Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2012


Rafael D
 Share

Recommended Posts

a chuva não ter vindo só ajudou no trânsito, com ctza! haha. Por enquanto nada, e 20 C .

 

A frente chegou em Uberlândia agora a pouco. Temporal, ventos de 92 km/h e 17 C no momento!

 

Tá louco! Isso é um baita temporal!

 

Acho que no decorrer desta noite as instabilidades ganharão bastante força sobre o Sudeste. Vai ter água pra

quase toda a região. Agora tenho 21,6ºC e 75% UR.

Link to comment
Share on other sites

O Sul dos Aparados é promissor. De resto, eu e o Ronaldo enxergamos o mesmo.

 

Alexandre, hoje o negócio vai ser bom lá naquele lago de São Chico. Se já estava frio aquele dia, imagina hoje à noite? :mosking:

 

Também acho que o Morro das Torres e o MI serão locais bem propícios às paraguaias.

Link to comment
Share on other sites

Shima, veja o cenário. Aqui tenho em torno de 4 graus, ar completamente parado com algumas nuvens vindo de sudoeste e tempo seco. Sinceramente, não estou vendo condições nem para uma "paraguaia". Acho que a nebulosidade está fazendo uma curva logo abaixo de nós rumo ao litoral....

 

Pois é, o AAA e o Ronaldo estão neste sentido. Pelo jeito, SFP, quiçá Cambará, sejam brindadas. Mas paraguaias não podem ser descartadas...

Link to comment
Share on other sites

Gente, aquilo em laranja e vermelho no oceano, poderia gerar um potencial de umidade?

 

Vejam na imagem das últimas 4 horas em: http://ciram.epagri.sc.gov.br/portal/Controlador?url=jsp/monitoramento/imgSatelite.jsp&command=ExibirPrevisao&module=website&tipo=monitoramento&subtipo=6

 

Tirem suas conclusões e considerações.

 

A esperança é a última que morre!

Link to comment
Share on other sites

Registro (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), às 10 menores temp. às 19::00h (25/09/2012):

 

SE BJS (Bom Jardim-1367m- encosta de morro -PLANALTO): 2,2ºC;

SE SJM (São Joaquim-1424m-topo- PLANALTO): 3,6 ºC;

SE LAI (Lages-1034m-topo- PLANALTO): 6,6ºC;

SE PSA(Ponte Serrada -1034m-encosta de morro- MEIO OESTE): 7,0ºC;

SE CNS (Campos Novos- 942m- topo- MEIO OESTE): 7,4 ºC;

SE VBA (Vargem Bonita-916m- baixada- MEIO OESTE): 8,3ºC;

SE PAA (Ponte Alta do Sul-842m-baixada- PLANALTO): 9,4ºC;

SE CCO (Chapecó-629m- topo baixo -OESTE): 10,0ºC;

SE SLO (São Lourenço do Oeste-923m-topo- OESTE): 10,1ºC;

SE SMO (São Miguel do Oeste-584m-encosta de morro-OESTE):10,7ºC

 

 

Maior temperatura das SE's as 19:00h, SE VDA (Videira-746m-encosta de morro-MEIO OESTE): 14,6 ºC

Link to comment
Share on other sites

12Z e o frio em altura permanece lá, assim como e até mais forte que em agosto de 2010.

 

Para o Morro da Igreja linha de 0oC sempre presente com atmosfera bem congelada nas camadas mais altas e traços de precipitação.

 

Atualizando:

 

25/09/2012 GFS 12Z

 

UTC, T850, T800, T750, T700, T650, PREC

 

+ 12.     -0.5           -3.6           -3.6           -3.1           -5.0           0.00
+ 15.     -1.8           -4.6           -4.5           -4.6           -7.2           0.00
+ 18.     -2.3           -3.1           -5.1           -7.9          -11.3           0.03
+ 21.     -1.9           -1.8           -4.3           -7.7          -11.4           0.04
+ 24.      0.5           -2.3           -3.6           -6.8           -9.9           0.04
+ 27.      3.4           -0.6           -4.1           -5.6           -7.3           0.05
+ 30.      4.6            0.4           -3.3           -4.4           -4.9           0.05
+ 33.      3.8            0.1           -2.6           -3.1           -3.4           0.05
+ 36.      3.0           -0.2           -1.2           -2.3           -2.5           0.05

 

04/08/2010 GFS 00Z

 

+  0.     -0.6           -0.9           -2.3           -3.2           -4.3           0.00
+  3.     -0.7           -0.6           -2.1           -3.3           -3.9           0.08
+  6.     -0.9           -1.1           -2.9           -3.3           -4.2           0.00
+  9.     -0.6           -1.4           -2.9           -3.1           -3.9           0.00
+ 12.      0.2           -0.8           -2.1           -2.7           -3.8           0.02
+ 15.      2.3           -1.2           -2.9           -3.6           -4.2           0.00
+ 18.      1.9           -1.2           -3.8           -6.1           -7.0           0.03
+ 21.      1.3           -0.6           -3.1           -5.5           -6.4           0.00
+ 24.      1.5           -0.5           -3.2           -6.1           -6.9           0.02
+ 27.      2.0           -0.2           -3.0           -5.7           -7.8           0.00
+ 30.      2.2           -0.2           -2.8           -5.3           -8.6           0.00

Link to comment
Share on other sites

Shima, veja o cenário. Aqui tenho em torno de 4 graus, ar completamente parado com algumas nuvens vindo de sudoeste e tempo seco. Sinceramente, não estou vendo condições nem para uma "paraguaia". Acho que a nebulosidade está fazendo uma curva logo abaixo de nós rumo ao litoral....

 

Pois é, o AAA e o Ronaldo estão neste sentido. Pelo jeito, SFP, quiçá Cambará, sejam brindadas. Mas paraguaias não podem ser descartadas...

 

Então galera, todos para SFP, via Rota do Sol!

Link to comment
Share on other sites

Shima, veja o cenário. Aqui tenho em torno de 4 graus, ar completamente parado com algumas nuvens vindo de sudoeste e tempo seco. Sinceramente, não estou vendo condições nem para uma "paraguaia". Acho que a nebulosidade está fazendo uma curva logo abaixo de nós rumo ao litoral....

 

Pois é, o AAA e o Ronaldo estão neste sentido. Pelo jeito, SFP, quiçá Cambará, sejam brindadas. Mas paraguaias não podem ser descartadas...

 

Sigo a postos, veremos como se comporta a madrugada.

Em tempo, "aquilo" em laranja no mapa, acho que se trata do tal "cavado", não é isso?

Link to comment
Share on other sites

Nas imagens de satélite, vejo uma pequena "língua" de nebulosidade se desprendendo da que está sobre a serra gaúcha, que se jogada mais pra cima, nos pegaria em cheio, porém, não está precipitando aparentemente. Outra coisa, repararam que a nebulosidade do sistema que está no Paraná está jogando nuvens sobre a região do planalto sul dE SC?

Link to comment
Share on other sites

Serra Geral - 19:00HS:

 

São José dos Ausentes (Aut-Inmet): 01,7

São José dos Ausentes (Agrometeorologica): 02,3

Vacaria (Campus Universitario): 03,5

São Francisco da Paula (WD): 04,0

Vacaria (Inmet): 04,3

Bom Jesus (Agrometeorologica): 04,6 (18:00HS)

Esmeralda (Agro): 04,9

Canela (Inmet): 04,9

Campestre da Serra (Agro): 05,1

Gramado (RBS): 05,2

Muitos Capões (Agro): 06,0

Gramado (Alphaville): 06,3

Lagoa Vermelha: 06,6

Canela (Pq do Caracol): 06,6

Caxias do Sul (RBS): 06,7

Ipê (Agro): 06,9

Link to comment
Share on other sites

Gente, aquilo em laranja e vermelho no oceano, poderia gerar um potencial de umidade?

 

Vejam na imagem das últimas 4 horas em: http://ciram.epagri.sc.gov.br/portal/Controlador?url=jsp/monitoramento/imgSatelite.jsp&command=ExibirPrevisao&module=website&tipo=monitoramento&subtipo=6

 

Tirem suas conclusões e considerações.

 

A esperança é a última que morre!

 

EU ACHO QUE ESSA PARTE VAI CHEGAR ATÉ A PARTE SUL DA SERRA QUASE NO INICIO DA MANHÃ

DA UMA OLHADA AQUI TBM

http://www.climatempo.com.br/satelite

Link to comment
Share on other sites

Serra Geral - 19:00HS:

 

Vacaria (Campus Universitario): 89%

São José dos Ausentes (Agrometeorologica): 88%

São José dos Ausentes (Aut-Inmet): 87%

Vacaria (Inmet): 86%

Esmeralda (Agro): 86%

Canela (Inmet): 86%

Bom Jesus (Agrometeorologica): 83%

Muitos Capões (Agro): 81%

Campestre da Serra (Agro): 77%

Link to comment
Share on other sites

Bom, esse link da climatempo foi bem elucidativo. Dá a impressão que o cavado joga nebulosidade no sentido de sul para norte, o problema é que o ar está mais seco a oeste, vide Muitos Capões e Campestre da Serra. A nebulosidade ganha força justamente na borda da serra, em São Chico. A propósito, algo de novo nos modelos ou sondagens?

Link to comment
Share on other sites

NÃO SEI MAS ACHO QUE É AQUILO O TAL CAVADO QUE O CAIO ESTAVA FALANDO.

 

Tiago, cavado são alongamentos de pressão atmosféricas que podem conduzir nebulosidade. Numa carta de pressão pode se ver um envergamento das linhas em determinadas altitudes.

 

O céu em lages começa a limpar. Vê-se a lua, translucida entre algumas núvens esparsas. No satélite, uma banda de nebulosidade, rala, sobe sentido borda dos Aparados. Estou me conformando. Mas que está frio, homi do céu... Faz 5ºC agora, com vento, sensação negativa...

Link to comment
Share on other sites

NÃO SEI MAS ACHO QUE É AQUILO O TAL CAVADO QUE O CAIO ESTAVA FALANDO.

 

Tiago, cavado são alongamentos de pressão atmosféricas que podem conduzir nebulosidade. Numa carta de pressão pode se ver um envergamento das linhas em determinadas altitudes.

 

O céu em lages começa a limpar. Vê-se a lua, translucida entre algumas núvens esparsas. No satélite, uma banda de nebulosidade, rala, sobe sentido borda dos Aparados. Estou me conformando. Mas que está frio, homi do céu... Faz 5ºC agora, com vento, sensação negativa...

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Registro (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), às 10 menores temp. às 20:00h (25/09/2012):

 

SE BJS (Bom Jardim-1367m- encosta de morro -PLANALTO): 0,6 ºC;

SE SJM (São Joaquim-1424m-topo- PLANALTO): 2,5 ºC;

SE LAI (Lages-1034m-topo- PLANALTO): 5,4ºC;

SE CNS (Campos Novos- 942m- topo- MEIO OESTE): 5,9 ºC;

SE PSA(Ponte Serrada -1034m-encosta de morro- MEIO OESTE): 6,0ºC;

SE VBA (Vargem Bonita-916m- baixada- MEIO OESTE): 7,8ºC;

SE PAA (Ponte Alta do Sul-842m-baixada- PLANALTO): 8,1ºC;

SE CCO (Chapecó-629m- topo baixo -OESTE): 8,9 ºC;

SE SLO (São Lourenço do Oeste-923m-topo- OESTE): 9,1ºC;

SE SMO (São Miguel do Oeste-584m-encosta de morro-OESTE):9,4ºC;

 

 

Maior temperatura das SE's as 20:00h, SE VDA (Videira-746m-encosta de morro-MEIO OESTE): 12,6 ºC

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z INDICA NEVE ENTRE SFP E CAMBARÁ!

 

FICAREI SÓ DE OLHO NAS IMAGENS DE SATÉLITE.

 

SBT BRASIL E JORNAL DA BAND, AMBOS DANDO POSSÍVEL QUEDA DE NEVE!

 

As imagens de satélite e de precipitação por radar confirmam essa possibilidade entre São Chico e Cambará. Nota: a nebulosidade deu uma leve esticada para os lados aqui de Bom Jesus e Vacaria... estamos monitorando...

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z INDICA NEVE ENTRE SFP E CAMBARÁ!

 

FICAREI SÓ DE OLHO NAS IMAGENS DE SATÉLITE.

 

SBT BRASIL E JORNAL DA BAND, AMBOS DANDO POSSÍVEL QUEDA DE NEVE!

 

As imagens de satélite e de precipitação por radar confirmam essa possibilidade entre São Chico e Cambará. Nota: a nebulosidade deu uma leve esticada para os lados aqui de Bom Jesus e Vacaria... estamos monitorando...

 

tem link de onde vc ta vendo estas imagens Valdir?

Link to comment
Share on other sites

Em Rio Branco também uma tarde chuvosa, e com temperatura amena, na casa dos 22ºC, segue chovendo fraco até o momento.

 

A frente está sendo democrática pois está levando chuva desde o Acre até o litoral do RJ. Mas o ar polar está bem curioso, pois está bem forte apenas no RS e leste catarinense. No resto do país até agora parece que nem sinal de ar polar. Até no MS, onde com ar polar continental esfria rápido, está com temperaturas na casa dos 20 graus ainda.

 

Também apesar de longe, estou na torcida pela neve nas serras de SC e RS. Se eu tivesse perto estaria de plantao lá no M.I. :good2: . Mas tenho que me contentar com minha chuva "descongelada" que está a cair por aqui... hehehe. Pelas previsões, o ar polar atinge Rio Branco no decorrer dessa quarta-feira. Estou aguardando!!!

Link to comment
Share on other sites

Ar frio chegando de fato ao noroeste do Paraná. Estava 20C ao redor das 18h30 e agora 17,3C. Céu limpo e vento S-SW aumentando de intensidade. Cascavel tem 13,0C e Foz 14,1C. Como bem comentado pelo Jordan, essa MP não está tão continentalizada. Ao menos o "grosso" do ar frio sobe de sul para norte, cortando a região Sul praticamente em linha reta e rapidamente vai se maritimizar.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.