Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Janeiro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Aqui no Vale, por enquanto nada de refresco, temperatura agora em 28,8°C. O céu está nublado mas, tem hora que o sol aparece, com isso, para mim, continua abafado. Será que não vai começar a soprar um ventinho S/SE por aqui??

 

Qualquer ventinho S/SE já ajudaria a gente né Sérgio? :laugh:

Pelo menos hoje está um pouco menos quente que ontem devido à maior cobertura de nuvens altoestratus altocumulus.Faz

28,8ºC com sensação de 30,5ºC. Quente, mas suportável.

Link to comment
Share on other sites

Climaterra no Twitter: Amanhã o frio será mais intenso ao amanhecer,no topo da serra,baixadas e vales, entre 4/7°C e no alto 7/10°C, até com risco de geada isolada.

 

Pelo jeito ampliou o potencial do frio e do ar seco. O ar mais seco será uma benção para os turistas, o clima cinzento deste recesso de final de ano já encheu a paciência.

Link to comment
Share on other sites

Climaterra no Twitter: Amanhã o frio será mais intenso ao amanhecer,no topo da serra,baixadas e vales, entre 4/7°C e no alto 7/10°C, até com risco de geada isolada.

 

Pelo jeito ampliou o potencial do frio e do ar seco. O ar mais seco será uma benção para os turistas, o clima cinzento deste recesso de final de ano já encheu a paciência.

 

Será interessante acompanhar as mínimas de amanhã! Estarei na torcida pela primeira geada de 2013! E que um pouco deste frio chegue em SP!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, cara, quê delícia sair de casa hj de manhã! Tava geladinho aqui em Porto Alegre!

De quebra ainda temos uma tarde excelente!!!! Com sol e nuvens, tenho agora 24,9° e 54%. P.o. de 14,9°. Vento SE a 3,1 km/h. Parece que estamos em abril!! :good2:

 

Teremos aumento de umidade a partir de 6ª e sábado. Deve se formar uma baixa no Sul no final de semana e início da semana que vem, seguida por um mp sobre o oceano. Os mapas do ETA apresentam um pouco do padrão do ano passado. Faltam baixas atravessando o sul da América do Sul. Mas vantagem é que não haverá aquela oscilação do jato que traz calor do Chaco, predominando o ar úmido da mTa. Ou seja, teremos um calor típoco do verão. A MetSul não prevê calorão dentro de 7 dias.

 

Abraços aliviados!

Link to comment
Share on other sites

Internet móvel DEPLORÁVEL aqui em BC!!!!

 

Cara, isso é problema em todo o litoral e cidades de veraneio. Os smart phones se popularizaram, ma a redes não cresceram.

 

Concordo Bruno, é muito smartphone, ipad, similares e genéricos... as redes precisam crescer bem mais.

 

Florianópolis agora entre 24/25C vento quadrante sul entre 8 e 25 km/h, umidade em torno de 68%, nublado.

 

Ano iniciando com ar baziano, mas sábado deve voltar as temperaturas em 30C ou mais.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, cara, quê delícia sair de casa hj de manhã! Tava geladinho aqui em Porto Alegre!

De quebra ainda temos uma tarde excelente!!!! Com sol e nuvens, tenho agora 24,9° e 54%. P.o. de 14,9°. Vento SE a 3,1 km/h. Parece que estamos em abril!! :good2:

 

Teremos aumento de umidade a partir de 6ª e sábado. Deve se formar uma baixa no Sul no final de semana e início da semana que vem, seguida por um mp sobre o oceano. Os mapas do ETA apresentam um pouco do padrão do ano passado. Faltam baixas atravessando o sul da América do Sul. Mas vantagem é que não haverá aquela oscilação do jato que traz calor do Chaco, predominando o ar úmido da mTa. Ou seja, teremos um calor típoco do verão. A MetSul não prevê calorão dentro de 7 dias.

 

Abraços aliviados!

 

 

Tarde abaixo de 20oC aqui em Curitiba! :ok: Um Feliz 2013 a todos os bazianos e que este ameno início de ano seja sinal de que o calorão maldito de 2012 ficou para trás! :mosking:

 

Estou indo para a Flórida levar meu filho mais velho para a Disney e pelo visto não pegaremos frio em Orlando. Uma MP chegar pra valer no Centro-Sul da Flórida mesmo no High Winter é quase o mesmo que a mesma pegar o Interior do Rio de Janeiro, he he he! Hoje está mais frio a 26,5 S (Piçarras, onde deixei meu moleque mais novo com os avós) do que a 28,5 N (Orlando) e pelos próximos dias as coisas não devem mudar muito! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Bem agradável este 02/Jan. Encoberto com garoa e 22ºC no momento. A máxima será "baixa" por aqui.

Aqui na zona norte de Sampa, ainda houve sol entre nuvens no final da manhã, que fizeram a automática do Mirante bater em 26,6°C, depois de uma mínima ainda alta na convencional: 21,6°C.

 

Agora, bate um vento moderado por aqui.

Chuva: quase nada até agora. Apenas algumas pancadas rápidas e isoladas na tarde de ontem e alguma chuva isolada hoje.

 

Congonhas: 22°C, ventos S, 33 km/h

Campo de Marte: 23°C, rajada de 38 km/h de SSO

Cumbica: 22°C, rajada de 44 km/h de SSO.

 

Céu nublado.

Link to comment
Share on other sites

Bem agradável este 02/Jan. Encoberto com garoa e 22ºC no momento. A máxima será "baixa" por aqui.

Aqui na zona norte de Sampa, ainda houve sol entre nuvens no final da manhã, que fizeram a automática do Mirante bater em 26,6°C, depois de uma mínima ainda alta na convencional: 21,6°C.

 

Agora, bate um vento moderado por aqui.

Chuva: quase nada até agora. Apenas algumas pancadas rápidas e isoladas na tarde de ontem e alguma chuva isolada hoje.

 

Congonhas: 22°C, ventos S, 33 km/h

Campo de Marte: 23°C, rajada de 38 km/h de SSO

Cumbica: 22°C, rajada de 44 km/h de SSO.

 

Céu nublado.

 

Pois é Aldo, tive uma máxima bem pontual próximo ao almoço quando abriu o sol, e bati nos 26ºC. Agora venta bem e tenho 21ºC na Granja Viana, encoberto. Delícia de dia hoje!

Link to comment
Share on other sites

O padrão Dezembro-2012 mudou em alguns lugares, mas não é o caso de Minas Gerais até o momento,

que continua registrando dias muito quentes. Hoje mais uma máxima alta: 32,3ºC. E dá-lhe ventilador!

 

Eu nunca havia visto tantas temperaturas acima de 30C seguidas por aqui. Hoje foi o décimo-sétimo dia

seguido com esta condição. Ou seja, o calor é constante, não cessa.

Link to comment
Share on other sites

Renan, aqui a coisa mudou. Hoje o dia todo teve sol e nuvens. Mas a máxima foi de apenas 25,0°!! :mosking: :mosking: :mosking: Isso em janeiro, ao nível do mar e tempo bom! Algo absolutamente IMPENSÁVEL num mês quente de 2012!! No ano passado os únicos dias agradáveis com sol em mês quente também foram nos primeiros dias de janeiro. Mas não creio, porém, que a coisa vai se repetir nesse ano. Nos próximos 7 dias ficaremos abaixo ou na média para essa época do ano.

 

Agora tenho 21,5° com 57%. P.o. em 12,6°!!! E ainda tem sol!!

 

Abraços aliviados!

Link to comment
Share on other sites

O padrão Dezembro-2012 mudou em alguns lugares, mas não é o caso de Minas Gerais até o momento,

que continua registrando dias muito quentes. Hoje mais uma máxima alta: 32,3ºC. E dá-lhe ventilador!

 

Eu nunca havia visto tantas temperaturas acima de 30C seguidas por aqui. Hoje foi o décimo-sétimo dia

seguido com esta condição. Ou seja, o calor é constante, não cessa.

 

 

Por aqui, estamos na mesma situação Renan. Calor demais da conta!!!

 

Depois das 18:30 hs começou a chover, náo sei se por causa do calor ou por influencia da FF, ou as duas coisas juntas. Só sei que com isso, a temperatura caiu bem. Tenho agora em casa, 22,8°C.

 

Em CDJ, a temperatura caiu bastante também, por lá temperatura em torno dos 15°C agora.

Link to comment
Share on other sites

O padrão Dezembro-2012 mudou em alguns lugares, mas não é o caso de Minas Gerais até o momento,

que continua registrando dias muito quentes. Hoje mais uma máxima alta: 32,3ºC. E dá-lhe ventilador!

 

Eu nunca havia visto tantas temperaturas acima de 30C seguidas por aqui. Hoje foi o décimo-sétimo dia

seguido com esta condição. Ou seja, o calor é constante, não cessa.

 

 

Por aqui, estamos na mesma situação Renan. Calor demais da conta!!!

 

Depois das 18:30 hs começou a chover, náo sei se por causa do calor ou por influencia da FF, ou as duas coisas juntas. Só sei que com isso, a temperatura caiu bem. Tenho agora em casa, 22,8°C.

 

Em CDJ, a temperatura caiu bastante também, por lá temperatura em torno dos 15°C agora.

 

Com certeza efeito da FF. Vai esfriar por aí e em Juiz de Fora agora, podes crer.

Link to comment
Share on other sites

Esplêndida a máxima em Curitiba hoje: 18,4ºC! Em Sampa, não fosse uma abertura de sol na hora do almoço, não teríamos os pontuais 26,9ºC. Passamos a maior parte do dia nos 23/24ºC, e agora temos 19ºC, com sensação de 14ºC. POA teve mínima excelente de 15,4ºC, embora a máxima tenha sido de 27,5ºC; deve ter tido sol por lá.

 

No Rio, indigestos 34,5ºC. A FF deve estar chegando agora de noite.

Link to comment
Share on other sites

 

Por aqui, estamos na mesma situação Renan. Calor demais da conta!!!

 

Depois das 18:30 hs começou a chover, náo sei se por causa do calor ou por influencia da FF, ou as duas coisas juntas. Só sei que com isso, a temperatura caiu bem. Tenho agora em casa, 22,8°C.

 

Em CDJ, a temperatura caiu bastante também, por lá temperatura em torno dos 15°C agora.

Concordo com o Caco.

 

Aqui em Sampa já estamos com todo o jeitão de situação pós-frontal: céu encoberto, vento marítimo moderado, a temperatura caiu e garoa/garoou em várias áreas da cidade.

Link to comment
Share on other sites

POA teve mínima excelente de 15,4ºC, embora a máxima tenha sido de 27,5ºC; deve ter tido sol por lá.

De onde esse dado? Onde estou não fez 27° nem cantando. Tive 25,0° e parte da tarde com 23°. A automática do INMET deu de 16,5° a 25,6°. Ainda assim tivemos uma das maiores máximas do RS. A mínima do litoral e a máxima do interior.

 

Agora tenho 19,5° com 66%. Vento ESE a 9,7 km/h. Parece outono. Mas agora temos outra ameaça: a MM. Estamos bem no limite da área de céu limpo e nublado a N e E. Essa foi a ÚNICA vantagem de 2012 por aqui: a MM esteve quase sempre ausente.

 

Abraços outonais! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi absolutamente outonal em Porto Alegre, mesmo com sol!! Ter máxima de 24C em janeiro com sol (eu disse sol, muito sol) eu acho que nunca vi. Simplesmente não me recordo. A tardinha o vento era "geladinho", uma situação completamente inusitada! Aproveitei para tirar uma foto da possível MM porto-alegrense (muito menos densa que a curitibana) agora ao entardecer.

 

A_o5zERCMAIpWdn.jpg:large

Link to comment
Share on other sites

Belíssima foto, Bruno!! TÍPICA entrada da MM aqui. Incrivelmente típica: começa lá no S e SO, vem aos poucos, engrossando, até fechar ou ameaçar fechar, atrapalhando um pouco ou estancando o resfriamento noturno. Esse pode ser um sinal do fim do padrão 2012, que não tinha MM. Em compensação, era um ar tropical seco. Então é melhor a MM, hehehe.

 

Belíssimo dia outonal!! :good2:

 

Toda a Grande POA está fechado. Aqui 19,3°. Que beleza!

Link to comment
Share on other sites

Hoje durante todo o dia soprou um forte vento do quadrante sul em toda Bolívia, que trouxe temperaturas mais amenas e chuva em muitas partes do país. Não, não errei de tópico, mas é porque para falar sobre influências de massas de ar provenientes do sul do continente, atingindo o Acre, é regra ter que citar o país vizinho.. já que para chegar até aqui tem que atravessar todooo o país andino..

 

Pois bem, no meio dessa tarde rajadas de vento sul com até 60km/h atingiram todo o sudeste do Acre, na região de Epitaciolandia a temperatura caiu para apenas 21 graus no meio dessa tarde. Em Rio Branco a chuvarada que está caindo desde o meio da tarde, trazida por nuvens e vento que avançam do setor sul são uma prova que aqueles ventos bolivianos associados à frente fria no centro-sul do continente conseguiram chegar até ao sul da Amazônia em pleno 2 de janeiro.

 

No momento, segue a chuva persistente, e 22.7ºC no Inmet. Pelo satélite, parece que vai chover forte a qualquer momento na capital carioca e boa parte do oeste do Estado do RJ.

Link to comment
Share on other sites

Estou pessimista. Não vejo esta frente fria trazendo uma queda significativa de temperatura

pra Minas Gerais. Pelo menos parece que a condição para a chuva vai aumentar a partir de

amanhã.

 

Eu prefiro acreditar num efeito compensatório...se estamos tendo esse verão tórrido, teremos

um inverno gelado também, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Estou pessimista. Não vejo esta frente fria trazendo uma queda significativa de temperatura

pra Minas Gerais. Pelo menos parece que a condição para a chuva vai aumentar a partir de

amanhã.

 

Eu prefiro acreditar num efeito compensatório...se estamos tendo esse verão tórrido, teremos

um inverno gelado também, hehehe.

 

Renan, parece que há um bloqueio que tem seu ponto central no norte de Minas e ES, e ainda consegue influenciar o norte do RJ, leste de GO e até o nordeste de MS. Eu estava notando que até em Cuiabá que está mais a oeste do país, o vento sudoeste conseguiu entrar agora à noite, ao contrário de Campo Grande. Parece que essa alta pressao conseguiu dar uma breve escapada bem rente aos andes, pois as rajadas de vento sul conseguiram subir até o extremo leste do Peru, sul do Ac e norte da Bolivia. Mais a leste, pegando aí a regiao central do BR o bloqueio encarregou-se de impedir o avanço dos ventos. Em compensaçao a parte mais forte da alta está escoando do litoral do PR para o oceano... Mas pelo menos chuva eu creio que trará para boa parte de Minas sim, a partir de amanhã.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Céu limpo e temperatura em leve queda. Agora tenho 18,4° com 68%. P.o. de 12,3°!!!! Estou caminhando para uma das noites mais frias em janeiro. Creio que vou ficar na casa dos 16,5°.

 

Abaixo, a lista dos recordes que registrei e os dados do INMET em janeiro desde 1996. Em várias ocasiões estava na praia, daí os dados que não são os daqui de casa.

 

15,2°* (2/1/2004)

15,5° (5/1/2009)

15,6° (3/1/2009) - Nesse dia o INMET teve máxima de 17,6°. É, de longe, o recorde de menor máxima já registrado em janeiro desde 1910.

15,7°* (4/1/2009)

15,9°** (2/1/2009)

16,0°*(1º/1/2004)

16,3°* (6/1/1996)

16,4°* (3/1/2004)

16,6° (21/1/2008 e 6/1/2009)

16,7°* (7/1/1996)

16,8°* (19/1/1998)

16,9° (15/1/2007)

 

* INMET convencional

** INMET automática

 

Perdi mais da metade dos dados de jan/1999 e a totalidade dos dados de jan/2005. Não tenho parte de jan/2000 e alguns dados pontuais até jan/2006. O resto está completo. Chama a atenção que, com a onda de frio em jan/2009 e o verão brando, esse foi o único janeiro com média mínima abaixo dos 20°. O valor ficou em 19,9°.

Link to comment
Share on other sites

Dito e feito, Jordan! Hoje de madrugada simplesmente CAIU O MUNDO em JF. Porém, o IDIOTA AQUI, ao limpar o

pluviômetro há alguns dias atrás, reinstalou-o de forma ERRADA e com isso perdi todo o dado de chuva. Vou

ter que usar os dados do INMET, que serão disponibilizados às 10h de hoje.

 

Agora nublado e bem agradável com 20,1ºC.

Link to comment
Share on other sites

Um manhã bem agradavel no ABC paulista....chuviscos e 16,0 graus, vi hoje pessoas nas ruas com blusa de lã...O Mirante de Santana tem 18 graus apenas com ceu encoberto. Na Mantiqueira esperava mais de Campos do Jordão...teve 14,1 hoje. Segue abaixo algumas mínimas pelo País nesta manhã:

 

Morro da Igreja SC: 07,8

São Joaquim (Vl Francioni): 09,5

São José dos Ausentes RS: 10,0

São Joaquim (Cotia): 10,4

Bom Jardim da Serra SC: 10,8

São Joaquim SC (Aut): 10,9

Urupema SC: 11,1

São Joaquim SC (Climaterra): 11,2

Chuí RS: 11,3

Jaguarão RS: 11,4

Santana do Livramento RS: 11,7

Canela RS: 11,8

Bagé RS: 11,9

Canguçu RS: 11,9

Caçapava do Sul RS: 12,0

Camaquã RS: 12,0

Painel SC: 12,0

Água Doce SC: 12,1

Rio Grande RS: 12,2

Soledade RS: 12,5

Vacaria RS: 12,7

Dom Pedrito RS: 13,0

Santiago RS: 13,0

Palmeira das Missões RS: 13,1

Papanduva SC: 13,1

Inacio Martins PR: 13,2

Curitibanos SC: 13,2

Caxias do Sul RS: 13,6

Lages SC: 13,7

Quaraí RS: 13,7

Cruz Alta RS: 13,9

 

Curitiba PR: 15,2

Porto Alegre RS: 15,9

Brasília DF: 17,1

São Paulo SP: 18,0

Belo Horizonte MG: 19,2

Florianópolis SC: 19,8

Goiania GO: 19,9

Campo Grande MS: 20,8

Rio Branco AC: 21,8

Vitoria ES: 22,2

Rio de Janeiro RJ (Copa): 23,8

Link to comment
Share on other sites

Caio, até com Punta del Leste fica dofícil concorrer. Cada vez mais tenho conhecidos indo para lá no verão, onde faz muito mais sol e anoitece quase 10 da noite. O grande mal que assola o trecho de litoral que vai desde Atlânida no RS até Angra dos Reis no RJ é justamente a combinação vento leste/nordeste e serra geral/serra do mar. É realmente impressionante a diferença que vejo entre o clima de Porto Alegre e o de Torres, tanto em termos de temperatura como em termos de insolação.

Link to comment
Share on other sites

Estamos com céu parcialmente nublado por aqui, de vez em quando o sol até aparece. Mas em termos de refresco, praticamente não houve, comparado com ontem, a temperatura nesse horário está apenas 0,6°C mais baixa. Tenho agora 24,9°C.

 

Olhando a última imagem de satélite, percebemos que a região que chama mais a atenção, é justamente aquela ali no estado do RJ, onde a chuva já causou estragos durante a noite/madrugada. É impressionante como aquela área que vai de Angra dos Reis até a região serrana é propícia para esse tipo de chuva.

Link to comment
Share on other sites

O grande problema Bruno, é a entrada de bolsões frios como este. É uma característica do Cone Sul a entrada desses anticiclones frios de tempos em tempos mesmo no verão, e quando isto ocorre o que acontece? O ar frio passa pela Argentina e Uruguai subindo até a costa do Brasil, e quando chega por aqui ele começa um lento deslocamento em direção ao oceano. Ai pronto, o deslocamento lento para o oceano associado ao vento leste ao encontrar a serra do mar causa dias e mais dias a fio de chuviscos e céu nublado, enquanto que pela Argentina/Uruguai/Sul do RS o bolsão frio já foi embora e há entrada de ar mais quente e seco antes que aqui. O caso abaixo da projeção para amanhã é um caso clássico:

 

O centro da alta pressão frente a costa do sul/sudeste do Brasil em direção ao mar. O deslocamento para o mar motiva a entrada do vento leste que vai encontrar a Serra do Mar e causar muita nebulosidade/chuviscos. Enquanto que pela Argentina/Uruguai o centro da alta já passou e há domínio de ar mais seco entrando pelo noroeste.

 

CapturadeTela2013-01-03agraves100324_zps561048a4.png

 

Em 850 a situação fica ainda mais evidente. Há infiltração de ar frio em altura na costa do Brasil, com vento leste soprando do centro da alta pressão. Enquanto que pela Argentina/Uruguai há infiltração de ar quente e seco, pela entrada de vento noroeste vindo diretamente do continente.

 

CapturadeTela2013-01-03agraves100254_zpse03467aa.png

 

 

Como resultado temos isso:

 

CapturadeTela2013-01-03agraves101258_zps18c20f74.png

Link to comment
Share on other sites

Exatamente isso, Caio. E é por conta desta atuação do anticiclone no oceano que hoje

finalmente teremos uma máxima sub-30. Sim, isso mesmo, nas atuais circunstâncias

a minha comemoração se dá quando temos uma máxima sub-30, lol.

 

E o tempo estará úmido durante todo o dia. Pode chover a qualquer hora. Neste momento

vejo Stratocumulus que cobrem todo o céu, sendo alguns com significativo desenvolvimento.

Link to comment
Share on other sites

Esse frio em altura ajuda a formar nebulosidade quando há nuvens formada pelo relevo: o ar sobe tem resfriamento mais acentuado. Mp + chuva orográfica é o ideal para fechar o tempo.

 

Por aqui uma noite bem fresca. Tive mínima de 17,2°. O valor foi às 4:50. Provavelmente entrou uma MM. Em Tramandaí deu 15,4°. Mas em todo o RS e SC o frio da noite arrefeceu por conta da perda do frio em altura e o vento E.

 

Agora faz 26,1° com 56%. Vento ESE a 8,2 km/h. Poucas nuvens. Somos o local mais quente do RS no momento.

Link to comment
Share on other sites

Agora meio-dia e vinte tenho chuviscos e 17,3 em São Bernardo do Campo.....Aqui em São Paulo chove fraco com 19 graus. Na mantiqueira Campos do Jordão tem ceu nublado e 21,0 graus , mesma marca de Santos, que chove no momento..!!

 

Ar frio muito raso. Mal conseguiu transpor a serra da Mantiqueira. Aqui não chegou ar frio algum, mas como está nublado a temperatura é de agradáveis

23,7ºC no momento.

Link to comment
Share on other sites

Ultimas 24HS:

 

Xerem RJ: 209,0 mm

Desses 209,0 mm em Xerem, 161,0 mm caíram entre às 16 h de ontem até às 4 h de hoje. Foram 161,0 mm em 12 h horas!!!! Isso dá 13,4 mm/h de forma contínua. Não tem como não alagar.

 

Aqui sol e nuvens com 27,7° e 53%. Nos próximos dias teremos umidade e variação de 20° a 30°. Típico de janeiro.

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva mesmo, heim! E Teresópolis com este volume sempre é preocupante também. Mas

a verdade é que, por enquanto, as coisas estão calmas no Sudeste em termos de enchentes. Seria

bom se continuasse assim até o fim do verão, com a ressalva de que precisaríamos de muitos dias

nublados e com temperatura amena, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.