Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Outubro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 529
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Bom dia caros amigos. Aqui em Bom Jesus um pouco de nebulosidade, mas o sol já começa a dar as caras. Os estragos do granizo ontem foram localizados, mas bem consistentes. Teve lugares em que as pedras furaram telhas brasilit de 6mm, além de literalmente "achatar" alguns telhados de zinco mais fino. Surpreendentemente, o granizo desviou dos pomares de macieiras, e tomou o rumo do litoral via borda da serra. Os produtores agradeceram imensamente...

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre fechou setembro com média de 17,8C, anomalia de +1,0C em relação ao normal.

 

Ou seja: Inverno 2012 lixoso! Maio, Agosto e Setembro acima da média por aí, enquanto Junho e Julho foram abaixo. Mesmo

assim, a anomalia negativa dos 2 meses mais frios do ano não foi suficiente para compensar o Agosto tórrido.

 

Por aqui ficamos da seguinte maneira:

 

Maio abaixo da média;

Junho bem acima;

Julho acima;

Agosto abaixo;

Setembro bem acima;

 

Foi um ano bem fraco para frio :negative:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre fechou setembro com média de 17,8C, anomalia de +1,0C em relação ao normal.

 

Ou seja: Inverno 2012 lixoso! Maio, Agosto e Setembro acima da média por aí, enquanto Junho e Julho foram abaixo. Mesmo

assim, a anomalia negativa dos 2 meses mais frios do ano não foi suficiente para compensar o Agosto tórrido.

 

Por aqui ficamos da seguinte maneira:

 

Maio abaixo da média;

Junho bem acima;

Julho acima;

Agosto abaixo;

Setembro bem acima;

 

Foi um ano bem fraco para frio :negative:

 

Pior que essa neve que deu agora semana passada (nem parece q nevou semana passada) dá nem pra computar como inverno 2012, pq tanto climaticamente quanto astronomicamente ja estavamos na primavera

Link to comment
Share on other sites

Renan, o ano até agora em Porto Alegre:

 

Jan: 24,8C (+0,2C)

Fev: 26,6C (+1,9C)

Mar: 23,6C (+0,5C)

Abr: 19,9C (-0,2C)

Mai: 18,6C (+1,8C)

Jun: 14,8C (+0,5C)

Jul: 13,3C (-1,2C)

Ago: 19,1C (+3,8C)

Set: 17,8C (+1,0C)

 

Ano (projetado): 20,4C (+0,9C). Seria o ano mais quente desde 2001, que fechou com 20,7C, e o segundo mais quente da série iniciada em 1949 pelo NASA GISS.

 

Para Porto Alegre fechar 2012 na média teríamos que ter uma anomalia média de -2,8C para cada um dos próximos 3 meses do ano. Convenhamos, é impossível.

Link to comment
Share on other sites

Renan, o ano até agora em Porto Alegre:

 

Jan: 24,8C (+0,2C)

Fev: 26,6C (+1,9C)

Mar: 23,6C (+0,5C)

Abr: 19,9C (-0,2C)

Mai: 18,6C (+1,8C)

Jun: 14,8C (+0,5C)

Jul: 13,3C (-1,2C)

Ago: 19,1C (+3,8C)

Set: 17,8C (+1,0C)

 

Ano (projetado): 20,4C (+0,9C). Seria o ano mais quente desde 2001, que fechou com 20,7C, e o segundo mais quente da série iniciada em 1949 pelo NASA GISS.

 

Para Porto Alegre fechar 2012 na média teríamos que ter uma anomalia média de -2,8C para cada um dos próximos 3 meses do ano. Convenhamos, é impossível.

Minha simples de setembro ficou em 18,95° contra 20,3° de agosto.

 

Abril ainda por cima foi meia-bomba. Um mês que se salvou do estrago devido ao frio dos últimos dias. Ou seja: predominou a dinâmica irritante de jan-mai com uma breve quebra no final de abrio/início de maio. Os únicos períodos que se salvam em 2012 são a virada abr/mai, a onda de frio de junho e o mês de julho. Ainda que setembro tenha sido tolerável, o resto dá para jogar fora.

 

Ademais, agosto foi tão lixo, mas tão lixo que setembro foi aparentemente bom. Mas só aparentemente, porque até o dia 20 ficamos em TOTAL ausência de frio. Estamos simplesmente desacostumados com o frio. Tanto é que nesse início de outubro já será quente, e a impressão que tenho é que isso não mudará em nada nosso costume com o calor. Tenho a sensação de uma primavera contínua desde agosto quebrada apenas pelo frio do final de setembro. Um horror.

 

2012 brigando a facadas com 1998 como o pior ano climático da minha vida. Peleia braba!

 

Hoje tive mínima de 18,9°. Agora faz 22,9° com 76%. E a previsão é de calor e umidade nos próximos dias. Pelo menos teremos bastante chuva!

 

Abraços lastimáveis!

Link to comment
Share on other sites

São Carlos passou da agua pro vinho... com a troca de semana... semana passada foi fria, mas aqui, a partir de domingo, tá muito calor, termometro bateu 32° nos ultimos 3 dias e as minimas não desceram pra 20°. Saudades da mantiqueira já...

 

EDIT: Parece que bateu 30° em Caldas esses dias, acho que estar em Divinolândia não ia ajudar muito lol

Link to comment
Share on other sites

GFS e Europeu concordam com a chegada de um refresco para nós na semana que vem, a partir do dia 11. Ufa!

Enquanto isso, vamos seguindo com o calor da primavera. Neste momento faz agradáveis 20,3ºC mas a tarde

deve ter máxima de 30º ou um pouco mais. Semana que vem a estação chuvosa deve começar em definitivo.

Link to comment
Share on other sites

GFS e Europeu concordam com a chegada de um refresco para nós na semana que vem, a partir do dia 11. Ufa!

Enquanto isso, vamos seguindo com o calor da primavera. Neste momento faz agradáveis 20,3ºC mas a tarde

deve ter máxima de 30º ou um pouco mais. Semana que vem a estação chuvosa deve começar em definitivo.

Incrível, mas o ETA para 7 dias dá variação de 7° a 17° no dia 11!! :shok: :mosking: Isso que é POA!!! Com esse dado negativaria fácil nos Aparados e na região de SJ, sem contar outras baixadas. Seria histórico!! Mas vamos esperar. Em 4/10/99 tive 7,4° de mínima, de longe meu recorde para outubro.

 

Antes disso teremos calor e chuva. A MetSul dá 34° para cá na 2ª-feira, mas o ETA coloca muita chuva ao longo da semana.

 

Hoje tive mínima de 18,5° e fechadão. Agora faz 20,5° com 86% e nublado com estratus. Pressão em 1013,8 mb.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

GFS e Europeu concordando com temperaturas entre 1oC e 3oC em 850 hpa em boa parte do leste dp RS e sudeste de SC a partir do meio da semana que vem... Potencial para geada em áreas acima de 600m, mas a esta altura perto do que já houve na semana passada isso vai ser pinto, ao menos para as frutíferas..

 

AQUI EM CASA NO MEU VINHEDO (10 M QUADRADOS) E NO POMAR CASEIRO, DE 1/2 TON DE SAFRA PARA ALGUNS KG....

Link to comment
Share on other sites

Raios, raios e mais raios de sol... :laugh: :laugh: :laugh:

 

Aqui raios através dos cirrus, mas MUITO calor!! Agora tenho 32,9° com 54%! O que dá p.o. de 22,3°!! Na Sertório faz 33,9°!!! Com o avanço do sistema e o calor + umidade eu creio que o tempo não segura até a virada da noite. Aposto em chuva, mas que alguma pancada ou mesmo chuva mais fraca com vento.

 

Depois de uma mínima de 18,5° agora já tenho 31,2° com 58%, o que dá p.o. de 21,9°!

Engano: a mínima foi de 19,6°. Os 18,5° foram ontem.

 

Abraços para mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Tchê, eu não quero assustar, mas os relâmpagos estão quase grudados um no outro, temos previsão de tornado? Vamos abrir o olho.

Caramba!! Que coisa impressionante!! Eu vi pelo radar do Redemet o POTENTE núcleo de tempestade ao oeste de POA!!

 

Só que eu não vi quase nada. Fui na missa das 18 às 19 h. Nesse meio tempo a MetSul deu vários alertas de tempestade severa para POA anunciando ser uma supercélula! Dentro da igreja eu só via os clarões e ouvia um pouco do vento e da chuva. Chegou a faltar luz por um minuto. As fotos no twitter da MetSul são impressionantes!! A tormenta era feia mesmo! Deu granizo em alguns bairros e em Canoas.

 

Agora a tempestade está na borda da serra e se dirige para essa região e o Litoral Norte. Aqui acumulei 24,0 mm. A chuva foi TORRENCIAL!! Faz 22,2° com 86% e temos fortes relâmpagos ao S e E.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

06:56 no Acre e o domingo de eleição amanhece chuvoso em Rio Branco, com 23ºC

 

Fazendo uma retrospectiva das últimas eleições por aqui, constata-se que sempre chove em dia de eleição, algumas vezez chuvas torrenciais. Teve uma ano que me lembro que até granizo caiu. Na última eleição de 2010, além da chuva, o frio chamou a atenção também. Em Rio Branco, por volta do meio-dia a temperatura era de apenas 18 graus, e no interior do Estado, em Epitaciolandia fazia apenas 16ºC, devido uma forte massa de ar polar para essa época do ano. Em 2008, a máxima também ficou baixa devido as chuvas, e ao meio-dia também chovia e fazia apenas 22ºC. Em 2006, no dia 1º de outubro, dia de eleição, também chovia ao meio-dia, e fazia 22ºC. Em 2004, ao meio-dia a temperatura era de 23ºC, também com chuva.

Link to comment
Share on other sites

carlosgrothoff Por volta das 18:00h de hoje(06), um homem de 49 anos de Fpolis, caiu num penhasco na Serra do Rio do Rastro. Bombeiros trabalham no local. about 1 hour ago · reply · retweet · favorite

 

QUE FALTA DE BOM SENSO!!!

 

AINDA NÃO FOI RESGATADO. ESTÃO TRABALHANDO NO LOCAL AGORA.

 

O cidadão foi resgatado com vida e está bem: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2012/10/turista-cai-em-fenda-de-20-metros-na-serra-do-rio-do-rastro-em-sc-3909515.html

Link to comment
Share on other sites

Está ganhando força a MP do dia 11. 18Z do GFS ampliou bem a força deste sistema para cá.

 

 

A previsão do gfs tá sensacional! É uma mp do final de setembro, só que um pouco mais fraca.

 

Sp deve ter máxima de 14 C na sexta e 16 C no sábado. A mínima chega a 9 C.

 

Calor forte e longo com períodos curtos e fortes também de frio. Padrão usa batendo forte. O Ronaldo é fod%#! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Goiânia o calor tá de matar. Já estamos sem chuvas a 10 dias. Pela previsão, o retorno delas lá pelo fim da próxima semana. Aguardemos.

 

Obs: o irmão do Caio tá na frente na disputa pela prefeitura de Floripa. Pelo irmão que tem, aposto que deva ser boa gente. Que dê tudo certo para que possa administrar uma das mais belas cidades brasileiras. Como não posso votar, vou torcer. :good: :good: :good:

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Goiânia o calor tá de matar. Já estamos sem chuvas a 10 dias. Pela previsão, o retorno delas lá pelo fim da próxima semana. Aguardemos.

 

Obs: o irmão do Caio tá na frente na disputa pela prefeitura de Floripa. Pelo irmão que tem, aposto que deva ser boa gente. Que dê tudo certo para que possa administrar uma das mais belas cidades brasileiras. Como não posso votar, vou torcer. :good: :good: :good:

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Geada em outubro na serra, nada excepcional. Outubro tradicionalmente é um mês que ainda pode fazer um frio que lembre o inverno assim como pode fazer um calor que lembre o verão. Mas essas velhas lembranças climáticas não se aplicam a 2012, ano desequilibrado e anômalo climaticamente, e muito quente.

 

Com exceção dos meses de julho onde a predominância fora de frio constante e agosto onde calor domminou, de resto estamos tendo a mesma tônica praticamente desde março. Ou seja, meses com predominância de calor com 1 ou 2 MPs mto fortes para maquiar as médias.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.