Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2012


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Hoje pensei que fosse chover msgs sobre os expressivos volumes de precipitação em POA, mas não.

 

Interessante do twiter da metsul;

 

metsul MUNDO | Você acha que choveu muito hoje? O que dizer de Jacobabad, Paquistão, que teve 598 mm nas últimas 24 horas. Média mensal é só 11 mm

 

Se eu fosse, Sir Gilbert Walker, perguntaria em setembro uma coisa no Paquistão, outra coisa em Darwin, outra coisa na selva Peruana e a querida Porto Alegre podem ser colocadas no mesmo balaio.

 

Monsoon of Pakistan

http://pakistanweatherportal.com/monsoon-of-pakistan/

 

PWP

http://pakistanweatherportal.com/2012/09/10/100-year-old-record-broken-in-jacobabad/

 

Abraços:

 

PS: Juro que na primeira leitura eu li JABOTICABAL

Link to comment
Share on other sites

Abraços lastimáveis!

 

Da série, Profetas de 2012

 

zndqJrxgQwg

 

como todo o profeta,houve uma captação errada da profecia: agosto foi muito quente. Ele previu frio forte em Agosto.

 

Agosto 2012, um mês para esquecer...!!!

Que cara PÉSSIMO....

 

A cor vermelha... predominante.... afffff

kkk

Link to comment
Share on other sites

Ventou, relampejou ao sul no início da noite, mas nada, nada, nada de chuva pra cá. CBs bastante isolados. Porém considero um bom sinal depois de tanto tempo seco e quase sem nuvens. Completamos hoje 80 dias com apenas 16 mm. Para tudo que se olha está seco e esse calor que só aumenta piora ainda mais o estresse hídrico das plantas. Hoje fomos de 20,8C a 35,2C.

 

 

0Z dá 38°C Para o Noroeste do PR no final de semana, por aqui 34°C, recorde é de 35C em setembro.

 

É inacreditável essa sequencia de semanas com tanta anomalia!!!!!!

 

 

Pois é Clovis, se por esses dias já está sofrível, imagina como será no próximo final de semana. Linha de 24°C em 850 hPa pegando todo o oeste da região Sul! Será que bateremos recordes de calor para setembro?

Link to comment
Share on other sites

Que cara PÉSSIMO....

A cor vermelha... predominante.... afffff

kkk

 

Bom, Lucas. O Caio Cesar tinha ressaltado algo semelhante para julho.

 

Mesmo com os erros. Tem o maior mérito pois, colocou, de forma clara e objetiva, a previsão.

 

Algo assim induziu o erro,

 

cell_phones.png

 

Tradução muito livre,

 

_Mais outro estudo que não encontrou nenhuma evidência de que telefone celular não causa câncer.

 

_O que pensa disto?

 

_hummmmm

 

_Acho que é só observar o passado.

 

_Olhe isso!

 

_Caracolis!!!!... Existem muitos problemas com isso.

 

_Apenas para estar seguro, até que eu veja mais dados eu estou supondo que câncer causa telefone celular.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

As previsões do gfs para os próximos dias são as mais bizarras que eu já vi até agora!

Tá surreal o calor pro interior. 39/40 C pra grande parte do norte de sp e triângulo mineiro, e por vários dias!! Nada de chuva!

Cara, que ano que é esse...

 

 

Uberlândia deve chegar a 36 C. Só lembrando que o recorde da cidade é de 36.8 C!!

Link to comment
Share on other sites

As previsões do gfs para os próximos dias são as mais bizarras que eu já vi até agora!

Tá surreal o calor pro interior. 39/40 C pra grande parte do norte de sp e triângulo mineiro, e por vários dias!! Nada de chuva!

Cara, que ano que é esse...

 

 

Uberlândia deve chegar a 36 C. Só lembrando que o recorde da cidade é de 36.8 C!!

 

Que isso Camilo, o bicho vai pegar mesmo então.

 

O GFS dá uma grande série de dias entre 40/42 graus no Brasil central. Esta é a época crítica daquela região. Resta aguardar

pelo retorno da chuva e consequentemente de temperaturas mais amenas e UR mais agradável.

 

Teremos um peido polar no Sudeste a partir do dia 13. Como eu disse, trata-se de um "peido", mas já vai refrescar o tempo. Hoje

em dia isso já é para ser comemorado.

 

Agora faz 22 graus no aeroporto. Noite de verão.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, o resultado preliminar é algo assim, Com calma e tempo refaço as contas te adiantando falta alguns dados referentes a 1992. Se você os tiver agradeço.

média =17.42ºC (CI 95% 17.24 ... 17.61)

 

Se a indicação em questão é 18,1ºC (qualquer coisa entre 0,3 e 0,7 está bom demais)

 

Afinal a distância SAO/POA é uns 3 cm.

 

É impossível colocar individualmente a convencional, a automática, o aeroporto, são josé dos pinhais, as estações do Simepar se houver e outras que desconheço e fazer o contorno de modo que seja legível.

 

Curitiba está sofrendo um processo de aquecimento MONSTRO.

 

Abração

 

Efeito total urbanização. Cuitiba jamais terá a média de 61-90.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba está sofrendo um processo de aquecimento MONSTRO.

 

Efeito total urbanização. Cuitiba jamais terá a média de 61-90.

 

- Curitiba não está tendo um aquecimento monstro.

 

- Curitiba não tem efeito total de urbanização.

 

Se vc observar, a normal climatologica de Ctba em relação ao seu comportamento atual e o resultado é de uma grande anomalia positiva. Sempre é assim...e porque..??

 

Segundo o 8º Disme/RS a estação atual de Curitiba , a convencional fica desde 13/06/76 no centro politécnico e o antigo local era próximo ao aeroporto do Bacacheri. Estação esta inagurada em 1911 e isso retrata que a normal climatologica 31/60 de Curitiba está corretíssima. Já a 61/90 conta com dois locais, 61/76 em um local e 76/90 em outro.

 

Tá ai o motivo desta diferença em suas anomalias no seu comportamento atual. Por isso que acabo utilizando a normal do Simepar 61/90 só que esta se encontrava em Pinhais. O Simepar considera os valores desta estãção do IAPAR, pois a estação do Simepar só tem dados de 1998 pra frente. Esta estação é praticamente est. rural em Pinhais que ficou bem abaixo do Simepar.

 

Talvez se o Inmet considerasse como normal o período 1976 / 2006, ou seja ultimos 30 anos que se encontra o lugar atual.....pois ai sim , teríamos um valor correto e não de dois locais...para se fazer uma normal climatologica, já seria alguma alternativa para que seja avaliado suas anomalias de forma mais correta.

 

Gostaria muito de fazer essa normal 76/06....dai sim a gente iria ter uma clara ideia de lá..

 

Resumindo....não podemos considerar a normal 61/90 do Inmet na capital do Parana para verificarmos seu desvio.O mesmo acontece com Campos do Jordão, Rio de Janeiro e algumas outras estações.

Link to comment
Share on other sites

Aos amigos,

Curitiba está tendo aquecimento MONSTRO

 

As curvas de temperatura mostram aquecimento MONSTRO para São Paulo, Curitiba e BH (esta última aina não examinei em detalhes)

 

Em São Paulo e Curitiba incluindo sus regiões metropolitanas (vide comentários do Sipriano) revelam um aquecimento MONSTRO muito ao proposto pela hipótese do GW e muito além dos efeitos conhecidos de UHI.

 

A população de Curitiba hoje deve ser algo parecido com a população de São Paulo em aproximadamente 1945,

 

Os efeitos do GW e UHI são observáveis ao longo da Mogiana (mojiana) e Araraquarense Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto. E no Triângulo Mineiro (Uberaba, Uberlândia e Araguari).

 

-Alguns décimos na média

- Mais uns décimos na mínimas

- poucos décimos nas máximas

 

Na minha opinião o AQUECIMENTO MONSTRO DE CURITIBA está muito além da escala regional.

 

Nesta idéia suponho que alguns fatores (não ENSO diretamente associados) de escala multidecadal (?) estão alterados.

 

Sem muitos elementos científicos e baseado em anos de informações acumuladas nas milhares de respostas obtidas nos fóruns.

 

Posso afirmar,

 

(Na faixa atlântica em uma região que se estende uns 600 km ao sul e outros 600 km ao norte de Curitiba e algo entre 100 e 200 km do litoral.)

 

Algo mudou.

 

E O AQUECIMENTO MONSTRO DE CURITIBA É UM CRUEL INDICATIVO DESTA MUDANÇA EM ESCALA QUASE CONTINENTAL

 

Abraços monstruosos!

 

Tempos Interessantes

 

 

http://icecap.us/images/uploads/CENTRAL_PARK_TEMPERATURE_COMPARISON.pdf

Link to comment
Share on other sites

Mafili. Pior que isso é ter que admitir a mudança.

Com os dados do passado e os de agora, temos como dizer que algo mudou e mudou muito.

o fato é:

 

estamos, realmente, indo para um resfriamento?

 

se estamos, por que motivo a temperatura e os invernos estão mais quentes nesta década(já que na de 90 não foi tão quente)?

 

Se já passamos pelo período de maior aquecimento, por que motivo os índices da região sul do Atlântico mostram o contrário?

 

seria um fenômeno da costa brasileira, somente?

 

estaria a Africa e Oceania "cambiando" suas temperaturas, exatamente, por causa do aquecimento do Atlântico?

 

digo e repito: o estudo do Mafili(ou a constatação) é um dado extraordinário. Atendeu aos apelos do forum para estudar a " mancha quente" que tanto falamos.

 

As conclusões são estarrecedoras. Coloco, realmente, minhas opiniões ponderadas em dúvida.

 

Começo a pender para uma aceitação do GW.

Link to comment
Share on other sites

CAPITAIS DO BRASIL - 10 PRIMEIROS DIAS DE SETEMBRO 2012

 

DA MAIS FRIA PARA A MAIS QUENTE (NA MÉDIA)

 

Legenda

Médias: média das temperaturas mínimas / média das temperaturas máximas / média simples do período

Extremos: menor temperatura registrada / maior temperatura registrada

Chuva: chuva total no período

 

 

1. Curitiba-PR

Médias: 12,4°C / 26°C / 19,2°C

Extremos: 10,3°C / 30,7°C

Chuva: 10,8 mm

 

2. Florianópolis-SC

Médias: 16,1 / 23,2 / 19,7

Extremos: 14 / 26

Chuva: 30,2 mm

 

3. Porto Alegre-RS

Médias: 15,3 / 24,3 / 19,8

Extremos: 12,7 / 32,4

Chuva: 54,6 mm

 

4. São Paulo-SP (Mirante Santana)

Médias: 15,7 / 29,1 / 22,4

Extremos: 13 / 33,2

Chuva: 0 mm

 

5. Vitória-ES

Médias: 17,3 / 27,8 / 22,6

Extremos: 14,4 / 31,9

Chuva: 1,8 mm

 

6. Rio de Janeiro-RJ (Jacarepaguá)

Médias: 17,8 / 27,4 / 22,6

Extremos: 15 / 37,6

Chuva: 2 mm

 

7. Brasília-DF

Médias: 16,7 / 29,4 / 23

Extremos: 15,5 / 31,1

Chuva: 0 mm

 

8. Belo Horizonte-MG (Pampulha)

Médias: 16,5 / 29,9 / 23,2

Extremos: 14,4 / 32,4

Chuva: 0 mm

 

9. Maceió-AL

Médias: 19,7 / 27,6 / 23,6

Extremos: 17,8 / 28,7

Chuva: 9,2 mm

 

10. Recife-PE

Médias: 20,7 / 28,2 / 24,4

Extremos: 19,2 / 29,1

Chuva: 10,4 mm

 

11. Goiânia-GO

Médias: 15,1 / 34 / 24,6

Extremos: 13,8 / 35,3

Chuva: 0 mm

 

12. Salvador-BA

Médias: 21,5 / 28,5 / 25

Extremos: 20,6 / 29,1

Chuva: 13,6 mm

 

13. Natal-RN

Médias: 22,4 / 28,2 / 25,3

Extremos: 21,2 / 29,2

Chuva: 7,6 mm

 

14. Aracaju-SE

Médias: 23 / 28,5 / 25,7

Extremos: 21,1 / 29,4

Chuva: 11 mm

 

15. Fortaleza-CE

Médias: 23,2 / 32 / 27,6

Extremos: 21,5 / 33,4

Chuva: 0 mm

 

16. Macapá-AP (Porto Grande, 86km)

Médias: 21,9 / 33,6 / 27,8

Extremos: 21,3 / 23,1 / 32 / 34,7

Chuva: 7,2 mm

 

17. São Luís-MA

Médias: 24 / 31,8 / 27,9

Extremos: 22,2 / 32,8

Chuva: 0 mm

 

18. Belém-PA

Médias: 23,3 / 32,9 / 28,1

Extremos: 22,6 / 33,6

Chuva: 10,2 mm

 

19. Boa Vista-RR

Médias: 22,6 / 34,1 / 28,3

Extremos: 21,8 / 35,3

Chuva: 14 mm

 

20. Rio Branco-AC

Médias: 21,6 / 35,6 / 28,6

Extremos: 20,7 / 36,7

Chuva: 2 mm

 

21. Campo Grande-MS

Médias: 21,3 / 35,8 / 28,6

Extremos: 19,2 / 37,2

Chuva: 0 mm

 

22. Porto Velho-RO

Médias: 21,5 / 36,2 / 28,8

Extremos: 20,4 / 38,1

Chuva: 20 mm

 

23. Teresina-PI

Médias: 20,2 / 37,8 / 29

Extremos: 18,1 / 38,7

Chuva: 0mm

 

24. Manaus-AM

Médias: 24,5 / 34,2 / 29,3

Extremos: 22,5 / 36,1

Chuva: 0,8 mm

 

25. Palmas-TO

Médias: 22,9 / 37,8 / 30,3

Extremos: 20,8 / 39

Chuva: 0mm

 

26. Cuiabá-MT

Médias: 23,2 / 39,1 / 31,1

Extremos: 20,4 / 40,2

Chuva: 0mm

 

 

Fonte: estações automáticas do Inmet ( http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesAutomaticas )

PS: a estação de João Pessoa-PB não estava funcionando no período, portanto a cidade ficou de fora

Link to comment
Share on other sites

Alguém me diga se é sem pé nem cabeça a minha hipótese:

 

Com o desmatamento da Amazônia e do cerrado nas últimas décadas, não teria havido uma significativa diminuição na umidade nestas regiões, fortalecendo os bloqueios no Brasil Central e levando a secura do inverno até mais ao sul, no caso, o Paraná? As máximas em Curitiba e SP não estão maiores? O período seco de julho, agosto e setembro, principalmente, não está mais seco?

 

Não sei se faz sentido, mas imagino que possa ter relação. Menos umidade por conta de menos vegetação no norte e centro-oeste do Brasil não pode causar fortalecimento das altas temperaturas impulsionadas pelo ASAS?

Link to comment
Share on other sites

Alguém me diga se é sem pé nem cabeça a minha hipótese:

 

Com o desmatamento da Amazônia e do cerrado nas últimas décadas, não teria havido uma significativa diminuição na umidade nestas regiões, fortalecendo os bloqueios no Brasil Central e levando a secura do inverno até mais ao sul, no caso, o Paraná? As máximas em Curitiba e SP não estão maiores? O período seco de julho, agosto e setembro, principalmente, não está mais seco?

 

Não sei se faz sentido, mas imagino que possa ter relação. Menos umidade por conta de menos vegetação no norte e centro-oeste do Brasil não pode causar fortalecimento das altas temperaturas impulsionadas pelo ASAS?

 

 

Olha, pessoalmente eu acredito nisso mesmo. Meu avô, que desde criança morava e plantava na roça na região de Ribeirão Preto, dizia que antigamente começava a chover em setembro. De que de lá pracá as chuvas estão demorando cada vez mais e começando só em outubro. O que tem sido normal são bloqueios monstros em setembro, ar muito seco e quase nada conseguindo chegar. Acho que tem muita relação com desmatamento no cerrado e na amazônia, garantindo menos umidade ainda pra todo o Brasil ,numa época climaticamente frágil em termos de chuva.

Link to comment
Share on other sites

A ser editado:

 

NEWYORKMDIA.png

 

Um lento, porém constante aquecimento. Vale lembrar que no início do gráfico estávamos na "pequena era do gelo".

 

Bom, Renan já que vc deu um quote edito aqui:

 

Veja Porto Alegre,

 

Comparando as duas:

 

Ambas as curvas são suaves na tendência (POA é um cadinho mais ruidosa).

 

Ambas são localizadas em estações no nível do mar.

 

Ambas as cidades são grandes, as estações até onde eu sei apresentam localizações semelhantes quanto ao entorno.

 

Enfim, Eu não esperava encontrar nada muito diferente disto, um suave aquecimento global e uma sutil UHI.

 

MEDIAPORTOALEGRE.png

Link to comment
Share on other sites

Alguém me diga se é sem pé nem cabeça a minha hipótese:

 

Com o desmatamento da Amazônia e do cerrado nas últimas décadas, não teria havido uma significativa diminuição na umidade nestas regiões, fortalecendo os bloqueios no Brasil Central e levando a secura do inverno até mais ao sul, no caso, o Paraná? As máximas em Curitiba e SP não estão maiores? O período seco de julho, agosto e setembro, principalmente, não está mais seco?

 

Não sei se faz sentido, mas imagino que possa ter relação. Menos umidade por conta de menos vegetação no norte e centro-oeste do Brasil não pode causar fortalecimento das altas temperaturas impulsionadas pelo ASAS?

 

 

Eu acho uma hipótese muito pertinente sim. FAz realmente muito sentido. As máximas em Curitiba estão mais, altas, e as

mínimas também. Na normal 1961/90, Agosto em Curitiba tinha uma média de 14,0ºC, e cerca de 80mm de chuva. Pelo que

me lembro a média das mínimas era em torno de 9,5ºC. Já as médias de junho /julho eram, respctivamente 12,2ºC e 12,7ºC!

A média anual de Curitiba era de 16,5ºC. Entre 1994/2009, alguém postou que ela teria subido para 17,6ºC. Em 2009 ela foi

de 17,9ºC, em 2010: 17,3ºC e em 2011 17,7ºC. Creio que 2012 deverá fechar acima de 18ºC. As únicas vezes das quais eu

tenho conhecimento de Curitiba ter apresentado médias anuais superiores a 18ºC foram em 2001 (18,1ºC) e 2002 (18,6ºC).

 

Dizem que Curitiba de hoje é a São Paulo de antigamente, mas nesse último mês de agosto ela se comportou como

se fosse uma Belo Horizonte de décadas atrás. Aliás, nem Paranaguá, no litoral do Paraná, tem uma média histórica tão alta

em agosto, como a que se deu em Curitiba com seus 934m neste fatídico 2012!

Link to comment
Share on other sites

Antes de algumas surpresas,

Vejamos. Espero que tenha ficado claro que,

a- Existe um GW em curso no planeta.

b- Existe um efeito UHI que é pronunciado no início da urbanização e principalmente evidenciado em Aeroportos.

 

Desta forma vamos colocar duas situações semelhantes Londrina e Brasília.

 

É de se esperar que tenham comportamentos semelhantes no efeito combinado GW e UHI.

 

E qual não é meu O MEU NÃO espanto que isto ocorre como o esperado.

 

 

MDIALONDRINAAEROPORTO.png

 

MDIAAEROPORTOBRASLIA.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili, estou atolado em trabalho e quase sem tempo sem postar. De qualquer forma, impossível não se estarrecer com o fato de que a média das mínimas de Ctba e SP atualmente é igual a médias das máximas do início do século passado. No caso de SP chega a ser ainda mais gritante, pois a média das mínimas hj chega a ser bem superior.

Link to comment
Share on other sites

Legenda

Médias: média das temperaturas mínimas / média das temperaturas máximas / média simples do período

Extremos: menor temperatura registrada / maior temperatura registrada

Chuva: chuva total no período

 

 

1. Curitiba-PR

Médias: 12,4°C / 26°C / 19,2°C

Extremos: 10,3°C / 30,7°C

Chuva: 10,8 mm

 

Só dê uma olhadinha na legenda. A média geral do mês é que está superior a média

das máximas no passado. No caso de Curitiba, agosto nunca teve 12,4ºC de média das máximas, e

creio que São Paulo nunca teve 15,7ºC como média das máximas nesse mês.

Na normal 61/90 a média das máximas em agosto, em Curitiba era de cerca de 20,1ºC, e

na casa dos 19ºC e alguma coisa na normal anterior.

Mesmo assim, agosto foi simplesmente estarrecedor, pois a média GERAL do mês foi muito

parecida com a média histórica das máximas. Aliás, no caso de Curitiba a média das MÍNIMAS,

neste último agosto (12,4ºC), está muito próxima da MÉDIA GERAL do mês de julho da normal

61/90 (12,7ºC), ACIMA da do mês de junho (12,2ºC) e apenas 1,6º abaixo da média geral

histórica do mês de agosto (14ºC). Quanto a mínima em agosto, 10,3ºC em Curitiba, é

algo simplesmente ridículo. Já houve verões relativamente recentes com mínimas até menores

do que essa, como 8,8ºC em fevereiro de 1993, e 10ºC em janeiro de 2003, se não me engano.

E mínimas EXTREMAS entre 10ºC e 13ºC nos verões curitibanos nunca foram

incomuns até o início da década passada, eu já vi muitas vezes mínimas assim nesses meses!

E o pior, em 2010, a mínima ANUAL foi de 3,9ºC em Curitiba, e a desse ano, de 4,1ºC. Mínima

anual assim tão alta eu só me lembro dos 3,3ºC em 1995. Em Curitiba sempre foram comuns

mínimas anuais entre -2ºC e 1ºC, mesmo após o ano 2000.

Nos últimos anos o frio tem ficado represado no RS, de modo que POA pode mesmo acabar

por se tornar a capital mais fria do País. Porém, se o aquecimento tomar proporções extremas,

fazendo desse último agosto uma amostra do clima que teremos o ano todo daqui algumas décadas,

POA acabará aquecendo tanto quanto Ctba, como ocorreu nesse mês de agosto. TOMARA que isto

se reverta, ao menos parcialmente. Se voltássemos ao padrão dos anos 1990, já estaria ótimo.

Me dói dizer isso, pois no início da década passada eu já considerava a década de 1990 uma

década fatídica!

Link to comment
Share on other sites

Para Curitiba,

 

Pelo andar da carruagem em 10 anos Porto Alegre se tornará a capital mais fria do País.

 

Dez anos força de expressão.

 

Abraços;

 

MDIACURITIBA.png

 

Mafili, qual estação de Curitiba você usou para gerar esse gráfico? Ou melhor, qual instituto?

 

Venho analisando os dados de Curitiba há muitos anos, e tenho uma grande suspeita quanto a normal 61/90. A estação mudou de lugar 2 vezes, e uma delas, o local era bem mais frio que o atual.

 

O Nasa/Giss fez uma espécie de recálculo dessas médias, e o resultado foi no mínimo interessante. Olhe o gráfico do Nasa para Curitiba:

 

6-15.gif

 

E agora?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

:rofl: :rofl: :rofl:

 

Vamos lançar o movimento 2012 forever!!! :good2:

 

Nunca te esqueceremos...

 

Sds.

Concordo: 2012, a maior bosta de todos os tempos!

 

Ao menos tenho a alegria de informar chuva generalizada a partir de domingo até pelo menos a metade da semana que vem para o Sul. O ETA sugere precipitação no Centro-Oeste na semana que vem, o que seria um bálsamo para a região!!

 

Por aqui tive variação de 15,8° a 21,3°. Coisa boa!! Esse ano está tão ruim (fora junho/julho) que estou comemorando a ausência de calor, mesmo que não baixe de 15°. Confesso que é uma alegria ver aquele tempo fechado e fresco, podendo sair de casa à vontade.

 

Agora faz 16,7° e venta de SE a 9,7 km/h.

 

Abraços de 2012!

Link to comment
Share on other sites

E vamos aos muros das lamentações rsrs

Bom, por conta da falta de tempo, não tenho acompanhado muito o BAZ, previsões, temperaturas, etc...mas, acompanhando o tempo pelo "feeling" do dia a dia, a impressão é quase de verão ja em Curitiba. Olhando os dados, não é só feeling. Depois do torrido agosto, setembro ate agora, com excessão de 2 dias, teve todos os dias com máximas superiores a 25ºC. :heat:

Ja tenho no meu curriculo anos quentes, e invernos mediocres, como os varios da era pós-2000...mas para 2012, dificil achar explicação.

Link to comment
Share on other sites

Para Curitiba,

 

Pelo andar da carruagem em 10 anos Porto Alegre se tornará a capital mais fria do País.

 

Dez anos força de expressão.

 

Abraços;

 

MDIACURITIBA.png

 

Mafili, qual estação de Curitiba você usou para gerar esse gráfico? Ou melhor, qual instituto?

 

Venho analisando os dados de Curitiba há muitos anos, e tenho uma grande suspeita quanto a normal 61/90. A estação mudou de lugar 2 vezes, e uma delas, o local era bem mais frio que o atual.

 

O Nasa/Giss fez uma espécie de recálculo dessas médias, e o resultado foi no mínimo interessante. Olhe o gráfico do Nasa para Curitiba:

 

6-15.gif

 

E agora?

 

Sds.

 

Silvio, E agora?

 

Nada, apenas está aquecendo.

 

Simples assim. Aquecendo.

 

E aquece por tres razões:

 

A- GW

B- UHI ( aqui vc pode colocar as alterações de locais e a última foi em 76)

C- MUDANÇA DA DINÂMICA.

 

Os itens A e B apesar de serem verdadeiros no meu entendimento não são suficientes para explicar o aquecimento total (aqui considere pós 1976 para evitar a conversa inconveniente de mudança de local.)

 

A mudança da dinâmica este é meu ponto.

 

Qual a razão?

 

Quanto ao gráfico,.....nenhum problema.....como vc pode observar,

 

CURITIBAGISSTENP.png

 

 

-

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Mafili. Vejam como BH também não é mais a mesma. O efeito da urbanização sem dúvida

é bastante expressivo, mas a tal falta dos ciclones potentes praticamente detonou com os eventos extremos

de frio na capital. Uma pena. Já faz muito, muito tempo que BH teve a sua última máxima sub-15. Imaginem

como Florestal, na região metropolitana, não faria bonito numa situação de MP forte e seca?

 

E sobre o muro das lamentações, vejo que todos os bazianos estão aproveitando para chorar. Mas eu não farei

isso, pois embora o inverno tenha sido pífio em Juiz de Fora, foi neste 2012 que senti o MAIOR FRIO DA MINHA VIDA.

O Rio Grande do Sul, que teve um inverno tão fraquinho, foi visitado por mim justamente num dos poucos períodos

de frio intenso deste ano. Jamais esquecerei do dia 15/07/12...gelado!

Link to comment
Share on other sites

Os caras querem me matar! Estou assistindo CNN aqui no hotel e, "suddenly", surge a mocinha do tempo informando que um tormenta tropical deve passar pela Islândia e chegar à Escócia nas próximas 48hrs! Corram para as montanhas!! 21/12/2012 está logo alí e o Galo vai ser campeão brasileiro!

 

 

ORAS BOLAS, OS FURACÕES SE DISSIPAM NA PORTA DO POLO NORTE!

 

CHEGAM COMO CATEGORIA 1/2 A HALIFAX!,

 

FICO ESPANTADO COM O ESPANTO DE VOCÊS, PARECE O FIM DO MUNDO, JÁ TIVEMOS PERÍODOS ASSIM, O INTERESSANTE É NÃO RECLAMARM DE DOIS VERÕES BEM FRESCOS QUE TIVEMOS ANOS ATRÁS....

 

 

UMA VEZ CONVERSEI COM O SR WOLFGANG/ITAPIRANGA, TEM 77 ANOS DE DADOS, JÁ TEVE AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO DE QUASE 3°C ENTRE UMA DÉCADA E OUTRA, LÁ JÁ TEVE 8 ANOS SEGUIDOS DE INVERNO TÍPICO DE LAGES, 88/96, COMO JÁ TEVE PERÍODOS DE CALOR NO INVERNO, É UMA BOA ESTAÇÃO, POIS NÃO TEM INFLUÊNCIA NENHUMA DA CIDADE, A REGIÃO JÁ SOFREU COM GRANDE DESMATAMENTO, AGORA ESTÁ RECUPERANDO AS MATAS. DESDE 2002 QUE VEM CAINDO A MÉDIA ANUAL.

 

VAMOS MATAR O BRUNO!

 

 

ENTRE O FIM DE SEMANA ATÉ TERÇA PODEREMOS QUEBRAR OU CHEGAR PERTO DO RECORDE DE MÁXIMAS DE SETEMBRO EM DIVERSAS CIDADES DO SUL, EM SC, ENTRE 37/40°C NOS LOCAIS MAIS QUENTES E ENTRE 27/29 EM S.JOAQUIM, E NA SEXTA, QUE VEM CAIRÁ A VALORES NEGATIVOS, SERÁ A SEMANA DO "FIM DO MUNDO", OU SEJA, 100% PADRÃO USA, QUE ESTÁ 100% OCORRENDO ATÉ AGORA DESDE AGOSTO.

Link to comment
Share on other sites

UMA VEZ CONVERSEI COM O SR WOLFGANG/ITAPIRANGA, TEM 77 ANOS DE DADOS..... DESDE 2002 QUE VEM CAINDO A MÉDIA ANUAL.

 

Algumas estações como é esperado apresentam quedas realmente.

 

Estes dados são disponíveis?

 

Por essas razões que eu prefiro os dados de satélites felizmente não há ilhas de calor urbano simplesmente temperaturas.

 

 

E o principal os dados coletados são estão disponíveis sem necessitar de ficar pedindo pelo amor de São Pedro

 

UAH_LT_1979_thru_Aug_2012.png

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos. Após uma madruga na delegacia...

 

Ué, o que houve?

 

Apedrejaram o salão da comunidade nessa noite. Os vagabundos passaram três vezes, na terceira consegui acionar a brigada militar que os prendeu em flagrante. Resultado: 9 vidros quebrados (em dois anos já quebraram uns 100) e eu na delegacia para fazer b.o. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos. Após uma madruga na delegacia...

 

Ué, o que houve?

 

Apedrejaram o salão da comunidade nessa noite. Os vagabundos passaram três vezes, na terceira consegui acionar a brigada militar que os prendeu em flagrante. Resultado: 9 vidros quebrados (em dois anos já quebraram uns 100) e eu na delegacia para fazer b.o. :russian:

 

Dureza meu amigo!

Neste país quem quer fazer algo de útil se frusta com uma minoria que só quer desordem e baderna.

O pior é que as leis são feitas para proteger este tipo de gente...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.