Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Outubro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Forte calor em alguns lugares do Sudeste esta tarde:

 

Juiz de Fora: 31,3ºC

 

Muriaé: 33,7ºC

 

São João Del Rei: 30,3ºC

 

Pico do Couto: 20,7ºC

 

Teresópolis: 27,7ºC

 

Rio de Janeiro (Vila Militar): 36,0ºC

 

Copacabana: 27,0ºC

 

Resende: 34,8ºC

 

Paraty: 36,2ºC

 

Maria da Fé: 27,1ºC

 

Monte Verde: 25,5ºC

 

São Paulo: 32,4ºC

 

Barretos: 34,8ºC

 

Belo Horizonte: 30,2ºC

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 529
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Na minha opinião é melhor ter frio o ano todo do que 3 meses de frio "extremo" apenas...

Temperaturas entre 17 e 5 graus pra mim não fazem diferença, as 2 me deixam feliz por não estar passando calor.

O que realmente faria a diferença é se nevasse com frequencia, seria muito legal! mas é o caso do sul?

 

Aí é que está Frost! CDJ não faz frio o ano inteiro. Ela tem temperaturas mínimas baixas o ano inteiro, o que é diferente de fazer frio durante todo o ano! Frio o ano inteiro, só no Ártico ou na Antártida. Ou em alguma cidade do noroeste dos USA/Sudoeste Canadense. Mesmo assim, por lá também faz algum calor.

 

Entretanto, é um clima que agrada muitas pessoas, inclusive a mim (não é o meu preferido, mas eu acho interessante essa amplitude diária o ano todo!).

 

Depende do que você considera frio...

Indo pelo senso comum faz frio o ano todo sim por ali, quase ninguem sai de noite de camiseta de manga curta. (frio noturno o ano inteiro)

E durante o dia o "calor" é perfeitamente suportavel

Link to comment
Share on other sites

É ruim ter 3 meses de frio e passar calor nos outros 9. Mas o clima, mesmo do Sul, não é assim via de regra: temos uns 3 meses frios nas áreas mais quentes e outros 3 a 5 mais amenos. O resto é calor. Mas esse 2012 está péssimo se vermos que tivemos apenas 2 meses frios, e mesmo assim em parte da região. Quase não tivemos períodos amenos. Mas a primavera chuvosa está salvado o quadro. Na minha franca opinião, estou achando esse outubro bem melhor do que foi maio e agosto no geral.

 

Enquanto o Sudeste passa calor, aqui temos uma tarde de inverno. A mp entrou a partir das 12:30 e continua a esfriar. Chuvisca e faz 16,7°. Venta de S a 29,1 km/h. Tive rajada de 52,2!!

Link to comment
Share on other sites

Como Renan bem disse, eu sou um fâ incondicional do frio de advecção. Porradas polares são "excitantes", ainda mais se o local abatido pela porrada possui alguma altitude. Por isso minha forte predileção pelo clima da serra do sudeste do RS. As baixadas de Pinheiro Machado são um sonho, mas o lugar não possuio atrativo algum. Daí, fico com Gramado e Canela, mesmo.

 

No mundo, nada pode ser mais bacana que o clima do meio-oeste americano. Adoro o clima de cidades como Atlanta, Dallas, St. Louis e Denver. Sobre esta última, prefiro ela muito antes do que Aspen e Vail, pois Denver está muito mais sujeita a grandes invasões polares do que as duas anteriores (mais famosas), pois as Rochosas localizadas a oeste de Denver funcionam como uma barreira natural para a entrada das grandes altas polares.

Link to comment
Share on other sites

É um absurdo, Renan. Em Chicago, esse ano, peguei num dia 27C e no outro 2C. Porradão! Isso que no inverno a coisa é ainda mais avassaladora. Hj tá sendo um dia interessante aqui no RS. A partir da tarde entrou o vento sul com muita força. Ventania na rua. O gráfico da minha estação no Castelinho ilustra bem a situação:

 

wxStationGraphAll?day=10&year=2012&month=10&ID=IBRASIL94&type=3&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

Link to comment
Share on other sites

World record temperature change

Spearfish holds the world record for the fastest temperature change. On January 22, 1943 at about 7:30 a.m. MST, the temperature in Spearfish was -4°F (-20°C). The Chinook wind picked up speed rapidly, and two minutes later (7:32 a.m.) the temperature was +45°F (+7°C) above zero. The 49°F (27°C) rise in two minutes set a world record that still holds. By 9:00 a.m., the temperature had risen to 54°F (12°C). Suddenly, the chinook died down and the temperature tumbled back to -4°F (-20°C). The 58°F (32°C) drop took only 27 minutes.[11][12]

 

FONTE NO WIKIPEDIA TAMBÉM: http://en.wikipedia.org/wiki/Spearfish,_South_Dakota

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão tem um clima espetacular! Impressionante como consegue tirar coelho da cartola e conseguir temperaturas absurdas enquanto o resto do Brasil está quente! Se olharem no Undermap Campos é disparada a cidade mais fria do Brasil no momento, por uma distância enorme!

 

Campos do Jordão costuma se destacar no frio em grandes pré-frontais,com massas de ar seco, ASAS e no verão. Mas justamente no inverno deixa a desejar. Mesmo estando a 1700m de altitude, suas máximas não seguram e ficam em torno de 17 graus, mesmo no auge do inverno.Máximas abaixo de 10 graus na cidade seriam como dias de neve em Bom Jesus RS. Campos na verdade tem um inverno monótono, ou seja sem grande oscilações em seus dias....ex: 06/18...05/19...casaco nas primeiras horas da manhã e podendo ficar de camiseta na hora do almoço.

 

Logo que entrei aqui no Baz em 2003 me iludi muito com CDJ...mas com o tempo fui percebendo que levando em consideração apenas o inverno, Campos não está nem entre os 20 municipios + frios do País, e para se destacar entre as + frias, precisa que o Verão seja contabilizado na conta...triste..!! Sem falar da sua Nomral climatológica que é uma mentira com todo respeito ao Inmet , sendo que o mesmo disse que tem grande chance de haver erros ali..

 

Amanhã poderemos ter Piatã na Bahia ou Garanhuns em Pernanbuco como cidade mais fria do Brasil em função da sua altitude...Campos não foi nada excepcional hoje, apenas deu a lógica, completando que a região de serra de SC está 03 graus acima da média , igualmente a Reg Sudeste.

 

CDJ na verdade, agora com a chegada do verão não pode ser chamada com (+ fria), mas sim como (- quente)

 

Inverno respeitável mesmo é no RS e SC com destaque no Morro da Igreja que está quase na mesma altitude que Campos , mas com o clima infinitamente mais frio...

 

E para finalizar....clima espetacular tem Zermatt na Suiça...

 

Eu discordo. Acho excelente isso de Campos não ter máximas excessivamente baixas, pois você aproveita melhor o dia. Lógico que frio por frio, o do Sul é mais forte, mas comparar o Morro da Igreja com a cidade de Campos do Jordão é uma comparação injusta, não acha!? Se for pra comparar pico com pico que seja Morro da Igreja com Pedra da Mina. Claro que a PdM é mais quente, mas pelo menos é uma comparação mais justa.

 

O que acho incrível em Campos é que nessas situações em que o Brasil inteiro está quente ela consegue mínimas absurdas! Ontem a gelada Urupema teve 14,9ºC de mínima e Campos do Jordão 6,6ºC. Isso a menos de 2h de SP que teve uma noite tropical com 21,3ºC de mínima... é ou não é impressionante!?

 

Máxima Sub-5 é boa para ficar trancado dentro de casa. As máximas de Campos são perfeitas para fazer um esporte ao ar livre, dar uma corrida, escalar uma montanha, apreciar a vista, tomar uma cerveja na rua... prefiro fazer essas atividades a ficar embaixo das cobertas, não que isso não seja gostoso também!

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião é melhor ter frio o ano todo do que 3 meses de frio "extremo" apenas...

Temperaturas entre 17 e 5 graus pra mim não fazem diferença, as 2 me deixam feliz por não estar passando calor.

O que realmente faria a diferença é se nevasse com frequencia, seria muito legal! mas é o caso do sul?

 

Aí é que está Frost! CDJ não faz frio o ano inteiro. Ela tem temperaturas mínimas baixas o ano inteiro, o que é diferente de fazer frio durante todo o ano! Frio o ano inteiro, só no Ártico ou na Antártida. Ou em alguma cidade do noroeste dos USA/Sudoeste Canadense. Mesmo assim, por lá também faz algum calor.

 

Entretanto, é um clima que agrada muitas pessoas, inclusive a mim (não é o meu preferido, mas eu acho interessante essa amplitude diária o ano todo!).

 

 

Eu já fui a muitos lugares realmente frios no Inverno. Acho um saco! Você fica empacotado de roupas o dia inteiro, é ruim para andar na rua (tira e coloca de volta roupas a cada loja que você entra) e para praticar esportes ao ar livre. Esse frio de Campos, que é muito forte durante a noite com um "calor vampiro ao inverso" é o melhor que existe (claro que na minha opinião, de acordo com as atividades que eu gosto de fazer).

 

Ano passado peguei um dos dias mais frios do ano em Monte Verde, frio de as 9h da noite os carros estarem todos com uma boa camada de gelo! Fez algo como -3 ou -4 de mínima. Durante o dia, a temperatura subiu com o céu azul e fui, de shorts e camiseta, correndo até um daqueles morros de 2.000m. Tirei algumas fotos la em cima, fiquei curtindo a paisagem. Muito gostoso fazer isso. Com frio constante o dia inteiro teria que ir todo vestido e não ia ser gostoso ficar vendo a vista lá de cima pelo frio, não daria para tomar uma cerveja no jardim do Fritz...etc...

 

Cada um tem suas preferências. Eu sou um entusiasta do frio vampiro!

 

:vampire:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião é melhor ter frio o ano todo do que 3 meses de frio "extremo" apenas...

Temperaturas entre 17 e 5 graus pra mim não fazem diferença, as 2 me deixam feliz por não estar passando calor.

O que realmente faria a diferença é se nevasse com frequencia, seria muito legal! mas é o caso do sul?

 

Aí é que está Frost! CDJ não faz frio o ano inteiro. Ela tem temperaturas mínimas baixas o ano inteiro, o que é diferente de fazer frio durante todo o ano! Frio o ano inteiro, só no Ártico ou na Antártida. Ou em alguma cidade do noroeste dos USA/Sudoeste Canadense. Mesmo assim, por lá também faz algum calor.

 

Entretanto, é um clima que agrada muitas pessoas, inclusive a mim (não é o meu preferido, mas eu acho interessante essa amplitude diária o ano todo!).

 

Depende do que você considera frio...

Indo pelo senso comum faz frio o ano todo sim por ali, quase ninguem sai de noite de camiseta de manga curta. (frio noturno o ano inteiro)

E durante o dia o "calor" é perfeitamente suportavel

 

 

Uma vez peguei um dos dias mais quentes do ano em Monte Verde! Insuportáveis 25ºC... :heat:

Link to comment
Share on other sites

Como Renan bem disse, eu sou um fâ incondicional do frio de advecção. Porradas polares são "excitantes", ainda mais se o local abatido pela porrada possui alguma altitude. Por isso minha forte predileção pelo clima da serra do sudeste do RS. As baixadas de Pinheiro Machado são um sonho, mas o lugar não possuio atrativo algum. Daí, fico com Gramado e Canela, mesmo.

 

No mundo, nada pode ser mais bacana que o clima do meio-oeste americano. Adoro o clima de cidades como Atlanta, Dallas, St. Louis e Denver. Sobre esta última, prefiro ela muito antes do que Aspen e Vail, pois Denver está muito mais sujeita a grandes invasões polares do que as duas anteriores (mais famosas), pois as Rochosas localizadas a oeste de Denver funcionam como uma barreira natural para a entrada das grandes altas polares.

 

 

Apesar de gostar mais do frio vampiro, achei animal quando fez 10ºC ao meio dia aqui em SP, no final de Setembro!

Link to comment
Share on other sites

No Acre hoje tem lugar que está fazendo até frio. Ao meio-dia, faz apenas 18 graus em Brasiléia e Epitaciolândia, onde chove forte desde cedo.

 

Uma frente fria chegou ao Acre hoje cedo e está trazendo muita chuva e queda da temperatura. Em Rio Branco após uma madrugada abafada, ao meio-dia faz apenas 20ºC pela estação do Inmet. Já choveu forte boa parte dessa manhã. Também venta muito, as rajadas estão chegando próximo dos 50m/h, deixando a sensaçao térmica bem menor. Para se ter uma idéia, com 20 graus e 50km/h de vento, a sensaçao térmica fica em torno dos 14ºC. Quem está indo passar o feriadao na fronteira, terá que levar um agasalho porque estará uma boa sensaçao de frio por lá. E quem vai ao Peru também, até mesmo Puerto maldonado, a 200 km da fronteira com o Acre, fazia apenas 16 graus com chuva agora a pouco.

Link to comment
Share on other sites

Como Renan bem disse, eu sou um fâ incondicional do frio de advecção. Porradas polares são "excitantes", ainda mais se o local abatido pela porrada possui alguma altitude. Por isso minha forte predileção pelo clima da serra do sudeste do RS. As baixadas de Pinheiro Machado são um sonho, mas o lugar não possuio atrativo algum. Daí, fico com Gramado e Canela, mesmo.

 

No mundo, nada pode ser mais bacana que o clima do meio-oeste americano. Adoro o clima de cidades como Atlanta, Dallas, St. Louis e Denver. Sobre esta última, prefiro ela muito antes do que Aspen e Vail, pois Denver está muito mais sujeita a grandes invasões polares do que as duas anteriores (mais famosas), pois as Rochosas localizadas a oeste de Denver funcionam como uma barreira natural para a entrada das grandes altas polares.

 

 

Apesar de gostar mais do frio vampiro, achei animal quando fez 10ºC ao meio dia aqui em SP, no final de Setembro!

 

Em campos fez 2 com precipitação nesse horario se não estou enganado

Link to comment
Share on other sites

Nossa linda serra da Mantiqueira registrou um LINDO fenômeno. Espetacular este sincelo!

 

Como o Ronaldo disse, pode ter dado alguma neve também, pois o sincelo é formado por nuvens

estratus. Estas nuvens, por vezes, são capazes de gerar alguma precipitação.

 

MEU DEUS, algum dia teremos uma Davis lá nos 2400m deste parque, eu sei que teremos!!!

Link to comment
Share on other sites

No Acre hoje tem lugar que está fazendo até frio. Ao meio-dia, faz apenas 18 graus em Brasiléia e Epitaciolândia, onde chove forte desde cedo.

 

Uma frente fria chegou ao Acre hoje cedo e está trazendo muita chuva e queda da temperatura. Em Rio Branco após uma madrugada abafada, ao meio-dia faz apenas 20ºC pela estação do Inmet. Já choveu forte boa parte dessa manhã. Também venta muito, as rajadas estão chegando próximo dos 50m/h, deixando a sensaçao térmica bem menor. Para se ter uma idéia, com 20 graus e 50km/h de vento, a sensaçao térmica fica em torno dos 14ºC. Quem está indo passar o feriadao na fronteira, terá que levar um agasalho porque estará uma boa sensaçao de frio por lá. E quem vai ao Peru também, até mesmo Puerto maldonado, a 200 km da fronteira com o Acre, fazia apenas 16 graus com chuva agora a pouco.

 

Então temos um dia de inverno em Outubro aí no AC, meu amigo. Que bom que está aproveitando um friozinho aí no norte. Por enquanto, aqui em

JF, nada de frio. Faz calorosos 31,3ºC aqui em casa, enquanto que a máxima foi de 32,5C às 14h. Digo que esta foi a máxima do dia porque agora já

encheu de nuvens e acho difícil de voltarmos a subir além dos 32 nesta tarde. Eu vi à noroeste da cidade uma pancada bem rápida de chuva, algo que

me surpreendeu pois não havia indicativo de chuva por enquanto. Amanhã sim, vem muita água, possivelmente acima de 50mm.

Link to comment
Share on other sites

Como Renan bem disse, eu sou um fâ incondicional do frio de advecção. Porradas polares são "excitantes", ainda mais se o local abatido pela porrada possui alguma altitude. Por isso minha forte predileção pelo clima da serra do sudeste do RS. As baixadas de Pinheiro Machado são um sonho, mas o lugar não possuio atrativo algum. Daí, fico com Gramado e Canela, mesmo.

 

No mundo, nada pode ser mais bacana que o clima do meio-oeste americano. Adoro o clima de cidades como Atlanta, Dallas, St. Louis e Denver. Sobre esta última, prefiro ela muito antes do que Aspen e Vail, pois Denver está muito mais sujeita a grandes invasões polares do que as duas anteriores (mais famosas), pois as Rochosas localizadas a oeste de Denver funcionam como uma barreira natural para a entrada das grandes altas polares.

 

 

Ah, eu também, curto mesmo é frio de advecção! A citada monotonia atribuída ao clima de CJ deve-se basicamente à sua latitude, pois dentro da zona intertropical, submete-se às condições típicas do regime pluviométrico tropical, com outono-inverno bastante secos e sob efeito de contínuos bloqueios atmosféricos por causa da ASAS. CJ em que pese o forte frio propiciado principalmente pela altitude, em uma escala macro, se insere dentro de uma dinâmica tropical. Já nas serras gaúchas e catarinenses, o regime é subtropical, caracterizado por uma dinâmica com bem mais umidade e precipitação no período outono-inverno, e eventos de advecção.

Quanto ao tipo de clima que seria o meu "sonho de consumo", eu diria o da costa leste norte-americana, a exemplo de Nova Iorque, Washington DC, com quatro estações muitíssimo bem definidas, verões ensolarados e quentes (por vezes muito quentes!), invernos rigorosos e com neve, primavera com o impacto gerado pelo contraste abrupto em relação a um inverno passado mas recente, e um outono multicolorido! Esse para mim é o clima mais legal do mundo! Acho que o meio-oeste americano para mim já tem um verão excessivamente seco e quente, além dos ciclones...

Mas como sempre digo, um clima como o de Caxias do Sul com a frequência de neve em flocos e acumulação que tinha até meados da década de 1990,

já estaria de ótimo tamanho!

Link to comment
Share on other sites

Estou aqui em Floripa passando o feriado. O tempo esta terrível, uma pena. E não deve melhorar muito pelo que vi, um feriado na praia virou um feriado para descansar e ler... Não que seja tão ruim, mas muda a expectativa.

Coutinho, peguei um taxista que é seu fã. Abs

Link to comment
Share on other sites

Nossa linda serra da Mantiqueira registrou um LINDO fenômeno. Espetacular este sincelo!

 

Como o Ronaldo disse, pode ter dado alguma neve também, pois o sincelo é formado por nuvens

estratus. Estas nuvens, por vezes, são capazes de gerar alguma precipitação.

 

MEU DEUS, algum dia teremos uma Davis lá nos 2400m deste parque, eu sei que teremos!!!

 

 

Vamos fazer uma vaquinha pra pegar uma estação!?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu topo fazer esta vaquinha. Mas temos que organizar num tópico próprio e tem que ser bem planejado,

afinal as estações são carinhas, hehehe. Mas o preço nem é a dificuldade verdadeira na verdade. Difícil

é acharmos um local bom e seguro lá em cima!

 

Mas, fica a sugestão de um tópico...lá no fórum geral.

Link to comment
Share on other sites

Eu topo fazer esta vaquinha. Mas temos que organizar num tópico próprio e tem que ser bem planejado,

afinal as estações são carinhas, hehehe. Mas o preço nem é a dificuldade verdadeira na verdade. Difícil

é acharmos um local bom e seguro lá em cima!

 

Mas, fica a sugestão de um tópico...lá no fórum geral.

 

 

Eu deixaria perto do Posto Marcão, assim podemos contar com os guardas do parque.

Link to comment
Share on other sites

Eu tô dentro da vaquinha para a estação. É o local mais interessante que ainda não possui dados confiáveis. Precisamos muito saber o que se passa lá no alto da Mantiqueira.

 

Dia 31/Out vai cair na minha conta um pagamento de USD 199.95 do Google pelos anúncios que aparecem nos vídeos do meu canal no Youtube. Já adianto que vou separar integralmente este valor para a vaquinha da Estação Baziana do Alto do Itatiaia.

 

Agradeçam ao Google pelo patrocício da estação! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Eu tô dentro da vaquinha para a estação. É o local mais interessante que ainda não possui dados confiáveis. Precisamos muito saber o que se passa lá no alto da Mantiqueira.

 

Dia 31/Out vai cair na minha conta um pagamento de USD 199.95 do Google pelos anúncios que aparecem nos vídeos do meu canal no Youtube. Já adianto que vou separar integralmente este valor para a vaquinha da Estação Baziana do Alto do Itatiaia.

 

Agradeçam ao Google pelo patrocício da estação! :mosking:

 

Coisa linda esse pagamento do Google. Parabéns pelo canal patrocinado, Luba.

Link to comment
Share on other sites

Eu tô dentro da vaquinha para a estação. É o local mais interessante que ainda não possui dados confiáveis. Precisamos muito saber o que se passa lá no alto da Mantiqueira.

 

Dia 31/Out vai cair na minha conta um pagamento de USD 199.95 do Google pelos anúncios que aparecem nos vídeos do meu canal no Youtube. Já adianto que vou separar integralmente este valor para a vaquinha da Estação Baziana do Alto do Itatiaia.

 

Agradeçam ao Google pelo patrocício da estação! :mosking:

 

Coisa linda esse pagamento do Google. Parabéns pelo canal patrocinado, Luba.

 

 

Valeu, Caio! Quando a estração estiver em mãos posso levá-la para instalar, mas seria bom contar com alguém que já fez isso antes... João!? hehehe

 

Vai ser a estação mais alta do Brasil!

 

Essa minha foto é na mesma estradinha que aparece na foto do sincelo!

 

316796_10150344736812863_1769436537_n.jpg

6.jpg

Link to comment
Share on other sites

Estou aqui em Floripa passando o feriado. O tempo esta terrível, uma pena. E não deve melhorar muito pelo que vi, um feriado na praia virou um feriado para descansar e ler... Não que seja tão ruim, mas muda a expectativa.

Coutinho, peguei um taxista que é seu fã. Abs

 

 

FIM DE SEMANA DE TEMPO BOM AÍ, TE ACALME O AGONIADO, MUITO BOM NO DOMINGO.

 

http://www.facebook.com/climaterraronaldo.coutinho

 

FOTOS DE UMA NEVASCA EM FRAIBURGO.

 

AGORA TEM GAROA E 11,4°C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.