2 mm)

Buenos Aires ARG: (+0,4) 24,9 (19,6 / 30,2 / 11,4 / 37,0) 55,3 mm (-63,7 mm)

Será que em 2013 teremos a média do Riacho ? abraços

Acredito que fique 1,5/2,0 abaixo do Mirante de Santana...

Mas você esta pegando os dados diários ? ?

Será que em 2013 teremos a média do Riacho ? abraços

Acredito que fique 1,5/2,0 abaixo do Mirante de Santana...

Mas você esta pegando os dados diários ? ?

Sim....tenho desde o inicio e agora de chuva tambem com base na estação da sabesp

Sim....tenho desde o inicio e agora de chuva tambem com base na estação da sabesp

Ah, agora ta explicado porque não passa mais de dois dias fora do Riacho Grande, só para não perder os dados. :rofl:

Janeiro - 2 0 1 2 -

Nossa!

34,1°C em Bariloche?? Não sabia que chegava a tanto...

Janeiro - 2 0 1 2 -

Nossa!

34,1°C em Bariloche?? Não sabia que chegava a tanto...

Aldo, fiquei tão impressionado com a anomalia positiva que se você não tivesse postado isso nem teria reparado.

Reforço o coro. NÃO SABIA QUE CHEGAVA A TANTO.