Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Novembro 2012


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 736
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Encontrei esse mapa interessante no site da EMBRAPA

 

Horas de frio:

 

frio.jpg

 

Muito legal esse mapa, através do gradiente de cores no litoral percebe-se direitinho a influência da latitude no clima. Dá para ver certinho como o litoral do Paraná o clima está mais para o tropical assim como o litoral sul e sobretudo a região de Chui no RS está mais para o temperado. O Chuí só deve perder para SJ e região em questão de horas de frio. Fora a incidência solar menor.

Link to comment
Share on other sites

Entendo...realmente, este ano não foi baziano, exceto pelo fim de semana do nosso encontro lá

na serra gaúcha.

 

Esta será mais uma semana amena, salvo o dia de hoje que será quente. Previsão de chuva e

queda de temperatura a partir de amanhã na zona da mata. Hoje o vento sul já se faz presente

no RS.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje (Ate 07:00AM)

 

01-Urupema SC: 09,4

02-Morro da Igreja SC: 10,3

03-São Joaquim SC: 11,9

04-São José dos Ausentes RS: 12,5

05-Bom Jardim da Serra SC: 13,1

06-Painel SC: 13,2

07-Santana do Livramento RS: 13,7

08-Pico do Couto RJ: 14,2

09-Campestre da Serra RS: 14,9

10-Canguçu RS: 14,9

 

Canela RS: 15,3

Dom Pedrito RS: 15,3

Vacaria RS: 15,3

Caçapava do Sul RS: 15,5

Jaguarão RS: 15,6

Campos Novos SC: 16,0

Timbé do Sul SC: 16,1

Campos do Jordão SP: 16,3

Piatã BA: 16,4

Quaraí RS: 16,4

Chuí RS: 16,5

Diamantina MG: 16,5

Monte Verde MG: 16,7

Alfredo Wagner SC: 16,8

Cristalina ES: 16,9

Rio Grande RS: 17,1

Santa Teresa ES: 17,1

Soledade RS: 17,1

Erechim RS: 17,2

Santiago RS: 17,2

Vidal Ramos SC: 17,2

Alto Paraiso de Goiás GO: 17,3

Barbacena MG: 17,3

Bento Gonçalves RS: 17,3

Joaçaba SC: 17,5

Palmeira das Missões RS: 17,6

Vitoria da Conquista BA: 17,6

Inacio Martins PR: 17,7

Caçador SC: 17,8

Maria da Fé MG: 17,8

Xanxere SC: 17,8

Ibirité MG: 17,9

Link to comment
Share on other sites

Só para não deixar passar.

 

Ontem, fui para CDJ, deixei Taubaté já com sol e calor, para quem conhece a estrada, logo depois que passei o túnel, o tempo mudou completamente, não vou dizer que estava frio, porque aí seria exagero; mas, comecei a pegar uma garoa que permaneceu praticamente o dia todo, de vez em quando saia um solzinho, mas dez minutos depois a garoa voltava.

A temperatura máxima que eu vi os termômetros mostrarem foi 22°C. Mesmo numa cidade pequena como CDJ, dá para perceber diferenças entre bairros, eu cheguei a ir até o horto, lá o tempo estava bem fechado com garoa forte, voltando ao centro, tinha um solzinho bem tímido. Enfim, foi um domingo gostoso. Sem falar dos chocolates.....

Acho que escolhi um lugar bom para passar Janeiro, pelo menos durante 30 dias não quero sentir calor.

O único problema é ter que voltar para Taubaté, cheguei aqui e os termômetros ainda marcavam quase 30°C.

 

Hoje, amanhecemos com céu bem nublado e de vez em quando cai uns pingos. Abafado com 25°C.

Link to comment
Share on other sites

2012 foi simplesmente trágico. Só foi bom no RS com aquelas mínimas espetaculares nas baixadas e também com geadão em POA.

 

Para se ter noção, aqui, foi muito pior que 2010, ano que eu julguei como fraco aqui.

 

Em 2010 eu tive mínima em torno de 6ºC. Em 2012, tive mínima de 7ºC!!!!!

 

Em 2010, tive uma máxima de 1 dígito no dia na nevada no Morro da Igreja! Em 2012, acho que minha menor máxima foi de 15,x!!!!!!

 

SIMPLESMENTE RIDÍCULO! :negative: :negative: :negative: :negative: :negative:

 

Quantas mínimas negativas eu tive na Joinville Serrana em 2011, por exemplo??? FORAM 16, fora uns 4 casos que a mínima caprichosamente rondou na caso dos 0,0ºC. E este ano, quantas mínimas negativas por lá?? 1 CASO APENAS. UM!!!!

 

:negative: :negative: :negative: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje (Ate 07:00AM)

 

01-Urupema SC: 09,4

02-Morro da Igreja SC: 10,3

03-São Joaquim SC: 11,9

04-São José dos Ausentes RS: 12,5

05-Bom Jardim da Serra SC: 13,1

06-Painel SC: 13,2

07-Santana do Livramento RS: 13,7

08-Pico do Couto RJ: 14,2

09-Campestre da Serra RS: 14,9

10-Canguçu RS: 14,9

 

Canela RS: 15,3

Dom Pedrito RS: 15,3

Vacaria RS: 15,3

Caçapava do Sul RS: 15,5

Jaguarão RS: 15,6

Campos Novos SC: 16,0

Timbé do Sul SC: 16,1

Campos do Jordão SP: 16,3

Piatã BA: 16,4

Quaraí RS: 16,4

Chuí RS: 16,5

Diamantina MG: 16,5

Monte Verde MG: 16,7

Alfredo Wagner SC: 16,8

Cristalina ES: 16,9

Rio Grande RS: 17,1

Santa Teresa ES: 17,1

Soledade RS: 17,1

Erechim RS: 17,2

Santiago RS: 17,2

Vidal Ramos SC: 17,2

Alto Paraiso de Goiás GO: 17,3

Barbacena MG: 17,3

Bento Gonçalves RS: 17,3

Joaçaba SC: 17,5

Palmeira das Missões RS: 17,6

Vitoria da Conquista BA: 17,6

Inacio Martins PR: 17,7

Caçador SC: 17,8

Maria da Fé MG: 17,8

Xanxere SC: 17,8

Ibirité MG: 17,9

 

Show, Carlos!!! :good2:

 

Água Doce - Herciliópolis: 13,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, o wxbrasil aos poucos vai voltando ao normal.

Os mapas do GFS voltaram ao normal e a atualização também é para ser automática. Durante a semana os demais modelos e mapas de estações/satélites estarão de volta!

 

Valeu Marcelo! O wxbrasil é muito prático; aguardo os meteogramas do gfs também.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em sp começou a chover de madrugada e foi melhorar só agora as 11 da manhã. A cidade tá com um trânsito caótico!!

 

Já acumulou 70 mm na zona sul. Meu pai tinha reunião agora de manhã, mas congonhas fechou e o vôo dele de Uberlândia foi parar no Rio.. Na faculdade nem metade da turma conseguiu chegar pra primeira aula.

 

Achei que tinha chegado uma mega frente fria, pegando desde sp até a amazônia, mas quando fui ver o satélite tinha só uma "bola" de nuvens em cima de sp. Foi sacanagem climática mesmo :laugh:

 

 

Sensacional o mapa de horas de frio anuais no sul! Principalmente ali no sul do RS, pegando Livramento, Chuí até Pelotas. Não é questão de altitude né? Parece que cada grau de latitude faz muita diferença. Já quanto mais a oeste menos frio. Imagino que o frio chegue forte na fronteira oeste, mas esquenta rápido também, e falta altitude pra ajudar.

No noroeste do paraná já é outro clima!

Link to comment
Share on other sites

Onde estão as chuvas????

 

Será que as chuvas serão só de infiltração marítima ??? A Somar, está colocando máxima de 21°C para cá amanhã. Será????

 

No momento, muito abafado com 29,9°C e céu todo nublado. Esses são os piores dias; em dias assim, a gente sua mais do que tempo aberto com sol.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Estou de volta no BAZ, a convite do meu amigo Carlos Dias! É um prazer estar debatendo sobre meteorologia de novo com vocês.

Finalmente a instabilidade chegou a Porto Alegre nesta madrugada e tivemos um alívio para o calor! Sábado foi um dia escaldante, mas ontem já tinha sido menos quente.

Para os próximos dias, se espera uma temperatura bem diferente. Friozinho pela manhã e tardes agradáveis, inclusive no dia do feriado (15/11).

Neste momento, chove na capital gaúcha.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Onde estão as chuvas????

 

Será que as chuvas serão só de infiltração marítima ??? A Somar, está colocando máxima de 21°C para cá amanhã. Será????

 

No momento, muito abafado com 29,9°C e céu todo nublado. Esses são os piores dias; em dias assim, a gente sua mais do que tempo aberto com sol.

 

Sergio...pelo menos aqui na capital paulista choveu hoje de 15,0 mm a 30,0 mm já causando inúmeros problemas...

Link to comment
Share on other sites

97,8mm , não esperava isso ....

 

CGE SP

 

Maiores índices registrados pela Rede Telemétrica do Alto-Tietê às 13h30

 

Santo Amaro - 97,8mm

Ipiranga - 80,0mm

Cidade Ademar - 64,0mm

Butantã - 55,6mm

Freguesia do Ó - 53,2mm

Perus - 41,6mm

Sé/CGE - 40,2mm

Lapa - 34,8mm

Tremembé - 31,mm

Campo Limpo - 37,4mm

Santana/Tucuruvi - 29,8mm

Pirituba - 23,0mm

M Boi Mirim - 21,4mm

Penha/Rincão - 19,2mm

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, era do Meteoclima. Muito bom a ideia da junção dos fóruns. Em minha cidade o dia está sendo marcado por muitas nebulosidades deixando as temperaturas menos elevadas em relação aos últimos dias, agora às 15:15h faz 29°C. Choveu ontem 20mm no município e hoje durante a madrugada foi registrado 10mm.

Link to comment
Share on other sites

Onde estão as chuvas????

 

Será que as chuvas serão só de infiltração marítima ??? A Somar, está colocando máxima de 21°C para cá amanhã. Será????

 

No momento, muito abafado com 29,9°C e céu todo nublado. Esses são os piores dias; em dias assim, a gente sua mais do que tempo aberto com sol.

 

Sergio...pelo menos aqui na capital paulista choveu hoje de 15,0 mm a 30,0 mm já causando inúmeros problemas...

 

Então Carlos, em algumas regiões choveu bastante em outras nada; no site da Somar, eles noticiaram que em Sorocaba já choveu nas últimas 24 hs, 74 mm. Enquanto que aqui, nada de nada.

 

O céu continua parcialmente nublado e bem abafado. Temperatura em 29,4°C.

 

Olhando as imagens de satélite, vemos uma linha de instabilidade na divisa entre SP/PR, mas, não sei se ela está com deslocamento para cá.

Link to comment
Share on other sites

Balanço de chuvas do gerenciamento de emergências de São Paulo.

 

Balanço das chuvas da segunda-feira (12)

12/11/12 16:13 - Segunda-feira

A segunda-feira (12) registra chuvas significativas desde o período da madrugada. Nas primeiras horas do dia, áreas de instabilidade associadas à propagação de uma frente fria pelo oceano se deslocaram da região do Vale do Ribeira, passando pelo município de Sorocaba, atingindo a Capital e região metropolitana por volta das 3h da manhã. Após este período a precipitação variou de intensidade, com pontos fortes principalmente no início da manhã. Neste período, a Capital registrou 48 pontos de alagamento, sendo seis deles intransitáveis.

 

A tarde apresenta tempo fechado na Capital e Região Metropolitana. Conforme imagens de radar meteorológico há registro apenas de chuva fraca e chuviscos. As imagens apontam precipitação significativa apenas no Litoral Norte do Estado, entre os municípios de Cunha e Ubatuba.

 

Maiores índices registrados pelos pluviômetros convencionais do CGE das 0h às 13h do dia 12 de novembro:

 

Vila Mariana - 86mm

Santo Amaro - 85,5mm

Ipiranga - 71,2mm

Pinheiros - 69,2mm

Vila Prudente - 61,7mm

Jabaquara - 56,5mm

Butantã - 55,3mm

Mooca - 53,4mm

Lapa - 46mm

Freguesia do Ó - 34,7mm

Perus - 32,9mm

Consolação (CGE) - 32,5mm

Sé - 30,9mm

 

Precipitação média por regiões no mesmo período:

 

Zona Oeste - 56,8mm

Zona Sul - 41,6mm

Centro - 31,7mm

Zona Norte - 25,1mm

Zona Leste - 19,4mm

 

Precipitação média registrada na Cidade: 31mm. Este acumulado representa 21% da média prevista para o mês de novembro, que é de 146mm.

 

Do dia primeiro de novembro até hoje, a Capital registra 62,7mm de chuvas na Capital, valor que equivale a 43% da média mensal (146mm).

 

Segundo os meteorologistas do CGE, a tarde segue com muita nebulosidade e incidência de garoa na Capital e Grande São Paulo. No final da tarde a precipitação volta a aumentar, variando de intensidade fraca à moderada. Persiste a condição para a formação de alagamentos e deslizamentos de terra.

 

Nos próximos dias o sistema frontal afasta-se do Estado de São Paulo e o tempo melhora. O sol retorna gradativamente e favorece a elevação das temperaturas. Devido aos ventos úmidos que sopram do oceano, a terça-feira (13) ainda deve apresentar muita nebulosidade, chuvas fracas e chuviscos. As temperaturas variam entre mínima de 18ºC e a máxima não supera os 22ºC.

 

Na quarta-feira (14) o sol aparece e as temperaturas sobem ao longo do dia. Os termômetros oscilam entre a mínima de 17ºC e máxima de 23ºC. Com a chegada da brisa marítima, no final da tarde a nebulosidade aumenta, mas não há previsão de chuvas para a Capital paulista.

Link to comment
Share on other sites

A mudança dos ventos de sudoeste para nordeste e a umidade e calor presentes sobre o Paraná favoreceram e ainda favorecem nuvens de tempestades sobre o estado. Houve precipitação de granizo em algumas cidades e o risco ainda é elevado. Há um paredão a oeste daqui e o mundo vai cair outra vez. Sim, graças a Deus tivemos excelentes pancadas de chuva acumulando 27 mm até agora. A máxima atingiu os 35,1C às 13h41, momento em que começaram a pipocar células de tempestades por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Após forte chuva, região central de Itapevi está completamente alagada.

 

14_34_01_709_file?dimensions=460x300

 

As imagens foram tiradas na região do Jd. Vitápolis, próximo à divisa com Jandira (que também sofreu com as chuvas), mas o centro da cidade também ficou alagado. Essa região do Vitápolis é uma das mais carentes da cidade.

 

Em casa, no outro lado da cidade e em área semi-rural, nem sinal da enchente, já que o solo absorve tudo e 70% da área é mata nativa. Toda essa área onde teve enchentes é várzea do rio Barueri-mirim, onde houve urbanização em excesso ao longo das últimas décadas. E a situação piorou nos últimos anos com a canalização do rio em Barueri (centro), que, como efeito colateral, acaba "represando" as águas quando chove forte na região.

 

Em Mogi das Cruzes, onde estou desde sexta, nem sinal da chuva forte que atingiu quase toda a RMSP.

Link to comment
Share on other sites

19C agora em POA. Para quem assava até dois dias atrás, está um paraíso andar na rua. Chega a estar frio devido ao vento forte. Vamos ver se amenizamos essa média de novembro.

Hoje o dia foi EXCELENTE!! Para exorcizar aquele calorão típico de 2012.

 

Na hora da tua postagem (16:41) eu tinha 20,1°. Mas depois ficou bem frio para novembro. Às 19 h eu tinha 17,1°!!!! Bem que achei o final de tarde bem fresco, hehe.

 

Minha máxima foi de 23,9° e acumulei 12,0 mm até agora. No momento tenho quase a mínima do dia com 16,6° e 82%. Muito bom!! E a boa notícia é que se projeta um leve aquecimento só no final da semana (pela MetSul não passa de 28° na 6ª-feira) seguido de chuva no fim de semana.

 

Abraços aliviados!

Link to comment
Share on other sites

8C na Climaterra/São Joaquim.

 

6,2C no Morro da Igreja.

 

Na estação capoeiras/Fpolis atingimos a mínima do mês, 19C por volta de 22:30, agora já chegou a casa de 18C pela primeira vez após 26 de outubro. Desde 21:30 a queda na temp. ficou mais rápida e as rajadas passaram da casa de 25km/h para 50km/h e média de 20km/h (SSO).

Link to comment
Share on other sites

13/11: RS - SC, Mínimas

 

Morro da Igreja SC: 04,4

São José dos Ausentes RS: 07,2

São Joaquim SC (Cotia): 07,4

São Joaquim SC (Aut): 07,5

São Joaquim SC (Chapada Bonita): 08,7

Vacaria RS: 08,8

Bom Jardim da Serra SC: 08,9

Painel SC: 08,9

Urupema SC: 08,9

Bom Jesus RS (Agro): 09,6

Santana do Livramento RS: 09,9

Caxias do Sul RS (RBS): 10,1

Bagé RS: 10,0

Timbé do Sul SC: 10,2

Canela RS: 10,0

Lagoa Vermelha RS: 10,2

Farroupilha RS (Vicentina): 10,4

Farroupilha RS: 10,5

Erechim RS: 10,6

Quarai RS: 10,6

Água Doce SC: 10,4

Canela RS (Pq do Caracol): 10,9

Canguçu RS: 11,0

Gramado RS (Alphaville): 11,1

Soledade RS: 11,4

Campo Belo do Sul SC: 11,5

Passo Fundo RS: 11,5

Santiago RS: 11,5

Campos Novos SC: 11,6

Dom Pedrito RS: 11,6

Lebon Régis SC: 11,6

Rio da Antas SC: 11,6

São Gabriel RS: 11,7

Bento Gonçalves RS: 11,9

Curitibanos SC: 11,9

Dioniosio Cerqueira SC: 11,9

Caçador SC: 12,0

Camaquã RS: 12,0

Imbuia SC: 12,0

Palmeiras das Missões RS: 12,0

Xanxerê SC: 12,0

Novo Horizonte SC: 12,1

Rio Negrinho SC: 12,2

São Bento do Sul SC: 12,2

Papanduva SC: 12,3

Jaguarão RS: 12,5

Santa Maria RS: 12,7

Santa Rosa RS: 12,7

São Miguel do Oeste SC: 12,7

Alegrete RS: 12,8

São Luiz Gonzaga RS: 12,8

Uruguaiana RS: 12,8

Lages SC (RBS): 13,0

Itaiópolis SC: 13,0

Major Vieira SC: 13,0

Rio Pardo RS: 13,0

Cruz Alta RS: 13,1

Frederico Westphalen RS: 13,4

Aurura SC: 13,5

Santo Augusto RS: 13,5

Mafra SC: 13,6

Chapecó SC: 13,8

Ituporanga SC: 13,8

Porto Alegre RS: 14,1

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.