Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Outubro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 529
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Hoje provavelmente baterei a máxima absoluta desde que comecei as medições na Granja Viana, que foi de 35,9ºC, exatamente neste outubro tórrido, hehe. Estou agora com 35,5ºC e muito sol. Nunca vi um termômetro de confiança bater nos 36ºC. Coisa inédita para mim.

 

O dia de hoje promete ser tão quente quanto o Domingo passado, ou até mais, dependendo da área em que estiver.

 

-O estado de SP, por exemplo, chegou aos quarenta. Na última hora, a cidade de Votuporanga estava com 40,2ºC.

 

-A serra da Mantiqueira promete ter seu dia mais quente do ano também, com Monte Verde já batendo os 29ºC às 13h!

 

-Juiz de Fora não terá o seu recorde de máxima quebrado, mas de qualquer forma alcançaremos algo como 36/37 graus hoje.

Trata-se de uma ÉPICA onda de calor, a mais forte que eu já presenciei!

 

CURITIBA também não escapará do calorão hoje. O aeroporto já registrava 34C às 13h!

Link to comment
Share on other sites

Caio, parabéns pelo seu irmão e espero que ele faça um mandato semelhante ao do Bertaiolli aqui em Mogi, que pertence ao mesmo partido. Nada de se espelhar no pilantra do Kassab, fundador da sigla.

 

Já estou de volta e o sensor externo deu pau. Estimo neste momento uns 34ºC por aqui. :heat: Gosto de sol e tempo seco, porém ODEIO calor, ainda mais em excesso... :evil:

Link to comment
Share on other sites

No norte também temos uma onda de calor. Não chove desde domingo em Rio Branco, e desde entao temos contando com hoje, já 3 dias ensolarados e de calor intenso. Ontem máxima de 35ºC e hoje essa mesma temperatura já está se repetindo. A mínima hoje no aeroporto bateu elevadíssimos 24ºC, a maior do ano, já atingida alguns dias atrás também.

 

Parece que o ar secou em boa parte do Brasil e os termometros dispararam. Eu vi no site do G1 que chegou a 43ºC em Ribeirão Preto. De lascar mesmo!!!

Link to comment
Share on other sites

Vue do Renan experimentando 37C nesse momento! Carái!

 

Curitiba com 35C!

 

Desse jeito nem posso reclamar dos 29C de POA com sensação de 33C.

 

Que dia!!

 

O negócio é o seguinte: Tá calor "pra caraleo" :mosking: :laugh:

 

Postarei a seguir uma lista das cidades que "quarentaram" esta tarde.

Link to comment
Share on other sites

30C no aero de Fpolis umidade 70%.

 

35,8 em Criciúma/SC enquanto Novo Horizonte/SC 17,3C.

 

Climaterra

37,2°C em Tubarão/Plantar Agronomia, 35,8°C Criciúma/Epagri, 35,0°C Urussanga/Inmet, 34,0°C Campo Alegre/Epagri, máximas até agora.

about 1 hour ago · reply · retweet · favorite

Link to comment
Share on other sites

Muito calor nestas cidades, Renan!!

 

Agora, em Campo Alegre os 34,3ºC de uma das estações foi qualquer coisa de espetacular!!!

 

O leste do planalto norte mandou ver nas máximas!

 

Tem outros recordes das estações do Simepar (desde 1997), em cidades como Londrina e Maringá, que registraram mais de 38ºC!

Link to comment
Share on other sites

Hoje bati meu recorde de máxima absoluta desde que iniciei as medições aqui na Granja Viana: 36,6ºC!. Pegando sobre o que o Renan falou, sobre as décadas de 80 e 90 forem do frio e a passada e esta do calor, o que eu tive aqui hoje é comparado com julho de 94, só que ao inverso. Naquela ocasião, o Inmet de SP teve 0,9ºC de mínima; aqui deve ter dado uns -3ºC.

 

Aliás, NUNCA vi em minha vida um final de inverno e primavera astronômicos marcados por tão fortes picos de calor. Realmente está chamando a atenção. Fora o outono e inverno, que foram bem aquém do esperado, só ganhando de 2002, 2005 e 2006.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, amigos. Um dia de calor histórico. Esta onda de calor pode ser colocada em pé de igualdade frente a outros eventos

do passado. Nós desejávamos nossa "bomba polar" em 2012....bem, tivemos isso ao contrário, uma verdadeira "bomba amazônica",

rsrs.

 

E atenção...a automática do INMET aqui em Juiz de Fora registrou a temperatura máxima de 34,2ºC. Como os dados dela são, em média,

1ºC abaixo do que registra a convencional (que fica ao lado), temos boas chances de termos quebrado o RECORDE ABSOLUTO DE CALOR

na cidade. A conferir com o encerramento do dia (00Z de Quarta).

 

Na minha Davis, máxima de 37,3ºC -ficou abaixo dos 37,6ºC do Domingo-.

Link to comment
Share on other sites

Apesar de todos gostarmos do frio e torcermos pelo mesmo, o calor extremo não deixa de ser algo notável e digno

de muitos posts aqui no BAZ. Eu gosto dos extremos, então fico interessado por estes registros absurdos que estão sendo

vistos Brasil. Vejam o caso de RIBEIRÃO PRETO-SP:

 

http://atarde.uol.com.br/brasil/materias/1463866-ribeirao-preto-sp-registra-temperatura-recorde

Link to comment
Share on other sites

Depois que vi os 35,0° de Curitiba pelo twitter percebi que a coisa está FEIA em boa parte do Centro-Sul!! :shok: :shok: :shok:

 

Nós até tivemos um dia agradável perto de SC para o norte: 29,5° com 62%. Um grude. Mas vendo os dados do resto do país ficou até bom. Ainda tive rajada de 48,9 km/h!

 

Agora tenho 25,9° com 72% e venta de O a 18,2 km/h. Pressão em 1004,5 mb. Ainda vai chover.

Link to comment
Share on other sites

O clima do RS possui correlação negativa com o resto do Brasil em grandes eventos de calor. Quando aqui está terrivelmente quente, o mesmo não se verifica no resto, e o inverso, como agora, também é verdadeiro.

 

E muitas vezes isso também é verdade com a chuva. Nos eventos de ZCAS, o RS costuma ficar quase sem chuva.

Link to comment
Share on other sites

Cheguei em casa hoje e vi que meu termômetro marcou máxima de 36,3 e não acreditei. Fiquei em dúvida se o sol pudesse ter batido no termômetro, mas ele fica na sombra. Aí vi na internet sobre os records...então acho que é isso mesmo. Os dias mais quentes do verão não passam de 33 aqui. Qual a razão para o calor surreal? Apocalipse 2012? rs

Link to comment
Share on other sites

Divinolândia/SP bateu 35° pelo CIIAGRO hoje... e é uma cidade a 1050 m de altitude, grande chances de ser uma das maiores marcas já registradas por lá... mas deve estar chovendo lá, pois caiu pra 21°. Monte Alegre do Sul bateu 35° hoje, e ficou nessa faixa por um longo tempo também.

 

Fui pra Indaiatuba hoje numa viagem com a galera do curso, lá tava um forno também... segundo o Ciiagro bateu 37° lá hoje... queria ver quanto fez São Carlos, mas o site do inmet não quer abrir aqui.

 

E que valor espantoso pra Votuporanga... alias, alguém sabe qual é a maior temperatura já registrada no estado de SP?

 

EDIT: 43° em Ribeirão Preto?????????????

Link to comment
Share on other sites

São 07h35 e as extremas do dia já são interessantes: 25,6C | 29,3C ! Acho que temos tudo para bater o recorde de máxima no ano. Deprimente!

 

Vi a sua assinatura e percebi que a mínima absoluta deste ano é de tristes 05,9ºC. Cianorte pode muito mais do que isso,

vide 2011. Realmente o inverno deste ano não agradou a ninguém, heim. :cray:

 

Claro que podemos Renan. O inverno 2012 não existiu. Ah, 05,9C foi minha mínima absoluta, mas no Simepar deu 2,4C no começo de abril se não me falhe a memória.

Link to comment
Share on other sites

Em Cianorte hoje, máxima de 39,2°C na estação do Simepar e aqui em casa tive 38,4°C, com mínima de 23,6C. A sensação na rua era brutal! Mas vou te dizer, a máxima ocorreu às 14h03 e se não fosse o tempo ter fechado iríamos mais adiante... Forte temporal atingiu parte da cidade, derrubando muitas árvores e retorcendo um pedaço do teto de um posto de combustível. Registrei simbólico 1,8 mm.

Link to comment
Share on other sites

O clima do RS possui correlação negativa com o resto do Brasil em grandes eventos de calor. Quando aqui está terrivelmente quente, o mesmo não se verifica no resto, e o inverso, como agora, também é verdadeiro.

Depois da desgraça janeiro-maio e de agosto, agora o terror abrasa de SC para o norte. O ano de 2012 vai para os anais do esquecimento do BAZ. Uma desgraça! Tão desgraça que as temperaturas comportadas em setembro e outubro enganaram os gaúchos: ficamos acima da média, mas parecia muito normal... fora as tempestades!

 

Agora faz 23,1° com 77%. Pressão em 1007,1 mb e subindo. Agora o tempo seca e fica agradável. Graças a Deus.

 

Abraços deprimentes!

Link to comment
Share on other sites

ALEXANDRE, FALANDO AGORA, EM JASPER/CANADÁ/ALBERTA COM NEVE FORTE, -6 COM SENSAÇÃO DE -10/15. NOJENTO!!!
\

 

BRUNO, COUTINHO E DEMAIS AMIGOS. NA ESTRADA DE JASPER PARA BANFF PEGUEI VARIAS SNOW SQUALLS VIOLENTAS. ERA VIOLENTA A NEVE. FIZ FOTOS DE NEVE HORIZONTAL. SO NAO CLASSIFICO COMO BLIZZARD PELO VENTO NAO SER EXTREMO, MAS A NEVE ERA EXTREMA. AQUELA DE TU FICAR COM A ROUPA BRANCA EM SEGUNDOS. MUITO PUNK. NAO SE VIA QUASE NADA NA ESTRADA PELA FRENTE EM ALGUNS MOMENTOS. SINISTRO.

 

HOJE FOI UMA AULA DE METEOROLOGIA. TEVE NEVE FRACA, MEDIA E FORTE. TRANSICAO EM MINUTOS DE CHUVA PARA GELO E DE GELO PARA NEVE. PEGUEI NUM SO DIA CHUVA, FREEZING RAIN, SLEET E NEVE. WINTER WEATHER 101.

 

CLOVITO, TO VIAJANDO SOZINHO E CURTINDO PRA CARALHO, MAS HOJE TAVA ME LEMBRANDO COMO E BOM VIAJAR COM UM BOM AMIGO. AQUELES DIAS FORA MUITO SENSACIONAIS NA FNLANDIA. SE DEUS QUISER O ARTICO 2013 VAI SER CONTIGO E COM MAIS GENTE DO BAZ. EM MARCO. CANDIDATEM-SE E ORGANIZO TUDO.

Link to comment
Share on other sites

Divinolândia/SP bateu 35° pelo CIIAGRO hoje... e é uma cidade a 1050 m de altitude, grande chances de ser uma das maiores marcas já registradas por lá... mas deve estar chovendo lá, pois caiu pra 21°. Monte Alegre do Sul bateu 35° hoje, e ficou nessa faixa por um longo tempo também.

 

Fui pra Indaiatuba hoje numa viagem com a galera do curso, lá tava um forno também... segundo o Ciiagro bateu 37° lá hoje... queria ver quanto fez São Carlos, mas o site do inmet não quer abrir aqui.

 

E que valor espantoso pra Votuporanga... alias, alguém sabe qual é a maior temperatura já registrada no estado de SP?

 

EDIT: 43° em Ribeirão Preto?????????????

 

 

Vou para Monte Alegre do Sul no feriado. A cidade fica numa baixada a uns 750m de altitude com morros de até 1.100m em seu entorno. Lá o clima é de extremos, em muitos dias você pode ter uma máxima de 27ºC e uma mínima de 7ºC.

 

No verão o calor é forte, felizmente é normal que as noites sejam frescas! Apesar da máxima de 35ºC agora a temperatura é de 21,3ºC. Em SP a máxima foi de 36,3ºC e a temperatura agora é de 27,0ºC. Noite muito quente em SP! Ar condicionado ligado no máximo!!! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Que calor é esse??????

 

E o Alexandre aparece no meio de uma onda de calor postando que está atolado na neve. Tenha misericórdia por nós amigo!

 

Em Rio Branco hoje o dia variou entre 23/35 graus, mas pode crer que em termos de sensaçao térmica, chegamos pra lá dos 40 devido a umidade em torno dos 50%. Bruno com certeza o RS é o local mais frio do país nesses dias, embora esteja quente aí. Tá feia mesmo a coisa. Eu não lembro de ter visto BH com 35 graus, muito menos Brasília ou Curitiba. Tá bizarro mesmo. E as cidades que estão quarentando no país estão fazendo "bonito" nessa onda de calor. Ué, se é pra fazer calor, que faça algo histórico logo.. hahahah

 

E eu aqui to indo dormir com o ar condicionado apenas fazendo barulho, porque gelar que é bom... e 31ºC dentro do quarto às 23:00hs.

Link to comment
Share on other sites

Outro recorde que registro aqui na Granja Viana desde que comecei as medições em 2007: maior mínima nesta manhã de 4ª feira: 21,5ºC. Realmente 2012 está superando todos os recordes em termos de calor. Nunca vi.

 

A chance deste recorde quente não acontecer é caso caia um temporal no dia de hoje, hehehe. Daí a temperatura vai baixar de 21,5ºC.

Mas hoje é o último dia tórrido...It's about time!

 

Amanhã ainda será quente, mas o calor já diminui. Na sexta fica morno e com muita chuva, já no Sábado -aí sim- teremos

até um pouquinho de frio...bom, comparado com o que temos sentido, vai fazer um friozinho sim, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

EM TERMOS DE CALOR, ESTÁ SENDO UM DIA HISTÓRICO, COM EXCEÇÃO DO RS!

 

Aqui em SC foi longe de ser histórico com relação ao calor, ontem tivemos uma máxima na casa por volta dos 33°c e umidade muito alta, devia tar um real feel de 37/38 graus. Mas tirando a sensação térmica que foi alta, já peguei temperatura mais alta mesmo em setembro.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado que mais que faça temperatura de verão/onda de calor em pleno final de outubro, ela é uma coisa mil vezes mais suportável do que em dez a março. Nesta época de agora os ambientes internos de casas e apartamentos ainda estão com temperaturas relativamente amenas, a quantidade de horas de sol não é a mesma. Já nos meses de verão os ambientes internos viram uma sauna, o sol é interminável, e as noites não refrescam.

 

Acho que esse calor todo é só o começo, dificilmente faz um calor assim em outubro e novembro/dezembro passa batido.

Link to comment
Share on other sites

Tenho a sensação de que este verão vai ser com temperaturas acima da média. Nos últimos anos, tivemos a estação

mais quente do ano sob influência de la niña e não será o caso desta temporada. Prevejo mais sofrimento baziano

pela frente.

 

Novembro, no entanto, me parece que será abaixo da média, ao menos no leste das regiões Sul e Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Por que acredito que Novembro terá uma dinâmica diferente de Outubro, com temperatura

abaixo da média em diversas partes do centro-sul?

 

1) AAO em forte queda. A maior queda desde o início do inverno climático:

 

aao.mrf.gif

 

2) Caminho livre para possíveis anticiclones lá no extremo sul.

 

Eu acho que teremos uma entrada mais frequente de ar polar neste mês que se avizinha devido a estes dois fatores

mencionados. Eu também poderia falar algo a respeito da camada de gelo na Antártida, mas não sei onde procurar

esta informação.

 

Não ouso dizer em MPs continentais clássicas de inverno, me refiro mais às oceânicas. Frentes frias que passarão pelo

litoral do Sudeste têm grandes chances, neste mês, de alinharem canais de convergência entre o Norte e o Sudeste,

originando as famosas ZCAS. Creio que será um Novembro com pelo menos 1 evento significativo de ZCAS.

 

Estão feitas minhas amadoríssimas apostas. E as de vocês? :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Mauro, os projetos de Gramado são referência exemplar para o Brasil e tenho a certeza que despertam o interesse de Florianópolis. Vou incentivar o meu irmão que conheça. Temos muuuuuuuuuuuito trabalho pela frente.

email: caiosouzafloripa@hotmail.com

Abraços

 

Obrigado Caio, já te enviei e-mail. :good:

Link to comment
Share on other sites

Por que acredito que Novembro terá uma dinâmica diferente de Outubro, com temperatura

abaixo da média em diversas partes do centro-sul?

 

1) AAO em forte queda. A maior queda desde o início do inverno climático:

 

2) Caminho livre para possíveis anticiclones lá no extremo sul.

 

Legal Renan! Vamos aguardar esta mudança de clima, pois o calor e abafamentos estão grandes nesta semana...

Link to comment
Share on other sites

Olha Renan, sei não hein, mas acho que não existe ZACS em Novembro. Elas só se formam por aqui no Sudeste partir meados Dezembro e geralmente se extendem até meados de fevereiro.

 

Mas, o que dizer caros? Estou simplesmente vivendo uma coisa que possivelmente não verei mais. Afinal de contas hoje registrei nada mais nada menos que 37,4ºC. Este valor supera a máxima absoluta do Inmet em SP de 37ºC ocorrida no dia 20/Jan/1999 desde que iniciaram as medições por lá. Embora o desconforto, a felicidade por estar vivenciando a história.

Link to comment
Share on other sites

Olha Renan, sei não hein, mas acho que não existe ZACS em Novembro. Elas só se formam por aqui no Sudeste partir meados Dezembro e geralmente se extendem até meados de fevereiro.

 

Mas, o que dizer caros? Estou simplesmente vivendo uma coisa que possivelmente não verei mais. Afinal de contas hoje registrei nada mais nada menos que 37,4ºC. Este valor supera a máxima absoluta do Inmet em SP de 37ºC ocorrida no dia 20/Jan/1999 desde que iniciaram as medições por lá. Embora o desconforto, a felicidade por estar vivenciando a história.

 

Caco, valor impressionante mesmo!!

 

Ontem foi Ctba que registrou um das maiores temperaturas de sua história (desde que se tem dados, obviamente).

 

Hoje São Paulo vai vivendo um dia histórico, veja:

 

Estação IAG-USP ‏@estacao_IAG

Importante: nosso termômetro de máxima indicou 35,8°C agora pouco. Trata-se do novo recorde absoluto de maior temperatura.

 

Estação IAG-USP ‏@estacao_IAG

O recorde anterior era 35,6°C em 7 de dezembro de 1940. O dia de hoje é histórico ao longo de quase 80 anos de funcionamento.

 

Quanto não está na chapa de concreto, hein??

 

 

Por aqui tive máxima de 34ºC com sensação chegando aos 39ºC. Agora, muitas nuvens e já baixamos para 28ºC.

Link to comment
Share on other sites

Depois dos 35oC de ontem, o aero de Curita tme 34oC na sequencia! Só não deve passar do inferno absoluto de ontem em função da maior nebulosidade...

 

Beto, sem dúvida: ontem tivemos o dia mais quente EVER in Curitiba, mas por ser Outubro a noite foi relativamente fresca. Se fosse high summer teríamos tido aquelas noites com 23oC na madruga como tivemos recentemente, nas quais é´impossível durmir! Lembrando, ar condicionado em casa é artigo de alto luxo em Ctba. Ontem eu consegui domir com a parte de cima do pijama e coberto por lençol sem sequer apelar para ventilador, pois o aero marcava saudáveis 19oC a meia noite!! Na última onda de calor de verão por aqui eu não conseguia dormir sem camimsa e na frente do ventilador!

Link to comment
Share on other sites

NEVA EM BANFF.

 

ONTEM A NOITE TINHA NEVE E GELO MISTURADO CAINDO. CALCADAS UM NOJO DE ESCORREGADIAS.

 

NA MADRUGADA E AGORA DE MANHA APENAS NEVE. TUDO BRANCO. QUARTO DIA SEGUIDO QUE PEGO NEVE.

 

A PROPOSITO, BANFF E A GRAMADO DO CANADA. O BRUNO CONHECE. TO PAGANDO AQUI UM TERCO QUE PAGUEI PELA POUSADA EM CANELA EM JULHO POR UM QUARTO DE HOTEL QUE E DEZ VEZES MELHOR. ALGO ESTA ERRADO COM A NOSSA POLITICA DE PRECOS EM TURISMO NO BRASIL. FORA DA CASINHA,

 

HALOWEEN COM NEVE......INTERESSANTE. HOJE VOU PRA BALADA COM A MINHA FANTASIA QUE COMPREI EM VANCOUVER DE HOMER SIMPSON. ROUPA COMPLETA E MASCARA. BALADAS AQUI SAO SINISTRAS DE LEGAIS, DE HALOWEEN ENTAO O BICHO VAI PEGAR.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.