Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2012


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Minha data limite era hoje,

 

SON:

 

POA, Florianópolis, Curitiba e São Paulo.

 

Tudo acima da média na temperatura.

 

Chuvas, excetuando algo notável entre Torres e Ubatuba,

 

Os quatro estado no atacado da média para baixo.

 

E se o Atlântico continuar a esquentar a palavra tórrida se fará presente.

 

Eventos de frio tardio e neve dada a particularidade dos fenômenos procurem o Srº Ronaldo Coutinho.

 

Todos os meus mapas mostram uma assimetria entre o reino do Sul e o reino do Centro-Oeste.

 

Mundo especulativo agora,

 

Esta assimetria pode levar aos piores dos cenários soja prejudica simultaneamente por falta d'água e por excesso d"água.

 

Tempos interessantes

Link to comment
Share on other sites

Minha data limite era hoje,

 

SON:

 

POA, Florianópolis, Curitiba e São Paulo.

 

Tudo acima da média na temperatura.

 

Chuvas, excetuando algo notável entre Torres e Ubatuba,

 

Os quatro estado no atacado da média para baixo.

 

E se o Atlântico continuar a esquentar a palavra tórrida se fará presente.

 

Eventos de frio tardio e neve dada a particularidade dos fenômenos procurem o Srº Ronaldo Coutinho.

 

Todos os meus mapas mostram uma assimetria entre o reino do Sul e o reino do Centro-Oeste.

 

Mundo especulativo agora,

 

Esta assimetria pode levar aos piores dos cenários soja prejudica simultaneamente por falta d'água e por excesso d"água.

 

Tempos interessantes

 

Oráculo Mafili passando de um tom profético para um tom apocaliptico!!! :-o

Link to comment
Share on other sites

Melo, os técnicos em aviação dizem que uma catástrofe aérea só ocorre com uma sucessão de falhas devido aos "infinitos" controles existentes. O mesmo dá para dizer no futebol, uma catástrofe (Inter campeão da América) só ocorre por uma sucessão de eventos extraordinários.

 

Nesse caso podemos definir Corinthians campeão invicto da libertadores 2012 como uma mega-catástrofe!

 

INTER campeão , catástrofe para gremista. Será catástrofe se o Gremio ganhar o brasileirao 2012. :laugh:

 

catástrofe mesmo é o clima.

 

loucura loucura loucura

 

bah, é dose!

Link to comment
Share on other sites

Da série "nada a ver":

"...O polo norte magnético se deslocou muito pouco desde a época em que os cientistas o localizaram pela primeira vez em 1831.

Depois, em 1904, o polo começou a avançar rumo ao nordeste num ritmo constante de 15 km por ano.

Em 1989, ele acelerou novamente, e em 2007 cientistas confirmaram que o polo está agora galopando em direção à Sibéria a um ritmo de 55 a 60 km por ano..."

 

Grande Mauro,

 

Vamos começar pelo vídeo abaixo uma rápida explicação para que possamos entender um cadinho do tema...

 

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Oráculo Mafili passando de um tom profético para um tom apocaliptico!!! :-o

 

Valdir, é para sair do clássico " A primavera é uma estação de transição alterando períodos frios com cada vez maiores períodos de calor....o regime de precipitação na estação é influenciado pelas condições predominantes no Pacífico Equatorial que por hora os modelos numéricos indicam um El Niño de fraca intensidade....e uma sequência interminável de "se" , deve, pode, talvez, possibilidade, probabilidade, atenuantes e agravantes.

 

Eu poderia fazer uma ressalva que precipitação 20% abaixo ou 20% acima está na média.

 

Mas está feito, a próxima até 05 de outubro para OND.

 

Valdir, para apocalipse eu pensaria algo assim (interprete como brincadeira)

 

Eu vi a Besta que se levantado mar.

E a besta tinha uma marca 666.

E os sinais estavam por todas às partes.

 

Vou interpretar na visão da nova religião do aquecimento global.

 

A besta é o CO2 ( gás carbônico) que estava dissolvido nos oceanos

Agora veja como o número 666 se relaciona com o carbono

6 prótons, 6 neutrons , 6 elétrons

 

Isto é brincadeira, ou não?

 

Abraços ( ainda não estamos NOS FINS DOS TEMPOS INTERESSANTES, acho!)

Link to comment
Share on other sites

15,7°C agora.

Em relação ao restante do mês, apesar de tudo, começo a ficar um pouco mais otimista. Mais em relação a chuva, claro. Frio forte pra cá nessa altura do campeonato será artigo de luxo.

 

Ao olhar a 12Z do GFS, retiro o que disse hoje cedo :negative:

 

Máxima de 32,7°C. Vai piorar! Depois que o Rafael Dable parou de reclamar no começo de Julho, tudo piorou.

Link to comment
Share on other sites

Recebi uma carta do Luiz da França. Confesso que me emocionei.

 

Grande Luiz! Vez ou outra ele ainda aparece aqui no BAZ. Tomara que o presidente esteja muito feliz por lá :clapping:

 

Após estas criptos mensagens decidi ligar para o meu amigo Robert Langdon que é um respeitado professor de simbologia religiosa da Universidade de Harvard que estuda os símbolos e sua representatividade e influências sobre a humanidade.

 

Percebam não recebi nenhuma informação sobre o Luiz.

 

Abraços enigmáticos

Link to comment
Share on other sites

O vídeo em questão é admirável. Claro que houve extinção e haverá de espécies, independente da ação ou não dos homens. Agora, se somos - ou pensamos ser - inteligentes, não custa nada interferirmos ou tentarmos melhorar o mundo. Sujando menos, poluindo menos, matando menos, etc. Acho que o ecologicamente correto é um ponto que não tem mais volta. É uma evolução da espécie, também. Nesse caso, do homem.

O que é patético é você defender o meio-ambiente e sair por aí fazendo tudo diferente. Aí é demagogia.

 

A questão é, não existe melhorar o mundo, o mundo é do jeito que é independente do que fazemos, o que existe é melhorar o mundo de nós mesmos..

Link to comment
Share on other sites

Recebi uma carta do Luiz da França. Confesso que me emocionei.

Agora sei porque me ligaste de tarde! :good:

 

---

 

Hoje foi uma tarde relativamente quente, mas com muitas nuvens. Tive máxima de 26,9°. A mínima foi 14,4°.

 

Mais uma prova de que agosto foi uma bosta: nesses cinco primeiros dias de setembro tive média mínima de 14,7°. Isso que foram manhãs frescas com tardes um pouco quentes ou mornas. A média mínima de agosto foi 15,2°. Pior que os dias mornos desse início setembro.

 

Agora faz 18,3° com 79%. É com alegria que vejo que o pico de 35° previsto para o feriado é um fato isolado. Amanhã podemos ter chuva leve, sábado será bem nublado e quente e chove forte no domingo. A partir de domingo haverá muita chuva no E do Sul e depois no S e E de SP.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

Recebi uma carta do Luiz da França. Confesso que me emocionei.

Agora sei porque me ligaste de tarde! :good:

 

Confesso que me emocionei mesmo. Me estremeceu. Como o Clóvis conseguiu certa feita em um telefonema de aniversário. O conteúdo da carta é muito pessoal, de amizade, de carinho, e enorme religiosidade, mas os termos me reservo a não reproduzir. Marcos, junto com a carta veio uma lembrança religiosa linda. Pessoal aqui em casa ficou encantado. Luiz é a pessoa mais inteligente que já conheci. Não quis ser Eistein. Será cardeal.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

06Z tenebrosa. Me dá medo a semana que vem. Vai bater 40 graus fácil fácil em muitas cidades do centro-oeste.

 

Tudo dentro da normalidade. Mas já se vê uma luz no fim do túnel: chuvas a partir do dia 25/09. Até lá, ar condicionado.

E setembro vai começando no Brasil como o mês de agosto: nada de frio, excetuando-se as serras.

Link to comment
Share on other sites

Vejamos o que esperar do ponto de vista Niño 1+2.

A região Niño 1+2 compreende 0-10S, 90W-80W.

Well esta semana a anomalia na região foi -0,2ºC segundo a NOAA.

E em 02 de setembro segundo o BoM aproximadamente +0,2ºC.

Os australianos mantém a divisão Niño1 e NIño2.

Bom, fazendo as continhas (pensei em postar o memorial de cálculo mas seria um monte de números considerando que a ampla maioria tem horror a número deixo reservado)

Resumindo:

O valor encontrado para a correlação; r = 0,222 para o período 1961/2010.

 

É um valor muito baixo eu não arriscaria nenhum palpite baseado neste número.

 

E o ajuste linear apresenta os seguintes parâmetros

a = 368.456

b = 29.1224

 

a equação fica assim, cabendo ressaltar que o erro padrão é de

 

a= +/- 20.56

b= +/- 19.49

 

y= a + bx. log

y= 368.456 + 29,1224 x

 

Conclusão: Valores pobres para funcionarem como preditor da precipitação para POA e por método semelhante Florianópolis, Curitiba e São Paulo.

 

A situação junto as fronteiras a oeste da região centro-sul apresentam outro comportamento.

 

Observem o gráfico 1 abaixo e tirem as próprias conclusões.

 

Transformando ou tentando transformar em uma linguagem mais palatável GRÁFICO 2,

 

Conclusão: A probabilidade da precipitação em POA para SON em relação a média de Niño 1+2 é de aproximadamente 75% de não ser superior a média e aproximadamente 40% de ser inferior a média

 

Estes números são péssimos como valores preditivos (exceto com uma boa redação).

 

Abraços

 

O Gráfico 3 localiza as regiões Niño 1+2 para os amigos que não acompanham com afinco.

 

GRÁFICO 1

CORRELAOPOASONNINO12.png

 

GRÁFICO 2

PRECIPITAOPOSPROBABILIDADE.png

 

GRÁFICO 3

oceanic-indices-map.gif

Link to comment
Share on other sites

Recebi uma carta do Luiz da França. Confesso que me emocionei.

Agora sei porque me ligaste de tarde! :good:

 

Confesso que me emocionei mesmo. Me estremeceu. Como o Clóvis conseguiu certa feita em um telefonema de aniversário. O conteúdo da carta é muito pessoal, de amizade, de carinho, e enorme religiosidade, mas os termos me reservo a não reproduzir. Marcos, junto com a carta veio uma lembrança religiosa linda. Pessoal aqui em casa ficou encantado. Luiz é a pessoa mais inteligente que já conheci. Não quis ser Eistein. Será cardeal.

 

Alexandre

 

Puxa, gostei muito da novidade e das palavras.Realmente, o Luiz merece muito. Valeu por compartilhar. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo Setembro tava mais ou menos até a manhã de 4ª feira, 4ª tarde já disparou para 29ºC, esta 5ª a mínima foi de 16ºC e a máxima já bateu nos 30ºC e amanhã a máxima a previsão é de, pasmém, 32ºC! Até o domingo, máximas de 33ºC! Refresca na 2ª e 3ª, mas na 4ª feira o calorão volta com tudo de novo por longo período! Inacreditável!

 

Bem pior do que o catastrófico agosto!

 

E bomba bolar para esse ano eu já joguei pro saco... Nas médias este ano não foi tão ruim como 2001, 2002, 2005 e 2006. Porém, este ano, junto com 2005 não teve uma bomba polar como os outros anos em SP. Lastimável! E estou sentindo que termos uma primavera e verão quentes, para piorar.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

Realmente é assustador o cenário previsto pelos modelos. Pelo saída de 0z do GFS todos os estados do Centro-Oeste, Norte(exceto AP e RR), oeste e norte de SP, triângulo mineiro, MA e PI, vão enfretar temperaturas na casa dos 40ºC. Alguns locais podem chegar a 45ºC. Seria recorde para as automáticas .Marcas bastante expressivas também para as convencionais. Desde o dia 22/07 o Centro-Oeste está mergulhado num inferno sem fim, somente algumas partes de GO e DF é que se safaram.(breve pausa no dia 25/08 onde cidades do MS e MT foram agraciadas pelo minuano). Esta primeira quinzena de Setembro está sendo diabólica, acredito em anomalias de +5/+6ºC. Calor infernal, umidade abaixo dos 20% e a grande cortina de fumaça cobrindo grandes áreas..... clima medonho.

 

2012 ano sem inverno.

Link to comment
Share on other sites

É simplesmente inacreditável, os próximos 10 dias, com máximas de 30 ou acima, e quase zero de chuva pra cá!!!

 

o horror de agosto se estenderá até quando ó céus????

 

agosto foi o mais seco desdo o início das medições em 79, só 2,2mm!!!!!!!!!

 

Horror de agosto? Setembro, pelo andar da carruagem, tem tudo pra superar o horror que foi todo nosso verão passado!

São 11h15 e já faz 30,4°C com URA de 35%. Oremos!

Link to comment
Share on other sites

Estou aqui em casa em Gramado tomando banho de piscina com 30,4C em pleno início de setembro!!! Viva o GW!! Vamos sorrir para não chorar!!!

 

Bruno, ou alguém com CD disponível, não tenho nenhum no momento.

 

POR FAVOR BAIXEM E GRAVEM NÃO FICARÁ DISPONÍVEL MUITO TEMPO...OBRIGADO...PELO AMOR DE DEUS

 

http://www.youtube.com/watch?v=1zQ91W7lo_E&feature=player_detailpage

 

1zQ91W7lo_E

Link to comment
Share on other sites

Estou aqui em casa em Gramado tomando banho de piscina com 30,4C em pleno início de setembro!!! Viva o GW!! Vamos sorrir para não chorar!!!

 

Bruno, ou alguém com CD disponível, não tenho nenhum no momento.

 

POR FAVOR BAIXEM E GRAVEM NÃO FICARÁ DISPONÍVEL MUITO TEMPO...OBRIGADO...PELO AMOR DE DEUS

 

 

Secador, cedo ou tarde vai queimar a língua!!! Vou arquivar sua mensagem... :mosking:

 

Mafili, desculpe te lembrar, mas a atração principal nesse site é o frio, é o mainstream! :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Estou aqui em casa em Gramado tomando banho de piscina com 30,4C em pleno início de setembro!!! Viva o GW!! Vamos sorrir para não chorar!!!

Impressionante o calor na serra! O jato de baixos níveis deu as caras por aí. Mas parece que POA escapou do vento N e NO mais intenso. Por aqui tenho modestos 31,2°e 51% com vento de SE a 10,9 km/h, enquanto que a RBS de Caxias do Sul tem 30,8° e Gramado 29,6°. Isso que as estações estão nas alturas!!!

 

Há uma baixa pressão no Prata e uma área de instabilidade que "corre" de NO para SE, atravessando o O e S do RS e o Uruguai. Uruguaiana tem 18°.

 

Minha mínima foi de 17,8°.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Na última hora Canela teve 30,3°, Bento Gonçalves 30,7°, SJ 25,1° e Ausentes 26,9°. Dia de verão na serra... e acima da média!!

 

O Litoral Norte está 10° mais frio do que aqui. E bem que eu avisei o pessoal que ia para a praia de que provavelmente haveria o famoso "nordestão": Tramandaí com máxima de 21,5° até agora e vento NE a 36 km/h com rajada de 53!! Em Santa Marta está pior: vento de 54 km/h e rajada de 67!! Máxima até agora de 20,1°.

 

Aqui 31,1°.

Link to comment
Share on other sites

Estou aqui em casa em Gramado tomando banho de piscina com 30,4C em pleno início de setembro!!! Viva o GW!! Vamos sorrir para não chorar!!!

 

Bruno, ou alguém com CD disponível, não tenho nenhum no momento.

 

POR FAVOR BAIXEM E GRAVEM NÃO FICARÁ DISPONÍVEL MUITO TEMPO...OBRIGADO...PELO AMOR DE DEUS

 

http://www.youtube.com/watch?v=1zQ91W7lo_E&feature=player_detailpage

 

1zQ91W7lo_E

 

Baixei aqui o video. :good:

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, desculpe te lembrar, mas a atração principal nesse site é o frio, é o mainstream! :good2:

 

Sds.

 

Sei disto, Silvio.

 

O pedido é honesto e sincero.

 

Vou explicar é um conteúdo Globo.

 

A Globo é extremamente zelosa quanto a distribuição de seus arquivos no youtube.

 

Este vídeo muito comentado aqui recentemente e portanto de interesse pelo documentário em si pela presença do Ronaldo e pela presença do Rodolfo.

 

O vídeo vem com uma coautoria (surpreendente não sei se licita ou não).

 

Por temer perder o conteúdo (que trás boas lembranças) eu peço para alguém gravar em dvd.

 

Eu não tenho agora nenhum mísero cd para gravar.

 

Por esta razão pedi para gravarem.

 

É sério. Espero ter esclarecido.

 

Abraços.

 

=================================================================

 

Quanto ao frio. Não sou preconceituoso climaticamente para mim tanto faz gosto de clima e também monitorar até neve. Pessoalmente o frio é terrível para mim com é extremamente saudável para outros.

 

Veja o comentário do meu amigo Allef, ele está reclamando da ausência de frio no centro-oeste mas o centro-oeste teve a anomalia negativa no trimestre JJA de mesma intensidade mas de sinal opposto àquela registra em vastas áreas do sul brasileira.

 

Veja o sul do RS ficou com anomalias em JJA muito próximas à média.

 

Veja a anomalia em São Joaquim, positiva?, sim. Algo desesperador?, não.

 

Agosto foi quente? Sim. Previsível? dentro de determinados parâmetros, sim.

 

As anomalias gigantescas poderiam ser previstas? Sim. Poderiam, não com a intensidade que elas ocorreram em várias áreas do Sul.

 

A médio prazo os modelos indicavam bloqueio para 15 dias e no dia seguinte para mais 15 e no outro dia para mais 15.

 

E o medo de entrar um potente mp após o "calorão" e provocar nevões siberianos. E agosto ficaria marcado com um mes excepcional.

 

Setembro, caminhando pela mesma trilha, rodada após rodada, calor para os próximos 15 dias, amanhã vem novamente calor para os próximos 15 dias.

 

Suponho que esta situação permaneça até 55ª ou 57ª pentada,

 

Neste contexto o próximo feriado prolongado dia 12 de outubro coincide com o período da estação chuvosa.

 

E como é o início da estação chuvosa no sudeste (o início não é exatamente convecções intensas ocorre também com FF e ar quente).

 

A princípio 12 de outubro chuvoso e relativamente frio não seria surpresa para mim.( muito longe ainda...espero que leve isso em consideração).

 

Também não me surpreenderia algum comentário tipo _"Vai entender 12 de outubro mais frio que 07 de setembro"

===================================================

Quanto a queimar a língua não tem problemas faz parte do risco de praticar este hobby, altamente dispendioso especialmente de tempo, pois se eunão escrever o que penso, ficarei apenas na leitura

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 31,7C aqui em casa :heat:

Caramba!! Foi MAIOR do que aqui em casa!! Tive 31,3°!! Fomos salvo pela posição do jato de baixos níveis, que arremessou Santa Cruz do Sul, a 120 km daqui, a 37° enquanto nós tivemos vento E leve por todo o dia! :good2:

 

Agora há fortes instabilidades no centro do RS rumando para cá. Faz 23,9° com 69% e venta de ENE a 9,2 km/h.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Totalmente trágico este agosto/setembro. Estou fora por motivo de trabalho e pela pequena sapeca. Mas agora estou ainda mais desmotivado e decepcionado com este 2012.

 

Devemos ter predomínio do calor pelos próximos 15 dias, e um final do mês dentro da média pelas últimas rodagens, ou seja 75% bem acima da média. Desastre total. Com raros avanços de ar frio este é de longe o pior ano para a neve já visto.

 

Quase 32oC em Gramado em começo de setembro. Aonde vai parar essa média?

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 31,7C aqui em casa :heat:

Caramba!! Foi MAIOR do que aqui em casa!! Tive 31,3°!! Fomos salvo pela posição do jato de baixos níveis, que arremessou Santa Cruz do Sul, a 120 km daqui, a 37° enquanto nós tivemos vento E leve por todo o dia! :good2:

 

Agora há fortes instabilidades no centro do RS rumando para cá. Faz 23,9° com 69% e venta de ENE a 9,2 km/h.

 

Abraços calorosos!

 

E continua mais quente aqui do que aí! Faz 24,2C com 52% de UR. O Castelinho, contudo, afunda com a ajuda da atmosfera seca.

 

Esse agosto/setembro vai para os anais...

Link to comment
Share on other sites

Amigos, aqui em Bom Jesus o calor está de matar, literalmente. Durante o dia a temperatura bateu perto dos 30 graus, o vento quente e intenso fez com que o ar ficasse extremamente pesado. Fui dar minha corrida a tarde e o ar literalmente cozinhava o vivente. Agora a noite ainda segue o calor, e pasmem, meu termômetro marca 21 graus :heat: Já vi pelo Elat que tem descargas elétricas atravessando o RS. Será que chegarão por aqui? Parece pela precipitação por radar que a instabilidade vem se desmanchando quanto mais avança, especialmente em direção ao norte.

Link to comment
Share on other sites

E continua mais quente aqui do que aí! Faz 24,2C com 52% de UR. O Castelinho, contudo, afunda com a ajuda da atmosfera seca.

 

Esse agosto/setembro vai para os anais...

Anais... sei... sei bem onde deveríamos colocar agosto/setembro!!!! :rtfm: :rofl: Mas setembro ainda pode escapar da condenação, porque choverá muito de domingo à terça! :good2:

 

Agora à noite está muito quente, e ainda por cima esquentou!!! Tenho 24,7° com 64%, mas fazia 23,7° à meia-hora atrás. A instabilidade está prestes a chegar aqui, o que explica o aquecimento! Vento ESE a 5,8 km/h.

 

Abraços do verão!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.