Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Dezembro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Sejamos realistas, esse calor todo agora em dezembro não é nem um pouco surpreendente, desde agosto estamos tendo temperaturas de ligeiramente acima da média a muito acima da média. E vendo alguns prognósticos por aí não vejo nenhuma mudança de padrão para os próximos meses, ou seja, preparem os ar-condicionados e ventiladores.

 

Pelo que deu pra entender, o canal de umidade que normalmente corta o sudeste nos meses de verão, nesse verão estará menos ativo que o normal por lá, não serão só os sulistas que vão torrar :beach:

 

Porém...na minha visão amadora suponho que o verão 2013 será menos extenso do que o 2012. Aposto uma ficha de 100 nessa ideia hahaah

 

Não é preciso ser meteorologista para prever algumas coisas óbvias. Mas mesmo assim vejo cada tosquisse na mídia quando se trata de previsão/clima.

Link to comment
Share on other sites

Puts, o Brasil inteiro ta torrando, fritando, derretendo... O estranho é que aqui não tá esse calor todo!

Olha os dados observados aqui em Castro:

Dia- Min / Max

14/12- 18.8 / 22

15/12- 17.7 / 23.4

16/12- 18.6 / 27.3

17/12- 19.5 / 28.2

18/12- 17.6 / 26.7

19/12- 18.3 / 27.1

20/12- 19.8 / 29

21/12- 20.2 / 30.6

22/12- 19.2 / 24.8

23/12- 17.2 / 26.7

24/12- 18 / 30

25/12 - 19.6 / 29.4

Fonte: SOMAR Meteorologia

As máximas não chegam nem a 30 direito! :o

Uma pergunta... Como o recorde de calor do Brasil fica em SC, batendo muitas cidades do norte/nordeste?!

Link to comment
Share on other sites

E a saga continua, 7h da manhã e a temperatura já está em escaldantes 24º!!!!!

 

Eu nunca imaginei que fosse possível uma temperatura dessas as 7 da manhã nos Campos de Cima da Serra!!! :shok:

Seria bom alguém confirmar, mas pode ser mais um recorde para 2012...

Talvez algo assim tenha ocorrido em Novembro de 1985.

 

A única diferença de 2012 para 1985 é que não tivemos o invero de 1985! Diferença mínima, quase imperceptível... :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bati meu recorde de temperatura máxima na minha estação aqui na zona sul de Joinville: as 12:26 (11:26 h na verdade) chegamos a 39,7ºC, superando a máxima do dia 23 de dezembro de 2011, quando atingi 39,4ºC.

 

Ainda há espaço para mais, mas sempre reitero que o aquecimento aqui em Joinville é espantoso até umas 14:00. Depois disto, a tendência é não aquecer tanto. É nisto que eu to me apegando agora hahahha

 

Mas, como bem o Caio falou, se a FF atrasar, o vento do quadrante O - NO pode elevar ainda mais a temperatura...Garuva deve passar dos 40,0ºC na próxima leitura.

Link to comment
Share on other sites

Criciúma teve um "refresco" com a entrada do vento sul, de 41oC para 32,7oC as 13h em apenas uma hora. Nada mal...

 

Garuva já foi a 41,2oC, e ainda é a leitura das 13h00. Extremo norte do estado, a frente-fria vai chegar por último lá...

 

Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, foi a 40oC com 39,97oC redondos pela estação da Epagri/Ciran. Outro município da mesma região, Santo Amaro da Imperatriz está quase lá, com 39,5oC.

 

Todo o vale do Itajaí entre 38oC e 39oC.

 

Está ridícula essa onda de calor, sendo algo normal falarmos em 40oC em diversas cidades. Nunca pensei que ia ver isso, e por tantos dias em um mês...

Link to comment
Share on other sites

Inacreditável esse calor em Palhoça!! Agora só falta um F-5 para encerrar o ano! (É melhor não falar muito, porque vocês sabem como é 2012, né?!?!!??!?)

 

Vontade de fazer uma festa, para comemorar a temperatura neste momento em Porto Alegre, que está em torno de 20°c! ALELUIA!

Concordam comigo, amigos Bruno e Marcos? Hehehe.

Abraços a todos!

Pois é!! Kkkkkkk!! Impressionante é que a tarde de hoje será 20° (VINTE GRAUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) mais fria do que a de ontem!!!!

 

Agora chove fraco tenho 20,1°. É a tarde mais fria de dezembro, e a mais fria em pelo menos 2 meses!!!! Sem vento no momento!

 

Abraços aliviados!

Link to comment
Share on other sites

Garuva já foi a 41,2oC, e ainda é a leitura das 13h00. Extremo norte do estado, a frente-fria vai chegar por último lá...

É verdade, mas talvez refresque antes da FF, pois tem tempestade se formando pelo PR que logo, logo atinge o N de SC.

 

Rodrigão, oremos!!!!!

 

Aqui pela primeira vez desde junho de 2010 atinjo máxima acima dos 40ºC: exatos 40,2ºC até o momento!!!

Link to comment
Share on other sites

Aí galera, feliz natal a todos. Insuportável em Florianópolis, pouco vento, sol a pino.

Na casa dos 44°C (!!!!!!!) em casa em Palhoça, quase não estou acreditando, mas a estação é abrigada, as temperaturas costumam bater +- com das outras estações próximas.

 

Que absurdo! Será que bate a temperatura máxima já registrada pelo Inmet!?

 

Joinville tem 40,2ºC no momento!

Link to comment
Share on other sites

Aí galera, feliz natal a todos. Insuportável em Florianópolis, pouco vento, sol a pino.

Na casa dos 44°C (!!!!!!!) em casa em Palhoça, quase não estou acreditando, mas a estação é abrigada, as temperaturas costumam bater +- com das outras estações próximas.

 

Que absurdo! Será que bate a temperatura máxima já registrada pelo Inmet!?

 

Joinville tem 40,2ºC no momento!

 

Começou a cair levemente em Palhoça, Luba...

 

Aqui na minha estação, até o momento, 40,3ºC. Na estação da RBS chegou a incríveis 41,9ºC

Link to comment
Share on other sites

Nessas horas é que faz falta uma estação nos pontos altos da mantiqueira pra vermos a diferença gritante de temperatura pro resto do brasil...

É uma pena que até hoje não tenhamos UMA estação acima dos 2000m -.-

 

 

Em 2013 vamos ter uma estação Baziana acima dos 2.000m de altitude! Lembro que o Carlos Dias já estava vendo os esquemas com o pessoal do Parque Nacional de Itatiaia para o envio das informações! Quando a estação for sair, gostaria muito de participar do processo de instalação, me candidatando a ser o Piloto oficial da empreitada!!!

 

Outro lugar que seria muito interessante, ainda que um pouco menos que no Parque de itatiaia, seria no Pico do Itapeva em Campos do Jordão (na verdade Pindamonhangaba) a 2.030m de altitude. A grande vantagem é o acesso absurdamente fácil, comparando-se com o Parque Nacional de Itatiaia, e com a possibilidade de comparar os dados com a cidade de Campos do Jordão.

 

Arrisco dizer que em 2013 teremos DUAS estações acima de 2.000m de altitude!

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Nessas horas é que faz falta uma estação nos pontos altos da mantiqueira pra vermos a diferença gritante de temperatura pro resto do brasil...

É uma pena que até hoje não tenhamos UMA estação acima dos 2000m -.-

 

 

Em 2013 vamos ter uma estação Baziana acima dos 2.000m de altitude! Lembro que o Carlos Dias já estava vendo os esquemas com o pessoal do Parque Nacional de Itatiaia para o envio das informações! Quando a estação for sair, gostaria muito de participar do processo de instalação, me candidatando a ser o Piloto oficial da empreitada!!!

 

Outro lugar que seria muito interessante, ainda que um pouco menos que no Parque de itatiaia, seria no Pico do Itapeva em Campos do Jordão (na verdade Pindamonhangaba) a 2.030m de altitude. A grande vantagem é o acesso absurdamente fácil, comparando-se com o Parque Nacional de Itatiaia, e com a possibilidade de comparar os dados com a cidade de Campos do Jordão.

 

Arrisco dizer que em 2013 teremos DUAS estações acima de 2.000m de altitude!

 

:good2:

 

 

Já falei que sou parceiro quando instalarem as estações! Se eu tiver tempo eu vou até SP ou Rio para ajudar na instalação!!

Link to comment
Share on other sites

Depois de mínima de 27C o aero de Fpolis registrou bizarros 39C as 15hs BRST.

 

Pelo wunderground, desde 96 o aero nunca tinha chego em 37, hoje fez 37 as 13hs e 14hs e 39C as 15hs. Provavelmente mais uma marca histórica para 2012.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, qual o link da tua estação? Pois não estou encontrando e ela sumiu da página de Florianópolis que sempre aparecia.

 

44oC? Minha nossa senhora!

voilà: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCPALHO2

 

Máxima: 44,3ºC :heat:

E sensação de 54,6°!!!!!!! Jesus!!

 

Outros terrores são Morretes, que bateu 40,2°, e a Ilha do Mel, que bateu 35,9° SEM BAIXAR dos 59% na mesma hora!! Isso dá sensação de 50° ou mesmo mais!! Impressionante!

 

O INMET de Floripa bateu 38,1°!

 

Cara, eu nunca imaginei que fosse ver Floripa beirando os 40°. E pela segnda vez no mesmo mês!!! Isso é histórico.

 

Aqui nubladão e 20,4°. Parece a Sibéria!

 

Abraços extremos!

Link to comment
Share on other sites

Alguém comentou, mas relembrando: ontem o Morro da Igreja bateu o recorde de calor da estação, com 26,1°!!!

 

Nessa noite não baixo dos 17,7°, e estava 19,7° à meia-noite. Hoje bateu 24,1°.

 

Aqui ainda 20,4°.

 

PQP! Que calorão! Hoje de manhã revi aquele Globo Repórter sobre as Regiões Frias do Brasil! Belíssimo programa! Muito legal quando mostram o Morro da Igreja, Morro das Torres, São Joaquim, Urupema, Gramado, São José dos Ausentes, Campos do Jordão e Itatiaia!

 

Quando gravaram o programa, falaram que o "sincelo" só ocorre na região do Morro das Torres (e também Morro da Igreja)! Pouco tempo depois tivemos SINCELO NA MANTIQUEIRA! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Nessas horas é que faz falta uma estação nos pontos altos da mantiqueira pra vermos a diferença gritante de temperatura pro resto do brasil...

É uma pena que até hoje não tenhamos UMA estação acima dos 2000m -.-

 

 

Em 2013 vamos ter uma estação Baziana acima dos 2.000m de altitude! Lembro que o Carlos Dias já estava vendo os esquemas com o pessoal do Parque Nacional de Itatiaia para o envio das informações! Quando a estação for sair, gostaria muito de participar do processo de instalação, me candidatando a ser o Piloto oficial da empreitada!!!

 

Outro lugar que seria muito interessante, ainda que um pouco menos que no Parque de itatiaia, seria no Pico do Itapeva em Campos do Jordão (na verdade Pindamonhangaba) a 2.030m de altitude. A grande vantagem é o acesso absurdamente fácil, comparando-se com o Parque Nacional de Itatiaia, e com a possibilidade de comparar os dados com a cidade de Campos do Jordão.

 

Arrisco dizer que em 2013 teremos DUAS estações acima de 2.000m de altitude!

 

:good2:

Apenas a título de curiosidade, a grande maioria aqui já deve saber: o INMET teve durante décadas a estação "Alto do Itatiaia", a 2.199 m de altitude.

 

Não sei quando foi desativada (Talvez na "onda de desativação de estações", nos anos 90), mas já operava em 1918.

Devia ficar num topo (Para variar) pois a mínima absoluta era mais alta que a de Campos do Jordão.

As médias, logicamente, baixíssimas (Em termos de Brasil).

Link to comment
Share on other sites

Diego, os 42C da RBS de Jvlle são totalmente factíveis, afinal estamos falando de uma Davis e há muitas delas espalhadas aqui pelo BR, sendo que nenhuma delas registrou algo parecido.

 

Sim, Bruno. Até pela localização dela (um forno na cidade) eu acredito nestes dados. Só acho que a localização dela (numa torre sobre um telhado) tende a influenciar um pouco a temperatura máxima. Mas minimamente. Confio que tenha passado de 41ºC tranquilamente por lá!

Link to comment
Share on other sites

- Litoral Paulista até 15h (CIIAGRO e INMET):

Ubatuba: 39,6°C

São Sebastião-Barra do Una: 39,5°C

Peruíbe: 38,9°C

Santos: 38,7°C

Ilhabela: 38,6°C

Ilha da Moela (Guarujá, INMET): 38,3°C

Iguape (INMET): 38,3°C

Caraguatatuba: 38,2°C

Guarujá (Base Aérea): 38°C

 

- Vale do Ribeira paulista (Até 15h, CIIAGRO):

Jacupiranga: 39,6°C

Registro: 38,8°C

Iporanga: 38,7°C

Ribeira: 38,3°C

Sete Barras: 38,3°C

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, podemos confiar nesse teu dado? Na tua estação? Cara, estamos falando de 44,3C!!!

Não sei cara, até ontem eu confiava.

 

Como falei, via de regra os dados batem com os demais da Gde. Floripa, principalmente as longe do mar Antonio Carlos e Santo Amaro, com +-1°C de diferença. Mas hoje foi muita coisa, deu 3,5°C a mais!

Sobre a estação, é uma WS2300, abrigada naquele esquema artesanal de pratos de vaso pintados de branco, a +- 1,5m do chão em um terreno murado de 50m². O lugar é propício para o calor, no bairro Bela Vista em Palhoça, uma baixada, urbanizada, cercada de morros, uns 2 ou 3km do mar, não venta muito.

 

A noite faço uma foto da estação.

Link to comment
Share on other sites

Nessas horas é que faz falta uma estação nos pontos altos da mantiqueira pra vermos a diferença gritante de temperatura pro resto do brasil...

É uma pena que até hoje não tenhamos UMA estação acima dos 2000m -.-

 

 

Em 2013 vamos ter uma estação Baziana acima dos 2.000m de altitude! Lembro que o Carlos Dias já estava vendo os esquemas com o pessoal do Parque Nacional de Itatiaia para o envio das informações! Quando a estação for sair, gostaria muito de participar do processo de instalação, me candidatando a ser o Piloto oficial da empreitada!!!

 

Outro lugar que seria muito interessante, ainda que um pouco menos que no Parque de itatiaia, seria no Pico do Itapeva em Campos do Jordão (na verdade Pindamonhangaba) a 2.030m de altitude. A grande vantagem é o acesso absurdamente fácil, comparando-se com o Parque Nacional de Itatiaia, e com a possibilidade de comparar os dados com a cidade de Campos do Jordão.

 

Arrisco dizer que em 2013 teremos DUAS estações acima de 2.000m de altitude!

 

:good2:

Apenas a título de curiosidade, a grande maioria aqui já deve saber: o INMET teve durante décadas a estação "Alto do Itatiaia", a 2.199 m de altitude.

 

Não sei quando foi desativada (Talvez na "onda de desativação de estações", nos anos 90), mas já operava em 1918.

Devia ficar num topo (Para variar) pois a mínima absoluta era mais alta que a de Campos do Jordão.

As médias, logicamente, baixíssimas (Em termos de Brasil).

 

 

Aldo,

 

Em eu já postei aqui no BAZ uma tabela com informações da estação "Alto do Itatiaia"

 

Nova+Imagem+(22).bmp

Nova+Imagem+(23).bmp

Link to comment
Share on other sites

E a saga continua, 7h da manhã e a temperatura já está em escaldantes 24º!!!!!

 

Eu nunca imaginei que fosse possível uma temperatura dessas as 7 da manhã nos Campos de Cima da Serra!!! :shok:

Seria bom alguém confirmar, mas pode ser mais um recorde para 2012...

Talvez algo assim tenha ocorrido em Novembro de 1985.

 

A única diferença de 2012 para 1985 é que não tivemos o invero de 1985! Diferença mínima, quase imperceptível... :mosking:

 

Sds.

 

Silvio, tem um fator que tem sido altamente preponderante nesse calor. A insolação. O sol aqui em cima queima muito mais do que ao nível do mar e esquenta mais rápido também. Além disso, Bom Jesus não sofre tanto o efeito dos Aparados, como sofre São José dos Ausentes ou CAmbará. Aqui, quando o sol vem mesmo no inverno, esquenta bastante.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.