Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Rafael D

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2012

Recommended Posts

Amigos, vento muito forte por aqui que no interior chegou a arrancar galhos de pinheiros! Não duvido que não tenhamos tido algo mais forte por aqui.

A propósito, alguém sabe algo sobre a veracidade desse vídeo de um tornado em Gramado?

Impressionante Valdir... :shok: :shok: :shok:

Mas fiquei em dúvida se realmente é Gramado, acho que um evento desses não passaria desapercebido pela grande mídia...

Roaldiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinhooooooooooooo! É dele o golaço, na gaveta!

É isso aí. Essa é pra calar os céticos do padrão americano (eu!!!!). E finalmente me dá alguma vontade de voltar a acompanhar os modelos. Pois o balde de água fria foi muito duro em agosto/setembro, MUITO! Talvez o pior até hoje.

Modelos convergindo fortemente para três incursões seqüenciais em 192h. O padrão de temperatura vai mudar bruscamente, do Saara para a Patagônia em uma semana.

A última incursão a mais forte aparece como um cavalo em algumas rodadas, em especial no Global do Inpe e no GFS 12Z. Vem frio, e forte!!! Nem acredito!

O frio viria e o paciente Ronaldo já avisava. Golaço!

Verdade Caio..... E parece que dessa vez até o povo do sudeste vai sentir um pouco de frio.

Imagem: GFS 6Z - 27/09/2012

77ceb84c060b9279ec0c79d784e07f0b.JPG

Então o frio irá mesmo voltar? Li em alguns posts que vem até com chance de neve em algumas regiões, e também 3 MP's atingindo o sul. É verdade ou só são especulações? Valeu pessoal!

Maiores temperaturas já registradas num dia de inverno

1998: 34,0°C 12/09

Que coincidência!! Vendo essa data me recordei da viagem que fiz para Porto Seguro em 1998, e na escala da volta pousei em Congonhas. Estava muito calor! Fazia 30° naquele dia e caía o mundo em POA! O mesmo quadro de agora. Vendo meus dados descobri que passei em SP exatamente nesse 12/9. Por aqui variação foi de 17,7° a 20,4° pelo INMET.

Também me recordo, na semana do 7/9, quando liguei para casa do hotel em Porto Seguro. Falava com meu irmão e, de repente, a ligação caiu. Liguei de volta e um raio tinha caído do lado de casa! Meu irmão estava todo emocionado, hehehe. Voltamos ao padrão de set/98!!

Nessa madrugada tivemos chuva fraca a moderada contínua. São 72,6 mm nas últias 24 h. Mas agora está só nublado e ventando de NO a 18,5 km/h. Até o sol apareceu! Faz 22,5° com 83% e pressão afundando em 997,8 mb!!

Abraços de 98!

O que é o potencial do vento deste ciclone no Uruguai agora?

Medições acima dos 70km/h em várias estações agora!!!! E vai aumentar.

Rajadas de 94km/h em Capitain Corbeta.

06Z do GFS é uma janela de 15hs de neve em São Joaquim e alhures, mas tem muita água pra passar e o Europeu é bem menos intenso que o americano.

UTC, T850, T800, T750, T700, T650, PREC

+159.      1.9           -2.2           -3.3           -3.8           -5.1           0.01
+162.     -0.5           -3.5           -3.8           -4.7           -5.5           0.01
+165.     -1.1           -2.6           -4.4           -5.5           -4.8           0.05
+168.     -0.5           -2.4           -3.7           -4.7           -3.8           0.03
+171.      0.3           -1.8           -2.5           -2.6           -1.3           0.04
+174.      1.9           -1.7           -1.8           -1.2            0.5           0.05

Que bonita a invasão de frio prometida para semana que vem. Já teremos um baita alívio

a partir de quinta aqui na nossa região, sendo que Sábado e Domingo serão até friozinhos.

Depois, novo pré-frontal na segunda/terça e forte onda de frio na quarta em diante. Tem chances

de ser a mais forte do ano no Sudeste.

A linha de 5ºC em 850hpa passa pelo estado do RJ e zona da mata no dia 26, segundo o GFS. Isso é frio!

Temperaturas máximas ficariam entre 12/14 graus na maior parte da região. Seria sensacional para a época

do ano. Vamos torcer.

Antes, o calor. Hoje a coisa vai FERVER na cidade do Rio de Janeiro. 11h da manhã e já fazia 38,8ºC na Vila

Militar, 35ºC no aeroporto e até na beira da praia está muito quente: 38,0ºC em Copacabana! :heat:

Em Paraty-RJ fazia 35,4ºC às 11h. Mesmo valor em Moela-SP. Em Macaé, 35,5ºC!

É o vento norte que desce a serra do mar e traz forte aquecimento adiabático para as cidades litorâneas.

O calor de sp tá absurdo! A única coisa que tá salvando é o ar seco. Comparando com o calor que fez em fevereiro, tá bem mais suportável!

A mínima em sp vai ficar por volta de 25 C. Se o tempo não mudar até o final do dia, vai ficar nisso mesmo.

Já que tá assim, quero ver recordes :laugh:

Isso é verdade, pois mesmo com o forte calor não está desconfortável como no verão...

Antes, o calor. Hoje a coisa vai FERVER na cidade do Rio de Janeiro. 11h da manhã e já fazia 38,8ºC na Vila

Militar, 35ºC no aeroporto e até na beira da praia está muito quente: 38,0ºC em Copacabana! :heat:

Em Paraty-RJ fazia 35,4ºC às 11h. Mesmo valor em Moela-SP. Em Macaé, 35,5ºC!

É o vento norte que desce a serra do mar e traz forte aquecimento adiabático para as cidades litorâneas.

Cabo Frio com incríveis... 23,5°!!! :mosking: Caramba! É outro mundo!! Até Campos do Jordão está mais quente: até às 11 h bateu 25,1°!!

Por aqui pressão baixíssima e muito vento! Faz 24,0° com 73% e o sol tenta aparecer. Venta de ONO a 34,5 km/h e pressão em 997,8 mb!!

Abraços extremos!

06Z é a rodada mais próxima de alguma neve que vejo nos últimos 90 dias ou mais.

Uns 72 dias, né. A última que vimos juntos foi 06/07/12 depois nevou.

A frente deslocou-se umas 12 horas mais rápida que os modelos previam.

São tres frestas para neve paraguaya.

Tentando esclarecer o quê o Ronaldo me transmite sobre o "PADRÃO USA".

É uma análise baseada no ritmo . Imagine que vc tenha um mesmo mes em anos diferentes um sob a influência de La Niña e outro sobre influência de El Niño.

No final ambos apresentam as mesmas médias mas podem ter ritmos completamente diferentes.

E o Ronaldo afirma que as anotações são feitas com base na linha de zero em 850 mb de diversos modelos.

No meu entendimento o método trás algumas novidades e falta uma matematização que com certeza virá o longo do tempo.

Nada que impeça o trabalho e desenvolvimento do método.

Veremos.

Acabei de ouvi isto:

__Você viu a remota chance de uma paraguaya no amanhecer da quinta-feira?

Considerando os fatos atuais acho perfeitamente "normal" qualquer coisa.(mesmo que remota, muito remota, extremamente, ....)

Tempos Interessantes.

th_ecm_t850_anom_samer_2_zps74f3c67a.png

ESTES ÚLTIMOS DIAS FORAM UM SUFOCO! MAS VAMOS INDO FRIO INTENSO E PREJÚ A VISTA.

ATÉ AMANHÃ PODERIA TER UMA PARAGUAIA E GEADA.

MAS A JANELA ESTÁ MAIS PARA TERÇA OU QUARTA.

TIVEMOS RECORDE DE CALOR E PODEREMOS TER RECORDE DE FRIO PARA FINS DE SETEMBRO.

E agora a coisa está feia em Mdeo. Só imagino a ventania naquela confluência do Rio da Prata com o oceano. As mais belas tormentas vi durante o tempo que morei lá!

Depois de dias seguidos de calor, hoje estamos com um alívio, temperatura na casa dos 20/21. Estou me sentindo em dezembro, após um calorão surge aquele refresco e você deixa de lado um pouco o ventilador.

Pense num dia bizarro,

Estou para bater em 35ºC, após uma noite de recorde em São Paulo 25,7ºC a madrugada mais quente desde que Pe Anchieta chegou aos campos de Piratininga.

Fazendo continhas para a precipitação de NEVE a 800 km ao sul. E chegando a conclusão que é possível (eu disse possível).

Refaço as contas e vejo uma estiagem se aproximando para o verão. Os pluviômetros batendo em 200 mm.

Sei lá, entende?

Tempos Interessantes

Pois é mafili, o mirante teve hoje, a minima mais alta desde que começaram as medições.

Por aqui venta muito forte hoje, as coisas estão começando a voar.

hahaha, nunca antes "tempos interessantes" fizeram tanto sentido. Falando nisso, nunca imaginei que fosse presenciar uma mínima de 26 C em sp.

26 C deve ser alto até pra Manaus. As 7:00 os termômetros na paulista marcavam 28 C!

Pelo menos não tá sendo sofrido esse calor, não tive problema nenhum pra dormir, de dia não tá sufocante. Se no verão fosse assim tava ótimo. Viva o ar seco! :good2:

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.